6.6.06

REXONA


Imperadores romanos colocavam almofadas recheadas de ervas nas axilas. Egípcios besuntavam-se com uma mistura de madeira queimada, mirra, alecrim e azeite. Indianos e árabes maceravam pétalas de flores e incenso para disfarçar o odor. Reis da Europa medieval, pouco afeitos aos banhos, mantinham perfumistas exclusivos nos castelos para resolver a situação. Embora em toda a natureza o suor seja necessário para refrescar o corpo e contenha feromônios em sua composição para atrair o sexo oposto, a mistura dele com bactérias e sujeira faz surgir aquele odor desagradável, motivo de preocupação há pelo menos dois milênios. A solução definitiva para o problema, no entanto, só foi surgir no século passado com o desenvolvimento do desodorante. E não existe nenhuma outra marca no mercado que mais entenda de proteção quando o assunto é suor: com REXONA, está sempre tudo sob controle nos momentos em que você mais precisa, oferecendo confiança para lidar com todos os obstáculos do dia a dia. Portanto, seja escalando uma montanha, correndo para pegar o ônibus, fazendo uma apresentação na empresa ou indo a um encontro, REXONA garante a melhor proteção contra a transpiração. Afinal REXONA não te abandona. 

A história 
Tudo começou com Alice Sheffer, mulher do farmacêutico australiano Samuel Fuller Sheffer, proprietário da empresa Sheldon Drug Company, que fabricava remédios e alguns produtos para cuidados pessoais. Uma médica talentosa, ela queria oferecer ao público um novo tipo de produto de higiene pessoal, com ingredientes eficazes que também cheiravam bem. Foi então que em 1908 foi lançada uma linha de produtos para cuidados pessoais que incluía o Rexona Shaving Stick, o sabonete Rexona Hotel, o sabonete medicinal Rexona e a pomada Rexona. Rapidamente a pomada se tornou o maior trunfo da empresa, com o maior volume de negócios, sendo anunciada como: “Remédio confiável para todas as erupções e irritações na pele, eczema, espinhas, machucados, frieiras, mãos rachadas, ciática, coceira, pequenos sangramentos, cortes, contusões e picadas de insetos”. A primeira campanha publicitária da marca REXONA foi lançada na década de 1920. Outdoors dos produtos de higiene pessoal começaram a surgir por toda a Austrália divulgando o nome REXONA, através de concursos realizados para eleger o Bebê Rexona e Miss Rexona de cada cidade.


Em 1929 a marca registrada REXONA de sabonete e pomada da empresa Sheldon Drug Company foi adquirida pela empresa J. Kitchen & Sons, então subsidiária da britânica Lever Brothers, que logo se juntaria à companhia holandesa Dutch Margarine Unie para formar a Unilever. Mas o tradicional desodorante REXONA foi lançado somente em 1962 inicialmente na Finlândia. Pouco depois, em 1965, a empresa lançou no Reino Unido o desodorante com o nome de SURE. O sucesso do produto na terra dos Beatles, em uma época em que esse segmento começava a se desenvolver, fez aportar no Brasil, em 1967, o sabonete-desodorante REXONA. O lançamento ganhou um slogan que acompanharia a marca por décadas: “Com Rexona, sempre cabe mais um”. Esse slogan virou bordão na boca do povo brasileiro e REXONA tornou-se um campeão de vendas.


Dois anos mais tarde, em 1969, a empresa introduziu nacionalmente no Brasil sua linha de desodorantes, disponível em três formatos inovadores: bastão, roll-on e spray. A fórmula inovadora prometia combater o odor da transpiração durante o dia todo. Os anúncios declaravam que “Rexona não deixa você na mão”. Nesta época, a comunicação da marca era voltada para as mulheres e derivava da linha de sabonetes. O produto rapidamente caiu no gosto e hábito dos brasileiros, sendo um aliado poderoso no combate ao suor em um país de clima tropical e muita transpiração.


A década seguinte foi marcada por grandes inovações em sua linha de produtos, como por exemplo, o lançamento de novas fragrâncias, além de novidades como o talco perfumado, que utilizava o mesmo ingrediente ativo do desodorante em sua formulação. Além da eficiente proteção, a linha ganhava status de perfume, produto ainda distante da classe média naquela época. Em 1972, com o desodorante já popular, REXONA lançou outra inovação: o antitranspirante (que além de neutralizar o odor era capaz controlar o suor). Na década de 1980 REXONA continuou a se expandir, oferecendo proteção superior contra o suor às pessoas do mundo todo. Já no Brasil REXONA inovou mais uma vez através de uma ação que incentivava o consumo de seus produtos em kits práticos. Embora tivesse sido lançado no mercado como um produto feminino, ao longo desta década REXONA passou a ser direcionado para toda família. Os sabonetes vinham também em versões grandes o suficiente para uma família de seis pessoas, média brasileira no período. Os desodorantes ganharam fragrâncias masculinas para atender um novo consumidor: o homem vaidoso. Até então excluídos do mercado de cosméticos, eles começavam a se olhar no espelho de uma maneira diferente, estimulados pelas mudanças nos papéis sociais ocorridas nas últimas décadas.


No fim da década de 1980, o desodorante já era tão popular que não precisava mais da companhia do sabonete como seu complemento nos anúncios. A década de 1990 foi marcada pelo lançamento de inúmeros produtos como a linha Action de desodorantes composta por três versões diferentes, sendo uma delas criada no Brasil e direcionada para praticantes de esporte, em 1992; do REXONA GRADUAL com um componente inibidor de suor que agia sob o calor, fazendo com que o desodorante aumentasse a eficiência quando era mais requisitado; e da linha 24 Horas de Proteção Intensiva, que através de mensagens comunicava as novas formas e as facilidades dos aplicadores do desodorante. Outra novidade foi REXONA com roll-on big ball (com esfera maior para facilitar a aplicação), introduzido em 1996.


Enquanto isso, o sabonete REXONA mantinha o foco popular do “Sempre cabe mais um” e ganhava novas qualidades e perfumes. Durante essa década toda a linha foi reformulada. Embalagens, identidade visual, fórmulas e fragrâncias mudaram. Novas versões agregavam aos efeitos desodorizantes dos sabonetes a sensação de que REXONA refrescava e revigorava. Durante esse período, a marca lançou inovações tecnológicas, como a embalagem de jato seco e o desodorante para peles sensíveis. E foi justamente na década de 1990 que REXONA ingressou no universo esportivo, patrocinando e apoiando alguns dos melhores esportistas do mundo, como a tenista Steffi Graf, as seleções de rúgbi All Blacks (Nova Zelândia) e Springboks (África do Sul), o ciclista Darren Berrelcloth, o base jumper Miles Daisher, o aventureiro Bear Grylls, além do campeão de tênis David Nalbandian, o jogador de críquete Andrew Flintoff e toda a equipe Lotus da Fórmula 1®.


Ao chegar o ano 2000 a marca acumulava prêmios de preferência do consumidor e preparava mais novidades. A marca introduziu extratos naturais em suas fórmulas; novas fragrâncias masculinas; um desodorante exclusivo para peles morenas e negras (REXONA EBONY), resultado de anos de pesquisas; renovação do design roll-on, com novo frasco e formato arrojado, que facilitava a aplicação, evitando assim que a pessoa precisasse inclinar o corpo para utilizá-lo, em 2001; o primeiro desodorante em bisnaga para substituir os potes, introduzido em 2003; REXONA TEENS, um desodorante que oferecia embalagens menores, perfumes exclusivos e uma formulação especialmente desenvolvida para o público adolescente, em 2004. Já em 2006 a marca foi pioneira ao introduzir REXONA com proteção invisível no mercado feminino - o primeiro desodorante com ingredientes que minimizam as manchas brancas e amarelas deixadas na roupa. Em 2008, a novidade chegou também ao mercado masculino, com REXONA MEN INVISIBLE.


Ao longo dos anos a marca REXONA ajudou a revolucionar a categoria de desodorantes no Brasil, com o lançamento do conceito 24 horas de proteção intensiva presente em todos os produtos da linha. Os principais benefícios são proteção contra os efeitos da transpiração, sensação seca nas axilas e longa duração. Além disso, com slogans marcantes e fórmulas eficientes, REXONA conquistou popularidade e a confiança de milhões de brasileiros. Atualmente, a marca trabalha com três grandes linhas de desodorantes: para mulheres (REXONA WOMEN), homens (REXONA MEN) e adolescentes (REXONA TEENS). Algumas de suas linhas possuem mais de uma versão, oferecendo as opções spray, aerosol, bisnaga e roll-on. Além disso, é a única marca com linhas sob medida para as necessidades específicas de homens, mulheres e adolescentes. Os produtos são criados e desenvolvidos com a “tecnologia de resposta-corpo”.


É parte da missão de REXONA entender cada vez mais sobre a transpiração. Esse aprendizado reflete no aperfeiçoamento e inovação de seus produtos. A tecnologia Motionsense™, por exemplo, oferece segurança contra a transpiração a cada movimento do corpo. Quanto mais você se move, mais REXONA te protege. Isso porque as microcápsulas antitranspirantes contêm fragrâncias únicas e especiais que se rompem com o atrito, proporcionando sensação de proteção quando você mais precisa como diz o slogan “Quanto mais movimento, mais proteção”. Já a linha REXONA CLINICAL oferece proteção máxima cientificamente comprovada para controlar a transpiração excessiva. Outra inovação da marca são os produtos Rexona Proteção Invisível, que protegem suas roupas de manchas. REXONA permite a milhões de pessoas fazerem mais, sem se preocuparem com a transpiração.


A linha do tempo (Brasil) 
1972 
Lançamento do desodorante com fórmula antitranspirante, nas versões spray, bastão, roll-on e aerosol. A campanha era dirigida às mulheres modernas e dinâmicas e incentivava: “Solte-se, liberte-se”. 
 
1974 
Lançamento de REXONA ANTITRANSPIRANTE SPORT. Dirigido às mulheres dinâmicas, o produto combatia a transpiração e oferecia um perfume mais concentrado. Logo depois, a linha de desodorantes seria relançada com novas fragrâncias e embalagens, que incorporavam a imagem de um chafariz colorido, símbolo de jovialidade e frescor. 
 
1977 
Os desodorantes são relançados com novas fragrâncias e novo aplicador spray. 
1979 
Os desodorantes renovam suas fórmulas, fragrâncias e embalagens. No relançamento, as embalagens dos sabonetes e desodorantes se diferenciam e assumem logotipos próprios. No caso dos desodorantes, o chafariz colorido deu lugar a um leque de plumas. A campanha enfatizava o poder de refrescar e a fixação da fragrância, com o mote “Liberte-se”
1981 
O alto desempenho dos desodorantes REXONA acaba por reduzir o espaço do talco da linha, cuja produção é descontinuada. 
1986 
As linhas de sabonetes e desodorantes são unificadas e compartilham três variantes: Classique, Herb e Sport. Cada uma era composta de sabonetes de diferentes tamanhos e de desodorantes em bastão, spray e aerosol. 
1989 
Lançamento da nova linha de desodorantes REXONA nas versões Clássico, Homem, Nº 17 e Sport. O slogan era “Proteção com estilo”
1990 
Os sabonetes são relançados com novas fragrâncias e apresentação, disponíveis nas variantes Herb, Classique e Sport. A marca trocou o foco familiar pela associação com pessoas jovens e dinâmicas através de uma campanha que utilizava a “língua do re”: “Rexona revitaliza, refresca e reanima você. Rexona realça”
1992 
Lançamento da linha de desodorantes REXONA ACTION, com fragrâncias inspiradas em famosos perfumes. Foi lançada também a variação Sport, criada no Brasil. 
Lançamento, nas regiões sul e sudeste, do desodorante REXONA GRADUAL, com componentes termoativos que ofereciam proteção progressiva. O produto era oferecido em versões de contato, como creme, roll-on e os novos sticks. O garoto-propaganda da campanha, que valorizava a alta tecnologia do desodorante, era o jogador de vôlei da seleção brasileira Giovane. O lançamento nacional ocorreria em 1994. 
1993 
Todos os sabonetes REXONA são substituídos pela nova linha REXONA 2. A campanha publicitária investia no duplo efeito do produto: desodorante e refrescante. 
1994 
Lançamento do desodorante REXONA GRADUAL em pote, como alternativa para o aplicador da versão creme, nas versões Suave e Sem Perfume. Paralelamente, foi lançada a nova linha de desodorantes em spray REXONA CLÁSSICO
1995 
Lançamento do desodorante REXONA Gradual Sem Perfume, na versão dry stick. 
Lançamento da linha REXONA POWER, que oferecia as fragrâncias Active Sport, Cool Scent e Fresh, além de Musk e Hombre, sucessos no mercado argentino. Os produtos traziam novidades como fórmulas sem álcool, fragrâncias importadas e uma exclusiva embalagem preta. 
1996 
As linhas de desodorantes (Gradual, Power e Clássico) foram substituídas pela linha REXONA 24 Horas - Proteção Intensiva. As novas embalagens apresentavam duas novidades: os aplicadores big ball e jato seco. A campanha valorizava a durabilidade da proteção com a mensagem “Você já pode chamar as 24 horas que a Terra leva para dar a volta em si mesma de efeito Rexona”
1997 
A linha de desodorantes REXONA 24 Horas ganha a variante SENSIVE, com extrato de Aloe Vera, especialmente formulada para peles sensíveis. A fórmula, elaborada especialmente para mulheres, foi indicada para o uso após a depilação das axilas. 
1998 
Lançamento da linha masculina de REXONA 24 HORAS, com as variantes Active e Extreme. A fórmula, exclusiva para homens, tinha maior poder de ação. 
2001 
A linha REXONA 24 Hrs Intensive introduziu no mercado um novo aplicador roll-on, com design anatômico e tampa diferenciada. As mudanças garantiam melhor aproveitamento do produto, secagem rápida, aplicação mais homogênea e facilidade no manuseio. 
Lançamento do REXONA 24 HORAS INTENSIVE OXYGEN, linha de desodorantes com perfume refrescante. 
2002 
A marca incorpora à sua linha de produtos o talco para os pés Efficient, também de propriedade da Unilever, que passa a ser chamado REXONA EFFICIENT. O produto não é mais comercializado. 
Lançamento do REXONA BAMBOO, cuja fórmula possuía agentes antibacterianos para combater odores, ingredientes para controlar o suor e extrato de bambu, com alto poder de absorção. 
Lançamento do REXONA for MEN COBALT, linha de desodorantes antitranspirantes para homens entre 25 e 40 anos, com vida ativa. 
2003 
Lançamento do REXONA EBONY, variante do desodorante original para mulheres de pele morena e negra, que representa uma faixa significativa de consumidoras no país. 
2004 
Ampliação da linha de desodorantes REXONA SENSIVE. Para as mulheres, SENSIVE NEUTRAL, com ingredientes para o equilíbrio da pele, e o SENSIVE CREME, versão antitranspirante. Para os homens, 24 HRS SENSIVE MEN
Lançamento na região nordeste do REXONA COMPACT: a embalagem menor e simplificada tinha como principal atrativo o preço baixo. 
Lançamento do REXONA TEENS, desodorante especificamente voltado para adolescentes. 
2005 
Os sabonetes REXONA são relançados em cinco novas versões, com embalagens de cores metalizadas. 
Lançamento de outra variante da linha feminina - REXONA CITRUS, disponível nos aplicadores aerosol e roll-on, tendo como diferencial a sensação de frescor de uma recém-saída do banho. 
A linha masculina ganha a variante REXONA MAXIMUS com fragrância cítrica mentolada e nas versões aerosol e roll-on. 
2006 
Lançamento mundial do REXONA SportFan, em edição limitada para a Copa do Mundo da Alemanha, com campanha estrelada pelo jogador Ronaldinho Gaúcho. 
Lançamento no mercado brasileiro do REXONA CRYSTAL, variante da linha feminina com fórmula composta por ingredientes translúcidos para evitar marcas ou manchas brancas em roupas escuras. O slogan “Proteção invisível para você e sua roupa” e a participação da estilista Glória Coelho na campanha de divulgação valorizaram o benefício funcional do produto. 
Relançamento das linhas de REXONA. As fragrâncias foram mantidas, mas as embalagens mudaram para distinguir melhor as duas linhas (feminina e masculina). Além disso, a fórmula de ambas ganhou o sistema Termoativo. O termo 24hs Intensive foi substituído por Active Reserve na linha feminina e Body Active na masculina. 
2007 
Lançamento nacional da nova fragrância masculina, REXONA MEN V8. A referência do nome ao modelo de motor e o slogan “Acelere sem transpirar”, tinha como público-alvo homens apaixonados por carros e velocidade. 
2008 
Lançamento da nova linha de desodorantes REXONA SKIN CARE para cuidados da pele das axilas. 
Lançamento do REXONA QUANTUM, desodorante masculino que possuía fórmula exclusiva de microcápsulas que mantinha a fragrância encapsulada e ativa de acordo com o aumento da temperatura do ambiente, garantindo melhor desempenho em situações extremas. 
Lançamento do REXONA FRAGRANCE COLLECTION, primeira linha de desodorantes femininos que unia os perfumes finos à proteção dos antitranspirantes. 
● Lançamento das inovadoras embalagens com aplicador roll-on na parte inferior dos frascos. 
2009 
Lançamento do REXONA ENERGIZING BODY SPRAY, um desodorante desenvolvido para aplicação em todo o corpo tendo como característica principal a sensação energizante para o homem que deseja se sentir recarregado durante o dia. 
Apresentação da fórmula com microcápsulas, da linha REXONA WOMEN, que permanecem na superfície da pele e são ativadas nos momentos em que o corpo precisa. 
Lançamento do REXONA NATURALS, uma linha desenvolvida para consumidoras que preferem ingredientes naturais. Produzida com a tecnologia exclusiva Bioprotection, que atua em sincronia com a resposta natural do organismo quando ele transpira, resultando em um processo natural de proteção. Além disso, sua fórmula era livre de álcool, evitando alergias, e combatia de forma eficiente a sudorese e o odor. 
Lançamento do REXONA TEENS MUSIC FAN, com as fragrâncias floral, frutada e oriental, uma linha especialmente desenvolvida para meninas que adoram música e fazem tudo para estar com seus ídolos. 
Lançamento do REXONA MEN ADVENTURE, cujo objetivo era atender aos homens que praticam esportes de aventura. O produto foi testado à temperatura de 58°C e garantia que não transpirava. 
2010 
Lançamento do REXONA CLINICAL, especialmente desenvolvido para pessoas que possuem transpiração excessiva. O desodorante protege até três vezes mais que um antitranspirante comum. Sua exclusiva fórmula TriSolid™ possui 20% de ativo antitranspirante, o máximo permitido em produtos vendidos sem prescrição médica. 
Lançamento de REXONA TEENS LOVE, que tinha efeito antitranspirante e era direcionado para adolescentes que estavam em busca de uma grande paixão e vivendo intensos dilemas amorosos. 
2011 
Relançamento do novo REXONA EFFICIENT, desodorante nos formatos aerosol e talco, desenvolvidos para mulheres e homens, deixando os pés livres de odores e bactérias por 24 horas. 
Lançamento da linha Xtracool de REXONA MEN, com o diferencial de oferecer até 48 horas de proteção. 
Novidades na linha REXONA WOMEN: a versão Extra Fresh com aromas de lima e açaí. 
2012 
Lançamento do REXONA WOMEN NATURAL PROTECTION, com sal marinho na fórmula. 
Lançamento do REXONA WOMEN Motionsense™, cujo diferencial é agir no momento em que o corpo começa a se movimentar. 
Lançamento do REXONA AQUASHIELD, um desodorante resistente à água. O produto foi criado para proteger as axilas por 48 horas, como toda a linha da marca, e mantê-las protegidas contra a transpiração mesmo após o contato com a água. 
2015 
Lançamento dos antitranspirantes comprimidos. Fruto de 10 anos de pesquisas nos laboratórios da empresa na Europa, os produtos oferecem o mesmo rendimento, benefício, eficácia e duração dos antitranspirantes em aerossol regulares, porém, em embalagem menor. Sucesso na Europa, onde foi lançada em 2013, no Reino Unido, a exclusiva tecnologia dos antitranspirantes comprimidos se tornou possível graças às mudanças no sistema de pulverização, que diminui a quantidade de gás necessária para entregar a mesma quantidade de componentes por aplicação. 
2017 
Lançamento do REXONA ERVA DOCE (fragrância aromática floral, com notas de erva-doce que contribuem com seu frescor natural) e REXONA MEN IMPACTO (uma explosão refrescante de cítricos e hortelã). 
2019 
Relançamento de toda a linha de sabonetes para oferecer limpeza profunda agora com proteção antibacteriana. Além de eliminar 99,9% das bactérias que podem gerar o mau odor e causar doenças (bactérias patogênicas), os novos sabonetes também inibem o crescimento desses microrganismos. 
2020 
Lançamento dos Sabonetes Líquidos Antibacterianos e do Gel Higienizante para as mãos, que fazem parte da campanha “Uma mão lava a Outra”, cujo objetivo é educar sobre a importância dos cuidados pessoais, especialmente em uma época de pandemia do Covid-19.


Campanhas que fizeram história 
 
Em 2006, às vésperas da Copa do Mundo na Alemanha, a marca lançou uma enorme campanha global, especialmente desenvolvida visando a paz no futebol. Criada pela agência Lowe de Londres para o REXONA/SURE SPORT, era composta por um mini-site direcionado aos torcedores de futebol, que podiam criar seus próprios personagens e concorrer a muitos prêmios.


A campanha contava ainda com um comercial, intitulado “Go Wild”, que mostrava um torcedor, com o rosto pintado nas cores de seu clube de coração, transformando-se em um macaco Mandril que saía de casa gritando, encontrava outros primatas, formando um bando para assistir ao jogo em um pub, deparando-se com outros animais que representavam torcedores de outras equipes. No final do comercial entrava o texto: “Extreme Protection. That lets you go wild”. O público-alvo do produto era o torcedor que precisava de um bom desodorante, já que iria pular, torcer e gritar por seu clube como se fosse um verdadeiro “animal”. As tomadas dos animais foram feitas no tradicional zoológico Chester, enquanto outras foram feitas em Buenos Aires na Argentina. Aproximadamente 24 especialistas trabalharam no filme durante seis meses, com uma equipe de 6 animadores durante três meses quase ininterruptos. Aproximadamente 11 animais foram filmados no Universal Studios. O resultado de tudo isso é fantástico, um comercial forte e muito divertido que pode ser assistido abaixo.


Posicionamento global 
Em 2013 REXONA lançou seu novo posicionamento global: “FAÇA:MAIS”, que convidava e inspirava os consumidores a fazerem mais, pois REXONA oferecia, por meio de seus produtos, a confiança necessária para isso. O consumidor já sabia que REXONA não ia deixá-lo na mão, portanto sentia-se seguro para ir além. A ação visava unificar a identidade da marca em todos os continentes, além de envolver e estimular os consumidores através de uma nova mensagem, um novo visual e novas aspirações. A marca ganhou uma reformulação completa de imagem, aliada às credenciais de proteção e eficácia. O novo posicionamento representou o maior investimento em uma única campanha na história da marca.


Os nomes 
Apesar da marca ser comercializada com o nome SURE no Reino Unido; DEGREE nos Estados Unidos e Canadá; REXENA no Japão e Coréia do Sul; e SHIELD na África do Sul, a identidade visual segue o padrão estético da REXONA. Mas em todos esses mercados os produtos são iguais, somente se diferenciam pelo nome.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por modificações ao longo dos tempos. Em 1969 o logotipo adotou uma nova tipografia de letra e a cor vermelha na letra R. Depois de passar por uma remodelação em 1990, no ano de 2000 REXONA apresentaria o tradicional logotipo com as letras E e N fundidas.


Em 2004 a identidade visual passou apenas por uma modernização. E finalmente em 2007 a marca apresentou o tradicional símbolo conhecido como “tick”, que passou a integrar o logotipo. Pouco depois, em 2010, o logotipo adotou um novo arranjo dos elementos (símbolo e marca), além das cores preta e prateada. O atual logotipo da marca foi adotado em 2015 e apresentou a cor azul e uma nova tipografia de letra.


Os slogans 
Rexona não te abandona. (2008) 
Rexona won’t let you down. (2008) 
Proteção pronta para o futuro. (2008, Rexona Quantum) 
Does not leave you in the pass. (2003) 
Sempre cabe mais um, quando se usa Rexona. (1969) 
Com Rexona, sempre cabe mais um. (1967) 
Rexona não te deixa na mão. Nunca. (1967) 
With Rexona you are always fresh from head to foot. (1957)


Dados corporativos 
● Origem: Austrália 
● Lançamento: 1908 
● Criador: Alice e Samuel Fuller Sheffer 
● Sede mundial: Londres, Inglaterra e Roterdã, Holanda 
● Proprietário da marca: Unilever N.V. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Alan Jope 
● Faturamento: €1.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 115 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cuidados pessoais 
● Principais produtos: Desodorantes e sabonetes 
● Concorrentes diretos: AXE, Nivea, Speed Stick, Brut, Old Spice, Gillette, Tom’s of Maine, Lux, Palmolive e Dove 
● Slogan: Rexona não te abandona. 
● Website: www.rexona.com.br 

A marca no mundo 
REXONA é a marca de desodorante mais vendida no mundo, líder absoluta em aproximadamente 50 dos 115 países onde é comercializada. Com campanhas marcantes, garotos-propaganda que já incluíram Robinho, Camila Pitanga e Neymar, REXONA se mantém como a marca mais lembrada de desodorantes do mercado brasileiro há mais de 20 anos, de acordo com a pesquisa Top of Mind. Com faturamento anual de €1.5 bilhões, na Índia e em algumas outras partes da Ásia, REXONA é mais popular como sabonete (barra ou líquido). 

Você sabia? 
Em 2018 a equipe de futebol do Manchester City anunciou uma nova parceria global com a REXONA, que passou a ser a marca de “cuidados pessoais” dos Citizens e também do New York City FC, da Major League Soccer. Além da REXONA, a Unilever utiliza a parceria para promover suas marcas Sure e Degree, os nomes comerciais do desodorante no Reino Unido e nos Estados Unidos, respectivamente. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Embalagem Marca, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem, Estadão e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 19/6/2020

Um comentário:

Anônimo disse...

No Japão a marca Rexona é Rexena, acredito que seja pela sonoridade da pronuncia em japones que seria "rekusona".

Não tenho certeza que seja este o motivo, mas seria RE=peido e KUSO=cocô em japonês.

Enfim, é melhor prevenir do que remediar né.

Wagner T M