21.5.06

TGI FRIDAYS


Imagine um lugar onde todos os dias são sexta-feira. Um lugar onde toda quinta-feira é comemorada como se fosse um animado reveillon. Onde pessoas divertidas e simpáticas fazem com que o ambiente se torne ainda mais agradável. Bartenders especializados fazendo incríveis malabarismos com garrafas durante o preparo de drinques. Onde comemorar é uma regra essencial. Este é o espírito da rede americana de restaurante casual T.G.I. FRIDAY’S. Onde, graças a Deus, todo dia é sexta-feira. 

A história 
O primeiro restaurante T.G.I. FRIDAY’S, criado por Alan Stillman, um vendedor de perfumes, após empregar US$ 5.000 do próprio bolso e levantar um empréstimo do mesmo valor, foi inaugurado no dia 15 de março de 1965 na cidade de Nova York, localizado em um antigo bar na esquina da 1st Avenue com a 63rd Street, na parte leste de Manhattan. Toldo listrado vermelho e branco, o nome T.G.I. FRIDAY’S em amarelo sobreposto a um fundo azul, chão de madeira, vitrais coloridos, botes de remo, hélices de madeira, lustres estilo Tiffany, cadeiras de madeira com encosto curvo, mesas com toalhas listradas em vermelho e branco, o bar com detalhes em bronze e avisos publicitários de metal figuravam uma “desordem elegante” em sua decoração. O objetivo era criar um ambiente aconchegante e relaxante, onde os convidados, como eram chamados os clientes, pudessem desfrutar de boa comida e ótimas bebidas. O primeiro cardápio da rede era escrito em um quadro-negro. Rapidamente tornou-se o ponto de encontro preferido das pessoas em Manhattan, chegando ao ponto, da polícia ter que fazer barricadas interditando a rua em virtude do imenso número de pessoas, boa parte delas solteiras, que se aglomerava em frente ao novo estabelecimento. O T.G.I. FRIDAY’S também foi o primeiro estabelecimento que promoveu o famoso “Ladie’s Night”, onde várias mulheres podiam entrar no restaurante de graça ou ganhar um número de coquetéis também por conta da casa. O sucesso foi tão grande, que em seu primeiro ano o estabelecimento faturou US$ 1 milhão.


Em 1972, a rede, então com outros dois restaurantes, em Memphis (inaugurado em 1970) e na cidade de Dallas, introduziu o famoso conceito de toda quinta-feira ser comemorada como um ano novo, com direito a confete, champanhe, apito e muita folia. Essa comemoração virou uma tradição e uma das marcas registradas da rede T.G.I. FRIDAY’S. No ano seguinte o restaurante da cidade de Dallas, para comemorar seu primeiro aniversário, vendeu qualquer item do cardápio por 1/10 do preço. Pouco depois, em 1975, a rede então com 12 restaurantes em funcionamento, foi adquirida pela Carlson Companies. Iniciando uma fase de rápida expansão em 1978, a rede inaugurou unidades nos estados da Flórida, Illinois, Missouri e Colorado. O resultado desta expansão pode ser visto poucos anos mais tarde: em 1984 a rede já possuía 105 unidades. Sua expansão internacional começou somente no mês de março de 1986 com a inauguração do primeiro restaurante da rede fora dos Estados Unidos, na cidade de Birmingham na Inglaterra. Na década seguinte, concentrou suas forças no mercado internacional, inaugurando restaurantes em dezenas de países como Argentina, Índia, África do Sul, China, Chile e Turquia; além do primeiro restaurante da rede dentro de um aeroporto, localizado na cidade de Pittsburgh, em 1992. Além disso, a rede atingiu pela primeira vez vendas superior a US$ 1 bilhão durante o ano de 1995.


Algumas passagens marcantes na história do T.G.I. FRIDAY’S, para construção de sua marca, foram: em 1974, depois de meses de testes, a rede lançou um dos itens preferidos de seu cardápio - Loaded Potato Skins – batata frita com corte exclusivo coberta com queijo cheddar derretido, crocantes pedacinhos de bacon, e acompanhada de um delicioso molho; em 1991, quando as famosas cabines telefônicas foram introduzidas no interior dos restaurantes como parte da decoração; e em 1997 quando introduziu em seu cardápio a Jack Daniel’s Grill (costela com molho Jack Daniel’s), um dos itens mais vendidos da rede. A rede chegou ao Brasil em 1995 instalando-se na capital paulista. O T.G.I. FRIDAY’S colabora também com a renovação da indústria de restaurante. Foi pioneiro ao oferecer pão de trigo integral, abacate (guacamole); broto de alfafa; aperitivos mexicanos e nachos. Em 2003 a rede iniciou uma total revitalização de seus restaurantes: novo design, cardápio, iluminação e até nova música ambiente.


Em outubro de 2007, o Rio de Janeiro ganhou o primeiro quiosque à beira-mar de toda a rede T.G.I. FRIDAY’S no mundo. Localizado na Praia do Leme, em frente ao Hotel Iberostar (antigo Meridien), servia as mesmas opções do cardápio original norte-americano. Da cozinha do quiosque, que era subterrânea, saiam também hambúrgueres e sobremesas, trazidos pelos garçons por meio de elevadores. A decoração seguia o padrão internacional, com ambiente limpo e painéis gráficos com design moderno. Apesar dessa inovação e das unidades brasileiras, localizadas em São Paulo, Barueri, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, serem rentáveis, não estavam à altura das expectativas da rede, e para os fãs deve ter sido uma surpresa nada agradável notar que todos os restaurantes brasileiros haviam sido fechados. A saída à francesa da rede aconteceu em novembro de 2010 e foi causada por problemas com os parceiros locais. Mas, segundo a empresa, o retorno ao país está sendo planejado, provavelmente até 2016.


No ano seguinte a rede inovou mais uma vez ao introduzir o programa de fidelidade GIVE ME MORE STRIPES®, onde os associados tinham o direito a inúmeros benefícios. Além dos restaurantes, a empresa fatura com a força da marca FRIDAY’S licenciando-a para outras empresas como a Heinz que produz uma linha de pratos congelados. A marca também está estampada em uma linha de salgadinhos (especialmente potato chips) e em drinques prontos para beber, encontrados em grandes redes de supermercados e lojas de conveniência dos Estados Unidos. A filosofia do T.G.I. FRIDAY’S é tratar cada frequentador como um convidado de honra, e este conceito se reflete em tudo o que é feito dentro de cada restaurante da rede. Ambiente alegre e agradável, com cozinha de ótima qualidade, pratos bem elaborados, onde garçons e garçonetes se comunicam através de gestos e palavras para atender de forma amigável, tanto à adultos como crianças, completamente diferente do tratamento formal da maioria dos restaurantes deste segmento. A casualidade é o ponto forte do T.G.I. FRIDAY’S — onde, Graças a Deus, é sempre Sexta-feira!


A especialidade 
Os Estados Unidos devem a popularidade dos drinques Frozen ao T.G.I. FRIDAY’S. Para muitos convidados que não gostam de Martines, foram criados drinques com e sem álcool, a base de frutas frescas, sucos, sorvetes e iogurtes. As receitas eram tão precisas que os copos dos drinques foram cientificamente desenhados para a proporção de cada ingrediente. Desde então, estes copos se tornaram muito populares na indústria de restaurantes. O T.G.I. FRIDAY’S tem mais de 500 receitas de drinques em seu acervo. A rede é precursora neste item. O primeiro deles tem história. Os primeiros Smoothies, de conotação “suave”, foram criados durante os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984. São bebidas batizadas com nomes ligados aos esportes e preparadas com ingredientes nutritivos e energéticos, incluindo frutas, açúcares e sorvetes. Saudáveis, de consistência cremosa e sabor doce, são as preferidas pelos atletas e esportistas em geral. Já os Flings são refrescantes - e originais - misturas de sucos de frutas, servidas com gelo picado. Entre os alcoólicos estão o Blender Blasters, drinques de consistência cremosa e batidos com sorvete. A categoria inclui também os Friday’s Favorites, os drinques mais vendidos na rede em todo mundo, e os Ultimates, lançamentos que a rede renova anualmente. Também é creditado ao T.G.I. FRIDAY’S a invenção do “Happy Hour” e do “Long Island Iced Tea”, além da popularização dos chamados frozen drinks. Os garçons e garçonetes são treinados durante duas semanas, quando aprendem os ingredientes de todos os itens do cardápio.


A decoração 
Uma das marcas registradas do T.G.I. FRIDAY’S em todo o mundo está no uso de objetos da vida e da cultura americana na decoração de seus restaurantes. São as chamadas memorabilias, termo usado para designar as peças de valor histórico incalculável que decoram as paredes dos restaurantes. Pode-se levar até um ano e meio para coletar toda a memorabilia necessária para decorar uma única loja. Nada pendurado nas paredes está lá por acaso. Cada objeto é um símbolo da filosofia FRIDAY’S. As peças de antiquários e objetos curiosos, alguns com cem anos de idade, fazem do restaurante um cenário que remete a várias décadas de história americana, uma história que não está nos livros. Um detalhe importante: hoje na decoração de seus restaurantes o T.G.I. FRIDAY’S não usa mais animais empalhados como antigamente. Em respeito à ecologia, eles foram substituídos por animais de pelúcia. Cada restaurante é profusamente ornamentado. São aproximadamente seis peças por metro quadrado, perfazendo mais de mil itens, de instrumentos musicais a cartões postais, de placas publicitárias a carrinhos de bebê, além do sempre presente barco a remo.


A clientela se diverte aprendendo com a decoração. Entre as curiosidades está uma hélice que fica sempre no bar. Na simbologia FRIDAY’S, representa o “motor” que impulsiona a casa. E tem mais: sempre na inauguração de um novo restaurante, uma nota de um dólar é assinada pelas pessoas que fazem a abertura e colocada na hélice “para que a casa ande”.


Coqueteleiras em ação 
Por volta de 1985 o T.G.I. FRIDAY’S iniciou a realização de uma competição entre os bartenders da rede, que representava toda tradição, conhecimento e inovação da marca nesta aérea. A competição, que inicialmente era realizada somente dentro dos Estados Unidos, reunia os melhores bartenders de cada restaurante da rede que travavam uma disputa emocionante pela criação do melhor drinque. Em 1991 a competição, que passou oficialmente a se chamar T.G.I. Friday’s World Bartender Championship, além de se tornar mundial, onde os melhores bartenders de cada país em que a rede possui restaurantes se enfrentavam em uma disputa emocionante para vem quem é o melhor, mais criativo e habilidoso com a coqueteleira nas mãos. Desde o conhecimento dos drinques, o tempo para prepará-los até os famosos malabarismos, cada participante tem 12 minutos para demonstrar toda sua habilidade. Hoje em dia a rede conta com mais de 8.000 habilidosos bartenders que divertem e alegram seus clientes. O troféu do torneio é uma hélice, objeto símbolo na decoração dos restaurantes da rede, já a premiação é de US$ 10 mil. O atual campeão é Hiroyuki “Mark” Yamada de Tóquio.


A evolução visual 
A identidade visual da rede passou por pequenas, e quase imperceptíveis alterações (as principais mudanças ocorreram na tipografia da letra - mais moderna - e na eliminação do símbolo que havia logo abaixo do nome da marca) até agosto de 2013, quando a marca apresentou seu novo logotipo. Além de adotar uma nova tipografia de letra e formato (retangular), a marca aboliu a apóstrofe e os pontos da abreviação TGI, que passou a ser posicionada no lado esquerdo do nome da marca.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 15 de março de 1965 
● Fundador: Alan Stillman 
● Sede mundial: Carrollton, Texas 
● Proprietário da marca: Carlson Restaurants, Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: Nick Sheperd 
● Presidente (internacional): Ian Saunders 
● Faturamento: US$ 4 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: + 930 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 30.000 
● Segmento: Restaurantes casuais 
● Principais produtos: Comida típica americana e drinques 
● Concorrentes diretos: Outback, Applebee’s, Hooters, Chili’s e Buffalo Wild Wings 
● Ícones: A fachada de suas lojas e o alegre atendimento 
● Slogan: In here, it’s always friday. 
● Website: www.fridays.com 

A marca no mundo 
Uma das maiores redes de restaurantes casuais do mundo, que fatura US$ 4 bilhões anualmente, tem mais de 930 restaurantes, sendo quase 600 unidades dentro dos Estados Unidos, distribuídas por 44 estados, e o restante espalhado por 60 países ao redor do mundo. Em 2012, segundo dados fornecidos pela empresa, foram servidos mais de 200 milhões de clientes no mundo, que devem ter consumido mais de 4 milhões de quilos de hambúrguer, carro-chefe da rede. Além disso, o programa de fidelidade da rede, GIVE ME MORE STRIPES®, superou a marca de 3 milhões de membros. Em 2011, a rede comemorou a inauguração do restaurante 350 fora dos Estados Unidos, localizado em Arequipa no Peru. 

Você sabia? 
O T.G.I. FRIDAY’S já empregou várias celebridades antes que essas se tornassem famosas, como por exemplo, a cantora Kathy Mattea, o ator Sean Patrick Flannery, o âncora da CBS Rene Syler e Brad Garrett, que interpretou Robert, no seriado “Everybody Loves Raymond”. 
As listras vermelhas e brancas do T.G.I. FRIDAY’S são um dos ícones mundiais mais reconhecidos no segmento de restaurantes, depois do famoso Golden Arches do McDonald’s. 
T.G.I. FRIDAY’S significa “Thank Goodness It’s Friday”


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 23/8/2013

Um comentário:

Anônimo disse...

Temos um Friday's aqui em Belo horizonte, a melhor coisa do cardápio são as sobremesas. It's to die for!