29.5.06

SKOL


Frequentemente são vistas em rodas de amigos, rodas de samba, mesas redondas, e também quadradas, de muitos bares e botecos. São indispensáveis para assistir uma partida, onde a redonda é a estrela principal (para quem está em dúvida, é futebol mesmo), em reuniões redondamente alegres, na maioria dos ambientes redondamente descontraídos, e nas praias, onde elas são o objeto de desejo. Onde tem alegria, tem SKOL, a cerveja que desce mais redonda do Brasil. 

A história 
Curiosamente a história da SKOL não começou no Brasil. A origem da marca tem início exatamente no dia 25 de agosto de 1964 na Europa, quando quatros importantes cervejarias, Allied Breweries (Reino Unido), Labatt (Canadá), Pripps-Bryggerierna (Suécia) e Unibra (Bélgica), em uma tentativa de criarem uma marca global de cerveja, que seria licenciada para ser produzida em vários países, fundaram a SKOL INTERNATIONAL. Na língua sueca, Skol (escreve-se skål) significa “à vossa saúde/à nossa saúde”, expressão que muitas pessoas usam antes de fazer um brinde ao levantarem seus copos. A cerveja SKOL PILSEN chegou ao Brasil pouco depois, no dia 5 de agosto de 1967, sob licença, após alcançar grandes resultados no velho continente. Mas a missão no mercado brasileiro era complicada, afinal existiam marcas centenárias como a Antarctica, Brahma (conheça essa história aqui) e a Bohemia (saiba mais aqui). Inicialmente foi a pequena Cervejaria Rio Claro, fabricante da tradicional Caracu, que lançou o produto no mercado brasileiro, inicialmente na cidade de Brasília, e na sequência, em 1980, a Companhia Cervejaria Brahma iria adquirir a marca para uso exclusivamente no país.
  

A partir da década de 1970 a marca começou a revolucionar o então monótono segmento brasileiro de cervejas, e a partir deste momento o mercado nunca mais seria o mesmo. Uma inovação puxou a outra. E a família SKOL não parou mais de crescer com o lançamento da primeira lata em folha de flandres (1971), laminado composto por ferro e aço e revestido por estanho; a primeira lata em alumínio (1989), permitindo assim a conservação da cerveja gelada por muito mais tempo; a embalagem long neck com tampa de rosca (que dispensava o uso de abridor) e a lata de 473 ml (conhecida como latão da SKOL) em 1993; a nova versão da embalagem long neck de 355 ml, dentro do padrão internacional para embalagens descartáveis, em 1996; e a primeira lata com boca redonda (abertura maior), em 1997. Nesta época, a SKOL era a número 3 no mercado brasileiro de cervejas, atrás apenas das tradicionais Brahma e Antarctica. Sua participação de mercado na época era de 19.7% e a marca possuía imagem sólida e uma boa rede de distribuição em todo território nacional.
  

Foi ainda na década de 1990 que a SKOL começou a investir maciçamente em marketing, como por exemplo, em 1998 quando apostou na exposição de seu produto nos pontos-de-venda para impulsionar as vendas. Suas tradicionais geladeiras se tornaram objeto de desejo para marmanjos de todo o país. A partir de 1999, a SKOL passou a fazer parte da Companhia de Bebidas das Américas (AmBev), resultado da fusão entre as cervejarias Brahma (detentora da marca) e Antarctica. Ainda este ano, dando continuidade ao patrocínio a grandes eventos, a SKOL, patrocinadora oficial do Campeonato Brasileiro de Supercross, trouxe pela primeira vez ao Brasil, o então campeão mundial da modalidade, Jeremy MacGrath, para uma apresentação free style (estilo livre). A marca fechou o ano com o lançamento da campanha “2000 o verão mais redondo do planeta”. Essas ousadas ações conquistaram milhões de consumidores jovens e formadores de opinião. Nesta época, era praticamente impossível uma aglomeração com galera jovem sem latas e garrafas de SKOL na mão. Churrasco então, nem pensar em não ter SKOL.
   

Finalmente em 2002 a SKOL atingiu o posto de cerveja mais consumida do Brasil, mantendo esta posição até os dias de hoje, com mais de 30% de participação de mercado. Ainda este ano, com a necessidade de criar um produto para um público mais jovem e frequentador de baladas noturnas, a marca lançou a cerveja SKOL BEATS, que revolucionou o mercado pelas características que o consumidor desejava para as ocasiões de agito: teor alcoólico na medida certa (5.2%), menor amargor e pouco sabor residual. Na embalagem, uma revolução: a garrafa long neck transparente (330 ml) com design moderno e inovador. Seu formato sinuoso fazia referência ao “S” de SKOL, com o nome projetado em alto relevo. Devido ao sucesso, a linha SKOL BEATS seria ampliada no decorrer dos anos com o lançamento de novos sabores.
   

Nos anos seguintes as inovações não pararam: Big Neck de 500 ml; Geladona, garrafa que conserva a temperatura por mais tempo; a embalagem multipack com 18 unidades (2007), a Skol Redondinha que gela rapidinho, incluindo sua versão Skol Beats para tomar em qualquer lugar; e a Skol Litrão, que literalmente não deixa o quarto copo vazio.
   

No final de 2018, após cinco anos de intenso desenvolvimento, em uma parceria entre especialistas brasileiros e belgas, a marca lançou no mercado a SKOL PURO MALTE, uma cerveja feita com 100% de malte de cevada (ou seja, sem milho ou cereais não maltados entre seus ingredientes). A intenção era criar uma cerveja que não fosse pesada (como as outras do segmento) e pudesse ser consumida em diferentes ocasiões. A nova cerveja chegou ao mercado nas versões lata (269 ml) e garrafa (600 ml). Além disso, nos últimos anos, inserções em reality shows, participação em esquetes de canais famosos e criação de iniciativas interativas entre público e marca foram alguns dos exemplos de sucesso adotados pela SKOL em sua comunicação.
   

SKOL é a marca jovem, ousada, irreverente e inovadora: que desce redondo entre os milhões e mais diversos Brasileiros. Tudo conquistado com pioneirismo, irreverência, espírito jovem, buscando sempre surpreender o consumidor com ações inovadoras. Foi assim que a marca se transformou em sinônimo de pioneirismo e entretenimento no segmento de cervejas no mercado brasileiro. Mas uma pergunta permanece no ar: qual será a próxima inovação de SKOL? Provavelmente extremamente redonda, como diriam seus consumidores.
  

A linha do tempo 
1994 
Lançamento da SKOL BOCK, cerveja escura e mais forte que a original para ser consumida no inverno. 
1995 
Lançamento da SKOL ICE, uma cerveja com teor alcoólico elevado, de seis 6 graus (dois a mais que a convencional), e que durante a produção era submetida a um processo de resfriamento.
2004 
Lançamento da SKOL BIG NECK, uma garrafa (500 ml) para consumo individual que dispensava o abridor, pois tinha tampa de rosca, proporcionando o prazer de beber na garrafa com sua boca “redondona”.
2005 
Lançamento, no verão, da SKOL GELADONA, uma edição limitada vendida em uma lata de 473 ml que conservava a cerveja gelada por muito mais tempo, graças a uma tecnologia de isolante térmico inédita no país, que impedia a passagem do calor externo para o líquido. 
2006 
Lançamento da SKOL LEMON, cerveja com baixo teor alcoólico e um toque de limonada. A decisão de lançá-la foi fundamentada em pesquisas que sinalizaram que na Alemanha essa categoria de cerveja era a que mais crescia e equivalia atualmente a 5% do mercado germânico, um dos maiores do mundo, Porém, o produto não agradou ao público brasileiro, sendo considerado um dos poucos erros que a marca cometeu durante os últimos 20 anos. 
Lançamento da garrafa de 600 ml com termômetro que avisava quando a cerveja estava gelada. A garrafa possuía um rótulo termosensível que mudava de cor quando o líquido estava no ponto certo para beber. O novo rótulo trazia uma seta transparente que ficava gradativamente azul a partir de -4°C, temperatura considerada ideal para o consumo da cerveja. 
2008 
Lançamento da nova garrafa de vidro, com 630 mililitros, ou seja, 30 mililitros a mais que as garrafas-padrão da categoria. A nova garrafa tinha alguns recortes diferenciados. O corpo e o gargalo eram mais afunilados com a palavra AmBev escrita em alto relevo, e desenho de um abridor de garrafas. Além disso, o pescoço foi remodelado para ajudar a pegada na hora de servir e evitar que o consumidor segure o corpo da garrafa, esquentando a bebida. Esta garrafa estava disponível inicialmente apenas na cidade do Rio de Janeiro. 
Lançamento da SKOL LITRÃO, embalagem retornável em vidro de um litro. 
Lançamento da SKOL REDONDINHA, lata de 269 ml, menor e mais fina, como nova aposta da marca no segmento de cervejas. A lata possuía a tecnologia termosensível, capaz de avisar quando a cerveja estava na temperatura ideal para ser consumida. 
2010 
Lançamento do SKOL CINCÃO, primeiro barril com 5 litros de cerveja do mercado brasileiro. Disponível primeiramente nos principais supermercados da cidade de São Paulo, a novidade tinha como conceito o “Impressionantemente redondo”. 
Lançamento da garrafa de 300 ml, perfeita para qualquer ocasião. 
Lançamento da garrafinha de vidro de 250 ml, batizada de SKOL RAPIDINHA, que chegou ao mercado como a 12ª e menor embalagem da marca. 
Lançamento da SKOL 360º, desenvolvida após três anos de pesquisas e que trazia ao consumidor um novo produto, atendendo a um apelo antigo do público cervejeiro: uma cerveja que não estufa e não empanturra. Para ser produzida, essa cerveja passava por um processo de fabricação inovador, realizado com ciclo rápido de baixa fermentação, o que serviu de inspiração para o nome do novo produto. O inusitado slogan de lançamento do produto era “A cerveja com bebabilidade”
2013 
Lançamento da SKOL BEATS EXTREME, uma cerveja mais alcoólica (com 6.9% de graduação) e comercializada em uma garrafa preta, pouco comum para o segmento. A versão foi criada especialmente para casas noturnas, mirando um público frequentador de festas, e não bares. 
Lançamento das garrafas de alumínio (473 ml e com cinco estampas diferentes), que depois de vazias, podiam se transformar em diferentes objetos de decoração, batizadas de SKOL DESIGN. Paralelamente foram vendidos kits de decoração com peças que transformam o produto em luminárias, relógios, galheteiros, castiçais ou vasos. 
2014 
Lançamento da cerveja SKOL BEATS SENSES, que concentrava música, balada e o universo jovem em uma única e exclusiva embalagem azul que se diferenciava dos concorrentes, mas mantinha o tom de voz e a personalidade da marca. A cerveja tinha 8% de graduação alcoólica. 
2015 
Lançamento da cerveja puro malte SKOL ULTRA, com menos carboidratos e calorias, que apresentava novidade na embalagem: garrafas decoradas com rótulos autoadesivos transparentes. 
Lançamento da SKOL BEATS SPIRIT, bebida mista de cereja, limão e maçã com teor alcoólico de 7,9% e que podia ser consumida com gelo. A garrafa verde - cor também do líquido - apostava em um formato icônico, o corpo em “S”, e rótulo que brilhava sob luz negra. 
2017 
Lançamento da nova garrafa long neck de 275 mililitros e incolor para o verão. 
2018 
Lançamento da SKOL HOPS, uma cerveja puro malte com “um blend exclusivo de lúpulos aromáticos”. Ou seja, sem milho ou cereais não maltados nos ingredientes. A garrafa long neck (275 mililitros) de vidro incolor apresentava uma grande novidade: a tampa pull off, que vinha com anel, como o das latas, para abertura mais prática, sem precisar de nenhum utensílio. 
Lançamento de dois novos sabores de SKOL BEATS inspirados em baladas. A bebida da noite era a Skol Beats Fire (bebida mista com aroma e sabor cítrico e uma leve nota de pimenta), enquanto a do dia era Skol Beats Frost (bebida mista com um aroma e sabor de limão mais forte, e um fundo cítrico).
  

Inovação no DNA
Para reforçar seu propósito de cerveja jovem, a marca sempre mantém um forte compromisso com a inovação. Algumas delas revolucionaram o setor de cervejas no Brasil, como por exemplo, as latas de folhas de flandres e a lata de alumínio, entre tantas outras. Com uma linha de produtos que vão muito além da cerveja, expande as fronteiras da marca e cria relevância para o consumidor. Por exemplo, para facilitar o “churrasco da galera” lançou em parceria com a Consul (conheça essa outra marca aqui) uma geladeira que prometia acabar com o malabarismo entre a cerveja e o congelador, gelando até 75 latinhas sem congelá-las. Além disso, manteve durante anos o S.A.C Skol (serviço de atendimento ao churrasqueiro), que reunia dicas e informações para amantes do churrasco. A SKOL também se associou a outras marcas para criar novas experiências de consumo para seu público. Como por exemplo, em 2012 quando criou, em parceria com a chocolateria Folie, um ovo de páscoa de chocolate trufado com cerveja SKOL. Com um leve gosto de cerveja, o Redondinho foi vendido em pequenos engradados com seis unidades. Ou no ano seguinte quando apresentou mais uma surpresa: um sorvete no sabor de cerveja SKOL (feito de leite e da bebida alcoólica), produzido pela Rochinha (conheça essa outra história aqui) e vendido em edição limitada.
  

Em 2015, a marca lançou o CUBO SKOL, que permitia servir os clientes com mais praticidade e agilidade. Comportando até quatro garrafas por vez, o cubo não utilizava gelo, tinha alça que servia como um abridor e não molhava a mesa. Exclusivo para estabelecimentos comerciais, o equipamento era um substituto dos tradicionais baldes de gelo e das “camisinhas”, mantendo a cerveja em temperatura abaixo de zero grau por até 1 hora, e facilitando assim o trabalho dos garçons.
   

Já em 2017, para encerrar o verão em que utilizou o conceito “Viva a diferença” em toda sua comunicação, a SKOL lançou uma edição limitada de latas, batizadas de Skolors, que abriam mão temporariamente do amarelo característico de sua identidade visual para adotar cinco tons diferentes, alusivos às diferentes cores de pele e diversidade que constitui a população brasileira. Os consumidores também podiam participar de uma brincadeira nas redes sociais, criando uma lata digital personalizada com a cor de sua pele, identificada na foto do perfil de usuário por uma ferramenta especial.
  

Em 2019, a SKOL voltou a inovar e criou uma nova experiência para seus consumidores, ou melhor, para os “companheiros fiéis” deles. Com isso a marca trouxe ao mercado a sua bebida para animais de estimação. Em parceria com a rede de lojas Petz (conheça essa outra história aqui), a marca lançou a SKOL DOGZ, bebida desenvolvida para agradar o paladar dos cães, feita à base de água, malte e carne, sem álcool. O produto era vendido em packs com edição limitada contendo uma garrafa long neck de Skol Puro Malte e uma de Skol Dogz, “cerveja” criada pela Dog Beer. A renda era revertida para o Instituto Pet Van, da estudante de medicina veterinária e influenciadora Vanessa Mesquita, incentivadora da adoção de animais.
  

Ainda em 2019, inspirada por gírias populares do mundo virtual, a marca apresentou latas especiais saídas diretamente de sua novela social, a “Tour das Tours”, veiculada no Facebook. Com isso, ofereceu aos consumidores um pack exclusivo com seis latas de 269 mililitros que traziam seis gírias comuns do mundo virtual: Arroba, Fanfiqueira, Biscoiteira, Afrontosa, Atenta e Embuste. Além da palavra, os consumidores encontravam o significado de cada uma delas.
  

Mais recentemente, em 2021, a marca iniciou os testes da Snap Pack, uma embalagem sustentável que utiliza uma alça presa diretamente às latinhas para reduzir em 70% a utilização de plástico. Segundo a marca, as cervejas com o invólucro teste podiam ser encontradas na cidade de Ribeirão Preto (SP) a partir de agosto, e o produto contribuía com a meta da empresa de zerar a poluição de plásticos até 2025.
  

Marketing agressivo 
Com espírito jovem, inovador e ousado, a marca acredita sempre que a realização de patrocínio a eventos culturais é uma das formas de atingir seu público-alvo (jovens entre 18 e 27 anos) e consolidar sua posição de liderança no mercado nacional. Justamente por isso, as inovações da SKOL não se limitaram apenas à linha de produção e embalagens. Afinal, SKOL sempre foi uma cerveja de espírito jovem, criada para ser compartilhada entre amigos. E dessa vontade nasceram eventos que se transformaram em autênticas manifestações culturais: SKOL ROCK, um grande festival de bandas inéditas que contou a exibição do grupo Offspring em 1997; SKOL BEATS, festival que abrangia os mais diversos estilos de música eletrônica, sendo a primeira marca a investir neste tipo de evento no ano de 2000, quando foi realizada a primeira edição que reuniu mais de 18 mil pessoas (já na oitava edição, compareceram mais de 60 mil jovens); SKOL STAGE, um projeto itinerante voltado para quem gostava de música e estava sempre antenado a novos sons; BLOCO SKOL no Carnaval de Salvador; e SKOL FOLIA, projeto no qual a marca buscava estar presente nos principais eventos de música baiana do país.
    

E não parou por aí. A marca lançou também SKOL SENSATION, um espetáculo de sensações com os melhores DJs, performances, sons e luzes, realizado pela primeira vez em 2009 e que se transformou no maior evento de música eletrônica do planeta, arrastando em sua última edição (em 2014) mais de 40.000 pessoas; SKOL PRAIA, um evento que era um paraíso a céu aberto realizado em diversas praias brasileiras, com serviços exclusivos como chuveiro com água doce, banheiros, guarda-sóis, esteiras, cadeiras, DJs, diversão e muita música eletrônica; SKOL FACUL, um circuito de festas e eventos universitários; SKOL RADIO, um aplicativo que permite acompanhar as últimas tendências do cenário pop, conferir agendas de eventos e personalizar playlists; e SKOLAND, um blog que tratava de música, cinema, cultura pop e viagens. Já em 2014, a marca apostou alto em plataformas ao redor da música; não só foi a patrocinadora oficial do Festival Lollapalooza como também lançou três selos musicais sob a bandeira SKOL MUSIC, um movimento precursor no Brasil para apoiar novos artistas.
  

Por fim, vale mencionar, já dentro do conceito “Aperte o on”, a promoção “Viva Las Vegas”, a maior da história da marca, realizada em julho de 2015. Em pontos de venda, as pessoas, ao apertar o on, concorriam a rodadas de SKOL e à viagem com mais dois amigos para Las Vegas, a capital mundial da diversão. Foram aproximadamente 10 mil blitz, em 40 cidades brasileiras. Na segunda etapa, nove cidades receberam “House Parties” com os finalistas. No total, 90 pessoas ganharam a promoção e visitaram Las Vegas. A promoção contou com um comercial com a participação de Mike Tyson, Paola Oliveira e o DJ americano Steve Aoki, tudo ao som de “Viva Las Vegas”, de Elvis Presley. O enredo brincava com o que acontece na cidade, mostrando de forma exagerada o que os ganhadores viveriam nos quatro dias de viagem.
   

Uma comunicação redonda 
A comunicação da marca tem um divisor de águas. Entre 1990 e 1996, a SKOL assumiu diversos posicionamentos e tentou diferentes slogans. Havia descontinuidade em sua estratégia de comunicação, foco, formato, linguagem, público-alvo e investimento em mídias. Foi então que a SKOL passou a se conectar com os consumidores por meio de um sabor, uma postura, uma linguagem, um design, cenários, atividades e patrocínios únicos. Um exemplo de sucesso em sua comunicação é o famoso slogan criado pela agência F/Nazca Saatchi & Saatchi em 1997: A cerveja que desce redondo. Ele mostra como uma linguagem certa pode criar valor para a marca. A linguagem captura descritiva e emocionalmente a imagem de uma cerveja saborosa. O slogan virou um mantra - desce redondo - fazendo parte do cotidiano e do vocabulário dos brasileiros. Quando algo dá certo no Brasil, ouve-se a expressão desceu redondo, um sinal concreto da força do slogan. Pesquisas mostram que 80% dos consumidores repetem o slogan da SKOL espontaneamente. A seta giratória ratificava a proposta do slogan - desce redondo -, e se transformou em ícone da marca. Vinte meses após o lançamento do novo posicionamento da marca, a SKOL passou à frente das tradicionais marcas Brahma e Antarctica. Tornou-se a cerveja líder no Brasil, com uma fatia de 24.7% do mercado (julho de 1998).
  

O filme comercial “Raio-X” foi incumbido de apresentar o conceito “desce redondo” para o público em geral. No comercial eram feitas representações gráfica e sonora da cerveja que desce redondo (SKOL), em contraponto a uma que desce quadrado. Um ano depois, o comercial “Bunda quadrada” reforçava o conceito, com dose caprichada de irreverência. Na praia, um rapaz bebia a “cerveja Quadrada” e começava a ver as formas redondas virarem quadradas: o sol, o guarda-sol, o frisbee, as rodas da bike, o peito, o bumbum. Na mesma linha, o vídeo “Médico”, de 1999, mostrava um homem com um quadrado entalado na garganta durante consulta médica. O doutor resolvia o problema pedindo ao paciente que bebesse alguns goles de SKOL, mas no fim alertava: “Vai doer um pouquinho para sair”.
  

Um dos comerciais mais divertidos e inesquecíveis da campanha apresentava rodinhas de amigos, surfistas, casados e mulheres em total descontração na praia. E de repente surge uma hilária rodinha de Tatuís (uma espécie de crustáceo), que faziam a dança da chuva e esperavam as pessoas de cada rodinha abrir suas latas de SKOL para que os pingos caíssem em cima deles. O comercial lançado no ano de 2000 pode ser assistido abaixo.
  

A Copa do Mundo (afinal, futebol e cerveja é uma dupla quase inseparável) sempre inspirou a SKOL e rendeu peças publicitárias antológicas, embora a marca nunca tenha sido patrocinadora do evento. Por exemplo, o filme “Trave”, de 2006, divertiu o público ao mostrar como seria uma decisão de futebol entre Brasil e Argentina, “se o cara que inventou a Skol tivesse inventado a trave”: ela teria pés e se deslocaria a favor da seleção verde-amarela. A assinatura: “Com Skol, o Brasil fica redondo”. Já no mundial seguinte, em 2010, a descontração entrou em campo. No comercial, batizado de “Argentinos do samba” (assista aqui), um grupo de torcedores argentinos, ao abrir a lata SKOL, começava a se comportar de um jeito brasileiro: sambava, decidia cortar seus “mullets” e tirava a camisa da Argentina. Para fechar com chave de ouro, a frase “Skol. Qualquer torcida fica redonda”. E na Copa do Mundo de 2014, a SKOL lançou uma campanha em que propunha nova versão para o hino da Inglaterra e da Itália, ao mesmo tempo em que relembrava fatos marcantes da história do futebol de cada nação. No primeiro filme (assista abaixo), “God save the Queen” virou “Bigode, serve the Queen”, entoado por brasileiros dentro de um pub, que saúdam o país por inventarem o futebol, e por não vencerem o Mundial desde 1966. No outro filme (assista aqui), o hino italiano manteve o tom de tenor do original, mas a letra fazia agradecimentos: “Vocês nos deram o maccheroni, o cannelloni e o panettone”.
  

Redonda com responsabilidade 
A SKOL é a marca pioneira em publicidade de consumo responsável, quando lançou, em 2001, a primeira campanha sobre o tema, onde através de uma vinheta veiculada nos principais jogos de futebol televisionados, latinhas de SKOL se transformavam em táxi, lembrando que esse tipo de transporte é a melhor opção quando se consome bebida alcoólica. Em abril de 2003, a campanha para reforçar a questão do consumo responsável de bebidas alcoólicas ganhou o criativo slogan “Beber redondo é beber com responsabilidade”. Em 2005, os cantores Carlinhos Brown e Falcão (do grupo O Rappa) foram outros porta-vozes do consumo responsável, lançando o “Manifesto Redondo”. A partir de 2008, a campanha de conscientização começou a utilizar o tema “Motorista da rodada”, uma forma de incentivar as pessoas a elegeram o motorista que conduzirá o veículo, e obviamente não irá ingerir bebidas alcoólicas. A marca também utilizava suas embalagens como ferramenta para a divulgação da campanha estampando a frase “escolha o motorista da rodada antes de abrir e faça um brinde a ele depois”.
  

Outro exemplo de responsabilidade se deu com a criação do aplicativo GPS SKOL em 2012. No filme publicitário da campanha, o locutor explicava que, em função do aumento da procura por cerveja SKOL, donos de bar estavam elevando o preço do produto. Então, a SKOL desenvolveu um aplicativo “para salvar os cervejeiros”. Além de encontrar a SKOL com o melhor preço, o aplicativo traçava rotas até o endereço sugerido e disponibilizava os números dos telefones de táxi para o usuário que precisasse desse serviço.
   

A evolução visual 
O logotipo da SKOL passou por diversas modificações ao longo dos anos. Em 1989 aconteceu a primeira modificação significativa com a adoção das cores vermelha e amarela. Mas foi somente a partir da década de 1997 que a identidade visual assumiu uma imagem literalmente redonda para acompanhar o posicionamento e conceito da marca. Com isso, a identidade visual adotou a tradicional seta giratória vermelha em um fundo redondo amarelo. Em 2000, esse logotipo foi modernizado e ganhou um visual em 3D. Em 2007, foi apresentado um novo logotipo, no qual o símbolo do “redondo” (representado pela seta giratória) acabou sendo incorporado definitivamente à letra O do nome da marca. Além disso, uma nova tipografia de letra foi adotada. Pouco depois, esse logotipo foi modernizado, ganhando uma nova tipografia de letra e um novo design para a seta giratória. Outra alteração ocorreu em 2012 quando o logotipo apresentou uma nova tipografia de letra (mais moderna e alongada) e a seta giratória em um fundo amarelo retornou, agora posicionada acima do nome. Em 2016, o logotipo foi apenas simplificado (o símbolo foi excluído) e, a partir de 2018, também passou a ser aplicado todo na cor preta.
  

Além disso, o design de suas latas (ícone da SKOL) também foi modernizado e acompanhou a evolução visual da marca. Por exemplo, em 2012 as latas adotaram definitivamente a cor amarela. Além disso, a seta giratória, que simboliza o conceito “Desce redondo”, ganhou destaque no rótulo. Pouco depois, em 2016, as latas ganharam um novo layout. Com a mudança, a seta símbolo da marca passou a dominar a área central do rótulo, sendo a grande protagonista da embalagem, com cores fortes e contrastantes no entorno, elementos que traziam dinamismo e irreverência. O atual design da lata foi adotado no final de 2018. A principal cor ainda é a amarela, mostrando muito bem a coloração da bebida. Já o topo das latas voltou a apresentar o branco para caracterizar a espuma da cerveja.
  

Os slogans 
Leve Pra Diversão Ir Mais Longe. (2020)
Quem Viver Verão. (2018) 
No verão tá redondo, tá junto. (2017) 
Redondo é sair do seu quadrado. (2016) 
Aperte ON, Viva Redondo. (2014) 
A vida manda quadrado, você devolve redondo. (2013) 
Um por todos. Todos por uma. (2010) 
Redondo é rir da vida. (2009) 
Tá na Roda? Tá Redondo. (2007) 
Com Skol tudo fica mais redondo. (2005) 
A cerveja que desce redondo. (1997) 
O Sabor da Gente. (1993) 
Sai dessa abre uma Skol. (1990)
     

Dados corporativos 
● Origem: Europa/Brasil 
● Lançamento: 5 de agosto de 1967 (Brasil) 
● Criador: Cervejarias Allied Breweries, Labatt, Pripps-Bryggerierna e Unibra 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Ambev S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Jean Jereissati Neto 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Valor da marca: R$ 18.828 bilhões (2021) 
● Presença global: 30 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Cervejas 
● Concorrentes diretos: Heineken, Amstel, Itaipava, Kaiser, Schin, Petra, Brahma, Budweiser, Eisenbahn e Antarctica 
● Ícones: A seta giratória 
● Slogan: Leve Pra Diversão Ir Mais Longe. 
● Website: www.skol.com.br 

O valor 
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca SKOL está avaliada em R$ 18.828 bilhões, ocupando a posição de número 3 no ranking das marcas mais valiosas do Brasil em 2021. 

A marca no mundo 
A cerveja SKOL (cuja marca pertence à cervejaria dinamarquesa Carlsberg (conheça essa história aqui) e comercializada no Brasil sob licença da Ambev) é líder absoluta do mercado brasileiro com aproximadamente 30% de participação, sendo a quinta cerveja mais consumida do mundo. Hoje em dia a SKOL oferece uma gama completa de opções de embalagens para seus consumidores: latas (269 ml, 350 ml e 473 ml) e garrafas (275 ml, 300 ml, 355 ml, 600 ml e 1 litro). A marca SKOL é comercializada pela cervejaria Carlsberg ainda em 30 outros países, especialmente africanos e asiáticos. Porém, a cerveja é bem diferente da produzida no Brasil, incluindo sua comunicação visual e imagem. 

Você sabia? 
A SKOL não disponibiliza para venda aos consumidores as famosas geladeiras personalizadas presentes em diversos bares e em suas campanhas publicitárias. 
Em 1980, a SKOL era a grande patrocinadora da escuderia brasileira de F1 Fittipaldi Automotive, após o fim do patrocínio da Copersucar no final da temporada anterior. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro, Época Negócios, Embalagem Marca e Veja), jornais (Valor Econômico, Estadão, Folha e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 11/12/2021 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

12 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de ver alista de paises que possui a cerveja shol

Anônimo disse...

Caramba, sem noção esse povo oO... Me deu diarréia mental de ler isso! Sem brincadeira. Um post tão bacana e uns comentários desse tipo ¬¬''... Só por Deus mesmo!

Blog magnífico! Amo isso aqui. Agradeço ao blogueiro por disponibilizar esse tipo de informação!

Anônimo disse...

a cerveja skol é diferente como em outros países?E pq??

Anônimo disse...

Obrigada pelas informações! Estou fazendo um trabalho da matéria "Mix comunicacional e marca" e vou falar sobre a Skol. Esse post tá me ajudando bastante!

=)

adriel disse...

excepcional esse post me ajudou mto no trabalho agora so falta eu passar kkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

Anônimo disse...

oiiiiii
to fazendo um trabalho sobre gestao de marcas focado no crecimento da skol esse post me ajudou muito... ela agora é a sexta marca que mais cresceu no mundo todo... fala sobre isso tb! valeu galera
bjo

Unknown disse...

Parabéns ao blog,excelente para busca de informações.

Anônimo disse...

Otimo blog!
Gostaria de saber sobre a Skol Ultra e a entrada da Skol no mercado esportivo. Você teria essas informações?

Obrigado

Unknown disse...

Ola...
Muito bom o resumo
Mas tenho uma dúvida,
Tenho um litro de skol dos anos 80...pq não é comentado no post
Obrigado

Unknown disse...

Excelente! Continue atualizando, pois a marca lança novidades constantemente.

Helo disse...

Adoro essa Skol puro malte mas essa latinha que vocês estão nos servindo eu não concordo,compro sempre e sempre tem duas três rasgadas dentro do carrinho horrível essas latas. Fora o lacre que não abre gente. Porque mudar pra essas latas que parece papel fura rasga olha isso gente. Todo mundo que conheço estão reclamando e parando de comprar

GRUPO 5ªki-suco disse...

Tinha a Skol Ice ! também não foi comentada!...