10.5.06

CLUB MED


Sabe aquelas férias que você planeja há tempos? Não seriam perfeitas em um local com muita animação e conforto, praias ou montanhas, esportes, ar puro, requinte e uma excelente gastronomia? Este paraíso existe e você ainda pode escolher em que pedaço do paraíso pretende se divertir muito. É o que se pode encontrar nos resorts do CLUB MED. Não precisa mais pesquisar roteiros, lugares ou restaurantes. Nos resorts da rede, você vai encontrar o caminho das pedras para aqueles dias inesquecíveis que sonha há tanto tempo. Os Villages, como são chamados esses paradisíacos hotéis, oferecem diferentes opções para aqueles que buscam diversão sob o sol ou a neve. Por isso tudo, há mais de sete décadas o CLUB MED reinventa a alquimia da felicidade com sua hospitalidade única. 

A história 
Exatamente no dia 27 de abril de 1950 o belga Gérard Blitz, um ex-campeão de pólo aquático e que lutou ao lado do general Charles de Gaulle na Resistência Francesa, durante a Segunda Guerra Mundial, criou o CLUB MEDITERRANÉE, localizado em Alcúdia, uma vila com uma pequena praia deserta ladeada por pinheiros nas Ilhas Baleares da Espanha. Para acomodar os futuros convidados, Gérard selecionou a empresa “Trigano Père et Fils” de uma lista de fabricantes de barracas de camping. Foi então que ele conheceu Gilbert Trigano, que inicialmente era fornecedor de barracas antes de se tornar sócio de Gérard e tesoureiro quatro anos depois. O novo empreendimento foi inspirado no Club Olympique de Calvi na Córsega. Ele colocou anúncios em jornais e nas estações de metrô de Paris e na Bélgica, divulgando o primeiro conceito de resort All-Inclusive do mundo (viagens de lazer com todas as despesas incluídas no pacote turístico), que virou um ícone no segmento. O negócio era direcionado para pessoas que curtiam a natureza e gostavam de praticar esportes ao ar livre. No início era uma vila de modestas barracas nas Ilhas Baleares, em que tudo, transporte, hospedagem, alimentação, esporte, estava incluído no preço de 15.900 francos da época para duas semanas de férias. No verão europeu, em 5 de junho, após 36 horas de viagem, cerca de 300 pessoas, atraídas pelo material de divulgação, passaram a primeira semana no Village da ilha espanhola. E, assim, inauguraram um novo estilo de férias. Embora sem as facilidades de conforto de hoje em dia, criou-se uma nova organização de lazer cujo programa incluía esportes, festas e a convivência com todos ao redor. A maior parte do grupo era composta pela jovem classe média urbana francesa e belga, mas também havia registro de holandeses, ingleses, suíços, noruegueses e dinamarqueses.


O conceito era muito rústico, sem nenhuma área de alvenaria construída. Apesar da localização inóspita, o acampamento contava com um bar, um restaurante, um banco com moeda de câmbio, um posto turístico, correio, uma estação de primeiros socorros e até mesmo um cabeleireiro à sombra de uma figueira. Os hóspedes dormiam em tendas e cabanas. Não tinha sequer luz elétrica e nem água encanada. A filosofia era simples: fazer as pessoas esquecerem a depressão e a fome do pós-guerra, tendo fartura de comida e muita diversão em um lugar propício para relaxar. E desde o início, Gérard enfatizou a liberdade e a amizade: os hóspedes compartilhavam refeições informais em torno de mesas de 8 lugares. Nascia assim o conceito do CLUB MED. Ao estabelecer um padrão de serviços com uma série de opções de entretenimento, o CLUB MED reivindica para si a criação de um “espírito”, um “estilo”, uma “filosofia”, que se perpetua nos Villages até os dias de hoje. Outras novidades lançadas pela empresa de forma pioneira foram o sistema de atrações programadas; o bufê de comida; a figura dos G.Os® (Gentle Organisers = Gentis Organizadores), cuja função é alegrar e divertir os hóspedes; e o termo G.Ms® (Gentle Members = Hóspedes).


O sucesso foi tão grande, 2.300 pessoas passaram pelo novo hotel somente no verão e a empresa teria recusado 10.000 pedidos de reserva, que outras unidades foram inauguradas, como por exemplo, o primeiro resort próprio na ilha grega de Corfu, em 1952, contendo os típicos bangalôs que se tornaram marca registrada do CLUB MED; relaxantes bangalôs no Taiti em 1955, cuja viajem demorava quatro meses e podia ser paga em dezoito vezes sem juros; a primeira vila de inverno em Leysin na Suíça em 1956, cujo pacote incluía transporte, acomodação, equipamentos para a prática de esqui e teleféricos, e que surgiu pela necessidade de manter os G.Os® entre um verão e outro, evitando assim o treinamento de novas equipes a cada ano; a primeira vila permanente, antes aberta no verão ou no inverno, dependendo da região em que estava localizada, inaugurada no ano de 1965 em Agadir no Marrocos; a vila de Fort Royale, localizada em Guadalupe, no ano de 1968, para atender turistas americanos; e a primeira vila na África “negra” em 1971 no Golfo da Guiné, localizada na Costa do Marfim.


Nesse período o CLUB MED também apresentou e lançou grandes inovações, como por exemplo, em 1955 quando ofereceu pela primeira vez vinho grátis nas refeições; em 1957 com a introdução dos famosos Bar Beads (Bar Necklace), um colar com bolinhas nas cores bege, café e chocolate que possuíam valores para pagar despesas extras dentro do hotel, evitando assim que os hóspedes carregassem dinheiro; ainda em 1957 com a criação do primeiro Village Junior (depois renomeado para MINI CLUB MED), para dar às crianças a chance de se desenvolverem participando de atividades culturais e esportivas com monitores, além de estimular grandes momentos entre pais e filhos; em 1963 com a criação dos Chefs de Village, responsável por comandar a equipe de G.Os®; em 1967 com a introdução do serviço de bufê, permitindo que os hóspedes criassem suas próprias refeições a partir de uma grande variedade de pratos; e a hospedagem de hóspedes entre 60 e 70 anos no Village Cargése através do programa “Golden Age” que, posteriormente, seria repetido em outros hotéis da rede espalhados pelo mundo.


No início dos anos de 1970 o CLUB MED já possuía 28 resorts espalhados por 4 continentes. No final desta década, em 1979, o CLUB MED inaugurou seu primeiro resort no Brasil, localizado na Ilha de Itaparica, estado da Bahia (este resort foi fechado em meados de 2019). Em 1980 a rede inaugurou seu primeiro Village na América do Norte, em Copper Mountain, no estado do Colorado. Um destino de neve. Sete anos depois, abriu seu segundo hotel nos Estados Unidos localizado na Flórida e, desta vez, apostando na implacável dupla sol e mar. Além de instalar seu primeiro resort no Japão, localizado na bela ilha de Hokaido. Foi, nesta década, que começaram a proliferar novas bandeiras de hotéis resorts, acirrando a concorrência no setor. Com o sucesso consolidado de seus hotéis, a empresa resolveu ingressar em outra categoria de turismo, lançado em 1989 o CLUB MED 1, versão cruzeiro do hotel, no então maior veleiro do mundo, com 187 metros de comprimento, cinco mastros e capacidade para 450 passageiros, recheado com bastante luxo, conforto e diversão. O sucesso foi tão grande que um segundo veleiro seria lançado em 1992, este ainda em operação.


Em janeiro de 1991 estourou a Guerra do Golfo, provocando um grande abalo no berço de origem do CLUB MED, a bacia mediterrânea. O conflito espantou os turistas causando uma enorme crise financeira no decorrer desta década. Porém, ao comando de Philippe Bourguignon, ex-executivo da Disneylândia de Paris, a rede passou por uma profunda reformulação, voltando à competitividade. Cerca de setenta vilas foram reformadas, consumindo um investimento total de €305 milhões. Além disso, em 1997, a rede inaugurou o Village Varadero, em Cuba. Em 2000, o CLUB MED completou 50 anos, inaugurando oito novos complexos localizados em Crested Butted, estado do Colorado; Beldi na Turquia; Meribel Le Chalet e Serre Chevalier na França. Nesse mesmo ano, a rede “invadiu a cidade”, nascendo assim o CLUB MED WORLD, em Paris, no bairro de Bercy, como um centro de lazer, distração e animação (sem hospedagem). O CLUB MED, que havia inventado o conceito de All-Inclusive, reinventa-o em 2003, ao lançar o Total All-Inclusive, que incluía também bebida alcoólica e petiscos no preço do pacote.


A partir de 2004 a rede implantou um novo planejamento estratégico intitulado “Cap Sur L’incomparable” que alterou sua proposta e estabeleceu uma nova visão para gestão do grupo. Norteado pela meta de se tornar “o especialista mundial em férias sofisticadas, conviviais e multiculturais”, o CLUB MED passou a apostar em serviços que sejam de alto padrão, mas sem remeter ao conceito de luxo. Pouco depois, em 2005, Henri Giscard d’Estaing, filho do ex-presidente da França Valéry Giscard d’Estaing, um dos mais respeitados políticos europeus, assumiu o comando da empresa trazendo toda a sua experiência vivida nas altas rodas do poder para dentro da rede hoteleira. Ele capitaneou a mudança de posicionamento da rede em todo o mundo, que tinha como estratégia oferecer ainda mais sofisticação. A empresa também estreou um espaço 5 tridentes, uma classificação do CLUB MED equivalente a um cinco-estrelas superior, no hotel de Cancun no México, um dos mais frequentados da rede. Além disso, novos locais selecionados por sua beleza e autenticidade foram inaugurados.


No final de 2010 a rede inaugurou seu primeiro resort em território chinês, o Yabuli, que está integrado em um parque nacional na montanha de Changbai, na província de Heilongjang. O empreendimento é constituído por dois hotéis ligados entre si, com 284 confortáveis quartos. Possuí ainda salas de conferências, SPA, piscinas, salas de ginástica e 18 pistas de esqui, um número recorde na China. Nos anos seguintes a empresa começou a oferecer Villages Eco Nature by Club Med, hotéis exclusivos localizados em reservas naturais preservadas, oferecendo aos hóspedes férias inesquecíveis graças a um contato único com a natureza, a fauna e a flora. Já no Brasil o CLUB MED possui três empreendimentos: um na praia de Trancoso (inaugurado em 2002), com direito a um exuberante campo de golfe, no estado da Bahia; um na baía de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro; além de uma unidade em Mogi das Cruzes, à apenas 68 km da capital paulista e a beira da represa de Taiaçupeba.


Em 2015 o conglomerado chinês Fosun International comprou o controle do CLUB MED por US$ 1.07 bilhões. Com isso, o CLUB MED se expandiu para a China em 2016 inaugurando vários resorts, desde Sanya, na província mais ao sul de Hainan, até Yabuli, na província de Heilongjiang, no nordeste. Entre os quais resorts de montanha, especialmente procurado para a prática de esportes na neve, como por exemplo, o esqui e o snowboard. Além disso, o CLUB MED criou a linha Exclusive Collection 5Ψ, um novo estilo de férias mais sofisticado, mantendo seus valores pioneiros de convivência e pluralismo cultural, com espaços localizados dentro de alguns de seus resorts que oferecem um serviço super premium com foco na exclusividade, personalização e no máximo do conforto e luxo aos hóspedes que desejam experiências únicas e momentos reservados. Isto inclui acomodações com 200 a 400 m² (2 a 4 quartos) de elegância, luxo e conforto intimista, com jardim espaçoso (até 2.300 m²), piscina privada, varanda, grande sala de estar, cozinha totalmente equipada e até mordomo e babá para as crianças.


O conceito 
O CLUB MED oferece lugares paradisíacos, esportes para todos os gostos com acompanhamento de instrutores, uma grande variedade de comidas deliciosas, fantásticos shows, vida noturna vibrante e atividades monitoradas para crianças. É o melhor destino para quem sonha relaxar e se divertir com a família e os amigos. Os sofisticados Villages oferecem diferentes opções para aqueles que buscam diversão sob o sol ou neve, mar ou montanha, e se destacam pelo conceito informal chique, pela rica gastronomia e também pelas atividades esportivas. Em todos eles, o hóspede encontrará ambientes repletos de alegria e descontração, paisagens maravilhosas e uma grande variedade de esportes com todas as despesas incluídas nas diárias. Com aproximadamente 60 atividades esportivas à disposição, o CLUB MED é a maior escola de esportes do mundo. Independentemente do nível de habilidade e faixa etária, aproveite as aulas em grupo ministradas pelos G.Os® especializados. Experimente o trapézio voador; aperfeiçoe o swing no golfe; encontre boa forma e serenidade na yoga; sinta a adrenalina do esqui aquático e snowboard; faça uma caminhada nas montanhas, seja na neve do inverno ou no verde hipnotizante do verão; descubra a natureza em uma mountain bike e muito mais.


Enquanto os pais relaxam, os pequenos se divertem. No CLUB MED é assim. Os bebês de 4 a 23 meses se desenvolvem em um ambiente tranquilo no Baby Club Med®. Entre 2 e 3 anos de idade, os mais crescidinhos aprendem e descobrem muitas aventuras no Petit Club Med®. Os jovens de 4 a 10 anos alternam entre esportes e atividades criativas no Mini Club Med®. Já no Club Med Passworld®, adolescentes entre 11 e 17 anos podem praticar esportes radicais, jogar com os amigos ou simplesmente relaxar.


Lugares paradisíacos 
Os resorts exclusivos, construídos em locais incríveis, não apenas oferecem boa gastronomia e acomodação, mas também uma série de eventos e atividades que incorporam esportes, bem-estar e entretenimento. Os resorts do CLUB MED estão localizados em lugares privilegiados, quer seja em praias paradisíacas, no deserto, nas montanhas geladas ou em plenas áreas selvagens, onde a natureza foi bastante generosa com o ambiente e suas paisagens. Entre os muitos lugares podemos citar os hotéis e resorts localizados em Cancún Yucatán (localizado entre a laguna e o azul do mar do Caribe no México), Columbus Isle (localizado nas Bahamas, um paraíso para os amantes de mergulho), Bali (localizado na paradisíaca ilha dos deuses na Indonésia), Punta Cana (na excêntrica e exótica República Dominicana), Turkoise (encravado na exótica ilha caribenha de Turks e Caicos), La Plantation d’Albion (localizado nas belas Ilhas Maurício), Cap Skirring (localizado no sul do Senegal, entre o oceano e um maravilhoso coqueiral), Marrakech La Palmeraie (um oásis localizado em uma das mais fascinantes cidades do Marrocos), Palmiye (uma maravilhosa praia localizada ao sul da Turquia), Kani (em uma das exuberantes ilhas de Maldivas), Sandpiper Bay (localizado no coração da ensolarada Flórida), Saint-Moritz Roi Soleil (encravado nos belos Alpes Suíços), Phuket (na exuberante e maior ilha da Tailândia), Cervinia (localizado nos Alpes Italianos no Vale Aoste), Gregolimano (localizado na ilha grega de Eubée e rodeado pelo azul do mar Egeu) e Da Balaia (localizado na Costa Atlântica do Algarve ao sul de Portugal), entre outros destinos exuberantes.


Nos últimos anos o CLUB MED adotou uma nova estratégia de sofisticação mundial, renovando a classificação de seus Villages, que passaram a ser definidos como três Ψ, quatro Ψ (padrão de luxo) e cinco Ψ (padrão de alto luxo). A ação contou também com a inauguração e reforma dos Villages para atender aos novos princípios. A partir deste novo posicionamento a rede inaugurou seu primeiro Village cinco tridentes nas Ilhas Maurício - La Plantation D’Albion - e realizou reformas no Village Marrakech La Palmeraie para se adequar a nova categoria, assim como no CLUB MED 2 (veleiro de 187 metros com 5 mastros, 8 conveses, 2 restaurantes, 2 piscinas de água salgada, 173 cabines e 11 suítes com vista para o mar), uma espécie de Village flutuante com navegação pelo Caribe e Mediterrâneo. Outra inovação da rede foi o lançamento do primeiro CLUB MED VILLAS, com casas de dois, três ou quatro quartos, vizinho ao Village cinco tridentes La Plantation d’Albion, nas Ilhas Maurício. O empreendimento permite que seus clientes se tornem proprietários das casas que custam entre €993 mil a €2 milhões. Os imóveis são administrados pelo CLUB MED e podem ser alugados gerando uma comissão para os proprietários.


O ícone 
Uma camiseta com o número 45 se tornou o ícone do CLUB MED. Tudo começou em 1995 quando a marca comemorou seu 45º aniversário e criou uma camiseta comemorativa com a inscrição “45”. Foi um sucesso imediato entre os hóspedes e continua popular até os dias de hoje. Isto porque, a camiseta 45 se tornou um símbolo associado às melhores lembranças de férias. A camiseta 45 está disponível exclusivamente nos resorts CLUB MED e apresenta o nome da localidade nas costas. Em cada estação é desenvolvido novos designs, cores e detalhes para refletir as tendências atuais da moda. Os hóspedes podem escolher entre mangas compridas, gola redonda ou decote em V, estilos de camisa de futebol, pólos ou tops. As camisetas variam dependendo das áreas geográficas onde são vendidas. Na Ásia, por exemplo, o 45 foi substituído pelo 88. Por quê? Simplesmente porque o número 8 é sinônimo de boa sorte lá. Já na Grécia é possível comprar uma camiseta 45 feita em listras brancas e azuis como a bandeira nacional. No México, a camiseta é inspirada no famoso Dia dos Mortos, com padrões tradicionais que homenageiam a cultura local. As crianças também têm suas próprias camisetas especiais. Além dos designs clássicos, alguns são adornados com inscrições divertidas, como “Futuro Chef de Village” nas costas.


Campanhas que fizeram história 
O CLUB MED, ao longo dos tempos, sempre primou por suas campanhas publicitárias criativas. Dentre algumas podemos destacar: a famosa campanha publicitária, lançada em 1976 e criada pela agência Synerge, com o slogan To Love, Dream, Contemplate (algo como “Para Amar, Sonhar e Contemplar”), considerada uma das melhores da história; o genial slogan The antidote for civilization (em português “O antídoto para a civilização”), criado em 1982; e a enorme campanha publicitária com o tema “Re-New”, centrada no conceito de que a rede de hotéis oferece aos hóspedes “Re-Lax, Re-Juvenated, Re-Play and Re-Discovery”. Porém uma das mais belas campanhas para o CLUB MED foi lançada em 2005, criada pela agência Publicis Conseil de Paris. Intitulada “Faces”, era composta por peças impressas e um comercial de televisão dirigido por ninguém menos que Anthony Atanasio, autor de filmes memoráveis para marcas como Levi’s, Nintendo e Audi.




O filme continha 11 faces ocultas em paisagens fantásticas através de tomadas aéreas que representavam alguns dos destinos exóticos oferecidos pela rede. O slogan da campanha dizia: “It’s not where you go, it’s who you meet” (algo como “Não é pra onde você vai, mas quem você encontra”). Quatro localidades em 4 continentes (Taiti, Marrocos, Canadá e Ilhas do Caribe) e mais de seis meses para ser filmado, nos levam a pensar que férias são vitais para qualquer mero mortal, mas férias no CLUB MED são indescritíveis. Clique no ícone abaixo para assistir ao filme.

   

A evolução visual 
O tradicional logotipo da marca, cujo símbolo principal é um estilizado tridente de Poseidon (Ψ), que representa a dominação dos mares e também é usado para classificar o nível de serviços em seus resorts (em uma escala de 3 a 5 Ψ), passou por inúmeras modificações ao longo dos anos, adquirindo uma imagem mais moderna e sofisticada. Apesar do logotipo original apresentar o tradicional símbolo, ainda que de forma bem mais rústica que o atual, em 1971 a marca adotou apenas o nome CLUB MÉDITERRANÉE. Depois de remodelações, em 1975 e 1976, o logotipo apresentou uma imagem extremamente despojada, com vários detalhes coloridos em 1978. Pouco depois, em 1980, o tridente voltou a fazer parte da identidade visual da marca, agora na cor amarela e com um design bem mais moderno. Em 1985 o logotipo foi modificado mais uma vez: o nome da marca foi abreviado apenas para CLUB MED e o tridente adotou a coloração azul.


Após passar por mais uma remodelação em 1995, quando o nome da marca ganhou mais destaque, em 2005 o CLUB MED adotou sua atual identidade visual que apresentou uma nova tipografia de letra. Mais recentemente o ponto amarelo junto ao tridente se tornou azul.


Os slogans 
Come back with much more than memories. (2019) 
Worldwide resorts- all-inclusive experiences. (2017) 
Amazing you. (2017) 
And what is your idea of happiness? (2013) 
Where happiness means the world. (2008) 
Discover the new Club Med, refined, exceptional, a la carte. (2006) 
It’s not where you go, it’s who you meet. (2005) 
Share the world with us. (2004) 
Discover new worlds, discover new people. 
Club Med... Life as It Should Be. 
The antidote for civilization. (1982) 
To Love, Dream, Contemplate. (1976) 
Leve para casa mais que boas memórias. (2019, Brasil) 
Como é a felicidade para você? (2013, Brasil) 
Um mundo de felicidade. (2008, Brasil) 
Um mundo a descobrir. (2005, Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 27 de abril de 1950 
● Fundador: Gérard Blitz 
● Sede mundial: Paris, França 
● Proprietário da marca: Club Med SAS 
● Capital aberto: Não (subsidiária do Fosun Tourism Group) 
● CEO: Michel Wolfovski 
● Presidente: Henri Giscard d’Estaing 
● Faturamento: €1.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Hotéis: 70 
● Presença global: 26 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 20.500 
● Segmento: Hotelaria 
● Principais produtos: Hotéis, resorts e cruzeiros 
● Concorrentes diretos: Marriott, Iberostar, Dreams Resorts & Spas, RIU, Sol by Meliá, Sandals Resorts e Four Seasons 
● Ícones: O Tridente (Ψ
● Slogan: Come back with much more than memories. 
● Website: www.clubmed.com.br 

A marca no mundo 
Com um conceito único e uma atmosfera própria e envolvente, o CLUB MED é hoje uma das maiores redes internacionais de resorts do mundo, com 70 unidades localizadas em aproximadamente 26 países, incluindo 23 destinos para a prática de esportes de inverno, e recebendo mais de 1.5 milhões de hóspedes anualmente (85% do total se hospedam apenas nos Villages de 4 e 5 tridentes, que são os mais luxuosos da rede). Os programas infantis e monitores especializados estão disponíveis em mais de 50 unidades. Os mais de 20 mil funcionários (dentre os quais 15 mil G.Os®) representam aproximadamente 100 nacionalidades diferentes que falam mais de 40 idiomas. Os franceses, americanos, chineses, belgas e italianos são os principais turistas dos hotéis da rede, que possui uma ocupação média de seus quartos em torno de 70%. O Brasil está entre os cinco principais mercados da rede no mundo com potencial para receber 80 mil hóspedes por ano. Hoje em dia 70% de seus hóspedes são famílias, 20% casais e 10% solteiros. O CLUB MED é uma subsidiária da empresa chinesa Fosun Tourism Group, também proprietária da agência de turismo Thomas Cook e com participação acionária no Cirque du Soleil

Você sabia? 
Os famosos G.Os® (Gentis Organizadores), além de responsáveis pelos esportes, pelo lazer e pela integração de todos, estão à disposição para garantir que cada hóspede possa desfrutar de todos os serviços que o CLUB MED oferece. 
● O CLUB MED acolhe as maiores marcas de SPA para oferecer aos seus hóspedes o melhor dos tratamentos (criando uma experiência sensorial com plantas raras e óleos essenciais) e fantásticas massagens, algumas das quais criadas exclusivamente. 
O fundador do CLUB MED, Gérard Blitz, ajudou a popularizar a yoga na Europa. Ele estava convencido de que “férias eram para a mente, para alcançar um estado interior de liberdade”. Em 1974 ele foi eleito Presidente da União Europeia de Yoga e começou a dar aulas introdutórias no CLUB MED, cargo que ocupou até sua morte em 1990. Atualmente, as atividades de meditação, respiração e relaxamento muscular estão disponíveis nos resorts em todo o mundo, em particular na Ásia. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 27/5/2020

3 comentários:

Bel Maria disse...

Muito obrigada pelas informações!

maria jose ramalho de meirelles disse...

Encantada !!! é o único adjetivo !!!
Tudo de bom, de organização , de atendimento , de qualidade, de belezas naturais , de alegria ,de modernidade, de criatividade, de vontade de servir bem ; é o máximo !
Estou eternamente agradecida por conhecer o MED , e rendo minhas mesuras ao seu criador , empreendedor incrível . PARABÉNS!

Maria José Meirelles

Brumado, BAHIA


Unknown disse...

Excelente local para relaxar, ótimo atendimento, funcionários mto atenciosos, distração para todas as idades, desde o apto, restaurante, área de lazer, tudo mto limpo, organizado, roupa de cama excelente, e todos mto gentis , fazendo-nos sentirmos confortavelmente instalados. Mto obrigada