17.11.09

MISSONI


Para quem entende e gosta de moda, uma peça MISSONI é facilmente identificável, principalmente por sua incrível combinação de cores, estampas e tramas. Tudo que é feito pela grife italiana é inspirado no lifestyle dos que carregam esse sobrenome. Roupas, acessórios e objetos espirituosos, coloridos, confortáveis e irreverentes. A marca representa um estilo de vida que vende com mais força os produtos, além de ser sofisticada, original e luxuosa. 

A história 
Tudo começou em 1948, na cidade de Londres, durante a realização dos Jogos Olímpicos, quando Rosita, uma jovem nascida no seio de uma família de fabricantes de tecidos, conheceu Ottavio Missoni (chamado pelos amigos de “Tai”), atleta da equipe italiana de atletismo na modalidade 400 metros com barreira e que fabricava uniformes esportivos, especialmente calças de malha com zíper lateral nas pernas (para usar com tênis). Casaram cinco anos depois e iniciaram um pequeno negócio na área da tecelagem em 1953, localizado no porão de sua casa na modesta cidade de Gallarate, região da Lombardia, quando o casal (foto abaixo) começou a produzir malhas de tricôs coloridos com apenas duas máquinas de costura e vendê-las para diversas marcas e estilistas ao redor do país. Em 1958 a pequena malharia apresentou sua primeira coleção na cidade de Milão e, em 1960, seus vestidos começaram a aparecer em importantes revistas de moda, ganhando assim maior visibilidade. A partir de 1963, o casal ganhou fama por usar malhas e fibras como a viscose e o raiom como nunca se havia feito.


Porém, um vestido de tricô colorido com jeitão hippie que virou produto de luxo no fim dos anos de 1960, começaria a mudar a história da pequena empresa italiana, consolidando a estética casual chique da grife. Foi quando a empresa começou a produzir trajes relativamente simples com estampas inspiradas na “op art” (abreviação em inglês para “arte óptica”, desenhos geométricos influenciados pelas vertentes artísticas que exploravam ilusões de ótica) e em desenhos com temáticas africanas. Desse momento em diante, a marca começaria a deixar de ser uma pequena grife para se tornar um ícone da moda que seria usada por Jackie Kennedy e por astros como Tom Hanks, Sandra Bullock, Eva Mendes e Drew Barrymore, e modelos como Kate Moss e Gisele Bündchen. Seu estilo, facilmente reconhecível pela malha colorida em ziguezague, fez sucesso já em seu primeiro desfile nas passarelas de Milão em 1966. No ano seguinte o casal mostrou suas criações em outro desfile na cidade de Florença (a coleção era composta de muitos tops e vestidos transparentes de Lurex que mostravam as roupas de baixo); no ano seguinte estampou a capa da prestigiada revista Elle (que apontou como nova tendência o estilo da marca); e dois anos depois em Nova York. Em 1970, a empresa inaugurou seu primeiro ponto-de-venda dentro da luxuosa loja de departamento Bloomingdale’s em Nova York.


As coordenações criativas de cores, a qualidade dos fios e as tramas de qualidade vendiam tanto que, na década de 1970, o casal finalmente resolveu vender suas peças sob sua própria marca, surgindo assim a MISSONI. Rapidamente, passaram a produzir as suas próprias coleções (suéteres, costumes, jaquetas, casacos e vestidos), distinguindo-se pela utilização de cores vivas e pela complexidade dos seus padrões. Antes considerada uma espécie de artigo “menor de moda”, pelas mãos da dupla as malhas ganharam status de artigo de primeira linha. O sucesso da marca era tão grande que, em 1973, o tradicional jornal The New York Times, declarou: “As roupas de tricô MISSONI ganharam um status de símbolo internacional, como as bolsas Louis Vuitton e os sapatos Gucci. E com isso, ano após ano a MISSONI foi conquistando uma clientela fiel, críticos de moda e milhões de fãs pelo mundo afora. Como consequência do seu sucesso, passou a ser referência de roupa estampada e ampliou seus pontos-de-venda, inaugurando em 1976 lojas nas cidades de Milão, Florença, Paris e Nova York.


A década de 1980 teve início com a apresentação do primeiro perfume da grife, iniciando assim uma tímida diversificação em sua linha de produtos. Em 1981, a MISSONI iniciou a produção de estamparia e tecidos para decoração, inaugurando assim a divisão conhecida hoje como MISSONI HOME, responsável pela comercialização de sofisticados móveis, itens de cama, mesa e banho, cortinas, tapetes e capas de almofada. Pouco depois, em 1983, a marca foi responsável pela criação do figurino para a ópera “Lucia de Lammermoor” no teatro da Scala de Milão, que lhe rendeu enorme projeção. A diversificação de produtos ganhou força na década seguinte, quando, em 1998, a empresa lançou no mercado a M MISSONI, uma linha de produtos com preços mais acessíveis e direcionados para um público mais jovem. Foi a partir desta época, sob o comando da terceira geração da família, que a empresa cresceu em torno de peças coloridas e com acabamentos diferenciados para a moda prêt-à-porter, acessórios, itens para casa e as linhas de maquiagem.


Com a chegada do novo milênio, a MISSONI acelerou sua expansão internacional com a inauguração de lojas em Madri, Londres, Dubai, Zurique, entre outras cidades cosmopolitas do mundo. Em novembro de 2009, a marca italiana que já estava presente nas butiques paulistanas Daslu e NK Store, inaugurou sua primeira flagship (loja com todos os itens das linhas masculina e feminina e com a linha casa, composta por artigos de cama, mesa e banho, com exceção de móveis e tecidos de decoração) no Brasil. Em 2010 uma segunda unidade foi inaugurada em Brasília. Essas duas lojas seriam fechadas anos mais tarde. Em 2018, uma empresa de ativo privado, a milanesa FSI Mid-Market Growth Equity Fund comprou uma parcela minoritária da MISSONI (41.2%). Ou seja, a marca italiana continuou sendo dirigida e gerida pela família, mas ganhou um investimento para expandir suas operações internacionais, consolidar seus canais de varejo em mercados importantes e crescer seu mix de produtos.


Nos últimos anos a MISSONI começou a apostar em parcerias com grandes varejistas de moda para criar coleções cápsulas exclusivas (e também mais baratas), como por exemplo, em 2011, com a americana Target (400 peças, incluindo roupas femininas, infantis e masculinas, objetos para casa como louças, e almofadas, além de acessórios), com a brasileira Havaianas e, mais recentemente, com a C&A (cuja coleção misturava itens de moda praia, como um biquíni, chapéu e saídas, com peças mais urbanas, como vestidos, casacos, suéteres e camisetas, e acessórios, como bolsas e sandálias) e com a alemã Adidas (com tênis e roupas que apresentavam os icônicos padrões de tricô e as técnicas de tingimento da grife italiana).


Mesmo após mais de seis décadas de existência, a MISSONI se manteve um negócio familiar na Itália, com Angela Missoni na presidência e na direção criativa da marca italiana. Mas uma de suas maiores expoentes, com certeza, é Margherita Missoni (neta dos fundadores da grife e atual diretora criativa da grife M MISSONI), a jovem e bela herdeira do império, que também é embaixadora da marca italiana, além de ter sido o rosto oficial do perfume MISSONI ACQUA (imagem abaixo), é uma das principais referências de estilo da juventude atual, ou seja, uma autêntica “it-girl”.


A linha do tempo 
1979 
Apresentação da primeira linha masculina da grife. 
1980 
Lançamento do primeiro perfume da grife. 
1985 
Lançamento da MISSONI UOMO (coleção para homem) e uma linha esportiva chamada MISSONI SPORT
1998 
Lançamento da primeira linha de calçados da marca. 
1999 
Inauguração da nova loja âncora em Nova York. 
2000 
Inauguração da nova loja âncora em Paris, localizada na chique e badalada Rue Saint-Honoré. 
2001 
Inauguração de uma nova loja em Osaka no Japão e reinauguração da boutique em Munique na Alemanha. 
2004 
Apresentação da nova coleção de moda para mesa composta por toalhas e guardanapos. 
Lançamento de sua primeira coleção de óculos. 
2005 
Inauguração de sua nova butique em Moscou na Rússia. 
Lançamento do novo perfume feminino da marca em colaboração com a empresa Estée Lauder
2006 
Lançamento, em parceria com a renomada grife austríaca Wolford, de uma linha de meias-calça. 
2007 
Lançamento do perfume feminino MISSONI ACQUA
Lançamento de sua primeira coleção de roupas para crianças (0 a 14 anos). 
Inauguração de uma loja em Madri na Espanha. 
2008 
Inauguração de uma loja âncora na cidade de Londres e outras unidades em Dubai e Zurique. 
2009 
Inauguração no dia 8 de junho de seu primeiro hotel, localizado na cidade escocesa de Edimburgo. Em um projeto realizado em parceria com o Grupo Rezidor, o primeiro HOTEL MISSONI, super colorido e luxuoso, tinha as famosas estampas da marca espalhadas por todos os cantos. Famosa pelo seu trabalho original em torno das cores e dos padrões, a marca italiana deu igual destaque às áreas públicas e privadas do hotel que, além de estarem pintadas de cores vibrantes, foram valorizadas com seus padrões característicos. A segunda unidade foi inaugurada em 2010 na Cidade do Kuwait. Porém, em 2014, a MISSONI anunciou sua saída do segmento de hotéis de luxo. 
Inauguração de suas primeiras lojas em São Paulo e Casablanca (Marrocos). 
2010 
Para celebrar 100 anos de tradição da água mineral S.Pellegrino, a MISSONI foi escolhida para decorar o rótulo da garrafa. O design foi inspirado nas cores e luz da água, trazendo o clássico ziguezague da marca italiana. Aproximadamente 30 milhões de garrafas com o lacre MISSONI foram distribuídos em restaurantes selecionados do mundo inteiro. A marca modificou a embalagem da água para celebrar o seu projeto “Missoni Italian Talents”, que tem como objetivo promover o Made in Italy. 
2011 
Lançamento, em parceria com a marca Havaianas, de uma coleção de sandálias e alpargatas. Dessa união criativa surgiram modelos vibrantes, com mistura de cores e tramas.


Estilo próprio 
Não importa se elas estão em um sofá ou vestido, as padronagens típicas da MISSONI são rapidamente reconhecidas pela descontração, visual marcante e um certo toque de alegria. E o estilo da marca italiana permanece tão atual quanto elegante. A principal característica do produto MISSONI é a diversidade de cores tramadas em tricô fino, geralmente em listras que não necessariamente são retas, mas que podem ser onduladas e não lineares - mas sempre extremamente harmônicas. O clássico padrão de ziguezague de cores fortes se tornou o DNA da MISSONI. A marca não se restringe a criar e produzir somente malhas e faz todo tipo de produto: desde vestidos de festa até “roupas de praia”, passando por perfumes, óculos e uma completa linha de produtos para decoração. A marca se tornou um dos ícones da moda italiana com o seu estilo inconfundível que combina cores, estampas e tramas com modelos confortáveis e sofisticados construídos através de um trabalho artesanal impecável.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por poucas remodelações ao longo de sua história.


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Fundação: 1953 
● Fundador: Ottavio e Rosita Missoni 
● Sede mundial: Sumirago, Itália 
● Proprietário da marca: Missoni S.p.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Emilio Carbonera Giani 
● Presidente: Angela Missoni 
● Diretor criativo: Angela Missoni 
● Faturamento: €150 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 65 
● Presença global: 70 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 320 
● Segmento: Moda de luxo 
● Principais produtos: Roupas, acessórios e produtos de decoração 
● Concorrentes diretos: Emilio Pucci, Cacharel, Moschino, Prada, Gucci, Dolce & Gabbana e Chloé 
● Ícones: Os tricôs coloridos e o padrão ziguezague 
● Website: www.missoni.com 

A marca no mundo 
A MISSONI comercializa sua extensa linha de produtos, que engloba moda feminina, masculina e infantil, acessórios, perfumes e objetos para casa, em mais de 70 países através das principais lojas de departamentos do mundo, lojas multimarcas e 65 unidades próprias (incluindo lojas da MISSONI HOME), em sua grande maioria localizada na Europa, Oriente Médio, na Ásia, além dos Estados Unidos. Em 2018, as vendas da M MISSONI, segunda linha da grife italiana, atingiram €60 milhões, através de mais de 700 pontos-de-venda (principalmente lojas de departamento) em 60 países. 

Você sabia? 
2013 foi um ano trágico para a família. Ottavio Missoni, que nasceu na antiga Iugoslávia e antes de se casar tinha junto com o arremessador de disco italiano, Giorgio Oberweger, uma pequena fábrica que trabalhava com malha, que inclusive produziu parte do uniforme da seleção italiana para as Olimpíadas de 1948, faleceu no dia 9 de maio, antes do fim das buscas a seu filho e herdeiro da marca, Vittorio, que desapareceu com sua mulher e outras quatro pessoas quando viajava de avião sobre o arquipélago venezuelano de Los Roques. O avião foi localizado em junho com todos os passageiros mortos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Elle, Época Negócios e Vogue), Sites de moda (Farfetch), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 18/8/2019

2 comentários:

Amanda disse...

Olá, como você descobriu o faturamento da Missoni?

Unknown disse...

Preciso entrar em contato com o mkt (Brasil) da marca Missoni, podem me ajudar?
Obrigado, aguardo. Ricardo Revista HOLA!BRASIL