7.5.06

LEGO


Os tijolos da LEGO além de serem um brinquedo clássico, são objetos cult de nossa sociedade. Construir a Bíblia com peças de Lego? Filmar cenas de Matrix e Star Wars com LEGO? Sim, para a marca dinamarquesa não há limites. Milhões de crianças brincam com seus pequenos tijolinhos no mundo todo, estimulando assim sua criatividade, sua imaginação, o desenvolvimento da coordenação motora e o raciocínio lógico. Além disso, as campanhas publicitárias são sempre muito criativas e exploram as infinitas possibilidades do que é possível construir com os coloridos tijolinhos. É sem dúvida o brinquedo lúdico mais divertido que o mundo já conheceu.

A história
A empresa surgiu em 1932 pelas habilidosas mãos do carpinteiro Ole Kirk Christiansen, com a ajuda de seu filho Godtfred Kirk, de apenas 12 anos, na pequena vila dinamarquesa de Billund, onde eles começaram a fabricar em uma pequena oficina alguns brinquedos artesanais de madeira como carrinhos, caminhões, patinhos e cofrinhos, para sustentar a família durante o período da depressão. Na parede da empresa foi pintada a frase: “Only The Best is Good Enough” (“Só o melhor é bom o suficiente”), usada até dos dias de hoje para definir a empresa. Em 1934, então com seis funcionários, a empresa adotou oficialmente o nome LEGO, formado a partir das iniciais da frase dinamarquesa “LEg GOdt” que significa “Play Well” (algo como Brincar Bem). Coincidentemente a palavra significa algo como “colocar junto” ou “eu uno” em Latim.


Na década de 40 a empresa passou a fabricar brinquedos desmontáveis até criar, em 1942, as primeiras pecinhas de plástico em formato de tijolo que se encaixavam e formavam figuras, animais e outros objetos. Nascia o princípio básico de um dos brinquedos mais famosos do mundo. Nesta época um incêndio destruiu a fábrica da empresa. Apesar do trágico incidente, Ole e seu filho não se deixaram abater e colocaram a empresa no rumo novamente. Em 1947 começaram a produzir brinquedos de plásticos através de uma máquina modeladora. Dois anos mais tarde a empresa já produzia mais de 200 diferentes tipos de brinquedos, feitos de madeiras e plástico, incluindo os blocos de montar, antecessor dos que conhecemos hoje em dia. Estes blocos ganhariam o nome “LEGO MURSTEN” (em inglês LEGO BRICKS e, em português, TIJOLOS LEGO) somente em 1953. Foi nesta época que pela primeira vez o nome LEGO foi impresso na parte interna das peças.


Em 1955 ocorreu o lançamento da primeira coleção dos brinquedos LEGO, composta por 28 kits diferentes e oito veículos. Somente em 1958 surgia o LEGO SYSTEM of PLAY, um sistema intercambiável de montagem e encaixe dos blocos criando inúmeras possibilidades de formas. O sistema foi oficialmente patenteado no dia 28 de janeiro às 1:58 horas. Este ano foi marcado por dois acontecimentos: as primeiras exportações do produto para a Suécia e a morte de Ole Kirk Christiansen. Com seu filho a frente dos negócios, a empresa crescia rapidamente através da exportação de seus brinquedos para diversos países da Europa e abertura de filiais pelo continente, como por exemplo, na França, Reino Unido, Bélgica e Suécia. Eis que, em 1960, a empresa sofreu mais uma baixa: outro incêndio destruiu o galpão onde era feito a fabricação e estocagem dos brinquedos de madeira. A empresa resolveu então se dedicar somente a produção de brinquedos de plástico. A partir deste trágico episódio, o sucesso das tais pecinhas não parou mais. Em 1961, a linha já era composta por 50 conjuntos, 15 veículos e diversas peças avulsas. No início da próxima década, em 1973, os produtos da marca começaram a serem vendidos oficialmente no mercado americano.


Em 1976 existiam 218 diferentes kits de montar, com variações de cor, vendendo quase 19 milhões de unidades por ano. Essa década ainda assistiria ao surgimento dos pequenos homenzinhos (as famosas minifiguras) sempre sorridentes com braços e pernas articulados. Iniciava-se então o universo clássico da LEGO. Cidades eram construídas para as figuras, parecia não haver limites de possibilidades. Na década seguinte a marca se expandiu internacionalmente, chegando oficialmente ao Brasil em 1986. No final da década seguinte, em 1999, a marca LEGO lançou no mercado os primeiros sets licenciados com personagens famosos, aumentando ainda mais seu universo de imaginação e atraindo fãs de grandes filmes e desenhos. A partir deste momento, personagens famosos como o ursinho Pooh e Batman ganhariam vida pelas peças de LEGO.


A empresa também cresceu rapidamente introduzindo no mercado uma enorme e criativa linha de brinquedos que se tornaram um verdadeiro sucesso no mundo inteiro. Mas a aparição dos videogames e a fracassada tentativa inicial de ingressar nesse mercado, junto com a concorrência de outros fabricantes, colocaram a empresa dinamarquesa em uma situação difícil no início do século XXI, com prejuízos milionários. A LEGO, que continua sendo propriedade da família Christiansen, tomou medidas drásticas, como a venda de parte de seus parques, a mudança de parte de sua produção para República Tcheca e Hungria e a redução de seu quadro de funcionários em um quarto, conseguindo assim frear as perdas. Mas a grande reviravolta aconteceu com a introdução de novos brinquedos, especialmente os kits articulados, extremamente complexos e que criavam um realismo ainda maior.


Nos últimos anos, a LEGO encontrou enorme êxito também nos kits temáticos de filmes de sucesso como Star Wars, Harry Potter, Homem-Aranha, Jurassic Park, Indiana Jones e Speed Racer. Apesar de enfrentar diversos problemas econômicos em diferentes períodos de sua história, a marca nunca perdeu seu foco e se manteve na vanguarda para não perecer. Assim, foi em 2005 quando se iniciou a produção de jogos para videogames da marca LEGO. O primeiro deles foi Star Wars. O sucesso foi tamanho que outros jogos baseados em filmes e personagens de sucesso foram lançados.


Desde as peças mais simples, passando pelas figuras humanas com braços articulados e chegando aos trens e naves especiais, os tijolinhos se transformaram em referência no mundo dos brinquedos e um exemplo para os educadores de como incentivar a criatividade das crianças. Hoje em dia os produtos da marca são presença constante em grandes institutos de educação espalhados por vários países, desde a pré-escola, onde as linhas tradicionais divertem as crianças e estimulam a sua concentração e criatividade, até às universidades, onde linhas tecnológicas como a LEGO TECHNIC e a LEGO MINDSTORMS permitem aos estudantes aperfeiçoarem-se em design, robótica e mecatrônica, tamanha sua precisão e realismo. Com funcionamento simples, LEGO não é simplesmente uma marca de brinquedo que se baseia em partes encaixáveis, mas sinônimo das pecinhas que se moldam conforme o desejo da nossa imaginação. Mesmo tendo sua função educativa como característica principal para adultos incentivarem crianças, é inegável que a fascinação lúdica pelas possibilidades não tem idade. Afinal, quem nunca brincou ou quis brincar de LEGO que atire o primeiro bloco.


A linha do tempo
1953
Lançamento do LEGO MURSTEN, os famosos “tijolinhos” para encaixar, antecessor dos que conhecemos hoje em dia.
1954
Introdução das portas e janelas em suas construções, criando mais opções de montagens.
1961
Lançamento de uma linha voltada para a pré-escola, sob o nome THERAPY I, THERAPY II e THERAPY III.
1962
Lançamento das primeiras rodas de LEGO, um importante acréscimo que expandiu o potencial construtivo do brinquedo permitindo montar carros, caminhões, ônibus e outros veículos com os blocos originais.
1964
Introdução das instruções de montagem em suas embalagens, auxiliando e criando inúmeras possibilidades por parte do consumidor.
Lançamento do LEGO MODEL CARS, primeiros automóveis da linha.
1966
Lançamento do LEGO TRAIN, um kit formado pelas famosas locomotivas com vagões, trilhos e acessórios. Ainda neste mesmo ano, as locomotivas passam a ser equipadas com motor de 4.5 volts movidas à bateria.
1967
Apresentação do LEGO DUPLO BRICK (a partir de 2003 adotou o nome de LEGO EXPLORE), um bloco duplo de montar voltado para as crianças mais jovens poderem se divertir com mais segurança. A principal novidade destas peças era o tamanho, o dobro das originais. O novo produto foi incorporado definitivamente à linha de produtos da marca somente em 1969. Foi divulgado como o primeiro sistema de brinquedos de montar do mundo completamente integrado para crianças em idade pré-escolar.
Lançamento das dobradiças, permitindo assim inúmeras possibilidades de montagens.
1968
Lançamento dos elementos LEGO com imãs.
1969
Lançamento dos conjuntos da linha LEGO TRAIN com motor de 12 volts.
1971
Lançamento de conjuntos com casas de bonecas e peças de mobiliário, voltados para o público feminino.
1972
Introdução da linha de navios e barcos com cascos de blocos que realmente flutuavam.
1975
Lançamento dos kits temáticos LEGO EXPERT SERIES, voltados para os amantes do modelismo.
1977
Lançamento do LEGO TECHNIC, que se diferenciava das demais linhas por incluir rodas dentadas, eixos, vigas e engrenagens. Esta linha foi desenvolvida para consumidores mais experientes devido à alta complexidade de suas peças e montagem.
1978
Lançamento da LEGO MINI-FIGURES, uma linha composta por sete minibonecos com braços e pernas articuláveis nos temas Castle (castelo), Space (espaço) e Town (cidade).
1979
Lançamento do LEGO SPACE, uma série composta por minifiguras de astronautas, foguetes espaciais, veículos lunares e espaçonaves tripuladas.
1981
Lançamento dos conjuntos LEGO BASIC para crianças nas faixas etárias de três, cinco e sete anos.
Lançamento da segunda geração do LEGO TRAIN, agora com uma maior variedade de acessórios, incluindo luzes, desvios, cruzamentos e sinais acionados por controle remoto.
1982
Lançamento do LEGO DUPLO MOSAIC e LEGO TECHNIC I, linhas de produtos voltadas para o segmento escolar, com caráter educacional.
Lançamento dos motores a corda LEGO.
1983
Ampliação da linha DUPLO, que passou a abranger crianças ainda mais novas, particularmente bebês. A linha passou a oferecer chocalhos e figuras com membros ajustáveis.
1984
Lançamento do LEGO CASTLE, um dos maiores e mais populares kits da marca que explorava o universo de reis, rainhas e cavaleiros.
1985
Lançamento dos conjuntos LIGHT & SOUND (luz e som), que incluía uma caixa de pilhas permitindo assim acender luzes e emitir sons, além de outros acessórios que conferiam às construções LEGO um novo grau de realismo.
1986
Lançamento, em parceria com o renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT), do LEGO TECHNIC COMPUTER CONTROL, um programa de computador que controlava robôs construídos com peças da LEGO. Tal invenção deu tão certo que foi adotada por muitas escolas que, até hoje, aproveitam esses modelos em salas de aula.
1987
Lançamento no mercado americano e em alguns países europeus dos famosos baldes coloridos, que continham blocos normais e duplos de LEGO.
1989
Inauguração do LEGO DACTA, conhecido como departamento de produtos educacionais, que seria renomeado LEGO TECHNIC LAND alguns anos depois.
As minifiguras passam a contar com expressões faciais de “Alegria” e “Tristeza”.
Lançamento da LEGO PIRATES, uma linha de kits temáticos que abordava o misterioso universo dos piratas, incluindo caravela e espadas, disponível em 11 conjuntos diferentes.
1990
Lançamento da linha DUPLO ZOO, apresentando diversos animais.
Lançamento do LEGO MODEL TEAM, com a apresentação de três conjuntos, incluindo um carro de corridas e um veículo fora de estrada, incorporando um nível de detalhes e realismo até então nunca visto em qualquer uma das linhas da marca dinamarquesa.
1992
● Lançamento da linha DUPLO TOOLS, composta por conjuntos para montar com o auxílio de uma chave de fenda, parafuso e porcas, direcionada para meninos dos três aos seis anos.
1993
Lançamento da LEGO KIDS’ MIX & MATCH WEAR sob licença entre a LEGO e a empresa de confecções Kabooki. As novas roupas, voltadas para o segmento infanto-juvenil, são atualmente comercializadas em uma centena de lojas nos mercados da Dinamarca, Noruega, Suécia, Alemanha, Portugal, Estados Unidos e Holanda. Atualmente esta linha é conhecida como LEGO WEAR.
Lançamento do BRICKVAC, uma espécie de aspirador manual, em formato de papagaio, que recolhe de forma prática e rápida os blocos de uma superfície depois da brincadeira terminada.
Lançamento do bloco transparente cor de laranja.
1994
Lançamento da LEGO BELVILLE, uma linha totalmente desenvolvida para meninas que abordava temas como família, princesas, fadas, cavalos e cachorrinhos.
1995
Lançamento da LEGO BABY, uma linha segmentada para crianças de 0 a 2 anos, composta por peças grandes, coloridas, com sons e movimentos, destinados à estimulação precoce, essencial ao desenvolvimento psicomotor neste estágio da vida. Esta linha foi comercializada inicialmente com o nome LEGO PRIMO.
1997
Lançamento do LEGO ISLAND, primeiro jogo de computador da marca dinamarquesa.
1998
Lançamento da LEGO MINDSTORMS, kit que permitia a construção de incríveis robôs articulados.
1999
Lançamento do set temático do personagem Winnie the Pooh (o famoso ursinho da Disney).
Lançamento da LEGO STAR WARS, uma nova linha de construção baseada no conhecido filme Guerra nas Estrelas. O kit se tornou o mais vendido na história da marca, fazendo enorme sucesso entre os adultos e adoradores da série.


2000
Lançamento das primeiras minifiguras caracterizadas de jogadores de futebol.
2001
Lançamento do LEGO BIONICLE, criaturas articuladas, que depois ganhariam vida com o lançamento de jogos para computadores e videogames.
Lançamento do LEGO HARRY POTTER, linha baseada nos conhecidos personagens do bruxinho.
2002
Lançamento do kit temático LEGO SPIDER-MAN (Homem-Aranha).
2006
Lançamento das linhas licenciadas LEGO BOB ESPONJA e LEGO BATMAN.
2007
Lançamento do LEGO EIFFEL TOWER, criado por demanda e após vários pedidos, este kit é um deslumbrante modelo para a construção e visualização, reproduzindo na escala de 1:300 da mais famosa torre do mundo. Desde a bandeira no topo, aos elevadores e outros detalhes realistas, nada foi esquecido. A réplica da famosa torre para montar possui 108 cm, ou seja, mais de um metro de altura.
2008
Lançamento dos kits LEGO INDIANA JONES e do novo LEGO STAR WARS.
Lançamento do LEGO MINDSTORMS NXT, mais forte e mais intuitivo que nunca, a ferramenta robótica proporciona oportunidades infinitas aos entusiastas, possibilitando construir e programar robôs que fazem o que você quiser. O “cérebro” do robô apresentava um poderoso microprocessador de 32 bits, mais memória programável.
Lançamento do LEGO ARCHITETURE, uma linha de produtos (kits) criada em parceria com o arquiteto Adam Reed Tucker, da empresa Brickstructures, que tem como objetivo celebrar o passado, o presente e o futuro da arquitetura usando blocos de LEGO. A série de réplicas de algumas das mais impressionantes obras arquitetônicas do mundo era composta por quatro kits: Sears Tower e o John Hancock Center em Chicago, a magnífica torre Seattle Space Needle em Seattle e representando Nova York o arranha-céu mais famoso do mundo o Empire State Building. No ano seguinte a linha ganhou mais dois monumentos arquitetônicos: o Museu Guggenheim e a Fallingwater.
2009
Lançamento do kit LEGO SPEED RACER, baseado no filme de grande sucesso.
Lançamento da LEGO LED LIGHTING, uma nova linha composta por produtos com a imagem das tradicionais minifiguras LEGO criadas com a luz de LED (sigla em inglês para Light Emitting Diode) em forma de lanternas, faroletes, chaveiros e até abajur para iluminar áreas escuras ou algum objeto específico.
Lançamento da LEGO GAMES, uma completa linha de seis jogos onde o consumidor constrói o tabuleiro, os dados e as peças, podendo variar o jogo a cada montagem.
2010
Lançamento do LEGO UNIVERSE, primeiro MMO (Massively Multiplayer Online) oficialmente licenciado com base na experiência de jogos LEGO. O título está disponível tanto através de lojas de varejo on-line e sites de download. No LEGO UNIVERSE os jogadores devem se aventurar pelo universo da marca para salvar a única fonte de imaginação pura existente. Sozinho ninguém é páreo para derrotar os vilões que invadiram os vários mundos do universo de LEGO, por isso é preciso unir força à outros jogadores e ajudar a Nexus Force no combate.
2011
Lançamento da LEGO FRIENDS, uma linha de produtos voltada para garotas entre 5 e 8 anos, composta por cinco minibonecas, as amigas Mia, Emma, Andrea, Stephanie e Olivia. Os produtos contam com os blocos de montar e podem ser remodelados, o que proporciona inúmeras possibilidades de diversão. Os móveis são ricos de detalhes e podem ser reorganizados diversas vezes e as minibonecas contam com diversos acessórios.
Lançamento da LEGO NINJAGO, uma linha que gira em torno do universo das lutas marciais e tradições orientais milenares. Além disso, a empresa lançou também o Ninjago Spinjitzu Scavenger Hunt, jogo onde o antigo brinquedo ganha movimento, cores e vida na tela de seu gadget. Neste app, o consumidor é o responsável por controlar ninjas de plástico, feitos de LEGO, em arenas cheias de desafios.


As lúdicas minifiguras
Em 2008 as icônicas minifiguras da LEGO completaram 30 anos. Durante mais de três décadas foram produzida 4.2 bilhões de unidades. As minifiguras foram desenhadas por Jens Nygaard Knudsen, designer da LEGO desde 1968, também responsável pela criação de carros, trens e casas maravilhosas, entre outros kits de sucesso. Mas ele sempre nutriu o sentimento de que algo estava faltando. Faltava vida! Foi então, que no começo dos anos 70, ele começou a serrar e limar peças de LEGO até que finalmente chegou a uma pequena figura que combinava um tijolo LEGO com uma forma humana. A pequena figura angular tinha cabeça arredondada, não tinha expressão facial, e não podia andar nem segurar nada. Esta primeira versão fez certo sucesso quando foi lançada no mercado em 1974. Mas ele não estava satisfeito com o resultado e continuou trabalhando para dar mais “vida” a sua minifigura. Eventualmente havia 50 protótipos, alguns menores e outros um pouco maiores. O então presidente da LEGO ao ver as figuras decidiu que o novo produto, batizado com o nome de Minifigure, iria impulsionar as vendas da marca, que andavam meio em queda na época. A nova minifigura, formada por oito partes, dobrava o corpo, tinha olhos e boca, os braços se moviam e suas mãos, com formato semelhante a um “U” ou “C”, eram capazes de segurar objetos, o que abriu um novo mercado para acessórios e partes do divertido brinquedo. Em 1978 as primeiras minifiguras LEGO chegaram as lojas da Dinamarca, nos sets temáticos Space (espacial), Town (cidade) e Castle (castelo) com sete diferentes tipos. Dois meses mais tarde, a primeira minifigura feminina já estreava no mercado. Era uma enfermeira.


Inicialmente a cabeça era sólida, mas para evitar risco de asfixia, ela ganhou um furo no meio, de uma ponta a outra. Essa mudança também permitiu que novos acessórios fossem encaixados nela. Os famosos bonequinhos da marca com aproximadamente 5 cm, inicialmente eram fabricados apenas na cor amarela e não tinham sexo. Para que a criança pudesse decidir o humor da sua minifigura, nenhuma delas tinha expressão facial, característica que só foi adaptada aos bonequinhos em 1989, quando eles ganharam expressões de felicidade ou tristeza, com caras de bons ou maus. Ainda este ano os piratas foram as primeiras minifiguras a terem partes do corpo modificadas: gancho na mão e perna de pau. A partir de então as minifiguras assumiram vários personagens como cavaleiros, astronautas, policiais, pilotos, jogadores de futebol, mergulhadores, exploradores, médicos, enfermeiros, reis, rainhas e até papai-noel. Compostas por cabeça, torso, quadril, braços, mãos e pernas, as minifiguras tiveram uma grande mudança em 2003. Neste ano, a marca começou a fabricar as minifiguras de Star Wars que ganharam características ainda mais exclusivas. Com a linha LEGO Harry Potter, a pele dos bonecos ganhou tonalidades mais naturais. Com isso, um leque de oportunidades se abriu para a empresa, que hoje possui acordos com diversas empresas e parceria com personagens famosos como Indiana Jones, Batman e Bob Esponja. Até 2012, foram lançadas aproximadamente 4.000 minifiguras diferentes.


Em 2010, devido ao enorme sucesso das minifiguras, praticamente onipresentes no mundo LEGO, a empresa resolveu lançar uma linha colecionável. A série 1, lançada em pacotinhos amarelos, sim, igual a figurinhas, tinha 16 minifiguras, como a enfermeira, o lutador, o boneco de testes, uma cheerleader (líder de torcida), um zumbi, o mágico, o ninja preto, o mergulhador, um arqueiro que lembra Robin Hood, o skatista, o homem das cavernas, o palhaço, o robô, o índio e um personagem que parece ter saído de um filme de ficção científica. A intenção de estimular a coleção dessas simpáticas figuras deu tão certo que outras séries foram lançadas na sequência. Até 2012, já foram lançadas aproximadamente 130 minifiguras diferentes. As minifiguras, embaladas individualmente e acompanhadas de uma base de exposição e acessórios, são lacradas e não possuem nomes de identificação, portanto a surpresa está garantida na hora de abrir o pacotinho.


As divertidas lojas
Tudo começou em 1992 quando a LEGO inaugurou uma loja conceitual e interativa em um shopping center na cidade de Minneapolis, estado americano de Minnesota. Chamada de LEGO IMAGINATION CENTER (LIC), a enorme loja, além de vender os brinquedos da marca, possuía várias esculturas feitas de LEGO expostas em displays e áreas onde as crianças podiam se divertir com os tradicionais blocos, conhecendo as diversas possibilidades e coleções existentes. O sucesso foi tanto que outras lojas conceituais foram inauguradas. A mais famosa delas está localizada na cidade de Orlando na Flórida, dentro do Downtown Disney. Essa loja possui uma enorme variedade de brinquedos e jogos da linha. Mas as principais atrações estão do lado externo: um disco-voador com a família inteira feita de pecinhas do brinquedo, playground externo interativo e uma enorme serpente, apelidada de Brickley, feita inteiramente com pecinhas de LEGO, localizada em uma enorme lagoa bem em frente à loja. Nos Estados Unidos existem três tipos de lojas: as conceituais, as normais e os outlets. Ao todos são aproximadamente 68 endereços espalhados pelo país, além do Canadá. A primeira loja própria da marca na Europa, chamada de LEGO BRAND STORE, foi inaugurada somente em outubro de 2002 na cidade de Colônia na Alemanha, seguida de outras unidades em Milton Keyne na Inglaterra e Moscou na Rússia. O sucesso fez com que outras unidades fossem abertas em Munique, Oberhausen e Hamburgo na Alemanha; Birmingham, Brighton, Bluewater e Kingston na Inglaterra. Somente no dia 13 de dezembro de 2010 foi inaugurada a primeira loja da marca em seu país natal, a Dinamarca. Hoje em dia a LEGO possui uma rede com aproximadamente 90 lojas próprias.


Em 2010, no mês de abril, a marca inaugurou sua primeira loja oficial no Brasil, localizada no luxuoso shopping Cidade Jardim, na capital paulista. Em um espaço de 90 m2, os consumidores podem encontrar as principais novidades da marca, incluindo os lançamentos e acessórios, como chaveiros e canetas. Um dos grandes destaques da loja está do lado de fora: um boneco em tamanho natural feito com peças de LEGO reproduz um homem sentado. Com o mobiliário inteiramente formado por peças do famoso brinquedo, a loja-conceito tem como objetivo estimular a criatividade e a imaginação e também desenvolver o raciocínio lógico e a coordenação motora dos pequenos que visitarem o espaço. Para isso, além de poderem tocar em esculturas feitas com milhares de peças do brinquedo, os pequenos poderão montar o próprio LEGO e também participar de atividades especialmente desenvolvidas pela loja.


Além dessas lojas, no mês de abril de 2007, a Merlin Entertainments em parceria com a empresa dinamarquesa inaugurou na cidade alemã de Berlim o LEGOLAND DISCOVERY CENTRE, um espaço de recreação recheado com todos os produtos da marca que convidava as famílias através de áreas temáticas a explorarem e interagirem de uma forma divertida e educacional as inúmeras possibilidades que os bloquinhos tem a oferecer. Nestes espaços ainda é possível conhecer como os produtos LEGO são criados e fabricados, passear em pequenas montanhas-russas e assistir incríveis vídeos em 4D. Atualmente existem oito unidades destes centros de recreação localizados em Berlin, Chicago, Atlanta, Dallas, Kansas City, Duisburg, Tóquio e Manchester. Mais duas unidades serão inauguradas em 2013, localizadas em Westchester e Toronto.


A sede
A sede mundial e quartel-general da LEGO está situada na pequena Billund, cidade situada a poucas centenas de quilômetros de Copenhague, onde a terra é plana e o vento é constante, soprando diretamente da Groelândia e do gélido Atlântico Norte. A sede mais parece um sonho para qualquer adulto.


Comerciantes de brinquedos, parceiros e convidados que chegam à sede são recepcionados em um local muito arejado, que testemunha tanto o mundo moderno do design dinamarquês quanto uma fantasia de criança. As paredes brancas e espaçosas são destacadas com esculturas de LEGO: dinossauros, formas abstratas, arte em relevo e até um Darth Vader do filme Guerra nas Estrelas. Tudo criado com peças do lúdico brinquedo. Um moderno anfiteatro foi construído para apresentações da empresa e para revelar novos produtos. Durante certo tempo, uma única área do edifício mostrasse especialmente excepcional, com uma passagem que leva a um mundo de fantasia. Para entrar, os visitantes primeiramente vestem aventais limpos e sapatos hospitalares feitos de papel. Marmanjos de meia-idade descobrem-se vestidos como pais prestes a entrar na sala de parto. E é exatamente essa a ideia. Um a um, os visitantes caminham para dentro do processo de renascimento. No primeiro aposento, uma televisão exibe guerra, violência e o caos da humanidade. Vê-se uma mesa e uma cadeira penduradas no teto, de cabeça para baixo, representando o mundo de ponta-cabeça e do avesso. Logo após, a sala de parto, onde uma mulher dá a luz ao som de uma música no volume máximo. A porta de saída é limitada com cerdas de vassoura, representando a vagina.


Nas cem etapas seguintes, os visitantes são conduzidos ao processo de crescimento, partindo de uma sala que contém uma floresta de pernas de calças em tamanho exagerado, que representam a fase bebê, até uma bifurcação conforme homens e mulheres passavam à adolescência. As salas de parto permanecem por vários anos conduzindo visitantes de volta à época em que talvez eles tivessem brincado com os tijolinhos da LEGO. Agora, imagine uma visita típica da sede de uma empresa sem esse tipo de descontração. Não é preciso dizer mais nada. Afinal, a LEGO é uma empresa voltada à imaginação, à recriação do mundo em 900 milhões de maneiras distintas. Não há forma melhor de expressar esse conceito a não ser desmontar as perspectivas de homens e mulheres de negócios na meia-idade, fazendo-os voltar a ser criança.


Os parques
Bem-vindo a um mundo no qual a imaginação se torna realidade. Essa é a melhor definição para os parques temáticos da LEGO. O primeiro parque temático da marca, conhecido como LEGOLAND (algo como Terra da Lego), foi inaugurado no dia 7 de junho de 1968 na cidade de Billund na Dinamarca, registrando mais de três mil visitantes em seu primeiro dia de funcionamento. O parque possuía atrações em sua maioria voltada para crianças, e muitas delas construídas com peças de LEGO. Em sua construção foram utilizados mais de 58 milhões de peças do brinquedo, que formavam diferentes tipos de estruturas, figuras e esculturas. O parque rapidamente se tornou o destino turístico mais visitado da Dinamarca. Aproximadamente 40 milhões de pessoas já visitaram este parque desde a sua inauguração. O segundo parque temático foi inaugurado em 29 de março de 1996 na cidade de Windsor, ao norte de Londres. Entre as atrações destacavam-se: a montanha-russa, o carrossel, viagens em 3-D e espetáculos de lazer ao ar livre. Com as peças de LEGO foram recriadas atrações internacionais famosas como a torre do Big Ben e a roda-gigante London Eye, símbolos londrinos; a Torre Eiffel; a Torre de Pisa; os moinhos holandeses e a Estátua da Liberdade. Existe ainda uma seção chamada Hall da Fama, onde rostos de pessoas famosas, como Marilyn Monroe, foram recriados com peças de LEGO.


O sucesso destes dois parques resultou na inauguração de unidades na cidade de Carlsbad, estado da Califórnia, em 1999 e Günzburg na Alemanha em 2002. Devido às graves dificuldades financeiras, 70% das operações dos parques foram vendidos em 2005 por aproximadamente €375 milhões para a empresa Merlin Entertainments. Com isso, inúmeras modernizações e novos investimentos foram feitos nos parques, que ganhou uma nova unidade em Winter Haven, a 45 minutos da cidade de Orlando na Flórida, inaugurado no final de 2011. Este é o quinto e maior parque LEGOLAND do mundo. Dividido em dez áreas temáticas, o local oferece mais de 50 atrações, de montanha-russa a carro de corrida feito de LEGO. Sem falar de shows, espetáculos interativos e um jardim botânico com plantas nativas. Em setembro de 2012 foi inaugurado o primeiro LEGOLAND no continente asiático, localizado ao sul do estado de Johor na Malásia, que conta com diversas atrações, entre as quais réplicas das 17 cidades mais importantes da Ásia feitas com peças de LEGO.


Além disso, os parques de Billund e Windsor contam com os hotéis LEGOLAND RESORT HOTEL. O primeiro hotel temático da marca foi aberto na Dinamarca, ao lado da fábrica original. A segunda unidade foi inaugurada no ano de 2012, em Windsor Berkshire, na Inglaterra. Entre os diferenciais destes lúdicos hotéis estão balcões, chuveiros e pias mais baixos para atender a altura das crianças, quartos temáticos, lojas (que vendem adivinhe o que?), baús repletos de LEGO espalhados pelo hotel e nos quartos, áreas de lazer com incríveis salas de jogos repletas de brinquedos da marca dinamarquesa, assim como uma programação de entretenimento para crianças e restaurantes self-service, com um cardápio repleto de alimentos frescos e saudáveis para os pequenos. Os hóspedes tem acesso direto e privativo aos parques LEGOLAND. Dois outros hotéis serão inaugurados na Califórnia (em 2013) e na Malásia (2014).


Os bloquinhos em números
- Existem 2.400 formatos diferentes de tijolos LEGO.
- Existem 70 peças de LEGO para cada um dos mais de 6 bilhões de habitantes da Terra.
- Estima-se que mais de 400 milhões de crianças brinquem com seus produtos em todo mundo.
- Os tijolos são tão versáteis que a LEGO calcula que apenas seis tijolos clássicos de 2 x 4 podem ser arrumados em 915.103.765 maneiras diferentes.
- A LEGO produz aproximadamente 23 bilhões de componentes por ano, ou 2.4 milhões por hora, ou ainda 40.000 por minuto. Em 2011 a produção rompeu a barreira de 36 bilhões de componentes.
- Os tijolos estão disponíveis em 58 cores diferentes. As cores básicas dos famosos tijolinhos são: azul, preto, cinza-escuro, verde, cinza-claro, vermelho, amarelo e branco.
- Já foram produzidos mais de 500 bilhões de tijolos LEGO desde sua criação.
- Crianças do mundo inteiro passam 5 bilhões de horas por ano brincando com os produtos LEGO.
- Com produção superior a 300 milhões de pneus anualmente, a LEGO é a “maior produtora do segmento”.
- Hoje, a cada segundo, sete caixas de LEGO são vendidas em todo o planeta.
- Os tijolos LEGO vendidos em um ano dariam a volta ao mundo 5 vezes e 40 bilhões de tijolos empilhados chegariam a lua.
- Uma busca hoje no Google, retorna mais de 70.000.000 de resultados com a palavra LEGO.
- LEGO Star Wars é a linha mais bem sucedida de toda a história da marca.
- O LEGO Club (clube de fãs do tradicional brinquedo fundado em 1987) possui mais de 3.2 milhões de membros no mundo inteiro.
- Aproximadamente 200 designers de 18 nacionalidades projetam e planejam os produtos para todos os diferentes conjuntos da LEGO.
- A margem de erro tolerada na dimensão de um bloco é de 2 milésimos de milímetro.
- A temperatura máxima para lavagem dos blocos é de 40 °C.


Campanhas que fizeram história
Uma das campanhas mais geniais da publicidade brasileira foi criada para a marca dinamarquesa em 1995 pela DM9, antes mesmo da agência se unir a rede DDB. A campanha, composta por um comercial de televisão e peças de mídia impressa, mostrava o que diversas celebridades faziam com as pecinhas de LEGO quando crianças. Intitulada de “Famous Childrens” (“Crianças Famosas”), é possível ver nesta campanha o que celebridades como Steven Spilberg, Madonna, Pelé, Bill Gates, David Copperfield, Mike Tyson, Fernando Henrique, Silvio Santos, PC Farias, Boni e Hebe Camargo criavam com as peças de LEGO na infância. Unindo simplicidade e bom humor, a campanha brincava com o próprio produto e com as carreiras dos famosos citados acima. Tudo seguido pelo slogan da campanha “Making Kids Dreams since 1932”.


O comercial para televisão ganhou o Leão de Ouro no Festival de Cannes em 1995. Toda a campanha foi idealizada pelo publicitário Nizan Guanaes, que esteve na linha de frente de criação deste comercial. A produção do filme ficou por conta da JODAF, uma das produtoras mais reconhecidas no mundo. Clique no ícone abaixo para assistir.

 

Em comemoração aos seus 80 anos, no ano de 2012 a empresa resolveu criar uma fantástica animação – com 17 minutos de duração – para contar a história e o surgimento da LEGO. A animação aborda de forma lúdica o empreendedorismo e explica como os blocos foram criados, bem antes de serem feitos de plástico e qual é o motivo do nome LEGO. A intenção é despertar a nostalgia das “crianças já crescidas” que um dia brincaram com os famosos blocos de montar. Assista a animação clicando no ícone abaixo e entenda um pouco mais a história de uma das marcas mais fortes no imaginário infantil e nas lembranças de milhões de adultos.

 

A evolução visual
O logotipo da LEGO passou por muitas modificações durante a história da empresa. Somente na década de 50 adotou definitivamente a cor vermelha. Posteriormente, em 1961, iria adotar oficialmente o formato quadrado (com a palavra LEGO em branco no centro, bordejada em preto e amarelo) em substituição ao oval, que era utilizado desde 1953. Nos anos seguintes o logotipo passou por duas modernizações.


Os slogans
Play on. (2003)
Just Imagine…


Dados corporativos
● Origem: Dinamarca
● Fundação: 1932
● Fundador: Ole Kirk Christiansen
● Sede mundial: Billund, Dinamarca
● Proprietário da marca: Lego Group
● Capital aberto: Não
● Chairman: Niels Jacobsen
● CEO & Presidente: Jørgen Vig Knudstorp
● Faturamento: €3.16 bilhões (2011)
● Lucro: €703 milhões (2011)
● Fábricas: 4
● Parques temáticos: 6
● Lojas: 90
● Presença global: 133 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 9.400
● Segmento: Brinquedos
● Principais produtos: Brinquedos e jogos
● Concorrentes diretos: Mega Bloks e Cobi
● Outros negócios: Parques temáticos Legoland
● Ícones: As minifiguras
● Slogan: Play on.
● Website: www.lego.com

A marca no mundo
A marca, terceira maior fabricante de brinquedos do planeta, vende seus produtos em aproximadamente 85 mil pontos de venda localizados em mais de 130 países, contando ainda com 4 fábricas localizadas na Dinamarca, República Checa, Hungria e México, que empregam aproximadamente 9.400 pessoas. A cada 7 segundos um kit LEGO é vendido ao redor do mundo, isto equivale a mais de 36 bilhões de peças produzidas anualmente e 120 milhões de conjuntos comercializados. Em alguns países do Oeste Europeu, em cada 10 famílias com crianças abaixo de 14 anos de idade, 9 possuem tijolinhos LEGO. Atualmente a linha de brinquedos é composta por 3.900 elementos diferentes, encontrados em mais de 58 cores e 20 diferentes materiais.

Você sabia?
Em 1992, o maior castelo de LEGO foi montado ao vivo na televisão sueca. Era composto 400.000 peças.
A empresa já possuiu uma fábrica própria em Manaus (AM), que foi fechada em 1998 e, desde então, toda sua linha de brinquedos, comercializada no mercado brasileiro, passou a ser importada.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 7/9/2012

3 comentários:

Michelle Pfaff disse...

A Lego, aproveitando o novo filme da série Indiana Jones, lançou uma coleção temática, com peças evocando o ambiente dos filmes. Fiz um post sobre isso no meu blog...e parece que também vão lançar um jogo para Playstation.
Aliás, alguém já viu o jogo de Star Wars Lego no Nintendo Wii? Muito bonitinho. Todas estas novidades dão vontade de brincar de Lego novamente...
http://marketing-e-inovacao.blogspot.com

Twilight disse...

LEGO é simplesmente demais. Chega à perfeição de tão mágico que parece ser. Para aqueles que são tão apaixonados como eu por esses tijolinhos, convido a participar do fórum do LUG Brasil, no endereço www.lugbrasil.com. Este ano estivemos participando do evento LEGO Fan Weekend na Dinamarca e tivemos a oportunidade de visitar tanto o parque quanto a fábrica, além do tão sonhado "LEGO vault" onde são guardadas pelo menos uma unidade de cada set que já foi criado! Não deixe de conhecer.

Anônimo disse...

Eu adoro ps brinquedos da lego. São os melhores! Legal mesmo é que os bloquinhos não são limitados para determinada faixa etária. Servem para menino e menina, adulto e criança...basta criar. São fantásticos!