29.5.06

SKOL

 

Elas são vistas frequentemente em rodas de amigos, rodas de samba, mesas redondas, e também quadradas, de muitos bares e botecos, são indispensáveis para assistir uma partida, onde a redonda é a estrela principal (para quem está em dúvida, é futebol mesmo), em reuniões redondamente alegres, na maioria dos ambientes redondamente descontraídos, e nas praias, onde elas são o objeto de desejo. Onde tem alegria, tem SKOL, a cerveja que desce mais redonda do Brasil.

A história
Curiosamente a história da SKOL não começa no Brasil. A origem da marca começou no dia 25 de agosto de 1964 na Europa, quando quatros cervejarias, Allied Breweries (Reino Unido), Labatt (Canadá), Pripps-bryggerierna (Suécia) e Unibra (Bélgica), em uma tentativa de criarem uma marca global de cerveja, que seria licenciada para ser produzida em vários países, fundaram a SKOL INTERNATIONAL. Na língua sueca, Skol (escreve-se skål) significa “à sua/nossa saúde”, expressão que muitas pessoas usam antes de fazer um brinde. Chegou ao Brasil pouco depois, em 1967, sob licença, após alcançar grandes resultados no velho continente. Inicialmente foi a Cervejaria Rio Claro, fabricante da Caracu, que lançou o produto no Brasil, e na seqüência a Brahma adquiriu a marca para uso exclusivamente no país.

 

A partir da década de 70 a marca começou a revolucionar o então monótono segmento brasileiro de cerveja, e a partir deste momento o mercado nunca mais seria o mesmo. Uma inovação puxou a outra. E a família SKOL não parou mais de crescer com o lançamento da primeira lata em folha de flandres (1971); a primeira lata em alumínio (1989), permitindo assim a conservação da cerveja gelada por muito mais tempo; a embalagem long neck com tampa de rosca e a lata de 500ml (conhecida como latão da SKOL) em 1993; a nova versão da embalagem long neck de 355ml, dentro do padrão internacional para embalagens descartáveis, em 1996; e a primeira lata com boca redonda em 1997. Nesta época, a SKOL era a número 3 no mercado brasileiro de cervejas, atrás apenas da Brahma e da Antarctica. Sua participação de mercado era de 19.7%, e a marca possuía uma imagem sólida e uma boa rede de distribuição em todo território nacional.

 

Foi na década de 90 que a marca SKOL começou a investir maciçamente em marketing como, por exemplo, em 1998, quando apostou na exposição de seu produto nos pontos-de-venda para impulsionar o mercado. Suas geladeiras se tornaram objeto de desejo para marmanjos de todo o país. No ano seguinte, dando continuidade ao patrocínio à grandes eventos, a marca SKOL, patrocinadora oficial do Campeonato Brasileiro de Supercross, trouxe pela primeira vez ao Brasil, o então campeão mundial da modalidade, Jeremy Macgrath, para uma apresentação free style (estilo livre). Ainda este ano, o evento Skol Rock encerrou o grande festival de bandas inéditas com a exibição do grupo Offspring. A marca fechou o ano com o lançamento da campanha “2000 o verão mais redondo do planeta”. Essas ousadas ações conquistaram milhões de consumidores jovens e formadores de opinião. Nesta época, era praticamente impossível uma aglomeração com galera jovem sem latas e garrafas de SKOL na mão. Churrasco então, nem pensar em não ter SKOL.

 

Finalmente em 2002 a SKOL atingiu o posto de cerveja mais consumida do Brasil, mantendo esta posição até os dias de hoje, com mais de 30% de participação de mercado. Nos anos seguintes as inovações não pararam: Big Neck de 500 ml; Geladona, garrafa que conserva a temperatura por mais tempo; a embalagem multipack com 18 unidades (2007), a Skol Redondinha que gela rapidinho, incluindo sua versão Skol Beats para tomar em qualquer lugar; e a Skol Litrão, que literalmente não deixa o quarto copo vazio. Foi assim que a marca SKOL virou sinônimo de pioneirismo e entretenimento. Mas uma pergunta permanece no ar: qual será a próxima inovação de SKOL? Provavelmente extremamente redonda, como diriam seus consumidores.

 

A linha do tempo
1994
Lançamento da SKOL BOCK, cerveja mais forte que a original para ser consumida no inverno.
2002
Lançamento da cerveja SKOL BEATS, que revolucionou o mercado pelas características que o consumidor desejava para as ocasiões de agito: teor alcoólico na medida certa, menor amargor e menor sabor residual. Na embalagem, uma revolução: a garrafa long neck transparente (330ml) com design moderno e inovador. Seu formato sinuoso faz referência ao “S” de SKOL, com o nome projetado em alto relevo.
2004
Lançamento da SKOL BIG NECK, uma garrafa para consumo individual que dispensa o abridor, pois tem tampa de rosca, proporciona o prazer de beber na garrafa com sua boca “redondona” e tem o gole na medida certa (500ml).
2005
Lançamento, no verão, da SKOL GELADONA, uma edição limitada vendida em uma lata de 473ml que conservava a cerveja gelada por muito mais tempo, graças a uma tecnologia de isolante térmico inédita no país que impedia a passagem do calor externo para o líquido.
2006
Lançamento da SKOL LEMON, cerveja com baixo teor alcoólico e um toque de limonada. A decisão de lançá-la foi fundamentada em pesquisas que sinalizaram que na Alemanha essa categoria de cerveja é a que mais cresce e equivale atualmente a 5% do mercado germânico, um dos maiores do mundo, Porém, o produto não agradou ao público brasileiro, sendo considerado um dos poucos erros que a marca cometeu durante os últimos 20 anos.
Lançamento da garrafa de 600ml com termômetro que avisa quando a cerveja está gelada. A garrafa possui um rótulo termosensível que muda de cor quando o líquido está no ponto certo para beber. O novo rótulo trazia uma seta transparente que ficava gradativamente azul a partir de 4 graus, temperatura considerada ideal para o consumo da cerveja.
2008
Lançamento da nova garrafa de vidro, com 630 mililitros, ou seja, 30 mililitros a mais que as garrafas-padrão da categoria. A nova garrafa tinha alguns recortes diferenciados. O corpo e o gargalo eram mais afunilados com a palavra AmBev escrita em alto relevo, e desenho de um abridor de garrafas. Além disso, o pescoço foi remodelado para ajudar a pegada na hora de servir e evitar que o consumidor segure o corpo da garrafa, esquentando a bebida. Esta garrafa está disponível apenas na cidade do Rio de Janeiro.
Lançamento da SKOL LITRÃO, embalagem retornável em vidro de um litro.
Lançamento da SKOL REDONDINHA, lata de 269 ml, menor e mais fina, como nova aposta da marca no mercado de cervejas. A lata possuía a tecnologia termosensível, capaz de avisar quando a cerveja está na temperatura ideal para ser consumida.
2010
Lançamento do SKOL CINCÃO, primeiro barril com 5 litros de cerveja do mercado brasileiro. Disponível primeiramente nos principais supermercados da cidade de São Paulo, a novidade tinha como conceito o “Impressionantemente redondo”.
Lançamento da garrafa de 300ml, perfeita para qualquer ocasião.
Lançamento da SKOL 360º, desenvolvida após três anos de pesquisas e que traz ao consumidor um novo produto, atendendo à um apelo antigo do público cervejeiro: uma cerveja que não estufa e não empanturra. Para ser produzida, essa cerveja passa por um processo de produção inovador, realizado com ciclo rápido de baixa fermentação, o que serviu de inspiração para o nome do novo produto. O inusitado slogan de lançamento do produto era “A cerveja com bebabilidade”.

 

Marketing agressivo
Com espírito jovem, inovador e ousado, a marca acredita sempre que a realização de patrocínio de eventos culturais é uma das formas de atingir seu público-alvo (jovens entre 18 e 27 anos) e consolidar sua posição de liderança no mercado nacional. Justamente por isso, as inovações da SKOL não se limitaram apenas à linha de produção. Afinal, SKOL sempre foi uma cerveja de espírito jovem, criada para ser compartilhada entre amigos. E dessa vontade nasceram eventos que se transformaram em autênticas manifestações culturais: SKOL BEATS, festival que abrangia os mais diversos estilos de música eletrônica, sendo a primeira marca a investir neste tipo de evento no ano de 2000, quando foi realizada a primeira edição; SKOL STAGE, um projeto itinerante voltado para quem gosta de música e está sempre antenado a novos sons; BLOCO SKOL no Carnaval de Salvador; SKOL FOLIA, projeto no qual a marca busca estar presente nos principais eventos de música baiana do país; SKOL SENSATION, um espetáculo de sensações com os melhores DJs, performances, sons e luzes, realizado pela primeira vez em 2009 e que se transformou no maior evento de música eletrônica do planeta, arrastando em sua última edição mais de 40.000 pessoas; SKOL PRAIA, um evento que é um paraíso a céu aberto realizado em diversas praias brasileiras, com serviços exclusivos como chuveiro com água doce, banheiros, guarda-sóis, esteiras, cadeiras, Djs, diversão e muita música eletrônica; SKOL FACUL, um circuito de festas e eventos universitários; e mais recentemente SKOL RADIO, um novo aplicativo para internet, iPhone e iPod Touch, que permite acompanhar as últimas tendências do cenário pop, conferir agendas de eventos e personalizar playlists.

 

Uma comunicação redonda
A SKOL se conecta com o consumidor por meio de um sabor, uma postura, uma linguagem, um design, cenários, atividades e patrocínios únicos. Um exemplo de sucesso em sua comunicação é o famoso slogan criado em 1997: A cerveja que desce redondo. Ele mostra como uma linguagem certa pode criar valor para a marca. A linguagem captura descritiva e emocionalmente a imagem de uma cerveja saborosa. O slogan virou um mantra - desce redondo – fazendo parte do cotidiano e do vocabulário dos brasileiros. Quando algo dá certo no Brasil, ouve-se a expressão desceu redondo, um sinal concreto da força do slogan. Pesquisas mostram que 80% dos consumidores repetem o slogan da SKOL espontaneamente. A seta giratória ratifica a proposta do slogan – desce redondo -, e se transformou em ícone da marca. Vinte meses após o lançamento do novo posicionamento da marca, a SKOL passou à frente das tradicionais marcas Brahma e Antarctica. Tornou-se a cerveja líder no Brasil, com uma fatia de 24.7% do mercado (julho de 1998). Além disso, moderna e irreverente, a marca sempre colocou no ar campanhas bem humoradas e inovadoras como os inesquecíveis comerciais: Tatuís, Pedidas, ET e Raio X de ET. Dois desses filmes podem ser vistos clicando nos ícones abaixo.


Redonda com responsabilidade
A SKOL é a marca pioneira em publicidade de consumo responsável, quando lançou, em 2001, a primeira campanha sobre o tema, onde através de uma vinheta veiculada nos principais jogos de futebol televisionados, latinhas de SKOL se transformavam em táxi, lembrando que esse tipo de transporte é a melhor opção quando se consome bebida alcoólica. Em abril de 2003, a campanha para reforçar a questão do consumo responsável de bebidas alcoólicas ganhou o criativo slogan “Beber redondo é beber com responsabilidade”. Em 2005, os cantores Carlinhos Brown e Falcão (O Rappa) foram outros porta-vozes do consumo responsável, lançando o “Manifesto Redondo”. A partir de 2008, a campanha de conscientização começou a utilizar o tema “Motorista da rodada”, uma forma de incentivar as pessoas a elegeram o motorista que conduzirá o veículo, e obviamente não irá ingerir bebidas alcoólicas. A marca também utiliza suas embalagens como ferramenta para a divulgação da campanha estampando a frase “escolha o motorista da rodada antes de abrir e faça um brinde a ele depois”.

 

A evolução visual
O logotipo da SKOL passou por algumas alterações ao longo dos tempos, assumindo uma imagem literalmente redonda para acompanhar o posicionamento e conceito da marca. Nas últimas alterações o símbolo do “redondo” (representado por uma seta) acabou sendo incorporado definitivamente na letra O do nome da marca.

 

Além disso, os rótulos de seus produtos (garrafas e latas) também foram modernizados e acompanharam a evolução visual da marca.

 

Os slogans
Sai dessa abre uma Skol. (1990)
A cerveja que desce redondo. (1997)
Tá na Roda? Tá Redondo. (2005)
Com Skol tudo fica redondo. (2006)
Porque redondo é rir da vida. (2009)
Um por todos. Todos por uma. (2010)

 

Dados corporativos
● Origem: Europa
● Lançamento: 25 de agosto de 1964
● Criador: Quatro cervejarias
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Ambev (sob licença no Brasil)
● Capital aberto: Não
● Presidente: João Castro Neves
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Valor da marca: R$ 7.277 bilhões (2011)
● Presença global: 20 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 46.500 (Ambev)
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Cervejas
● Concorrentes diretos: Itaipava, Kaiser e Devassa Bem Loira
● Ícones: A inovação no setor de cervejas
● Slogan: Um por todos. Todos por uma.
● Website: www.skol.com.br

O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca SKOL está avaliada em R$ 7.277 bilhões, ocupando a posição de número 5 no ranking das marcas mais valiosas do Brasil.

A marca no mundo
A cerveja SKOL (cuja marca pertence à cervejaria dinamarquesa Carlsberg e comercializada no Brasil sob licença da Ambev) é líder absoluta do mercado brasileiro com aproximadamente 32% de participação, sendo a quarta cerveja mais consumida do mundo. Hoje em dia a SKOL oferece uma gama completa de opções de embalagens para seus consumidores: latas (269ml, 350ml e 473ml) e garrafas (300ml, 355ml, 500ml, 600ml, 630ml e 1 litro), além do barril de cinco litros. A marca SKOL é comercializada pela Carlsberg ainda em 20 outros países, em grande maioria africanos e asiáticos. Porém, a cerveja é bem diferente da produzida no Brasil.

Você sabia?
A SKOL não disponibiliza para venda aos consumidores as famosas geladeiras personalizadas presentes em bares e em suas campanhas publicitárias.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Veja), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 13/6/2012

6 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de ver alista de paises que possui a cerveja shol

Anônimo disse...

Caramba, sem noção esse povo oO... Me deu diarréia mental de ler isso! Sem brincadeira. Um post tão bacana e uns comentários desse tipo ¬¬''... Só por Deus mesmo!

Blog magnífico! Amo isso aqui. Agradeço ao blogueiro por disponibilizar esse tipo de informação!

Anônimo disse...

a cerveja skol é diferente como em outros países?E pq??

Anônimo disse...

Obrigada pelas informações! Estou fazendo um trabalho da matéria "Mix comunicacional e marca" e vou falar sobre a Skol. Esse post tá me ajudando bastante!

=)

adriel disse...

excepcional esse post me ajudou mto no trabalho agora so falta eu passar kkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

Anônimo disse...

oiiiiii
to fazendo um trabalho sobre gestao de marcas focado no crecimento da skol esse post me ajudou muito... ela agora é a sexta marca que mais cresceu no mundo todo... fala sobre isso tb! valeu galera
bjo