25.7.06

SINGAPORE AIRLINES


Pergunte a qualquer viajante frequente qual é uma das melhores companhias aéreas do mundo. Se a resposta não for SINGAPORE AIRLINES, trata-se de um desavisado. Tal nível de excelência foi alcançado através de um serviço de bordo impecável e uma das frotas mais jovens e moderna do mundo, equipada com o melhor sistema de entretenimento de bordo: o fantástico KrisWorld. As maravilhosas “Singapore Girls”, como são conhecidas as belas e exuberantes comissárias vestidas em sarongues desenhados por Pierre Balmain, ajudam muito a tornar a viagem ainda mais agradável e inesquecível. Não por acaso, é considerada uma das raras empresas aéreas padrão cinco estrelas do mundo pelos rigorosos critérios de avaliação da Skytrax. 

A história 
A história da SINGAPORE AIRLINES remonta ao dia 1 de maio de 1947 quando a Malayan Airways Limited (MAL), companhia aérea dos governos de Cingapura e da Malásia, operou seu primeiro voo comercial ligando Cingapura às cidades de Kuala Lumpur, Ipoh e Penang na Malásia. O nome da companhia aérea mudou mais tarde, em 1963, para Malaysian Airways e posteriormente para Malaysia-Singapore Airlines (1967). No ano seguinte teve uma rápida expansão de rotas e frota, recebendo seu primeiro Boeing 707. Com a dissolução da companhia aérea, decisão tomada em janeiro de 1971 pelos governos de ambos os países, surgiu então a necessidade da criação de uma nova companhia aérea para Cingapura. Isto aconteceu no dia 28 de janeiro de 1972 quando surgiu oficialmente a SINGAPORE AIRLINES. Em outubro foram iniciados os voos comerciais, mantendo todos os destinos internacionais (num total de 22 cidades servidas em 18 países), cerca de 6 mil funcionários e alguns aviões da antiga companhia aérea (10 Boeing modelos 737 e 707). Já nos primeiros meses de 1973 a SINGAPORE AIRLINES passou a realizar voos diários para Londres e no final deste ano recebeu seus primeiros Boeing 747-200, a primeira empresa do sudeste asiático a encomendar esse tipo de jato. Por sinal, desde seu nascimento, a empresa mostrou um de seus mais claros traços empresariais: operar sempre com as melhores e mais avançadas aeronaves disponíveis no mercado. Nos anos seguintes, a companhia aérea ampliou suas rotas, além de incorporar modernos aviões a sua frota. Na década de 1980 inaugurou os primeiros voos para os Estados Unidos, Canadá e muitas cidades europeias, como por exemplo, Madri.


Em 1991 a companhia aérea introduziu o KrisFlyer, um programa de fidelidade e milhagem que se transformou em um dos melhores e mais eficientes do mundo. No restante desta década a companhia aérea continuou ampliando suas rotas, aumentando o número de destinos e aprimorando ainda mais seus serviços. Em abril de 2000, a SINGAPORE AIRLINES passou a integrar a Star Alliance, uma aliança global entre grandes companhias aéreas. O dia 28 de junho de 2004 entrou para a história da aviação comercial: a SINGAPORE AIRLINES começou a voar entre Cingapura e o Aeroporto de Newark, Nova Jersey, sem escalas, um trecho com mais de 9.000 milhas náuticas de distância. O voo tinha duração de quase 20 horas, sendo realizado com um Airbus A340-500, um avião adaptado para levar mais combustível que o modelo normal desta categoria. Outra curiosidade era que o voo partia de Cingapura rumo aos Estados Unidos, via Pólo Norte, cruzando o círculo Polar Ártico, passando dessa forma pelo chamado “topo do mundo”. Com isso economizava tempo e distância em relação aos voos normais das companhias aéreas que realizavam escala na Europa (via Amsterdã). Os preços dessa rota obviamente eram mais caros que os voos com escala, em torno de 30%. No fim de 2006, a SINGAPORE AIRLINES revelou um conjunto de produtos de cabine de nova geração que incluíam as cadeiras mais largas da indústria, para Primeira Classe e Classe Executiva, com camas totalmente reclináveis; uma cadeira mais espaçosa para Classe Econômica; e um sistema melhorado de entretenimento em voo (conhecido como KrisWorld) com mais de mil opções em 22 idiomas, incluindo 70 canais de vídeo, séries de TV, concertos, shows, documentários, programas televisivos, 749 CDs de músicas, rádio, games, além de áudio-books e curso de línguas Berlitz.


Nos últimos anos seus excepcionais resultados financeiros permitiram à empresa investir na compra de ações de outras companhias aéreas como a britânica Virgin Atlantic Airways, de qual chegou a possuir 49% do capital (vendido em 2012), e da Tiger Airways, companhia aérea de baixo custo de Cingapura. Em 2010, a SINGAPORE AIRLINES que é referência no segmento de luxo, encerrou o ano como a empresa aérea mais reconhecida do mundo, recebendo ao todo mais de 80 premiações, entre elas a de melhor serviço aéreo do mundo. No final de março de 2011, o Brasil se tornou o primeiro país na América do Sul a receber voos da SINGAPORE AIRLINES. A nova rota operava três vezes por semana com escala em Barcelona e representava um reforço no estreitamento das relações entre as duas regiões, já que a companhia era a única a oferecer voos diretos entre Cingapura e São Paulo. Um detalhe: para quem queria luxo e extravagância, os voos em primeira classe variavam de US$ 9.500 (Europa) a US$ 17.250 (Austrália). A companhia aérea, deve oferecer mais rotas para destinos no sudeste asiático, como Tailândia e Indonésia, até 2016.


Hoje em dia, no concorrido mercado de aviação comercial, marcado pela guerra dos preços, a SINGAPORE AIRLINES se diferencia, não pelo valor das suas passagens, mas pela experiência que oferece a bordo. A estratégia é fazer com que as salgadas tarifas, que podem ultrapassar US$ 26 mil, se justifiquem aos olhos do passageiro. Ao oferecer uma série de extravagâncias a bordo, a companhia aérea conseguiu se firmar com um posicionamento de luxo e de atendimento personalizado, fortes aliados na conquista dos clientes mais exigentes e endinheirados. O hub (base de operação central) da SINGAPORE AIRLINES está localizado dentro do moderno e luxuoso Changi International Airport, considerado o melhor do mundo. É difícil separar Changi e SINGAPORE AIRLINES. As operações da empresa são tão dominantes que às vezes, parecemos estar em um aeroporto particular com serviços excepcionais.


As belas comissárias 
Desde o início, a SINGAPORE AIRLINES percebeu que um de seus maiores trunfos na luta para conquistar os passageiros estaria justamente em algo que o dinheiro não pode comprar. Não seriam aviões, turbinas, hangares ou simuladores. Seriam os gestos graciosos e sedutores de suas belas comissárias. O símbolo máximo de uma das melhores companhias aéreas do mundo surgiu em 1972 vestidas em chiques e impecáveis sarongues “kebaya” desenhados pelo estilista francês Pierre Balmain em 1968 e foram batizadas de Singapore Girls, que levam o conceito de “aeromoça” a outro nível. O sucesso das belas aeromoças foi tanto que na década de 1980 foram criadas as primeiras bonecas Singapore Girls, comercializadas durante os voos da companhia.


Hoje em dia, as belas aeromoças embaladas para viagem em elegantes sarongues, usando sandálias sem salto e meias de náilon finíssimas, estão sempre impecáveis, sorridentes, prestativas, quase subservientes. Moram no imaginário masculino de forma arrebatadora. Sabem disso, assim como a própria empresa: cansada da alta rotatividade das comissárias, que invariavelmente pediam demissão para casar com algum passageiro, a própria companhia aérea estabeleceu regras rígidas: um contrato de 5 anos (renovável por uma única vez), quando então são aposentadas automaticamente. Ou seja, além de belíssimas, são jovens. Geralmente elas começam a trabalhar com 18 anos e são obrigadas a se aposentar com 25. Assim que entram na companhia, as comissárias têm que tirar as medidas para que o sarongue tenha o acabamento perfeito para cada uma. Todas elas frequentam aulas de postura, e aprendem a andar, sentar e esticar o braço para alcançar o bagageiro do avião usando o sarongue. Aulas de degustação de vinho e maquiagem também fazem parte do currículo. Todo esse cuidado e atenção dispensados pela SINGAPORE AIRLINES aos seus passageiros simbolizados pelas Singapore Girls valeram à companhia aérea inúmeros prêmios na industriada aviação, incluindo o prestigiado Conde Nast Traveller “Best International Airline” (Melhor Companhia Aérea) durante 22 anos consecutivos.


De acordo com a posição (hierarquia) os emblemáticos uniformes das comissárias da SINGAPORE AIRLINES têm padrões e cores diferenciados (como na imagem abaixo).


Luxo no ar 
Ao longo de toda sua história, a SINGAPORE AIRLINES sempre se destacou pela excelência de seus serviços, tanto no atendimento em terra como a bordo, perdendo a conta das vezes em que foi eleita a melhor empresa aérea do mundo. Frota jovem, poltronas espaçosas, entretenimento de primeira, champanhe na classe econômica, toalhas quentes para todos os passageiros, da primeira classe à econômica, são apenas alguns exemplos da excelência da companhia aérea. A SINGAPORE AIRLINES desenvolveu uma reputação de ser uma criadora de tendências na aviação comercial. A lista das principais inovações introduzidas inclui o fato de ser a primeira a disponibilizar fones de ouvido gratuitos; uma seleção de refeições e de bebidas gratuitas na Classe Econômica na década de 1970; a primeira a disponibilizar telefones por satélite em voo em 1991; o pioneirismo ao introduzir um sistema global de correio eletrônico para todos os passageiros no ano de 2001; e a ousadia em oferecer acesso à internet aos seus passageiros e TV digital com quatro canais em 2005. Foi também a primeira empresa a instalar telas individuais em todos os assentos e a primeira a oferecer uma programação de entretenimento “on-demand” aos passageiros, onde cada um assiste, joga ou ouve o que quer, quando quer. Este é o segredo do mais premiado programa de entretenimento de bordo, o KrisWorld, introduzido em 1997 e que constantemente é atualizado e aprimorado (hoje oferece uma oferta inimaginável de 140 filmes, 180 episódios de séries de TV, documentários, músicas, jogos, além de informações de viagem com mapa em tempo real, guias de viagem dos destinos, previsão do tempo, e muito mais). Ele permite, por exemplo, que os passageiros, das classes executiva e primeira, tenham total controle sobre ele: parar, avançar, voltar, repetir as cenas. Na classe econômica, a escolha chega a até 14 filmes de longa metragem por voo. Além disso, se o passageiro estiver fazendo aniversário no dia do voo as belas aeromoças enchem o felizardo de presentinhos. Não é surpresa que a companhia tenha tantos fãs.


Comer patê de foie-gras em louças desenhadas pela francesa Givenchy, acompanhado de champanhe Dom Pérignon, num assento de quase um metro de largura. Dá para se imaginar fazendo isso a 12 mil metros de altura? Se você estiver disposto a pagar até US$ 26 mil para voar pela singapore airlines, isso é perfeitamente possível. A lista de mimos proporcionados a bordo pela companhia aérea vai ainda além. Sofisticadas nécessaires assinadas por Salvatore Ferragamo, vinho Sauternes, café Colombian Supreme, suítes com cama de casal, televisores de LCD, além de chocolate produzido pela própria empresa. E mais, a SINGAPORE AIRLINES tem hoje os maiores assentos/cama, tanto na primeira classe como na executiva. Forrados com couro Connolly, o mesmo usado nos luxuosos automóveis Rolls Royce e Jaguar, e com detalhes em rádica de nogueira, os assentos são os melhores de toda a indústria da aviação. A companhia aérea também elevou a novos patamares a qualidade de suas refeições em voo com a formação do seu Painel Culinário Internacional e da Cozinha Gastronômica Mundial. Para satisfazer o paladar de viajantes orientais e ocidentais, o cardápio conta com opções criadas por chefs italianos, franceses, cingapurenses, indianos e chineses. Também é possível escolher qual grão de café deseja (e são muitas opções de grãos, provenientes de todas as partes do mundo). É tanto zelo para atender com qualidade e preservar o frescor dos alimentos servidos que a empresa mantém, na sede da sua cozinha principal, uma câmera que simula a pressurização, a umidade e a temperatura verificadas dentro do avião.


Essa excelência ultrapassa a área de serviço e é encontrada nos setores “invisíveis” ao público, como manutenção, carga e treinamento. A empresa mantém sua própria frota de Learjets 45, usados exclusivamente para treinamento de pilotos em suas escolas de voo de Cingapura e Perth, na Austrália. Essa alta qualidade lhe valeu o conceito geral e indisputável de melhor empresa aérea do mundo por diversos anos. Apenas para se ter uma ideia, entre 2000 e 2002, a SINGAPORE AIRLINES recebeu mais de 330 prêmios, quase um troféu a cada dois dias. Nos bancos e no caixa da empresa, ficam os resultados: nenhum ano de prejuízo em sua história, um feito assombroso para um segmento tão vulnerável a crises.


As classes 
Primeira Classe 
Requintada, suntuosa, exuberante e luxuosa. Elegância e estilo adicionam, a um único ambiente a nova cabine da primeira classe, destacando a SKY SUITES. Vinhos sofisticados e uma gastronomia internacional, enquanto o passageiro relaxa em sua poltrona de couro. Para voos noturnos de 7 horas e diurnos com mais de 9 horas, as poltronas se tornam verdadeiras camas com lençóis desenhados por Givenchy e o passageiro ainda recebe um kit de toalete feito pela sofisticada marca italiana Salvador Ferragamo, que inclui desde hidratante corporal, facial, perfume e até protetor labial. De Cingapura e mais 12 outros países é possível fazer a reserva gastronômica, podendo escolher entre os vários cardápios o que melhor lhe agradar, incluindo opções infantis. E tem mais. Oito refeições no voo de 26 horas entre São Paulo e Cingapura, em louça da grife Givenchy. Esses são alguns dos mimos daquele que é tido como o melhor serviço de bordo do mundo. 
Classe executiva 
Em harmonia com a tradição de conforto, luxo e elegância, a SINGAPORE AIRLINES tem o prazer de apresentar o “Space Bed”, a maior cama na classe executiva com seu espaço extra, oferecendo uma maior comodidade para trabalhar, relaxar e dormir. Para assegurar um sono tranquilo, há um cinto de segurança especial posicionado para a posição de dormir, bem como um botão de não perturbe, caso o passageiro não queira ser chamado para o serviço de bordo. A TV individual possui 20 polegadas e oferece fones especiais com tecnologia antirruído, o que permite um completo isolamento acústico. Com uma culinária sofisticada e vinhos finos, é possível reservar com 72 horas de antecedência o cardápio favorito de cozinha internacional. Tudo servido com talheres personalizados de aço escovado, bem como pratos de louça e copos ou taças de vidro. Um benefício desta classe é a quantidade de banheiros por passageiro. No caso de um Boeing 777-300ER possui três banheiros exclusivos para a executiva e mais dois para a primeira classe. E não é um banheiro de avião comum. É mais espaçoso e muito bem decorado. Há um grande espelho e uma iluminação diferenciada. E tem mais: sabonete, creme hidratante e perfume da L’Occitane para uso dos passageiros, além de toalhas de rosto e mãos de algodão, para uso individual. 
Classe econômica 
O tempo voa quando o passageiro se diverte. Jogos interativos, os últimos lançamentos de filmes, sucessos de shows da TV, interessantes programas e canais dedicados às crianças e adolescentes, tudo isso em um monitor individual. Poltronas modernas e confortáveis com descanso de cabeça e pés retráteis. Para uma experiência culinária, existe escolha de atraentes pratos criados pela equipe de culinária internacional. Até os banheiros desta classe tem algo a mais: perfume, creme para as mãos e um enxaguante bucal para uso à vontade.


As salas 
VIPS A SINGAPORE AIRLINES possui salas VIPS (batizadas de Silver Kris Lounges) em alguns aeroportos ao redor do mundo, que oferecem serviços cinco estrelas e abertas para passageiros da primeira classe e executiva. Entre os serviços oferecidos estão um completo bufê (com 25 pratos quentes, 12 pratos frios, além sobremesas e uma imensa diversidade de bebidas), salas de televisão, duchas relaxantes e estações completas de trabalho. Em 2014, a companhia aérea lançou um novo conceito para suas salas VIPS. A iniciativa faz parte de um programa de investimento para reformar as salas VIPS da companhia aérea nos aeroportos ao redor do mundo. Projetado por uma renomada empresa de arquitetura e design de interiores, o novo conceito foi cuidadosamente concebido e modelado a partir dos elementos de uma casa. Os passageiros podem usufruir dos espaços desenhados especificamente para suas diferentes necessidades que vão desde uma sala de estar, cozinha e sala de jantar até espaços para descanso. Além disso, áreas reservadas e especialmente concebidas permitem que os clientes trabalhem em privacidade e conforto antes do embarque. Atualmente são 15 aeroportos com essas luxuosas salas: Adelaide, Bangkok, Brisbane, Cingapura, Hong Kong, Kuala Lumpur, Londres, Manila, Melbourne, Nova Déli, Perth, San Francisco, Seul, Sydney e Taipei.


A frota 
A SINGAPORE AIRLINES tem uma das mais modernas e jovens frotas entre as grandes companhias aéreas mundiais, com uma média de idade um pouco acima dos 7 anos e extremamente eficiente em termos de consumo. A companhia aérea opera uma frota de 105 aeronaves que engloba os modelos Boeing 777 (chamado de Jubilee), Airbus A330, Airbus A340-500 (chamado de Leadership) e Airbus A380 (chamado de Superbus). Quanto à manutenção, é desnecessário dizer muito: apenas comentar que os aviões usados pela SINGAPORE AIRLINES atingem os preços mais altos no mercado de aeronaves usadas: “muitas vezes, estão em melhores condições do que quando deixaram a fábrica”, arrisca um diretor de manutenção de uma empresa concorrente.


O gigante 
A SINGAPORE AIRLINES se tornou a primeira companhia aérea do mundo a colocar em operação o gigantesco Airbus A380. O colosso aterrissou no aeroporto de Sydney na manhã de uma quinta-feira, 25 de outubro de 2007, concluindo seu primeiro voo comercial. O avião partiu do aeroporto de Changi, em Cingapura, com 471 passageiros, que em alguns casos chegaram a pagar US$ 100 mil pela passagem (caso do americano Thomas Lee), e cerca de 30 tripulantes. A viagem até a Austrália durou quase oito horas. Todas as pessoas que embarcaram no gigantesco avião de dois andares compraram seus cartões de embarque em um leilão pela internet. A arrecadação de US$ 1.9 milhões foi destinada à causas beneficentes.


O avião tem 12 suítes de luxo, com monitores de televisão de tela plana de 23 polegadas (o sistema de entretenimento oferece escolha entre mais de 100 filmes, 180 programas de TV e 700 DVDs de música), mesas de escritório, camas com lençóis desenhados pela marca Givenchy, poltronas reclináveis revestidas de couro cor de abóbora pela firma italiana de design Frau e uma variada seleção no cardápio. No segundo andar estão disponíveis 60 poltronas de classe executiva, que podem se transformar em cama. Os 399 lugares da classe turística estão divididos entre os dois andares. Até agora, pouco mais de 20 cidades, entre elas Cingapura, Hong Kong, Londres, Dubai, Frankfurt, Paris, Melbourne, Mumbai, Nova York, Los Angeles, Osaka, Tóquio e Xangai, podem receber o gigante da Airbus. Com 80 metros de comprimento e 24.1 de altura, ele exige pistas mais longas que as da maioria dos aeroportos internacionais. Atualmente a companhia aérea possui 19 unidades destes gigantes em operação.


A tragédia 
Umas das melhores e mais premiadas companhias aéreas do mundo passou por sua mais grave crise no dia 31 de outubro de 2000 quando um Boeing 747-400 com uma pintura especial, batizado de “Tropical Megatop” (foto abaixo), ao tentar decolar de Taipé (do aeroporto internacional de Chiang Kai Shek) com destino a cidade de Los Angeles, em meio a uma forte tempestade, colidiu contra duas escavadeiras em uma pista que estava fechada para reformas e se partiu em três partes pegando fogo, matando 81 pessoas. Apesar do grave acidente, 98 pessoas sobreviveram. A empresa assumiu total responsabilidade pelo acidente e afirmou que o acidente ocorreu por erro do piloto que decolou a aeronave pela pista errada. Até então, em 28 anos de existência nunca tinha acontecido um só acidente grave com aviões da companhia aérea.


A evolução visual 
A identidade visual da SINGAPORE AIRLINES passou por apenas uma modificação ao longo dos anos. Ocorreu em 1988, quando o famoso pássaro passou a ser dourado (conhecido como SILVER KRIS) e a tipografia de letra foi radicalmente alterada.


Os slogans 
A Great Way To Fly. (década de 1990) 
Singapore Girl, you’re a great way to fly. (meados da década de 1970) 
The romance of travel lives on. 
This girl’s in love with you. (1972)


Dados corporativos 
● Origem: Cingapura 
● Fundação: 28 de janeiro de 1972 
● Fundador: Governo de Cingapura 
● Sede mundial: Cidade de Cingapura, Cingapura 
● Proprietário da marca: Singapore Airlines Limited 
● Capital aberto: Sim 
● Chairman: Stephen Lee Ching Yen 
● CEO: Goh Choon Phong 
● Faturamento: US$ 15.2 bilhões (2013/2014) 
● Lucro: US$ 259.3 milhões (2013/2014) 
● Valor de mercado: US$ 14.1 bilhões (janeiro/2015) 
● Frota: 114 aviões 
● Destinos: 71 
● Passageiros transportados: 18.628.000 (2013/2014) 
● Presença global: 40 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 23.800 
● Segmento: Aviação comercial 
● Principais produtos: Passagens aéreas e transporte de carga 
● Ícones: As belas Singapore Girls 
● Slogan: A Great Way To Fly. 
● Website: www.singaporeair.com 

A marca no mundo 
A SINGAPORE AIRLINES voa para mais de 70 destinos em aproximadamente 40 países na Ásia, Oriente Médio, Europa, América do Norte, América do Sul, África e Sudeste do Pacífico com uma frota composta por 105 modernas aeronaves, que realizam em média 600 pousos e decolagens diariamente. Foram mais de 18.6 milhões de passageiros transportados em 2013/2014. A subsidiária mais importante depois da companhia aérea é a SINGAPORE AIRLINES CARGO, considerada hoje uma das maiores e melhores transportadoras de carga do mundo, prestando serviços de alta qualidade através de uma frota de 9 modernos Boeing 747-400F que transportam mais de 1.11 milhões de toneladas anualmente. Foi estabelecida como empresa independente em 2000, e desde então, junto com a SAS, Lufthansa Cargo e NCA, criou a primeira aliança internacional de empresas cargueiras. 

Você Sabia? 
A empresa ocupa a posição de número 18 no ranking das empresas mais admiradas do mundo elaborado pela da revista Fortune em 2014. 
A SINGAPORE AIRLINES é a maior operadora de Boeing 777 do mundo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 18/1/2015

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