25.5.06

KNORR

A KNORR acredita que bons alimentos são importantes. Eles agregam um prazer incalculável a nossas vidas. E as refeições diárias podem ser tão mágicas quanto qualquer ocasião especial, que seus pós, misturados à água se transformam em caldos e sopas nutritivas. O desenvolvimento de soluções culinárias práticas e de qualidade é o principal objetivo da KNORR há quase dois séculos. Mais do que uma linha de produtos alimentícios, a marca representa a paixão pela boa cozinha e a busca por uma vida melhor. Aliando conhecimento tecnológico - para extrair da natureza todo o frescor e o sabor dos alimentos - e gastronômico, a marca se preocupa em estar sempre alinhada com os desejos e as necessidades de cada geração de consumidoras.
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A história
Europa, início do século XIX. Não havia geladeira ou freezer para conservar a comida. Em vez de supermercados, feiras e mercearias. Para a maioria das famílias, a próxima refeição dependia dos alimentos frescos que podia obter. Na primeira metade do século XIX, o fantasma da fome rondava os campos e as cidades da Europa. Quando o clima ajudava, a mesa era farta. Um inverno rigoroso, chuvas a mais ou uma praga repentina, e o fantasma da fome rondava os lares. Além disso, as teorias de Malthus afirmando que a população crescia mais rapidamente do que a capacidade de produção de alimentos preocupava o mundo. Ao mesmo tempo, a ciência procurava novas soluções. Uma das grandes necessidades da época era encontrar uma maneira de conservar os alimentos, garantindo segurança alimentar fora da época de colheita. Pensando nisso, o alemão Carl Heinrich Theodor Knorr, depois de estudar comércio, demografia e técnicas de produção agrícola, contando com a ajuda de estudiosos em química e nutrição, realizou suas primeiras experiências ao secar temperos e vegetais para preservar seus sabores e valores nutricionais. Em 1838, ele juntamente com seus filhos fundou na cidade de Heilbronn no sul da Alemanha a empresa KNORR, abrindo sua primeira fábrica para produzir chicória desidratada para a indústria do café.
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No ano seguinte a fábrica foi aumentada para atender a demanda de mercado. Depois de décadas de pesquisas e experimentações, foi então, que em 1873, a The Knorr Company apresentou ao mercado europeu as primeiras misturas de vegetais, legumes e temperos para sopas prontas, vendidas em saquinhos nas lojas de alimentos. O negócio teve continuidade com seus filhos, Alfred e Carl, que começaram a experimentar o lançamento de novos produtos como vegetais desidratados e pós com aromas que ao serem colocados na água viravam sopas. A conservação de legumes pela desidratação permitiu que o antigo desejo da humanidade de concentrar os alimentos em volumes pequenos se tornasse realidade.
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Da fabricação dos primeiros produtos até a consolidação como símbolo de uma cozinha mais fácil e de uma vida mais saudável, a KNORR percorreu um longo caminho. A busca por novas tecnologias, a criatividade e a sintonia com os desejos das pessoas deram origem a temperos, bases culinárias e pratos prontos, consumidos no mundo inteiro. Em 1885 a empresa construiu fábricas na Áustria e Suíça, dando início ao seu processo de internacionalização. Nessa época a KNORR oferecia produtos variados, como alimentos para bebês, farinha, flocos de cereais, sopas em pó e em tabletes, vegetais e batatas em flocos. Os produtos KNORR eram tão utilizados pelas Forças Armadas da Alemanha que, em 1899, sua fábrica passou ao controle do Estado.
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Com o início da Primeira Guerra Mundial, a empresa – que a essa altura operava também na França e na Itália – acompanhou o declínio alemão. Porém, uma reviravolta na administração, no início da década de 20, colocou a KNORR novamente no prumo do sucesso. Em meados da década de 30 as famosas sopas desidratadas começaram a serem exportadas para os Estados Unidos. Durante a Segunda Guerra Mundial, a demanda pelos produtos da empresa era imensa e a qualidade, em virtude das restrições do conflito, caiu bastante, levando a KNORR quase a falência. Além disso, suas fábricas foram destruídas pelos bombardeios. Com o fim do conflito, a família Knorr retomou o controle da empresa, expandiu as fábricas e investiu em tecnologia. Em uma década, os alimentos desidratados ganhariam o mundo. No ano de 1948 o tempo de preparo das sopas desidratadas foi reduzido para 5 a 10 minutos, sendo vendidas em saquinhos de alumínio hermeticamente selados protegendo o produto contra umidade.
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Na década de 50, a família de produtos KNORR foi ampliada, com novas versões de sopas, molhos, temperos prontos e caldos em cubos, estes um sucesso desde 1912. No final desta década, em 1957, os produtos com a marca KNORR estavam disponíveis em 8 países ao redor do mundo. No ano seguinte a empresa foi vendida para a americana CPC (Corn Products Company), percussora da Bestfoods. Em 1962, a empresa fundou um instituto de pesquisa e desenvolvimento em Heilbronn, e, em 1967, um centro culinário para testar novas receitas. No ano de 2000 a marca foi comprada pela gigante Unilever, ganhando ainda mais força global. Na época os produtos KNORR eram vendidos em 87 países ao redor do mundo. Em quase uma década a marca KNORR se modernizou, ampliou seus mercados de atuação e lançou produtos que acompanharam as evoluções dos tempos e da sociedade atual.
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A linha do tempo
1889
Lançamento da Erbswurst, uma de sopa de ervilha concentrada em pasta, embalada como salsicha, que poderia ser consumida seca ou colocada na água para virar sopa. Este produto foi patenteado pela empresa e adotado pelo exército alemão. Cerca de uma década depois, o produto podia ser achado em 40 sabores diferentes.
1908
Lançamento do Sauce Mix (milho).
1912
Inventados na Suíça os primeiros caldos de carne em cubinhos (tabletes) KNORR.
1948
Lançamento da sopa de galinha, que se tornou um enorme sucesso em menos de sete meses, vendendo 6.4 milhões de embalagens.
1953
Lançamento da linha de temperos em pó AROMAT.
1960
Lançamento do STOCKI Mashed Potato, espécie de purê de batata semi-pronto.
1987
Lançamento na Europa das tradicionais sopas em embalagens assépticas.
1988
Lançamento no Brasil da KNORR FLASH, uma sopa instantânea que servia como lanche rápido, podendo ser preparada apenas com uma caneca e água quente. Atualmente o produto é conhecido como KNORR QUICK, e oferece mais de 10 opções de sabores.
1991
Lançamento no Brasil do SOPÃO. Com pedaços maiores de legumes, carne, macarrão e uma embalagem de seis porções, a novidade resgatava o sabor da sopa feita em casa. A boa receptividade deu origem a novas versões, como Feijão com Macarrão e Canja, receitas com a cara do Brasil. Em pouco tempo, SOPÃO KNORR se tornou líder no setor, responsável por mais da metade das vendas.
1992
Lançamento no Brasil do Caldo de Bacon Knorr, inspirado pela presença constante do toucinho nas receitas brasileiras.
1994
Lançamento, no mercado alemão, do SPAGHETTERIA, uma espécie de espaguete de preparo rápido com o slogan “Noodle meal for 2 people in one pan in 5 minutes”.
1997
Lançamento da TASTEBREAKS, uma inovadora forma de comida pronta para o consumo, necessitando apenas adição de água quente. O novo produto fez enorme sucesso entre os estudantes em virtude da praticidade.
1999
Lançamento do LEGUMETTI, uma linha de salgadinhos de vegetais, ingressando assim no segmento de snacks.
2000
Lançamento do SWEET SOUFFLE, um suflê de rápido preparo em microondas.
Lançamento no Brasil do macarrão instantâneo KNORR LÁMEN.
2002
Ingressa no segmento de comidas congeladas com a introdução de uma linha de refeições de fácil e conveniente preparo.
2005
Lançamento da linha KNORR VIE, composta por sucos concentrados de frutas e vegetais que fornecem 50% das necessidades diárias que o ser humano precisa desses alimentos.
2007
Lançamento da linha KNORR STOCK POT, novo caldo com consistência inédita, que derrete, e tem sabor semelhante ao preparo feito em casa. Além disso, o novo produto tem 0% de gordura e 25% menos sódio em relação à versão tradicional, sem conservantes ou corantes artificiais. Em todos os países em que o produto foi lançado houve o endosso de grandes chefs, como Marco Pierre White no Reino Unido, Alexander Herrmann na Alemanha, Henrique Sá Pessoa em Portugal, Jordi Cruz na Espanha e mais recentemente Alex Atala no Brasil.
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A tradição
Os produtos da marca devem seu gosto e sabor às habilidades culinárias dos chefes de cozinha da empresa. A KNORR incorpora uma cozinha verdadeiramente global, que teve seu início quando os filhos de seu fundador começaram a importar novas idéias de outros países. A tradição prevalece até hoje, e o impulso inovador ainda está centrado em sua fábrica original em Heilbronn na Alemanha, onde equipes de chefes internacionais contribuem para a inovação de produtos.
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A evolução visual
Ao longo dos anos o logotipo da KNORR foi sofrendo alterações, algumas bastantes acentuadas, até chegar ao visual atual. O logotipo da KNORR contém a assinatura original de Carl Heinrich Knorr, o fundador da empresa.
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Os slogans
Good Food Matters.
Say Knorr to boring meals.
(2004)
For good stock read Knorr. (1984)
A quantity more quality. (1977)
... and one notices, with Knorr - There one tastes nature! (1957)
Toda refeição é uma oportunidade. (Brasil, 2009)

Você faz melhor quando faz com Knorr.
(Brasil, 1989)
Knorr, uma refeição leve e gostosa. (Brasil, 1986)
Knorr enriquece e desperta o sabor. (1976)
Knorr é melhor. (1963, Brasil)
Você coloca o amor, a Knorr põe o sabor. (Brasil)
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Dados corporativos
● Origem:
Alemanha
● Fundação: 1838
● Fundador: Carl Heinrich Knorr
● Sede mundial: Heilbronn, Alemanha
● Proprietário da marca: Unilever NV
● Capital aberto: Não
● Chairman: Michael Treschow
● CEO & Presidente: Paul Polman
● Faturamento: €3.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global:
+ 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 163.000 (Unilever)
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Sopas, temperos e alimentos congelados
● Ícones: As sopas instantâneas
● Slogan: Good Food Matters.
● Website:
www.knorr.com
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A marca no Brasil
Em 1961, foram lançados no Brasil os primeiros caldos de carne e galinha em cubo, produzidos inicialmente em uma fábrica localizada no bairro do Cambuci em São Paulo. Enquanto a tradicional receita pedia que se cozinhasse por horas e horas pedaços de carne, ossos, vegetais e temperos, aquele quadradinho só precisava ser misturado à água. Tinha tudo para ser um sucesso. E foi – mas não no início. Isto porque, quando a marca chegou ao Brasil, o mercado de alimentos industrializados ainda engatinhava. Um relatório feito pouco antes do lançamento dos caldos KNORR apontou que as brasileiras estavam acostumadas a fazer com as próprias mãos toda a comida da família, e mudar um hábito de séculos não foi tarefa fácil. Não é de estranhar, portanto, que o lançamento das sopas desidratadas em 1962 tenha esbarrado na resistência das donas-de-casa brasileiras que continuavam com o pé atrás. Mas KNORR não desistiu.
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Durante as décadas de 60 e 70, a KNORR investiu em pesquisas com as consumidoras e lançou sabores focados no paladar brasileiro, como o tempero para feijão, além de versões requintadas de sopas para variar o cardápio. Além disso, a linha inclui o Creme Oriental de Galinha com Curry Knorr (1971), sopas de Arroz à la Romana (com galinha e legumes), Carne com Macarrão Furadinho e Galinha com Macarrão Furadinho (1974). Muitos anos depois, em 1982, foi a vez do caldo de legumes estrear no mercado. Em 1986, quando ainda pouco se falava em carboidratos ou proteínas, a marca se antecipou estampando em suas embalagens informações nutricionais. Nesse momento, as sopas começaram a serem anunciadas como uma refeição leve e gostosa. Porções individuais e versões com mais pedaços de legumes delineavam a busca por uma vida mais saudável e prática, que ganharia força na virada do milênio.
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Em janeiro de 1993, o grupo Unilever, do qual a KNORR faz parte, incorporou a CICA, uma empresa genuinamente nacional. Fundada em Jundiaí, no estado de São Paulo, em 1941, com o nome de Companhia Industrial de Conservas Alimentícias, a CICA era uma das maiores produtoras de alimentos agrícolas do país. O clássico Extrato de Tomate do Elefante, molhos e polpas de tomate passaram a fazer parte da linha KnorrCica. A linha incluiu fusões de produtos consagrados das duas marcas, como o molho refogado Pomarola (lançado nos anos 70) com Caldo de Galinha KNORR e o extrato Elefante com Caldo de Carne KNORR. O famoso elefante Jotalhão era o protagonista da campanha que comunica a união das duas marcas.
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Esta união colocou lado a lado duas marcas que sempre acompanharam de perto as necessidades da mulher brasileira, lançando no mercado diversas sugestões, sabores e tipos de refeições como a sopa de feijão (1993); novas versões de molhos de tomate (inclusive temperados com salsa, cebolinha e manjericão); uma linha de pratos semi-prontos (1997); caldos granulados, desenvolvidos especialmente para fritar, grelhar e assar alimentos (1998); Caldo de Peixe com Leite de Coco, ideal para o preparo de peixes e frutos do mar ensopados (1998). A partir de 2003, quando ficou bem clara a associação entre a linha de molhos Pomarola e o extrato Elefante com o nome KNORR, a marca Cica foi gradualmente aposentada dos rótulos. Nos anos seguintes as inovações não pararam: caldos no sabor bacon e louro (2004); sopas instantâneas nos sabores abóbora e mandioquinha (2004); caldo de camarão (2005); caldo no sabor de frango assado (2006); e o caldo KNORR de bacalhau com azeite de oliva (2007).
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Em 2008, a KNORR lançou no mercado a nova linha de Sopas-Cremes “Coma Colorido”, que vinha em quatro saborosas versões: verde (ervilha e espinafre), amarelo (milho e abóbora), vermelho (tomate e pimentão) e laranja (cenoura e abóbora). O nome de cada versão se devia à cor do grupo de vegetais que a compunha. A nova linha tinha como objetivo ajudar as pessoas a descobrir os benefícios de uma alimentação colorida, incentivando-as a acrescentar mais cor e sabor às suas refeições. Outro lançamento foi KNORR Vitalie, com componentes naturais, menos sal e sem conservantes, glúten ou gordura. Nos molhos, as inovações foram sentidas no paladar – a acidez, inimiga fatal de alguns molhos prontos, foi extremamente reduzida. O slogan “menos é melhor” traduziu o espírito das novas receitas da linha: menos teores calóricos, mais sabor e ingredientes naturais. Em 2009, o lançamento das sopas Quick, de preparo rápido e para beber na caneca, mostra que é possível cuidar da saúde e da dieta sem brigar com o relógio. Outra novidade do ano foi o Knorr Meu Arroz, um tempero para preparo de arroz que o torna solto, branco e com sabor caseiro.
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A mais recente novidade da marca é o Potinho de Caldo Knorr, com 0% de gordura e 25% menos sódio em relação à versão tradicional, sem conservantes ou corantes artificiais, tudo isso mantendo o sabor caseiro, de Galinha, Carne e Legumes. Este é o primeiro caldo a receber o selo Minha Escolha, que indica quantidades controladas de açúcar, sódio, gordura saturada e gordura trans, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. A campanha para divulgar o produto contou com a parceria do mais premiado chef brasileiro, Alex Atala. Atualmente, facilitando o dia-a-dia da vida moderna, os produtos da KNORR são feitos sempre com receitas práticas e adaptadas ao gosto e estilo de vida dos brasileiros.
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A marca no mundo
Os produtos da KNORR, que vão desde os tradicionais caldos em cubinhos e sopas, até temperos, molhos e macarrão de preparo instantâneo, são vendidos em mais de 100 países ao redor do mundo, sendo a maior e mais valiosa marca da Unilever, faturando mais de €3.5 bilhões anualmente. Somente na Alemanha, mais de um bilhão de saladas são servidas com molhos “Knorr Salatkronung” a cada ano.
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Você sabia?
Somente no Japão a Unilever não possui os direitos sobre a marca KNORR. Lá, ela é de propriedade da Ajinomoto.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 22/10/2010

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia !

Faço uso dos produtos da knorr, muitos anos, pricipalmente o extrato de tomate. Gostaria de fazer uma sugestão quanto a embalagem de extrato de tomate, que fosse mais pratica. Ex: embagem de ketchup.

Obrigado pela atenção

Abraço sua cliente
Nilzely

Anônimo disse...

gosto muito dos prdutos knnor e gostaria com sua tecnologia inventasse cada vez mais otimos produtos para agilidade da dona de casa parabens a knnor