10.5.06

PAMPERS


Máxima absorção. Formatos anatômicos. Antialérgicas. Vários tamanhos. A fralda PAMPERS visa sempre à saúde e o conforto do bebê. Isto para que ele simplesmente se esqueça que está de fraldas e brinque melhor ou tenha uma noite de sono tranquila. Enfim, tornando seu desenvolvimento muito mais saudável e seus dias mais divertidos. Por isso, PAMPERS tem sido inspirada por bebês há mais de meio século. 

A história 
A história das fraldas PAMPERS começou em 1956 pelas mãos do engenheiro químico Victor Mills que trabalhava na Procter & Gamble, empresa que se tornaria pioneira ao se dedicar à produção e venda de fraldas descartáveis no mundo. Além de funcionário da empresa, ele era avô, e em uma viagem de férias com sua netinha recém-nascida, devido ao desprazer totalmente compreensível pela atividade de trocar e lavar fraldas constantemente acreditou que deveria haver uma maneira melhor de proteger a pele das crianças e ser mais higiênica através de uma fralda absorvente que pudesse ser jogada fora depois de utilizada. Uma equipe comandada por ele desenvolveu um produto absorvente que prevenia vazamentos, protegia a pele do bebê contra as terríveis assaduras e deixava-o sempre seco e limpo. Esse foi o início do desenvolvimento da primeira fralda descartável produzida em larga escala que o mundo conheceu. Foram necessários mais de três anos de intensas pesquisas e muitas tentativas até que o produto estivesse totalmente pronto para ser colocado em teste no mercado. E isto aconteceu em 1959 na cidade de Rochester localizada no estado de Nova York.


No ano seguinte as fraldas PAMPERS foram colocadas á venda experimentalmente na cidade de Peria, estado americano de Illinois. Ainda que a primeira fralda descartável tivesse sido criada e comercializada nos anos de 1930 pelo farmacêutico americano John Falcome, se tratava apenas de uma fralda de pano com um material absorvente interno e que atendia as necessidades de um pequeno nicho de mercado - sendo usada principalmente durante saídas mais prolongadas e viagens. PAMPERS era diferente: tratava-se de um produto com material absorvente e cobertura externa plástica (as fitas adesivas e o elástico nas pernas ainda estavam por vir). O produto foi lançado oficialmente no mercado americano em 1961 na cidade de Cincinnati em Ohio. Inicialmente o produto era utilizado por famílias mais abastadas em ocasiões especiais como viagens longas e eventos sociais para facilitar a vida das babás, estando disponível em dois níveis de absorção, uso diurno e uso noturno. O design do produto continuava a melhorar e sua área de venda foi expandida nacionalmente em 1969, quando PAMPERS passou a ser comercializada em todo território americano. Neste mesmo ano as fraldas ganharam um terceiro tamanho.


Foi nesta década que as fraldas começaram a serem vendidas em lojas de departamento, supermercados, lojas de conveniências e grandes redes de drogarias. Mas havia um problema: o produto era tão inovador e diferente que ninguém sabia ao certo em que seção vendê-las. As fraldas então eram encontradas em várias seções como de conveniência, remédios, produtos de papel e até mesmo na de comidas. A praticidade do produto agradou aos consumidores e a marca se tornou extremamente popular, transformando-se, ao lado de carros e televisores, em ícone da moderna sociedade de consumo americana. Em 1971 PAMPERS começou a se tornar uma marca global ao ser lançado no Canadá e no Japão.


Nas duas décadas seguintes PAMPERS introduziu no mercado inovações e tecnologias de uma marca pioneira do setor, como por exemplo, as fitas adesivas laterais (1971), que substituíram os tradicionais alfinetes; as fraldas super absorventes (1973); fraldas específicas para recém-nascidos (1975); fralda de absorção prolongada para utilização durante o dia; fraldas para recém-nascidos prematuros; elástico para as perninhas (1980); abas para evitar vazamento; fitas adesivas ajustáveis; fraldas acolchoadas; fralda mais fina e com gel absorvente, que mantinha a criança mais seca e por mais tempo (1986); os chamados Value Packs, pacotes econômicos com uma quantidade menor de fraldas para facilitar a compra por parte dos pais; e ULTRA PAMPERS, uma fralda mais eficiente com absorção que utiliza gel e confortável com redução de 50% da espessura do material (1986). Nesse ínterim PAMPERS atingiu um faturamento de US$ 1 bilhão. Isto ocorreu em 1979.


Nas décadas seguintes, além de experimentar uma grande expansão mundial, a marca não parou de inovar com produtos que atendessem todas as fases de crescimento e necessidades de bebês e crianças, como por exemplo, as fraldas com fibras e materiais muito mais absorventes no modelo PAMPERS ULTRA DRY THINS (1993); fraldas para treinamento, quando as crianças estão prestes a não usá-las mais (1993); fraldas com painéis laterais perfurados facilitando a respiração da pele (PAMPERS PREMIUM lançada em 1996); fraldas com loções (1998); as fraldas PAMPERS RASH GUARD, desenvolvidas para tratar e prevenir assaduras introduzidas em 1999; e novas versões, apropriadas para cada fase de vida dos bebês (2004). Além disso, a marca migrou para outras categorias de produtos com o lançamento dos lenços umedecidos, comercializados sob a marca PAMPERS KANDOO.


As mais recentes novidades da marca são as fraldas PAMPERS CRUISERS com tecnologia Dryx Max, proporcionando excelente prevenção de vazamento, fechos mais duráveis, lados flexível para um encaixe confortável e ainda tamanhos maiores; e as toalhinhas umedecidas PAMPERS SENSITIVE, totalmente hipoalergênicas e sem perfume, macias e que ainda possuem uma camada de Aloe e Vera, ajudando a evitar irritações na delicada pele do bebê. Já no Brasil, em 2014, a marca lançou a PAMPERS PANTS, uma fralda que além de contar com tecnologia avançada que mantém o bebê saquinho por até 12 horas, traz diferenciais como cintura elástica 360°, fita adesiva para fácil descarte, camada externa macia como o algodão, loção Dermacrem e indicador de umidade (muda de coloração, tornando-se azulado, ajudando a identificar a hora certa de trocar o bebê).


Hoje em dia, todas as versões de PAMPERS possuem as fitas Koala, que permitem abrir e fechar a fralda quantas vezes for necessário sem danificá-la, evitando desperdício, e loção protetora para a pele do bebê. Com todas essas novidades não era de se estranhar que PAMPERS se tornaria líder no mercado americano e em vários outros países onde foi lançada. Em 2011, a PAMPERS comemorou seu maior marco até o momento: 50 anos de carinho e dedicação ao desenvolvimento feliz e saudável de milhares de bebês e crianças.


A origem do nome 
O significado do nome PAMPERS vem do verbo “to pamper”, que significa “mimar”. A palavra corresponde à terceira pessoa do singular, o que equivale a “mima”. E foi da ideia de um vovô que surgiu uma das marcas que iriam revolucionar o segmento de cuidados infantis no mundo inteiro. O nome da marca foi cunhado por Alfred Goldman, então diretor criativo da agência de publicidade Benton & Bowles.


O instituto 
O Instituto Pampers (conhecido nos Estados Unidos como The Pampers Parenting Institute) foi fundado em 1996 para oferecer aos pais o auxílio e acesso as melhores informações dos especialistas mais conceituados do mundo em saúde e desenvolvimento infantil. Estes reconhecidos profissionais trabalham de forma conjunta em programas inovadores, como por exemplo, fóruns interativos, e em parceria com as principais organizações do segmento, para oferecer o que há de mais atual em estudos sobre assuntos relacionados a crianças e seus pais. Os conselhos apresentados pelo Instituto Pampers são escritos por especialistas em saúde infantil e desenvolvimento, para informar, guiar e dar suporte familiar. Especialistas médicos expressam suas visões independentes em um formato editorial. Isto tudo através da comunidade online PAMPERS VILLAGE. Vale ressaltar que esses profissionais não recebem nenhuma compensação relacionada com o sucesso comercial dos produtos PAMPERS.


A evolução visual 
O logotipo da marca PAMPERS evolui bastante visualmente desde seu lançamento, adquirindo uma imagem muito mais marcante e alegre. A modificação mais radical ocorreu em 2001 quando foi adotada uma nova tipografia de letra e a cor verde, além do acréscimo de um coração amarelo (posicionado acima do nome), que representa o amor e o carinho da marca por bebês e crianças ao criar seus produtos. Em 2013 o logotipo foi atualizado com uma nova tipografia de letra e o coração amarelo repaginado.


Os slogans 
Love, Sleep & Play. (2013) 
Inspired by babies. Created by Pampers. (2002) 
We’re Right Behind You. Every Step of the Way. (2001) 
Keeps babies drier from top to bottom. 
Caring for your child’s development. (Inglaterra) 
Amor, sonhos & brincadeiras. (Brasil, 2013) 
Para cada pequeno milagre. (Brasil, 2012) 
É desde cedo que a gente aprende a ser feliz. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1961 
● Criador: Vic Mills 
● Sede mundial: Cincinnati, Ohio 
● Proprietário da marca: Procter & Gamble Co. 
● Capital aberto: Não 
● CEO & Presidente: A.G. Lafley 
● Faturamento: US$ 10 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Valor da marca: US$ 14.078 bilhões (2014) 
● Presença global: 98 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Higiene e cuidados pessoais 
● Principais produtos: Fraldas descartáveis e lenços umedecidos 
● Concorrentes diretos: Huggies, Luvs, Johnson’s Baby e Pompom (Brasil) 
● Slogan: Love, Sleep & Play. 
● Website: www.pampers.com.br 

O valor 
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca PAMPERS está avaliada em US$ 14.078 bilhões, ocupando a posição de número 30 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. 

A marca no mundo 
Hoje a marca PAMPERS comercializa seus produtos em aproximadamente 100 países, sendo a líder de mercado em mais de 50 deles, gerando receitas anuais superiores a US$ 10 bilhões para a Procter & Gamble. A marca oferece vários tipos e tamanhos de fraldas, cujo maior (7) foi desenvolvido para crianças de até 19 quilos. A marca chegou oficialmente ao Brasil em maio de 1991 com a versão PAMPERS FASES e no decorrer dos anos lançou produtos inovadores para o mercado nacional, incluindo os lencinhos umedecidos. 

Você sabia? 
Como muitos dos pesquisadores de PAMPERS também são pais, eles tomam extremo cuidado no desenvolvimento dos produtos da marca e estão comprometidos em fazer a diferença na vida de bebês e crianças. Tudo para criar avançadas tecnologias em relação à absorção e conforto, permitindo assim noites mais tranquilas e dias mais divertidos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, EmbalagemMarca e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 22/10/2014

9 comentários:

Anônimo disse...

O pacote de fraldas que comprei veio com defeito na parte adesiva e tenho que colocar fita crepe para segurar e nao consigo reclamar no sac, pois varios minutos e no site nao tem espaco o que devo fazer por favor ? MEU NOME E PRISCIANE TEL 24-22432396

Luciana dos Santos disse...

O pacote de fraldas econômico que comprei veio com defeito nas fitas adesivas, tenho que usar fita crepe para segurar a fralda, peço que entrem em contato comigo pois não consigo falar no SAC. Fralda Pampers Pacotão Econômico XG 22 Fraldasnúmero do pacote 8 1212598 04A06:0Q val 09/2010. Descde que meu bebê nasceu sempre confiei nessa fralda e agora estou encontrando dificuldades peço ajuda ou troca da mercadoria muito obrigada.LUCIANA
LUCIANA DOS SANTOS
RUA PASCHOAL BUONAROTTI,237
VILA NARCISA
17.340-000 BARRA BONITA-SP
FONE (14) 3641-1872

Anônimo disse...

liga no 08007015515 ,consegui reclamar por lá!!

Anônimo disse...

Desde que meu bebe nasceu,até agora com 2 anos uso as fraldas descartáveis da pampers.Mas ultimamente as fraldas estão vindo com a fita adesiva da frente fora do lugar.Não quero trocar a marca da fralda por isso estou entrando em contato com voçes para maiores esclarecimentos.o tamanho da fralda é XG-10-14Kg/40(novas fitas koala)código de barra da última unidade adquirida 7 501001 393991 Básica supersec hiper.Meu telefone para contato é (51)98459845.Desde já lhes agradeço pela atenção.

Cintia Elaine Pereira de Sousa
Guaiba-RS
cintia.cissi@hotmail.com

Anônimo disse...

COMPREI UM PACOTE DA SUPERSEC COM 48 UNIDADES E TODAS VIERAM COM DEFEITO. ENTREI EM CONTATO EM ATE AGORA NADA. ACHO UM FALTA DE CONSIDERAÇÃO TREMENDA COM O CLIENTE QUE PAGA, E NÃO PAGA POUCO PAGA MUITO CARO POR UM PRODUTO COM DEFEITO.ESTOU MUITO CHATEADA. ESPERO QUE ISSO NÃO ACONTEÇA COM OUTRA PESSOA

Anônimo disse...

Olha eu não gosto da supersec.....mas tenho que admitir que a fralda PAMPERS É A MELHOR DO MUNDO, NEM SEI O QUE AS OUTRAS ESTÃO FAZENDO NO MERCADO??? A pompom é um horror......nem preciso detalhar

Sr. Construção civil disse...

Fantástico!!!
Tomar conhecimento dos pensamentos, ações e a trajetória de grandes empresas que fazem parte do nosso dia dia cria inspiração para pequenos empreendedores.
Sei que nada é perfeito, mas com tantas reclamações é bom que a Pampers reavalie seus lotes de produtos porquê se não, tudo que a empresa passou vai pro ralo abaixo rssr!

Anônimo disse...

Não gosto da fralda Pampers, entrei aqui para saber mais sobre, foi a supersec q conheço em mãos,fralda fina, o lacre descola fácil, nada bom. Tem que ser firme, até para a criança não abrir. Pq a criança abre fácil. Uma marca tão famosa, o valor altíssimo, tem que ser uma fralda ótima. Mas claro isso depende de cada ponto de vista,eu não gosto, mas tem outras pessoas que gostam. Então gostos não se discutem.

maria Valéria santos souza disse...

Eu compro sempre fraldas pampers pro meu bebê e nunca veio com defeitos ea melhor fralda e prefiro sempre ela.