25.5.06

TODDY


TODDY é reconhecido pelo seu sabor autêntico de chocolate e também por sua imagem divertida e irreverente. A marca está sempre inovando e acompanhando o estilo dinâmico e jovem de seus consumidores, ávidos por novidades e diferentes experiências de sabores. Podendo ser consumido quente ou gelado, com leite ou misturado com outras bebidas, o produto agrada aos mais variados gostos, tornando-se um produto popular em qualquer copo de milhões de brasileiros. 

A história 
A história de uma das marcas de achocolatados mais conhecidas e consumidas do mercado brasileiro começou em 1916, depois que a família do imigrante espanhol Pedro Erasmo Santiago perdeu toda a plantação de cacau em Porto Rico por causa de um devastador furacão que varreu a ilha caribenha. Pedro então imigrou para os Estados Unidos, e em pouco menos de quinze anos, passou de lavador de banheiros a próspero empresário do ramo alimentício. Foi quando ele adquiriu os direitos de utilização da marca TODDY para a América do Sul e lançou por volta de 1930 um achocolatado no mercado argentino, onde havia instalado uma fábrica para a fabricação do produto. Com isso, ele criou um produto que tinha as características de duas bebidas: a escocesa “Toddy”, muito apreciada no inverno, feita à base de mel, creme de leite, gema de ovo e uísque; e a caribenha “Rum Toddy”, feita com melaço de cana, rum e cacau. O nome TODDY provém do inglês e significa “bebida quente e adocicada”. O novo produto foi assim batizado em alusão à ideia original de toma-lo quente, como uma bebida reconfortante. Atualmente, entretanto, o produto é consumido tanto quente quanto gelado, dependendo da estação, ocasião e gosto do consumidor.


Pedro Santiago recebeu em 15 de março de 1933 a permissão do Governo Provisório de Getúlio Vargas para comercializar o produto no país, que foi o primeiro achocolatado em pó do mercado brasileiro. A lata de aço que acondicionava o produto aparecia nos anúncios da época, que comunicavam o apelo à saúde. Também realizou ações publicitárias inovadoras com marchinhas de carnaval e utilizou até aviões para grafar com fumaça o nome do produto no céu do Rio de Janeiro. Durante as próximas décadas, TODDY conquistaria um lugar de destaque nas mesas de café da manhã de milhões de brasileiro, apesar da forte concorrência que sofria de outras marcas, especialmente da NESCAU, produzido pela suíça Nestlé. Nas décadas de 1950 e 1960 o produto foi vendido nos Estados Unidos, onde era popularmente consumido nos famosos drive-in. TODDY também começou a ser produzido em Portugal, na Espanha e em algumas ilhas do Caribe.


Até 1962 TODDY era comercializado em latas, cuja abertura era feita com o auxílio de uma espécie de chave. Foi então que a marca revolucionou o segmento: o produto passou a ser acondicionado em potes de vidro, com tampa de rosca e disponível em dois tamanhos. Em 1981 TODDY foi vendido para a americana Quaker Oats, que resolveu reposicionar o produto, promover uma grande reformulação de marca e lançar as embalagens de plástico, muito mais seguras e higiênicas. Mas o gosto, esse não mudou quase nada. Porém, a maior novidade ainda estava por vir com o lançamento em 1982 de TODDYNHO, primeiro leite aromatizado (sabor chocolate) em caixinha pronto para beber do mercado brasileiro, que logo se transformou em sucesso absoluto junto ao público infantil por acompanhá-las nos melhores momentos, durante as brincadeiras e até no recreio escolar.


Nos últimos anos a marca TODDY vem se modernizando, principalmente após a compra da Quaker Oats pela PepsiCo., em 2001. A linha de produtos da marca foi aumentada consideravelmente nos últimos anos, inclusive com mudança de fórmula, como ocorreu em 2006 com a linha TODDYNHO, que passou a contar em sua composição com o complexo vitamínico T-Nutre, combinação das vitaminas A, C e ácido fólico com os minerais ferro e zinco e com a quantidade de cálcio presente em um copo de leite. A marca TODDY se modernizou acompanhando seus consumidores, introduzindo no mercado novas versões, algumas delas limitadas, e embalagens, como por exemplo, a bebida pronta para beber em embalagem de 1 litro e 250 ml, além da versão light do achocolatado, com 47% menos calorias, entre outros produtos surpreendentes. Em 2009 o produto começou a ser vendido na Austrália, e, em 2010, no mercado chileno.


Nos últimos anos a TODDY vem utilizando a força de sua marca em outras categorias de produtos. Após lançar o ALFAJOR TODDY, com o delicioso recheio de mouse de chocolate, em 2012 a marca iniciou a expansão de seu portfólio com a linha TODDY SNACKS que trouxe a combinação do achocolatado com wafer crocante, em duas versões: TODDY TUBE, canudos crocantes de wafer com recheio de chocolate cremoso, e TODDY CONE, uma crocante casquinha de wafer, recheada com chocolate. Um dos diferenciais dos novos snacks é a possibilidade de saborear o chocolate com quantidade controlada de calorias, pois cada um possui menos de 180 calorias por porção. Em 2013 a marca iniciou o lançamento de uma completa linha de biscoitos. Começou com o lançamento de TODDY COOKIE, ideal para os fãs do achocolatado saboreá-lo também nos cookies, que se diferenciam ainda pela crocância e abundância de chocolate. Depois foi a vez da bolacha Waffer (nos sabores chocolate original e trufado) e Tortinha (sabor chocolate). Essas novidades ampliaram ainda mais o portfólio de biscoitos da marca, sempre com a proposta de trazer o sabor do chocolate adorado pelos fãs de TODDY em novas formas e para diferentes ocasiões.


E as novidades não pararam por aí. Em 2014, a marca firmou parceria com a KFC, rede internacional de alimentação rápida, para o fornecimento de duas sobremesas desenvolvidas exclusivamente para a empresa: Milk Shake e Avalanche, mix do sorvete KFC com pedaços de TODDY Cookeis. Com a nova parceria, a TODDY não só inaugura a entrada da marca no segmento de consumo de alimentos fora de casa como expande sua atuação neste setor, que vem registrando grande crescimento nos últimos anos.


A linha do tempo 
1996 
Lançamento do TODDY PRONTO em embalagem longa-vida de um litro, produto que facilitou e popularizou o consumo imediato do tradicional achocolatado entre os consumidores. 
2002 
Lançamento do TODDY PRONTO na versão 250 ml, direcionado para um público adolescente. O produto era uma adaptação do TODDYNHO sem canudo e com 50 ml a mais. “Toddy está pronto. E você?” era a assinatura da campanha que chamava a atenção para o imediatismo do consumo e a necessidade de conveniência do produto. 
2003 
Lançamento do TODDY LIGHT, com 35% menos açúcar em sua formulação, o que reduzia em até 47% as calorias (se preparado com leite desnatado), sem a perda do sabor original. 
2004 
Lançamento dos novos sabores da linha TODDY MAIS: Chocolate ao Leite, Caramelo Toffee e Floresta Negra. 
2005 
Lançamento do TODDYNHO CREMOSO nos sabores chocolate e baunilha. 
Lançamento do bolinho TODDYNHO nos sabores brigadeiro e napolitano, expandindo a marca infantil para uma nova categoria de produto. 
Lançamento do TODDY TENTAÇÕES, que combinava a bebida achocolatada com pedaços de cookies ou confeitos. Em dois sabores inusitados, o novo produto trazia uma experiência única de sabor e prazer: beber TODDY e mastigar pedaços crocantes e saborosos ao mesmo tempo. O produto chegou ao mercado em caixas com cinco saches de 30g. 
2006 
Lançamento do TODDYNHO SOJA, trazendo os benefícios do leite de soja, com o delicioso sabor de chocolate. O lançamento representou uma grande mudança no mercado de bebidas à base de soja em geral, por ser o primeiro voltado especialmente para o público infantil. Muitas crianças sofrem com a intolerância à lactose e até 2006 tinham que se contentar com alimentos voltados para um público adulto. 
Lançamento do TODDYNHO FIT, leite flavorizado e adoçado com Splenda, que continha apenas 130 kcal, 0% de gordura, substituição parcial de açúcar e redução de 27% em calorias. Uma ótima opção para crianças e adolescentes que enfrentavam o desafio do controle de peso e não precisavam mais abrir mão do prazer. 
Lançamento do TODDY INSTANTÂNEO CHOCOLATE AO LEITE, um achocolatado de sabor mais suave que dissolvia mais rapidamente em contato com o leite. Com este lançamento, a versão tradicional do achocolatado passou a se chamar TODDY ORIGINAL, com uma nova embalagem amarela. 
2007 
Lançamento do TODDY ICE, um achocolatado pronto para beber que causava uma sensação de gelado na garganta já no primeiro gole. A inovação não estava apenas no sabor, mas também na embalagem: uma caixa tetra prisma de 200 ml, prática e fácil de carregar, ideal para acompanhar o dia a dia agitado do jovem. 
Lançamento do TODDY 3 em 1, uma perfeita combinação de TODDY + Aveia + Frutas, transformando o achocolatado em um alimento nutritivo e vitaminado. 
2008 
Lançamento da linha TODDY CHOCOLATES DO MUNDO, em edição limitada, composta pelo TODDY Tipo Italiano, que trazia a irresistível combinação do chocolate cremoso com um toque de avelã; e o TODDY Tipo Suíço, com sabor característico dos chocolates dos Alpes Suíços, região conhecida como uma das melhores do mundo na produção de chocolate. 
2009 
Lançamento do TODDYFERENTE, que dissolve mais rápido no leite que o achocolatado original. 
2010 
Lançamento do TODDY ORGÂNICO, um produto cuja formulação contava com somente cinco ingredientes: cacau e açúcar orgânicos, extrato de malte, sal e lecitina de soja. A produção orgânica e os ingredientes eram certificados pelo IBD (Instituto Biodinâmico) e o rótulo do produto era totalmente reciclável. 
2011 
Lançamento do TODDYNHO LIGHT, uma opção mais saudável para a criançada, com menos açúcar, gordura e calorias. 
Lançamento do TODDYNHO VITAMINA, nutritivo e sem conservantes, trouxe a deliciosa mistura de leite com frutas, dando às mães a possibilidade de variar o lanche das crianças. Disponível nas versões: maçã, mamão e banana e maçã, banana e morango. 
Lançamento do TODDY BLACK, mais cremoso e com sabor marcante que a versão original. A versão contém 133% mais cacau, o que garante um sabor ainda maior de chocolate, além de uma textura muito mais cremosa. 
2012 
Lançamento do TODDY SHAKE, uma versão do famoso achocolatado acompanhada de um copo no formato de uma coqueteleira, para que a bebida seja preparada de forma adequada, deixando-a ainda mais cremosa.


Sucesso entre as crianças 
TODDYNHO talvez tenha sido uma das mais bem-sucedidas expansões de marcas que ocorreram no mercado brasileiro. Há mais de 30 anos revolucionou o mercado brasileiro, inaugurando um novo segmento: o de leite aromatizado em caixinha, pronto para beber. Essa nova forma de consumo, somada à presença do personagem de mesmo do produto nome possibilitou a criação do mundo de aventura e fantasia para as crianças. Lançado em 1982 e direcionado especificamente para o público infantil, o produto ficou rapidamente conhecido e popular pelo sabor característico de chocolate e pela nova e divertida forma das crianças beberem leite. Além disso, com a criação de uma simpática mascote, também batizada de TODDYNHO, um amigo imaginário que conduzia os pequenos para um mundo de aventuras, a marca passou a ser presença constante no café da manhã e lanche escolar de milhões de crianças brasileiras. As mães adoraram a novidade, pois tinham a certeza de oferecerem aos filhos um produto com alto valor nutricional e que realmente alimentava. Nos anos seguintes, o produto ficou popularmente conhecido pelo seu famoso slogan “O seu companheiro de aventuras”, além de introduzir no mercado outros deliciosos sabores, como por exemplo, morango e até uma versão light.


Desde seu lançamento, TODDYNHO sempre brincou com a imaginação das crianças – quem não se lembra do filme com um rio de chocolate? –, mas também já falou de assuntos sérios e importantes como a preservação do meio ambiente. Hoje em dia, é um produto com elevado valor nutricional que combina proteínas, minerais e vitaminas essenciais para crianças em fase de crescimento. Afinal, TODDYNHO entrega a nutrição que a mãe quer, com o sabor e diversão que a criança deseja. Atualmente TODDYNHO é comercializado em embalagens de 200 ml, estando disponível em três variações: tradicional, light (com 50% menos calorias) e vitamina (com frutas).


A comunicação 
A marca TODDY, reconhecida pela autenticidade e irreverência de sua comunicação, lançou em 2002 campanhas que vinculavam a marca à imagem de hilariantes vacas. Ora em versões “reais” (pessoas fantasiadas), ora em divertidas animações, as vacas rapidamente foram parar também nas embalagens dos produtos. Em 2004, as campanhas publicitárias, criadas pela agência Almap BBDO, continham simpáticas vacas providas de um espírito jovem, loucas por música e claro, também pelo achocolatado, apresentando o novo posicionamento e assinatura da marca: “Toddy. O chocolate que liga”. Seguindo a estratégia da marca de se associar à música, as vacas pareciam ter diferentes preferências musicais: vaca metaleira, vaca funkeira, e assim por diante.


Em 2008, a marca lançou a promoção “Boiada Toddy”. Para os jovens, o termo “boiada” significa algo fácil e que vem em grande quantidade. Para TODDY, é sinônimo de fazer uma promoção em que seus consumidores concorressem a prêmios instantâneos, como celulares, iPods, capas de celulares, mochilas, e prêmios por sorteio, que incluía R$ 30 mil para comprar duas vacas de verdade. Outra ação agressiva foi o inusitado Ônibus TODDY, que customizado virava uma verdadeira estação de atividades que incluía oficina de DJ, onde o consumidor era o artista, aprendendo a mixar suas músicas para compartilhar com os amigos; um espaço onde o site da marca era apresentado aos consumidores de forma divertida; um bar onde barmans preparavam e vendiam divertidos shakes à base de TODDY; e até uma loja contendo itens exclusivos inspirados na estampa malhada das vacas, como gorro, cachecol, camiseta e caneca. Com o sucesso das comunidades virtuais nas redes sociais como o Facebook, as vacas ganharam dezenas de representantes na internet e se tornaram um grande sucesso e uma importante ferramenta de marketing para TODDY. Em 2013, comemorando os 80 anos de TODDY no Brasil, foram lançados uma nova campanha e o slogan “Toddy Vai Causar”.


A evolução visual 
A identidade visual da marca TODDY passou por algumas alterações ao longo dos anos, mas sempre manteve o caráter e a personalidade moderna que tanto agrada ao público jovem. Na última modificação, ocorrida em 2007, o logotipo ganhou uma leve inclinação, uma nova fonte de letra mais volumosa e a intensificação da moldura azul com a utilização de nuances diferentes.


A identidade visual de TODDYNHO também foi modificada ao longo dos tempos, adquirindo uma imagem mais moderna e divertida.


As tradicionais embalagens do achocolatado também passaram por diversas atualizações ao longo dos anos. Desde a tradicional lata, passando pelo vidro até a embalagem de plástico, que recentemente ganhou imagens das famosas vaquinhas da marca no rótulo.


Os slogans 
Toddy vai causar. (2013) 
O sabor da verdade. (2008) 
Só TODDY é TODDY. (2007) 
O chocolate que liga. (2004) 
Sabor que alimenta. (anos de 1980) 
Já tomou seu TODDY hoje? (1958) 
O companheiro de aventuras do seu filho. (atual, TODDYNHO) 
O seu companheiro de aventuras. (antigo, TODDYNHO)


Dados corporativos 
● Origem: Desconhecida 
● Lançamento: 1930 
● Criador: Pedro Santiago 
● Sede mundial: Purchase, New York 
● Proprietário da marca: PepsiCo Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Indra Nooyi 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 5 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Achocolatados em pó e líquido 
● Principais concorrentes: Nescau, Ovomaltine e Nesquik 
● Mascote: As irreverentes vaquinhas 
● Slogan: Toddy vai causar. 
● Website: www.toddy.com.br 

A marca no mundo 
A marca é uma das líderes do mercado brasileiro de achocolatado, travando uma feroz disputa com o Nescau. TODDY tem praticamente a mesma penetração em todas as classes sociais: classes A e B correspondem a 34% dos consumidores, a classe C outros 34% e as classes D e E com 32%. No Brasil, em aproximadamente 74% dos lares que consomem TODDY existem crianças. O produto ainda é comercializado em outros poucos países, como por exemplo, Argentina, Austrália, Chile e Venezuela. 

Você sabia? 
O Brasil foi o quarto país do mundo onde TODDY foi lançado. 
Recentemente TODDYNHO foi introduzido na lista amarela de kashrut, sinônimo de qualidade e de observância das leis judaicas em relação à pureza dos alimentos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 18/2/2014

13 comentários:

Anônimo disse...

oLÁ,
GOSTARIA DE SABER SOBRE O TODDY TENTAÇÕES, PQ ELE É HORRIVEL, O Q DEU NA CABEÇA DE INVENTAR UM PRODUTO DESSE, NADA A VER, FORA QUE É SUPER CARO 5 SACHES NÉ, QUEM COMPRA ISSO, ACHO Q A QUAKER LEVOU PREJUIZO

Anônimo disse...

Alguém sabe se já existiu um Toddy sabor banana????

Anônimo disse...

ola gostaria de saber a quantidade de chocolate puro que vem no toddy

obrigado

antonio / porto alegre

Clênia Nogueira disse...

É muito importante que seja logo lançado o toddy light em embalagens maiores e econômicas, não somente a de 400gr e em pote, será que já existe, gostaria de saber para pedir aos supermercado onde compro para disponibilizá-lo.
Clênia, clenia35@yahoo.com.br

jefferson disse...

Jefferson

obs: quero deixar claro que os outros sabores são muito legais!!!!


jeffersonvalin@hotmail.com
sms.valin@hotmail.com

Alexandre disse...

Já existiu sim Toddy sabor banana, eu provei e era excelente o gosto, mas não tinha chocolate junto, só sabor banana. Lembro que nessa época também foi lançado outros sabores, o de Côco e o de Baunilha, mas o de banana era o melhor.
Alexandre Torres - Porto Alegre RS
alexandre_rtorres@hotmail.com

Anônimo disse...

caramba.. fiquei curioso... O QUE É BIGATO ???

Joyce disse...

NUss...esclarecendo o nosso amigo anônimo BIGATO eh um bichinho, tipo aqueles q tem em goiaba e tals... de MOscas AFF ¬¬, pessoal gostaria de saber a marca concorrente do TODDY pois to fazendo um tcc sobre o produto...obrigada se caso alguem me responder..^^

Anônimo disse...

eu amuuu o toddy italiano...e queria mto q ele voltasse!!!!!

CLEITONSANTINI disse...

ME,DISSERAM,QUE,O,TODDY,MAIS,ANTIGO,ERA,MAIS,GOSTOSO,VINHA,MAIS,CACAU,21-3-2013

cleitonsantini disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Natasha Lee disse...

Por favor, vi que você utilizou dados estatísticos sobre a marca e inclusive citou principais concorrentes. Gostaria de saber quais as fontes de pesquisa utilizadas para a obtenção destes dados e informações.
Obrigada

Anônimo disse...

tenho 50 anos sou toddycolatra comsumo todo dia 2 ou 3 vezes podiam postar materia sobre o toddy embalagem antiga de vidro escuro com a foto do garroto toddy sei que a juventude e um mercado crescente mas tem os coroas que curtem a marca e o produto poderia sair uma edicao limitada eslogam pai e filho com toddy geracoes aguardo resposta gostaria de ajudar com ideias para a campanha