25.7.06

MARRIOTT


Para você que viaja, seja lá por qual motivo, turismo ou trabalho, o MARRIOTT oferece uma seleção completa de hotéis e, certamente, um deles satisfará suas necessidades pessoais. Você encontrará hotéis luxuosos com total atendimento, resorts, hotéis somente com suítes e acomodações com preços moderados. Há sempre um MARRIOTT adequado para você. Não deixe de explorar todas as possibilidades de hotéis que a marca mais conhecida do mundo neste segmento tem a oferecer. O serviço, a alta qualidade, o ambiente, a experiência, tudo começa em algum hotel MARRIOTT espalhado pelo mundo. Afinal, há décadas a marca vem recebendo seus hóspedes com conforto e experiências inesquecíveis, nos melhores lugares do planeta. 

A história 
Tudo começou no dia 20 de maio de 1927 quando o empreendedor e missionário mórmon John Willard Marriott, então com apenas 26 anos, sua mulher Alice e o sócio Hugh Colton, após investirem US$ 6 mil, abriram um pequeno estabelecimento que inicialmente servia somente cerveja escura sem álcool (conhecida como “root beer”) da marca A&W, refrigerantes, refrescos e alguns petiscos, no forte e escaldante verão da cidade de Washington. Pouco depois, o espaço cresceu e ganhou pratos da cozinha mexicana, se tornando um restaurante (chamado The Hot Shoppe), e mais tarde uma rede de estabelecimentos. Já em 1937, de forma pioneira, ele começou a oferecer comidas para viagens aéreas (catering) em um antigo campo de pouso em Washington. Porém, foi somente no dia 18 de janeiro de 1957, que John Willard ingressou no ramo da hotelaria ao inaugurar o hotel Twin Bridges Marriott Motor Hotel (imagem abaixo e que foi demolido em 1990) na cidade de Arlington, estado americano da Virginia, que oferecia aos hóspedes 365 quartos e muitas amenidades, como por exemplo, duas camas de casal por quarto e piscina ao ar livre. A diária original custava US$ 8 por quarto mais US$ 1 por pessoa. Nos anos seguintes outros hotéis foram inaugurados e a empresa crescia em ritmo forte. Somente em 1967, a empresa passou a se chamar MARRIOTT CORPORATION, administrando na época hotéis e restaurantes. Dois anos mais tarde, a rede inaugurou seu primeiro hotel internacional na bela cidade de Acapulco no México.


Na década de 1970, com o segmento de hotéis cassinos em alta, a empresa resolveu concentrar seus esforços somente nessa categoria, especialmente para viagens a negócios. Devido a essa nova orientação, vários hotéis foram construídos em cidades como Boston, Nova York e Anaheim, contendo salas de eventos e até serviços de banquetes. Com o crescimento dos passageiros de avião, a empresa começou a construir seus hotéis próximos a grandes e importantes aeroportos com a intenção de absorver o enorme número de pessoas que desembarcavam e embarcavam constantemente. Em 1973 a empresa conquistou seu primeiro contrato de gerenciamento de hotel, ingressando em um novo segmento de mercado. O primeiro hotel da rede no continente europeu foi inaugurado em 1975 na cidade holandesa de Amsterdã; seguido por uma unidade em Riad na Arábia Saudita, a primeira na região do Oriente Médio, em 1980. No ano seguinte, a rede inaugurou seu centésimo hotel no ensolarado estado do Havaí.


Quando John Marriott faleceu, no dia 13 de agosto de 1985, sua empresa operava mais de 1.400 restaurantes e 143 hotéis, além de dois parques de diversão. A partir de 1987, a empresa iniciou uma onda de aquisições de outras redes de hotéis como a compra de 96 unidades da Residence Inn (hotel que combina um ambiente residencial com todo conforto e qualidade), fundada no ano de 1975, na cidade de Wichita, estado do Kansas, por Jack DeBoer, e que conta atualmente com aproximadamente 750 unidades em vários países. Em 1988 a rede inaugurou seu hotel de número 500 em Varsóvia na Polônia. No ano seguinte, a empresa vendeu sua divisão de restaurantes e comidas, focando seus esforços somente na área de hotelaria, e a partir de 1993 passou a se chamar MARRIOTT INTERNATIONAL.


A partir de setembro de 1996, todas as suas unidades nos Estados Unidos e Canadá passaram a oferecer somente quartos “Não Fumantes”, iniciando assim uma tendência do segmento. Além disso, neste mesmo ano, ocorreu o lançamento de sua página na internet, onde os hóspedes podiam fazer reservas online, agilizando assim o processo. Outra grande aquisição aconteceu em 1997 com a compra por US$ 916 milhões do grupo Renaissance, proprietário das redes Ramada (vendida pela MARRIOTT em 2004) e Renaissance. Com isso, a empresa ampliou ainda mais sua presença internacional. Um ano depois, a empresa ingressou no segmento de hotéis de luxo ao comprar, por US$ 290 milhões, a tradicional rede The Ritz Carlton, fundada em 1927. No final da década, a empresa ainda adquiriu a rede ExecuStay, aumentando ainda mais seu portfólio de marcas. Além disso, em 1999, inaugurou seus primeiros hotéis na China e na Índia, dois enormes mercados mundiais.


O novo século começou com a inauguração do hotel de número 2.000 na cidade de Tampa, estado da Flórida. Em 2002, a empresa crescia em um ritmo alucinante: o Towne Palace Suites atingia a marca de 100 unidades; o Residence Inn atingia 400 unidades abertas; o Fairfield Inn inaugurou seu hotel de número 500 na cidade de Rogers, estado do Arkansas; e o grupo atingiu a marca de 2.500 hotéis com a inauguração do JW Marriott Desert Ridge Resort & Spa, uma rede de hotéis de luxo, na cidade de Phoenix, estado do Arizona. Nos anos seguintes o crescimento dos hotéis MARRIOTT continuou acelerado, adicionando a rede quase mil novas unidades em diversos países e destinos ao redor do mundo.


Ao longo de todos esses anos a rede MARRIOTT foi pioneira na indústria ao oferecer controle remoto da TV, mesa de trabalho e internet de alta velocidade como itens padrão em seus quartos. Hoje em dia existe um hotel MARRIOTT em praticamente qualquer lugar aonde você queira ir, e para quase todo tipo de viagem, incluindo viagens a laser e a negócios, realização de reuniões ou casamentos. Em todo lugar, seus hotéis têm realmente aberto caminho para inovações em hospitalidade para gerações de viajantes. Em 2016 a MARRIOTT INTERNATIONAL concluiu a fusão com a Starwood Hotels & Resorts (proprietária de redes como St. Regis, The Luxury Collection, Westin Hotels and Resorts, Le Méridien e Sheraton), criando assim a maior rede de hotéis do mundo.


A linha do tempo 
1983 
Lançamento do MARRIOTT HONORED GUEST, programa de recompensa para hóspedes regulares. Atualmente o programa, conhecido como MARRIOTT REWARDS, nome adotado em 1997, conta com mais de 57 milhões de membros no mundo inteiro. 
Inauguração do primeiro COURTYARD by MARRIOTT, um pequeno hotel de 150 quartos com preço moderado e voltado para estadias de trabalho na cidade de Atlanta, estado da Geórgia. Somente em 1997 a rede iniciou seu processo de expansão internacional. Seus quartos contam com ampla e inteligente área de trabalho equipada com mesa e acesso rápido a internet grátis. Atualmente essa rede conta com mais de 1.100 unidades em 40 países, tendo nos Estados Unidos seu principal mercado. 
1984 
Inauguração em fevereiro da primeira unidade do JW MARRIOTT, bandeira de hotéis de luxo do grupo, localizada em plena Avenida Pensilvânia na capital Washington. Mais que um hotel, era um refúgio. Locais espetaculares. Gastronomia. Serviço de classe internacional. E tudo isso envolvido em uma atmosfera elegante, embora descontraída e aconchegante, que convida o hóspede a fugir do mundo. A primeira unidade internacional da rede foi inaugurada em 1989 em Hong Kong. Atualmente existem mais de 80 unidades espalhadas por mais de 25 países. 
Ingressa no segmento time-share (cotas de participação nos principais destinos do mundo, além da atraente opção de passar as férias em locais de indescritível beleza), com o lançamento do MARRIOTT VACATION CLUB. A primeira unidade estava localizada em Hilton Head Island, estado da Carolina do Sul. Atualmente, mais de 420 mil membros podem escolher mais de 55 destinos diferentes localizados em lugares fantásticos e paradisíacos como Orlando, Las Vegas, Bali, Bora Bora, Bahamas, Surfers Paradise, entre outros. 
1987 
Inauguração, na cidade de Atlanta, do FAIRFIELD INN by MARRIOTT, ingressando na categoria de hotéis econômicos. A rede é direcionada para clientes que necessitam apenas de um simples lugar para dormir. Atualmente a rede, batizada de FAIRFIELD INN & SUITES by MARRIOTT, conta com mais de 870 hotéis localizados principalmente nos Estados Unidos, Canadá e México. 
Inauguração em março na cidade de Atlanta, do MARRIOTT SUITES, hotel na categoria de luxo para estadias longas, planejado para cidades médias e instalado em subúrbios. 
1996 
Inauguração do FAIRFIELD SUITES by MARRIOTT, ingressando no segmento de suítes com preços mais econômicos. 
1997 
Inauguração do MARRIOTT EXECUTIVE RESIDENCES, desenvolvido para pessoas que os negócios afastam de casa durante um mês ou mais. Pensado, inicialmente para um público europeu, a primeira unidade foi inaugurada em Budapeste na Hungria. Todas as unidades oferecem um ambiente de lar com todas as vantagens de um hotel, com alguns toques adicionais que fazem a grande diferença. Móveis cheios de estilo, cozinhas gastronômicas, centros de lazer completos para relaxar, além de áreas de trabalho exclusivas que proporcionam concentração e privacidade. Chamada atualmente de MARRIOTT EXECUTIVE APARTMENTS, a rede possui mais de 28 unidades presentes em grandes cidades do mundo. 
Inauguração, em 23 de fevereiro na cidade de Newport News no estado da Virginia, do TOWNE PLACE SUITES by MARRIOTT, que oferecia muito mais uma comunidade residencial do que um hotel. Foi projetado para pessoas em viagem por semanas ou meses. Com um ambiente residencial, serviços úteis e comodidades, seus quartos possuem visual simples e são equipados com cozinha, área de trabalho e sala de estar. Atualmente conta com mais de 320 hotéis localizados nos Estados Unidos e Canadá. 
1998 
Todos os hotéis Fairfield Suites by Marriott foram transformados em SPRINGHILL SUITES by MARRIOTT, então nova marca da empresa de hotéis e suítes com preços médios. As suítes com áreas separadas para dormir, relaxar e trabalhar, possuem até 25% mais espaço do que outros quartos de hotéis com preços equivalentes. Além disso, as unidades da rede oferecem um farto café da manhã, piscina, academia de ginástica e acesso rápido a internet. Atualmente a rede possui mais de 370 unidades nos Estados Unidos e Canadá. 
1999 
Aquisição da ExecuStay, empresa de administração de flats e apartamentos mobiliados. A rede seria vendida em 2012. 
2005 
O MARRIOTT HOTELS & RESORTS introduz seu novo design de quartos, chamado Dubbed mSpot, com ambiente limpo, agradável e cheio de equipamentos tecnológicos, visando atingir um público mais jovem e antenado. 
2007 
Todos os restaurantes dos hotéis MARRIOTT deixam de utilizar óleos hidrogenados como ingrediente de suas refeições. 
2010 
Lançamento do MARRIOTT AUTOGRAPH COLLECTION, uma nova bandeira da rede, que englobava em seu portfólio hotéis e resorts de luxo, independentes e com personalidades distintas espalhados por todo o mundo. Os sete primeiros hotéis estavam localizados nos Estados Unidos e faziam parte da The Kessler Collection.


O grupo MARRIOTT ainda é proprietário das redes: MARRIOTT CONFERENCE CENTERS (Centros de Conferência): hotéis especificamente desenvolvidos para conferências e eventos corporativos. Com locais convenientemente próximos dos principais aeroportos em grandes cidades, a rede oferece serviços de hotel adaptados às necessidades de negócios e instalações projetadas para atender aos mais altos requisitos técnicos atuais, como os centros de conferência que proporcionam a realização de eventos mais bem-sucedidos e produtivos possíveis. Atualmente existem mais de 15 Centros de Conferência Marriott espalhados pelos Estados Unidos.


Os spas 
Conhecidos como “zonas de tranquilidade”, os QUAN SPAS convidam os hóspedes a uma jornada de relaxamento que passa pelos cinco sentidos. Eles foram desenvolvidos para ser um local de rejuvenescimento, buscando atingir isto por meio da combinação de elementos de design interior, iluminação, sons e formatos arquitetônicos. O conceito do QUAN SPA foi introduzido pela primeira vez em 2004, no Sanya Marriott Resort & Spa, localizado na China. Desde então, o portfólio cresceu e soma mais de 15 spas localizados em hotéis da rede. Com spas urbanos e em resorts, cada um é adaptado ao local e região, adotando as práticas de cura e cultura locais, enquanto segue a base da filosofia Quan, a qual afirma que a água está no centro das experiências saudáveis. “Quan” significa “fonte de água pura” e é derivado dos caracteres chineses para branco (Bai) e água (Shui). Todos os elementos dos spas foram desenhados em torno da água, uma vez que ela remete a energia, prosperidade, integridade e todas as coisas puras.


A evolução visual 
A identidade visual da marca MARRIOTT HOTELS passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Em 1976 a marca adotou um dos logotipos mais reconhecidos do mundo no segmento da hotelaria, com seu inconfundível M estilizado e a cor vermelho-escura. Porém, em 2013, a empresa apresentou um novo logotipo para sua principal marca de hotéis, onde o tradicional M ganhou enorme destaque.


Já a identidade visual corporativa da empresa MARRIOTT INTERNATIONAL também ganhou um novo design.


Os slogans 
Travel Brilliantly. (2013) 
Spirit to Serve. (2007) 
The Perfect Place. 
Going above and beyond. It’s the Marriott way. (2005) 
 It’s the Marriott way. (2004) 
When you’re comfortable. 
You can expect more. (1998) 
Marriott people know how. (1987) 
É o jeito de ser Marriott. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 20 de maio de 1927 
● Fundador: John Willard Marriott e Alice Sheets Marriott 
● Sede mundial: Bethesda, Maryland, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Marriott International Inc. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: J.W. “Bill” Marriott, Jr. 
● CEO & Presidente: Arne Sorenson 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Hotéis: 550 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 90.000 
● Segmento: Hotelaria 
● Principais produtos: Hotéis, resorts e suítes 
● Concorrentes diretos: Hilton, Hyatt, Sofitel, InterContinental, Wyndham, Crowne Plaza, Meliá, Radisson e Club Med 
● Slogan: Travel Brilliantly. 
● Website: www.marriott.com.br 

A marca no mundo 
A rede MARRIOTT HOTELS, com aproximadamente 550 unidades (mais de 195 mil quartos em 60 países) é a principal marca do grupo MARRIOTT INTERNATIONAL, que conta com mais de 6.200 hotéis espalhados em diversas localidades do mundo, abrangendo 125 países, empregando mais de 375 mil funcionários, detendo aproximadamente 13% do mercado na América do Norte e disponibilizando mais de 1.2 milhões de quartos. A empresa engloba 30 marcas de hotéis diferentes, algumas das quais com a marca MARRIOTT. 

Você sabia? 
No dia 8 de janeiro de 2007 a página oficial da internet da marca registrou o recorde (até então) de 55.109 reservas online em um único dia. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 24/10/2017

Um comentário:

Lourdes Moraes disse...

Amazing hotels to stay in andvI learned much more about it