20.6.06

PÃO DE AÇÚCAR


Suas lojas estão localizadas sempre quase ao lado da sua casa. Conveniência e conforto a qualquer hora para comprar legumes, frutas e verduras sempre fresquinhas, frutos do mar de ótima qualidade, queijo e vinho das melhores marcas e uma gama enorme de produtos importados. A rede Pão de Açúcar caracteriza-se por ser um supermercado de vizinhança, com foco nos consumidores de perfil cosmopolita, que prima pela variedade e qualidade em produtos e serviços personalizados. O Pão de Açúcar é do jeito que você quer, do jeito que você gosta. E sempre perto, pronto para servi-lo. 

A história 
O início da história do Pão de Açúcar remete ao ano de 1929, quando Valentim dos Santos Diniz, nascido em uma pequena aldeia de Portugal, chamada Pomares do Jarmelo, embarcou em um navio com o sonho de começar uma nova vida na América do Sul. O imigrante português tinha acabado de cruzar o Atlântico e encantou-se com a beleza de um maciço de pedra no horizonte. “É o Pão de Açúcar”, avisou um passageiro. A partir de uma discreta padaria, o jovem lusitano ergueu, em 1948, um estabelecimento que se tornou ponto de encontro das madames paulistanas na época: a doceira Pão de Açúcar, inaugurada no dia 7 de setembro, na Av. Brigadeiro Luiz Antônio, número 3.138. Os serviços do novo negócio eram inovadores por oferecer bufê, doces e salgados que possuíam embalagens diferenciadas, especialmente para a empresa, além de eventos sociais, como por exemplo, batizados, casamentos e noivados. Era o início tímido do que viria a se tornar um dos maiores grupos empresariais brasileiros.
   

Uma década depois, a cidade de São Paulo já apresentava nítidos sinais de modernidade, carecia de ambientes de compras mais adequados aos novos tempos. E foi então que os negócios começaram a se expandir, com a ajuda de seu filho mais velho, Abílio, então com 19 anos, com a abertura do primeiro supermercado na cidade de São Paulo, ao lado da doceira, no bairro do Jardim Paulista, no dia 14 de abril de 1959. O novo supermercado trazia novidades como o sistema de auto-serviço, adotado para atender às novas necessidades dos clientes. A loja 1 funciona no mesmo endereço até os dias de hoje, sendo conhecida como o laboratório da rede (afinal é lá que o Pão de Açúcar testa várias funcionalidades). A partir daí “pioneirismo” seria a palavra chave na expansão da empresa.
   

Em 1963 inaugurou sua segunda loja de supermercado, no tradicional bairro de Higienópolis, e pouco depois, em 1966, incorporou a rede Sirva-se, com a aquisição de 11 lojas. Ainda este ano, na cidade litorânea de Santos foi inaugurado o 12º supermercado da rede, o primeiro fora da capital paulista. Além disso, a rede abriu seu primeiro supermercado dentro de um shopping no Brasil, localizado no sofisticado Shopping Iguatemi, em São Paulo. Em 1968 foi criada a Divisão Internacional, com a inauguração de lojas em Portugal, Angola e Espanha (que seriam fechados anos mais tarde). Em 1969, de forma pioneira, inaugurou o primeiro supermercado 24 horas do país, também na capital paulista. Nesta época o Pão de Açúcar tinha 60 supermercados espalhados por 17 cidades e já fazia parte da vida de milhares de paulistanos.
   

O filho do fundador, Abílio Diniz, cresceu entre os fregueses da confeitaria do pai e sua missão de ajudar na direção da empresa logo ficou evidente. Começou como gerente de vendas, quando o Pão de Açúcar era uma locomotiva que se expandia a todo vapor. Os supermercados conquistavam os clientes dos antigos açougues e mercearias de bairro. Com Abílio à frente do negócio, o grupo tornou-se um dos maiores conglomerados do Brasil. Na década de 1970 a empresa diversificou seus negócios, inaugurando, em 1971, em Santo André, o JUMBO, primeiro hipermercado do Brasil que vendia “de alface a helicóptero”; lançando ainda em 1971 o primeiro produto de marca própria, o detergente biodegradável em pó ALV; e adquirindo várias redes de supermercados menores nos estados do Ceará, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e também em São Paulo.
   

Na década de 1980, fechou o círculo do varejo com novos formatos de loja. Além dos Supermercados Pão de Açúcar, dos hipermercados JUMBO e do MINIBOX (um conceito de lojas despojadas, com um número reduzido de itens e preços muito competitivos, direcionadas à população de baixa renda), inaugurou o Superbox (loja depósito), o Peg & Faça (loja de bricolagem) e a Sandiz (loja de departamentos). Além disso, em 1984, colocou em funcionamento dois laboratórios de controle de qualidade, um para os produtos de Marca Própria e outro para produtos perecíveis. Em 1989, inaugurou uma nova geração de hipermercados com a marca EXTRA (conheça essa outra história aqui). O grupo cresceu orientado por três pilares centrais: responsabilidade, respeito ao cliente e inesgotável capacidade de inovação. Porém a maré de sorte do Pão de Açúcar foi interrompida no final desta década. Planos econômicos congelaram preços, começou uma guerra acionária entre os irmãos Diniz e, para completar, em dezembro de 1989, Abílio foi sequestrado em São Paulo e libertado depois de 153 horas no cativeiro.
   

A crise instaurada deixou a empresa sem dinheiro sequer para pagar os fornecedores. O grupo estava à beira do abismo. Quatrocentas unidades da rede haviam sido fechadas e mais de 30 mil funcionários foram demitidos. Parecia não restar alternativa para a empresa senão definhar até morrer. Foi aí que entrou em cena o ímpeto empresarial de Abílio Diniz. Ele não se conformou. Vendeu imóveis, tomou empréstimos e anunciou a venda dos carros cedidos aos gerentes e diretores. Com novo posicionamento mercadológico, fechou lojas não lucrativas e vendeu as empresas coligadas para se focar no varejo alimentar. Também se aproximou dos consumidores ao criar o cargo de ouvidor, investindo fortemente no seu aperfeiçoamento operacional. A tacada final foi seduzir as donas de casa com promoções irresistíveis. As estratégias adotadas deram muito certo. Em pouco tempo a empresa retomou a expansão através da inauguração de novas e modernas unidades e aquisição ou arrendamento de lojas e redes concorrentes.
   

O empresário não só driblou a crise, como também transformou a rede de supermercados Pão de Açúcar na maior empresa do varejo brasileiro. Seguindo o lema “Cliente: nossa razão de ser”, o Pão de Açúcar sempre esteve voltado para seus consumidores, cuidando para que todo contato que ele tivesse com as suas marcas se traduzisse na melhor experiência, alimentando uma longa relação de fidelidade. Essa preocupação com a satisfação dos clientes conduziu diversas inovações nas operações, como por exemplo, a criação em 1993 do cargo de ombudsman; ou em 1995, ao lançar o Pão de Açúcar Delivery, primeira loja de comércio eletrônico de alimentos do país. Atualmente o serviço conta mais de 15 mil itens à disposição do cliente, de produtos de limpeza a frutas, verduras, legumes fresquinhos, vinhos selecionados, e tudo com fotos e informações nutricionais.
   

Ainda em 1995, a empresa fez sua oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês), na qual obteve US$ 112.1 milhões, sendo a primeira emissão de ações preferenciais de uma companhia varejista de alimentos na Bovespa. Em 1998 inaugurou em São Paulo o Pão de Açúcar Kids: primeiro supermercado educacional do mundo. E no ano seguinte, além de adquirir a rede Peralta, o grupo francês Casino (conheça essa outra história aqui) adquiriu participação relevante de 25% do total do capital da empresa. No início do próximo século, manteve permanente a postura de inovação e renovação. Já em 2000 lançou o Pão de Açúcar Mais, um bem-sucedido programa de relacionamento com promoções, ofertas exclusivas e acúmulo de pontos, uma maneira de retribuir a preferência e mostrar o quanto o cliente é especial para a empresa.
   

Pouco depois, em 2002, a empresa adquiriu a rede Sé Supermercados, ampliando ainda mais sua atuação em São Paulo. A partir de 2006, o Grupo Pão de Açúcar iniciou um enorme processo de reestruturação para se tornar mais competitivo no mercado varejista brasileiro. E a partir de 2011, a empresa ficou no meio de um fogo cruzado entre os acionistas franceses do grupo Casino e o antigo controlador, Abílio Diniz. O Grupo francês assumiu o comando do Pão de Açúcar em agosto de 2012, em uma troca que já era anunciada desde 2006, quando os franceses compraram o controle do grupo. Agora, com a empresa francesa sozinha à frente do negócio, o plano de expansão ganhou mais relevância. Os resultados rapidamente começaram a aparecer: em junho de 2014 a rede inaugurou um novo formato de loja (mercadinho de bairro) com o Minuto Pão de Açúcar, cuja primeira unidade entrou em operação no bairro dos Jardins, região nobre de São Paulo.
  

Como a sustentabilidade é um dos pilares de seus negócios, o Pão de Açúcar tem investido constantemente em ações que promovem a qualidade de vida e o menor impacto na cadeia produtiva. Entre as novidades apresentadas nessa área em 2019 estão a “Horta do Pão”, horta vertical dentro de alguns supermercados (atualmente são aproximadamente 10 unidades) que oferece hortaliças mais frescas e produzidas a partir de processos sustentáveis (hidropônicas). Também anunciou uma importante medida para reduzir o impacto ambiental das embalagens, se tornando a primeira companhia de varejo a se comprometer em substituir 100% das bandejas de isopor utilizadas em frutas, verduras e legumes das marcas exclusivas Taeq (conheça essa história aqui) e Qualitá por uma solução 100% biodegradável em até um ano.
  

Ainda em 2019, a rede implantou facilidades de pagamentos e entregas através de inovações para garantir a rapidez e a eficiência no atendimento aos clientes, como por exemplo, o self check-out (autopagamento), pré-scanning (colaboradores da loja ficam equipados com um leitor móvel e abordam clientes para realizar o procedimento), Scan and Go (o cliente utiliza o próprio celular para escanear os códigos de barra dos produtos e efetuar o pagamento, sem passar por filas ou pelo caixa), Shop and Go (que dá a possibilidade de comprar na loja e receber os produtos em casa em quatro horas, com pagamento na residência) e Delivery Express (garante que o pedido, feito no intervalo das 8h às 16h, chegue em até 4 horas no destino indicado). Em 2020, para garantir o abastecimento de seus clientes de forma rápida e segura durante a pandemia, a rede expandiu a atuação de seu comércio eletrônico. Para isso inaugurou quatro centrais de distribuição em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Pernambuco, exclusivas para as compras online. Além disso, reforçou os estoques de lojas selecionadas e expandiu a modalidade de entrega Express.
  

Em 2021, devido aos novos hábitos de fazer compra por parte dos consumidores impactados pela pandemia, a rede Pão de Açúcar lançou diversas iniciativas que intensificaram o crescimento do e-commerce e melhoraram ainda mais a usabilidade das plataformas, como por exemplo, entrega aos domingos, Clique & Retire em 1 hora, cashback, WhatsApp, PIX, entrega em 30 minutos (ultraconveniência), entrega com carros elétricos e nova ferramenta de busca.
   

Hoje em dia, o Pão de Açúcar tem como principal característica reunir qualidade e variedade de produtos com um atendimento mais próximo, que prima pelo relacionamento com o cliente. É o supermercado de vizinhança, que valoriza a praticidade em um ambiente acolhedor. A rede oferece sortimento diferenciado de produtos e serviços como consultores de vinhos e queijos, além de ser referência em inovação, saúde e sustentabilidade. Além disso, valoriza o relacionamento com os clientes, incentiva a prática do consumo consciente e um estilo de vida saudável. São pequenos momentos cotidianos que trazem a felicidade que o Pão de Açúcar busca inspirar, e a marca participa deles oferecendo alguns dos melhores ingredientes, sejam produtos, serviços e atendimento.
   

A linha do tempo 
2000 
Lançamento da linha GOODLIGHT, com produtos saudáveis criados por Lucília Diniz, autora dos livros “O prazer de viver light” e “O prazer da cozinha light”, que propunha um novo estilo de vida, um modo de cuidar do corpo e da mente, com uma alimentação nutritiva e de baixa caloria. 
2006 
Lançamento no mês de setembro da TAEQ, então única marca completa de bem-estar do mercado brasileiro que atua nos segmentos de nutrição, orgânico, casa, esporte e beleza. O nome Taeq expressa o conceito de vida em equilíbrio. Ele une duas palavras de origem oriental: TAO (equilíbrio) + EKI (energia vital). Hoje o portfólio da TAEQ inclui a oferta de mais de 540 produtos entre frutas, legumes e verduras (FLV) e industrializados. 
2008 
Lançamento da marca própria Qualitá, com produtos básicos, como arroz, feijão, café, ovos, frutas, verduras e legumes. Hoje em dia, a marca própria oferece mais de 1.000 produtos, desde alimentos até itens de higiene e limpeza. Durante anos a marca utilizou o slogan “Faz parte do seu dia”
2011 
Lançamento de um cartão de crédito em parceria com o Itaú (conheça essa outra história aqui). A iniciativa pretendia contribuir para a fidelização dos clientes e promover experiência com a marca. 
2013 
Inicia o sistema de Drive Thru na loja da Avenida Washington Luís, na capital paulista, onde os clientes podiam retirar suas compras feitas pela internet sem sair do carro. 
2014 
Inauguração do primeiro Minuto Pão de Açúcar, novo formato de lojas de bairro da rede, considerado uma tendência de consumo e uma solução para o cliente que busca conveniência e praticidade nas compras do dia a dia. A loja, voltada para a classe AB, tinha design diferente, mais escuro e com pouca luz - voltada para as gôndolas -, e oferecia aproximadamente cinco mil produtos de consumo imediato, que eram, em sua maioria, de orgânicos e importados. 
2017 
Lançamento do Meu Desconto, uma plataforma que oferece personalização de ofertas aos clientes Pão de Açúcar Mais de acordo com o perfil dos cadastrados. 
Lançamento do Caixa Express, funcionalidade exclusiva para os clientes do programa de fidelidade Pão de Açúcar Mais, que possibilita o agendamento prévio de um horário para atendimento nos caixas das lojas. 
2018 
Lançamento do Pão de Açúcar Adega, uma plataforma que integra um e-commerce exclusivo de vinhos com entrega em todo o Brasil, a um aplicativo e uma loja física na cidade de São Paulo, garantindo uma experiência multicanal aos consumidores. A unidade física tem como objetivo ser um ponto de encontro para adquirir os melhores rótulos (são mais de 1.900 opções) e acessórios. Outra novidade é que os canais de venda oferecem mais diversidade de rótulos. 
2019 
Lançamento da Fábrica 1959, marca própria e exclusiva dedicada à produção de cervejas artesanais, cujo nome remete ao ano de fundação do Pão de Açúcar. 
2021 
Lançamento do Pão de Açúcar Fresh, um formato de varejo especializado em alimentação fresca e perecível - com sortimento completo de frutas, legumes e verduras - e com serviços de açougue, peixaria, sushi, padaria e balcão de frios e queijos, além de sortimento de conveniência (como itens de café da manhã, azeites, massas e vinhos). A primeira loja no formato de hortifrúti foi inaugurada na cidade de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, e oferecia aproximadamente 5.500 mil itens. 
Lançamento de uma plataforma de encomendas assinada pela Cheftime. Nela os clientes podem fazer os seus pedidos de refeições online, 48 horas antes, e retirá-los em uma das lojas da rede, com data e horário agendados. 
2022 
Inauguração do Espaço Saudável Taeq em sua unidade localizada na Washington Luiz, em São Paulo, cujo objetivo é incentivar o consumo de alimentos saudáveis. Com quase 25 m², trata-se do maior espaço exclusivo de uma marca no supermercado. Lá, os clientes têm acesso a uma ampla linha de produtos saudáveis para todos os momentos do dia. Os itens são agrupados por momento de consumo do cliente, oferecendo alimentos frescos, orgânicos, congelados, refrigerados e itens de mercearia.


A evolução das lojas 
No dia 20 de agosto de 2007, no Shopping Iguatemi em São Paulo, foi inaugurada a loja conceito do Pão de Açúcar, com uma área de 940 m², que introduziu uma nova experiência de compra no varejo brasileiro e um importante passo de inovação em uma indústria que faz parte do nosso dia a dia como consumidores. A proposta do novo projeto, que custou R$ 8 milhões, era objetiva, era a perfeita integração dos mais avançados equipamentos, softwares e soluções a um ambiente diferenciado de loja em que a mercadoria era o carro-chefe. Com alta tecnologia foi possível criar conteúdo informativo de alta qualidade sensorial, com imagens de forte “appetite appeal” e informações, em formato de dicas, de interesse do consumidor, criando assim um diferencial. Na adega, todos os vinhos tinham etiquetas de RFID permitindo ao cliente receber informações detalhadas dos rótulos disponíveis, como origem das uvas, países de origem, indicações de pratos, preço, entre outros - bastava aproximar o produto do leitor.
   

Redução de filas, pagamento por celular, carrinhos de compra inteligente (traziam monitor com GPS para localizar produtos na loja e registrar as compras por meio de um scanner), localização eletrônica de produtos, mobilidade, telefonia IP, balanças interativas, eram outras novidades oferecidas. As gôndolas eram mais baixas e não existiam faixas ou qualquer tipo de comunicação pendurada no teto, exatamente para ampliar a visão de quem circulava pelos corredores. A loja também ganhou um Sushi Bar e um espaço para degustação de vinhos.
  

Em 2008, a rede inaugurou a primeira loja verde da América Latina na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo. A loja reunia práticas bem sucedidas de consumo consciente e lançou novas ações na área da cadeia de valor do varejo mais sustentável. Entre os diferenciais da loja estavam um centro de captação de recicláveis, o uso de sacolas retornáveis, enquanto o telhado era constituído por uma grande camada reflexiva para não aquecer o ambiente, situada em uma cidade naturalmente quente. As instalações foram construídas com base nos pré-requisitos exigidos pelo GBC - Green Building Council para a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) um sistema de certificação e orientação ambiental de edificações. Nos anos seguintes esse modelo de loja seria replicado em outras unidades da rede.
  

Em 2019, o Pão de Açúcar apresentou sua nova geração de lojas - batizada de conceito G7 (Geração 7) -, que é baseado em quatro pilares que redesenham completamente a experiência de consumo: Experimental, Exclusivo, Social e Fluído. A aplicação desse novo conceito traz um layout que revitaliza o fluxo, reforça a integração de transformação digital ao processo de compra, valoriza espaços verdes e as seções de produtos sustentáveis, além de ampliar o sortimento de produtos premium e trazer a criação de espaços de convivência com produtos prontos para o consumo. Dentro do pilar Experimental, estão todas as iniciativas executadas sob o conceito “Test and Learn”, mantendo viva a característica de unidade laboratório que permeia o projeto, dando continuidade aos lançamentos de novos produtos, serviços e conceitos inovadores para avaliação de viabilidade comercial e operacional.
  

Com o vértice Exclusivo, o Pão de Açúcar reforça o seu pioneirismo no aplicativo e programa de fidelidade da rede, e em produtos que são vendidos somente nas lojas da rede e continua trazendo tendências mundiais de consumo, seja por meio de grandes marcas nacionais e internacionais, ou foodtechs que desenvolvam produtos diferenciados e inovadores. Já o conceito Social está diretamente ligado a novas experiências de convivência para o momento de compras, como o Espaço Café, que conta com um cardápio repleto de soluções prontas para o consumo imediato ou para viagem, espaço disponível para consumo no local e muito mais. Por fim, o pilar Fluído agrupa todas as tecnologias que permitem otimizar a experiência de compras, a exemplo do modelo de Self Checkout (autoatendimento), e a multicanalidade, oferecendo as melhores soluções de compra e entrega, onde o cliente preferir: na loja, no site, no aplicativo e até via whatsapp da rede.
  

O novo layout ainda agrupa os produtos da seção de FLV (Frutas, Legumes e Verduras) em gôndolas mais baixas para ampliar o campo de visão do cliente. E conta com Espaço Sushi (oferece mais de 70 de comidas japonesas feitas na própria loja), Adega (espaço que oferece uma grande variedade de rótulos e marcas do mundo inteiro e conta com curadoria do sommelier e consultor de vinhos do Pão de Açúcar), Padaria Rústica (oferece produtos exclusivos, como os pães rústicos, opções produzidas sob o processo de fermentação natural diretamente pelas lojas, além das demais opções fresquinhas e saborosas de pães, salgados e doces), “Pra Já” ou “Pra Levar” (frutas cortadas, sucos naturais e lanches feitos na própria loja para uma refeição rápida e pronta para consumir, tanto na loja quanto em casa), Rotisserie e kits Cheftime (que engloba além dos kits gastronômicos, pioneiros no Brasil e com receitas assinadas por chefs convidados e já com todos os ingredientes necessários e nas quantidades corretas, fresquinhos e higienizados, para o preparo das refeições, soluções de pratos prontos e lanches oferecidos na rotisserie) e Ovos do dia (um espaço que disponibiliza apenas ovos que foram produzidos em período menor que 24 horas).
  

A comunicação musical 
Ao longo de sua história, a comunicação do Pão de Açúcar sempre foi musical, com músicas marcantes como “O que faz você feliz?” (com Clarice Falcão) ou “Felicidade” (com interpretação de Anavitoria), e participações e realizações de festivais de música, como o Pão Music e o apoio ao Rock in Rio (conheça essa outra história aqui). Como a música inspira e gera trocas, cria relação, laços e memórias, a marca percebeu a necessidade de retomar as músicas como pilares estratégicos da comunicação e da marca Pão de Açúcar.
  

Por isso, em 2002, o Pão de Açúcar resgatou essa frente com força total através da criação de um concurso cultural para escolher a Nova Música do Pão. O concurso contou com a participação de Gilberto Gil e sua neta - Flor Gil - para convidarem o público a criar a nova música da marca, que seria interpretada por Flor Gil. No total, o concurso recebeu quase 5 mil músicas inscritas, que passaram por avaliação de júri técnico da Novabrasil FM. A canção vencedora - “O amor se encontra” - fala sobre as pequenas felicidades da vida, como tomar um chocolate quente, colocar o pé na areia e tomar um café da tarde. A canção (ouça e assista ao comercial abaixo) entrou para o hall de jingles que marcaram campanhas do Pão de Açúcar e se transformaram em um ponto de conexão afetiva com seus consumidores.
  

O gênio por trás da marca 
O grande responsável pela posição de prestigio que o Pão de Açúcar ocupa atualmente tem uma personalidade bastante peculiar para o mundo dos negócios. Abílio nasceu no dia 28 de dezembro de 1936 como o primeiro dos seis filhos de Valentim Diniz. Durante a infância e a juventude, dividiu seu tempo entre os esportes (praticou futebol, judô, boxe, capoeira, musculação e levantamento de peso) e os estudos. Formou-se na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, mantida pela Fundação Getúlio Vargas. Ingressou na empresa do pai aos 20 anos como gerente de vendas e ajudou a fundar o primeiro supermercado do grupo em 1959. De 1979 a 1989, a convite do amigo Mario Henrique Simonsen, Abílio foi membro do Conselho Monetário Nacional. Abílio considera que esta foi a sua década perdida por não ter conseguido fazer muito pelo país e por ter se afastado excessivamente da sua empresa.
   

A vida de Abílio tem um ponto de ruptura justamente na virada dos anos de 1980 para os de 1990, quando três fatos marcantes mudaram sua visão de si mesmo e do mundo e transformaram sua personalidade. Foram situações traumáticas, que lhe trouxeram ensinamentos e oportunidades de mudança. O primeiro fato foi o racha familiar causado por problemas sucessórios no Pão de Açúcar, envolvendo ele e seus irmãos. A tensão só se dissipou em janeiro de 1994, quando foi assinado o acordo que garantiu o controle da companhia para Abílio. O segundo foi o sequestro, no dia 11 de dezembro de 1989. O empresário passou sete dias no cativeiro, em um cubículo subterrâneo. E o último fato foi o quase desaparecimento do próprio Pão de Açúcar, que esteve à beira da falência em 1990. Da crise do início dessa década vieram uma renovada busca do equilíbrio pessoal e o reencontro com o sucesso dos negócios. Com determinação e disciplina, ele lançou o Pão de Açúcar em mais um longo ciclo de expansão e lucros. Em 1995, abriu o capital do Grupo Pão de Açúcar comemorando uma excelente fase nos negócios. Ainda nesse período, em 1999, costurou a sociedade entre o Pão de Açúcar e o grupo francês Casino. Com a confiança de que a empresa estava pronta para dar novos passos, em 2009 o Grupo adquiriu a rede Ponto Frio (conheça essa história aqui), então a segunda maior rede de varejo de eletrodomésticos do país. Em dezembro do mesmo ano, a empresa se juntou com a Casas Bahia (conheça essa outra história aqui). Em pouquíssimo tempo, o Grupo Pão de Açúcar dobrou de tamanho e valor de mercado.
   

Em 2013, Abílio recebeu o convite da gestora de investimentos Tarpon e assumiu a presidência do Conselho de Administração da BRF, pela primeira vez no segmento industrial. Para ele, a descoberta do universo do outro lado do balcão foi fascinante. Depois de comandar o Pão de Açúcar por décadas, ele entrou em uma verdadeira guerra com os acionistas franceses da empresa, o grupo Casino, liderado pelo polêmico Jean-Charles Naouri. O resultado: Abílio Diniz foi praticamente expulso da empresa que fundou e em setembro de 2013, após 54 anos, o empresário deixou o Grupo. Hoje, Abílio é membro dos Conselhos de Administração Global e do Brasil do Carrefour (conheça essa outra história aqui). Além disso, é professor da FGV, onde ministra aulas no curso “Liderança 360°”.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas acentuadas alterações ao longo dos anos. O logotipo original da marca continha um pão estilizado. Após passar por algumas modificações, o que incluiu uma nova tipografia de letra e até uma carinha sorridente, a marca adotou o tradicional logotipo dos “morrinhos”, remetendo ao Pão de Açúcar carioca na década de 1990, que passaria por uma pequena modernização em 2004. No dia 15 de julho de 2009, a marca divulgou seu novo logotipo, onde os “morrinhos”, símbolo da rede varejista, ganharam um novo design. Essa identidade visual apresentava maior transparência e luminosidade, remetendo ao frescor dos produtos. O formato mais arredondado conferia calor humano. O uso de traço contínuo foi inspirado na imagem do infinito. Deixando o azul de lado, o logotipo tem cor única, o verde (em diferentes gradientes), representando a preocupação com a sustentabilidade que tem a rede Pão de Açúcar. Já as letras têm caracteres mais suaves, mais soltos. A empresa investiu R$ 3.3 milhões em estudos e desenvolvimento, incluindo: pesquisas, alteração do logotipo nas fachadas, troca dos materiais nas lojas e campanha publicitária, denominada “Uma Nova Marca. O mesmo Pão de Açúcar“. Mais recentemente esse logotipo passou por uma pequena alteração, na qual os tradicionais morrinhos ganharam um visual chapado em sem efeitos de luminosidade.
  

O logotipo atual da marca Pão de Açúcar pode ser aplicado de três formas, como mostra a imagem abaixo.
  

Além disso, o logotipo da marca ganha detalhes alusivos em datas comemorativas (como Páscoa e Natal) ou para chamar a atenção e apoiar causas como diversidade ou até para a pandemia de COVID-19 (o logotipo com a máscara passou a assinar todas as contas da marca em redes sociais).
  

As principais marcas e serviços do Pão de Açúcar, como a entrega á domicílio, postos de gasolina e o programa de relacionamento, seguem a arquitetura visual da marca mãe, com pequenos detalhes de diferenciação.
   

Os slogans 
Felicidade pode ser. (2021) 
Felicidade pode ser tanta coisa. (2020) 
#JuntosPodemosMais, (2020) 
A felicidade acontece quando a gente se encontra. (2018) 
É simples ser feliz. (2017) 
Especialista em fazer você feliz. (2016) 
O que você faz pra ser feliz? (2013) 
O que faz você feliz? (2007) 
Do jeito que você quer. Do jeito que você gosta. (anos de 1990) 
Lugar de gente feliz. (1977) 
No Pão de Açúcar é melhor e não custa mais. 
O melhor não custa mais.
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Criação: 14 de abril de 1959 
● Fundador: Valentim dos Santos e Abílio Diniz 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Companhia Brasileira de Distribuição 
● Capital aberto: Não 
● Presidente do conselho: Jean-Charles Naouri 
● CEO: Marcelo Pimentel 
● Faturamento: R$ 15 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 280 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 25.000 
● Segmento: Varejo (supermercados) 
● Principais produtos: Alimentos, comidas prontas e bebidas 
● Concorrentes diretos: Zaffari, St. Marche, Santa Luzia, Mambo, OBA Hortifruti e Carrefour 
● Slogan: Felicidade pode ser. 
● Website: www.paodeacucar.com 

A marca no Brasil 
Com mais de 280 lojas distribuídas em 12 estados brasileiros (entre os quais São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Piauí, Ceará, Paraíba e Pernambuco), mais o Distrito Federal, o Pão de Açúcar oferece soluções eficientes e inovadoras para o varejo. A marca está presente em diversos formatos como supermercados (182 lojas Pão de Açúcar), lojas de bairro (Minuto Pão de Açúcar, com 95 unidades), e-commerce (www.paodeacucar.com), além de hortifrúti (2 unidades), adega (1 loja), postos de gasolina (7 unidades). O maior mercado da marca é o estado de São Paulo, onde estão instaladas mais de 180 lojas da rede. Focada no segmento premium de varejo alimentar, é uma das maiores companhias do varejo nacional. O Pão de Açúcar é pioneiro em iniciativas sustentáveis dentro do segmento supermercadista brasileiro e no lançamento de um programa de fidelidade, o Pão de Açúcar Mais, hoje com mais de 8 milhões de cadastrados. 

Você sabia? 
O Pão de Açúcar pertence ao Grupo GPA, que trabalha com um modelo de negócios multiformato e multicanal, reunindo algumas das redes mais conhecidas do varejo brasileiro, como Compre Bem e Mini Extra, além das marcas exclusivas Qualitá, Taeq, Club des Sommeliers, Casino (produtos importados e diferenciados) e Cheftime (soluções prontas para consumir, levar ou preparar, além de kits gastronômicos). 
As marcas próprias do Grupo oferecem mais de 5.600 produtos alimentares que aliam qualidade a custo benefício, trazendo preços competitivos e economia para milhões de clientes. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 12/12/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia,

Consigo comprar no BRasil e a entrega ser em Portugal - Lisboa, uma TV


Ana Célia Gonçalves
anaduca@ig.com.br