11.5.06

SPRITE


Pesquisas recentes demonstraram que os consumidores bebiam SPRITE primeiro pela sua atitude e imagem não convencional e depois pelo sabor refrescante. SPRITE é uma bebida feita principalmente para jovens e adultos urbanos, ousados, que não aceitam restrições nem limites, e querem matar sua sede com o refrescante sabor do limão. Esse é o espírito moderno e alternativo da marca de refrigerante de limão mais popular do mundo. 

A história 
O refrigerante sabor limão e sem cafeína foi lançado oficialmente pela The Coca-Cola Company em 1961 no mercado americano para competir diretamente com o tradicional 7 Up, sendo a terceira marca, além da própria Coca-Cola, a ser criada pela empresa. Foi introduzido depois de ser colocado em teste no mercado em 1960 nas cidades de Lansing, no estado de Michigan, e Sandunsky em Ohio. O resultado foi um verdadeiro sucesso, especialmente por oferecer uma experiência de sabor limão leve e tão refrescante, que os diretores da empresa animados resolveram lançá-lo nacionalmente no ano seguinte. O produto estava disponível em quatro tamanhos de garrafas (que tinham cavidades e eram verdes) e latas de alumínio. O primeiro slogan do produto foi “Taste Its Tingling Tartness” (algo como “Prove sua acidez formigante”).
   

Em 1967, SPRITE continuava a ganhar força no mercado e já era vendido em 39 países ao redor do mundo. A década de 1970 foi marcada por importantes acontecimentos para o desenvolvimento da marca. Primeiro ocorreu o lançamento em 1974 da versão sem açúcar do refrigerante, batizada de SUGAR-FREE SPRITE (renomeada como DIET SPRITE em 1983, e lançada em alguns países como SPRITE LIGHT). Depois com a conquista da liderança no enorme mercado americano, fato que ocorreu em 1978. Nos anos seguintes a marca foi introduzida em vários países ao redor do mundo, amparada principalmente pela força de distribuição e marketing da The Coca-Cola Company. Resultado: em 1989 a marca assumiu a liderança no segmento e se tornou o refrigerante de limão mais popular do mundo.
   

Porém, foi a partir de 1994 que a marca SPRITE teve um crescimento espantoso e gigantesco, muito em virtude de seu marketing ousado e de suas propagandas agressivas, onde jovens davam depoimentos não somente falando do produto, mas em ter atitude. Além disso, o slogan “Follow your instincts. Obey your thirst” (algo como “Siga seus instintos. Obedeça sua sede”) e a parceria com a liga profissional de basquete (NBA), incluindo o patrocínio do popular concurso de enterradas (conhecido como “Slam Dunk”), iniciado em 1986 e encerrado em 2014, contribuíram muito para o rápido desenvolvimento da marca no mundo, especialmente entre os jovens. Vale ressaltar que a SPRITE utiliza há anos astros do basquete (como Kobe Bryant e Lebron James, este último desde 2003 como o principal spokesman da marca) e grandes celebridades do rap e hip-hop como garotos-propaganda e estrelas em suas campanhas publicitárias.
     

Em 1999 SPRITE foi oficialmente lançada no mercado indiano e, em menos de duas décadas, se tornou o refrigerante mais consumido do país. Com a chegada do novo milênio a marca, que tradicionalmente possui um rico histórico de lançamento de tendências, iniciou uma ampliação em sua linha de produtos com a introdução de outras versões do tradicional refrigerante contendo sabores de frutas, além do lançamento em 2004 da DIET SPRITE ZERO, uma nova opção em bebidas de baixa caloria e sem açúcar. Era uma evolução da DIET SPRITE, que aos poucos foi substituindo a versão dietética do produto. Foi o primeiro produto da The Coca-Cola Company a utilizar a designação ZERO para produtos de baixa caloria. Em 2006 a palavra “diet” foi retirada do nome do produto que passou a se chamar apenas SPRITE ZERO. O produto é um sucesso em países como a Grécia, onde nasceu o conceito, México, Chile e Argentina.
   

No ano de 2010, em uma tentativa de valorizar a marca foi lançada a primeira campanha publicitária global da SPRITE, com o novo slogan “The Spark”, algo como “O Gás” em tradução livre, que substituiu o memorável “Obedeça sua sede”; além de contar com o rapper Drake como protagonista. A campanha foi veiculada nos Estados Unidos e alguns dos mais importantes mercados internacionais da marca. Outra estratégia adotada pela marca foi o lançamento de edições limitadas do refrigerante, incluindo uma criada em parceria com o astro do basquete Lebron James, introduzida em 2014 com o nome de SPRITE 6 MIX by LEBRON JAMES, um refrigerante que misturava o tradicional sabor do refrigerante com cereja e laranja.
  

Em 2015 a marca resolveu relançar, mas agora como produto regular de sua linha, a SPRITE TROPICAL MIX, o tradicional refrigerante de limão com uma mistura de morango e abacaxi. No início de 2020 a marca lançou um novo produto no mercado americano: SPRITE GINGER, refrigerante que traz um toque de gengibre à bebida de limão, incluindo também uma variação sem açúcar. A ação de lançamento contou com uma parceria com jovens criadores de conteúdo da cultura hip-hop para o desenvolvimento de uma coleção de produtos da marca. Por todas essas inovações, SPRITE é uma marca com uma personalidade inconfundível e autêntica e um caráter marcadamente refrescante.
    

A linha do tempo 
2002 
Lançamento, primeiramente na Coréia do Sul, da SPRITE BLUE, um refrigerante original com um leve toque de menta, que provocava uma sensação de alta refrescância. Nos anos seguintes o produto foi introduzido no Canadá, Bélgica, China, Itália e Chile com o nome de SPRITE ICE. 
2003 
Lançamento da SPRITE TROPICAL REMIX, refrigerante original com sabor de várias frutas. Novos sabores foram introduzidos em 2004 e 2005, como por exemplo, Tropical (frutas tropicais), Berryclear (frutas cítricas) e Aruba Jam (frutas diversas). 
Lançamento da SPRITE SUPER LEMON, refrigerante com um toque mais acentuado de limão, que foi introduzido primeiramente em Hong Kong. 
Lançamento da SPRITE on FIRE, refrigerante a base de gengibre que causa uma sensação de queimação. O produto foi lançado primeiramente em Hong Kong e no ano seguinte na China. Em algumas regiões do planeta o produto era conhecido como Sprite Finger Lemon. 
2005 
Lançamento da SPRITE 3G, um energético (que continha em sua formulação guaraná e cafeína proveniente de grãos verdes de café) introduzido primeiramente nos mercados da Bélgica e Luxemburgo com o slogan “New addition to the Sprite family”
2007 
Lançamento da SPRITE DUO, um refrigerante de limão com suco de limão, que possui menos gás e açúcar. O produto foi retirado do mercado dois anos mais tarde devido ao fracasso nas vendas. 
2008 
Lançamento da SPRITE GREEN, um refrigerante adoçado com Truvia (adoçante natural sem calorias originário da melhor parte da folha de Stevia). O novo produto tinha apenas 50 calorias para cada garrafa de alumínio de 500 ml e 5% de suco de limão. 
2010 
Lançamento na China da SPRITE TEA, uma mistura do tradicional refrigerante de limão com chá verde. O novo produto se tornou um verdadeiro sucesso de vendas. 
2013 
Lançamento da edição limitada SPRITE CRANBERRY, que misturava o tradicional sabor do refrigerante com a fruta cranberry. A lata do refrigerante era na cor vermelha. 
2017 
Lançamento da SPRITE CHERRY, o tradicional refrigerante com sabor refrescante de cereja. 
Lançamento no mercado russo da SPRITE CUCUMBER, refrigerante com sabor de pepino. O produto seria lançado na Romênia e Reino Unido pouco depois. 
2018 
Lançamento na China da SPRITE FIBER +, refrigerante com adição de 7.5% de fibras. 
Lançamento da SPRITE LEMON & MINT, refrigerante de limão com um toque refrescante de menta. 
2019 
Lançamento da SPRITE LYMONADE, refrigerante que adiciona um toque sutil de limonada ao refrigerante com sabor de lima-limão. A bebida é feita com 1% de suco de limão e foi criada em resposta à popularidade da limonada no segmento. 
Lançamento na China da SPRITE COCONUT, refrigerante (zero açúcar) que contém 2.5% de água de coco em sua formulação. 
Lançamento no mercado americano da SPRITE WINTER SPICED CRANBERRY, refrigerante de lima-limão que mistura o sabor ácido da cranberry com especiarias picantes.
  

Uma marca forte 
O nome SPRITE é um dos mais influentes e poderosos no segmento de refrigerantes. E a construção dessa força está relacionada diretamente a cor e embalagens, além do sabor refrescante. Assim como a Coca-Cola e a Fanta são ligadas ao vermelho e ao laranja respectivamente, SPRITE é associada à cor verde desde seu lançamento. Sempre foi a cor original em anúncios, embalagens, no merchandising e em outras plataformas de comunicação. E o verde, claro, representa o limão. Seu status como uma das marcas mais reconhecidas no mundo pode ser atribuído em grande parte à sua garrafa verde característica. O formato da garrafa, com suas “covinhas” características e criado na década de 1960, sempre foi um fator importante para a marca. Foram consideradas dezenas de designs para a garrafa verde de SPRITE, cuidadosamente planejados com as mesmas especificações de qualidade aplicadas à icônica garrafa “Contour” de Coca-Cola (conheça essa história aqui). A intenção era comunicar o frescor de SPRITE e ajudar a marca a se destacar na prateleira com uma aparência que chamasse a atenção.
  

Porém, em 2019, a marca anunciou uma importante iniciativa para impulsionar a reciclagem de garrafas PET no sudeste da Ásia. Com isso, as tradicionais garrafas verdes se tornaram transparentes, mais fáceis de reciclar. Essa nova iniciativa começou pelas Filipinas, maior mercado da marca na região, e será ampliada para outros mercados no sudeste asiático até o final de 2020.
   

As latas de SPRITE também acompanharam as mudanças ao longo dos anos, adquirindo cada vez mais um visual moderno. Inicialmente amarela, a lata foi ganhando cada vez mais o verde (cor característica da marca) e um visual mais limpo. O atual design foi adotado em 2019 (para a América do Norte). Já no Brasil a marca ainda utiliza o design de lata anterior.
  

O nome 
O nome da marca derivou de um personagem chamado Sprite Boy (um duende com cabelos prata e um grande sorriso), criado por Haddon Sundblom em 1942 para a introdução do nome COKE como sinônimo de Coca-Cola, que acabou personificando o novo produto. Já a palavra Sprite significa um toque mágico, capaz de trazer muita alegria, espontaneidade e prazer. Esse sentido advém de um conto de fadas e duendes muito popular na literatura juvenil americana. Na linguagem informal, o povo americano, quando se refere a algo cheio de entusiasmo e felicidade, usa o advérbio spritely. O nome SPRITE havia sido registrado nos Estados Unidos em 1955, como parte do catálogo de marcas da The Coca-Cola Company.
   

A evolução visual 
A identidade visual da marca SPRITE sofreu inúmeras alterações ao longo de sua história. O logotipo original continha uma espécie de estrela em substituição ao pingo da letra “i”. Após passar por uma remodelação em 1964 (adotou a cor verde e vermelha), a primeira grande modificação ocorreu em 1974 quando apresentou uma nova tipografia de letra, uma leve inclinação, a cor verde-escura e um pingo vermelho na letra “i”. Foi em 1984 que surgiu o tradicional duplo limão em verde e amarelo como pingo na letra “i”. Depois de passar por outras três modificações, em 2006, somente para o mercado americano, foi apresentada uma nova versão do logotipo que continha o duplo limão estilizado e moderno formando uma letra S, que ganhou enorme destaque na identidade visual da marca. Em 2008 a marca adotou uma nova identidade visual que apresentou uma leve inclinação, bordas na cor cinza, o tradicional duplo limão totalmente redesenhado e um fundo que remetia a uma explosão líquida, comunicando assim o aspecto refrescante do produto. Este logotipo é popularmente chamado de “Splash”. Em 2014 esse logotipo foi simplificado. Já em 2018, somente para o mercado europeu, o logotipo da marca ganhou um novo design que apresentou um limão (no formato redondo) e o nome da marca sem o pingo no “i”. Esse logotipo durou apenas um ano, pois em 2019 apresentou uma nova identidade visual internacional. Já na América do Norte, a marca passou a utilizar em 2019 um logotipo chapado na cor verde, sem o tradicional limão duplo, borda redesenhada e ângulo menos diagonal. No Brasil a marca ainda utiliza o logotipo de 2014.
   

Os slogans 
Thirst for Yours. (2019) 
For The Thirsty. (2013) 
Obey you. (2013) 
There’s Nothing Soft About It. (2012) 
The Spark. (2010) 
Obey. (2007) 
Obey your thirst. (1994) 
Image is nothing. Thirst is everything. Obey your thirst. (1994) 
I like the Sprite in you. (1987)  
Great Lymon Taste makes it Sprite. (anos de 1980)
Lymon is the secret of Sprite. (1977) 
Taste Its Tingling Tartness. (1961) 
Get the Right Sprite. (Reino Unido) 
Liga o Fresh. (2019, Brasil) 
Refresque suas ideias. (2010, Brasil) 
As coisas como são. (2007, Brasil) 
Obedeça sua sede, beba Sprite. (anos de 1990, Brasil) 
Sede não é nada, imagem é tudo. (anos de 1990, Brasil)
   

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1961 
● Criador: The Coca-Cola Company 
● Sede mundial: Atlanta, Geórgia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The Coca-Cola Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO: James Quincey 
● Faturamento: US$ 3.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 190 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Estados Unidos, China, Índia, México e Filipinas 
● Segmento: Refrigerantes 
● Concorrentes diretos: Refrigerantes de limão e frutas 
● Concorrentes diretos: 7 UP, Mountain Dew, Sierra Mist, Sun Drop e Soda Limonada Antarctica 
● Ícones: A garrafa verde e o duplo limão 
● Slogan: Thirst for Yours. 
● Website: www.sprite.com 

A marca no Brasil 
Lançado no Brasil em 1984, SPRITE é a marca líder absoluta no segmento de refrigerantes de limão no país. Em 1992 o lançamento de Sprite Lima-Limão inovou com a introdução de um novo sabor refrescante, que rapidamente conquistou milhões de consumidores. Em 2005 a marca inaugurou no país o conceito de refrigerante “Zero”, com o lançamento de SPRITE ZERO, que, em apenas um ano, dobrou sua participação de mercado. Pouco depois, em 2007, foi lançada em edição limitada a garrafa de SPRITE em cor azul. Em 2009 a marca, que sempre primou por surpreender seus consumidores com lançamentos inovadores, introduziu no mercado a SPRITE 2.ZERO, nova versão da bebida sem açúcar que prometia um sabor mais intenso de limão e refrescante. A novidade chegou ao mercado, inicialmente somente na região sul e em parte do interior de São Paulo. O novo produto substituiu a SPRITE ZERO, lançada em 2005. O atributo refrescante de SPRITE 2.ZERO, cuja fórmula foi criada no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento que a empresa mantinha no Rio de Janeiro, foi materializado também na embalagem, que era transparente. Com isso, estabeleceu uma diferenciação em relação à versão tradicional de SPRITE, que utiliza o verde na garrafa.
    

Outra novidade da marca, que se tornou referência no segmento por suas inovações, foi o lançamento em 2010 das novas embalagens que utilizavam tecnologia de Realidade Aumentada, fazendo com que SPRITE se tornasse o primeiro refrigerante do Brasil a adotar tal tecnologia em latas e garrafas. Já em 2014, as embalagens e peças de comunicação de todas as versões de SPRITE trouxeram uma identidade visual mais moderna, com a adoção de um logotipo cercado por um fundo que remete a uma explosão líquida, comunicando o aspecto refrescante do produto. Além disso, em 2017, introduziu no mercado a lata de 220 ml. Já em relação aos sabores, em 2018, a marca mais vendida da categoria limão, lançou SPRITE LEMON FRESH, uma versão do refrigerante levemente gaseificado e sem adição de açúcar; e SPRITE ICE MINT, que mistura a fórmula zero açúcar do refrigerante de limão com a menta.
    

Atualmente o refrigerante pode ser encontrado nas seguintes embalagens: vidro retornável (300 ml), lata (350 ml e 220 ml), PET (600 ml, 1 litro, 1.5 litros e 2 litros) e Post-Mix (copos de 300 ml, 500 ml e 700 ml).
   

A marca no mundo 
O refrigerante, segundo produto em volume de vendas da The Coca-Cola Company, é comercializado atualmente em 190 países ao redor do mundo. SPRITE é o refrigerante de limão mais popular do planeta, sendo o quinto em vendas no enorme mercado americano, atrás somente de gigantes como Coca-Cola e Pepsi-Cola. Depois dos Estados Unidos, os mercados da China, Índia, México, Filipinas e Alemanha são os maiores em termos de volumes e vendas. Todos os anos são comercializados mais de 2.5 bilhões de unidades do tradicional refrigerante, que tem faturamento anual estimado em mais de US$ 3.5 bilhões. 

Você sabia? 
A garrafa verde característica da SPRITE é própria para proteger o produto da luz solar. 
Em 1990 a marca apresentou uma mascote chamada Lucky Lymon, um simpático limão animado. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Embalagem Marca), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Interbrand e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 17/11/2020 

6 comentários:

Unknown disse...

Você saberia dizer em que data foi criado o slogan "Sede não é nada, imagem é tudo"?

Anônimo disse...

Poxa.. to querendo saber a mesma coisa.. quando foi?

Anônimo disse...

Recentemente falei em meu blog a respeito do significa da palavra Sprite. Consultando dicionários, vejo que sprite significa fada, duende ou espírito.

Essa sua explicação a respeito do significado do nome, você poderia me informar a fonte?

Frederico

Homem bolinho disse...

Ola, Alguem saberia me dizer sobre uma antiga propaganda da sprite na qual so me lembro da musica, algo mais ou menos assim :

Antigamente eu era diferente, tinha a voz estridente e espantava qualquer um !
Mas tomei SPRITE , minha vida melhorou
hoje tenho bafo de alfazema, vendo discos a baciada e meu jardim esta cheio de flor....

algo assim.

muito grato pela atencao


Homem Bolinho

Anônimo disse...

Tinham que voltar a vender Sprite 1l de vidro. Mil vezes melhor que PET.

Unknown disse...

Oi o sprite e limão