24.5.06

CHEETOS


CHEETOS é reconhecido pelo aroma inconfundível ao abrir a embalagem, pelo seu formato único, sua cor amarela e pelos dedos “sujos” alaranjados deixados depois de comê-lo, como se fosse uma prova irrefutável da gula. Um snack divertido e radical, uma combinação perfeita de queijo e milho, induzindo muitos consumidores a fazer loucuras para degustá-lo, como faz seu maior porta-voz: o dissimulado e irreverente Chester Cheetah.

A história
O Crunchy Chee-tos Cheese Flavored Snacks (inicialmente escrito com hífen), um salgadinho de milho crocante com sabor de queijo foi criado por Charles Elmer Doolin na cidade de San Antonio no estado do Texas depois de exaustivas pesquisas, e lançado nacionalmente no mercado americano em 1948 pela empresa The Frito Company, alcançando grande sucesso em apenas um mês. Com o passar do tempo a marca CHEETOS e o produto foram ganhando espaço no mercado americano e conquistando muitos consumidores por várias partes do país. O sucesso de CHEETOS foi tamanho que muitos apontam o produto como um dos responsáveis pela fusão das empresas The Frito Company e H.W. Lay & Company (responsável pela distribuição do produto) em 1961, que depois viria a ser conhecida como Frito-Lay.


Por volta de 1965 CHEETOS era um sucesso de vendas, alcançando faturamento superior a US$ 127 milhões. Nesse mesmo ano, com a aquisição da empresa pela PepsiCo., os produtos CHEETOS foram gradativamente ganhando distribuição internacional. Em 1968 o primeiro comercial do produto foi ao ar nos Estados Unidos, gerando ainda mais reconhecimento para a marca. Em 1971 as campanhas publicitárias da marca ganharam um atrativo ao serem protagonizadas pelo personagem Mouse (um simpático ratinho) que contava a história do salgadinho CHEETOS, seguido sempre pelo tradicional slogan “Hail Chee-sar”. Ainda neste ano foi introduzida a primeira variação do produto: CHEETOS PUFFS, um salgadinho com formato mais fino que o original.


No Brasil, CHEETOS foi lançado em 1976 pela empresa Elma Chips, na versão Original, inaugurando assim a categoria de salgadinhos para crianças no país. Por ser perfeita para os momentos de descontração da turminha e carregar uma bagagem cheia de inovações de sucesso, a marca CHEETOS sempre esteve muito próxima do público infantil. Além disso, conquistou o público jovem sempre passando a percepção de ser uma marca moderna e atual devido às inovações que trouxe ao mercado, como por exemplo, as versões Lua (sabor parmesão), Onda (sabor requeijão), Cheetos X-Burger (salgadinho nos formatos de pão e hambúrguer, que podiam ser montados antes de consumido) e Cheetos Batatinha e Catchup.


A partir da década de 80 o salgadinho ganhou inúmeros formatos como bolinhas, palitinhos e espirais; diferentes tamanhos; edições limitadas; além de diversos sabores, como por exemplo, pizza, bacon, nacho e até uma linha picante. Foi também neste período que a marca iniciou um forte crescimento internacional, introduzido seus deliciosos snacks em muitos países ao redor do mundo. Além disso, em 1986 surgiria um verdadeiro ícone da marca: Chester Cheetah, a dissimulada mascote e porta-voz oficial de CHEETOS. Rapidamente o personagem caiu no gosto, especialmente do público adolescente, fazendo com que as vendas do produto aumentassem consideravelmente nos anos seguintes. Em 1994 CHEETOS foi a primeira marca americana de snack a ser distribuída na China. Em um passado mais recente o salgadinho ganhou versões mais saudáveis como a assada e com calorias reduzidas.


A linha do tempo
1980
Lançamento do CHEETOS no formato de bolinhas (Puffed Balls), disponível no sabor Queijo & Bacon.
1989
Lançamento do CHEETOS no formato de caracol (Curls).
1990
Lançamento do CHEETOS PAWS, salgadinho com a forma da pegada do personagem Chester Cheetah. O produto foi retirado do mercado três anos depois.
1991
Lançamento do CHEETOS FLAMIN’ HOT, versão original do salgadinho coberta com molho picante.
1996
Lançamento do CRUNCHY NACHO CHEETOS.
2002
Lançamento do CHEETOS FLAMIN’ HOT CON LIMÓN, versão original do salgadinho coberta com molho picante e limão.
2004
Lançamento do BAKED CHEETOS, a versão assada do salgadinho.
2005
Lançamento do HOLIDAY CHEETOS TWISTS, salgadinho feito com milho orgânico que deixava os dedos verdes depois de pegá-los.
Lançamento do CHEETOS CHEDDAR JALAPEÑO, versão com queijo cheddar e pimenta verde.
Lançamento do CHEETOS PIZZA PUFFS.
2006
Lançamento do CHEETOS FLAMIN’ HOT BAKED, versão assada do salgadinho coberta com molho picante.
2007
Lançamento do CHEETOS MIX & MOVE, versão original do salgadinho com formatos de O e X.
Lançamento do CHEETOS ASTEROIDS, versão original do salgadinho em formato de pequenas bolinhas. Além da embalagem normal (saquinho), esta versão era comercializada em uma espécie de lata (plástica) extremamente moderna.
2008
Lançamento do CHEETOS XXTRA FLAMIN’ HOT, versão extremamente picante do salgadinho.
2009
Lançamento do GIANT CHEETOS, um snack em pedaços grandes disponível em duas versões (tradicional e picante) e comercializado na tradicional embalagem ou em uma versão snack (com 5 super CHEETOS), direcionado para um público mais adulto.
2010
Lançamento do CHEETOS MIGHTY ZINGERS, salgadinhos em pequenos pedaços (que cabem perfeitamente na boca), disponíveis em duas versões apimentadas. Cada saquinho do produto oferecia dois sabores misturados.
2012
Lançamento de dois novos sabores: SALSA CON QUESO CHEETOS (salsa com queijo) e HONEY BBQ CHEETOS PUFFS (churrasco).


Ele é louco por Cheetos
Em 1986 surgiu o dissimulado personagem CHESTER CHEETAH, um antropomórfico desenho de um guepardo (chamado em inglês de Cheetah) com óculos escuros e tênis, que era o porta-voz oficial do produto, ganhando grande notoriedade nos comerciais de televisão e anúncios impressos, que eram seguidos do tradicional slogan “It’s Not Easy Being Cheesy”. O personagem aparecia em comerciais de televisão sempre fazendo loucuras para conseguir comer os salgadinhos CHEETOS. Nesse momento ele se tornava quase irracional, seus olhos saltavam, seu coração disparava, ele era capaz de atingir velocidades alucinantes, de passar por obstáculos intransponíveis para ter o prazer de saborear CHEETOS.


Em meados dos anos de 1990, dois jogos de videogames criados pela empresa Kaneko foram inspirados pelo personagem: Chester Cheetah: Too Cool to Fool e Chester Cheetah: Wild Wild Quest. Estes jogos foram o primeiro contato do personagem com o público brasileiro, que o desconhecia até então, pois o produto era divulgado pelos ratinhos da Queijolândia até 1994, quando os personagens foram substituídos pelo “dissimulado” guepardo, que passou a estampar as embalagens dos produtos. A mascote da marca atingiu seu ápice em 2009 quando estrelou um comercial durante o intervalo do Super Bowl (os 30 segundos mais caros da TV americana).


A aparência de CHESTER CHEETAH evoluiu muito ao longo dos anos. A partir do ano 2000 a mascote deixou de ser um desenho animado tradicional para ganhar uma versão feita em animação gráfica, adquirindo assim uma aparência muito mais realística e atrativa.


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos, mas sempre manteve o caráter divertido e moderno. Até 1998 a palavra “Chee-tos” era escrita com hífen. Neste ano a marca apresentou uma nova identidade visual, sem o hífen, e com design extremamente moderno, adotando definitivamente a cor amarela e uma tipografia de letra extremamente ousada. A última modificação ocorreu em 2004, quando uma nova tipografia de letra foi adotada.


Os slogans
Take a Cheetos break. (2011)
Dangerously cheesy! (1996)
It’s Not Easy Being Cheesy. (1986)
The cheese that goes crunch! (1948)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1948
● Criador: Charles Elmer Doolin
● Sede mundial: Plano, Texas
● Proprietário da marca: PepsiCo Inc.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Indra K. Nooyi (PepsiCo)
● CEO & Presidente: Tom Greco
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 36 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Alimentação
● Principais produtos: Salgadinhos
● Concorrentes diretos: Tostitos, Ruffles, Pringles, Lay’s e Doritos
● Mascote: Chester Cheetah
● Slogan: Take a Cheetos break.
● Website: www.cheetos.com

A marca no mundo
CHEETOS é uma marca global da Frito-Lay (maior fabricante de snacks do mundo, conhecida no Brasil como Elma Chips), sendo atualmente a segunda marca da empresa em volume de vendas com mais de 1.1 bilhões de saquinhos comercializados anualmente. Está presente em mais de 36 países, incluindo nações tão diversas como Brasil, China, México, Inglaterra, Grécia, Espanha, Austrália, Indonésia, Tailândia, Estados Unidos, Japão e muitos outros. Somente nos Estados Unidos existem aproximadamente 20 diferentes tipos de CHEETOS no mercado. Suas vendas mundiais beiram os US$ 4 bilhões anualmente.

Você sabia?
Na Coréia do Sul e no Japão existe uma versão do salgadinho coberto com uma calda de morango chamada STRAWBERRY CHEETOS.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 16/4/2013

3 comentários:

Anônimo disse...

A Cheetos poderia voltar com aqueles adesivos de letra japonesa,borboleta,ets,entre muitos outros legais.

Jaqueline Paloma disse...

como o cheetos é uma marca muito conhecida e comprada pelo publico jovem deveria haver mais promoçoes que atingissem o público adulto!!!!!!

Anônimo disse...

valeu eu tava ferrado com um trabalho de geografia e vcs me ajudarão d+