21.5.06

TGI FRIDAYS


Imagine um lugar onde todos os dias são sexta-feira. Um lugar onde toda quinta-feira é comemorada como se fosse um animado reveillon. Onde pessoas divertidas e simpáticas fazem com que o ambiente se torne ainda mais agradável e descontraído, acompanhado é claro por uma boa comida. Bartenders especializados fazendo incríveis malabarismos com copos e garrafas durante o preparo de drinques fantásticos. Onde comemorar é uma regra essencial. Este é o espírito da rede americana de restaurante casual TGI FRIDAYS. Onde, graças a Deus, todo dia é sexta-feira. 

A história 
O primeiro restaurante T.G.I. FRIDAY’S (por muitos anos, escrito assim), criado por Alan Stillman (foto abaixo), um vendedor de perfumes, após investir US$ 5.000 do próprio bolso e levantar um empréstimo do mesmo valor com sua mãe, foi inaugurado no dia 15 de março de 1965 na cidade de Nova York, localizado em um antigo bar na esquina da 1st Avenue com a 63rd Street, na parte leste de Manhattan. Toldo listrado vermelho e branco, o nome em amarelo sobreposto a um fundo azul-claro na fachada, chão de madeira, vitrais coloridos, botes de remo, hélices de madeira, lustres estilo Tiffany, cadeiras de madeira com encosto curvo, mesas com toalhas listradas, o bar com detalhes em bronze e avisos publicitários de metal figuravam uma “desordem elegante” em sua decoração. Os carismáticos funcionários eram jovens e usavam camisas de futebol listrada de vermelho e branco. O objetivo era criar um ambiente aconchegante e relaxante, onde os convidados de honra, como eram chamados os clientes, pudessem desfrutar de boa comida e ótimas bebidas. Stillman denominava seu novo estabelecimento como “bar dos solteiros“.
   

O primeiro cardápio da rede era escrito em um quadro-negro. E já que o local era frequentado por grandes grupos, as porções foram pensadas especialmente para serem divididas. Stillman lançava uma nova tendência sem saber, o casual dining - um restaurante que transita entre o fast food e a gastronomia elaborada. Além disso, para entreter o público, aconteciam grandes shows de mixologia unidos ao preparo de drinques especiais. A arte do Bartender Flair nascia nos balcões e deslumbrava todos que assistiam. Este se tornou um grande marco do restaurante e a tradição tão famosa que até mesmo serviu como inspiração para o filme “Cocktail” estrelado pelo Tom Cruise, onde foram gravadas cenas no próprio TGI FRIDAYS.
   

Rapidamente o novo empreendimento tornou-se o ponto de encontro preferido das pessoas em Manhattan, chegando ao ponto da polícia ter que fazer barricadas interditando a rua em virtude do imenso número de pessoas, boa parte delas solteiras, que se aglomerava em frente ao novo estabelecimento. O TGI FRIDAYS também foi o primeiro estabelecimento que promoveu o famoso “Ladie’s Night”, onde as mulheres podiam entrar no restaurante de graça ou ganhar um número de coquetéis também por conta da casa. O sucesso foi tão grande, que em seu primeiro ano o estabelecimento faturou US$ 1 milhão.
   

Em 1972, a rede, então com outros dois restaurantes, em Memphis (inaugurado em 1970) e na cidade de Dallas, introduziu o famoso conceito de toda quinta-feira ser comemorada como um ano novo, com direito a confete, champanhe, apito e muita folia. Essa comemoração virou uma tradição e uma das marcas registradas da rede TGI FRIDAYS. No ano seguinte o restaurante da cidade de Dallas, para comemorar seu primeiro aniversário, vendeu qualquer item do cardápio por 1/10 do preço. Em 1974 surgiria um verdadeiro clássico da marca: Loaded Potato Skins, batata-frita com corte exclusivo coberta com queijo cheddar derretido, crocantes pedacinhos de bacon, e acompanhada de um delicioso molho. A história da criação desse prato é mística: um dos cozinheiros do TGI FRIDAYS estava fazendo um clássico purê de batatas e para não desperdiçar as cascas, decidiu jogá-las em óleo quente. Depois de fritas, aproveitou os temperos que tinha ali, adicionou cheddar e bacon e pronto, prato criado. Na época, esse appetizer (que aqui no Brasil chamamos de entrada) ficou tão popular pelos Estados Unidos que os fazendeiros precisaram aumentar a produção de batatas para atender a demanda.
   

Pouco depois, em 1975, a rede então com 12 restaurantes em funcionamento, foi adquirida pela Carlson Companies. Iniciando uma fase de rápida expansão em 1978, a rede inaugurou unidades nos estados da Flórida, Illinois, Missouri e Colorado. O resultado desta expansão pode ser visto poucos anos mais tarde: em 1984 a rede já possuía 105 unidades espalhadas por vários estados americanos. Sua expansão internacional começou somente no mês de março de 1986 com a inauguração do primeiro restaurante da rede fora dos Estados Unidos, na cidade de Birmingham na Inglaterra.
   

Na década seguinte, concentrou suas forças no mercado internacional, inaugurando restaurantes em dezenas de países como Argentina, Índia, África do Sul, China, Chile e Turquia; além do primeiro restaurante da rede dentro de um aeroporto, localizado na cidade de Pittsburgh, em 1992. Além disso, a rede atingiu pela primeira vez vendas superior a US$ 1 bilhão durante o ano de 1995. Foi ainda esse ano que a rede fez a primeira tentativa de ingressar no mercado brasileiro, instalando-se na capital paulista.
  

Algumas passagens marcantes na história do TGI FRIDAYS, para construção de sua marca, foram: em 1991, quando as famosas cabines telefônicas foram introduzidas no interior dos restaurantes como parte da decoração; e em 1997 quando introduziu em seu cardápio a Jack Daniel’s® Ribs (costelas ao molho feito com uísque Jack Daniel’s®), durante anos um dos itens mais vendidos da marca. O TGI FRIDAYS colabora também com a renovação da indústria de restaurante. Foi pioneiro ao oferecer pão de trigo integral, abacate (guacamole); broto de alfafa; aperitivos mexicanos e nachos. A inovação do TGI FRIDAYS no segmento também pode ser vista em 2002, quando a rede introduziu em seu cardápio produtos de “carne natural”, como o hambúrguer de carne bovina Meyer Natural Angus, com maior qualidade, melhor sabor e 100% livre de hormônios de crescimento, antibióticos e quaisquer produtos animais provindos de outros processos. Em 2003, a rede iniciou uma total revitalização de seus restaurantes: novo design, cardápio, iluminação e até nova música ambiente.
  

Em outubro de 2007, o Rio de Janeiro ganhou o primeiro quiosque à beira-mar de toda a rede TGI FRIDAYS no mundo. Localizado na Praia do Leme, em frente ao Hotel Iberostar, servia as mesmas opções do cardápio original norte-americano. Da cozinha do quiosque, que era subterrânea, saiam também hambúrgueres e sobremesas, trazidos pelos garçons por meio de elevadores. A decoração seguia o padrão internacional, com ambiente limpo e painéis gráficos com design moderno. Apesar dessa inovação e das unidades brasileiras, localizadas em São Paulo, Barueri, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, serem rentáveis, não estavam à altura das expectativas da rede, e para os fãs deve ter sido uma surpresa nada agradável notar que todos os restaurantes brasileiros haviam sido fechados. A saída à francesa da rede aconteceu em novembro de 2010 e foi causada por problemas com os parceiros locais. Porém, em janeiro de 2017, a rede voltou ao mercado brasileiro com a inauguração de uma enorme unidade na Avenida Cidade Jardim, em São Paulo, com capacidade para atender até 380 pessoas sentadas. Atualmente a rede possui 11 restaurantes espalhados por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
  

Em 2011, a rede inovou mais uma vez ao introduzir o programa de fidelidade GIVE ME MORE STRIPES® (hoje batizado de FRIDAYS REWARDS®), onde os associados tinham o direito a inúmeros benefícios. Nesse mesmo ano, a rede comemorou a inauguração do restaurante 350 fora dos Estados Unidos, localizado em Arequipa no Peru. Além dos restaurantes, a empresa fatura com a força da marca TGI FRIDAYS licenciando-a para outras empresas, como por exemplo, estampar uma linha de pratos congelados (incluindo pizzas, hambúrgueres e sobremesas), uma linha de salgadinhos (especialmente potato chips), molhos e drinques prontos para beber, encontrados em grandes redes de supermercados e lojas de conveniência dos Estados Unidos.
  

Com a pandemia de COVID-19 e a consequente restrição na circulação de pessoas, a rede investiu na modernização de seu popular serviço TGI FRIDAYS TO GO, onde é possível retirar os pedidos direto nas lojas, e na ampliação do serviço de delivery (entrega), incluindo um aplicativo próprio, uma maneira fácil de fazer pedidos antecipados, ganhar e resgatar prêmios, receber ofertas exclusivas e muito mais. Além disso, em 2022, a rede lançou o FRIDAYS on the Fly, um conceito de loja menor projetado para atender à crescente demanda do consumidor por entrega e retirada. O novo formato tem foco no atendimento de pedidos de entrega e retirada, mas também oferece refeições internas, mas com um espaço menor do que um restaurante tradicional da rede.
  

Um dos diferenciais da marca é o divertido atendimento, desde os entusiasmados “parabéns” cantados pelos garçons e garçonetes, do descontraído serviço com atendentes ajoelhados ao lado do cliente discutindo pedidos, das enormes porções para serem compartilhadas ou das sobremesas enormes divididas no centro da mesa.
   

A filosofia do TGI FRIDAYS é tratar cada frequentador como um convidado de honra e este conceito se reflete em tudo o que é feito dentro de cada restaurante da rede. Ambiente alegre e agradável, com cozinha de ótima qualidade, pratos bem elaborados, onde garçons e garçonetes se comunicam através de gestos e palavras para atender de forma amigável, tanto à adultos como crianças, completamente diferente do tratamento formal da maioria dos restaurantes deste segmento. A casualidade é o ponto forte do TGI FRIDAYS - onde, Graças a Deus, é sempre sexta-feira!
  

A especialidade 
Os Estados Unidos devem a popularidade dos drinques Frozen ao TGI FRIDAYS. Para muitos convidados que não gostam de “Martinis”, foram criados drinques com e sem álcool, a base de frutas frescas, sucos, sorvetes e iogurtes. As receitas eram tão precisas que os copos dos drinques foram cientificamente desenhados para a proporção de cada ingrediente. Desde então, estes copos se tornaram muito populares na indústria de restaurantes. O TGI FRIDAYS tem mais de 550 receitas de drinques em seu acervo. A rede é precursora neste item. O primeiro deles tem história. Os primeiros Smoothies, de conotação “suave”, foram criados durante os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984. São bebidas batizadas com nomes ligados aos esportes e preparadas com ingredientes nutritivos e energéticos, incluindo frutas, açúcares e sorvetes. Saudáveis, de consistência cremosa e sabor doce, são as preferidas pelos atletas e esportistas em geral.
   

Já os Flings são refrescantes - e originais - misturas de sucos de frutas, servidas com gelo picado. Entre os alcoólicos estão o Blender Blasters, drinques de consistência cremosa e batidos com sorvete. A categoria inclui também os Fridays Favorites, os drinques mais vendidos na rede em todo mundo, e os Ultimates, lançamentos que a rede renova anualmente. Também é creditado ao TGI FRIDAYS a invenção do “Happy Hour” (o costume de reunir os colegas depois do trabalho para um momento de celebração, acompanhado de drinques) e do “Long Island Iced Tea” (gin, vodca, rum, Triple Sec, fresh sour e refrigerante de cola), além da popularização dos chamados frozen drinks. Uma curiosidade: os garçons e garçonetes são treinados durante duas semanas, quando aprendem os ingredientes de todos os itens do cardápio.
  

As delícias 
O cardápio da rede é um deleite para quem aprecia uma boa e típica comida americana. Os aperitivos incluem as tradicionais Southwest Potato Twisters (batatas douradas em corte espiral, cobertas com molho de queijo picante, queijo Jack, pico de gallo, sour cream e coentro fresco), Loaded Potato Skin (batatas assadas e fritas, recheadas com queijo cheddar derretido e pedacinhos de bacon crocante, servidas com sour cream e cebolinha), Fried Mozzarella (tiras de mussarela empanadas e fritas, acompanhadas de molho marinara) e Sesame Jack Chicken Strips (tiras de peito de frango empanadas macias e crocantes, evolvidas no famoso molho feito com uísque e cobertas com gergelim torrado). Uma das estrelas do cardápio é o tradicional Signature Whiskey-Glazed, molho exclusivo preparado com uísque Jack Daniel's® (conheça essa outra história aqui) servido sobre carnes (como nas famosas costelas FRIDAYS BIG RIBS), peixes, hambúrgueres e asas de frango.
  

Outro destaque do cardápio são os chamados FRIDAYS FAVORITES que incluem pratos clássicos da rede, como por exemplo, o Bucket of Bonnes (perfeita combinação de costela ao molho BBQ com asinhas de frango, finalizados com finas fatias crocantes de cebola e fatias de jalapeño frescos), Simply Grilled Salmon (filé de salmão grelhado, envolto em um mix de temperos e servido com arroz savory e vegetais do chefe), Cajun Shrimp & Chicken Pasta (camarões suculentos, frango e pimentões vermelhos salteados com fettuccine ao molho Alfredo Cajun, finalizado com cebolinha fatiada e queijo parmesão ralado) e Blackened Chicken Alfredo (sofisticado e cremoso fettuccine Alfredo, coberto com peito de frango ao estilo Cajun, tomates frescos e cebolinha).
   

Além disso, o FRIDAYS é famoso por seus hambúrgueres como Signature Whiskey-Glaze Burger (regado com o exclusivo molho de uísque, bacon crocante e queijo cheddar derretido, alface, cebola, tomate e picles), Barbecue Burger (coberto com queijo Cheddar derretido, Cajun Onion Rings e regado ao molho barbecue da marca), Bacon Cheeseburger (hambúrguer favorito de todos os tempos com queijo colby derretido, picles e bacon crocante apimentado) e Cowboy Triple Meat Burger (suculento hambúrguer de carne bovina, coberto com queijo cheddar derretido, bacon crocante levemente apimentado, carne assada e desfiada ao molho Barbecue e fatias crocantes de cebola).
   

O destaque das sobremesas é o Brownie Obssession (brownie levemente aquecido, coberto com calda fudge de chocolate, sorvete de creme, calda de doce de leite e nozes picadas). Já no cardápio brasileiro a novidade é o Three For All! (a crocante Fried Mozzarella e as apimentadas asinhas de frango formam o complemento perfeito para as batatas em um trio que ainda vem acompanhado de sour cream, molho marinara, molho Blue Cheese e finas tiras de aipo).
  

A decoração 
Uma das marcas registradas do TGI FRIDAYS em todo o mundo está no uso de objetos da vida e da cultura americana na decoração de seus restaurantes. São as chamadas memorabilias, termo usado para designar as peças de valor histórico incalculável que decoram as paredes dos restaurantes. Pode-se levar até um ano e meio para coletar toda a memorabilia necessária para decorar uma única unidade. Nada pendurado nas paredes está lá por acaso. Cada objeto é um símbolo da filosofia TGI FRIDAYS. As peças de antiquários e objetos curiosos, alguns com cem anos de idade, fazem do restaurante um cenário que remete a várias décadas de história americana, uma história que não está nos livros. Um detalhe importante: hoje na decoração de seus restaurantes o TGI FRIDAYS não usa mais animais empalhados como antigamente. Em respeito à ecologia, eles foram substituídos por animais de pelúcia. Cada restaurante é profusamente ornamentado. São peças por metro quadrado, perfazendo diversos itens, de instrumentos musicais a cartões postais, de placas publicitárias a carrinhos de bebê, além do sempre presente barco a remo.
  

A clientela se diverte aprendendo com a decoração. Entre as curiosidades está uma hélice que fica sempre no bar. Na simbologia TGI FRIDAYS, representa o “motor” que impulsiona a casa. E tem mais: sempre na inauguração de um novo restaurante, uma nota de um dólar é assinada pelas pessoas que fazem a abertura e colocada na hélice “para que a casa ande”. A partir de 2012, a rede passou a instalar televisores ligados em canais de esporte em todas as unidades com o intuito de atrair um público mais jovem. Além disso, recentemente os restaurantes da rede adotaram uma decoração mais minimalista, contemporâneo, autêntica, confortável e convidativa. E ganharam uma fachada mais moderna, mas sem perder as principais características da marca.
  

Coqueteleiras em ação 
A rede TGI FRIDAYS possui mais de 9.500 habilidosos bartenders que divertem e alegram milhões de clientes em seus restaurantes espalhados pelo mundo. Como forma de demonstrar a importância desses bartenders para a rede, por volta de 1985 o TGI FRIDAYS iniciou a realização de uma competição entre eles, que representava toda tradição, conhecimento e inovação da marca nesta aérea. A competição, que inicialmente era realizada somente dentro dos Estados Unidos, reunia os melhores bartenders de cada restaurante da rede que travavam uma disputa emocionante pela criação do melhor drinque. Em 1991, a competição se tornou mundial e passou oficialmente a se chamar TGI Fridays World Bartender Championship, onde os melhores bartenders de cada país em que a rede possuía restaurantes se enfrentavam em uma disputa emocionante para vem quem era o melhor, mais criativo e habilidoso com a coqueteleira nas mãos. Desde o conhecimento dos drinques, o tempo para prepará-los até os famosos malabarismos, cada participante tinha 12 minutos para demonstrar toda sua habilidade. O troféu do torneio era uma hélice, objeto símbolo na decoração dos restaurantes da rede, já a premiação chegava a US$ 10 mil. Devido à pandemia de COVID-19 a marca cancelou o evento, que até agora não foi mais realizado.
   

A evolução visual 
A identidade visual da rede passou por pequenas remodelações (as principais mudanças ocorreram em 2004 na tipografia da letra - mais moderna - e na eliminação do símbolo que havia logo abaixo do nome da marca) até julho de 2013, quando a marca apresentou seu novo logotipo. Além de adotar uma nova tipografia de letra e formato (retangular), a marca aboliu a apóstrofe e os pontos da abreviação das iniciais TGI, que passou a ser posicionada no lado esquerdo do nome da marca.
  

O logotipo do TGI FRIDAYS é bastante versátil em sua aplicação, especialmente nos ambientes digitais, onde pode adquirir cores relacionadas a comemorações (como o Natal ou Dia das Bruxas) ou causas sociais importantes (como quando utiliza as cores do arco-íris para apoiar a comunidade LGBTQI+).
   

Em 2020, somente no Reino Unido (onde a rede de 88 unidades é de propriedade da Electra Private Equity), apresentou uma nova identidade visual. No novo logotipo o nome foi reduzido apenas para FRIDAYS, baseando-se no fato de que o significado de TGI havia se perdido e se confundido com o tempo no mercado britânico. Outra característica resgatada e que remete as raízes da marca foi a volta do uso de listras verticais vermelhas e brancas (isto porque o logotipo anterior era apenas vermelho), que lembram os toldos originais do restaurante de 1965. O design novo logotipo foi inspirado na sinalização original do TGI FRIDAYS dos anos de 1960.
     

Os slogans 
The Fridays Feeling. (2020, Reino Unido) 
People of All Stripes. (2019) 
TGIF*IT. (2019) 
Always Fridays. (2017) 
Give me more Friday’s. (2008) 
Everyone could use more Friday’s. (2005) 
Eat what you love. Love where you eat. (2002) 
In Here, It’s Always Friday. (1997)
The Original is still the best. (1995) 
Everyone Looks Forward to Friday’s. (1992) 
Come for the food, stay for the fun.
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 15 de março de 1965 
● Fundador: Alan Stillman 
● Sede mundial: Dallas, Texas, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: TGI Fridays Franchisor LLC 
● Capital aberto: Não (subsidiária da TriArtisan Capital Advisors) 
● CEO: Ray Blanchette 
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 700 
● Presença global: 52 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 74.000 
● Segmento: Restaurantes casuais 
● Principais produtos: Hambúrgueres, costelas, batatas-frita e drinques 
● Concorrentes diretos: Outback Steakhouse, Applebee’s, Hooters, Chili’s, Tony Roma’s, Texas Roadhouse, Ruby Tuesday e Buffalo Wild Wings 
● Ícones: As listras vermelhas e brancas 
● Slogan: In Here, It’s Always Friday. 

A marca no mundo 
Uma das maiores redes de restaurantes casuais do mundo, que fatura US$ 2 bilhões anualmente, tem mais de 700 restaurantes, sendo quase 300 unidades dentro dos Estados Unidos, distribuídas por 32 estados (Nova York, Nova Jersey e Flórida são os que mais possuem restaurantes da rede), e o restante espalhado por 52 países ao redor do mundo. Segundo dados fornecidos pela empresa, anualmente são servidos mais de 200 milhões de clientes no mundo, que consomem mais de 4 milhões de quilos de hambúrguer, carro-chefe da rede. Além disso, o programa de fidelidade da rede, FRIDAYS REWARDS®, superou a marca de 5 milhões de membros. Atualmente o TGI FRIDAYS pertence à TriArtisan Capital Advisors, também proprietária da rede de restaurante P.F. Chang’s (conheça essa outra história aqui). 

Você sabia? 
O TGI FRIDAYS já empregou várias celebridades antes que essas se tornassem famosas, como por exemplo, a cantora Kathy Mattea, o ator Sean Patrick Flannery, a apresentadora Rene Syler e Brad Garrett, que interpretou Robert, no seriado “Everybody Loves Raymond”. 
As listras vermelhas e brancas do TGI FRIDAYS são um dos ícones mundiais mais reconhecidos no segmento de restaurantes, depois do famoso Golden Arches (Arcos Dourados) do McDonald’s (conheça essa outra história aqui). 
A abreviação TGI presente no nome da marca significa “Thank Goodness It’s Friday”, e foi inspirada na expressão “Graças a Deus é sexta-feira” dos tempos em que Alan Stillman cursou a Bucknell University. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 16/12/2022 

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Um comentário:

Anônimo disse...

Temos um Friday's aqui em Belo horizonte, a melhor coisa do cardápio são as sobremesas. It's to die for!