11.5.06

SPRITE


Pesquisas recentes demonstraram que os consumidores bebiam SPRITE primeiro pela sua atitude e imagem não convencional e depois pelo sabor refrescante. SPRITE é uma bebida feita principalmente para jovens e adultos urbanos, ousados, que não aceitam restrições nem limites, e querem matar sua sede com o refrescante sabor do limão. Esse é o espírito moderno e alternativo da marca de refrigerante de limão mais popular do mundo. 

A história 
O refrigerante sabor limão e sem cafeína foi lançado oficialmente pela The Coca-Cola Company em 1961 no mercado americano para competir diretamente com o tradicional 7 Up, sendo a terceira marca, além da própria Coca-Cola, a ser criada pela empresa. Foi introduzido depois de ser colocado em teste no mercado em 1960 nas cidades de Lansing, no estado de Michigan, e Sandunsky em Ohio. O resultado foi um verdadeiro sucesso, especialmente por oferecer uma experiência de sabor limão leve e tão refrescante, que os diretores da empresa animados resolveram lançá-lo nacionalmente no ano seguinte. O produto estava disponível em quatro tamanhos de garrafas (que tinham cavidades e eram verdes) e latas de alumínio. O nome derivou de um personagem chamado Sprite Boy (um duende com cabelos prata e um grande sorriso), criado por Haddon Sundblom em 1942 para a introdução do nome COKE como sinônimo de Coca-Cola, que acabou personificando o novo produto.


O primeiro slogan do produto foi “Taste Its Tingling Tartness”. A década de 1970 foi marcada pelo lançamento da versão sem açúcar do refrigerante e a conquista da liderança no mercado americano, fato que ocorreu em 1978. Nos anos seguintes a marca foi introduzida em vários países ao redor do mundo amparada pela força de distribuição e marketing da Coca-Cola. Resultado: em 1989 a marca assumiu a liderança no segmento e se tornou o refrigerante de limão mais popular do mundo. Porém, foi a partir de 1994 que a marca SPRITE teve um crescimento espantoso e gigantesco, muito em virtude de seu marketing ousado e de suas propagandas agressivas, onde jovens davam depoimentos não somente falando do produto, mas em ter atitude. Além disso, o slogan “Follow your instincts. Obey your thirst” (algo como “Siga seus instintos. Obedeça sua sede”) e a parceria com a liga profissional de basquete (NBA), incluindo o patrocínio do tradicional concurso de enterradas (conhecido como “Slam Dunk”), que dura até os dias de hoje, contribuíram muito para o rápido desenvolvimento da marca no mundo. Hoje em dia a marca utiliza como principais garotos-propagandas astros do basquete como Lebron James e Kobe Bryant.


Com a chegada do novo milênio a marca, que possui um rico histórico de lançamento de tendências, iniciou uma ampliação em sua linha de produtos com a introdução de outras versões do tradicional refrigerante contendo sabores de frutas, além da SPRITE ZERO, que rapidamente se tornou uma campeã em vendas na sua categoria, e mais recentemente a SPRITE GREEN, bebida de baixa caloria adoçada naturalmente com Truvia. No ano de 2010, em uma tentativa de valorizar a marca foi lançada a primeira campanha publicitária global da SPRITE, com o novo slogan “The Spark”, algo como “O Gás” em tradução livre, que substituiu o memorável “Obedeça sua sede”; além de contar com o rapper Drake como protagonista. A campanha foi veiculada nos Estados Unidos e alguns dos mais importantes mercados internacionais da marca. Outra estratégia adotada pela marca foi o lançamento de edições limitadas do refrigerante, incluindo uma criada em parceria com o astro do basquete Lebron James.


A linha do tempo 
1974 
Lançamento da SUGAR-FREE SPRITE, renomeada de DIET SPRITE em 1983, e lançada em alguns países como SPRITE LIGHT. 
2002 
Lançamento, primeiramente na Coréia do Sul, da SPRITE BLUE, um refrigerante original com um leve toque de menta, que provocava uma sensação de alta refrescância. Nos anos seguintes o produto foi introduzido no Canadá, Bélgica, China, Itália e Chile com o nome de SPRITE ICE
2003 
Lançamento da SPRITE REMIX, refrigerante original com sabor de várias frutas. Novos sabores foram introduzidos em 2004 e 2005, como por exemplo, Tropical (frutas tropicais), Berryclear (frutas cítricas) e Aruba Jam (frutas diversas). 
Lançamento da SPRITE SUPER LEMON, refrigerante com um toque mais acentuado de limão, que foi introduzido primeiramente em Hong Kong. 
Lançamento da SPRITE on FIRE, refrigerante a base de gengibre que causa uma sensação de queimação. O produto foi lançado primeiramente em Hong Kong e no ano seguinte na China. Em algumas regiões do planeta o produto é conhecido como Sprite Finger Lemon. 
2004 
Lançamento da DIET SPRITE ZERO, uma nova opção em bebidas de baixa caloria e sem açúcar. Era uma evolução da SPRITE DIET, que aos poucos foi substituindo a versão dietética do produto. Foi o primeiro produto da The Coca-Cola Company a utilizar a designação ZERO para produtos de baixa caloria. Em 2006 a palavra diet foi retirada do nome do produto que passou a se chamar apenas SPRITE ZERO. O produto é um sucesso em países como a Grécia, onde nasceu o conceito, México, Chile e Argentina. 
2005 
Lançamento da SPRITE 3G, um energético (que continha em sua formulação guaraná e cafeína proveniente de grãos verdes de café) introduzido primeiramente nos mercados da Bélgica e Luxemburgo com o slogan “New addition to the Sprite family”
2007 
Lançamento da SPRITE DUO, um refrigerante de limão com suco de limão, que possui menos gás e açúcar. O produto foi retirado do mercado dois anos mais tarde devido ao fracasso nas vendas. 
2008 
Lançamento da SPRITE GREEN, um refrigerante adoçado com Truvia (adoçante natural sem calorias originário da melhor parte da folha de Stevia). O novo produto tinha apenas 50 calorias para cada garrafa de alumínio de 500 ml e 5% de suco de limão. 
2010 
Lançamento na China da SPRITE TEA, uma mistura do tradicional refrigerante de limão com chá verde. O novo produto se tornou um verdadeiro sucesso de vendas. 
2013 
Lançamento da edição limitada SPRITE CRANBERRY, que misturava o tradicional sabor do refrigerante com a fruta cranberry. A lata do refrigerante era na cor vermelha. 
2014 
Lançamento da edição limitada SPRITE 6 MIX by LEBRON JAMES, um refrigerante que mistura o tradicional sabor do refrigerante com cereja e laranja.


O nome 
A palavra Sprite significa um toque mágico, capaz de trazer muita alegria, espontaneidade e prazer. Esse sentido advém de um conto de fadas e duendes muito popular na literatura juvenil americana. Na linguagem informal, o povo americano, quando se refere a algo cheio de entusiasmo e felicidade, usa o advérbio spritely. O nome SPRITE havia sido registrado nos Estados Unidos em 1955, como parte do catálogo de marcas da empresa The Coca-Cola Company.


A evolução visual 
O logotipo de SPRITE sofreu inúmeras alterações ao longo de sua história. O logotipo original continha uma espécie de estrela em substituição ao pingo da letra “i”. A primeira grande modificação ocorreu nos anos de 1970 quando foi adotada uma nova tipografia de letra, uma leve inclinação, a cor verde-escura e um pingo vermelho na letra “i”. Foi em 1984 que surgiu o tradicional duplo limão em verde e amarelo como pingo na letra “i”.


Depois de passar por outras duas modificações, em 2006, somente para o mercado americano, foi apresentada uma nova versão do logotipo da marca que continha o duplo limão estilizado e moderno formando uma letra S, que ganhou enorme destaque na identidade visual da marca. Finalmente em 2009, a marca adotou seu logotipo atual. A nova identidade visual mais uma vez mudou radicalmente, ganhou novamente uma leve inclinação, bordas na cor cinza, o tradicional duplo limão totalmente redesenhado e um fundo que remetia a uma explosão líquida, comunicando assim o aspecto refrescante do produto. Este logotipo é popularmente chamado de “Splash”.


Mais recentemente, em especial no mercado americano, a marca passou a utilizar um logotipo chapado na cor verde e sem o tradicional limão duplo.


As latas de SPRITE também acompanharam as mudanças ao longo dos anos, ganhando cada vez mais um visual moderno e limpo.


Os slogans 
For The Thirsty. (2013) 
Obey you. (2012) 
The Spark. (2010) 
Obey. (2006) 
Obey your thirst. (1994) 
Image is nothing. Thirst is everything. Obey your thirst. (1994) 
I like the Sprite in you. (1987) 
Lymon is the secret of Sprite. 
Great Lymon Taste makes it Sprite. (anos de 1980) 
Taste Its Tingling Tartness. (década de 1960) 
Get the Right Sprite. (Reino Unido) 
Sede não é nada, imagem é tudo. (Brasil) 
As coisas como são. (Brasil) 
Refresque suas ideias. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1961 
● Criador: The Coca-Cola Company 
● Sede mundial: Atlanta, Geórgia 
● Proprietário da marca: The Coca-Cola Company 
● Capital aberto: Não 
● Chairman & CEO: Muhtar Kent 
● Faturamento: US$ 3 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Valor da marca: US$ 5.811 bilhões (2013) 
● Presença global: 190 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Estados Unidos, China, México e Filipinas 
● Segmento: Refrigerantes 
● Concorrentes diretos: Refrigerantes de limão 
● Concorrentes diretos: 7 UP, Mountain Dew, Sierra Mist e Soda Limonada Antarctica (Brasil) 
● Ícones: A garrafa verde e o duplo limão de seu logotipo 
● Slogan: For The Thirsty. 
● Website: www.sprite.com.br 

O valor 
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca SPRITE está avaliada em US$ 5.811 bilhões, ocupando a posição de número 69 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. 

A marca no Brasil 
Lançado no Brasil em 1984, SPRITE é a marca líder absoluta no segmento de refrigerantes de limão no país. Em 1992, o lançamento de Sprite Lima-Limão inovou com a introdução de um novo sabor refrescante, que logo conquistou milhões de consumidores. Em 2005, a marca inaugurou no país o conceito de refrigerante “Zero”, com o lançamento de SPRITE ZERO, que, em apenas um ano, dobrou sua participação de mercado. Pouco depois, em 2007, foi lançada em edição limitada a garrafa de SPRITE em cor azul. Em 2009 a marca, que sempre primou por surpreender seus consumidores com lançamentos inovadores, introduziu no mercado a SPRITE 2.ZERO, nova versão da bebida sem açúcar que prometia um sabor mais intenso de limão e refrescante. A novidade chegou ao mercado, inicialmente somente na região sul e em parte do interior de São Paulo. O novo produto substituiu a SPRITE ZERO, lançada em 2005. O atributo refrescante de SPRITE 2.ZERO, cuja fórmula foi criada no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento que a empresa mantém no Rio de Janeiro, foi materializado também na embalagem, que era transparente. Com isso, estabeleceu uma diferenciação em relação à versão tradicional de SPRITE, que utiliza o verde na garrafa.


As embalagens e peças de comunicação de todas as versões de SPRITE trouxeram recentemente outra novidade: uma identidade visual mais moderna, com a adoção de um logotipo cercado por um fundo que remete a uma explosão líquida, comunicando o aspecto refrescante do produto. Uma das mais recentes novidades da marca, que se tornou referência no segmento por suas inovações, foi o lançamento em 2010 das novas embalagens que utilizam tecnologia de Realidade Aumentada, fazendo com que SPRITE se tornasse o primeiro refrigerante do Brasil a adotar tal tecnologia em latas e garrafas. Atualmente o refrigerante pode ser encontrado nas seguintes embalagens: vidro retornável (300 ml), lata (350 ml e 250 ml), PET (600 ml, 1 litro, 1.25 litros, 1.5 litros e 2 litros) e Post-Mix (copos de 300 ml, 500 ml e 700 ml).


A marca no mundo 
O refrigerante, segundo produto em volume de vendas da The Coca-Cola Company, é comercializado atualmente em 190 países ao redor do mundo. SPRITE é o refrigerante de limão mais popular em todo o mundo, sendo o sexto em vendas no enorme mercado americano, atrás somente da Coca-Cola, Pepsi-Cola, Mountain View, Diet Coke e Dr. Pepper. Depois dos Estados Unidos, os mercados da China, México, Filipinas e Alemanha são os maiores em termos de volumes e vendas. Todos os anos são comercializados mais de 2 bilhões de unidades do tradicional refrigerante. 

Você sabia? 
A garrafa verde característica da SPRITE é própria para proteger o produto da luz solar. 
Em 1990 a marca apresentou uma mascote chamada Lucky Lymon, um simpático limão animado. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 26/8/2014

3 comentários:

Andrea Pinheiro disse...

Você saberia dizer em que data foi criado o slogan "Sede não é nada, imagem é tudo"?

Anônimo disse...

Poxa.. to querendo saber a mesma coisa.. quando foi?

Frederico disse...

Recentemente falei em meu blog a respeito do significa da palavra Sprite. Consultando dicionários, vejo que sprite significa fada, duende ou espírito.

Essa sua explicação a respeito do significado do nome, você poderia me informar a fonte?

Frederico