6.6.06

LOJAS AMERICANAS


Quer comprar produtos de beleza, utensílios para o lar, brinquedos, eletrônicos, roupas, alimentos e livros? E tudo isso em lojas bem localizadas, modernas, organizadas e convenientes. Este é o modelo de sucesso das LOJAS AMERICANAS, uma das mais tradicionais redes de varejo do país e um ícone de compra na vida de milhões de brasileiros, onde é possível encontrar grandes marcas, preços baixos, todos os dias.

A história
A empresa foi idealizada por John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger, todos eles ex-funcionários do complexo comercial norte-americano Woolworth, que pediram demissão para começar um negócio por conta própria, e partiram da cidade de Nova York em direção a Buenos Aires na Argentina com o objetivo de abrir uma loja baseada no conceito “Five and Ten Cents” (lojas que vendiam mercadorias à preços que variavam entre 5 e 10 centavos de dólar). A ideia era criar uma loja com preços baixos nos moldes das que já faziam sucesso nos Estados Unidos e na Europa no início do século. Durante a viagem de navio, os americanos, que levavam no bolso, em dólares, o equivalente a 10 mil contos de réis, conheceram os brasileiros Aquino Sales e Max Landesman que os convidaram para conhecer a bela cidade do Rio de Janeiro. Na visita a cidade maravilhosa os americanos perceberam que havia muitos funcionários públicos e militares com renda estável, porém com salários modestos, e a maioria das lojas não eram destinadas a esse público. As lojas existentes, em geral, vendiam mercadorias caras e especializadas. Foi assim que decidiram que o Rio de Janeiro era a cidade perfeita para lançar o sonhado empreendimento – uma loja de preços baixos para atender àquela população “esquecida” e que vendesse vários tipos de mercadorias em um só lugar.


Três meses depois, em 2 de maio de 1929, eles registraram a empresa LOJAS AMERICANAS S/A, que apesar do nome sempre foi brasileira. Assim, ainda este ano, inauguraram a primeira unidade das LOJAS AMERICANAS, em Niterói, com o slogan “Nada além de 2 mil réis”. A palavra “Loja”, no nome da empresa, foi uma novidade que designava um novo estilo de vendas, diferente dos estabelecimentos da época, denominados “Casa”. Durante a primeira hora de funcionamento, nenhum cliente apareceu. O fracasso parecia eminente. No entanto, uma garotinha, após passar minutos olhando através da vitrine, entrou e comprou uma boneca. Enfim a LOJAS AMERICANAS conquistava, assim, seu primeiro cliente, dos muitos que viriam depois.


A primeira loja adotou uma estratégia interessante para atrair mais consumidores: empregou várias mulheres, uma atitude pioneira para atrair as donas de casa. No final do primeiro ano já eram quatro lojas: três no Rio de Janeiro e uma em São Paulo. Já em 1940, para captar dinheiro para a inauguração de novas unidades, a empresa promoveu a abertura de seu capital na Bolsa de Valores e se tornou uma sociedade anônima. Em 1982, os sócios do Banco Garantia entraram na composição acionária da empresa como controladores. No ano de 1998 a rede decidiu novamente focar em seu principal negócio: lojas de descontos. No final do ano seguinte a empresa iniciou a venda de mercadorias através da Internet criando a AMERICANAS.COM. Era o começo de outro modelo de sucesso. Afinal, o comércio eletrônico das LOJAS AMERICANAS foi o primeiro grande portal a oferecer produtos pela Internet no país. A proposta inovadora, à época ainda embrionária também nos Estados Unidos e na Europa, foi recebida com desconfiança por boa parte dos consumidores brasileiros, acostumados ao modelo tradicional de comércio, cara a cara com as vitrines. Não demorou muito para o preconceito começar a perder força e para as empresas se consolidarem.


O ano de 2003 teve como principal característica à aceleração do programa de expansão. Com o objetivo de aumentar ainda mais a rede de lojas foram inauguradas 13 unidades convencionais, fortalecendo assim a presença da empresa em mercados importantes das regiões sudeste e sul do país. O conjunto de inaugurações contemplou também a inauguração, em Copacabana, das três primeiras lojas AMERICANAS EXPRESS, concebidas segundo o “conceito de vizinhança”. Eram lojas compactas, com sortimento selecionado de produtos, mas com os mesmos padrões de qualidade e preço que diferenciam a atuação da rede. No ano seguinte, dando continuidade a esse processo foram inauguradas 35 lojas e a conclusão do novo Centro de Distribuição em Barueri, na grande São Paulo, visando suportar numa primeira fase, o crescimento orgânico da empresa, tanto das lojas físicas como de seu braço virtual. O ano de 2005 foi um ano de importantes realizações, como por exemplo, a joint venture firmada com o Banco Itaú, que resultou no surgimento da Financeira Americanas Itaú (FAI), ou Americanas Taií. Ao final do ano de 2011, a FAI já havia emitido aproximadamente 1.7 milhões de cartões.


Em janeiro de 2007 a LOJAS AMERICANAS adquiriu a operação brasileira da rede de vídeo locadoras BLOCKBUSTER, composta por 127 lojas (equivalentes a 32 mil m²) pelo valor de R$ 184.6 milhões e adaptou as lojas ao modelo AMERICANAS EXPRESS. Com o negócio, a empresa aumentou sua gama de produtos vendidos, além do número de pontos de vendas, localizados em regiões estratégicas (áreas de alto fluxo, com acesso às classes A e B). A empresa também passou a deter a licença para o uso da marca BLOCKBUSTER no Brasil pelo período de 20 anos. Com o negócio, o número de lojas da empresa na região sudeste passou de 144 para 249. Já na Grande São Paulo, passou de 41 para 100. A empresa estabeleceu ainda, um novo recorde, inaugurando 50 lojas – 28 no modelo tradicional e 22 no modelo express, além de reformar 107 lojas da antiga BLOCKBUSTER, que nos anos seguintes perdeu cada vez mais espaço dentro das unidades AMERICANAS EXPRESS. Em 2011 a empresa inaugurou 90 novas lojas, um recorde para as LOJAS AMERICANAS. Além da expansão, a empresa investiu na reforma da rede de lojas e atualização tecnológica.


Os modelos
Atualmente as LOJAS AMERICANAS operam com três modelos diferentes de lojas:
Tradicional
É modelo tradicional da rede com área média de vendas de 1.500 m², que oferece aproximadamente 60 mil itens nas categorias bombonière, biscoitos, brinquedos, CDs, DVDs, utilidades domésticas, higiene, cosméticos, papelaria, vestuário, cama, mesa e banho e eletrodomésticos, entre outras. Essas unidades estão localizadas preferencialmente em shopping centers e áreas de grande circulação de pessoas.
Express
Lojas compactas, com média de 400 m² de área de vendas e catálogo de 15 mil itens, que variam conforme a unidade, a fim de atender o perfil do consumidor local.
Express Blockbuster
Modelo de loja criado após a compra da BLOCKBUSTER do Brasil. As lojas possuem em média 400 m² de área de venda, sendo um espaço de 80 a 100 m² dedicado à videolocadora, e o restante ocupado pelo modelo AMERICANAS EXPRESS. Esse modelo de loja está cada vez mais perdendo espaço e deverá desaparecer um futuro bem próximo.


Além disso, a empresa ainda oferece a Americanas.com (www.americanas.com) com mais de 37 categorias de produtos, tais como eletrônicos, CDs, DVDs, informática, eletrodomésticos, livros, games, brinquedos, papelaria, perfumaria e vinhos, entre outras. Entre os destaques do site, podemos mencionar o início da oferta de serviços digitais, tais como revelação de fotos, download de músicas e recarga de celulares, além de livros importados, vitaminas, tênis, produtos automotivos, casa e jardim e instrumentos musicais. Além das novas categorias mencionadas, a Americanas.com possui mais de 600 quiosques dentro das lojas físicas, oferecendo mais de 500 mil produtos do sortimento do site aos clientes das lojas físicas. O site opera ainda serviços de viagens (passagens aéreas, pacotes turísticos, aluguel de carros e reserva de hotéis) através das AMERICANAS VIAGENS, de ingresso através da Ingresso.com, lista de casamento, entre outros. Em 2006, o site se juntou ao Submarino e Shoptime, formando a empresa B2W, hoje líder desse segmento no país. Atualmente o site possui mais de 7.5 milhões de clientes.


Um gigante do varejo
As LOJAS AMERICANAS é um verdadeiro ícone do varejo brasileiro que lançou novos hábitos no país, como por exemplo, o cachorro-quente, o sundae, a banana split e o milk-shake. A importância desse gigante para o mercado pode ser medidas em números: maior vendedora de CDs do Brasil, juntando todos seria possível escutar mais de 11 milhões de horas de música, o equivalente a mais de 1.200 anos; circulam por suas lojas mensalmente o equivalente à população de países como Portugal, Áustria ou Argentina; se os milhões de cadernos universitários vendidos na volta às aulas fossem colocados um em cima do outro teriam a altura de 10.388 metros - uma medida superior a do Monte Everest, no Himalaia; e a quantidade de ovos vendida na Páscoa, se enfileirada, engarrafaria a ponte Rio-Niterói nos dois sentidos (28 quilômetros). Os itens de utilidades domésticas e eletrodomésticos respondem por 19% das vendas; produtos de entretenimento por outros 18%; alimentos de conveniência 17%; e vestuário por outros 17%. A região sudeste concentra o maior número de lojas (61%), seguido pela nordeste (17%), sul (9%) e centro-oeste (9%).


Os slogans
Grandes marcas, preços baixos, todos os dias.
As Lojas Americanas na sua casa. (comércio eletrônico)


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 2 de maio de 1929
● Fundador: John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger
● Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil
● Proprietário da marca: Lojas Americanas S.A.
● Capital aberto: Sim
● Chairman: Carlos Alberto da Veiga Sicupira
● Presidente: Miguel Gutierrez
● Faturamento: R$ 10.2 bilhões (2011)
● Lucro: R$ 340.4 milhões (2011)
● Valor de mercado: R$ 18.2 bilhões (dezembro/2012)
● Valor da marca: R$ 703 milhões (2011)
● Lojas: 706
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Maiores mercados: Rio de Janeiro e São Paulo
● Funcionários: 20.000
● Segmento: Varejo (loja de desconto)
● Principais produtos: Roupas, alimentos, eletrônicos e brinquedos
● Concorrentes diretos: Extra Supermercados e lojas de conveniência
● Slogan: Grandes marcas, preços baixos, todos os dias.
● Website: www.americanas.com

O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca LOJAS AMERICANAS está avaliada em R$ 703 milhões, ocupando a posição de número 12 no ranking das mais valiosas do Brasil.

A marca no Brasil
A LOJAS AMERICANAS é uma das mais tradicionais redes de varejo do país, contando com 706 lojas nas principais cidades de 26 estados brasileiros, mais distrito Federal, e 3 centros de distribuição, localizados em São Paulo (Barueri), Rio de Janeiro (Nova Iguaçu) e Pernambuco (Recife), atuando também no comércio eletrônico, representada pela Americanas.com. A maioria de suas lojas estão concentradas na região sudeste, sul e nordeste do país. A rede comercializa mais de 60.000 itens de 4.000 empresas diferentes, o que faz com que detenha uma grande participação do comércio brasileiro de brinquedos, bombonière (chocolates, balas, chicletes e biscoitos), lingeries e CDs. Sua área total de venda é superior a 500.000 m².

Você sabia?
A rede é muito conhecida pela promoção Tarja Vermelha, que oferece descontos em diferentes produtos.
A LOJAS AMERICANAS é controlada por três empresários: Jorge Paulo Lehman, Marcel Telles e Carlos Sicupira, o mesmo trio que comanda a Inbev (antiga AmBev), GP Investimentos, América Latina Logística e outras empresas.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 4/12/2012

4 comentários:

quessi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Haine disse...

Gostaria se realmente ha alguem responsavel nesta empresa que veja uma compra efetuada na Americanas.com protocolo nº50733426 e me diga se eu tenho eu não razão de reclamar e odiar a Americanas desta data em diante, ninguem me responde eu resolve meu problema

Gil Freitas disse...

Realmente as Lojas Americanas são uma da melhores lojas para se comprar atualmente.

Joyce Marcal disse...

Adoro está história de sucesso da americanas