7.6.06

ORAL B


Escovas com cerdas que indicam o momento exato de trocá-las, cabos que proporcionam maior segurança durante a escovação e muitas outras tecnologias oferecidas para uma melhor higiene bucal. Os produtos da marca Oral-B atendem as necessidades específicas no tratamento dos dentes e gengivas e desempenham um papel fundamental na escovação, proporcionando uma perfeita e correta higiene oral. A partir do perfeito relacionamento desenvolvido junto aos dentistas, tornou-se a marca número 1 em termos de recomendação e uso profissional no mundo. 

A história
Tudo começou no final dos anos de 1940 quando o jovem Dr. Robert W. Hutson, um dentista californiano da cidade de San Jose e uma das maiores autoridades americanas na prevenção de doenças bucais, sentia-se frustrado com as escovas dentais disponíveis no mercado e avaliava que seus pacientes negligenciavam os cuidados bucais diários devido à má qualidade e rigidez das cerdas dessas escovas, prejudiciais ao frágil tecido gengival. Foi então, que em 1950, ele desenvolveu uma revolucionária escova que possuía 2.500 cerdas de náilon macio (três vezes mais que as escovas da época) e pontas arredondas, ideais para massagear e limpar com total segurança os dentes e gengivas. A patente desta escova foi requerida no dia 13 de janeiro de 1950. E a essa escova ele deu o nome de Oral-B (abreviação de Oral Brush). O nome foi escolhido porque ele acreditava que as escovas eram importantes para toda a boca (em inglês oral). A letra “B” foi colocada por ser a inicial da palavra “Brush” (escova em inglês).


O primeiro modelo da escova foi batizado de Oral-B 60 porque continha 60 ramos de cerdas. Outros dentistas ficaram tão entusiasmados que Dr. Hutson começou a produzir artesanalmente pequenas quantidades dessas escovas para distribuição entre seus pacientes ou via correio. Conforme a notícia foi se espalhando, dentistas do outro lado da costa americana começaram a recomendar as escovas Oral-B aos seus pacientes. Uma década depois, as vendas atingiam 5 milhões de escovas. Em 1969 foram lançados vários tamanhos de escovas, ampliando assim a linha de produtos e as opções aos consumidores. Nesse mesmo ano também foram veiculados os primeiros comerciais impressos da marca. Nesta época, a marca ganhou enorme visibilidade quando o astronauta Neil Armstrong usou, um minuto antes de sua histórica caminhada na lua, uma escova de dente Oral-B Classic. A marca se tornou então a primeira escova de dente a ir para o espaço, com seus produtos a bordo da nave Apollo 11.


Em 1971 a empresa farmacêutica Cooper Laboratories adquiriu a então fabricante das escovas Oral-B. Nesse período, uma agressiva expansão de marketing em vários países da Europa, América Latina e Ásia, transformou as escovas dentais Oral-B como a marca número 1 do mundo. Os produtos da marca foram introduzidos no mercado brasileiro em 1978. Durante muitos anos no Brasil, os produtos da marca foram divulgados em faculdades de odontologia e consultórios odontológicos e comercializados fortemente em farmácias e drogarias, e discretamente em supermercados, obtendo um grande prestígio junto aos dentistas e consumidores.


Em 1984, a tradicional The Gillette Company adquiriu a Oral-B, tendo em vista que a força e a credibilidade da marca trariam muitos benefícios por sua inovação, reputação e sinergia com as outras linhas de produtos da empresa. Por meio da Gillette, a marca desenvolveu uma série de novos produtos e tecnologias, incluindo as patenteadas cerdas Indicator, que sinalizam o momento exato e ideal para a troca da escova dental. Em 1988, o famoso personagem “Dentista Rob” apareceu em uma campanha publicitária da marca enfatizando a frase “The Brand More Dentist Use” (“A marca que os dentistas mais usam” em português).


No início dos anos de 1990, as marcas Oral-B e Braun se uniram para o lançamento de uma série de escovas elétricas sob a marca Braun Oral-B. Esses produtos combinaram as patentes de tecnologia de cerdas Oral-B com o poder de limpeza de alta velocidade em oscilação. Ainda nesta década, a marca lançou a CrossAction, uma revolucionária escova que, com suas cerdas exclusivas CrissCross, posicionadas em ângulos opostos são capazes de levantar e remover com maior eficiência a placa bacteriana entre os dentes e ao longo da linha da gengiva. As vendas foram impulsionadas a partir de 2001 com a assinatura de um acordo de licenciamento com a Disney, o que permitiu que a marca passasse a ter o direito de estampar em seus produtos personagens famosos do mundo mágico de Walt Disney, como Mickey Mouse, Ursinho Pooh, Buzz Lightyear e as princesas, atraindo assim a atenção do enorme e potencial segmento infantil.


Em 2005, com a compra da Gillette pela poderosa Procter & Gamble, a marca Oral-B passou a fazer parte do portfólio da gigante americana. O resultado desta nova administração já pode ser visto em abril de 2009, quando a marca lançou no mercado brasileiro a pasta de dente Oral-B Pro-Saúde, produto que marcou seu ingresso no segmento de creme dental no país, pois até então só atuava na área de higiene bucal com escovas de dente e antissépticos bucais. A nova pasta de dente era uma versão similar da Crest Pro Health. O creme dental reuniu 25 patentes de invenções, incluindo uma substância que elimina as bactérias da boca e outra que reduz as manchas nas superfícies dos dentes. Nos últimos anos a marca continuou inovando, como por exemplo, quando lançou a escova com a cabeça Pro White, inspirada em odontologistas e que possui um copo de polimento especial que remove manchas superficiais e clareia os dentes de maneira natural. As cerdas que rodeia a copa alcançam os lugares mais difíceis. Ou com a escova elétrica que possui indicador de tempo para sinalizar o tempo recomendado da escovação (2 minutos) e o alarme do sensor de pressão, que adverte quando a escovação está demasiadamente forte.


Foi graças a toda essa filosofia que o nome Oral-B se transformou em símbolo de respeito e organização, construindo uma imagem de produtos da mais alta qualidade na cabeça de milhões de consumidores ao redor do mundo. Afinal, a tradicional marca tem como missão levar a milhões de pessoas sorrisos saudáveis.


A linha do tempo 
1981 
Introdução da primeira escova de dente angular (Oral-B Right Angle) que proporcionava uma melhor escovação. 
1984 
Revolucionou o mercado infantil com o lançamento da escova Oral-B Star Wars, primeira em seu segmento no mercado americano que estampava personagens de cinema. 
1986 
Lançamento das escovas e pastas de dentes infantis com os personagens Muppets. 
1987 
Lançamento da Oral-B Ultra Plus, a primeira nova geração de escovas em quase 30 anos de existência da marca. O produto revolucionário possuía a cabeça arredondada, cabo longo, com espaços entre as cerdas, além de outras inovações. 
1991 
Lançamento do Oral-B Plaque Remover, chamado de D5. Este aparelho elétrico foi o primeiro, clinicamente comprovado, a limpar melhor os dentes do que as escovas manuais, tornando-se rapidamente um sucesso de vendas no mundo inteiro. 
Lançamento da Oral-B Indicator, uma escova revolucionária com cerdas indicadoras azuis que sinalizavam o momento ideal para sua troca. Isto acontecia quando a cor alcançava a metade da altura das cerdas, indicando que era hora de substituir a escova. 
1992 
Lançamento da primeira pasta de dente com a marca Oral-B direcionada para o mercado profissional. 
1993 
Lançamento da Oral-B Advantage, escova de dente com cabo antideslizante, cerdas inclinadas e mais alongadas, que proporcionavam um massagear mais suave para a gengiva durante a escovação. 
1994 
Lançamento da Oral-B D7, escova elétrica com cerdas que indicavam o momento da troca e cabo antideslizante. 
Lançamento do Oral-B Interdental, um aparelho para limpeza entre os dentes. 
1995 
Lançamento do fio dental Oral-B UltraFloss, que revolucionou o mercado com suas fibras flexíveis. 
1996 
Lançamento da Oral-B Advantage Control Grip, com cabo muito mais moderno e arrojado, que possuía um exclusivo aparador de dedo na frente e na parte posterior da escova, ergonomicamente desenvolvido para um melhor controle durante a escovação. 
1998 
Lançamento da Oral-B CrossAction, que comprovou clinicamente remover mais placas bacterianas que as escovas líderes de mercado. Suas cerdas exclusivas, batizadas de CrissCross, removiam mais placas entre os dentes e ao longo da linha da gengiva. 
Lançamento do Oral-B SatinFloss, uma evolução no conceito de fio dental, por ser suave para as gengivas, mais resistente e com maior sabor refrescante e prolongado. Além disso, era extremamente eficaz na remoção das placas bacterianas. 
2000 
Lançamento da Oral-B Kids Power, escova elétrica especialmente desenvolvida para crianças. 
2001 
Lançamento da Oral-B Stages, única linha de escova dental desenvolvida para cada etapa de crescimento da criança. Cada escova foi especialmente desenhada de acordo com a dentição, destreza e desenvolvimento da criança, possuindo decalques na parte frontal do cabo com personagens e figuras diferentes que mais se identificam com cada etapa da vida delas. A linha era composta pelas escovas Stages 1 (4-24 meses), Stages 2 (2-4 anos), Stages 3 (5-7 anos) e Stages 4 (8 anos ou mais). 
2003 
Lançamento das escovas elétricas Oral-B CrossAction Power, que garantiam uma limpeza profunda com duplo movimento de cerdas. 
Lançamento da Oral-B CrossAction Vitalizer, que além das cerdas cruzadas que removem 90% da placa bacteriana entre os dentes, era a única escova que possuía cerdas de borracha nas laterais, massageando as gengivas e estimulando a circulação sanguínea local, prevenindo assim o surgimento de gengivite. 
2004 
Lançamento da Oral-B Artica, escova dental que limpava e ajudava a clarear os dentes, pois era a única que continha os “polishing cups”, que em razão do seu formato arredondado, retinham o creme dental por mais tempo nos dentes, ajudando a clareá-los. 
2005 
Lançamento da Oral-B Pulsar, escova que continha as revolucionárias cerdas MicroPulse e exclusiva ação pulsante para penetrar mais fundo entre os dentes. 
Lançamento da Oral-B Advantage Plus, com cabo Control Grip, muito mais moderno e arrojado, que possuía um exclusivo aparador de dedo na frente e na parte posterior da escova, ergonomicamente desenvolvido para um melhor controle durante a escovação. Além disto, mantinha a mesma tecnologia das cerdas PowerTip que alcançam melhor os dentes posteriores e, das cerdas Indicator. 
2006 
Lançamento da Oral-B Vitality, primeira escova elétrica do mercado americano a custar menos de US$ 20. 
Lançamento das escovas Oral-B Sensitive Advantage, especialmente desenvolvida para pessoas com gengivas sensíveis. 
2007 
Lançamento da Oral-B Triumph with SmartGuide, escova inteligente multicabeças, com 4 padrões de limpeza, que instrui através de um display LCD como e onde escovar, determinando até mesmo a força a ser utilizada na escovação. 
2010 
Lançamento da Oral-B Pro-Health For Me, uma completa linha de higiene bucal, que inclui escovas (manuais e elétricas), cremes dentais e fio-dental, especialmente desenvolvida para crianças com mais de 8 anos. 
Lançamento da Oral-B 3D White, linha para clareamento dos dentes composta por creme dental, escovas e o 3D Whitestrips (fitas com gel branqueador). 
Lançamento no Brasil da Oral-B Professional Care 5000, a escova elétrica mais avançada da história da marca, que possuía recursos interessantes para fazer com que a escovação seja mais completa e garanta a saúde bucal dos consumidores. Além de contar com bateria integrada com autonomia para uma média de 20 escovações, a escova também oferece um sistema inteligente que informa qual o tempo e a pressão necessária para que a escovação seja realizada de maneira correta. 
2011 
Lançamento da Oral-B Pro-Expert, pasta de dentes com o revolucionário complexo de flúor estanoso, que torna os dentes resistentes aos ácidos e danos diários. As micropartículas que se dissolvem limpam entre os dentes e lutam contra as bactérias, a fonte da maior parte dos problemas de higiene oral. 
2012 
Lançamento no Brasil do Oral-B Pro-Saúde Clinical Protection Sensitive, um novo creme dental desenvolvido para pessoas com hipersensibilidade dentária, que oferece alívio imediato e combate de maneira eficaz à sensibilidade em longo prazo. 
2016 
Lançamento da Oral-B Genius, uma escova que apresenta a inovadora tecnologia de detecção de posição. Ela combina a tecnologia de ponta do sensor de movimento localizado na escova e o reconhecimento por vídeo através da câmera do smartphone para monitorar as áreas que estão sendo escovadas, de modo que nenhuma região seja ignorada. Os usuários recebem um feedback instantâneo sobre a escovação de cada área da boca através do aplicativo Oral-B 4.1, que inclui orientações sobre a pressão aplicada e duração da escovação. 
2017 
Lançamento da Oral-B Gum & Enamel Repair, pasta de dente com tecnologia ActivRepair™, que ajuda a rejuvenescer as gengivas e reparar o esmalte dos dentes.


A evolução visual 
O tradicional logotipo da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos, mas sempre manteve suas características originais. A primeira modificação ocorreu em 1965 com um novo tom de cor (azul-clara) e nova tipografia de letra em caixa alta. O atual logotipo da marca foi introduzido em 1980 e passou em 2009 por uma pequena modernização, que incluía efeitos de sombra, uma tonalidade de azul mais escura e uma nova tipografia de letra.


Os slogans 
Life opens up when you do. (2012) 
The Power of a Dentist Clean Feeling Everyday. (2009) 
Smart technology - Brilliant results. (2005, Oral-B Triumph) 
Brush Like A Dentist. (2004) 
Better bristles, beautiful teeth. (2002) 
The Brand More Dentists Use Themselves Worldwide. (1996) 
The power toothbrush more dentists use. 
Changing the way you brush. Forever. (Oral-B Pulsar) 
A marca mais usada pelos dentistas. (Brasil) 
A marca mais respeitada pelos dentistas. (Brasil) 
Oral-B fazendo sua família sorrir. (2004, Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Criação: 13 de janeiro de 1950 
● Criador: Dr. Robert Hutson 
● Sede mundial: Cincinnati, Ohio, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Procter & Gamble Co. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: David Taylor 
● Faturamento: US$ 2.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 75 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Higiene oral 
● Principais produtos: Escovas, fio dental, antissépticos bucal e cremes dentais 
● Concorrentes diretos: Colgate, Reach, Aquafresh, Close Up, Sensodyne, Curaprox e Listerine 
● Ícones: A tecnologia de suas cerdas 
● Slogan: The Brand More Dentists Use Themselves Worldwide. 
● Website: www.oralb.com.br 

A marca no mundo 
A marca Oral-B é líder absoluta no segmento de escovas dentais em todo mundo, tendo seus produtos vendidos em mais de 75 países com forte presença na América do Norte, América Latina e Europa. A linha de produtos Oral-B é composta por escovas dentais elétricas e manuais, especiais e interdentais, além de fios e fitas dentais, antissépticos bucais e cremes dentais, que se destinam à públicos de diferentes faixas etárias. Produtos direcionados ao público infantil têm um importante papel no portfólio e nas vendas da Oral-B, que superam US$ 2.5 bilhões anualmente. 

Você sabia? 
Em 2013 a ORAL-B contratou a cantora Shakira como embaixadora global da marca. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 5/3/2018

Um comentário:

Ponto Alternativo disse...

Muito bem feito e produzido.
Recomendadíssimo esse site!!
parabéns!