11.5.06

SPRITE

Uma pesquisa demonstrou que os consumidores bebiam SPRITE primeiro pela sua atitude e imagem não convencional e depois pelo sabor. SPRITE é uma bebida feita principalmente para jovens e adultos urbanos, ousados, que não aceitam restrições nem limites, e querem matar sua sede com o refrescante sabor do produto. Esse é o espírito moderno e alternativo da marca de refrigerante de limão mais popular do mundo.

A história
O refrigerante sabor limão foi lançado pela The Coca-Cola Company em 1961 no mercado americano para competir diretamente com o tradicional 7 Up, sendo a terceira marca, além da própria Coca-Cola, a ser criada pela empresa. Foi lançado depois de ser colocado em teste no mercado em 1960 nas cidades de Lansing em Michigan e Sandunsky em Ohio. O resultado foi um verdadeiro sucesso e os diretores da empresa animados resolveram lançá-lo nacionalmente no ano seguinte. O produto estava disponível em quatro tamanhos de garrafas e latas de alumínio. O nome derivou de um personagem chamado Sprite Boy (um duende com cabelos prata e um grande sorriso), criado por Haddon Sundblom em 1942 para a introdução do nome COKE como sinônimo de Coca-Cola, que acabou personificando o produto.


O primeiro slogan do produto foi “Taste Its Tingling Tartness”. A década de 70 foi marcada pelo lançamento da versão sem açúcar do refrigerante e a conquista da liderança no mercado americano, fato que ocorreu em 1978. Nos anos seguintes a marca foi introduzida em vários países ao redor do mundo amparada pela força de distribuição e marketing da Coca-Cola. Resultado: em 1989 a marca assumiu a liderança em segmento e se tornou o refrigerante de limão mais popular do mundo. Porém, foi a partir de 1994 que a marca SPRITE teve um crescimento espantoso e gigantesco, muito em virtude de seu marketing e de suas propagandas agressivas e ousadas, onde jovens davam depoimentos não somente falando do produto, mas em ter atitude. Além disso, o slogan “Follow your instincts. Obey your thirst” (algo como “Siga seus instintos. Obedeça sua sede.”) e a parceria com a liga profissional de basquete (NBA), que dura até os dias de hoje, contribuíram muito para o rápido desenvolvimento da marca no mundo. Hoje em dia a marca utiliza como seus garotos-propagandas astros do basquete como Lebron James e Kobe Bryant.


Com a chegada do novo milênio a marca, que possui um rico histórico de lançamento de tendências, iniciou uma ampliação em sua linha de produtos com a introdução de outras versões do tradicional refrigerante contendo sabores de frutas, além da SPRITE ZERO, que rapidamente se tornou uma campeã em vendas na sua categoria, e mais recentemente a SPRITE GREEN, bebida de baixa caloria adoçada naturalmente com Truvia. No ano de 2010, em uma tentativa de valorizar a marca foi lançada a primeira campanha publicitária global da SPRITE, com o novo slogan “The Spark”, algo como “A Faísca” em tradução livre, que substituiu o veterano “Obedeça sua sede”; além de contar com o rapper Drake como protagonista. A campanha foi veiculada nos Estados Unidos e alguns dos mais importantes mercados internacionais da marca.


A linha do tempo
1974
Lançada no mercado a SUGAR-FREE SPRITE, renomeada de DIET SPRITE em 1983, e lançada em alguns países como SPRITE LIGHT.
2002
Lançamento, primeiramente na Coréia do Sul da SPRITE BLUE, um refrigerante original com um leve toque de menta. Nos anos seguintes o produto foi introduzido no Canadá, Bélgica, China, Itália e Chile com o nome de SPRITE ICE.
2003
Lançamento da SPRITE REMIX, refrigerante original com sabor de várias frutas. Novos sabores foram introduzidos em 2004 e 2005, como por exemplo, Tropical (frutas tropicais), Berryclear (frutas cítricas) e Aruba Jam (frutas diversas).
Lançamento da SPRITE SUPER LEMON, refrigerante com um toque mais acentuado de limão, que foi introduzido primeiramente em Hong Kong.
Lançamento da SPRITE on FIRE, refrigerante a base de gengibre que causa uma sensação de queimação. O produto foi lançado primeiramente em Hong Kong e no ano seguinte na China. Em algumas regiões o produto é conhecido como Sprite Finger Lemon.
2004
Lançamento da DIET SPRITE ZERO, uma nova opção em bebidas de baixa caloria e sem açúcar. Era uma evolução da SPRITE DIET, que aos poucos foi substituindo a versão dietética do produto. Foi o primeiro produto da Coca-Cola Company a utilizar a designação ZERO para produtos de baixa caloria. Em 2006 a palavra diet foi retirada do nome do produto que passou a se chamara somente SPRITE ZERO. O produto é um sucesso em países como a Grécia, onde nasceu o conceito, México, Chile e Argentina.
2005
Lançamento da SPRITE 3G, um energético introduzido primeiramente no mercado da Bélgica e Luxemburgo com o slogan “New addition to the Sprite family”.
2007
Lançamento da SPRITE DUO, um refrigerante de limão com suco de limão, que possui menos gás e açúcar. O produto foi retirado do mercado dois anos mais tarde devido as fracas vendas.
2008
Lançamento da SPRITE GREEN, um refrigerante adoçado com Truvia (adoçante natural sem calorias originário da melhor parte da folha de Stevia). O novo produto tinha apenas 50 calorias para cada garrafa de alumínio de 500 ml e 5% de suco de limão.
2010
Lançamento na China da SPRITE TEA, uma mistura do tradicional refrigerante de limão com chá verde. O novo produto se tornou um verdadeiro sucesso de vendas.


O nome
A palavra Sprite significa um toque mágico, capaz de trazer muita alegria, espontaneidade e prazer. Esse sentido advém de um conto de fadas e duendes muito popular na literatura juvenil americana. Na linguagem informal, o povo americano, quando se refere a algo cheio de entusiasmo e felicidade, usa o advérbio spritely. O nome SPRITE havia sido registrado nos Estados Unidos em 1955, como parte do catálogo de marcas da empresa The Coca-Cola Company.


A evolução visual
O logotipo de SPRITE sofreu inúmeras alterações ao longo de sua história. A primeira grande modificação ocorreu nos anos 80 quando foi adotada uma nova tipologia de letra, uma inclinação, a cor verde-escura e um pingo vermelho na letra “i”. Foi no final desta década que surgiu o tradicional duplo limão em verde e amarelo como pingo na letra “i”.


Em 2006, somente para o mercado americano, foi apresentada uma nova versão contendo um limão estilizado e moderno, que ganhou enorme destaque na identidade visual da marca. Pouco depois, em 2008, uma nova alteração. Finalmente em 2009, a marca adotou seu logotipo atual. A nova identidade visual mais uma vez mudou radicalmente.


As latas de SPRITE também acompanharam as mudanças ao longo dos anos, ganhando cada vez mais um visual moderno.


Os slogans
The Spark. (2010)
Obey your thirst. (1994)
Image is nothing. Thirst is everything. Obey your thirst.
I like the Sprite in you.
(1987)
Lymon is the secret of Sprite.
Great Lymon Taste makes it Sprite.
Get the Right Sprite.
(Reino Unido)

Sede não é nada, imagem é tudo.
(Brasil)
As coisas como são. (Brasil)
Refresque suas idéias. (Brasil)


Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Lançamento:
1961
● Criador:
The Coca-Cola Company
● Sede mundial:
Atlanta, Geórgia
● Proprietário da marca: The Coca-Cola Company
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Muhtar Kent
● Faturamento: US$ 2.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Valor da marca: US$ 5.604 bilhões (2011)
● Presença global:
190 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Maiores mercados:
Estados Unidos, China, México e Filipinas
● Segmento:
Refrigerantes
● Principais produtos:
Refrigerantes de limão
● Concorrentes diretos:
7 UP, Mountain Dew, Sierra Mist e Soda Limonada (Brasil)
● Ícones:
A garrafa verde e o duplo limão de seu logotipo
● Slogan: The Spark.
● Website: www.sprite.com.br

O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca SPRITE está avaliada em US$ 5.604 bilhões, ocupando a posição de número 63 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.

A marca no Brasil
Lançado no Brasil em 1984, SPRITE é a líder absoluta no segmento limão no país. Em 1992, o lançamento de Sprite Lima-Limão inovou com a introdução de um novo sabor refrescante, que logo conquistou milhões de consumidores. Em 2005, a marca inaugurou no país o conceito de refrigerante “Zero”, com o lançamento de SPRITE ZERO, que, em apenas um ano, dobrou sua participação de mercado. Pouco depois, em 2007, foi lançada em edição limitada a garrafa de SPRITE em cor azul. Em 2009 a marca, que sempre primou por surpreender seus consumidores com lançamentos inovadores, introduziu no mercado a SPRITE 2.ZERO, nova versão da bebida sem açúcar que prometia um sabor mais intenso de limão e refrescante. A novidade chegou ao mercado, inicialmente somente na região sul e em parte do interior de São Paulo. O novo produto substituiu a SPRITE ZERO, lançado em 2005. O atributo refrescante de SPRITE 2.ZERO, cuja fórmula foi criada no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento que a empresa mantém no Rio de Janeiro, é materializado também na embalagem, que é transparente. Com isso, estabelece uma diferenciação em relação à versão tradicional de SPRITE, que utiliza o verde na garrafa.


As embalagens e peças de comunicação de todas as versões de SPRITE trouxeram recentemente outra novidade: uma identidade visual mais moderna, com a adoção de um logotipo cercado por um fundo que remete a uma explosão líquida, comunicando o aspecto refrescante do produto. Uma das mais recentes novidades da marca, que se tornou referência no segmento por suas inovações, foi o lançamento em 2010 das novas embalagens que utilizam tecnologia de Realidade Aumentada, fazendo com que SPRITE se tornasse o primeiro refrigerante do Brasil a adotar tal tecnologia em latas e garrafas. Atualmente o refrigerante pode ser encontrado nas seguintes embalagens: vidro retornável (300 ml), lata (350 ml), PET (600 ml, 1L, 1.25l, 1.5L e 2L) e Post-Mix (copos de 300 ml, 500 ml e 700 ml).


A marca no mundo
O refrigerante, segundo produto em volume de vendas da The Coca-Cola Company, é comercializado atualmente em 190 países ao redor do mundo. SPRITE é o refrigerante de limão mais popular em todo o mundo, sendo o quarto em vendas, atrás somente da Coca-Cola, Pepsi-Cola e Diet Coke. Depois dos Estados Unidos, os mercados da China, México, Filipinas e Alemanha são os maiores em termos de volumes e vendas. Todos os anos são comercializados mais de 600 milhões de unidades do tradicional refrigerante.

Você sabia?
A garrafa verde característica da SPRITE é própria para proteger o produto da luz solar.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 1/2/2012

3 comentários:

Andrea Pinheiro disse...

Você saberia dizer em que data foi criado o slogan "Sede não é nada, imagem é tudo"?

Anônimo disse...

Poxa.. to querendo saber a mesma coisa.. quando foi?

Frederico disse...

Recentemente falei em meu blog a respeito do significa da palavra Sprite. Consultando dicionários, vejo que sprite significa fada, duende ou espírito.

Essa sua explicação a respeito do significado do nome, você poderia me informar a fonte?

Frederico