23.5.06

CASAS BAHIA


Está precisando trocar os eletrodomésticos de casa? Cansou daquele sofá velho ou daquele móvel que não combina com a decoração? No Brasil existe uma empresa que tem as respostas certas para essas perguntas. A habilidade para entender as necessidades emocionais e os hábitos de compra dos clientes de baixa renda e a capacidade de viabilizar o sonho de consumo por meio do acesso ao crédito resultou em um modelo de negócios único no que diz respeito ao varejo. Não há no Brasil quem não conheça e muito menos nunca tenha comprado qualquer coisa nas CASAS BAHIA, um ícone do consumo da classe baixa do país e fenômeno da história recente do capitalismo brasileiro.

A história
A história começou quando o polonês Samuel Klein decidiu deixar a Europa, depois de viver e sentir na pele os horrores da Segunda Guerra Mundial, fincando o pé primeiramente na Bolívia em 1951 e no ano seguinte desembarcando com a família no Brasil. Chegou a São Caetano do Sul com apenas US$ 6 mil no bolso, dos quais somente 1/3 foi aplicado para o começo de um pequeno negócio. Comprou uma charrete e, com a ajuda de um conhecido que transitava bem pelo comércio no bairro paulista do Bom Retiro, reduto dos imigrantes judeus e árabes na década de 50, conquistou uma carteira de 200 clientes e mercadorias – roupas de cama, mesa e banho. De porta em porta, começou a mascatear pelas ruas da região do ABC, oferecendo condições (prestações no crediário) a quem não podia pagar. Já nesta época, comprava por 100 para vender por 200, e vendia a prazo, seis ou oito prestações.


Cada cliente tinha um cartão com o nome, endereço, o que comprou e em quantas vezes iria fazer o pagamento. Cinco anos depois, em 1957, Samuel comprou sua primeira loja, na Avenida Conde Francisco Matarazzo, número 567, no centro de São Caetano do Sul, dando um grande salto para construir seu império varejista. A loja levou o nome de “Casa Bahia” em homenagem aos imigrantes nordestinos que haviam se mudado para a região em busca de trabalho na indústria automobilística. Samuel aumentou a variedade de produtos e começou a vender também móveis, colchões de algodão, entre outros itens.


A clientela não demorou a frequentar a loja para pagar suas prestações e adquirir novas mercadorias. Era o início de um império que foi conquistando cada vez mais clientes e mercados até se transformar em líder no setor varejista de eletrodomésticos e móveis. Em 1960 ocorreu a inauguração da segunda loja também em São Caetano, passando a se chamar CASAS BAHIA. Em 1964 as lojas iniciaram a vendas de eletrodomésticos. As lojas seguintes foram inauguradas na região do ABC, nas cidades de Santo André e Mauá. Mesmo com as novas filiais, Samuel continuou a vender nas ruas. Chegou a ter 80 peruas com mercadorias comercializadas de porta em porta. Em 1970, já com sete lojas, adquiriu o controle acionário de uma financeira, a Intervest, tendo como objetivo financiar os clientes nas lojas e dar impulso a abertura de novas filiais. Foi nesta época que o sistema de venda de porta em porta foi definitivamente encerrado.


Somente em 1971, a rede abriu sua primeira loja na cidade de São Paulo, no bairro de Pinheiros. Nesta época começou a adquirir outras empresas como as lojas Piratininga, depois a rede Columbia, a Tamakavi, a Domus e as lojas Ultralar e Modelar. Com isso aumentou drasticamente seus ponto de venda. Os filhos Michael e Saul Klein começaram a trabalhar na sede da empresa na década de 80, período em que foi inaugurada a 100ª loja da rede. Sempre à frente dos negócios, Samuel comandou a expansão em ritmo acelerado, com a abertura de novas filiais nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro (através da compra da rede Garson), Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, todas na década de 90. Em 1996, a CASAS BAHIA abriu o maior Centro de Distribuição da América Latina, e segundo maior do mundo, em Jundiaí, interior paulista, com 300.000 m2 de área construída.


No ano 2000 a rede chegou à Goiás e ao Distrito Federal. Em 2003 Samuel completou 80 anos e publicou sua biografia: “Samuel Klein e Casas Bahia, uma trajetória e sucesso”. Nesta época a CASAS BAHIA atingia a marca de 12 milhões de clientes e mais de 400 lojas em funcionamento. O segredo de lidar com todas as camadas sociais, com foco principal nas classes populares foi traduzido em números bastante significativos. Em 2006, a rede fechou o ano com 15.2 milhões de contratos aprovados. Sua plataforma de clientes somou 26.3 milhões de pessoas, mais do que a população da maioria das cidades brasileiras. No dia 11 de novembro de 2008 a empresa escreveu seu nome na história ao inaugurar a primeira loja dentro de uma favela, localizada em Paraisópolis na zona sul da capital paulista. A empresa investiu R$ 2 milhões para abrir esta nova loja. A ação da rede varejista chamou atenção da mídia e especialistas do varejo, e acabou sendo manchete no jornal britânico Financial Times.


No final de 2008, depois de três anos de desenvolvimento e R$ 3.7 milhões investidos, a CASAS BAHIA lançou seu portal virtual de compras na Internet. Neste primeiro momento, 4.000 produtos estavam disponíveis, divididos em 13 categorias diferentes. Pouco depois, no final de 2009, em uma operação bilionária, aconteceu a fusão das CASAS BAHIA com o PONTO FRIO, que passaram a serem controlados pelo Grupo Pão de Açúcar. Nos anos seguintes a rede fincou bandeira em estados do nordeste e norte do país. Foi desta forma que Samuel Klein construiu um verdadeiro império varejista, onde mais de 20 milhões de consumidores compram todo ano, e que fatura mais de R$ 15 bilhões anualmente.


A super Casas
A ideia começou em 2003 quando a empresa montou no Pavilhão do Anhembi em São Paulo a SUPER CASAS BAHIA, um megacentro de compras que funcionou durante todo mês de dezembro. Nesta primeira edição, os números comprovaram que a estratégia da empresa tinha sido um sucesso: 2 milhões de consumidores que gastaram cerca de R$ 80 milhões. O resultado desse enorme sucesso foi a repetição dessa estratégia. Em 2009 a SUPER CASAS BAHIA realizou sua sétima edição, e os números foram gigantescos: espaço de 151.600 m2; mais de 16 mil produtos e 830 lançamentos da indústria; mais de 2 milhões de visitantes, faturamento superior a R$ 80 milhões, uma loja oficial da Disney com produtos da grife (roupas, brinquedos, artigos para casa, papelaria, cuidados pessoais e souvenires), incluindo os melhores filmes dos estúdios de Walt Disney; mais de 12 opções de lazer; e a realização de 800 casamentos coletivos. Em 2010, a rede cancelou a realização do evento alegando questão estratégica, muito em razão do processo de integração com o Grupo Pão de Açúcar. O evento não tem data para retornar.


A estrutura
A CASAS BAHIA é muito mais do que a fachada de suas lojas. A empresa desenvolveu uma estrutura logística que permite a expansão da rede em um raio de mil quilômetros a partir de dois grandes Centros de Distribuição localizados em Jundiaí (SP) e Duque de Caxias (RJ). A rede tem 8 centros de distribuição (Jundiaí, Duque de Caxias, Ribeirão Preto, Betim, São Bernardo do Campo, São José dos Pinhais e Campo Grande) e 7 entrepostos em localidades distintas nos mercados em que se faz presente. Alheia à terceirização, embora consciente que o gasto em manter essa estrutura é significativo, a rede possui uma frota própria de aproximadamente 3.000 veículos (entre carros, caminhões, carretas e outros meios de transporte) que rodaram, somente em 2011, 99.6 milhões de quilômetros para entregar produtos aos clientes, abastecer lojas e depósitos.


Nas CASAS BAHIA, o slogan “Dedicação Total a Você” se aplica aos dois lados da moeda: clientes e também colaboradores. Em 2006, a empresa implantou no Centro de Distribuição de Jundiaí um Centro de Convivência, espaço de relaxamento e convívio para os colaboradores daquele local, com lanchonete, salão de cabeleireiro e livraria. Mais tarde, foram inaugurados outros dois centros de convivência, na matriz da empresa e na CB Contact Center, braço das CASAS BAHIA na área de tecnologia e call center. Já em 2007, a empresa investiu na construção do edifício Chana Klein, espaço de 3 mil metros quadrados que reúne serviços de saúde (consulta ginecológica, acupuntura, fisioterapia, massagem terapêutica e ginástica laboral), opções de lazer (academia de ginástica, cybercafé, aulas de dança e jardim de inverno), cultura (sala de leitura e sala ecumênica) e beleza (salão de cabeleireiro e manicure). O refeitório, cujas paredes foram decoradas com grafite por jovens da ONG Projeto Quixote, ocupa uma área de 1.5 mil m2. A cozinha é assinada pela arquiteta Erlise Tancredi, a mesma que desenhou a cozinha do Fasano. O melhor dessa história é que não é preciso desembolsar um centavo sequer pela maioria dos serviços. O que é cobrado, como no caso do salão de beleza, tem preço subsidiado. O custo desse empreendimento, sem contar a aquisição do prédio, foi de R$ 2 milhões. E o que motivou as CASAS BAHIA a fazer um aporte dessa magnitude? “Estamos valorizando nosso maior patrimônio que são os funcionários”, justifica sempre Michael Klein, principal executivo da empresa. Além disso, a CASAS BAHIA possuiu um arquivo com mais de 80 mil fotos, 1.160 peças de material gráfico, 351 peças museológicas, 1.364 fitas de audiovisual; esse material está reunido em um Centro de Memória na matriz da empresa.


O gênio por trás da marca
Samuel Klein nasceu em 15 de novembro de 1923 na pequena aldeia polonesa de Zaklikov, a 80 quilômetros da cidade de Lublin. Terceiro de nove irmãos, filho de Sucher e Szeva Klein, Samuel teve uma infância modesta (os alimentos eram contados, não podia haver desperdício), ajudando o pai carpinteiro, depois de abandonar os estudos fugindo do preconceito e da perseguição aos judeus na época. Iniciada a Segunda Guerra Mundial, em 1939, Samuel Klein foi preso e enviado a um campo de concentração em Maidanek, na Polônia, junto com seu pai. Sua mãe e cinco irmãos mais novos foram para o campo de extermínio de Treblinka. Foi enviado a um campo de trabalhos forçados, onde sobreviveu graças a suas habilidades de carpinteiro. Em 1944 Samuel conseguiu fugir aproveitando-se de uma distração dos guardas, quando os alemães resolveram retirar os presos de Maidanek e levá-los a pé para a Alemanha. Permaneceu na Polônia até o fim da guerra. Em seguida foi para Munique onde permaneceu por seis anos. Samuel tornou-se comerciante na Alemanha: comprava vodca de fazendeiros e vendia para os soldados russos, além de viajar para vários lugares abastecendo com o que estava em falta. Em cinco anos juntou algum dinheiro. Em Berlim conheceu e casou-se com Chana, uma jovem vendedora de uma loja de calçados. Nesta época Samuel já tinha se reencontrado com a família que havia sobrevivido àqueles duros anos.


Em 1950 nasceu o primeiro filho do casal, Michael Klein. O casal Klein teve outros três filhos - Saul, Oscar e Eva Klein -, já no Brasil. Cansado de conviver com guerras e instabilidades políticas, Samuel decidiu, em 1951, aventurar-se pela América do Sul. Primeiro foi para a Bolívia e ali se deparou com o país em plena guerra civil. Mudou o rumo e chegou ao Brasil no ano seguinte. Ficou no Rio de Janeiro, hospedado na casa de uma tia, por seis semanas, depois veio para São Paulo, chamada na época de “a cidade do trabalho e do emprego”. O resto da história você já sabe.


A comunicação
A CASAS BAHIA mantém uma linha de comunicação que atinge mais de 190 milhões de consumidores por dia, quase toda população do Brasil. A rede está presente diariamente em 54.1 milhões de lares anunciando em 21 emissoras de TV (abertas e cabo), 548 emissoras de rádio, 116 jornais e 33 revistas. Novas mídias engrossam, ano a ano, o escopo publicitário da rede, como Internet, mídias sociais e Elemídia (mídia indoor em prédios, elevadores e espaços comerciais). Em 2011 foram produzidos mais de 22 mil anúncios de jornais, aproximadamente 2 mil filmes publicitários e mais de 1.5 milhões de inserções em rádio. Suas propagandas marcaram a história da publicidade brasileira, além do popular slogan “Dedicação total a você”, quem não se lembra do garoto-propaganda, um rapaz jovem chamado Fabiano Augusto, fazendo a fatídica pergunta “Quer pagar quanto?”.


A mascote perfeita
O Baianinho foi criado em 1970 pela Interjob, agência de publicidade interna das CASAS BAHIA na época, que surgiu como uma mascote e símbolo capaz de representar a integração do Brasil dentro das lojas da rede, o que explica a utilização de um chapéu de nordestino e bombachas gaúchas. Junto com o personagem surgiu o famoso slogan da rede: “Dedicação total a você!”. Nos últimos anos, passou a participar de comerciais em formato de animação, aparecendo na transmissão dos desfiles das escolas de samba, ou ainda de chuteiras, durante a Copa do Mundo de Futebol.


Desde sua criação, o personagem já passou por seis reformulações de imagem, adquirindo um visual muito mais moderno e atual.


A evolução visual
Recentemente a marca reformulou sua identidade visual, que passou a conter o famoso slogan “dedicação total a você”.


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1952
● Fundador: Samuel Klein
● Sede mundial: São Caetano do Sul, São Paulo
● Proprietário da marca: Via Varejo S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Presidente do conselho: Michael Klein
● Presidente: Raphael Oscar Klein
● Faturamento: R$ 15.57 bilhões (2011)
● Lucro: Não divulgado
● Valor da marca: R$ 447 milhões (2011)
● Lojas: 544
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 58.000
● Segmento: Varejo
● Principais produtos: Móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos
● Concorrentes diretos: Ricardo Eletro, Lojas Cem, Marabraz e Magazine Luiza
● Ícones: O famoso crediário
● Mascote: Baianinho
● Slogan: Dedicação total a você.
● Website: www.casasbahia.com.br

O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca SKOL está avaliada em R$ 447 milhões, ocupando a posição de número 20 no ranking das marcas mais valiosas do Brasil.

A marca no Brasil
Hoje em dia a CASAS BAHIA, maior rede varejista e anunciante do país, emprega aproximadamente 60 mil funcionários (dentre eles 21.000 vendedores) e conta com 544 lojas espalhadas por treze estados (SP, RJ, MG, GO, PR, SC, MS, MT, ES, TO, BA, SE e CE), além do Distrito Federal. Mensalmente a empresa realiza mais de 1.3 milhões entregas por todo o país. Os produtos mais vendidos nas lojas são móveis para copa/cozinha, aparelhos de telefone celular, móveis para quartos, colchões e aparelhos de TV. Atualmente as lojas vendem mais de 7 mil itens diferentes entre eletrodomésticos e móveis, celulares, brinquedos e eletrônicos.

Você sabia?
50% dos pagamentos na rede são feitos com carnê e 40% com cartões de crédito (aceitos somente a partir do ano de 2002). Das pessoas que compram pela primeira vez, nas CASAS BAHIA, 66% voltam e fazem o carnê.
No país há mais de meio século, a CASAS BAHIA é apontada por pesquisadores da Michigan Business School como benchmark no mercado da baixa renda. Trata-se de um caso sem similar no varejo mundial.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Veja), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 29/6/2012

29 comentários:

marinalva da costa disse...

quero saber como acho pela internete o cartão da casas banhia, preciso consultar meu estrato e mudar data de vencimento.kukety@oi.com.br marinalva da costa.

sueli disse...

comprei um rack , nas casas bahia de Tiête. Hoje faz 30 dias, e até agora não veiram montá-lo. Ligo lá o vendedor diz , "olha ele vai sábado" e não aparece. Estou decpcionada com esta loja. Boa propaganda eu sei que tem, mas cumprir com o contrato? eu estou vendo que por causa de maus vendedoredes , esta empresa perdeu uma cliente.Estou decpionada com as casas bahia

neka disse...

comprei um sofa nas casas bahia em novembro, e agora apareceu um defeito e nao consigo reclamar no 0800 e impossivel gostaria do tel da ouvidoria

Arlete

Anônimo disse...

Eu Sou a Aninha, só tenho que elogiar as casas Bahia, é uma loja maravilhosa todos os funcionários são educados e atenciosos.
Sou cliente a 12 anos e não tenho nenhuma reclamação a fazer, só tenho a dizer que bom que as casas Bahia existe.
Um grande abraço a todos da casas bahia, funcionário, gerentes, faxineiro e diretores.
Que todos sejam abençoados.
Beijos!!!!!!!

Anônimo disse...

Engraçado é que estou digitando de um desktop POSITIVO, assim como os dois ‎outros notebooks que temos em casa, também da marca POSITIVO. ‎
Ocorre que em 27/02/2008 compramos nas Casas Bahia, loja 01581, vendedor ‎‎112801 e Pedido 328966503/00 V V e Nota Fiscal 050.979, um notebook POSITIVO ‎Cel. M430 1,73 Ghz Móbile V56 WVB – código do produto 052.0101, ao custo de R$ ‎‎1.999,00 pagos à vista, sem nenhum desconto sequer, por fidelizarmos a marca e a ‎loja, de onde somos clientes desde sua inauguração, há uns 10 anos.‎
Questionamos hoje, a credibilidade da marca e das Casas Bahia. Da marca, pois ‎acreditamos que a POSITIVO não credencia nenhum fornecedor que venha a ‎denegrir sua imagem e as Casas Bahia por estar vendendo um produto USADO ‎como NOVO e pelo preço de um NOVO DE MERCADO.‎
Após usarmos algumas vezes, identificamos que o referido notebook possuía um ‎arquivo em nome de Simone (não conhecemos nenhuma Simone) e dois arquivos ‎de fotos com inúmeras fotografias de pessoas que parecia ser de outra familia, o ‎que nos leva a crer que este mesmo notebook esteve em posse de dois outros ‎compradores, antes de nós. Acreditamos que tivéssemos comprado um PRODUTO ‎NOVO, já que nunca ouvimos anúncios ao consumidor de que as CASAS BAHIA ‎vende PRODUTOS USADOS!‎
Estivemos na loja conversando com o Gerente Alexandre, que propôs a troca do ‎produto, mas como estavam em período de inventário, pediu que retornássemos ‎outro dia e, ao retornarmos o SR. ALEXANDRE havia sido transferido para a loja de ‎Niterói.‎
O novo gerente, SR, CLÉBER, para nossa surpresa, depois de conferir a veracidade ‎de nossa reclamação, auxiliado pelo técnico JÚNIOR que atestou que este notebook ‎foi usado pela primeira vez em maio/2007, ou seja, 10 meses antes de ‎comprarmos, apresentou como solução do problema: A FORMATAÇÃO DO HD!‎
Exigimos reparo do dano que as Casas Bahia e a POSITIVO estão causando para ‎nós. Entendemos que este é um ato de má fé e pedimos explicações e ‎ressarcimentos pelos fatos supracitados.‎
Conhecemos muito bem a legislação que nos respalda e aguardamos providências ‎urgentes se imediatas, considerando-se que a propaganda mais negativa é a ‎insatisfação do cliente.‎

Cecilia Takamura disse...

Parabenizo a CASAS BAHIA, pelo pronto atendimento da troca de fogão, adquirido a algumas semanas atras. É q o mesmo chegou todo amassado na lateral e eu nao conseguia falar no SAC 0800..., entao liguei pra loja e logo eles mandaram a equipe fazer a troca.
Os funcionários da Casas Bahia sao mto gentis e competentes. Com cedrteza, continuarei adquirindo produtos desta conceituada empresa.
Um gde abraço a todos os funcionários (especialmente aos vendedores da loja em Hortolandia-SP).

CECILIA TAKAMURA

Anônimo disse...

comprei 1 cel nas casas bahia ano passado de otima qualidade o produto nao deu nenhum problema enfim paguei ele em dia no carne quando terminei queria compra 1computador ai nao consegui por constar o nome spc tudo bm recorri a outra loja rede grandes de tambm e consegui e nao teve burocracia e to pagando corretamente.

Anônimo disse...

Por que não deixa ver os produtos da loja em oferta ou não pela internete???????????????????????

Anônimo disse...

Estou muito insatisfeito com as casas Bahia pois estão mandando cobraça de um cartao que nem pedi , só no BRASIL mesmo , já liguei , já fui nas casas bahia e ninguem resolveu uma coisa que não pedi

anonimo disse...

fiquei descepcionada com o atendimento das casas Bhaia de São José (loja de campinas) na minha opnião eles estão preparadissimos para vender, mais quando se trata de entrega ou solucionar um problema estão totalmente despreparados, sem contar o descaso da gerente que nem sequer me recebeu....

Anônimo disse...

Comprei um MP4 cybesound para dar de presente, paguei um adicional pela garantia. Veio com defeito. Constrangida, tive que comprar outro presente em outra loja. Liguei para o 0800 e fui orientada à voltar a loja para a troca do produto. O gerente, primeiro disse que eu deveria levar ao conserto. Após 1:45 esperando o funcionário que deveria dar o endereço e não estava na loja, e eu ter esperado para não gastar mais ainda com gasolina e já que tinha perdido a hora para trabalhar (trabalho por hora como professora) e a tarde estava arruinada, uma funcionária me atendeu para tocar o aparelho desde que eu pagasse uma diferença, já que o preço e os aparelhos mudaram. Eu não quis outro aparelho por imaginar que não iria prestar também, muito menos pagar mais caro, mais ainda por já ter comprado outro. Pedi meu dinheiro de volta e eles recusaram a me devolver. Saí dali passando mal com pressão alta devido à falta de respeito, ao tempo perdido e à humilhação.

Anônimo disse...

fiz uma aquisiçao na casas bahia e fiquei muito sastifeito pelo atemdimento que recebi e seus entregadores são muinto educados espero ser bem tratado sempre obrigado

m. Silvia disse...

ESTOU TENTANDO TELEFONAR PARA VOCES...
CADÊ O TELEFONE DO SAC?
TÃO SE ESCONDENDO PORQUE?

Sandra disse...

Comprei uma mesa com 4 cadeiras..marca malibu branca com vidro cromado....as cadeiras no mostruário e na imagem via computador apresentava encosto em tom branco tbm...as caixas chegaram lacradas. Só que quando o montador abriu as caixas...verifiquei que as cadeiras em nada se parecia com a solicitada....procurei a loja onde comprei o artigo (Samambaia Norte - Brasília)...o gerente que não sei nem para que existe gerente..disse;"nada poderia fazer...mesmo pq o código que está na nota fiscal confere.."...só que ele se esquece que sou professora e entendo de educação ....eles são vendedores e entendem de código...eu sei o que vi e o que solicitei e o que vou ter que pagar...o código é tarefa administrativa (de responsabilidade deles)....quero uma solução.....

Lele Gomes disse...

Estou furiosa com a falta de respeito aos clientes das Casas Bahia. Preciva com urgência de uma Multifuncional e minha mãe que é fã de carteirinha da tal loja, foi diretamente a filial que costuma comprar.
Tudo bem, fez a compra a vista, porém o vendedor informou que teria de retirar o produto em outra filial. Até então sem problema.
Se dirigimos a outra filial, o pacote já estava a nossa espera... pegamos e fomos pra casa... daria tempo de resolver meu problema. Que nada! Arrumei outro.
A caixa estava com um adesivo no fundo "impressora com defeito na scaner". Pensei, que talvez fosse a caixa, no entanto quando abri: só estava a impressora com os painéis soltos, sem manual, sem os cabos e cartuchos e toda violada.
Que revolta! Gastei tempo e dinheiro! Hoje não podemos confiar nem nas empresas que acreditavamos ter credibilidade, compramos, pagamos com suor um produto que achavamos ser novo que na verdade "é usado e com defeito".
E outra, o prórpio vendedor sabia que o único produto disponivel já havia sido trocado.
Não jugo só a Casas Bahia, mas as outras empresas também, como a HP neste caso.
Gostaria de compartilhar esta insatisfação.

Anônimo disse...

eu estou sendo cobrado indevidamente sem nunca ter comprado com vocês e muito mais grave acusada de estar inadimplente com voces afinal na minha cidade não existe casas banhia gostaria de uma retraçao afinal foi enviado um e-mail.

Yara disse...

Comprei um armário nas casas bahia e no momento da montagem foi identificado que o armário é menor que a porta. Já contatei o a0800 e as informações são contraditórias, passam datas e não comparecem. Entrei em contato com o gerente Vicente da loja do shopping boulevard tatuapé e fui atendida com descaso, o mesmo não sabia do que está acontecendo e não se dispôs a verificar, simplesmente disse que tinha um mês para resolver, enfim, continuo com o armário sem porta e extremamente instaisfeita com as casas bahia, esse é o tipo de funcionário e serviço que o Sr. Samuel continuará a ter?? acredito que esse império não foi formado através desse péssimo serviço prestado. Gostaria que houvesse outro canal de reclamação, pois o 0800 não funciona e estou perdendo a esperança quanto a resolução do meu problema, estou pensando em tirar o armário da parede e levar pessoalmente até a loja, além disso, entrarei com ação judicial, pois tive o contrangimento de fazer um evento em minha casa e o armário estar montado pela metade, fiquei dias aguardando o técnico para olhar e dizer um c oisa que eu já sabia, sem contar que estou desde terça aguardando a reposição, conforme informado pelo funcionário Ivanildo,sendo este o último prazo e até hoje, sexta-feira não ocorreu. Será que ainda continuo tendo paciência????
No aguardo de uma resolução imediata!

Anônimo disse...

Boa Tarde
Vou Ser Direto e Objetivo

Na Cidade de Salvador na Bahia temos um Bloco Carnavalêsco Corporativo , ou seja; As grandes empresas utilizam no casrnaval para lançar produtos e fazer Marketing com a sua marca no carnaval de Salvador.
, o mesmo foi criado dentro do Hotel LE MERIEN em Salvador. A principio era um bloco só para turista e depois passou para ser palco para empresas divulgarem a sua marca e ou produtos , no maior carnaval do Planeta.
O Bloco desfila segunda e Sábado no Circuito Oficial no Campo Grande.
O Bloco Oferece a empresa com exclusividade :
04 mil abadás por dia de desfiles
Carro de Apoio para 100 convidados com comida e bebidas Free
01 Trio Elétrico com uma banda de qualidade do Axé Music.
Plotagem completa da marca e ou produto , nos Abadas,Trio Elétrico e Carro de Apoio.

Caso seja interesse pode me ligar
071 3312 2918
071 9942 6213
Mário Telles

Anônimo disse...

Bom, vou direto ao assunto estou muito insatisfeito com as Casas Bahia! fiquei muito decepcionado pois comprei lá um pctv da positivo, o qual custou os olhos da cara diga-se de passagem, paguei uma fortuna pela garantia estendida(quase R$500,00)e com menos de dois meses de uso o micro apesentou problema, então quando solicitei assistência técnica a loja simplesmente disse que o referido defeito devia ser reclamado diretamente com o fabricante, e assim um fica jogando pro outro, sinceramente as Casas Bahia e a Positivo formam a dupla perfeita "insatisfação garantida estendida", de que adianta pagar uma fortuna pela garantia estendida se ela não serve pra nada!

geovana disse...

Porque é Que eles pedem telefone residencial se para fazer cobranças eles ligam para os vizinhos primeiro e nunca na residencia , pois isso é o que vem acontecendo comigo.

Ronaldo Teixeira disse...

Incompetentes ou a gerente e Incompetente. essa e a questao,, DIRCE via park , quero enaltecer a atitude dessa sim BRILHANTE funcionaria casas bahia...FLAVIANA LIMA ROCHA....DIGNA DE QQUER GDE EMPRESA, e uma pena estar na casas bahia,,anota ai PV540802124, se interessar analisa e ve se nao tenho razao, de reclamar de tamanha incompetencia, e ainda querem ir pro nordeste: FALA SERIO casas Bahia,, continua com a DIRCE mesmo, do via park,,agora e a JUSTICA que conversara com vcs...

Nayara disse...

Santo Deus! Vocês não sabem ler ou o quê???
Esse blog é sobre as marcas e não um posto de reclamação sobre as Casas Bahia. Isso aqui é para consultas de alunos de Comunicação, Administração, entre outros.
Por favor, prestem atenção antes de poluir esse espaço com comentários não pertinentes ao foco do blog.
E é claro que são passados pra trás, ninguém presta atenção, não sabem nem ler que o blog não é site das Casas Bahia.
Francamente...

Alyb disse...

Nayara, eu percebi tbm que algumas pessoas reclamaram como se fosse o site das Casas Bahia,falando diretamente com a empresa "to decepcionado com vocês", "como faço paara entrar em contato com vocês", etc. Isso pode ser proposital ou apenas uma desatenção, acredito na primeira opção. Mas independente disso, o fato é que os somentários postados por todos aqui são sim muito pertinentes. Porque? É através desses comentários que percebemos como as pessoas veem as Casas Bahia. O texto do blog ficou muito informativo e muito bom. A empresa é realmente um exemplo de empreendedorismo, mas no quesito satisfação do cliente, a coisa muda né?! Infelizmente

Anônimo disse...

GENTEEEEEEE... ESSE BLOG NÃO É UM BLOG DE RECLAMAÇÃO... RSRSRSSRR

Anônimo disse...

A loja é realmente uma grande empresa ,mas infelizmente minha mãe comprou um presente para sua neta , que veio com um grande defeito ,reclamei no sac não obtive resultado, e fui até a loja que compramos , falamos com um gerente chamado Fábio que infelizmente não tem a competencia de atender os clientes da loja no bairro vila galvão , em guarulhos mentiu o tempo todo que estava entrando em contato com o montador ,dizendo que ele viria , montar o guarda-roupa da nene no sábado dia 11 do mês de julho até as 14:00 é claro não veio mentiu outra vez. o montador veio no domingo as 11:00 e disse que só tinha sido avisado no sábado as 21:00 espero que voces tome providencia referente ao gerente dessa loja ate mesmo no dia em que compramos o quarto da nene ,tinha uma cliente brigando com ele quebrou produtos da loja e ate chamou a policia por mais uma mentira dele , isso acaba queimando o filme dessa grandiosa loja que minha mãe compra a mais de 30 anos.Ha tem mais uma pouquinho depois de montado o guarda-roupa vericamos duas partes quebradas e continuamos sem produto completo e com a primeira parcela do carne paga . Espero que tomem realmente providencia referente a esse irresponsável desse gerente.

plasma disse...

parabens seu Samuuel pela determinasao ea coragem o brasil precisa de homens como o senhor que naun tem medo de nada e vai enfrente continui assim que deus estara sempre do seu lado e de sua familha. parabens mais uma vez sua admiradora maria.

Daniel Alves disse...

Gente ! Pelo amor de DEUS !Como foi falado, este blog aki naumh é um blog de reclamacao da Casa Bahia e sim um blog para estudantes de adm e etc ...
Vale resaltar ke, funcionário da Casas Bahia tbm sao pessoaas com emocoes... e outra coisa, o funcionario, naumh é a Casa Bahia, tdo ke vc da, recebe. Porke sera que na fila do banco, do onibus ou em algum orgao publico tdos fikam quietos e nem reclamam? Temos orgaos responsaveis para tais ocasioes.

Meninas de Niterói disse...

que engraçado estes comentários!
ahahahahha

ai ai ai, queria incluir tudo na minha monografia!

beijo pro autor do blog que seeeempre me quebra o maio galho.

Empilhashop disse...

Parabéns pelo blog, ótimo trabalho e muito bem estruturado. Att www.Empilhashop.com.br (empilhadeiras usadas)