30.5.06

MAGNUM


Amado e degustado por milhões de pessoas, ele satisfaz a indulgência da alma com uma deliciosa combinação de prazer e sabor. Irresistível por fora e delicado por dentro. Ele é um ícone, um símbolo, uma filosofia de vida. É pura indulgência. Os sorvetes MAGNUM são produzidos com ingredientes sofisticados e cobertura incrivelmente crocante, uma combinação que proporciona a máxima sensação de prazer. Com a credencial de autoridade mundial em prazer essas delícias conquistam os consumidores que buscam prazer na degustação de um sorvete diferenciado. 

A história 
O sorvete MAGNUM foi lançado pela subsidiária britânica da Unilever em 1989 na Inglaterra, redefinindo o mercado de sorvete premium na Europa. O nome MAGNUM havia sido usado pela primeira vez em um sorvete de baunilha no ano de 1958, produzido pela Wall’s, que atualmente é a divisão britânica de sorvetes da Unilever. O nome também foi adotado para o novo sorvete pois era associado a coisas de sucesso como a champanhe Magnum e o seriado de televisão onde o divertido detetive Thomas Magnum (interpretado pelo brilhante Tom Selleck) era a estrela principal. O produto, chamado MAGNUM CLASSIC, que combinava um cremoso sorvete de baunilha com uma espessa camada de chocolate belga, foi introduzido no mercado em resposta ao grande sucesso de outros sorvetes lançados pela empresa alguns anos antes.


Com ações ousadas, onde várias amostras do sorvete foram distribuídas nas plataformas de embarque do metro de Londres, e um posicionamento único, o slogan do produto era “Small Indulgence”, acompanhado da memorável tagline “It’s a moment to yourself...Not to be disturbed”, MAGNUM rapidamente se tornou uma marca extremamente forte no Reino Unido, reconhecido como um sorvete puro e prazeroso, irresistível por fora e delicado por dentro. O sorvete de palito de chocolate MAGNUM foi o primeiro a ser posicionado no mercado voltado para o público adulto. Poucos dias depois de seu lançamento a marca foi introduzida no mercado belga. Em 1990 a marca foi introduzida na Irlanda, Alemanha e Portugal e gradativamente em outros países da Europa. O grande sucesso do sorvete no continente europeu levou ao lançamento de MAGNUM na Austrália em 1992 e, pouco depois, na Nova Zelândia em 1994. Foi também nesta época que o sorvete ganhou, além de novos sabores como nozes, amêndoas, menta e chocolate amargo, uma nova versão: o MAGNUM em casquinha.


No ano de 2001 o produto foi lançado em Hong Kong, ingressando oficialmente no mercado asiático. Nesta época a marca introduziu sua grande primeira edição limitada: Magnum Seven Deadly Sins, com sete sabores diferentes, um para cada dia da semana. No Brasil o famoso sorvete foi lançado em 1993, mas não obteve o sucesso esperado e foi retirado do mercado depois de um ano. Com a compra da Kibon pela Unilever, MAGNUM foi relançado no Brasil em 1999.


De volta ao mercado brasileiro a marca cresceu, ganhou novas versões (como o MAGNUM DULCE de LECHE, produzido exclusivamente para o Brasil), edições especiais (como o MAGNUM ALFAJOR, lançado em 2004, primeiro produto da marca que mesclava sorvete, biscoito, e cobertura de chocolate com o autêntico sabor de MAGNUM; e MAGNUM PRALINÉ, com recheio de trufa gianduia e cobertura de chocolate ao leite e amêndoa praliné) e campanhas publicitárias ousadas que reforçavam o posicionamento de indulgência da marca. Em 2008 ocorreu um novo relançamento da marca no mercado brasileiro, acompanhando o novo posicionamento, embalagens e logotipo globais. O produto foi posicionado como a primeira proposta sofisticada do mercado de sorvetes utilizando chocolate belga na receita. Para chancelar o posicionamento e levar a marca MAGNUM à liderança, a Kibon apostou em ingredientes requintados, convidando os consumidores a celebrar a máxima sensação de prazer.


Os novos sorvetes apostaram em sensações e texturas ainda mais crocantes, além da combinação sofisticada de ingredientes. O tradicional sabor MAGNUM CLÁSSICO, o mais vendido no mundo, ficou ainda mais irresistível depois de ganhar cobertura do mais puro chocolate belga em seu novo sorvete de baunilha. MAGNUM DARK CHOCOLATE era uma sofisticada combinação de flocos de chocolate belga e cobertura de chocolate meio amargo. Já MAGNUM AMÊNDOAS era preparado com um cremoso sorvete de baunilha coberto com chocolate ao leite e amêndoas finas e tostadas, um verdadeiro requinte no palito. MAGNUM DULCE DE LECHE era um sorvete de doce de leite com recheio de trufa de doce de leite e cobertura de chocolate ao leite com amêndoas. Outras novidades novidades da marca para o mercado brasileiro foram: MAGNUM DEVOTION COOKIES, sorvete de baunilha com pedaços de chocolate e coberto com chocolate e muitos pedaços de cookies; e MAGNUM DEVOTION AVELÃS e CASTANHAS, sorvete de avelã com pedaços de avelãs e castanhas e cobertura de chocolate com avelãs e castanhas.


Em 2010 a modelo e atriz brasileira Caroline Correa se tornou a nova garota propaganda da marca no Brasil e nos Estados Unidos. Pouco depois foi a vez de Maria Fernanda Cândido (no Brasil) e Eva Mendes (em outros países) se tornarem embaixadoras da marca. Além disso, novos sabores foram criados e lançados no mercado brasileiro como edições limitadas, como por exemplo, MAGNUM CHOCOLATIER COLLECTION, uma grande inovação para celebrar os prazeres do chocolate em dois novos sabores, o Magnum Trufa e o Magnum Brownie, que trazem justamente a experiência em chocolate ao universo do sorvete.


Atualmente a linha de produto da marca no mundo é bastante extensa, incluindo sorvetes em potes, casquinha e palito de diversos sabores, que podem variar de acordo com o país ou região. Foi desta forma que ao longo dos anos a marca MAGNUM se transformou em pura indulgência, fazendo com que o consumidor descobrisse o paraíso do prazer com todos os sabores de MAGNUM, produto por produto. Afinal, morder a deliciosa casca de chocolate, somado ao contraste macio e sedoso do sorvete, irá lhe proporcionar uma experiência irresistível com uma gama de aprazíveis sabores.


A linha do tempo 
1992 
Lançamento do MAGNUM ALMOND, preparado com um cremoso sorvete de baunilha coberto com chocolate ao leite e amêndoas finas e tostadas. A versão casquinha seria lançada em 1996. 
1993 
Lançamento do MAGNUM WHITE, o sorvete original com cobertura de chocolate branco. 
1994 
Lançamento do MAGNUM em casquinha. 
1995 
Lançamento do MAGNUM MINT, versão do sorvete original com sabor de menta. 
Lançamento do MAGNUM WALNUT, versão do sorvete original com pedacinhos de nozes. 
1996 
Lançamento do MAGNUM DOUBLE CHOCOLATE, uma deliciosa combinação de flocos de chocolate belga e cobertura de chocolate meio amargo. 
1997 
Lançamento do MAGNUM ORANGE CHOC, uma edição limitada que misturava o sabor do chocolate com a laranja. 
2000 
Lançamento do MAGNUM DOUBLE CARAMEL, uma deliciosa combinação de caramelo e cobertura de chocolate com pedacinhos de caramelo. 
2002 
Lançamento do MAGNUM na versão bolacha de sorvete (também conhecida como sanduíche). 
Lançamento do MAGNUM YOGHURT FRESH, ingressando em uma nova categoria de sorvetes. 
Lançamento do MAGNUM INTENSE, com recheio de trufa de chocolate. 
Lançamento do MAGNUM MINI, versões menores de sua linha de sorvetes que se tornaram extremamente populares principalmente na Europa. 
2003 
Lançamento da edição limitada MAGNUM SEVEN DEADLY SINS, composta por 7 sabores diferentes (Lust, Sloth, Greed, Gluttony, Envy, Revenge, Vanity), que representavam os sete pecados capitais, com um sabor especial para cada pecado. 
2005 
Lançamento da edição limitada MAGNUM 5 SENSES, composta por cinco sabores (Aroma, Touch, Sound, Taste e Vision) que mexiam com os cinco sentidos. 
2007 
Lançamento do sabor MAGNUM ECUADOR DARK, versão original do sorvete coberto por um intenso chocolate amargo com 62% de cacau. 
2008 
Lançamento do sabor MAGNUM MAYAN MYSTICA, feito com o mais puro chocolate e pequenas notas de canela e mel. 
2009 
Lançamento do MAGNUM TEMPTATION, disponível em dois sabores: Chocolate (com pedaços de chocolate branco e brownies coberto de chocolate belga) e Caramel (baunilha de Madagascar com um recheio surpreendente de caramelo e amêndoas envolvidas em puro chocolate belga). Os novos sorvetes da marca eram vendidos em elegantes embalagens como se fossem verdadeiras joias. 
Lançamento do MAGNUM COCO CHOC, um suave e delicioso sorvete de coco com uma saborosa cobertura de chocolate, recheado com uma fina camada de chocolate. 
2010 
Lançamento do MAGNUM GOLD (sorvete de chocolate belga com recheio de caramelo líquido e cobertura de chocolate com pedaços de caramelo), posicionado como um sorvete tão bom quanto ouro. Para comunicar a novidade a marca contratou o ator porto-riquenho Benício Del Toro como garoto-propaganda, que estrelou a campanha de lançamento do produto, exibida em 32 países com o slogan “Tão irresistível quanto ouro” (“As good as gold”). 
Lançamento da linha MAGNUM MINI LIQUEURS, onde pela primeira vez a marca utilizou licores (Irish Cream e Limoncello) em seus sorvetes. A linha oferecia duas opções: sorvete de baunilha com Irish Cream coberto com chocolate; e sorvete de limão com licor Limoncello coberto com chocolate branco. 
2012 
Lançamento do MAGNUM MOCHACCINO, um delicioso sorvete mocha (mistura de capuccino com calda de chocolate) coberto com o mais puro chocolate belga. 
Lançamento da MAGNUM INFINITY, uma linha de sorvetes (Chocolate e Chocolate and Caramel) com pedaços de um grão de cacau exclusivo da Tanzânia. Essa linha possui o dobro de cacau da versão original.


Um marketing em busca do prazer 
Para reforçar o conceito da marca, a divisão da Unilever no Brasil, representada pela Kibon, lançou em 2008 a exposição teaser “Um prazer fica ainda maior quando coberto por chocolate belga”, no Shopping Iguatemi, em São Paulo. Na exibição, o fotógrafo e artista plástico francês Fréderic Lébain mostrava objetos de desejo cobertos com chocolate belga, como, por exemplo, uma mala-baú da Louis Vuitton, óculos da Marc Jacobs, um aparelho BlackBerry, um par de Havaianas, um de chuteiras Nike e uma bicicleta Puma. A exposição contava também com degustação de produto durante os fins de semana. A ação fazia parte do enorme reposicionamento da marca MAGNUM no Brasil, que contou também com peças impressas que ressaltavam o produto usando ícones de realeza, amparadas pelo slogan “Autoridade Mundial em Prazer”.


Depois de Londres, Paris, Hamburgo e Istambul foi inaugurada no final de 2012 a primeira MAGNUM STORE no Brasil, localizada na região dos Jardins em São Paulo, onde os “Buscadores de Prazer” podiam combinar vários tipos de cobertura para montarem seu próprio MAGNUM, com direito a mais de 20 tipos diferentes de ingredientes. O aconchegante espaço (temporário) explorava o conceito de prazer, cultivado e estimulado pela marca, e onde o público podia experimentar uma experiência de marca e se entregar, sem culpa, ao prazer de deliciar sua linha de picolés. E, melhor ainda, essa experiência incluía a criação da própria receita de MAGNUM, gerando interação com a marca e com o produto.


Mais recentemente, para que os consumidores continuem vivenciando experiências marcantes, a marca adaptou uma carreta (batizada de MAGNUM TRUCK) para ser uma loja conceito itinerante, que realizou sua primeira parada em Riviera de São Lourenço no litoral de São Paulo, permitindo assim que os consumidores possam personalizar e acrescentar ingredientes e coberturas aos seus sorvetes, para criarem um MAGNUM único.


Partindo do princípio de que um dia sem prazer é um dia perdido, a MAGNUM anunciou em 2010 um novo posicionamento: em busca de um público que persegue o prazer. Mundialmente esse novo posicionamento obteve enorme sucesso com o lançamento da campanha Busca ao Prazer (batizada de PLEASURE HUNT em inglês), lançada em 2011, que consistia em um divertido jogo online onde era possível comandar uma moça que percorria vários cenários (entenda-se sites de outras marcas do grupo Uniliver) para coletar os deliciosos sorvetes de chocolate da marca ao melhor estilo de Mario Bros., além de artigos de beleza, carros, roupas, joias, viagens e outros itens que trazem prazer. Afinal, a principal missão do jogo era buscar o prazer! O jogo fez tanto sucesso que ganhou uma segunda versão.


A evolução visual 
Em 2006 a marca MAGNUM foi relançada no mercado mundial com um novo posicionamento, novos produtos, novas embalagens (muito mais sofisticadas e modernas), a letra M impressa nas coberturas e cascas dos sorvetes, e uma nova identidade visual. O logotipo foi extremamente alterado, ganhou a cor de ouro (remetendo ao luxo e prazer) e passou a contar com o símbolo do coração (que representa a divisão de sorvetes da Unilever) sob o nome MAGNUM.


Os slogans 
Para quem busca prazer. (2011, Brasil) 
Autoridade mundial em prazer. (2008, Brasil) 
Small Indulgence. 
Life is all about priorities.


Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Lançamento: 1989 
● Criador: Subsidiária britânica da Unilever 
● Sede mundial: Londres/Inglaterra e Roterdã/Holanda 
● Proprietário da marca: Unilever N.V. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Michael Treschow 
● CEO: Paul Polman 
● Faturamento: €1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Sorvetes 
● Principais produtos: Sorvetes premium em palito 
● Concorrentes diretos: Häagen-Dazs, Nestlé Skinny Cow e Gelato Diletto (Brasil) 
● Ícones: Suas campanhas publicitárias e ações de marketing. 
● Slogan: Para quem busca prazer. 
● Website: www.magnumicecream.com 

A marca no mundo 
O MAGNUM é a maior marca de sorvetes da Unilever e vende mais de um bilhão de unidades anualmente em todo o mundo, sendo o mais consumido na Europa em sua categoria. O produto é muito popular, primeiramente na Europa, depois na Ásia e Oceania, estando presente em aproximadamente 50 países ao redor do mundo (nos Estados Unidos e Canadá a marca foi introduzida somente em 2011), com faturamento superior a €1 bilhão por ano. O portfólio de MAGNUM no Brasil é composto por 5 deliciosos sorvetes e a marca tem aproximadamente 10% de participação do total do mercado de sorvetes (fonte AC Nielsen Julho/2012). MAGNUM é produzido em 50 fábricas da Unilever espalhadas pelo mundo. 

Você sabia? 
O MAGNUM em casquinha é o maior disponível no mercado em sua categoria. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Época Negócios e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 14/10/2013

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