29.5.06

DOMINO'S PIZZA


Boa pizza muitos estabelecimentos ao redor do mundo sabem fazer. Entregá-la quente, saborosa e rapidamente só a Domino’s é capaz. Tudo para que o cliente possa saborear uma pizza como se ela acabasse de sair do forno no conforto de seu lar. E olha que são mais de 3 milhões de pizzas entregues diariamente com enorme sucesso. 

A História 
Tudo começou quando Tom Stephen Monaghan (foto abaixo) e seu irmão, James, resolveram comprar no dia 9 de dezembro de 1960 a DomiNick’s Pizza, uma modesta pizzaria localizada na pequena cidade de Ypsilanti, estado americano do Michigan. A pizzaria foi adquirida por míseros US$ 900. Em 1965, Tom que havia se tornado o único proprietário do negócio em 1961, mudou o nome do pequeno estabelecimento para Domino’s Pizza. Para diferenciar-se da concorrência, utilizou um VW Fusca e criou um sistema de entrega á domicílio, que prometia entregar a pizza quente e crocante de forma rápida. Em 1967 foi inaugurada a primeira franquia da rede por Charles Gray em um 1º de abril também na cidade de Ypsilanti, e no ano seguinte a primeira loja fora do estado de Michigan, na cidade de Burlington em Vermont. Era o começo de uma grande expansão nacional.
   

Em 1970, a rede estabeleceu um enorme e ousado diferencial de mercado: se a pizza não fosse entregue em menos de 30 minutos, o cliente não precisaria pagar (essa promoção seria encerrada somente em 1993, mas retornaria por tempos determinados em alguns mercados mundiais). No final desta década a rede já possuía 200 lojas em funcionamento. Sua expansão internacional começou exatamente no dia 12 de maio de 1983 com a inauguração da primeira unidade na cidade de Winnipeg no Canadá e, pouco depois, abriu sua primeira loja fora da América do Norte em Queensland, Austrália. Nesta época já existiam mais de mil lojas da Domino’s em atividade. Em 1985, a rede inaugurou sua primeira loja na Inglaterra, localizada na cidade de Luton, além de uma unidade no Japão. Nesse mesmo ano a rede inaugurou nada menos que 954 unidades no mercado americano, fazendo com que a Domino’s se tornasse a pizzaria de maior crescimento neste segmento.
   

Pouco depois, em 1988, a empresa ingressou na América do Sul com a inauguração de uma loja na cidade de Bogotá na Colômbia. Até este momento, a rede tinha um cardápio simples e com poucas opções. A grande maioria das lojas vendia apenas um tipo de pizza (geralmente a Crust Pizza), em apenas dois tamanhos (pequeno ou grande) e apenas um tipo de refrigerante (Coca-Cola). Porém a voraz competição de outras redes acabou forçando a Domino’s a ampliar as opções em seu cardápio com a adição de outros tipos de massas de pizzas (por exemplo, a HANDMADE PAN PIZZA, introduzida em 1989 e cujas bordas eram mais grossas e crocantes, foi a primeira novidade no cardápio da rede em muitos anos); dois tamanhos novos (médio e extra grande); vários outros tipos de refrigerantes e bebidas; além da introdução de produtos que nada tinham a ver com pizzas. Ainda em 1989 foi inaugurada a loja de número 5.000 da Domino’s no mundo.
    

A inauguração da loja na cidade de Reykjavik, na Finlândia, em 1993, estabeleceu um recorde de vendas: na primeira semana foram comercializadas mais de 5.000 pizzas. Os franqueados, Gunnar Gudjonsson e Birgir Bieltvedt, foram reconhecidos com o prêmio “Most Pies in the Franchise Award” por terem as três lojas mais produtivas da cidade de Reykjavik. Com vendas anuais que previam mais de US$ 2 milhões cada uma, estas três lojas foram, durante algum tempo, as de maior volume em vendas fora dos Estados Unidos. Nos anos seguintes a rede inaugurou a primeira loja no continente africano, localizada na cidade do Cairo, no Egito, em 1995; e atingiu a incrível marca de 6 mil unidades em funcionamento no ano de 1998 com a inauguração de uma loja na cidade de San Francisco na ensolarada Califórnia.
  

Em 2001, numa demonstração de patriotismo e resiliência as lojas da rede em Nova York e Washington forneceram 12.000 pizzas para as pessoas que trabalhavam no resgate das vítimas dos terríveis atentados terroristas de 11 de setembro. Ao final deste ano a Domino’s entregou 400 milhões de pizzas, o equivalente a mais de uma pizza para cada homem, mulher ou criança nos Estados Unidos. Em 2006, a rede atingiu a marca de 8.000 unidades abertas, e simultaneamente comemorou a inauguração da loja de número 5.000 nos Estados Unidos (localizada na cidade de Huntley, estado de Illinois) e a de número 3.000 internacionalmente, localizada na Cidade do Panamá.
   

A partir de 2007, de forma inovadora, a rede começou a disponibilizar novas formas de pedidos, como por exemplo, online ou pelo celular, tornando assim a experiência de compra ainda mais conveniente para seus clientes. E no ano seguinte, ampliou ainda mais essa experiência com o lançamento de uma novidade na indústria: o Domino’s Tracker®, uma tecnologia revolucionária que permitia aos clientes acompanharem online o andamento de seu pedido, desde o momento em que era feito, até quando saía do forno e estava pronto para retirada ou entrega. E mais, introduziu o Domino’s Pizza Builder, mais uma inovação que transformou a indústria, permitindo aos clientes fazer pedidos online customizáveis, escolhendo suas crostas e coberturas favoritas e acompanhar sua pizza ganhar vida na tela do computador.
  

Já o ano de 2009 foi marcado por uma mudança de paradigma na história da rede quando a primeira loja com mesas internas foi inaugurada na cidade de Stephenville, estado do Texas, possibilitando assim aos clientes saborearem as pizzas no local. Era uma mudança para atender a demanda dos consumidores. Ainda neste ano a rede alcançou outro recorde: inauguração de sua loja de n.º 9.000 com direito a comemorações dobradas nas cidades de Nova Déli (Índia) e Nova Orleans, em Louisiana. Nos anos seguintes a rede passaria por uma enorme transformação em seu modelo de negócio. O crescimento do número de clientes que buscavam pizzas diretamente nas lojas fez a rede repensar a estética e ambientação de seus pontos de venda nos Estados Unidos. Isto porque, há apenas alguns anos, o delivery dominava as vendas, representando de 80% a 90% da comercialização de pizzas da Domino’s.
   

Essa nova fase da rede começou em 2013, após anos de desenvolvimento e testes de conceito, com o lançamento de um novo design de loja chamado “Pizza Theater”. Esse design de loja permitia flexibilidade para uma série de recursos inéditos quando se trata de uma unidade tradicional da rede. Os recursos incluíam um saguão confortável, visualização em área aberta do processo de preparação de alimentos e a capacidade de rastrear pedidos de transporte eletronicamente em uma tela do saguão. Essas mudanças nas lojas tinham como objetivo torná-las mais acolhedoras e atraentes. Alguns desses novos pontos de venda podiam ser diferenciados, dependendo da localização e demanda. Grandes aparelhos de TV, poltronas confortáveis e até um quadro negro no qual os clientes podem deixar sugestões também estavam entre as novidades da nova ambientação. Além disso, a rede ampliou consideravelmente seu cardápio com deliciosos sanduíches e até suculentos pratos de massas.
   

Em 2018, a Domino’s inaugurou sua 15.000ª loja no mundo, localizada na cidade de Lewisville, estado do Texas. Em 2020, com a pandemia de COVID-19, a rede inovou mais uma vez no segmento de entrega ao lançar o Domino’s Carside Delivery®, outra conveniente opção de entrega sem contato que permitia aos clientes que fizessem um pedido pré-pago online ficassem em seu veículo enquanto um membro da equipe entregava o pedido no carro. No ano seguinte, lançou a 2-Minute Carside Guarantee para o sistema Domino’s Carside Delivery®, uma garantia na qual após fazer o check-in na loja e, assim que o pedido estiver pronto, um membro da equipe Domino’s irá ao carro em menos de dois minutos ou a próxima pizza será grátis.
  

A linha do tempo 
1992 
Lançamento nacional no mercado americano do BREAD STICKS (espécie de palitinhos de pão assado), primeiro produto do cardápio da rede que não estava relacionado à pizza. 
1993 
Introdução no cardápio americano da pizza CRUNCHY THIN CRUST, cuja borda era extremamente crocante. 
Lançamento da THE DOMINATOR, uma pizza extra grande com impressionantes 30 pedaços. 
1994 
Introdução das BUFFALO WINGS (asinhas de frango fritas) em seu cardápio americano, sendo a primeira rede no segmento pizza a vender um produto à base de frango. 
1996 
Lançamento da página oficial da marca na internet. 
Lançamento da promoção por tempo limitado onde o cliente podia escolher massas de pizza com sabores. 
2001 
Introdução do primeiro item de sobremesa da rede, batizado de CINNA STIX®. Eram pedacinhos de pão torrados e cobertos com canela. 
2002 
Lançamento da DOMINO’S PIZZA BUFFALO CHICKEN KICKERS, porções de pequenos pedaços de peito de frango macios e empanados, acompanhados de molho. 
2003 
Lançamento da PHILLY CHESSE STEAK PIZZA, uma pizza com pedaços de carne, cebola, cogumelos, pimentão verde e queijo provolone. 
Lançamento da sobremesa DOMINO’S DOTS, bolinhas de massa assadas cobertas com canela e açúcar com glacê de baunilha. 
2004 
Lançamento da DOMINO’S CHEESY DOTS™, deliciosas bolinhas assadas, cobertas com queijo derretido e picante. 
2005 
Lançamento da AMERICAN CLASSIC CHEESEBURGER, uma pizza que tinha recheio de carne. 
2006 
Lançamento do BROWNIE SQUARES, deliciosos pedacinhos de brownies de chocolate saídos do forno para serem mergulhados em uma calda quente de chocolate. 
Lançamento da BROOKLYN STYLE PIZZA, cuja borda era mais fina, mas extremamente crocante. 
2007 
Lançamento da OREO® DESERT PIZZA, uma pizza fina de sobremesa com baunilha, pedaços da tradicional bolacha Oreo (conheça essa outra história aqui) e coberta com calda doce. 
2008 
Lançamento de uma linha composta por oito deliciosos sanduíches tostados no forno e recheados com ingredientes como rosbife, frango, cebola, pimentão verde, cogumelos, azeite extra virgem e vários tipos de queijo. 
2009 
Lançamento da AMERICAN LEGENDS, uma linha de pizzas com 40% mais queijo que as tradicionais, além de selecionadas opções de ingredientes como pimentão vermelho, espinafre e queijo feta. 
Lançamento de novos itens no cardápio, como o BreadBowl PASTA (pães do tipo italiano com massas dentro) e pastéis recheados de chocolate. 
2011 
Lançamento da DOMINO’S ARTISAN, uma nova linha de pizzas feitas com ingredientes de alta qualidade. 
Introdução de novas receitas de asinhas de frango fritas e pequenos pedaços de frango sem osso empanados. 
2012 
Apresentação de novidades no cardápio brasileiro da rede, como por exemplo, a venda de pizza em fatias. 
Lançamento da HANDMADE PAN PIZZA, feita com massa fresca, nunca congelada. 
2013 
Lançamento no Brasil da CHOCOBREAD, uma sobremesa feita com massa finíssima recheada com muito chocolate e cobertura de creme de baunilha com granulado. 
2015 
Lançamento do programa de fidelidade Piece of the Pie Rewards™
2021 
Lançamento no Brasil por tempo limitado da pizza com recheio de frango e molho barbecue, ao invés do tradicional molho de tomate.


Os sabores 
As opções de pizzas da rede variam de acordo com o país, sempre respeitando o gosto e a cultura local de cada um deles. Na Índia, por exemplo, devido à crença Hindu, que tem a vaca como um animal sagrado, a Domino’s substituiu o tradicional pepperoni por salsicha de frango. No Brasil a tradicional massa aberta à mão ganhou recheios populares bem ao gosto do brasileiro, como requeijão, banana, frango e calabresa. Segundo a Domino’s, existem 34 milhões de maneiras de se criar uma pizza na rede. As pizzas são assadas na temperatura exata de 265º.
   

A Domino’s oferece aos clientes um menu completo para escolher, incluindo cinco tipos de massa de pizza (Hand Tossy, Crunchy Thin, Handmade Pan, Gluten Free e Brooklyn), pizzas especiais, massas, sanduíches, pães recheados, pedacinhos de pão com parmesão, asinhas de frango, frango desossado, brownies, bolos de chocolate, entre outros itens. A rede oferece uma grande infinidade de sabores e ingredientes para suas pizzas, entre os mais populares e estranhos em alguns países estão: 
Brasil: Calabresa, seguida por Pepperoni e Mussarela 
Estados Unidos: Pepperoni, Sausage, Bacon, Cogumelos e Abacaxi 
Japão: Lula 
Jamaica: Abacaxi 
Guatemala: Molho de feijão preto 
Inglaterra: Atum com milho 
Índia: Gengibre 
Colômbia: Goiaba 
Coréia do Sul: Brócolis 
Holanda: Carneiro grelhado
  

O pioneirismo 
Quando se trata da experiência de entrega de pizza, ninguém faz melhor do que a Domino’s. Como pioneira na entrega eficiente de pizzas feitas sob encomenda, a rede foi responsável por lançar muitas inovações que causaram um impacto significativo nas indústrias de pizza e entrega á domicílio. Por exemplo, a Domino’s foi pioneira em vários aspectos, como a embalagem cartonada com um sistema que evita que o queijo grude na parte superior da tampa; a embalagem que evita que a umidade (do vapor da pizza) enfraqueça o papelão; o primeiro rastreador desenvolvido e usado por uma rede americana de pizzarias para permitir que os clientes acompanhem o andamento de seu pedido, desde o momento em que é feito até o recebimento; ou até mesmo o letreiro em 3D utilizado no teto de seus automóveis de entrega. E não pára por aí. Em busca da crosta perfeita, a Domino’s desenvolveu a tela de pizza - uma bandeja de malha que ajuda a cozinhar a crosta da pizza de forma mais uniforme do que uma bandeja de madeira ou aço inoxidável.
   

Já a bolsa térmica de entrega HeatWave® foi introduzida em 1998 para manter as pizzas quentes durante a entrega. Originalmente, cada bolsa quente continha um mecanismo de aquecimento patenteado carregado por uma tomada elétrica na loja. O material externo da bolsa era feito com náilon repelente à água, que substituiu o material de vinil menos resistente usado anteriormente. A Domino’s continuou inovando e evoluindo essa tecnologia, removendo o cabo elétrico e aquecendo cada bolsa por meio de um sistema de indução. A última edição das bolsas HeatWave® conta apenas com um sistema de isolamento patenteado que mantém as pizzas quentes e crocantes - eliminando completamente a necessidade de eletricidade. Tudo para que as pizzas cheguem sempre fresquinhas, crocantes e quentinhas nas mãos dos consumidores.
    

Especialista em entregas 
Os especialistas, como são chamados os funcionários da Domino’s responsáveis pela entrega das pizzas, cobrem nada mais nada menos do que 10 milhões de milhas a cada semana, somente nos Estados Unidos, ou seja, 41 viagens de ida e volta à lua. No mundo eles entregam aproximadamente 3 milhões de pizzas diariamente. Em Aruba, a Domino’s faz algumas entregas na praia. Aliás, fazer entregas em Aruba é um desafio: as ruas são nomeadas, mas as casas não são numeradas. Lá as tradicionais motocicletas dos entregadores precisaram ser trocadas por pequenas caminhonetes devido às fortes e constantes ventanias. Já na Holanda os entregadores utilizam bicicletas. Outra curiosidade ocorre nas Ilhas Virgens onde as ruas não possuem nomes, portanto, são usados diferentes pontos de referência na entrega de pizzas. Em Quito, no Equador, situada a 8.300 pés sobre o nível do mar, é o local mais alto do mundo onde se entrega pizza da rede. Já em Bangladesh, quando foi inaugurada a primeira loja da rede, em 2019 na cidade de Dhaka, foi estabelecido um recorde mundial na semana de abertura ao vender mais de 13.000 pizzas. As lojas da Arábia Saudita devem funcionar cerca de quatro vezes por dia, cada uma com duração de 12 a 45 minutos. Isto porque durante os períodos de oração, todos os negócios fecham.
   

A véspera de Ano Novo (New Year’s Eve) e o Dia das Bruxas (Halloween) são dois dos dias mais movimentados do ano para a rede. As lojas da Domino’s em território americano costumam assistir um aumento nos pedidos durante grandes eventos esportivos, como por exemplo, o Super Bowl (a grande final do futebol americano profissional) e o March Madness (os playoffs do basquete universitário). A rede nos Estados Unidos normalmente vende cerca de 2 milhões de pizzas no domingo do Super Bowl - aproximadamente 30% a mais do que em um domingo normal.
  

No ano de 2014, no mercado brasileiro, a rede apresentou a solução STEADY PIZZA. Com o objetivo de manter a pizza intacta durante o trajeto da entrega, a caixa que leva o produto ganhou pêndulos de chumbo e dois hemisférios - um que se movia para os lados e outro que ia para cima e para baixo. O sistema fazia com que qualquer movimento da moto a caminho da entrega fosse compensado, mantendo as embalagens de pizza sempre na horizontal. Esse mecanismo que permite que a pizza fique estabilizada independente a posição da moto foi testado para as entregas no Rio de Janeiro.
  

Em 2015, a rede apresentou seu novo veículo de entrega: Domino’s DXP™ (Delivery eXPert). Depois de três anos de pesquisas e testes, o veículo de entrega de pizza foi lançado em 25 mercados nos Estados Unidos. O carro, um Chevrolet Spark® modificado, possuía um forno localizado atrás da porta do motorista que podia armazenar até 80 pizzas aquecidas. Assim, nada de pizza fria até o entregador chegar à casa do cliente. Dentro do veículo só havia espaço para o motorista, já que todo o restante era dividido em compartimentos para armazenamento de acompanhamentos, bebidas e temperos. No início aproximadamente 155 veículos atendiam cidades selecionadas, incluindo Boston, Detroit, Houston, Nova Orleans, San Diego e Seattle.
   

Ainda em 2015, a marca lançou o AnyWare, um conjunto de tecnologias que oferece aos clientes 12 formas digitais de fazer pedidos - permitindo que eles os façam de qualquer lugar, a qualquer momento, usando qualquer dispositivo que desejarem. Essas diversas plataformas inovadoras trazem ainda mais praticidade para a experiência de pedidos. Atualmente, é possível pedir uma pizza por aplicativo, site, telefonando, twittando e, até mesmo, via WhatsApp ou mensagem de texto. Além disso, a Domino’s também aceita pedidos de dispositivos como Apple Watch, Google Home ou Alexa. Uma curiosidade: a Domino’s gerou mais de 75% das vendas por meio de canais de pedidos digitais nos Estados Unidos em 2021. Já em 2016, a Domino’s da Nova Zelândia realizou a primeira entrega de pizza do mundo usando um drone. A rede afirmou ter usado um veículo aéreo não tripulado para entregar duas pizzas a um cliente em Whangaparaoa, ao norte da cidade de Auckland.
   

Em abril de 2018, a rede lançou mais uma revolução de entrega: Domino’s Hotspots®, locais que não possuem endereços tradicionais - como parques, campos esportivos, praias e milhares de lugares inesperados - onde os clientes podem receber pedidos de entrega. As lojas da rede em território americano selecionaram esses Domino’s Hotspots®, que agora são locais onde os motoristas podem encontrar os clientes para entregar os pedidos. Os clientes podem solicitar a entrega em um Domino’s Hotspots® através do site da rede e por meio de seus aplicativos móveis. Assim que a localização de um cliente for determinada, os Domino’s Hotspots® locais disponíveis para entrega aparecerão em um mapa para os clientes selecionarem. Antes do check-out, os clientes podem deixar instruções para ajudar o entregador a encontrá-los. Depois de concluir o pedido, os clientes receberão alertas de mensagens de texto sobre o andamento da entrega, incluindo um texto final que informa a hora prevista de chegada do entregador. Hoje em dia mais de 200.000 Domino’s Hotspots® estão ativos, redefinindo a conveniência de entrega para clientes nos Estados Unidos.
  

Campanhas que fizeram história 
Em 1986, a marca lançou uma enorme e famosa campanha nos Estados Unidos estrelada pelo personagem The Noid (uma brincadeira com a palavra “annoyed”, que significa “irritado”), cuja voz era feita pelo ator Pons Maars. O malvado dentuço, que vestia uma roupa vermelha com um N preto inscrito em um círculo branco no peito e com grandes orelhas de coelho, aparecia nos comerciais da rede tentando impedir que as pizzas chegassem sempre quentes e fresquinhas nas casas dos clientes. Afinal, ele era uma manifestação física de todos os desafios inerentes à entrega de uma pizza em 30 minutos ou menos. Obviamente ele nunca conseguia tal feito. Os comerciais utilizavam a expressão “Avoid the Noid!” (em português algo como “Evite o Noid!”). Assista abaixo a um dos comerciais estrelados pelo personagem em 1986.
   

Em 1989, Noid já era bem conhecido e popular entre os americanos. Enquanto a maioria do público adorava o personagem, Kenneth Lamar Noid, um jovem de 22 anos mentalmente doente, não se divertiu com o antagonista atrapalhado e suas estratégias irritantes para retardar o processo de entrega das pizzas. Em vez disso, se sentiu pessoalmente atacado, acreditando que a Domino’s criou a notória mascote para tirar sarro dele. Kenneth estava determinado a resolver seu conflito interno e responsabilizar a Domino’s pela difamação e, no dia 30 de janeiro de 1989, invadiu uma filial da rede na cidade Chamblee, estado da Geórgia, armado com um revólver. Ele manteve dois funcionários como reféns por mais de cinco horas. Após afirmar aos funcionários que o fundador da rede, Tom Monaghan, havia roubado seu nome, ele os forçou a ligar para a sede da empresa exigindo US$ 100.000 e uma limusine branca como transporte para sua de fuga. Em uma distração de Kenneth, os reféns conseguiram escapar. Embora tenha sido acusado de sequestro, agressão agravada, extorsão e posse de arma de fogo, ele foi considerado inocente por motivo de insanidade. Apesar deste episódio negativo, a empresa só retirou o personagem permanentemente do ar depois que Kenneth tirou a própria vida em 23 de fevereiro de 1995, embora isso tenha sido negado pela Domino’s.
   

Mesmo com esses tristes episódios, a verdade é que o simpático personagem se tornou tão popular entre os americanos que estrelou até jogo de videogame, cujo objetivo era entregar uma pizza em um prazo de meia hora, em um prédio cheio de “Noids”. Além disso, o personagem teve algumas aparições na TV em episódios de séries populares, como Uma Família da Pesada e Os Simpsons, e até no filme-clipe Moonwalker, de Michael Jackson. No dia 4 de maio de 2011, Noid foi trazido de volta como uma figura promocional para ser usado em uma campanha da Domino’s em sua página no Facebook. E o 25º aniversário do personagem foi comemorado com o lançamento do jogo de videogame The Noid’s Super Pizza Shootout. Mais recentemente, Noid voltou aos holofotes em abril de 2021, quando apareceu em uma série de breves anúncios em mídias sociais, nos quais o rosto do personagem podia ser visto em um flash.
  

Cansada de entregar suas pizzas através das estradas e ruas esburacadas dos Estados Unidos, e ao invés de pressionar as autoridades locais para consertá-las, em 2018 a Domino’s resolveu lançar a campanha “Paving for Pizza”. Conhecida pelo grande senso de humor em suas campanhas, a rede resolveu fazer o trabalho que cabia aos governos locais para que milhões de pessoas pudessem receber suas pizzas inteiras e bem apresentáveis. Com isso, a rede consertou os pavimentos das estradas e ruas pagando do próprio bolso. Na cidade de Milford, por exemplo, 40 buracos foram consertados e a ajuda da pizzaria foi muito apreciada pelo governo, dados os recursos limitados do local. Foi uma estratégia brilhante de marketing que incluía um site - https://pavingforpizza.com/ - com imagens de dentro das caixas de pizza para mostrar o que realmente acontecia em condições ruins do asfalto. E continha o AVISO: esta imagem pode ser traumática para os amantes de pizza. Além disso, era possível assistir aos vídeos das equipes trabalhando nas estradas, para comprovar que tudo acontecia de verdade. E para finalizar, cada buraco fechado ganhava um logotipo da marca e o slogan “OH YES WE DID”. Até hoje, centenas de buracos e diversos quilômetros foram pavimentados em diversas cidades americanas.
   

O nome 
Você sabe o que representa os três pontos no logotipo da Domino’s? Representam as três primeiras lojas inauguradas. O nome foi dado por um entregador, chamado Jim Kennedy, que sugeriu à empresa acrescentar um ponto no desenho da peça de dominó para cada loja que fosse inaugurada. Atualmente a rede possui mais de 19.000 lojas. Imagine só, se essa ideia seria possível nos dias de hoje. A fotografia abaixo mostra a primeira loja da Domino’s.
  

A evolução visual 
O primeiro logotipo da marca surgiu em 1965 nas cores vermelha e branca, somente com a palavra pizza em preto. Depois de passar por uma remodelação em 1969, uma nova e modernizada versão foi adotada em 1975: um novo tom de azul (mais claro) passou a fazer parte do logotipo, que ganhou uma nova tipografia de letra e o formato quadrado para a peça de dominó. Em 1996, uma nova remodelação: o nome da marca deixou de ser escrito todo em letras maiúsculas, e o logo adotou cores mais claras, bordas arredondadas e inclinação, parecendo um diamante. No dia 14 de agosto de 2012, em virtude do novo posicionamento da marca, o logotipo foi redesenhado. Além de uma nova tipografia de letra e um novo design para o símbolo do dominó, a palavra pizza foi abandonada para refletir o diversificado cardápio da rede, que oferecia muito mais que apenas pizzas deliciosas e sempre quentinhas. Em alguns casos o logotipo não apresenta o nome da marca, apenas o símbolo do dominó, já que a imagem da Domino’s seria reconhecida instantaneamente por seus consumidores.
  

O logotipo da marca também pode ser aplicado na vertical, em um fundo azul e, em alguns mercados, ainda com a palavra “pizza”. Na imagem abaixo, o logotipo da direita foi adotado pela marca (somente em suas redes sociais) em 2020 durante a pandemia de COVID-19 e apresentou dois telhados para conscientizar as pessoas a permanecerem em casa.
  

Os slogans 
Oh Yes We Did. (2009) 
Takes you to a happy place. (2009) 
You Got 30 Minutes. (2007) 
Get It Right. Get It Now. Get The Door. (2006) 
Delivering to the planet. (2006) 
Relax it’s Domino’s. (2003) 
The pizza delivery experts. (2002) 
They’re hot. (2001) 
Get The Door. It’s Domino’s. (2001) 
Nobody Delivers Better. (1999) 
Domino’s pizza smiles. (1999) 
Gotta be, gotta be Domino’s. (1994) 
Nobody knows like Domino’s. (1991) 
One call does it all! (1985) 
Se liga, não liga. Peça online. (2020) 
Domino’s Domina. (2019) 
A pizza mais quentinha do mundo na sua casa. 
A pizza mais quentinha do mundo. (2012)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 9 de dezembro de 1960 
● Fundador: Tom Monagham 
● Sede mundial: Ann Arbor, Michigan, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Domino’s Pizza Inc. 
● Capital aberto: Sim (2004) 
● Chairman: David Brandon 
● CEO: Russell Weiner 
● Faturamento: US$ 4.35 bilhões (2021) 
● Lucro: US$ 510.5 milhões (2021) 
● Valor de mercado: US$ 13.1 bilhões (setembro/2022) 
● Lojas: 19.200 
● Presença global: 95 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 350.000 
● Segmento: Alimentação rápida 
● Principais produtos: Pizzas, entradas, lanches e sobremesas 
● Concorrentes diretos: Pizza Hut, Little Caesars, Papa John’s, Sbarro, Papa Murphy’s, Marco’s Pizza, Round Table Pizza e Godfather’s Pizza 
● Ícones: A sacola de entrega HeatWave® 
● Slogan: Oh Yes We Did. 
● Website: www.dominos.com.br 

A marca no Brasil 
A Domino’s está presente no mercado brasileiro desde 1993, quando inaugurou sua primeira loja no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. Mas foi mesmo a partir de 2011, quando lançou a Domino’s Express, um formato de loja voltado para as praças de alimentação que trazia mudanças no cardápio, como pizzas em fatias, além de petiscos de batatas Smile e filezinho de frango, que a rede americana começou a decolar e investir mais forte no mercado brasileiro. E nos anos seguintes, além de inaugurar inúmeras lojas pelo país, a rede investiu pesado em tecnologia e delivery para melhorar a experiência dos amantes de pizza. Atualmente a rede está presente em grandes cidades como Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, Vitória, São Luís, Recife, Porto Alegre, entre outras, com mais de 300 lojas.
   

A rede se tornou conhecida pela tradicional massa fresca, aberta a mão após passar por um processo lento e gradual de fermentação (48 horas) até atingir o ponto ideal para uma pizza perfeita. Os fornos também são os mais quentes do mercado para que as pizzas cheguem sempre quentinhas à casa dos clientes. Especialista em entregas, a Domino’s leva mais de 12 milhões de pizzas por ano para lares em todo o Brasil. Os pedidos são entregues em até 30 minutos, conduzidos com extremo cuidado pelos especialistas, profissionais contratados e treinados pela rede.
   

No Brasil a rede oferece mais de 20 sabores de pizzas, com uma grande variedade de ingredientes e tipos de massa, em tamanhos como broto (quatro fatias), médio (seis fatias), grande (oito fatias) e giga (oito fatias grandes). O cardápio também conta com diversos acompanhamentos, como os deliciosos Cheesebreads (pães com queijo), sobremesas como Churrosbread (massa recheada de muito doce de leite, coberta de açúcar e canela), Chocobread (massa deliciosa massa recheada de muito chocolate e cobertura de creme de baunilha com granulado), pizza de banana e pizza de chocolate, além dos sanduíches feitos com pão italiano, com um toque de azeite. Entre as recentes novidades de seu cardápio, introduzida em 2019, está a Finíssima, uma pizza fina e crocante e cortada no formato “Chicago Cut”, conhecido como corte à francesa.
  

A marca no mundo 
A Domino’s, maior rede de entregas de pizzas do mundo e maior rede de pizzarias do mercado americano, superando sua eterna rival Pizza Hut (conheça essa outra história aqui), têm mais de 19.200 lojas espalhadas por 95 países (6.619 delas somente nos Estados Unidos), sendo a segunda maior rede de franquias dos Estados Unidos, entregando mais de 500 milhões de pizzas por ano. Diariamente a rede, que possui mais de 350 mil funcionários (dos quais mais de 100 mil são entregadores), atende mais de 1 milhão de clientes no mundo inteiro. Os maiores mercados da marca são Estados Unidos, Índia, Reino Unido, Japão, Austrália/Nova Zelândia e México. Em 2021, as vendas em todas as lojas da rede alcançaram US$ 17.8 bilhões. 

Você sabia? 
Somente nos Estados Unidos, a rede consome todos os anos mais de 12.000 toneladas de pepperoni, mais de 910.000 kg de bacon e 1.650.600 kg de cebola. Além disso, todo ano quase 70.000 toneladas de queijo são usadas nas pizzas feitas pela rede. Para gerar tamanha quantidade, são necessárias mais de 75.000 vacas produzindo de 6 a 8 galões de leite por dia. 
Mais de 95% dos franqueados da rede nos Estados Unidos começaram como pizzaiolos ou entregadores em meio período da própria Domino’s. 
O pizzaiolo mais rápido da Domino’s, Zagros Jaff, é capaz de fazer três pizzas grandes em apenas 70 segundos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 5/9/2022 

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4 comentários:

Unknown disse...

Muito bom texto!!!

Unknown disse...

adoro domios pizza, sou loco por dominos

Rocio disse...

A pizza aqui é muito rico! Eu comi várias vezes nos EUA e amado. queria saber se a pizzaria está vindo para o Brasil e se haverá delivery pela internet porque eu iria comprar. Obrigado

Anônimo disse...

Gosto muito