18.7.06

LACTA

A palavra inovação marca a trajetória de sucesso da LACTA, responsável por produtos de sucesso que atravessam gerações e são apreciados por chocólatras de todas as idades, como, por exemplo, os românticos e saborosos bombons Sonho de Valsa; os deliciosos e coloridos Confeti; o famoso Diamante Negro; o irresistível BIS; e a tradicional caixa de bombons sortidos com sua inconfundível embalagem azul.

A história
A história da tradicional LACTA começou no dia 21 de janeiro de 1912 com a fundação no bairro paulista da Vila Mariana da Societè Anonyme de Chocolats Suisses por um grupo liderado pelo cônsul suíço Achilles Izella, que tinha como objetivo oferecer aos consumidores brasileiros chocolates com a mesma qualidade dos importados. Somente em 1917 foi concedido o registro da marca LACTA, que acabou estampada no primeiro anúncio luminoso instalado na cidade de São Paulo. Foi a partir deste ano, que os deliciosos chocolates, antes importados, passaram a ser produzidos localmente. Pioneira na fabricação de chocolates em escala industrial no Brasil, ao longo dos próximos anos a empresa introduziria no mercado produtos que se tornaram ícones da sociedade brasileira. O primeiro chocolate com crocante da marca foi lançado em 1932 e batizado simplesmente de Chocolate Lacta. 1938 era ano da Copa do Mundo e Leônidas da Silva, famoso jogador da Seleção Brasileira, pertencente ao São Paulo Futebol Clube, foi apelidado pela imprensa paulista de Diamante Negro por seu excelente desempenho dentro de campo. Inspirando-se neste episódio, a LACTA colocou o nome de Diamante Negro no recém-lançado chocolate em 1940. Porém, para diferenciá-lo do jogador, adotou o símbolo do diamante estilizado em sua embalagem. Era a criação de um ícone delicioso.


Os tradicionais bombons Sonho de Valsa foram lançados em 1938. A primeira embalagem dessas delícias se resumia em um papel estanho vermelho que envolvia o bombom e depois era recoberto com celofane transparente. Como rótulo, um selo preto central com o nome do produto e o desenho de um violão. Inicialmente o bombom era vendido por quilo somente em bombonières finas e consumido, preferencialmente, por mulheres. A fim de conquistar também o público masculino, em 1942, a embalagem recebeu alguns retoques, com a utilização do papel celofane com a cor maravilha, forte e vibrante. Nos anos seguintes o famoso bombom se tornou símbolo dos casais de namorados e um dos maiores sucesso da LACTA.


Foi também nesta época, em 1942, que surgiu outro símbolo da LACTA: BIS, uma combinação perfeita de wafer com chocolate ao leite para saborear a qualquer momento. A embalagem de BIS sempre foi praticamente a mesma desde o seu lançamento, com pequenas variações. A cor azul logo se tornou muito marcante para o BIS, e o envoltório em papel laminado produzia um brilho especial. As décadas de 50 e 60 foram marcadas por inúmeras novidades, começando pelo desenvolvimento do Ouro Branco (recheado com creme sabor chocolate, flocos de arroz e castanha de caju, envolvido por uma fina camada de wafer e recoberto com chocolate branco), primeiro bombom branco do mercado brasileiro; seguido pelo surgimento do Confeti, primeira marca do segmento de pastilhas confeitadas no Brasil, e do Laka, primeiro chocolate branco do mercado brasileiro, que com sua cor e seu delicioso sabor de leite se transformou em um verdadeiro campeão de vendas em sua categoria.


No início dos anos 80 foi a vez do Krot, uma combinação perfeita do chocolate ao leite LACTA e amendoins crocantes, estrear no mercado como o primeiro chocolate com amendoim do país. No final desta década, em 1989, a LACTA inovou no mercado brasileiro, se tornando a primeira fabricante de chocolate a transferir suas famosas marcas para os ovos de Páscoa. A próxima década teve início com uma deliciosa e inovadora novidade: um chocolate inédito no mercado brasileiro. Feito à base de wafer e com três bombons recheados com delicioso creme de chocolate e avelã, Lancy conquistou os consumidores através do seu sabor e inovação.


Em 1996 a poderosa empresa americana Kraft Foods assumiu o controle acionário da LACTA, que até então pertencia a família do ex-governador do estado de São Paulo, Adhemar de Barros. Sob o comando da empresa americana, a LACTA começou a inovar e ampliar rapidamente sua linha de produtos para outras categorias, como por exemplo, em 1997, quando introduziu no mercado o tradicional chocolate Milka (criado em 1901 na Suíça); ou quando a marca Laka ganhou uma extensão com a chegada do Laka Cereais, onde o sabor do tradicional chocolate foi enriquecido com vários tipos de cereais. Com a chegada do novo milênio a LACTA não parou de inovar e surpreender seus consumidores, como, por exemplo, o chocolate Trakinas, preparado com chocolate ao leite LACTA, em duas opções de recheios – morango e chocolate – unindo cremosidade e pedaços crocantes de biscoito Trakinas, além de três carinhas estampadas em alto relevo, para diversão da criançada.


Em 2008, a LACTA continuou a inovar e lançar novos sabores para sua linha regular de tabletes, utilizando ingredientes especiais como avelãs, castanhas, passas, amêndoas, crocantes e flocos de arroz. Além disso, trouxe novas e modernas embalagens para toda sua linha de tabletes, oferecendo um inovador e exclusivo sistema abre-fecha, que mantinha toda a cremosidade do delicioso chocolate LACTA mesmo depois de aberto. A iniciativa, inédita no país, veio atender o desejo do consumidor de poder fracionar o consumo de uma barra de chocolate, com a praticidade de guardar o produto no próprio pacote sem perder o sabor e a cremosidade.


Ainda neste ano, para manter a liderança no mercado de chocolates e consolidar a marca LACTA no segmento de tabletes, a empresa lançou o Lacta Stick (barrinhas de chocolate com 10 gramas, dirigidas ao consumidor de impulso), o Lacta Joy (chocolate em três versões diferentes, com biscoito, com castanhas e passas, e castanhas com crocante) e o Lacta Cookies (barra de chocolate branco com pedacinhos de cookies). Em 2012 a tradicional LACTA comemora 100 anos de existência oferecendo uma enorme variedade de delícias que podem ser achadas em mais de 30.000 pontos de venda no país. Com a aposta em marcas consagradas, a LACTA possui 6 das 10 maiores marcas em vendas no período da Páscoa, forte participação no segmento infantil e novidades de formato e sabor.


A linha do tempo
1938
Lançamento dos deliciosos bombons SONHO DE VALSA.
1940
Lançamento oficial do chocolate DIAMANTE NEGRO.
Lançamento dos primeiros ovos de Páscoa da marca.
1942
Lançamento do BIS, que não demorou muito para se tornar um ícone da LACTA.
1952
Lançamento do bombom OURO BRANCO.
1962
Lançamento do chocolate branco LAKA.
Lançamento do CONFETI.
1972
Lançamento da caixa de variedades LACTA, que vinha repleta de bombons sortidos, entre os quais Diamante Negro, Sonho de Valsa, Ouro Branco e Laka. Inicialmente vermelha, a caixa iria adquirir a coloração azul e seria conhecida como Grandes Sucessos nos anos seguintes.
1983
Lançamento do chocolate KROT, que em 2003 passou a se chamar SHOT.
1986
Lançamento do LACTA AMARO, chocolate em tablete com 43% de cacau, criado especialmente para quem adora um sabor mais forte de chocolate na boca.
1987
Lançamento LACTA POEME.
1988
Lançamento do LACTA FRUTS.
1991
Lançamento da AMANDITA CARINHO.
1992
Lançamento do chocolate LANCY.
1998
Lançamento do LAKA CEREAIS.
2003
Lançamento do SONHO DE VALSA BRANCO.
2007
Lançamento do LACTA MOUSSE (uma sobremesa de bolso, que chegou ao mercado nos sabores Maracujá e Torta de limão) e do LACTA TRAKINAS.
Lançamento do SONHO DE VALSA com recheio de trufa.
2008
Lançamento do LACTA STICK, LACTA JOY e LACTA COOKIES.
2009
Lançamento do LACTA DARK & SOFT, uma linha de tabletes com 50% de teor de cacau que oferece os sabores Amêndoas, Crocante e Tradicional.
2010
Lançamento do LACTA DELICE, tabletes de chocolate com formato diferenciado. Além de chocolate, o produto pode ser encontrado nos sabores avelã e caramelo.
Lançamento do LACTA SPECIALITÉ, uma nova linha de chocolates recheados cremosos, nos sabores morango e caramelo.
Lançamento do MINI BIS.
2012
Lançamento, em virtude dos 100 anos da marca, do ovo de páscoa comemorativo, que reúne cinco sabores diferentes de clássicos da marca, populares entre os consumidores do país. O produto tem meio quilo, com uma estrutura em camadas, somando três ovos – números 20, 12 e 9 –, um dentro do outro. O ovo maior tem uma metade de Laka e outra de Diamante Negro, já o do meio é todo de Sonho de Valsa e, no centro, está de um lado o Ao Leite e do outro o Bis.


O pioneirismo
A LACTA foi a primeira empresa a produzir ovos de Páscoa no Brasil, a utilizar parreiras para promover os produtos no varejo, a lançar ovos de dupla casca (como o Sonho de Valsa, que tem casca de chocolate ao leite por fora e recheio igual ao bombom por dentro). Além disso, foi pioneira a utilizar formatos diferenciados de ovos, como o Trakiovo, que tinha a forma de um biscoito gigante, o Sonho de Valsa Coração, que conquistou o consumidor e, mais recentemente, o Diamante Negro em formato dessa belíssima jóia, lançamentos que encantaram ainda mais o paladar e o olhar dos apreciadores do chocolate. Outro diferencial da LACTA que já virou tradição são os ovos Trakinas, que vem com brinquedos dentro, como por exemplo, o primeiro brinquedo com som da linha (Trakisom). Há 15 anos consecutivos, desde que foi adquirida pela Kraft Foods, a LACTA é líder de mercado no período da Páscoa com 37% de participação em volume de vendas (segundo dados do Nielsen).


Outro sucesso antigo e pioneiro da LACTA é a Amandita, biscoito de waffer (em forma de nozes) com recheio de chocolate cremoso; sem contar a caixa de bombons Grandes Sucessos, que agrada a família toda, pois vem recheada com as marcas consagradas da LACTA e também inúmeras delícias, como os bombons Sonho de Valsa e Ouro Branco, miniaturas de Diamante Negro, Laka, Lancy e Shot, além dos tradicionais Bis ao Leite, Bis Laka, Confeti e as novidades Lactinha e Amandita.


A mascote
A marca LACTA, para os brasileiros sinônimo de chocolate e Páscoa, tem uma mascote pra lá de simpática: é o coelhinho PASCOAL, que tem presença garantida na comunicação da marca sempre antes da Páscoa. Recentemente a mascote passou por uma atualização, ganhando mais realismo e expressão, mas sem perder o carisma, característica forte do personagem junto a milhares de crianças.


A evolução visual
Ao longo dos seus 100 anos, o logotipo da marca passou por 3 mudanças significativas. A penúltima modificação aconteceu em 2003, quando o logotipo ganhou um visual mais moderno. Há alguns anos atrás o logotipo ganhou apenas um update.


Os slogans
Entregue-se. Sinta-se vivo com a Lacta.
(2012)
Lacta. Derrete na boca. (2007)
Tá na boca da gente.
Lacta, pequenos momentos de grande felicidade.
Mais sabor na sua páscoa.
Onde a Lacta bota ovos, a Páscoa fica muito mais gostosa.



Dados corporativos
● Origem:
Brasil
● Fundação:
21 de janeiro de 1912
● Fundador:
Achilles Izella
● Sede mundial:
Curitiba, Paraná
● Proprietário da marca:
Kraft Foods Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Presidente: Marcos Grasso (Kraft Foods Brasil)
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global:
8 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos:
Chocolates e confeitos
● Concorrentes diretos:
Nestlé, Garoto, Arcor e Mars
● Ícones:
Sonho de Valsa e BIS
● Mascote: Pascoal
● Slogan:
Entregue-se. Sinta-se vivo com a Lacta.
● Website: www.lacta.com.br

A marca no mundo
Atualmente a LACTA, que integra o portfólio de marcas da Kraft Foods Brasil, é terceira no mercado de chocolates com 35.2% de participação em volume e 34.9% em valor, de acordo com dados da Nielsen. No segmento de tabletes, LACTA tem a liderança com 33.3% de participação em valor. No período de Páscoa a LACTA vende em média mais de 27 milhões de ovos. Hoje em dia, a LACTA exporta seus produtos para o Uruguai, Bolívia, Paraguai, Ilhas Fiji e Estados Unidos.

Você sabia?
O Diamante Negro é hoje a 2º marca de tabletes, com 8.2% de participação de mercado, e também a marca de chocolate ao leite mais consumida do mercado.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Veja), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Jornais (Valor Econômico) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 25/3/2012

14 comentários:

Anônimo disse...

totimo vc estão de parabens

Anônimo disse...

otimo pascoa ne lacta

Anônimo disse...

o site poderia ser mais completo, né??
queria conhecer mais a Lacta e seus produtos, mas não encontrei isso no site...
Não me interessei pelo site e pelo q tem nele...

Anônimo disse...

Não gostei do site...adoro produtos da lacta mais francamentee...esse site poderia ser melhor...
mais, continuo adorando a lacta...bjs

Anônimo disse...

concordo 100% com todos francamente hen. os produtos são maravilhoso mais o site deixa muito a deseja.

Anônimo disse...

Como saber mais sobre a Lacta e suas delicias, o site fica a desejar, o chocolate tá aprovado.

Anônimo disse...

adoro chocolate ... sonho de valsa de trufa e maravilhoso vcs estáo de parabens!!!!!!

Anônimo disse...

ei pessoal aqui nao e um site........hello!!!!!!!!e um blog ok o site da lacta ........www.lacta.com .br , ok confiram o site e otimo ok ....

Anônimo disse...

Hello!!! Que isto é um blog todos sabem!!! e com certeza todos conhecem o site, menos vc. Se conhecesse realmente concordariam que o mesmo deixa a desejar.

Anônimo disse...

Sei não, viu... acho que o pessoal não sabia que isto é aqui soh um blog. Quanto ao site da Lacta, ele inexiste! Pelo menos não consigo acessar... nem mesmo tentando kraft.com.br . Vai direto pra Trakinas. Decepcionante pra gente, mas duvido que isso tenha diminuído 1% sequer das vendas deles...

Anônimo disse...

Valha-me Deus!!! www.lacta.com.br

Anônimo disse...

realmente algo ta errado www.kraftfoodsbrasil.com

Nayara Melo disse...

nossa to fazendo um trabalho da lacta na esamc faço 4 periodo de publicidade e muitas coisas eu aprendi... vc esta de parabéns.....

Anônimo disse...

Adorei mas em presença global eu preciso para um trabalho saber quais são os 8 países