7.5.06

HÄAGEN-DAZS


Depois do surgimento da marca Häagen-Dazs, tomar um simples sorvete se tornou algo nobre, um enorme prazer. Muito mais que sabores exclusivos e exóticos, feitos com ingredientes cuidadosamente selecionados, o hábito de tomar Häagen-Dazs é saborear uma grife com exclusividade. Como diz o slogan brasileiro “Todo mundo se derrete por ele”. 

A história 
A origem do sorvete Häagen-Dazs começou em 1921 quando Reuben Mattus, um jovem judeu polonês empreendedor dotado de paixão e visão na criação de sorvetes finos, trabalhava na empresa de sua mãe vendendo picolés de frutas em uma carroça nas ruas do popular bairro do Bronx, na cidade de Nova York. Para vender os melhores sorvetes de frutas, ele insistia na utilização dos melhores ingredientes disponíveis no mercado. A empresa da família, chamada Senator Frozen Products, prosperou durante três décadas, quando em 1960, Mattus, juntamente com sua mulher Rose, resolveu abrir seu próprio negócio no segmento de sorvetes, em virtude da decepção com a qualidade dos sorvetes disponíveis devido à adição de estabilizantes, aditivos, preservativos e quantidades excessivas de ar para aumentar o volume.


Os sorvetes de extraordinária qualidade, tendo como matéria-prima o creme de leite fresco, pedaços de frutas e ingredientes naturais, com um composto de comunicação - marca/design/embalagens/geladeiras - simplesmente irresistível, seria difundido voluntária e espontaneamente pelas pessoas que tivessem o privilégio de experimentá-los. Batizou sua marca com o nome de Häagen-Dazs, palavra que soava como se fosse dinamarquesa, pois naquela época, além da Dinamarca ser reconhecida pela alta qualidade de seus produtos lácteos (afinal o leite é a principal matéria-prima do sorvete), os países escandinavos possuíam uma imagem positiva nos Estados Unidos. A prova disto ficou gravada nos primeiros rótulos do sorvete Häagen-Dazs, que continham um contorno do mapa da Dinamarca e Noruega e o nome das cidades de Copenhagen e Oslo. Além disso, o nome memorável pela dificuldade de se pronunciá-lo e guardá-lo, deixou as pessoas imaginando, discutindo e até mesmo criando histórias sobre suas origens. Era uma publicidade e tanto sem fazer esforço. * Na verdade Mattus utilizou uma estratégia de marketing chamada “foreign branding”, que prega que as pessoas costumam dar mais valor a produtos que pareçam estrangeiros.


A marca iniciou suas vendas com apenas três sabores disponíveis: baunilha, chocolate e café. Reuben e sua paixão por qualidade fizeram com que seus sorvetes tivessem um sabor único. Os sorvetes eram feitos com chocolates vindos da Bélgica, café da Colômbia, enquanto a baunilha era importada da ilha de Madagascar. Inicialmente seus produtos eram encontrados somente nos cafés e estabelecimentos gourmet da cidade de Nova York, mas não demorou muito para que uma rede de distribuição fosse implantada, fazendo com que os sorvetes chegassem a outros pontos da costa leste do país. Além disso, no restante da década, novos sabores foram adicionados a linha, como por exemplo, o sorvete de morango, lançado em 1966 e cuja fórmula foi desenvolvida e aperfeiçoada por 6 anos. Em 1973 o sorvete Häagen-Dazs já era conhecido e popular em todo território americano. No dia 15 de novembro de 1976, Doris, filha de Mattus, abriu a primeira loja sob a marca Häagen-Dazs na própria cidade de Nova York. Foi um sucesso imediato e a popularidade levou a rápida expansão da rede de lojas pelas principais cidades do país.


A partir de 1982 a Häagen-Dazs começou a sua expansão internacional, primeiramente com a distribuição de seus sorvetes no Canadá e Porto Rico e, no ano seguinte, com a introdução em de Cingapura e Hong Kong. Com a venda da empresa, ainda em 1983, para a Pillsbury Company por US$ 70 milhões, que se comprometeu a manter a alta qualidade do produto, a marca se tornou um fenômeno global, ingressando no mercado japonês (1984), que não tardou muito para se transformar em um dos mais importantes para a Häagen-Dazs no mundo, além do inglês (primeiro país europeu a receber uma loja da marca), alemão e francês em 1987. E nesse ínterim, em 1986, a marca lançou um de seus produtos mais famosos: HÄAGEN-DAZS ICE CREAM BAR, uma linha composta por sorvetes em palitos. Essa linha estreou em pleno Dia dos Namorados nos Estados Unidos e se tornou um enorme sucesso, tanto que, dois anos depois, em 1988, lançou um picolé que combinava o sorvete cremoso de chocolate recoberto com uma irresistível casca crocante de amêndoas e chocolate ao leite.
 

A primeira e única fábrica fora dos Estados Unidos foi inaugurada em 1993 em Arras, localizada ao norte da França. Em 1996 a China recebeu sua primeira loja Häagen-Dazs, e no ano seguinte, a marca foi introduzida oficialmente no mercado brasileiro. Em 1998 a marca lançou no mercado um de seus sabores mais populares e adorados pelos consumidores: HÄAGEN-DAZS DULCE DE LECHE, que transformava com perfeição o doce de leite em um sorvete irresistível. Nos anos seguintes a marca inaugurou várias lojas nas principais cidades do mundo, onde os fãs podiam degustar, além dos vários sabores de sorvetes, um cardápio com criações exclusivas, cafés, águas e opções de pâtisseries, como deliciosos bolos gelados (entre os quais os famosos “Moon Cakes”, pequenos bolinhos de sorvetes em forma de lua, introduzidos pela primeira vez no ano de 1992 em Hong Kong, afinal é um bolo tipicamente chinês consumido no festival de Outono).


Além disso, foram criados novos e exóticos sabores, e novos produtos, como as tradicionais bolachas crocantes recheadas com o mais puro e delicioso sorvete Häagen-Dazs. Em 2001 a empresa foi comprada pela General Mills e passou a integrar uma das maiores companhias de alimentos do mundo. Em 2007 a marca inaugurou uma nova e enorme loja âncora de três andares em plena Avenida Champs-Élysées, na cidade de Paris. Pouco depois, em 2010, a marca inaugurou sua primeira loja na Índia, iniciando uma expansão em um dos maiores mercados emergentes do mundo. Nos anos seguintes a marca focou seus esforços em criar sorvetes com combinações cada vez mais inusitadas e gourmets, além de ampliar o lançamento de edições limitadas e sazonais.


Desde sua criação até os dias atuais, a paixão da Häagen-Dazs, que virou sinônimo de excelência no segmento, continua sendo a criação de experiências inesquecíveis, traduzidas em deliciosos sorvetes, como por exemplo, baunilha com amêndoas, doce de leite, macadâmia, baunilha com pedaços de cookies de chocolate, cheesecake de morango ou limão, entre muitos outros, que deixam seus ávidos consumidores literalmente com água na boca.


A linha do tempo 
1991 
Introdução do HÄAGEN-DAZS FROZEN YOGURT, uma linha de sorvetes feitos de iogurte. 
1993 
Introdução do HÄAGEN-DAZS SORBET, uma linha de sorvetes sem gordura com sabores de frutas. 
1996 
Lançamento no mercado japonês do sorvete de chá verde (Green Tea). Para a sua elaboração foram realizados 7 anos de pesquisa para ter todos os sabores adequados do chá verde. 
2001 
Lançamento, primeiramente no mercado japonês, do HÄAGEN-DAZS CREAM CRISP, uma deliciosa bolacha crocante recheada com sorvete de baunilha. Em 2004 o novo produto seria introduzido no mercado europeu. 
Lançamento em comemoração aos 40 anos da marca do sabor HÄAGEN-DAZS BANOFEE (sorvete de torta de banana com calada de caramelo e pedacinhos de torta). 
2004 
Introdução do HÄAGEN-DAZS LIGHT, uma linha de sorvetes com 50% menos de gordura e calorias. 
2006 
Introdução do HÄAGEN-DAZS MAYAN CHOCOLATE, um sabor que combina o tradicional chocolate com um toque de canela. 
Introdução no cardápio de suas lojas do HÄAGEN-DAZS BARISTO, uma bebida que mistura café com sorvetes da linha light. 
2007 
Lançamento no mercado japonês do HÄAGEN-DAZS DOLCE, uma exclusiva linha de sorvetes inspirada em famosas sobremesas geladas como Tiramisu e Créme Brulée. 
2009 
Lançamento do HÄAGEN-DAZS FIVE, uma linha de sorvetes feitos com cinco ingredientes naturais (leite, creme, açúcar, ovos e mais um ingrediente de sabor). A linha oferecia os sabores caramelo, morango, limão, menta, café, baunilha, maracujá e chocolate ao leite. 
Lançamento no mercado europeu do HÄAGEN-DAZS SMOOTHIES, uma linha da deliciosa bebida gelada feita com o mais puro sorvete da marca. 
2010 
Lançamento do HÄAGEN-DAZS SUNDAE CONES, uma prática embalagem para consumo em casa que continha cinco dos tradicionais cones (casquinha), disponível nos sabores Vanilla Caramel (sorvete de baunilha com calda de caramelo e pequenos pedaços de amêndoas) e Vanilla Chocolate (sorvete de baunilha com calda de chocolate e pequenos pedaços de amêndoas). 
2013 
Lançamento da nova linha do HÄAGEN-DAZS GELATO, feita com a tradicional receita italiana e disponível em sete deliciosos sabores: Black Cherry Amaretto (cerejas pretas com licor Amaretto), Cappuccino (sorvete cremoso com cappuccino), Dark Chocolate Chip (sorvete de chocolate amargo com pedaços de chocolate), Limoncello (sorvete de limão com um toque de vodca), Sea Salt Caramel (deliciosa combinação de sorvete de caramelo com calda de caramelo e sal marinho), Stracciatella (sorvete com pequenas lascas de chocolate) e Vanilla Bean (puro sorvete de baunilha). 
2014 
Lançamento na Ásia da linha HÄAGEN-DAZS SPOON VEGE, que misturam sorvetes com vegetais e frutas, como por exemplo, tomate com cereja e cenoura com laranja. A ideia da nova linha era oferecer opções mais saudáveis para os consumidores que se preocupam com a boa forma. Prova disso é que os novos produtos possuíam apenas 8.5% de gordura do leite, que é menos da metade da quantidade de gorduras presente nos demais sorvetes da marca. 
2015 
Lançamento da edição limitada HÄAGEN-DAZS TRES LECHES BRIGADEIRO, com brigadeiro espalhado pelo sorvete de tres leches, uma torta típica do México que combina bem com o doce de chocolate. 
2017 
Lançamento da HÄAGEN-DAZS NON-DAIRY, uma linha com sorvetes livres de ingredientes de origem animal, em sabores como Peanut Butter Chocolate Fudge (de amendoim e chocolate), Coconut Caramel (à base de creme de coco e açúcar) e Chocolate Salted Fudge Truffle (feito com chocolate belga). 
2019 
Lançamento da HÄAGEN-DAZS SPIRITS, uma linha de sorvetes alcoólicos que conta com sete sabores diferentes de sorvetes inspirados no universo das bebidas alcoólicas e com uma graduação de 0.5%. Os sabores são: Irish Cream Brownie, Rum Tres Leches, Bourbon Vanilla Bean Truffle, Stout Chocolate Pretzel Crunch, Bourbon Praline Pecan, Non-Dairy Amaretto Black Cherry Almond Toffee e Irish Cream Cookie Squares. 
Lançamento da HÄAGEN-DAZS BARISTA, linha com uma irresistível gama de sabores que segue as tendências atuais como o Brownie Macchiato (grãos de café ligeiramente tostados, molho de café e pedaços de brownie), Caramel Chai Latte (mistura de chás, cardamomo, canela e cravinho, molho de caramelo com gengibre e pedaços de bolacha amanteigada) e Chocolate Frappé (chocolate belga e pedaços de brownie). 
2020 
Lançamento da HÄAGEN-DAZS HEAVEN, uma linha de sorvetes de baixa caloria que utiliza leite ultra-filtrado. O sorvete contém um terço a menos de calorias e 25% menos açúcar total por porção em comparação ao comum.


Os deliciosos sabores 
A marca Häagen-Dazs possui uma enorme quantidade de sabores, alguns deles combinações exóticas que são permanentes em sua linha. O sabor mais vendido no Japão é o Green Tea (chá verde), enquanto na Inglaterra os sabores Pralinés & Cream, Belgian Chocolate e Vanilla (baunilha) são os mais consumidos pelo público. Já no mundo, o sabor de Baunilha é o campeão de vendas, seguido pelo Dulce de Leche e Chocolate. A linha de produtos da marca oferece aproximadamente 65 sabores diferentes. Os sabores listados abaixo não estão disponíveis em todos os países. 
Belgian Chocolate (sorvete de chocolate com finas lascas de chocolate belga) 
Butter Pecan (sorvete de creme com pedaços de nozes) 
Caramel Biscuit & Cream (combina o requinte do sorvete de caramelo com biscoito e calda de caramelo) 
Cherry Vanilla (sorvete de baunilha com cereja) 
Coconut Chocolate (sorvete de coco com pedacinhos de chocolate) 
Coffee (sorvete de café) 
Cookie Dough Chip (sorvete de baunilha com delicados pedaços de cookies e chocolate) 
Cookies and Cream (sorvete cremoso de baunilha com pedaços de cookies de chocolate) 
Dulce de Leche (sorvete de doce de leite) 
Green Tea (sorvete de chá verde) 
Macadamia Nut Brittle (sorvete de baunilha com pedacinhos de macadâmias doces e crocantes) 
Mango & Raspberry (sorvete de manga com calda de framboesa) 
Mint Chip (sorvete de menta com pedaços de chocolate) 
Peanut Butter Crunch (sorvete de Peanut Butter com crocantes amendoins e uma espessa pasta de amendoim) 
Pistachio (sorvete baunilha com pedaços crocantes de pistache) 
Pralinés & Cream (sorvete de baunilha com calda de caramelo e nozes caramelizadas) 
Rum Raisin (sorvete de baunilha ao rum com pedaços de uva passa) 
Strawberry (sorvete de morango com pedaços da fruta) 
Strawberry Cheesecake (sorvete de cheesecake com pedacinhos de biscoitos e uma suculenta calda de morango) 
Vanilla (sorvete de baunilha)


Existem ainda as chamadas edições limitadas, comercializadas por um determinado período e introduzidas pela primeira vez em 2005 (com o sabor Chocolate Cherry Brownie) e geralmente lançadas no verão ou no inverno, como por exemplo, sorvete de café, calda de caramelo e pedaços de trufas de chocolate; sorvete de morango com um toque de champanhe; sorvete cremoso com figos e vinho Marsala; caramelo com maçã; chocolate branco com o inconfundível sabor da calda de framboesa; e sakura (flor de cerejeira) e rosa, este dois lançados em 2014 para comemorar 30 anos da marca no mercado japonês.


Há alguns anos atrás um sabor exclusivo da marca fez enorme sucesso no Brasil: sorbet de Romã, Pêssego Branco & Flor de Laranjeira, onde a leveza do sorbet trazia o equilíbrio perfeito para aguçar ainda mais o paladar dos apreciadores. As sementes de romã traziam uma proposta única combinada com a suavidade do pêssego branco e o aroma da flor de laranjeira. Outra linha de sabores (descontinuada), introduzida em 2007 e batizada de RESERVE, era composta por sabores exóticos como açaí, romã com pedaços de chocolate, creme com mel do Havaí e coco queimado com raspas de coco. Somente dois sabores foram retirados de sua linha permanente em toda sua história: Carob (1983), uma planta originária do Mediterrâneo; e Honey Vanilla (1985), baunilha com mel.


Em 2017 a marca lançou a edição limitada “Flowers by Häagen-Dazs” com os sabores Rose Raspberry & Lychee (combinação de extrato de rosa, cobertura de suco de lichia e pedaços de framboesa) e Elderflower & Blackcurrant (mistura a fragrância da flor de sabugueiro com suco de cassis). Já no Japão, em 2018, a marca lançou dois novos sabores baseados em contos de fadas: Alice’s Tea Garnished with Cookies (sorvete de chá darjeeling com mascarpone e biscoito amanteigado, calda sabor leite e um coração de cassis) e Snow White’s Apple with Custard (sorvete de baunilha com uma camada de calda de maçã vermelha, decorada com um coração sabor leite).


A qualidade 
Extraordinário não é apenas o que a Häagen-Dazs coloca dentro de seus sorvetes, mas também o que deixa de fora (conservantes, estabilizantes, corantes e óleo de palma). A marca só utiliza ingredientes simples que se encontra em qualquer cozinha, para fazer um gelado como nenhum outro. Cada colherada de Häagen-Dazs começa com quatro ingredientes: nata, leite, açúcar e ovos. A isso só são acrescentados perfeição como baunilha (exclusivamente grãos de baunilha Bourbon que crescem nas zonas costeiras ao norte da ilha de Madagáscar), amendoins (argentinos), morangos (sempre frescos), chocolate (o melhor e mais puro) e caramelo (macio, cremoso, sutilmente salgado).


As irresistíveis lojas 
As lojas Häagen-Dazs são verdadeiras “geladeiras que guardam delícias irresistíveis”. As lojas, cuja decoração é moderna e aconchegante, comercializam os tradicionais produtos da marca como os picolés individuais (chamados de Bars), potes de sorvete com 473 ml ou tamanho mini de 100 ml, além da Cream Crisp (as famosas bolachas de sorvete), sorvetes de massa, bolos, sobremesas e bebidas geladas preparadas com o tradicional sorvete, oferecendo aos consumidores entre 24 a 32 sabores diferentes, dependendo do mercado (país) e da época do ano. A Häagen-Dazs tem lojas em mais de 40 países ao redor do mundo. Até 2018 a marca tinha 8 lojas (sorveterias) no Brasil, mas resolveu encerrar suas operações para focar seus investimentos na distribuição de seus sorvetes por meio dos canais de varejo e foodservice.


As embalagens 
A evolução das tradicionais embalagens dos sorvetes Häagen-Dazs evoluiu ao longo dos anos, sempre com o intuito de proporcionar aos consumidores um design que facilite a identificação dos sabores, o reconhecimento da marca e principalmente a clareza de informações. A primeira embalagem de seus sorvetes continha na tampa um contorno do mapa da Dinamarca e Noruega e o nome das cidades de Copenhagen e Oslo, passando a ideia de um sorvete escandinavo.


A famosa e icônica estampa da marca foi com o tempo sendo diminuída na embalagem, proporcionando assim uma imagem mais limpa e moderna. Em 2010 a Häagen-Dazs apresentou suas novas embalagens ao mercado. Mais modernas e limpas visualmente, as embalagens facilitavam a identificação dos produtos por parte dos consumidores, explicando de forma muito mais clara as informações nutricionais e os sabores e ingredientes de cada sorvete. Mais recentemente, em 2017, a marca reformulou totalmente suas embalagens, e mudando radialmente sua estampa característica.


Com o intuito de refletir as texturas, cores e sensações de seus diferentes sabores de sorvetes, as novas embalagens foram criadas por 13 diferentes artistas do mundo inteiro. O novo design refletia o então novo posicionamento global da marca, que aos poucos vinha se aproximando dos jovens millennials não apenas por meio de sua comunicação visual, mas em todo seu conjunto de ações estratégicas. Para o processo de criação das obras de arte que ilustrariam as embalagens, a Häagen-Dazs buscou artistas renomados da atualidade como os finlandeses Santtu Mustonen e Kustaa Saksi para degustar os sorvetes. A partir daí, eles interpretaram visualmente as sensações que obtiveram da experiência para criar obras de arte que traduziam cada sabor, dando origem às embalagens únicas. Além do visual mais jovem e contemporâneo, as cores utilizadas eram tendência da nova estação, como os tons de azul, verde, laranja, dourado e preto, e diferenciavam-se entre si para facilitar a identificação dos sabores pelos consumidores no ponto-de-venda.


Em prol das abelhas 
Tudo começou em 2008 quando o desaparecimento em massa de abelhas nos Estados Unidos se tornou um enorme problema. A população de abelhas havia registrado uma queda de quase 30% em 2007, em um fenômeno conhecido como “desordem de colapso de colônias” (Colony Collapse Disorder em inglês). Os motivos podiam ser variados e a situação era tão alarmante que levou a associação apícola americana a exigir ajuda do Congresso Americano. Apesar da Häagen-Dazs, nesta época, não ter em sua linha nenhum sorvete de mel, a indústria a que pertence era uma das mais atingidas com a crise.


Foi então que a marca lançou a campanha “Häagen-Dazs Loves Honey Bees”, na qual através de um site a fabricante americana queria disseminar o conhecimento sobre esses fatos e mostrar porque se importava com a grave situação: as abelhas domésticas são essenciais para polinização de mais de 90 tipos de frutas, legumes e grãos. O site mostrava todos os ingredientes de seus sorvetes que eram dependentes das abelhas e permitia que o visitante literalmente “voasse” enquanto abria novos conteúdos na página. Além disso, a marca revelava o que estava fazendo para controlar a situação e dava dicas simples para quem quisesse ajudar, como plantar flores atrativas ás abelhas no jardim de casa. Para completar, a seção “Make & Send a Bee” permitia montar uma abelha personalizada para enviar aos amigos. Uma maneira lúdica de chamar atenção para uma causa, até então, desconhecida do grande público.


Em outra etapa da campanha, a marca criou um símbolo que foi colocado em todas as embalagens dos produtos que continham ingredientes que dependiam da polinização feita pelas abelhas; e lançou um novo produto em edição limitada, o sorvete Vanilla Honey Bee, que tinha seus lucros doados para fundações de pesquisa em prol da causa. Além do aspecto ambiental e de exercer força política no senado americano em torno da preservação das abelhas, a campanha “HD loves HB” ajudou a aumentar as vendas da marca em 10% durante o ano de 2008. A campanha arrecadou mais de US$ 1 milhão, doados para as universidades Penn State e UC DAVIS, para que pudessem continuar pesquisando as causas do que provocou o desaparecimento das abelhas.


Campanhas que fizeram história 
Em 2013 a Häagen-Dazs lançou uma enorme campanha global cujo conceito “The House of Häagen-Dazs” capturava a essência sexy e sofisticada da marca. A campanha transmitia a filosofia de luxo icônico e a elaboração artística dos sorvetes da marca, como somente faria uma fashion house. Afinal a elaboração dos sorvetes e das receitas se dá da mesma maneira que os estilistas criam uma coleção de alta-costura, com cuidados na seleção das matérias-primas de primeiríssima qualidade, no primor da “confecção” de cada peça e todo o luxo que vai desde o projeto no papel até a embalagem final, na loja.


O filme (assista abaixo) era estrelado pelo ator Bradley Cooper e seu mote “Deixe-se Seduzir”. A ideia da produção, filmada na cidade de Praga, era ilustrar o conceito de luxo combinado à elaboração artística dos sorvetes Häagen-Dazs. No filme, o ator e galã troca olhares com uma encantadora convidada, interpretada pela modelo Jana Perez, que o conduz até uma sala privada. As coisas parecem estar esquentando entre o casal quando a beldade empurra o galã sobre um sofá e se aproxima de maneira sedutora. Mas ao invés de beijá-lo, a moça rouba o pote de sorvete das mãos dele, anda até a porta de vidro e sai da sala, trancando-a pelo lado de fora.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modernizações ao longo dos anos. Sempre com a característica moldura, o logotipo evoluiu para ganhar ares mais modernos. A última alteração ocorreu em 2017 quando a cor roxa foi adotada. A moldura foi levemente alongada e uma nova tipografia de letra adotada.


A marca também utiliza, principalmente nas fachadas de suas lojas, somente a wordmark nas cores preta ou roxa.


Os slogans 
Don’t Hold Back. (2020) 
Everyday mäde extraordinary. (2017) 
Say Hello To Extraordinary. (2017) 
If you love her, bring her to Häagen-Dazs. (2015, China) 
Even the names taste good. (2013) 
Love her, take her to Häagen-Dazs. (2012)
Every spoonful brings you closer. (2009, Reino Unido) 
Made like no other. (2004) 
The Longer Lasting Pleasure. (2004) 
Let your tongue travel. (2003) 
The art of pure pleasure. (2001) 
Pleasure is the path to joy. (2001) 
A world of indulgence. 
Todo mundo se derrete por ele. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1960 
● Fundador: Reuben e Rose Mattus 
● Sede mundial: Minneapolis, Minnesota, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: General Mills Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: Jeffrey Harmening 
● Faturamento: US$ 2.2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 900 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Japão, Estados Unidos e Reino Unido 
● Segmento: Sorveterias 
● Principais produtos: Sorvetes, picolés (bars), gelatos e sobremesas geladas 
● Concorrentes diretos: Ben & Jerry’s, Mövenpick, Swensen’s, Dreyer’s, Blue Bunny, Bacio di Latte, La Basque e Gelato Diletto 
● Ícones: Os tradicionais potes de sorvete 
● Slogan: Don’t Hold Back. 
● Website: www.haagen-dazs.com.br 

A marca no mundo 
A marca Häagen-Dazs, que se transformou em uma grife no segmento de sorvetes, primando sempre pela alta e distinguível qualidade, comercializa seus produtos em mais de 90 países ao redor do mundo. Além disso, a marca possui mais de 900 lojas (sorveterias) próprias em aproximadamente 40 países como Estados Unidos, China, Reino Unido, Suíça, Itália, Austrália, França, Alemanha, entre outros. Apesar de já ter tido lojas no Brasil, atualmente a Häagen-Dazs comercializa seus produtos somente em padarias ou grandes e renomeados varejistas do país. Nos Estados Unidos e Canadá, a marca é produzida, licenciada e distribuída pela Froneri sob licença. Com faturamento anual estimado em mais de US$ 2.2 bilhões, mais de 70% de suas vendas são feitas fora dos Estados Unidos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas); revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Interbrand e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 28/8/2020

25 comentários:

IMPORTA PARFUMS disse...

Pois é.......por aqui a única coisa que aconteceu além da Kibon, foi o enorme número de marcas de sorvete fundo de quintal......é tudo uma bosta. Pra que qualidade?? o negocio é enganar os Brasucas a vontade e vender porcaria como se fosse sorvete....e o pior disso tudo...o Brasileiro compra. Como é que pode um pais tropical com centenas de frutas nativas maravilhosas, não ter uma marca mundial de sorvete?? O paisinho atrasado do cassete

Anônimo disse...

Só uma pessoa de mente fechada pode fazer um comentário IDIOTA, IGNORANTE E BURRO como o desse Bruno...

Anônimo disse...

Concordo com o Bruno. Eu adoro sorvete, mas poucos sorvetes brasileiros são realmente bons. É como chocolate. Somos um dos maiores produtores mundiais de cacau e chocolate nacional é quase sempre de qualidade ruim, e não tem variedade. Ou então tem uns caríssimos, mais caros que os importados de qualidade, que são muito superiores, aliás. Não dá para entender.

Unknown disse...

é verdade,as pessoas ainda com essa mania idiota de escolha,na maioria das vezes quem escolhe é quem nunca passou uma dificuldade na vida ou quem ñ sabe o que é a fome... tanto faz se é kibom ou haagen-dazs,vai do paladar das pessoas,uma questão de gosto,entende????
ou vão dizer que nós devemos deixar de apreciar o que realmente queremos!!!! por simples gosto??? ou luxo???

Anônimo disse...

Nao eh apenas luxo. De fato os sorvetes brasileiros tem uma qualidade mto aquem de um Haagen Dazs. O que o Bruno falou - e acho que a maioria concorda - é que falta um sorvete a altura do haagen dazs no brasil! devido a nossa variedade de produtos (inclusive a Haagens Dazs lancou um sorvete de açaí), poderiamos ter sorvetes mto melhores...
O que peça é a falta de investimento numa área com faturanamento tão gigante. É uma pena que os unicos sorvetes que prestam hoje em dia sao feitas em sorveterias artesanais (gelateria parmalat e rede stupendo por ex.).
Ainda falta uma marca vendida mundialmente com qualidade brasileira. Claro, nao falo que todos devam ter acesso, pq eu sei que a qualidade custa caro, mas deixar que um mercado como esse, em que o Brasil tem muito a crescer, é um verdadeira desperdício!

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Eduardo e sou consultor de vendas da Royal Canin, preciso que algum distribuibor do Häagen-Dazs entre em contato urgente com (eduardoroyalcanin@hotmail.com).
Pois tenho propostas interessantes.
Ficarei muito grato.

Anônimo disse...

Estou fazendo um trabalho de conclusão de curso de projeto de viabilidade de abrir uma franquia da Häagen Dazs na cidade onde moro, e preciso saber se tenho como obter dados para este trabalho com algum representante ou franquiado desta conceituada marca.

Se conhecer preciso dos contatos ou então solicitem para que entre em contato comigo pelo e-mail felipegarcia@unitoledo.br

Anônimo disse...

Acredito que a opinião do Bruno leva em consideração somente a qualidade do produto e de nenhuma maneira a poder aquisitivo dos consumidores. Infelizmente no Brasil essa falta de qualidade não é exclusiva do setor de sorvetes, mas latente na indústria em geral. Salvo raríssimas exceções os produtos nacionais são sofríveis quando comparados a produtos medianos de países como EUA ou Japão, investimentos em tecnologia e qualidade em segmentos superpremium para indústrias nacionais tornam-se inviáveis devido ao valor absurdo de impostos e o alto custo do produto final que não tem a mínima competitividade no mercado. A Häagen-Dazs instalará sua fábrica na América Latina até 2010 e muito provavelmente na Argentina, justamente pela nossa terrível carga tributária.

Unknown disse...

Bom,ainda nao existe no mundo um sorevete com a qualidade DE Haagen Dazs,pois a qualidade dos seus produtos sao ainda inigualaveis.

caro moderador,falta algumas atualizaçoes,por exemplo hoje a fabrica dos EUA,nao pertence mais a GM (atual dona da marca)esta fabrica foi vendida a Nestle a qual tem o direito de explorar a marca por 15 anos,mas ainda resta a fabrica de Arras na França e uma partner no japao,e foi introduzido no Brazil em 1997,hoje com o algumas lojas espalhadas em varios estados.
Quanto aqueles que nao sabem aprecisar um produto de qualidade e falam que tudo e a mesma coisa,POR FAVOR NAO EXPERIMENTE Haagen Dazs,voces nao merecem..

quem quer um contato envie e-mail para (erasmo.nuzzi@genmills.com)este e o responsavel pelo marketing da marca no Brasil.

abcs

Anônimo disse...

É curioso que todos os dias leio comentários semelhantes aos do Bruno. Depreciam o que se faz por cá e são capazes de gastar o dobro do dinheiro para comprar um produto só porque é importado, e esse sim é que é bom. Gostava de relembrar que a Haagen Dazs é uma marca de sorvetes premium em todo o mundo e se não existe uma marca brasileira é porque com certeza todo o mundo criticaria só porque era brasileira e acharia que a Haagen Dazs era mto melhor. MUDEM-SE AS MENTALIDADES

Anônimo disse...

"QUEM NASCEU PARA COMER CARNE MOÍDA JAMAIS APRECIARÁ UM BOM FILÉT MIGNON!"

E isso se traduz, é claro, para aqueles que se identificarem com a carapuça. Meu caro amigo Bruno, você deveria pesquisar um pouco mais antes de falar merda em um blog público, fica feio pra você...Algumas marcas simplesmente servem como referência, é assim com BOMBRIL, GILETTE, VEJA, DANONE, JOHNSON, dentre outras, e a HAAGEN-DAZS é simplesmente a maior referência mundial em sorvetes..diferente dos sorvetes que vc deve estar acostumado a tomar que, não deve estar presente em mais de 100 países no mundo, e se não está, é por culpa da incompetência da administração brasileira ou até mesmo da política subsidiária - Você sabe o que é isso?? - (que de subsidiária não tem nada) que falta com benefícios às GIGANTES indústrias(Como a Haagen-Dazs)para instalação de suas unidades fabris neste país que você mora para viabilizar o custo do produto.

Para tirar um pouco da sua dúvida, aplique o seguinte teste:

Compre um Kibom, um Nestlé e um Haagen-Dazs. Prove uma colher de cada apenas, passe a sua linguinha no céu da sua boca ao degustar o sorvete, sinta qual possui menor teor de gosrdura e depois vc me fala...vou ficar aqui esperando sua resposta!

Vai estudar lindo...rs, é melhor do que ficar na internet o dia todo comendo besteira!!!

Doe sangue, visite um hospital ou leve uma quentinha à um mendigo na praça da Sé de madrugada. Seja útil!

Karen disse...

Well,
Dizem que gosto e b...., cada um tem um. Mas, que Haagen dazs é bemmmmm diferente daquilo que chamamos de sorvete não resta dúvida. Agora, é claro que devemos prestigiar os nossos produtos, mas será que se as nossas marcas (nacionais)utilizassem as mesmas matérias primas que a Haagen dazs utiliza, a população brAsileira teria grana para consumir sorvete como gosta, precisa e deve, num país tropical??? Então vamos combinar, vai um Kibon no domingão e de vez em quando quem puder, não deixe de tomar aquele que o mundo derrete por ele! HAAGEN DAZS. Vale a pena, é SIMPLESMENTE
D E L I C I O S O!!!!

Raimundo disse...

Haagen - Dazs é Haagen - Dazs quem diz que não gosta é porque não entende nada de mundo chic, sofisticado, acontece o mesmo com o mundo das artes, dos vinhos, das marcas de grifes internacionais...quem não conhece diz que é frescura...

Unknown disse...

Olá Gostaria de saber se há como abrir uma franquia da Häagen-Dazs pois tenho interesse nisso.
Se possivel gostaria que alguem me respondesse.

Muito Obrigado!

Anônimo disse...

Gosto não se discute, um comentário em minha opnião deve ser feito levando em conta experiencia e conhecimento, não podemos criticar ou aplaudir a um ou a outro comentário. Quem nunca provou o HAANGE-DAZS não tem como dizer sobre o sabor , leveza , ponto certo entre o doce e o amargo ... E certamente vai criticar tais sorvetes. O que falta é as empresas brasileiras abrirem um linha premium, digamos assim, com maior controle de qualidade, maior sabor, dedicado realmente a todos que querem apreciar algo diferente e gostoso. Sem essa de diferenças socio-economicas. Isso é desculpa...
Não tem na minha opnião nenhum outro sorvete melhor que haagen-dazs

Unknown disse...

Morei no Japão e relmente é algo fora do normal. O sabor não é muito doce ou seja você tama a vontade sem a garganta sentir o açucar, o que mais gostei foi Macadamia, queria saber onde encontrar no Brasil

Criativo de Galochas disse...

Ótimo post. Pra lá de criativos!
=)
abs
Marcus

pneumo disse...

o pior é que se vcs pararem para pensar é que a diferenca de preco nao é tao grande. um pote se nao me engano vem 480ml custa aqui na minha cidade 16,90. um da kibon na padaria custa 16,90 tabem com 2 litros ..entao arredondando a kibon é 4 vezes mais barato. ai vc pega que nego teve q importar sei la de onde, vir em unidade de trasnporte refrigerada la do outro pais , pagar imposto de importacao, atravesador de tudo q é lado, etc etc etc.. o que acontece é q o kibon é muiiiiito mais caro q o HÄAGEN-DAZS ! e muito pior tambem! acordem, o importado de qualidade aqui no brasil se vcs pararem pra pensar é sempre mais barato proporcionalmente que o suposto mais famoso brasileiro!!
flavio
neryflavio@gmail.com

Anônimo disse...

só acho que deviam ser um pouco mais baratos.

Anônimo disse...

Existe sorvete de creme aqui no Brasil ?

Anônimo disse...

E a Kibon não é brasileira.

Priscila disse...

Li essa matéria só hoje e me ficou uma dúvida: Como que a marca se inspirou na Dinamarca? Pois a Dinamarca é o único país da escandinavia que não usa a trema. Ou seja, esse nome passaria por Sueco, Norueguês e até alemão e holandês, mas dinamarquês não. Se essa foi a intenção, fail.

Anônimo disse...

Bruno, no Brasil nós temos sim, sorvetes de primeira qualidade, como o "gula gelada" que nasceu em Brasilia, apenas não temos o marketing da empresa americana. Infelizmente nós tambem temos o habito de promover o que vem de fora, aliás a marca Haagen Dazs, se voce nao sabe, só emplacou nos EUA porque os donos colocaram um nome sugestivo como se fosse importado de compenhague e de oslo. Procure rever seus conceitos e viajar mais para não falar besteira.

Anônimo disse...

Concordo com vc Bruno

Neidia disse...

A pobre aqui! 50 reais num pote de sorvete não é pra qualquer um aqui pois nossa realidade é dura. Já paquerei ele muito e a tentação é grande mas como nunca provei sempre desisto pois penso: será que vale? É um sorvete ou O sorvete? Bem provável seja aquele de comer escondida kkkkk