10.5.06

QUAKER OATS


Dificilmente alguém nunca viu um simpático senhor de cabelos brancos e chapéu estampado nas embalagens de cereais, aveias, barrinhas de granola e muitos outros produtos que fizeram e continuam fazendo parte do universo de qualquer refeição saudável em milhões de lares pelo mundo afora. Afinal, a marca Quaker®, cujos produtos tornaram-se sinônimo de alimento saudável e nutritivo, está presente há mais de um século, não somente na primeira e mais importante refeição do dia, mas em qualquer hora, para milhões de pessoas em todos os continentes. 

A história 
A história da tradicional empresa tem sua origem no dia 4 de setembro de 1877 na pequena cidade de Ravenna, localizada em Ohio, estado do meio oeste americano, quando a Quaker® Mill Company, empresa fundada por Henry D. Seymor e Willian Heston, registrou oficialmente a marca Quaker®. O principal produto da empresa era a aveia em flocos, alimento extremamente rico em proteínas, minerais e fibras. Pouco depois, em 1881, Henry Parsons Crowell comprou a empresa, que vivia grandes dificuldades financeiras, e junto com ela os direitos sobre a marca Quaker®. A longa história em inovações começou em 1882 quando foi publicada a primeira propaganda de um cereal no mercado americano e, prosseguiu em 1885, quando a empresa introduziu a caixa de cereal, tornando assim possível comprar o alimento em maiores quantidades. A empresa também foi pioneira no segmento ao publicar receitas em suas embalagens no ano de 1891, ensinando assim aos consumidores várias formas deliciosas de consumir aveia. A primeira dessas receitas ensinava a fazer pão de aveia.
   

Nos anos seguintes, a empresa expandiu sua capacidade de produção, além de introduzir novos produtos, como por exemplo, farinhas de aveia e milho e até comidas para bebês. Posteriormente a empresa se uniu a outras duas companhias que também beneficiavam aveia: uma na cidade de Cedar Rapids localizada no estado de Iowa, dirigida por John Stuart, seu filho Robert e seu sócio George Douglas; e a German Mills American Oatmeal Company, fundada por Ferdinand Schumacher (conhecido como “O Rei da Aveia”) em 1850 na cidade de Akron em Ohio. Com isso, foi oficialmente formada, em 1901, na cidade de Chicago, estado de Illinois, a The Quaker® Oats Company. Nesta época os cereais à base de aveia já eram comercializados em caixas retangulares e a empresa possuía faturamento de US$ 16 milhões por ano.
  

Rapidamente a nova empresa se tornou uma das maiores dos Estados Unidos no seu segmento, e nos anos seguintes cresceu com o lançamento de novos produtos; inovações como a primeira receita de um bolo de aveia impressa nas embalagens da Quaker® Oats (1908); o oferecimento de prêmios em suas embalagens, como panelas e rádios portáteis; a introdução da tradicional lata redonda da aveia Quaker®, em 1915; o lançamento da Quaker® Quick Oats, produto instantâneo de grande praticidade no preparo, que reduziu o tempo gasto para cozinhar, em 1922; e aquisições de outras marcas como a Aunt Jemina, fabricante de caldas, pudins e outros produtos matinais, em 1926. Durante a quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929, a Quaker® prestou um grande serviço à nação, que vivia um período de forte recessão econômica, ao estampar em suas embalagens a receita dos tradicionais biscoitos de aveia, um alimento barato e nutritivo para uma época em que o dinheiro era escasso para a maioria das famílias americanas.
  

Na década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa chamou a atenção dos americanos para as propriedades da aveia, já que boa parte da produção de trigo estava sendo enviada para a Europa como parte dos esforços de guerra. No período do pós-guerra, as vendas cresceram vertiginosamente atingindo US$ 277 milhões, proveniente de mais de 200 diferentes produtos. Entre os quais, os famosos biscoitinhos de aveia com a marca Quaker®, lançados no mercado em 1955 e que fizeram enorme sucesso.
   

Os anos de 1960 foram marcados por lançamentos de produtos convenientes, ou seja, de fácil preparo e consumo como requeriam os hábitos da época. Entre os quais o cereal matinal LIFE (1961), feito de aveia de grão inteiro, cuja principal característica era ser uma enorme fonte de proteínas. Um dos produtos de maior sucesso da Quaker®, o produto foi inicialmente direcionado para o público infantil e tinha como slogan “Would help kids grow strong” (algo como “Ajuda as crianças a cresceram fortes”). Outros produtos de sucesso nesta época foram o cereal matinal de milho e aveia Cap’n Crunch (introduzido em 1963), que se tornou uma das marcas líderes do mercado americano para o público infantil; e o cereal QUISP, lançado em 1965 como um cereal açucarado de milho crocante que rapidamente encantou as crianças.
   

Na década seguinte, a Quaker® patrocinou o filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, obtendo enorme retorno publicitário e ganhando o direito, sob licença, da utilização da marca Wonka (conheça essa história aqui) no segmento de confeitos e chocolates, que depois seria vendida para a Nestlé (conheça a história aqui). Este período também foi marcado pelo início da expansão da Quaker® pelo continente europeu.
   

No início dos anos de 1980 a empresa expandiu ainda mais sua linha de produtos com o lançamento das barras de granola Quaker® Chewy, em 1981. Pouco depois, em 1983, a empresa adquiriu uma das marcas mais valorizadas do mundo: Gatorade (conheça sua história aqui), tradicional produtora de bebidas isotônicas. Ainda nesta década, a partir de 1987, o ator Wilford Brimley se tornou a primeira celebridade a endossar produtos da marca com o slogan “The Right Thing To Do” (algo como “A coisa certa a ser feita”), que promoviam os benefícios do consumo de alimentos feitos à base de aveia e trigo. Nessa época as vendas da Quaker® Oats dispararam.
  

Na década de 1990, a Quaker® introduziu no mercado uma infinidade de cereais, aumentando muito sua oferta de produtos. Em 1997, o FDA (Foods & Drugs Administration), órgão americano responsável pela regulamentação e controle de alimentos e remédios, permitiu que a Quaker® utilizasse a expressão “Alimento Saudável” nas embalagens dos produtos que continham aveia. Foi uma grande vitória para a empresa e um enorme salto em seu faturamento, já que na época as pessoas estavam começando a se preocupar com uma alimentação mais saudável e balanceada; e a aveia, principal matéria-prima dos produtos Quaker®, auxiliava no funcionamento do intestino e na redução da absorção de colesterol.
   

Oficialmente no dia 2 de agosto de 2001, a Quaker® foi adquirida por US$ 14 bilhões pela PepsiCo, empresa controladora das marcas Pepsi-Cola (conheça essa outra história aqui) e Frito-Lay (saiba mais aqui), basicamente devido ao enorme interesse pela marca Gatorade, um ícone no segmento de bebidas isotônicas. A partir deste momento, a Quaker® deixou de ser uma empresa para se tornar uma poderosa marca no portfólio da gigante PepsiCo, e nos anos seguintes continuou inovando e desenvolvendo produtos de alto valor nutricional e qualidade, como barras de cereais, bolos prontos de aveia e arroz, pães de aveia, além de estender sua marca para novas categorias, como por exemplo, leites com menos gorduras e até bebidas prontas para o consumo, que uniu três ingredientes pela primeira vez, o leite desnatado, as frutas e a aveia.
  

A Quaker® conta com a solidez de uma marca com mais de 140 anos de história e que se mantém forte na memória afetiva de milhões de consumidores ao longo dos anos. Ao mesmo tempo, se reinventa e acompanha o estilo de vida de seus consumidores, oferecendo opções que vão desde o café da manhã, breaks e snacks nutritivos que podem ser consumidos ao longo do dia, em qualquer lugar. Como especialista líder em aveia, a Quaker® combina ciência, paixão e experiência, e se dedica a determinar maneiras de transformar a aveia em produtos que ajudem as pessoas a se beneficiarem de uma boa alimentação. Por isso, a marca sempre trabalha para oferecer alternativas para uma alimentação rica e nutritiva que ajudarão milhões de consumidores a manter uma vida equilibrada e saudável, de dentro para fora.
   

A linha do tempo 
1966 
Lançamento do QUAKER® INSTANT OATMEAL, um cereal matinal instantâneo. 
1970 
Lançamento do primeiro cereal matinal instantâneo de aveia com sabor (Maple & Brown Sugar). 
1974 
Lançamento do cereal matinal instantâneo com sabor de canela. 
1976 
Lançamento da massa de biscoitos de cereais. Essa linha no ano seguinte ganhou outros sabores como chocolate e manteiga de amendoim. 
1982 
Lançamento do QUAKER® OAT BRAN, cereal para ser adicionado ao leite quente. 
1985 
Lançamento do cereal instantâneo no sabor morango. 
1986 
Adquiriu a marca Rice-A-Roni, uma linha de arroz e risotos semi-prontos e outras comidas congeladas. 
1987 
Lançamento da linha de cereais instantâneo com sabores de frutas. 
Lançamento da QUAKER® EXTRA INSTANT OATMEAL, uma linha de cereais enriquecidos com 10 vitaminas e ferro. 
1988 
Lançamento do QUAKER® OATMEAL SQUARES, um cereal quadrado para ser consumido como salgadinho (snack). 
1992 
Lançamento do QUAKER® OATS PLUS FIBER, cereal enriquecido com uma dose extra de fibra. 
Lançamento do QUAKER® MULTIGRAIN, um cereal feitos de vários tipos de grãos. 
Lançamento do QUAKER® OATCUPS, cereal em convenientes potes individuais para ser colocado no forno microondas. 
1993 
Lançamento do KIDS CHOICE INSTANT OATMEAL, cereal direcionado para um público infantil, disponível em vários deliciosos sabores como morango com canela. 
Lançamento do QUAKER® TOASTED OATMEAL, um cereal matinal em flocos e tostado. 
1998 
Lançamento do QUAKER® OATMEAL DINOSAUR EGGS, cereal infantil colorido em forma de dinossauros. 
1999 
Lançamento do QUAKER® OATMEAL EXPRESS, um cereal em embalagem conveniente para ser colocado em microondas. 
Lançamento do QUAKER® INSTANT OATMEAL NUTRITION for WOMEN, um cereal enriquecido com vitaminas especialmente desenvolvido para mulheres. 
2004 
Lançamento das bolachas QUAKER® CHEWY COOKIES, e das barras de cereais de granola e com trigo e frutas. 
Novos sabores são introduzidos na linha de cereais instantâneos como maçã e canela, além da versão com açúcar reduzido. 
2005 
Lançamento do WEIGHT CONTROL INSTANT OATMEAL, uma linha de cereais para controle de peso, ou seja, para um público que está de dieta. 
Lançamento do QUAKER® MILK CHILLERS, uma nova linha de leite, com 52% a menos de gordura, nos sabores de baunilha, chocolate e morango. Com isso, a marca ingressou em uma nova categoria de produto. 
2007 
Lançamento do QUAKER® MINI DELIGHTS, um snack (bolachinhas de múltiplos grãos), com apenas 90 calorias por embalagem. 
2008 
Lançamento do QUAKER® SIMPLE HARVEST, uma nova linha de cereais instantâneos de múltiplos grãos, totalmente natural, sem adição de conservantes ou sabores artificiais. 
Lançamento de dois novos cereais extremamente ricos em fibras que suprem os requerimentos diários de consumo. 
2012 
Lançamento da QUAKER® REAL MEDLEYS, uma nova linha de snacks (barras) e cereais feitos com múltiplos grãos e pedaços reais de frutas e nozes, com quantidade de açúcar semelhante à da aveia instantânea tradicional da marca. A linha oferece barras de cereais, práticos copos de cereais para irem direto ao forno microondas e os cereais instantâneos. 
2014 
Lançamento da QUAKER® OAT BREAD, uma linha de deliciosos pães de aveias. 
2015 
Lançamento dos primeiros produtos da marca (Quaker® Quick 1-Minute Oats e Quaker® Instant Oatmeal) sem glúten. Neste caso aveia é selecionada ótica e mecanicamente para remover os grãos que contêm glúten e que comumente contaminam as safras. 
2017 
Lançamento da QUAKER® PORRIDGE TO GO (pequenos cereais quadrados feitos com aveia integral e sem corante, sabores ou conservantes artificiais) e da QUAKER® FRUIT AND OAT SQUEEZE (combinação de iogurte, frutas e aveia para serem consumidas direto da embalagem). 
2019 
Lançamento do leite de aveia Quaker®, uma alternativa adequada para veganos, pessoas com sensibilidade a lactose ou que procuram reduzir calorias.


A excelência da Quaker® 
Há mais de 140 anos a Quaker® está presente na rotina alimentar de milhões de famílias ao redor do mundo através de seus produtos à base de aveia. Introduzir estes benefícios no dia a dia requer intenso investimento em pesquisa e inovação para o desenvolvimento de novos produtos que compõem o portfólio da marca. E foi justamente por esse motivo que, no ano de 2012, a marca desenvolveu um centro de pesquisa batizado de Quaker® Oats Center of Excellence, localizado em Chicago, que conta com um Conselho Científico Consultivo, composto por especialistas de renome na área de saúde e nutrição, que trocam experiências e informações de como explorar os benefícios que a aveia tem a oferecer com base em estudos científicos realizados pela entidade.
  

O icônico personagem 
Muitas pessoas acham que o “senhor de chapéu” estampado nas embalagens dos produtos Quaker®, e utilizado como logotipo há mais de um século, é o fundador da empresa. Na verdade, trata-se de um saudável e sorridente quaker, que, pelo que simboliza em termos de alimentação natural e saudável, deu nome à empresa. Quaker é o nome de uma comunidade religiosa inglesa, fundada no século XVII pelo sapateiro George Fox e depois regulamentada por William Penn e Robert Barclay. Perseguidos em seu país pela intolerância religiosa, grandes grupos de seguidores dessa seita emigraram para os Estados Unidos na época da colonização, tendo como ideal criar comunidades regidas por princípios de justiça, moralidade e fraternidade nas relações humanas. Por essa razão, eram especialmente reconhecidos pelos costumes austeros e saudáveis que adotavam em seu modo de vida. O primeiro logotipo da Quaker®, que se tornou a primeira marca americana registrada de cereal matinal, criado em 1877, era representado por um quaker de corpo inteiro segurando um pergaminho com a palavra “pure”. Uma curiosidade: o personagem símbolo da marca que aparece no logotipo tem o nome fictício de LARRY. Já aqui no Brasil ele é conhecido carinhosamente como “Velho da Quaker®”.
  

Em 2014, o personagem apareceu com um bigode de leite em uma campanha publicitária nos Estados Unidos para divulgar uma nova parceria entre produtores de leite americanos e a Quaker®. A campanha era uma iniciativa para encorajar as pessoas que adoram comer mingau de aveia a trocar a água pelo leite quando cozinha a aveia e consumir isso junto com um copo de leite gelado para adicionar uma porção de proteína de manhã. Na campanha Larry declarava: “Minha roupa é de 1877. Meu bigode é desta manhã”. E mais. Larry foi o último de uma longa lista de estrelas, celebridades, atletas, músicos, modelos, personagens, que “vestiram” o famoso bigode de leite em campanhas publicitárias para a indústria americana de lácteos por anos. A nova aparência (temporária) de Larry estava presente nas embalagens da aveia Quaker®, marcando a primeira vez que “o bigode de leite” chegou às prateleiras dos mercados.
   

A evolução visual 
O tradicional e popularmente conhecido logotipo da Quaker® passou por várias remodelações ao longo dos anos. A primeira dessas muitas modificações ocorreu em 1946 quando surgiu o famoso personagem (somente a cara com um sorriso) desenhado pelo artista Jim Nash. Outra mudança importante ocorreu em 1957, quando o artista e ilustrador Haddon Sundblom, mais conhecido por suas ilustrações do Papai-Noel para a Coca-Cola (conheça sua história aqui), executou uma reestilização do tradicional logotipo, que ganhou as cores vermelha, branca e azul. Pouco mais de uma década depois, em 1969, o renomado designer Saul Bass criou o famoso logotipo do Quaker® monocromático (com uma nova tipografia de letra). No ano de 1986 a identidade visual foi totalmente remodelada, ganhando um ar mais moderno e impactante. O ano de 2007 foi marcado por mais uma remodelação com a apresentação de uma versão totalmente modernizada da imagem criada por Haddon Sundblom.
   

Em 2010, de forma discreta e silenciosa, a Quaker® lançou uma nova logomarca. Amparada por uma tradição de mais de 130 anos, o novo logotipo apresentou como maior mudança a tipografia da letra, que deu um ar mais leve para a marca. Além disso, o conhecido Sr. Quaker também ganhou uma casa nova, então localizado no centro da letra Q. A nova identidade visual da marca, que foi apresentada juntamente com o novo slogan “Love Life” (“Ame a vida”, em português). Porém, esse logotipo durou pouco mais de um ano. Isto porque em 2011 a marca apresentou uma nova identidade visual. E não parou por aí. Em 2012 foi apresentado um novo logotipo, uma imagem muito semelhante à criada por Haddon Sundblom com pequenas atualizações e uma nova tipografia de letra. O personagem teve os cabelos levemente aparados, perdeu peso e ficou cerca de cinco anos mais jovem. Os ombros agora apareciam no logotipo. O atual logotipo da marca foi adotado em 2018 e apresentou uma imagem mais limpa e uma nova tipografia de letra. Além disso, o personagem ganhou cabelos mais fofos e seu lenço um movimento lateral.
  

Na imagem abaixo é possível acompanhar um pouco a evolução do personagem nas embalagens da tradicional aveia.
   

Os slogans 
A Super Trusted Superfood. (2021) 
One Oats Many Tastes. (2021) 
Really gosh darn tasty. (2021) 
Good starts here. (2020) 
Our Oats. Your Creation. (2019) 
Helper of Hearts. (2017) 
Quaker Up. (2012) 
Love Life. (2010) 
Go Humans Go. (2009) 
Make more of your morning. (2009) 
Good stuff made delicious. (2009) 
Keep the goodness going. (2008) 
More good things from Quaker®. (2007) 
Every day should be this good. (2007) 
Something to smile about. (2007) 
Live Well, Be Well. (2007)
Get back to goodness. (2006) 
Warms your heart and soul. (2003) 
Time to turn the heating on. (2000) 
Foods fit for today. (1989) 
The right thing to do. (1987) 
Nothing is better for thee, than me. (1965) 
Even a husband can prepare energy - giving one minute Quaker® Oats - the fastest porridge. (1954)
Does it make sense to jump out of a warm bed into a cold cereal?
Mude sua vida por dentro. (2018, Brasil) 
Sua manhã pode mais com Quaker®. (2016, Brasil) 
Aveia® Quaker. A semente do bem. (2008, Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 4 de setembro de 1877 
● Fundador: Henry D. Seymor, Willian Heston e Henry P. Crowell 
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Quaker Oats Company 
● Capital aberto: Não (subsidiária da PepsiCo Inc.) 
● CEO: Ramon Laguarta 
● Faturamento: US$ 4.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 12.000 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Cereais, barras de granola, biscoitos e aveias 
● Concorrentes diretos: Kellogg’s, Post, Nestlé, General Mills, Bob’s Red Mill, Weetabix e Mondelēz International 
● Ícones: O personagem Larry 
● Slogan: A Super Trusted Superfood. 
● Website: quaker.lat/br/ 

A marca no Brasil 
A Quaker® instalou-se no Brasil oficialmente em 1952 e inaugurou sua primeira fábrica no ano seguinte na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, iniciando assim a produção da AVEIA Quaker® em flocos. Em 1961, a ampliação e melhoramentos realizados na fábrica permitiram o início da produção de um novo produto a base de milho: a POLENTINA. Pouco depois, em 1964, lançou a famosa farinha de aveia e a MILHARINA. No ano de 1973 adquiriu a Indústria de Conservas COQUEIRO (saiba mais aqui), tradicional marca de sardinhas enlatadas de São Gonçalo (Rio de Janeiro), que já operava no mercado desde 1937. Com a aquisição da TODDY (conheça essa história aqui) no Brasil em 1981, ingressou no setor de achocolatados.
  

Em 1983, a marca lançou outro produto de enorme sucesso: creme de arroz. Nos anos seguintes a linha de produtos da marca no país aumentou com lançamentos saborosos como o cereal de aveia (1990); as barrinhas de cereais (2003); aveias com sabores como chocolate, frutas vermelhas e mel (2006); Mingo, primeiro mingau instantâneo que combina a energia do arroz com a nutrição da aveia (2006); Cookies de Aveia (nos sabores com passas, com granola e com maçã e canela); Quaker Minis (em formato de quadradinhos, nos sabores Mix de aveia e cacau e Mix de grãos e mel); as linhas granola e cereais matinais; e a linha Quaker® de Bolso (2009), em embalagens pensadas para consumo imediato e em qualquer ocasião no estilo on-the-go, que permite o consumo enquanto se dirige, caminha ou até enquanto se trabalha.
   

Os lançamentos mais recentes da marca são: Grãos Milenares (2011), junção dos dois grãos mais nobres e nutritivos, a aveia e a linhaça dourada, para uma alimentação ainda mais equilibrada; as bolachas integrais cracker (2012); a linha Quaker® Pronta para Beber (2012), composta por bebidas leves, saborosas e inovadoras, que misturam a leveza do leite desnatado, o sabor das frutas e os benefícios da aveia; a linha Cereal Mix (2013), composta por cereais matinais que combinam pedacinhos de frutas, flocos crocantes e aveia; as barras de cereais com grãos de aveia integrais (2014); as barrinhas de cereal com iogurte (2015); as barras 100% frutas de verdade com aveia (2017); a aveia orgânica (2018), disponível nas versões Flocos Regulares, Flocos Finos e Oatbran; o achocolatado com aveia (2018); e a linha Multigrãos (2021), nas versões Mix de Grãos e Granola - este último nos sabores cranberry/maçã e banana/maçã.
   

Além disso, em setembro de 2017, como estratégia de apresentar a versatilidade da aveia, a marca apostou na inauguração da Quaker® The Oatery, em São Paulo, primeira loja-conceito da Quaker® na América Latina. A flagship permaneceu na cidade até dezembro e ofereceu um cardápio com 20 pratos assinados pela chef Morena Leite, além de workshops e venda de produtos licenciados (aventais, tigelas, canecas e xícaras com visual da marca). Além desses itens de decoração, o público podia levar para casa bolos, pães e muffins criados pela chef, que levavam a aveia em suas receitas.
  

A marca no mundo 
Uma das marcas mais conhecidas do mundo, a Quaker®, que pertence a PepsiCo, fatura anualmente mais de US$ 4.5 bilhões vendendo seus produtos em mais de 150 países em todos os continentes. Somente nos Estados Unidos, 7 em cada 10 casas compram produtos da marca. A Quaker® oferece uma extensa linha de produtos à base de aveia, além de cereais como Life, Cap’n Crunch e Chewy Granola Bars, entre outros. 

Você sabia? 
Todo mês de outubro a Quaker® comemora e celebra pelo mundo o Oatober (uma combinação das palavras “oat” e “October”, respectivamente “aveia” e “outubro”, em inglês), cujo objetivo é apresentar as muitas maneiras em que a aveia pode incrementar o café da manhã ao adicionar nutrientes poderosos e infinitas combinações com outros ingredientes. 
A Quaker® já foi proprietária da fabricante de brinquedos Fisher-Price (saiba mais aqui), adquirida em 1969 e vendida para a Mattel (conheça essa história aqui) em 1991. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 30/9/2021

14 comentários:

Anônimo disse...

Olá, gostaria de informações sobre vendas do produto QUAKER na capita de SP, por favor se tiver algum e-mail ou tel. de vendedores, eu gostaria de receber ou como faço pra entrar em contato com vendas para SP. Obrigada.

Unknown disse...

Boa tarde!

Como faço para enviar um currículo para trabalhar na Quaker?
Já que a empresa fica próximo a minha residência,estou precisando trabalhar pode ser temporário.

Meu e-mail é elianarosa70@hotmail.com
Aguardo retorno

obrigada
Eliana Machado

Anônimo disse...

Olá
Liliane disse:

como faço para enviar meu curriculum para vocês?

aguardo uma resposta assim que possivél obrigado.

Anônimo disse...

ola bom dia! quero participar da promoçao sua casa com mais vida que vai ate o dia 22/02/08 mais acontece que eu nao consigo me cadastra pelo site nao quer entra o que acontece com o site da empressa quarker?

Anônimo disse...

MEU NOME É GABRIELA , SOU FORMADA EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA, GOSTARIA DE SABER COM ENVIO MEU CURRÍCULO PARA A EMPRESA.
MEU E MAIL É : gabymendon@hotmail.com

CORDIALMENTE

Unknown disse...

Gostaria de saber se existe uma diferença entre aveia em flocos e flocos fino ,e qual eh o mais adequado para que tem diabete preciso dessa resposta o mais rápido possível,grata
Raquel
meu email:
raquelrlsouza@hotmail.com

Anônimo disse...

vandeley: sou comerciante e sempre trabalho com produto da marca quaker. ja tem algum tempo que estou comprando milharina e todas estao com lagartas varios bichinhos o que podemos fazer a respeito. local de compra atacadao santo amaro e sams club santo amaro quero resposta.....

Marcos Vinícius disse...

tenho um mini livro de receitas
20 receitas deliciosas aveia/polentina quaker
gostaria de saber de qual ano é esse livro
alguem pode me ajudar???

Anônimo disse...

sempre compro caixinhas de aveia com banana e mel, porém, as vezes vem bichinhos nos saquinhos. moro em carpina/PE e compro nos grandes supermercados da cidade. como sugestão: medem a embalagem para vidro ou inquebrável.
valdilene sabino
e-mail:valsabino@click21.com.br

Anônimo disse...

O QUAKER É EXPORTADO OU IMPORTADO DO MERCOSUL???? ALGUÉM SABE???

Anônimo disse...

tudo de bom

Gilson Passos disse...

Antigamente vinha nem vidro, tenho guardada.

Anny Eliene disse...

Muito linda a história amei de ++++

Anny Eliene disse...

Muito linda a história amei de ++++