8.6.06

JOHN DEERE

Alguns modelos pesam muitas toneladas e andam a 8 quilômetros por hora. Na maioria das vezes seu design não é nada primoroso. Outros modelos são pequenos e compactos, vistos em abundância nos jardins de belas residências americanas. No campo são visto aos milhares, quer seja arando a terra ou fazendo a colheita. A grande maioria ostenta as cores amarelo e verde com um logotipo onde aparece um veado saltitante. E todos possuem em comum a marca JOHN DEERE, líder em equipamentos agrícolas e máquinas pesadas do mundo, que está comprometida com o sucesso dos produtores agrícolas, que cultivam, colhem, transformam e enriquecem a terra para enfrentar a crescente demanda mundial por alimentos, combustíveis, habitação e infra-estrutura.

A história
A empresa foi fundada em 1837 por John Deere, um renomado ferreiro do estado de Vermont, na cidade de Grand Detour em Illinois, tornando-se uma das empresas industriais mais antigas dos Estados Unidos. Seu produto inicial foi o primeiro arado comercial de aço forjado da história, um avanço que auxiliou a migração para as planícies americanas no século XIX e início do século XX e impulsionou a moderna Era da Agricultura. Isto porque, o arado de ferro forjado com lâminas de aço o tornava ideal para as difíceis condições do solo do meio oeste americano, região considerada como “terra prometida” na época. No ano de 1841 a produção já atingia 75 peças. Ainda neste ano a empresa patenteou o primeiro perfurador de solo para plantação de grãos. Com o crescimento do negócio a empresa foi obrigada a se mudar para a cidade de Moline, estado do Illinois, que devido à proximidade com o rio Mississipi facilitava o transporte e viabilizava a chegada das matérias-primas e a distribuição no mercado dos cerca de 1.000 arados produzidos por ano.


John escolheu para sócio, Robert Tate, com o objetivo de ajudá-lo a gerenciar suas três lojas abertas na cidade. No ano de 1859, Charles Deere, filho do fundador, assumiu o comando da empresa que controlaria no decorrer dos próximos 49 anos, estabelecendo centros de comercialização e concessionários independentes ampliando assim as vendas para todo o mercado americano. Em 1863 a empresa introduziu no mercado o cultivador dirigível, primeiro instrumento motorizado da JOHN DEERE. A primeira distribuidora semi-independente dos produtos da marca foi estabelecida em 1869, quando a empresa já se chamava DEERE & COMPANY. No ano seguinte a JOHN DEERE, que comercializava uma linha de produtos que incluíam rastelos, perfuradores, cultivadores, ceifadoras e plantadores, já era uma marca popular entre os fazendeiros e agricultores americanos.


Em 1874 os negócios da empresa continuavam crescendo, atingindo vendas de 50 mil ceifadoras. Na época da morte de Charles Deere em 1907, a empresa estava fazendo uma variedade de arados de aço, cultivadoras, plantadeiras de milho e algodão e outros implementos agrícolas. Em 1912 começou uma nova era para a empresa, que possuía 11 fábricas e complexos nos Estados Unidos, e uma no Canadá, além de 25 escritórios de vendas. O período de aquisições para ampliar sua linha de produtos começou em 1918 quando a empresa comprou a fabricante de tratores Waterloo Gasoline Traction Engine Company (fabricante dos famosos tratores Waterloo Boy). Não demoraria muito para os tratores se tornarem seu principal produto. A década de 30 teve lançamentos que se tornaram grandes sucessos, como os tratores Model A e o Modelo B, mais compacto.


Durante o período da Grande Depressão Americana, entre 1929 e 1933, a JOHN DEERE conquistou a fidelidade dos fazendeiros ao recusar-se retomar os produtos dos inadimplentes. As vendas cresceram quase 90%. Com o início da Segunda Guerra Mundial a produção comercial, de tratores e peças, praticamente foi interrompida, sendo quase em sua totalidade direcionada para as divisões do exército americano. Com o término do conflito a JOHN DEERE voltou a produzir seus produtos normalmente e nos anos seguintes começou um forte período de crescimento internacional. Entre os equipamentos lançados pela empresa nessa fase estavam colheitadeiras automotrizes de milho e de algodão, que trouxeram um grande aumento na produtividade agrícola.


Em 1956 inaugurou uma pequena fábrica no México, além de comprar uma empresa de fabricação de tratores alemã. Foi neste mesmo ano que a empresa ingressou em um novo mercado, passando a produzir equipamentos para construção e equipamentos florestais, criando a Divisão de Equipamentos Indústrias. Nos anos subseqüentes a empresa ingressou na França, Argentina e África do Sul. A empresa se tornou a maior produtora mundial de produtos, equipamentos e tratores agrícolas em 1963. Na posição de liderança do mercado, a JOHN DEERE continuou destacando-se pela procura constante de inovação. Seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos são calculados em US$ 2.7 milhões por dia.


Ainda em 1963, a JOHN DEERE ingressou no segmento de produtos voltados para o uso doméstico com o lançamento de pequenos tratores para jardins, entre eles cortadores de gramas motorizados. Cinco anos depois, essa linha, chamada Lawn & Garden (pequenos tratores e máquinas domésticas), ganhou outras opções de cores além das tradicionais, verde e amarelo. O famoso e tradicional slogan “Nothing Runs Like a Deere”, parte de uma campanha publicitária, foi introduzido em 1971 e se tornou um dos mais populares e duradouras da publicidade americana. Dois anos mais tarde as vendas da empresa ultrapassaram pela primeira vez a barreira dos US$ 2 bilhões. Nesta década a JOHN DEERE resistiu à grave recessão agrícola e se manteve como a única fabricante independente de equipamentos agrícolas dos Estados Unidos. Em 1993 a divisão Lawn & Garden crescia assustadoramente e o faturamento da empresa também. Os produtos de qualidade e o suporte superior ao cliente prestado pelos concessionários tiveram um papel primordial no sucesso da marca JOHN DEERE.


A linha do tempo
1875
Lançamento do ceifador motorizado, fazendo com que o fazendeiro ficasse sentado em um carrinho, ao invés de ter que ficar em pé ao longo do percurso.
1880
Os vagões de trem entraram na linha de produtos da empresa.
1923
Lançamento do modelo D, um trator dois cilindros que levaria o nome JOHN DEERE e que ficou durante 30 anos em sua linha de produtos.
1925
Lançamento dos chamados tratores GP (General Purpose) para múltiplos usos.
1929
Lançamento do primeiro trator com frente de triciclo.
1947
Lançamento do trator Model M que ficou conhecido como “Rastejador”.
1949
● Lançamento do primeiro trator movido a diesel do mercado.
1958
Criação da JOHN DEERE CREDIT, que fornecia linhas de financiamentos aos fazendeiros e agricultores para aquisição de equipamentos agrícolas.
1980
Lançamento do primeiro trator colhedor de algodão motorizado do mundo. Testes indicavam que o trator incrementava a produtividade em quase 90%.
1996
Lançamento dos primeiros produtos que utilizavam o posicionamento por satélite. Hoje em dia a empresa oferece o sistema AMS, que permite que os produtores realizem uma verdadeira agricultura de precisão.


As divisões
Divisão Agrícola

A empresa é líder mundial na fabricação de equipamentos agrícolas, com mais de 600 diferentes modelos em sua linha de produção, que inclui tratores, implementos para o preparo do solo, plantadeiras, cultivadores mecânicos, pulverizadores, colheitadeiras de grãos e de algodão e equipamentos para fenação e ensilagem.
Divisão de Equipamentos para Construção
Produz e comercializa equipamentos pesados para a construção, obras públicas, movimentação de materiais e silvicultura. Os principais produtos incluem motoniveladoras, scrapers, carregadeiras (esteiras e de pneus), retroescavadeiras, escavadeiras e transportadores florestais, entre outros. A JOHN DEERE também é líder em equipamentos florestais no mercado europeu.
Comerciais e Domésticos
A empresa fabrica e comercializa a mais ampla linha de tratores para gramados e jardins, cortadores de grama, aeradores de solo e outros produtos motorizados para uso comercial e doméstico. Na linha de equipamentos para golfe e turfe tem destacada participação no mercado com os famosos carrinhos de golfe.
Divisão Mundial de Peças
Fornece peças originais para toda a linha JOHN DEERE. Também coordena a distribuição e a administração mundial dos estoques e materiais e ajuda os concessionários a desenvolverem sua capacidade de comercialização de peças e serviços.
Divisão de Motores
A empresa é um dos maiores fabricantes de motores do mundo. Além de produzir motores para todos os seus produtos, ainda fornece motores industriais pesados para veículos fora-de-estrada e outras aplicações.
Crédito
A JOHN DEERE CREDIT opera nos principais mercados agrícolas mundiais como Estados Unidos, Canadá, México, Austrália, Inglaterra, França, Alemanha, Argentina, Luxemburgo e, no Brasil, por meio do Banco John Deere, oferecendo crédito para aquisição de maquinários agrícolas.


O gênio por trás da marca
John Deere nasceu no dia 7 de fevereiro de 1804 em Rutland, estado americano de Vermont, e era filho de William Deere. Depois que seu pai desapareceu a caminho da Inglaterra, ele foi criado pela sua mãe. Estudou numa escola primária de Vermont e trabalhou quatro anos como aprendiz de ferreiro, quando ganhou considerável fama pelo seu trabalho cuidadoso e engenhosidade, abrindo seu próprio negócio em 1825. Os seus garfos de feno e pás altamente polidos tinham uma grande demanda em toda a região ocidental de Vermont. Casou-se com Demarius Lamb dois anos depois. Em 1836 o casal, que tinha quatro filhos, com o quinto a caminho, enfrentando uma grave crise financeira, resolveu vender seu comércio para o sogro e partiu para o estado de Illinois no meio oeste americano. Estabeleceu-se na pequena vila de Grand Detour. Como não havia outros ferreiros na área, John não teve dificuldades em encontrar trabalho. Havia muito a ser feito - ferraduras para bois e cavalos e reparo de arados e outros equipamentos para os fazendeiros pioneiros. Ele achava que a lâmina de ferro fundido do arado era rude e áspera, e seu formato acumulava terra, que ficava grudada e tinha que ser removida manualmente. O preparo do solo, chave do desenvolvimento agrícola naquela época, era lento e ineficiente. O esforço quebrava os arados, garantindo assim o trabalho do jovem ferreiro. Mas apesar disso, achou que as lâminas dos arados não estavam trabalhando muito bem no solo argiloso das pradarias de Illinois, e chegou à conclusão que um arado feito de aço altamente polido e com o formato correto seria capaz de manejar aquelas condições de solo com uma eficiência muito melhor.


Foi então que ele desenvolveu e começou a produzir o primeiro arado de aço forjado. Já por volta de 1850, John Deere estava produzindo cerca de 1.600 arados por ano, e em 1855, mais de 10.000 destes arados já haviam sido produzidos e comercializados por sua fábrica. Desde o princípio, o jovem empreendedor insistia em fazer produtos de alta qualidade. Uma vez John Deere disse: “Eu nunca colocaria o meu nome em um produto que não tivesse em si o melhor que há em mim”. Conforme o negócio ia crescendo, ele foi se afastando e deixando as operações para o seu filho Charles, conhecido como um excelente administrador. Em 1868, os negócios deram origem à DEERE & COMPANY. Anos depois, ele focou a maior parte de sua atenção aos assuntos civis e políticos. Ele serviu como Presidente do National Bank of Moline, diretor da Moline Free Public Library (Biblioteca pública de Moline), e era um membro ativo da Primeira Igreja Congregacional. Ele também foi prefeito da cidade de Moline por dois anos. Morreu em casa no dia 17 de maio de 1886.


A evolução visual
O tradicional logotipo conhecido como “Leaping Deer”, onde existia um cervo pulando, foi introduzido e adotado pela empresa em 1876. Isto porque, o senhor John Deere costumava dizer “Que ninguém corria mais que um cervo”. Nos anos seguintes o logotipo passou por inúmeras modificações como em 1956, quando começou a utilizar as tradicionais cores verde e amarela da marca. No ano de 2006 o logotipo passou por sua mais recente modificação, adquirindo o visual atual.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1837
● Fundador: John Deere
● Sede mundial:
Moline, Illinois
● Proprietário da marca:
Deere & Company
● Capital aberto: Sim
● Chairman & CEO:
Samuel Allen
● Faturamento: US$ 26 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 1.86 bilhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 34.1 bilhões (junho/2011)
● Concessionárias: 5.000
● Fábricas: 33
● Presença global: 160 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 55.700
● Segmento:
Equipamentos pesados
● Principais produtos: Tratores, equipamentos agrícolas e domésticos
● Principais concorrentes:
Caterpillar, Massey-Ferguson e New Holland
● Ícones: O veado saltitante de seu logotipo e as cores amarelo e verde de seus produtos
● Slogan: Nothing Runs Like a Deere.
● Website:
www.deere.com

A marca no Brasil
A empresa iniciou sua participação no mercado brasileiro através de uma associação com a indústria brasileira Schneider Logemann & Cia. Ltda. em 1979, quando adquiriu 20% do capital da fabricante de equipamentos sediada em Horizontina (RS). Assim como a JOHN DEERE, a empresa brasileira tinha iniciado sua história como uma oficina mecânica de reparos. A oficina aberta em 1945 em Horizontina passou em 1947 a produzir trilhadeiras para cereais, com a marca SLC, e em 1965 foi a responsável pela produção da primeira colheitadeira auto-propelida no Brasil. A máquina pioneira, a SLC 65-A, foi baseada na tecnologia do modelo 55 da própria JOHN DEERE. A parceria entre as duas empresas acelerou a introdução da tecnologia da líder mundial nos equipamentos produzidos no Brasil pela SLC. A colheitadeira 6200, lançada em 1983, usava a cor verde da JOHN DEERE. Naquele mesmo ano a linha de produtos aumentou com a fabricação de plantadeiras. Ao mesmo tempo intensificava-se o intercâmbio de filosofias de manufatura, gestão da qualidade e condução de negócios.


Em 1989, uma nova fábrica foi inaugurada em Horizontina, com significativa expansão da capacidade de produção. A presença da empresa americana no Brasil ganhou peso maior a partir de 1996. Naquele ano, a linha de tratores JOHN DEERE passou a ser produzida no Brasil, com a marca SLC – John Deere. A empresa aumentou sua participação na sociedade para 40% e foi constituída a SLC – John Deere Ltda. No ano de 1999, a JOHN DEERE aumentou novamente seus investimentos no Brasil adquirindo o controle total do capital da SLC – John Deere S.A. Em 2001 a marca mundial JOHN DEERE passou a ser utilizada nos equipamentos produzidos no Brasil. Em 1999, foi inaugurada a fábrica de colhedoras de cana-de-açúcar Cameco, em Catalão, no estado de Goiás. Com a aquisição da empresa americana Cameco pela JOHN DEERE, as colhedoras de cana tornam-se um novo produto da marca no Brasil. A partir de 2005, elas também passaram a usar a marca e as cores verde e amarela da JOHN DEERE. Hoje em dia a empresa possui três unidades de produção no país. A subsidiária no Brasil é responsável por 60% do total das exportações brasileiras de colheitadeiras. As máquinas produzidas respondem por 50% da colheita de grãos no país.


A marca no mundo
Os equipamentos da marca JOHN DEERE estão presentes em 160 países ao redor do mundo, com a empresa empregando aproximadamente 56 mil pessoas em 33 fábricas espalhadas por países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, China, França, Alemanha, Brasil, Argentina, Espanha, Itália, Índia, Polônia e México. A empresa vende seus produtos através de uma rede de concessionárias independentes composta por 5.000 lojas em 100 países. A marca ao longo de sua história se tornou uma das mais respeitadas dentro dos Estados Unidos, oferecendo atualmente equipamentos agrícolas e florestais, além de produtos e serviços para jardinagem e irrigação. A empresa ainda oferece uma vasta gama de produtos com a marca JOHN DEERE, que vai desde um simples boné, até camisetas, jaquetas, calçados, mochilas, chaveiros, canetas e miniaturas de seus tratores e máquinas.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 9/6/2011

2 comentários:

Anônimo disse...

Empresas com John Deere, que visa em seus produtos qualidade só podem ser bem suscedida mundialmente. Sou mecanico de tratores,instrutor de mecanica diesel no SENAI, e ex mecanico de protótipos de uma montadora de tratores no qual comprei muita briga com progetista para melhorar a qualidade na marca, sempre me dizia somos os maiores fabricantes de tratores temos a maior fatia do mercado mundial. Perderam grande fatia deste mercado porque pararm no tempo. Sou fan dos produtos John Deere.

Anônimo disse...

Acho que nosso amigo ai acima era da massey.