19.5.06

SPEEDO


Seu ambiente é a água. Principalmente as piscinas de competição. É a preferida das grandes estrelas da natação mundial. Aliás, muito dos recordes mundiais foram conseguidos com trajes e tecnologias desenvolvidas pela marca que parece cheirar a cloro. A lendária marca SPEEDO tem uma importante e rica tradição no desenvolvimento de tecnologias que permitiram ao homem se tornar um verdadeiro tubarão dentro da água. 

A história 
A origem da SPEEDO remonta à chegada do imigrante escocês Alexander John MacRae, então com apenas 22 anos, na famosa praia de Bondi Beach, próxima a cidade de Sydney, na Austrália, em 1910, quando este, vindo de uma pequena vila de pescadores de Loch Kishorn, começou a trabalhar como entregador de leite. Pouco depois, em 1914, ele resolveu montar uma pequena confecção para fabricar roupas íntimas, a MacRae and Company Hosiery. Durante a Primeira Guerra Mundial ele expandiu os negócios com a necessidade do exército australiano por produtos como meias. A partir da década de 1920, a maior procura por trajes de praia, devido a atitudes mais liberais em relação a lugares públicos mistos, à popularidade das praias da região e da aceitação da natação como um esporte, ele vislumbrou uma grande oportunidade de negócio. Foi então que, em 1927, lançou seus primeiros maiôs (primeiro do mundo não feito de lã e que permitia maior liberdade de movimento), inicialmente batizados de Racerback costume.
   

Com a aceitação de suas roupas para natação, MacRae achou que havia chegado o momento da empresa mudar de nome. Em 1928 foi realizada uma competição entre os funcionários para definir um novo nome para a empresa. Foi nessa época que o capitão Jim Parsons criou o slogan “Speed on in your Speedos” (algo como “acelere em seus Speedos”), do qual resultou o novo nome para a empresa: SPEEDO KNITTING MILLS. A marca então começou a construir seu sucesso e imagem em torno da grande paixão do povo australiano pela natação e estilo de vida intimamente ligado aos esportes aquáticos. O revolucionário e também polêmico maiô, que deixava os ombros de fora e possuía uma abertura nas costas, o que proporcionava melhor movimentação e mais rapidez na água, foi rapidamente adotado por nadadores profissionais.
  

E marca alcançou um sucesso ainda maior, principalmente quando o nadador sueco Arne Borg, um campeão mundial no esporte e que se tornou o primeiro garoto-propaganda da marca, utilizou um Racerback da SPEEDO para quebrar um recorde mundial em piscina, iniciando a reputação da marca de ser líder mundial em roupas de alta performance para esportes aquáticos. Entre os anos de 1930 e 1940, a SPEEDO predominou no mundo da natação competitiva com um crescente número de atletas optando por utilizar seus produtos, como por exemplo, quando a jovem australiana Clare Dennis ganhou a medalha de ouro nos 200 metros nado peito nas Olimpíadas de Los Angeles em 1932, utilizando um modelo de maiô de seda. Durante a Segunda Guerra Mundial a empresa destinou 90% de sua produção para as forças armadas, fornecendo artigos vitais, incluindo até redes para conter mosquitos.
   

Logo após o término do conflito, a SPEEDO não demorou muito para se recuperar e inaugurou uma nova fábrica para suprir a crescente demanda. Trajes femininos de praia composto por duas peças (o conhecido biquíni) apareceram pela primeira vez, mas não eram considerados decentes para a época. Na verdade os biquínis da SPEEDO foram banidos das praias australianas por inspetores. Em 1955 a marca lançou seu primeiro calção de banho e o primeiro maiô de náilon. Os Jogos Olímpicos de 1956, disputados em Melbourne, foram fundamentais para a marca, que vestiu a equipe australiana de natação com seus produtos esportivos. Em uma semana de competição, a equipe australiana, liderada por John Devitt e Dawn Fraser, conquistou oito medalhas de ouro, alçando o nome SPEEDO ao topo do pódio e tornando a marca famosa em todo o mundo. Nos anos seguintes cada vez mais nadadores passaram a não somente utilizar os produtos da marca como também endossá-la.
  

Em 1959 a empresa ingressou no mercado americano, nascendo assim a SPEEDO AMERICA, depois de um pedido de Bill Lee, executivo do Swin Club de Santa Clara, para patrocinar sua equipe de nadadores com maiôs da marca. O executivo desenvolveu estudos para entender como os nadadores poderiam se tornar mais velozes usando maiôs da empresa. Em 1963, 126 dos 137 competidores do National AAU Championship usavam trajes SPEEDO. Ainda nesta década, através de licenças, os produtos da marca começaram a serem comercializados no Japão e países da América do Sul. Já na década de 1970, iniciou produção no Reino Unido, sendo também a primeira empresa a produzir trajes para natação e praia em náilon e Lycra, tecidos que permanecem como os mais populares neste segmento até os dias de hoje.
   

O crescimento da marca continuou e, enquanto a empresa mantinha sua tradição em roupas competitivas, conquistando cada vez mais medalhas em competições de destaque do que outras marcas concorrentes, a SPEEDO lançou as linhas praia e lazer, ampliando a variedade de produtos e estabelecendo a marca além do ambiente da natação competitiva. A marca começou a venda de seus produtos no Brasil em 1978, inicialmente com uma linha completa de trajes para natação e praia. Em 1991 a empresa teve sua sede transferida para a cidade de Londres após ser adquirida pelo grupo inglês Pentland e continuou a dominar o mundo da natação com o lançamento do primeiro tecido “rápido” para esportes aquáticos (utilizado no maiô S2000), que foi usado pela primeira vez nas Olimpíadas de Barcelona em 1992, quando mais da metade das medalhas foram conquistadas por atletas que usavam SPEEDO. Ainda em 1992 a SPEEDO realizou um importante movimento para ampliar o conhecimento e experiência de marca ao inaugurar sua primeira loja própria.
   

No início do novo milênio, a SPEEDO se viu diante do seguinte dilema: o que fazer para se manter no topo e ainda evitar o avanço das rivais? Para continuar crescendo era preciso sair da água e a marca iniciou uma surpreendente ampliação de seu portfólio de produtos através de licenciamento: o tradicional logotipo em forma de bumerangue foi então estampado em centenas de itens como roupas para fitness, relógios, óculos de sol e de grau, calçados esportivos (como sandálias), mochilas, meias, cuecas, equipamentos básicos de mergulho, protetores solares, barras de cereais, suplementos alimentares, até bicicletas e tocadores de MP3 (á prova de água, é claro).
  

Apesar dessa enorme diversificação, a marca nem por um momento sequer esqueceu seu DNA: a água. Em 2004, Michael Phelps fez história ao se tornar o primeiro nadador a ganhar oito medalhas nas Olimpíadas, incluindo seis de ouro e duas de bronze, todas usando traje de competição da SPEEDO. Mas o grande momento de glória da marca aconteceu nas Olimpíadas de Pequim em 2008, quando 95% dos nadadores que ganharam medalha de ouro utilizaram a revolucionária roupa LZR. Somente o americano Michael Phelps conquistou 8 medalhas de ouro. Porém, a conquista da SPEEDO foi muito maior. Outra novidade lançada pela marca foi a linha SEA SQUAD, composta por óculos, boias, coletes e pranchas para crianças que estão aprendendo a nadar.
   

Nos últimos anos a SPEEDO tem se dedicado a desenvolver trajes e tecnologias para triatletas profissionais. Um exemplo disso é o traje SPEEDO TS PROSUIT, que possui entre outros diferenciais, gola com design ideal que dificulta a entrada de água e diminui a fricção no pescoço, painéis estriados estrategicamente posicionados em braços e pernas para aumentar a eficiência das braçadas e pernadas e recorte especial no tornozelo para facilitar a remoção e agilizar a transição em provas.
   

Em 2018, para comemorar seu 90º aniversário, a SPEEDO lançou a campanha global “Water Baby Forever”, que celebra seu amor e paixão pela água com os entusiastas da natação em todo o mundo, independentemente de sua habilidade, idade ou experiência na água. Contando as histórias de quem compartilha a adoração da SPEEDO pela água, a campanha dava voz aos apaixonados aquáticos que amam nadar para inspirar a nova geração. Além disso, a marca também utilizou sua força para defender a preservação dos oceanos e mantê-los limpos para que nos próximos 90 anos a nova geração de nadadores ainda possa desfrutá-los.
   

Hoje em dia, a marca que nasceu na Austrália, domina aproximadamente 70% do mercado mundial de produtos para a prática de esportes aquáticos, aparecendo braçadas à frente de potências como a americana Nike e a alemã Adidas. Por isso, não importa por que você mergulha ou nada - treinamento, preparação física ou diversão - aqueles momentos na água são sempre melhores com SPEEDO.
  

A linha do tempo 
1992 
Lançamento da linha batizada de S2000, introduzida e apresentada ao público durante os Jogos Olímpicos de Barcelona. Na competição, 53% das medalhas conquistadas foram por atletas que vestiam trajes com essa tecnologia, que reduzia em até 15% a resistência da água. 
1994 
Introdução do ENDURANCE®, primeiro tecido resistente ao cloro. 
1996 
Lançamento, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, do AQUABLADE, uma revolucionária linha de produtos que proporcionava menor atrito com a água do que a pele humana, tornando o atleta mais rápido. O sucesso da nova roupa foi imediato: 76% das medalhas foram conquistadas vestindo o revolucionário traje. 
2000 
Inauguração no Shopping Villa-Lobos, em São Paulo, da primeira loja própria no país que vendia exclusivamente produtos da marca. 
2005 
Lançamento da nova linha fitness com tecidos tecnológicos que se adaptam perfeitamente as formas do corpo feminino. 
Lançamento no Brasil da linha Speedo by Rosa Chá composta por maiôs, biquínis e saídas de praia, desenhados pelo estilista Amir Slama. 
Inauguração da primeira loja conceito (SPEEDO CONCEPT STORE) na Rua Augusta em São Paulo. A loja tinha apelos sensoriais que remetiam a uma piscina, como cheiro de cloro, som de água e iluminação que simulava o reflexo da luz na piscina. 
2006 
Lançamento da linha de protetores solares. 
2007 
Lançamento do traje Fastskin® FS PRO, até então o traje mais leve, rápido e poderoso do mercado e usado na quebra de 21 recordes mundiais em menos de um ano. 
Lançamento, em parceria com a Grendene, da HIDROFAST, um modelo exclusivo de sandália esportiva. O solado possuía o sistema Hidrofast, uma tecnologia desenvolvida exclusivamente para a marca, que proporcionava baixíssima absorção de água, secagem extremamente rápida e anatomia que garantia uma sandália mais leve e confortável. 
Lançamento da XD SKIN, linha desenvolvida especialmente para triatletas. Os produtos utilizam tecnologia que proporciona compressão e elasticidade adequadas, resistência ao cloro, sal contra raios UV e a química de protetores solares e bronzeadores. 
2008 
Lançamento do traje de competição LZR RACER. O laboratório da SPEEDO em Londres, conhecido como Aqualab e responsável pelo produto, levou mais de três anos em testes e pesquisas para chegar ao novo traje. Segundo dados da empresa, foram escaneados corpos de mais de 400 nadadores da elite mundial e pesquisados produtos de mais de 100 fábricas, além de inúmeros testes em centros olímpicos. Pesquisas foram feitas na NASA Langley Research Center, no Australian Institute of Sport e na Otago University, localizada na Nova Zelândia. O resultado foi um traje desenvolvido na forma anatômica com um senso estabilizador, feito com tecido ultrafino que repele a água e comprime os músculos. Ou seja, menor retenção de água, menos peso e mais adaptado ao corpo do atleta. Em sua estreia nas piscinas três nadadores estabeleceram novos recordes mundiais. Além disso, o traje vestiu 18 dos 19 nadadores que quebraram recordes mundiais em 2008. Tanto sucesso fez com que o traje fosse proibido por ser bom demais, possibilitando resultados injustos nas competições. 
Lançamento, em São Paulo, através de uma parceria com a Riclan, da SPEEDO ENERGY MIX LIGHT, a primeira barra de cereais batizada com uma marca esportiva e o primeiro produto alimentício da SPEEDO no mundo. As barras de cereais não tinham gordura trans e estavam disponíveis em cinco sabores: ameixa com fibras, banana com aveia e chocolate, banana com granola e mel, morango com chocolate e castanha com chocolate. 
2010 
Lançamento do VISION PRO, primeiro óculos de natação com grau. O novo produto oferecia ao consumidor a oportunidade de escolher, além das lentes adequadas ao seu tipo de miopia, duas opções de tiras e opções de cores das lentes: cristal, azul ou fumê. A ventosa ao redor dos olhos era confeccionada em silicone, o que permitia maior vedação durante a atividade física. 
Lançamento do SPEEDO SCULPTURE ShapeLine, um maiô feminino cujo tecido e design esculpia o corpo. 
2012 
Lançamento do Fastskin® 3, nova geração de trajes para competição da marca que alcançava a combinação perfeita entre desempenho e conforto. O tecido continuava sendo material têxtil (permeável), mas com uma aderência maior ao corpo do nadador, o que fatalmente diminuía o arrasto contra a água. Outra novidade desta linha eram os óculos futuristas, permitindo uma visão lateral muito maior, fator que auxiliava na localização do atleta em relação aos outros competidores. 
2015 
Lançamento do Fastskin® LZR Racer X, a versão olímpica de seu tecnológico traje de natação possuía uma cobertura interna que conferia estabilidade, enquanto o clipe de silicone na perna impedia a entrada de água (que aumenta o peso do corpo). 
2019 
Lançamento do LZR Pure Intent, o primeiro traje de competição a usar uma fusão de três tecidos, projetados, desenvolvidos e vigorosamente testados com a finalidade de proporcionar excepcional compressão, flexibilidade e redução de arrasto. A marca levou três anos para desenvolver a nova geração deste traje de alto desempenho, envolvendo sugestões de mais de 300 nadadores de elite, além da equipe de pesquisa e de especialistas em competição da SPEEDO.
  

A revolução 
A SPEEDO apresentou muitas revoluções ao mundo dos esportes aquáticos. Porém, a mais impactante delas ocorreu em 2000 quando chocou o mundo ao apresentar o famoso Fastskin® (conhecido no Brasil pelo nome de “pele de tubarão”), um traje para competição que começou a ser desenvolvido em 1996 (nos Estados Unidos, Austrália e Japão e contou com o apoio do Museu de Ciências Naturais de Londres), baseado na pele do tubarão, que tinha como objetivo reduzir o arrasto e controlar a turbulência, tornando o atleta mais rápido dentro da água. A grande chave de sucesso foram os dentículos presentes na roupa, parecidos com aerofólios e sulcos com formato em V, direcionando o fluxo da água sobre o corpo. O produto, que foi aprovado pela Federação Internacional de Natação (FINA), era fabricado com um tecido de máxima elasticidade e com costuras planas. Nas Olimpíadas de Sidney, em 2000, 13 dos 15 recordes mundiais foram quebrados por nadadores que utilizavam o traje com a nova tecnologia.
   

Em 2004 foi vez do Fastskin® FSII, que estreou nas Olimpíadas Atenas como um poderoso aliado dos atletas que disputavam medalhas. Para desenvolver esse traje a SPEEDO investiu pesadamente em pesquisas nos seus laboratórios e chegou à combinação de dois tecidos: o FastSkin® e o FlexSkin®. O primeiro imita a aspereza dos dentículos do tubarão para reduzir o arrasto ao longo das partes importantes do corpo. O segundo aperfeiçoa o traje auxiliando uma grande extensão de movimentos na parte superior do corpo, visto que sua superfície é mais lisa e, assim, permite uma grande flexibilidade enquanto diminui o arrasto. As pesquisas para a criação do revolucionário traje incluíram a utilização de técnicas de nanotecnologia, tecnologia aeroespacial e da indústria cinematográfica.
  

Uma equipe de campeões 
A SPEEDO incentiva ativamente o desenvolvimento dos esportes aquáticos no mundo através do patrocínio de técnicos, clubes, eventos esportivos, academias e federações, como por exemplo, dos Estados Unidos e Canadá, além da FINA - Federação Internacional de Natação. A marca também possui um longo histórico de apoio e patrocínio a um grupo fantástico de nadadores, que já teve nomes como o americano Michael Phelps (que conquistou nada menos que 28 medalhas olímpicas), o lendário australiano Grant Hackett (campeão olímpico e que dominou os 1.500 metros livres até 2007), o recordista olímpico e mundial Kosuke Kitajima e a nadadora holandesa Inge de Bruijn (que conquistou quatro medalhas de ouro em Jogos Olímpicos). Hoje a marca aposta em nadadores talentosos e vitoriosos como Pernille Blume (Dinamarca), Kathleen Baker (Estados Unidos), Caeleb Dressel (Estados Unidos), Ryan Murphy (Estados Unidos), Nathan Adrian (Estados Unidos), Pieters Timmers (Bélgica), Mireia Belmonte (Espanha), Cameron McEnvoy (Austrália), Jazz Carlin (Reino Unido), Missy Franklin (Estados Unidos), Emma McKeon (Austrália), Becca Meyers (Estados Unidos), Kevin Cordes (Estados Unidos) e Mack Horton (Austrália). Todos formam o temido SPEEDO TEAM.
  

Em 2016 chegou ao fim uma das mais longas parcerias da história da natação e também do esporte mundial. Isto porque a Federação Australiana de Natação (conhecida como Swimming Australia) não renovou o contrato de patrocínio com a SPEEDO. A união teve início em 1956 durante os Jogos Olímpicos de Melbourne. Ao longo de seis décadas a parceria entre as duas partes criou laços e uma forte relação. Uma das primeiras coisas que vem a cabeça quando se lembra da natação australiana são os agasalhos, toucas, trajes e coleções da SPEEDO nas cores verde e dourado. Porém, a marca ainda permanece como uma das patrocinadoras oficiais do Comitê Olímpico Australiano tendo contrato até os Jogos de 2028.
  

A evolução visual 
O logotipo original da marca australiana continha uma seta. Mas logo ganhou a companhia de um ícone: o bumerangue. Esse logotipo, conhecido como Boomerang e adotado por ser um ícone do esporte australiano, passou por modificações nos anos seguintes, ganhando nova tipografia de letra e uma maior presença do ícone da marca (que foi sendo alongado).
   

O atual logotipo da SPEEDO foi adotado em 2010 e pode ser aplicado em duas posições (totalmente horizontal ou com o símbolo abaixo do nome da marca). Mais recentemente o logotipo passou a ser aplicado também todo em vermelho, cor símbolo da marca.
  

Os slogans 
Water Baby Forever. (2018) 
Made For Everyone. Since 1928. 
There’s fit, and there’s Speedo fit. (2016) 
Fueled By Water. (2015) 
Get Speedo Fit. (2013) 
Worn by world champions my speedo. 
The Dreams That Winners Are Made Of. 
Speed on in your Speedos. (1928)
  

Dados corporativos 
● Origem: Austrália 
● Lançamento: 1928 
● Criador: Alexander MacRae 
● Sede mundial: Nottingham, Inglaterra 
● Proprietário da marca: Speedo International Ltd. 
● Capital aberto: Não (subsidiária do Pentland Brands Ltd.) 
● CEO: Chirag Patel 
● Faturamento: £120 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: + 150 
● Presença global: 170 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Material esportivo 
● Principais produtos: Roupas para natação e outros esportes aquáticos e equipamentos esportivos 
● Concorrentes diretos: Arena, TYR, Finis, Jaked, Dolfin, Zoggs, Blueseventy, Adidas e Nike 
● Ícones: O bumerangue do logotipo 
● Slogan: There’s fit, and there’s Speedo fit. 
● Website: www.speedo.com.br 

A marca no mundo 
A marca, líder em seu segmento e com presença em mais de 170 países, desenvolve seus produtos para competição a partir de seu estúdio de design em Milão, sua fábrica de engenharia na Suíça e laboratórios biomecânicos nos Estados Unidos, além de outras instalações ao redor do mundo, produzindo equipamentos de alta tecnologia e qualidade. Hoje em dia a marca, que pertence à empresa inglesa Pentland Brands, produz e vende, além dos tradicionais equipamentos (óculos, toalhas, boias e sandálias) e trajes para esportes aquáticos, tênis para atividades físicas, roupas, relógios, mochilas, acessórios para vôlei de praia, mergulho e triatlon. O grande problema de mercado para a SPEEDO é a Europa, onde a concorrência é maior, já que tanto na América do Norte e Latina, além da Oceania, a marca tem domínio absoluto. A marca ainda opera mais de 150 lojas próprias no mundo. 

Você sabia? 
O capitão Jim Parsons, responsável por cunhar o nome SPEEDO durante uma competição interna na empresa, recebeu como prêmio míseras £5. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Forbes, Fortune, Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem, Estadão e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 8/10/2020

5 comentários:

Anônimo disse...

E agora também tem parceria com a Ballasox na produção de sapatilhas femininas em forro em elastano, material normalmente usado na confecção de boquinis.

by.RC de Fortal | CE disse...

Interessante.

Unknown disse...

Em qual país produz óculos de natação com grau de miopia -6.00
Tenho urgência em adquirir

Unknown disse...

Parábens grande marca Speedo

Unknown disse...

A Speedo e a Mondaine são os mesmos donos pois os relógios são os mesmos ?