5.6.06

NUTELLA


Pergunte a qualquer que viva na Itália, França, Alemanha ou Polônia, quais as melhores recordações de sua infância. Com certeza a pasta cremosa NUTELLA estará presente entre suas inesquecíveis memórias. Consumida pura ou passada no pão, quer seja no café da manhã, no lanche da tarde ou a qualquer hora do dia, NUTELLA se transformou em um alimento nutritivo para deixar, principalmente as crianças, cheias de energia para as atividades do dia a dia. 

A história 
Uma das marcas mais fortes do poderoso grupo italiano Ferrero surgiu no ano de 1944 na Itália do pós-guerra como uma “Pasta de Gianduja”, feita à base de avelã, produzida pela primeira vez nos fundos de uma pequena confeitaria na cidade de Alba, região de Piemonte, em um período onde a escassez de dinheiro não permitia as pessoas gastarem muito para comprar doces. E essa grande ideia começou em virtude das restrições em decorrência da Segunda Guerra Mundial. Como forma de minimizar essa escassez o confeiteiro Pietro Ferrero, com a ajuda de sua mulher Piera, misturou a base do chocolate gianduia (gianduitto, produto típico da região de Piemonte, uma mistura de chocolate e avelãs) com manteiga de cacau, que depois de resfriada em uma superfície retangular, se transformou em uma massa sólida possível de ser cortada em pedaços, criando assim um alimento com alto teor nutricional para substituir o chocolate, que na época havia se tornado um produto de luxo devido ao preço extremamente caro. O novo produto era utilizado para passar no pão, muito apreciado nos cafés da manhã e comercializado como uma massa sólida, inicialmente em tabletes.


O novo produto foi batizado inicialmente de “Giandujot”, nome inspirado em um clássico da pâtisserie piemontese. O sucesso da nova guloseima foi imediato perante os consumidores fazendo com que as lojas de alimentos na Itália passassem a chamá-la de “The Smearing”, isto porque as crianças podiam ir às lojas com um pedaço de pão e pedir uma lambuzada da deliciosa pasta cremosa. Além disso, Pietro se viu obrigado a contratar agricultores da região para garantir o fornecimento e a qualidade das avelãs, demonstrando assim sua enorme preocupação em oferecer aos consumidores um produto excepcional. Devido ao sucesso inesperado Pietro teria outra intuição genial: distribuir seu produto, não somente o doce em pedaços, mas também em porções reduzidas para serem vendidas individualmente. Com o tempo a empresa percebeu que a pasta derretia com o calor, modificou sua formulação e começou a vendê-la acondicionada em potes de vidro, mudando seu nome para Supercrema Ferrero em 1951.


Somente no ano de 1964 o produto passou a se chamar oficialmente NUTELLA (derivado da palavra inglesa nut, que significa nozes, e do italiano nociolli, avelã), um nome fácil de lembrar e delicioso de pensar, uma sugestão pessoal de Michele, filho do fundador da empresa, que também fez pequenas modificações em sua composição tornando-a mais cremosa, assim como em sua embalagem, e começou a comercializá-la fora da Itália, especialmente em outros países europeus, transformando-a no creme de avelã mais vendido do mundo. O primeiro pote do produto totalmente reformulado foi feito na fábrica em Alba (na Província de Cuneo, região de Piemonte), no dia 20 de abril.


Nos anos seguintes o produto conquistou o paladar de muitos consumidores pelo mundo afora, como Alemanha, França, Austrália (onde foi introduzida em 1977) e até Estados Unidos, onde o produto foi lançado em 1983. Isto porque, graças à combinação perfeita de ingredientes de altíssima qualidade, NUTELLA era além de deliciosa, saborosa e energética. Novos potes também foram lançados no decorrer dos anos, variando somente a quantidade, como por exemplo, as embalagens de 200g, 400g, 650g ou 750g e em alguns países como Itália e França, em virtude do alto consumo, potes de 3 kg e 5 kg. No Brasil, onde é comercializado em potes de 180g e 350g, o produto chegou em 1994, e passou a ser produzido localmente somente em 2005. Outra mudança foi a substituição dos tradicionais copos tamanho família de 350g de vidro pelo novo pote PET com o formato padrão usado em todo o mundo. Apesar disso, em alguns países, os copos de vidro são utilizados em edições promocionais e especiais.


Mais recentemente a marca introduziu novas embalagens para seu produto no mercado italiano: NUTELLA TRIS (pequenos saches de 30g) e NUTELLA & GO (embalagem com a deliciosa pasta cremosa acompanhada por pequenos grissinis, espécie de torrada em forma de palitinhos). Outra estratégia adotada pela marca nos últimos anos foi lançar edições especiais e limitadas onde os rótulos do tradicional pote de NUTELLA são redesenhados por grandes artistas e designers. Além é claro, das edições especiais dedicadas aos esportes.


Um paraíso para os fãs 
A empresa também licencia a marca NUTELLA para ser utilizada no varejo. Com uma pequena rede de lojas, batizadas de NUTELLERIA, os fãs do creme de avelã mais famoso do mundo podem dizer que o paraíso existe. Nesses estabelecimentos todos os itens do cardápio tem uma coisa em comum: são feitos com muita NUTELLA. O cardápio é recheado de tentações como milkshakes, muffin com calda, sorvetes, cappuccino, lanches, bolos, croissant, pizza, baguete e pudim, que levam o creme de avelã como ingrediente principal. Existem lojas localizadas em Frankfurt, Bolonha, Genova, Milão e até Nova York. Vale lembrar que apesar de utilizarem NUTELLA e o logotipo ser muito similar ao da marca esses estabelecimentos não tem nenhuma ligação com a empresa Ferrero. Outra novidade envolvendo a marca no varejo foi a inauguração, no mês de dezembro de 2013, na cidade de Chicago do “bar Nutella” do mundo. O estabelecimento fica localizado dentro do complexo gastronômico Eataly, onde os clientes podem pedir uma série de lanches, como crepes e torradas, com o creme de avelã mais famoso e cobiçado do mundo.


O dia da Nutella 
Não duvide que NUTELLA tenha milhões de fervorosos fãs espalhados pelos quatro cantos do mundo. Uma prova disso foi a criação do Dia Mundial da Nutella, comemorado em 5 de fevereiro. Conhecido como World Nutella Day, foi criado em 2007 quando Sara Rosso, uma blogueira americana vivendo na Itália, percebeu que havia vários dias no ano, mas nenhum dedicado ao idolatrado creme de avelã. E perguntou-se, por que não? Desde então, milhares de fãs ao redor do mundo, celebram o seu amor e devoção a NUTELLA neste dia. Porém, o que seria o sonho de toda marca, inicialmente não agradou a Ferrero, que chegou a abrir um processo contra a página não oficial que propunha celebrar o Dia Mundial da Nutella, alegando uso indevido da marca. Mas a péssima repercussão fez com que a empresa voltasse atrás. E não somente isso: agradeceu publicamente por ter fãs tão devotos e leais como Sara Rosso.


A mascote 
A simpática e sapeca mascote da marca NUTELLA é um esquilo chamado NINO, um personagem cheio de energia e louco por travessuras, e claro também pela pasta cremosa, fazendo de tudo para conquistá-la, assim como toda criança que consome NUTELLA. Na década de 1990 a marca se tornou ainda mais popular em virtude de suas campanhas televisivas protagonizadas pelo seu querido esquilo. Mas porque um esquilo como mascote? Simples. O esquilo é um animal que adora nozes e avelãs.


Clique no ícone abaixo e assista ao pequeno esquilo em ação.

   

Os slogans 
Che cosa sarebbe il mondo senza Nutella. (O que seria do mundo sem Nutella) 
Spread the happy. (Estados Unidos) 
The original hazelnut spread. 
Wake up to Nutella. (2008, Inglaterra) 
Spread the happiness. (2003) 
Spread something special. (1998) 
Sabor e energia no café da manhã. (2007, Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Lançamento: 20 de abril de 1964 
● Criador: Michele Ferrero 
● Sede mundial: Alba, Piedemonte, Itália 
● Proprietário da marca: Ferrero SpA 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Giovanni Ferrero 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 75 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Itália, França e Alemanha 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Pastas de avelã 
● Concorrentes diretos: Marmite, Nocilla (Espanha), Nudossi (Alemanha) e Fugini (Brasil) 
● Mascote: O esquilo NINO 
● Slogan: Spread the happy. 
● Website: www.nutella.com 

A marca no mundo 
Atualmente a marca NUTELLA, que comercializa seu produto em mais de 75 países, é a número um em sua categoria, chamada spreads (produtos geralmente consumidos com pão), na Europa, especialmente na Alemanha, onde é o acompanhamento favorito no café da manhã, e na Itália e França, onde é muito popular como lanche escolar. Estima-se que a produção de NUTELLA supere as 200.000 toneladas por ano. 

Você sabia? 
A receita de NUTELLA pode ter variações em alguns países de acordo com os gostos e preferências locais. Por exemplo, na Itália a fórmula leva menos açúcar que na França. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 8/2/2014

3 comentários:

Anônimo disse...

ADORO NUTELLA COMO TODOS OS DIAS É MUITO BOM...PARABÉNS PARA QUEM CRIOU ESSE PRODUTO MARAVILHOSO

Danda disse...

Não conheço nutella, porem gostaria de conhecer ganhei um copinho com desenhos infantis muito lindo e estava com tampa com a marca NUTELLA e fiquei curiosa pra saber o produto. Pela delicadesa da embalagem voces estão de parabens.

Marcus Tadeu (São Paulo-SP) disse...

Eu AMO Nutella. Pena que aqui no Brasil é tão caro...