26.9.06

LOJAS CEM

Experimente tentar comprar móveis, equipamentos eletrônicos ou eletrodomésticos em cidades do interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e fatalmente você literalmente “cairá” dentro de um unidade da LOJAS CEM, umas das redes varejistas mais sólidas do país.
-
A história
A história começou em 1952, na cidade de Salto, localizada a 100 quilômetros da capital paulista. Nesta época, o descendente de imigrantes italianos Remígio Dalla Vecchia, inaugurou no dia 1 de julho uma pequena loja de conserto e venda de peças, acessórios e bicicletas, chamada Casa de Bicicletas Zanni & Dalla Vecchia. O novo negócio só pode ser inaugurado porque parte do capital inicial foi proveniente de uma indenização recebida pela esposa do fundador, Nair Zanni Dalla Vecchia, então operária, da indústria têxtil em que trabalhava. Apesar de constituir a empresa, o Sr. Remígio continuou trabalhando como funcionário na Light, até se aposentar, em 1968. Somente sete anos mais tarde, em 1959, os rumos da empresa começaram a mudar quando os filhos do Sr. Remígio apostaram na ampliação dos negócios: os consertos, as peças e as bicicletas deram espaço aos eletrodomésticos, e, em 1966, também a uma linha de móveis. Nesta época a empresa se mudou para um prédio próprio e maior para atender a crescente demanda do mercado.
-
-
Em 1968, o Sr. Remígio resolveu se aposentar e seus filhos assumiram o comando da empresa com o claro objetivo de ir muito além das quatro lojas que possuía na época. Em 1976 a empresa promoveu um concurso para a escolha de um nome que fosse de fácil dicção e memorização: o vitorioso foi LOJAS CEM (abreviação de Centro dos Eletrodomésticos e Móveis, que eram os principais produtos da empresa na época). A partir deste momento a LOJAS CEM cresceu rapidamente, inaugurando várias lojas pelas cidades do interior paulista e também na grande São Paulo. Em 1989 teve início a expansão para outros estados, com a inauguração da primeira loja em Minas Gerais, na cidade de Pouso Alegre.
-
-
Uma década mais tarde, em 1999, em 1999 a rede se expandiu para o Rio de Janeiro com a inauguração de sua primeira unidade em Barra do Piraí, e no ano seguinte, ingressou no estado do Paraná com a abertura de uma loja em São José dos Pinhais, além de inaugurar sua centésima loja na cidade de São José do Rio Preto no interior de São Paulo. Neste período a rede expandiu sua linha de produtos passando a comercializar microcomputadores, celulares e louças de cozinha. Atualmente cada unidade da rede LOJAS CEM, que possui em média com área média de 1.500 m2, também oferece uma completa de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, telefones celulares, informática, e até produtos infantis. A empresa ainda coloca à disposição de seus clientes listas de casamentos e serviços como entregas gratuitas nas cidades com lojas e montagem grátis de móveis.
-
-
Comunicação
A LOJAS CEM utiliza em sua comunicação uma turma bastante divertida, liderada pela mascote da marca, um maquinista chamado MEC-NISTA, personagem que representa a presteza de atendimento da rede varejista.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1 de julho de 1952
● Fundador:
Remígio Dalla Vecchia
● Sede mundial: Salto, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Lojas Cem S/A
● Capital aberto: Não
● Conselho deliberativo: Cícero, Natale, Giacomo e Eda Dalla Vecchia
● Superintendente: José Domingos Alves
● Faturamento: R$ 1.6 bilhões (estimado)
● Lucro:
R$ 79 milhões (estimado)
● Lojas:
184
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 5.000
● Segmento: Varejo
● Principais produtos: Móveis, eletroeletrônicos e informática
● Mascote: Mec-Nista
● Slogan:
Ainda bem que tem Lojas Cem.
● Website:
www.lojascem.com.br
-
A marca no Brasil
Atualmente, a rede varejista, sétima maior do país, conta com mais de 184 lojas espalhadas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, empregando 5.000 pessoas. A rede possui 2.2% de participação de mercado no segmento. A LOJAS CEM conta com uma carteira que possui mais de 3.5 milhões de clientes. Aproximadamente 70% das vendas são feitas com financiamento próprio, em carnês; 10% à vista e 20% no cartão de crédito. Cada loja da rede está instalada em imóvel de propriedade da empresa.
-
Você sabia?
Todas as lojas inauguradas sempre estão localizadas em um raio de até 600 quilômetros do Centro Administrativo e de Distribuição (CAD), em Salto, o que a torna ágil para viabilizar a entrega de mercadorias em até 48 horas para toda rede.
-
-

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas).
-
Última atualização em 23/8/2010

Nenhum comentário: