17.7.06

UNIVERSAL STUDIOS

Quer seja através de seus filmes, seriados de televisão e parques temáticos, o UNIVERSAL STUDIOS transporta todos os telespectadores para um mundo onde o drama, a aventura, a ficção e o suspense parecem ser tornar real.
-
A história
A história de um dos estúdios mais famosos do mundo começou em 1906, quando um imigrante alemão de 39 anos chamado Carl Laemmle, inaugurou uma pequena sala de cinema na cidade de Chicago. Exigente e minucioso, ele tinha bons lucros com a sala, mas estava descontente com a qualidade das distribuidoras de filmes locais. Resolveu então montar sua própria empresa de distribuição, a Laemmle Film Service, em 1907, que logo abriu escritórios em várias cidades norte-americanas e canadenses, alcançando os líderes do setor. Dois anos mais tarde, desafiando um poderoso truste montado pelo empresário Thomas Edison, Carl entrou para o ramo da produção fundando a IMP (Independent Motion Picture Company of America), também conhecida como Independent Moving Pictures Company, produzindo seus próprios filmes e distribuindo para salas de cinemas independentes. Do estúdio situado na esquina da Rua 53 com a 11a. Avenida, em Nova York, saiu Hiawathe, uma adaptação do poema de Longfellow, e primeiro filme da IMP. O estilo agressivo e intempestuoso do pequenino Laemmle (que não media muito mais que um metro e meio) se refletia no direcionamento dado à sua empresa. A IMP não só veiculou uma ampla campanha publicitária denunciando os métodos pouco éticos do truste, como também “roubou” do estúdio Biograph estrelas importantes como Florence Lawrence (a Biograph Girl), Mary Pickford e o diretor Thomas Ince, entre outros.
-
-
E para evitar pressões e represálias do truste, mandava os principais talentos de sua empresa até Cuba, onde rodava seus filmes em sigilo. Não era à toa que a empresa fora batizada de IMP, mais que uma sigla, uma palavra que em inglês significa diabinho, criança travessa. Pioneiro na implantação do star system (que teria seu auge nas décadas seguintes), Laemmle soltou anonimamente na imprensa o boato de que sua estrela principal, Florence Lawrence, havia morrido num acidente de bonde. Só para no dia seguinte publicar nos jornais anúncios indignados garantindo que Florence estava viva, trabalhando para a IMP, e que o público aguardasse com ansiedade seu próximo sucesso. Ele também veiculou uma campanha publicitária para comunicar a contratação de Mary Pickford. O slogan era “Little Mary in an Imp now”, frase com duplo sentido que pode significar “A pequena Mary agora está na Imp” ou “A pequena Mary agora é uma diabinha”. Laemmle investia em publicidade somas jamais imaginadas até o momento, quase sempre divulgando amplamente os nomes de seus atores e atrizes, procedimento bastante incomum para a época. Em 1911, expandiu sua empresa para a costa oeste com a compra do Nestor Studio em Hollywood.
-
-
Em 1912, a cisão ocorrida nas empresas que formavam a Motion Picture Distributing and Sales Company provoca o nascimento da Mutual Films - que congregou dez destas empresas - e da Universal Film Manufacturing Company - que uniu outras sete - incluindo Imp, Bison 101, Nestor e Powers. Logo Carl Laemmle e Patrick Powers assumiram o controle da nova empresa. Em 8 de junho, usou pela primeira vez o nome UNIVERSAL, ao fundar a UNIVERSAL MOTION PICTURES COMPANIES na cidade de Nova York. A nova empresa foi formada pela IMP e outras cinco pequenas produtoras de filmes independentes. No ano seguinte, em mais uma atitude pioneira, a UNIVERSAL decide colocar o dedo na ferida de um tema polêmico, a escravidão branca, e lança Traffic of Souls. A produção custou pouco mais de US$ 5 mil e obteve um rendimento bruto em torno de meio milhão, abrindo definitivamente o caminho para a fama de um nome que persiste até hoje. Com dois estúdios operando em ambas as costas americanas, decidiu centralizar todas as suas operações, ordenando que seu gerente, Isadore Bernstein, comprasse mais propriedades na área de Los Angeles.
-
-
Em março de 1914, Bernstein comprou por US$ 165.000 uma área imensa situada exatamente no local onde o general mexicano André Pico e o coronel americano John Fremont haviam assinado o Tratado de Cahuenga, em 1846. Finalmente, em 15 de março de 1915, foram abertas oficialmente as portas do UNIVERSAL CITY, a primeira comunidade do mundo auto-suficiente na realização de seus filmes, localizado no vale de San Fernando, e totalmente equipado para filmagem de cenas interiores e exteriores. Enquanto a produção na Universal City crescia, toda uma linha de filmes mudos, incluindo faroestes, comédias e aventuras, tornava-se marca registrada da empresa. Leammle também começou a atrair visitantes para fazer um tour guiado (passeio com guia) pelos bastidores da UNIVERSAL CITY, estabelecendo assim uma grande tradição da empresa em permitir a turistas e visitantes conhecer os bastidores dos estúdios. Contudo, esse tour foi temporariamente suspenso no final da década de 20, época em que os filmes falados ditavam as regras, de modo que os produtores começaram a se preocupar demais com o silêncio nos sets de gravação. Os filmes de maior sucesso do estúdio nessa época foram: The Hunchback of Notre Dame - 1923 - (O Corcunda de Notre Dame), The Phanton of the Opera - 1925 - (O fantasma da Ópera), ambos estrelados por Lon Channey e All Quiet; e On The Western Front – 1930 – (Sem Novidades no Front), que venceu o Oscar de melhor fotografia em 1930. No começo da década seguinte, ganhou destaque com a produção de westerns (faroeste) e com o êxito dos filmes de terror como Drácula, The Mummy (A Múmia), Frankstein e Bride of Frankstein (A noiva de Frankstein), protagonizados por Boris Karloff e Bela Lugosi.
-
-
No entanto, entrou em crise em meados da década, em 1936, e precisou de um empréstimo altíssimo para a produção de “Magnólia” (Show Boat). O filme foi um sucesso, mas decretou o fim da era Carl Laemmle, que se retirou da indústria do cinema e vendeu o UNIVERSAL STUDIOS para a Standard Capital Company. Nos anos subseqüentes o estúdio lançou filmes como musicais protagonizados pela cantora Deanna Durbin e a comédia protagonizada por Abbott & Costello. Quando, em 1946, o UNIVERSAL se fundiu com a International Pictures, Leo Spitz e William Goetz assumiram a direção de produção da empresa, conhecida agora como Universal-International. Foi assim que Hamlet, produzido pela empresa em sociedade com J. Arthur Rank acabou ganhando o prêmio da academia de Melhor Filme em 1947. O ano de 1952 trouxe outra aquisição para a UNIVERSAL: a Decca Records. Sob a liderança de Milt Rackmil, então presidente da Decca e da UNIVERSAL, e Edward Muhl, produtor principal, alguns dos maiores lançamentos dessa época foram Confidências à Meia-Noite, Anáguas a Bordo, O Sol é para Todos, Música e Lágrimas e Spartacus. Em 1962, a empresa foi adquirida pela MCA (The Music Corporation of America, fundada em Chicago no ano de 1924 por Jules Stein), que investiu em filmes de qualidade, dirigidos e estrelados por grandes nomes, mas que não garantiram a longevidade da era cinematográfica do estúdio. Nesta década, a MCA/Universal diversificou seus interesses, atuando nas áreas de cinema, televisão, música e recreação. E não demoraria muito para que a Universal Studios Tour fosse ressuscitada, em 1964, acabando por se tornar uma pioneira no entretenimento local durante os anos 70 e 80.
-
-
Algumas das atrações mais notáveis na área cinematográfica da UNIVERSAL foram de Steven Spielberg, com destaque para Tubarão (JAWS) em 1975 e E.T. – O Extraterrestre em 1982. Outros filmes de destaque desta década foram: Conan - O Bárbaro (1982), De Volta para o Futuro (1985) e Jurassic Park (1993). No começo da década de 90, em 1991, a empresa japonesa Matsushita Electrical Industrial adquiriu a MCA. Durante os próximos três anos, filmes como A lista de Schindler (1993) e The Flinstones (1994), fizeram muito sucesso. Em junho de 1995, a Seagram Company Ltda entrou, por sua vez, como sócia majoritária da MCA-Matsushita, mudando o nome da empresa, no ano seguinte, para UNIVERSAL STUDIOS. Sob novo comando, o estúdio continuou a expansão dos seus negócios por todo o mercado mundial. Em 1998, a combinação estratégica da televisão internacional da UNIVERSAL com as operações da USA Networks resultou na USA Networks Incorporation. Dona de 45% dessa nova entidade, a UNIVERSAL foi responsável por uma política de desenvolvimento á longo prazo. E mais tarde naquele ano, a aquisição da PolyGram elevou o grupo Universal Music ao status de maior companhia do mundo no ramo musical.
-
-
Em 12 de maio de 2004, a NBC e a Vivendi Universal Entertainment (VUE), resultado da fusão da UNIVERSAL com a empresa francesa da Vivendia em 2000, anunciaram a criação da NBC Universal, uma empresa global de mídia e entretenimento.
-
-
Os sucessos de bilheteria
Ao longo de quase um século o UNIVERSAL STUDIOS produziu centenas de filmes que estouraram nas bilheterias do mundo todo, possuindo um acervo de 4.000 títulos. Os principais “Blockbusters” do estúdio foram:
1923
The Hunchback of Notre Dame (O Corcunda de Notre Dame)
1925
The Phantom of the Opera (O Fantasma da Ópera)
1928
Melody of Love (Melodias de amor) – Primeiro filme totalmente falado do estúdio
1929
Broadway – Primeiro filme falado com seqüencias coloridas
1930
King of Jazz (Rei do Jazz) – Primeiro filme falado totalmente colorido do estúdio
1931
Frankenstein
Dracula
1932
The Mummy (A Múmia)
1933
The Invisible Man (O Homem Invisível)
1935
Bride of Frankenstein (A Noiva de Frankenstein)
1936
Flash Gordon
1940
Black Friday (Sexta-Feira Negra)
1960
Psycho (Psicose)
Spartacus
1970
Airport (Aeroporto)
1974
Earthquake (Terremoto)
Airport 1975 (Aeroporto 1975)
1975
Jaws (Tubarão)
1977
Airport 77’ (Aeroporto 77)
1978
Jaws 2 (Tubarão 2)
1980
Xanadu
The Blues Brothers
1982
Conan the Barbarian (Conan, O Bárbaro)
E.T. the Extra-Terrestrial (E.T. - O Extra-Terrestre) - Em co-produção com Amblin Entertainment
1983
Bad Boys
Scarface
Psycho II (Psicose 2)
1985
Back to the Future (De Volta Para o Futuro) - Em co-produção com Amblin Entertainment
1986
Psycho III (Tubarão 3)
1988
The Last Temptation of Christ (A Última Tentação de Cristo)
1989
K-9
Field of Dreams (Campo dos Sonhos)
Back to the Future Part II (D Volta Para o Futuro Parte 2) - Em co-produção com Amblin Entertainment
1990
Back to the Future Part III (D Volta Para o Futuro Parte 3) - Em co-produção com Amblin Entertainment
Psycho IV: The Beginning (Psicose IV: O Começo)
Jetsons: The Movie - Em co-produção com Hanna-Barbera Productions
Fried Green Tomatoes (Tomates Verdes Fritos)
1992
Lorenzo's Oil (Óleo de Lorenzo)
Beethoven - Em co-produção com Northern Lights
Scent of a Women (Perfume de Mulher)
1993
Beethoven's 2nd
Jurassic Park – Em co-produção com Amblin Entertainment
Schindler's List (A Lista de Schindler) - Em co-produção com Amblin Entertainment
1994
The Flintstones - Em co-produção com Amblin Entertainment e Hanna-Barbera Productions
1995
Apollo 13 - Em co-produção com Imagine Entertainment
Twelve Monkeys (Os Doze Macacos)
1996
Twister (Tornado) - Em co-produção com Warner Bros. e Amblin Entertainment
The Nutty Professor (O Professor Aloprado) - Em co-produção com Imagine Entertainment
Flipper
1997
The Jackal (O Chacal)
The Lost World: Jurassic Park - Em co-produção com Amblin Entertainment
1999
The Mummy (A Múmia) - Em co-produção com Alphaville
American Pie
The Addams Family's Hoildays - Em co-produção com Amblin Entertainment
2000
Gladiator (Gladiador) - Em co-produção com Dreamworks Pictures
Nutty Professor II: The Klumps (O Professor Aloprado 2) - Em co-produção com Imagine Entertainment
The Flintstones in Viva Rock Vegas - Em co-produção com Amblin Entertainment e Hanna-Barbera Productions
Erin Brockovich - Em co-produção com Columbia Pictures
Meet The Parents (Entrando Numa Fria)
2001
Hannibal - Em co-produção com MGM e Dino De Laurentiis
The Mummy Returns (O Retorno da Múmia) - Em co-produção com Alphaville
The Musketeer (Os Três Mosqueteiros)
The Fast and the Furious (Velozes e Furiosos)
American Pie 2
Bridget Jones's Diary (O Diário de Bridgey Hones) - Em co-produção com Miramax Films, Studio Canal e Working Title Films
Jurassic Park III - Em co-produção com Amblin Entertainment
The Bourne Identity (A Identidade Bourne)
2003
2 Fast 2 Furious (Mais Velozes Mais Furiosos)
Hulk - Em co-produção com Marvel Studios e Good Machine
2004
Along Came Polly (Quem Vai Ficar com Polly)
The Bourne Supremacy (A Supremacia Bourne)
Bridget Jones: The Edge of Reason (Bridget Jones: No Limite da Razão) - Em co-produção com Miramax Films
Meet the Fockers - Em co-produção com Dreamworks Pictures
Van Helsing - Em co-produção com Alphaville
2005
The Interpreter (O Intérpetre)
King Kong
Munich (Munique) - Em co-produção com Dreamworks Pictures, Amblin Entertainment e Alliance Atlantis Communications
2006
The Fast and the Furious: Tokyo Drift (Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio)
Miami Vice
2007
Alpha Dog
Mr. Bean's Holiday (A Férias de Mr. Bean) - Em co-produção com Studio Canal e Working Title Films
The Bourne Ultimatum (O Ultimato Bourne)
2008
Mamma Mia! - Em co-produção com Playtone
The Mummy: Tomb of the Dragon Emperor
Hellboy II: The Golden Army
The Incredible Hulk (O Incrível Hulk)
2009
Coraline
Public Enemies
Inglourious Basterds (Bastardo Inglórios)
2010
The Wolfman (O Lobisomen)
Repo Men (Os Coletores)
Robun Hood
-
-
O UNIVERSAL STUDIOS também é responsável por seriados de sucesso como House, Heroes, Wiil & Grace, Magnum, Columbo, Miami Vice, The Office, Low & Order e Monk.
-
-
Os parques
UNIVERSAL STUDIOS HOLLYWOOD
Criado em 1915, ocupa uma área de cerca de 1.7 milhões de m². O complexo (chamado também de Universal City) divide-se em três áreas: Upper Lot (onde existem dezenas de espetáculos e atrações, como Waterworld, Shrek 3d, Terminator 2:3d, The Adventures of Curious George, The Simpsons Ride etc.), Lower Lot (onde, atualmente, existem as atrações, Jurassic Park e Revenge of the Mummy, além de dois shows que revelam os segredos das produções) e os lotes de estúdios (local por onde passa o “Universal Studio Tour”, que visita inúmeros sets de filmagem). Esse tour, de 45 minutos, passa por dezenas de sets de filmagens, alguns que ainda estão em uso e outros históricos, que são mantidos intocados por causa do próprio tour. Além disso, do lado de fora do parque tem um complexo com várias salas de cinema, dezenas de lojas, muitos restaurantes e outros pontos de diversão, chamado Universal City Walk. Somente em 2008 o parque recebeu 4.308.000 de visitantes.
-
-
UNIVERSAL STUDIOS ORLANDO RESORT
O complexo de parques de diversões localizado na cidade de Orlando, Flórida, é formado por dois parques temáticos, o UNIVERSAL STUDIOS FLORIDA e o ISLAND OF ADVENTURE, um espaço de restaurantes, lojas e entretenimento noturno chamado UNIVERSAL CITY WALK, além de três hotéis. O primeiro parque (UNIVERSAL STUDIOS FLORIDA), foi inaugurado em 1990, seguido pelo segundo parque (ISLANDS OF ADVENTURE) e o UNIVERSAL CITY WALK, ambos inaugurados em 1999. Os únicos três hotéis do complexo foram inaugurados em 2000 (PORTOFINO BAY), 2001 (HARD ROCK HOTEL) e 2002 (ROYAL PACIFIC RESORT). O que era um só um parque de diversões, passou a ser um resort turístico, maior que o parque pioneiro da empresa, o Universal Studios Hollywood na Califórnia, tornando-se logo mais popular, recebendo, em 2009, 10.1 milhões de visitantes. A partir de 2007, o UNIVERSAL STUDIOS começou a considerar o parque aquático Wet’n Wild, adquirido pelo grupo em 1998, como parte do complexo, apesar de estar localizado em uma área anexa.
-
-
UNIVERSAL STUDIOS FLORIDA
Inaugurado, oficialmente no dia 7 de junho de 1990, suas atrações apresentam o que há de mais avançado em matéria de tecnologia, buscando sempre envolver os seus visitantes utilizando-se de temas inspirados nos mais famosos filmes de Hollywood e shows de televisão. Na verdade o UNIVERSAL STUDIOS é muito mais que um parque temático, pois, segundo a idéia que originou a sua concepção, as dependências do parque são utilizadas para a gravação de comerciais, séries de televisão e filmes. Para alcançar o seu objetivo a UNIVERSAL conta até mesmo com o auxílio do consagrado diretor Steven Spielberg como seu consultor criativo. A primeira área que o visitante tem acesso é o Front Lot, que não possui nenhuma atração ou show, porém é o local onde estão localizados os dois principais símbolos do UNIVERSAL STUDIOS: o globo da Universal e o portão principal dando ao visitante a primeira sensação de estar entrando em um estúdio de cinema. Somente em 2009 o parque recebeu 5.53 milhões de visitantes.
-
-
O parque é dividido em 6 áreas temáticas:
Production Central
Área temática, também considerada como entrada do parque, que representa um estúdio de cinema com uma arquitetura muito interessante, além de aparições de personagens como Fiona, Shrek, Bob Esponja, Jetsons e Flintstones. A área é onde Hollywood e Orlando se encontram, e onde o negócio de rodar filmes se une à emoção de participar deles. Nesta área está localizado o Universal Studios Classic Monsters' Cafe (pizzas, massas e saladas) e o Bone Chillers (excelentes drinques), além de lojas como a Universal Studios Store (uma enorme loja com lembranças do parque e suas atrações), Studio Sweets (doces deliciosos como bolos e tortas, além de guloseimas como balas, pirulitos, biscoitos e caramelos), It's a Wrap! (lembranças e presentes), Nick Stuff (larga seleção de brinquedos, jogos e acessórios dos personagens Bob Esponja, Jimmy Neutron e Dora the Explorer), On Location (produtos sobre Hollywood) e Shrek's Ye Olde Souvenir Shoppe (roupas, acessórios e brinquedos do personagem Shrek e sua turma). As atrações contidas nessa área são:
Shrek 4-D (inaugurado em junho de 2003): Atração em 4D que mistura um filme de animação em 3D com efeitos especiais espetaculares, transportando os visitantes para dentro de uma aventura com todos os personagens do filme Shrek. A narração da animação é feita pelos astros de Hollywood como Mike Myers, Eddie Murphy, Cameron Diaz e John Lithgow.
-
-
Jimmy Neutron’s Nicktoon Blast (inaugurado em abril de 2003): Atração, localizada no teatro que anteriormente hospedava o simulador com os personagens de “Hanna Barbera”, que se trata de um simulador onde os visitantes participam de uma aventura baseada nos desenhos de “Jimmy Neutron” (Canal Nickelodeon). Na saída da atração localiza-se uma área com várias atrações interativas, sendo possível encontrar alguns personagens como Bob Esponja e Boy Genius (o menino gênio).
Hollywood
Área temática onde o brilho e o esplendor da capital mundial do cinema foram recriados. A mágica de Hollywood pode ser reconhecida por seus conhecidos edifícios e pelas calçadas cobertas de estrelas, retratando cenários de ruas famosas como Rodeo Drive, Hollywood Boulevard e Sunset Boulevard. Nesta área estão localizados alguns restaurantes como Cafe La Bamba (aberto sazonalmente, com cardápio variado como frango frito, hambúrgueres, sanduíches e bebidas), Schwab's Pharmacy (sundaes, milkshakes, Banana Splits e sanduíches), Beverly Hills Boulangerie (oferece café da manhã, sanduíches e bebidas) e Mel's Drive In (uma maravilhosa lanchonete, inspirada no clássico “American Graffiti”, que serve saladas, hambúrgueres, milkshakes e batata-frita), além das lojas Cyber Image (artigos da atração Terminator 2 e outros filmes famosos) e Silver Screen Collectibles (enorme variedade de itens como fotos, livros e acessórios de astros de Hollywood como Betty Boop e Lucy). A área contém três atrações principais:
Lucy, a Tribute (inaugurado em 1990): Lucille Ball foi uma das mais queridas comediantes dos Estados Unidos, razão pela qual o UNIVERSAL decidiu homenageá-la nesta viagem nostálgica sobre sua vida e sua carreira. Nesta atração o visitante assistirá trechos dos episódios da famosa série de televisão "I Love Lucy", verá alguns "scripts" originais (texto de diálogos do seu programa), prêmios recebidos pela atriz, e muito mais. É também possível adquirir alguns souvenires da atração.
Terminator 2: 3-D, Battle Across Time (inaugurado em 1996): Filme em 3D, incluindo bonecos animatrônicos, atores e efeitos especiais impressionantes que conduzem os visitantes para dentro de uma seqüência do famoso filme de James Cameron. Inclusive os atores principais do filme foram contratados para participarem do filme exibido nesta atração (Arnold Schwarzenegger e Linda Hamilton). A experiência já começa numa ante-sala do teatro principal onde é apresentado um vídeo sobre os produtos de uma empresa denominada "Cyberdyne Systems". A apresentação é bruscamente interrompida por uma atriz (ao vivo) que interpreta o papel de Linda Hamilton no filme e que informa ao público sobre a necessidade da empresa ser destruída imediatamente, pois a humanidade corre um grande perigo. Assim, após essa introdução, o visitante é conduzido a um enorme teatro, já munido dos óculos 3D, onde é assistido ao filme. Durante a exibição atores ao vivo parecem saltar da tela do teatro, além de incríveis robôs animatrônicos.
The Universal Horror Make-up Show (inaugurado em 1990): Atração na qual os visitantes aprendem um pouco sobre os truques de maquiagem e efeitos visuais utilizados nos filmes de terror, com demonstrações ao vivo, sempre com muito humor.
New York
Todas as ruas desta área temática representam cenários importantes da Big Apple, seja pela fachada da biblioteca pública de Nova Iorque, seja pelos arranha-céus de fundo, uma ruela da década de 20 até os parques urbanos e as modernas residências de Manhattan. As opções para alimentação nesta área incluem Finnegan's Bar and Grill (restaurante que serve pratos incorporados na culinária americana, mas que possui suas origens na cozinha irlandesa), Louie's Italian Restaurant (restaurante que serve pizzas, várias opções de massas, sobremesas deliciosas e bebidas), Starbucks (café) e Ben & Jerry's (sorveteria com sabores prá lá de divertidos e delicioso). O local conta ainda com algumas opções de compras como as lojas Aftermath (lembranças e presentes relacionados a atração e ao filme Twister) e Sahara Trader (brinquedos e lembranças da atração Revenge of the Mummy, além de objetos de decoração, roupas e jóias do Egito). As atrações desta aérea são:
Revenge of the Mummy - The Ride (inaugurado em maio de 2004): Hospedada no prédio que anteriormente abrigava a atração “The Kongfrontation”, é baseada no famoso filme “A Múmia” e sua seqüência intitulada “O Retorno da Múmia”. Trata-se de uma montanha-russa no escuro, muito sofisticada e veloz com curvas radicais, andando tanto de frente como de ré, onde o visitante é conduzido a uma aventura no antigo Egito. Os efeitos visuais são impressionantes, bonecos animatrônicos, autênticas catacumbas egípcias, dentre eles a própria Múmia com movimentos extremamente realísticos, fogo e muito mais.
The Blue Brothers (inaugurado em 1991): Show apresentado por atores/músicos que interpretam os personagens Jack e Elwood do filme “The Blues Brothers”, em uma autêntica réplica da rua Delancey Street em Nova York. Durante o show os atores, que também interagem com o público, cantam e tocam saxofone, além de fazerem algumas coreografias. O espetáculo é apresentado em um pequeno palco localizado próximo da atração “The Revenge of Mummy”.
Twister – Ride it Out (inaugurado em 1998): Atração impressionante que leva os visitantes para dentro do filme de mesmo nome estrelado por Bill Paxton e Helen Hunt. O pré-show da atração é um espetáculo a parte, enquanto o visitante aguarda o começo da atração assiste a vários vídeos sobre tornados. Posteriormente o visitante ingressará em uma área ricamente decorada, que se assemelha a uma moradia antiga, e finalmente será conduzido até um teatro onde experimentará os terríveis efeitos causados por um tornado. Como não poderia deixar o visitante verá um tornado formando-se dentro do teatro na frente dos seus olhos.
-
-
San Francisco/Amity
Área temática subdividida em 2 outras regiões bastante distintas. Uma delas com um cenário que lembra, como o próprio nome já diz, a cidade de São Francisco (principalmente o pitoresco Fisherman's Wharf) e outra que imita um vilarejo costeiro da Nova Inglaterra chamado Amity. A área oferece algumas opções de alimentação como Richter's Burgers (oferece hambúrgueres, sanduíches e bebidas), Lombard's Seafood Grille (restaurante que serve frutos do mar, carnes, massas e sanduíches) e Midway Grill (que serve os famosos cachorros-quente da tradicional rede nova-iorquina Nathan’s Famous), além das lojas San Francisco Candy Factory (bolos, tortas de maçã, biscoitos, balas e pirulitos), Oakley (tradicional marca de óculos e acessórios), Quint's Surf Shack (completa linha de roupas e acessórios para praia e surf) e Disaster! Studios Gifts (artigos da atração Disaster). Nesta área estão localizadas as atrações:
Disaster! (inaugurado em janeiro de 2008): Nova atração, inaugurada em substituição a antiga denominada Earthquake, que apresenta a tecnologia Musion, utilizada para projeção de vídeo de alta definição que transforma imagens bidimensionais em imagens tridimensionais reais. Os visitantes são conduzidos a uma sala, denominada “Disaster Studios”, onde o diretor Frank Kincaid irá interagir com o público convidando-os a fazerem parte do seu novo filme. A cena do metrô - já existente na atração antiga, foi mantida e depois de 15 minutos, os visitantes poderão, finalmente, ver o fruto do seu trabalho através de um trailer cinematográfico. A atração recria a sensação e o poder de destruição de um terremoto de 8.3 na escala Richter.
Fear Factor Live (inaugurado em 2005): Espetáculo, baseado no programa de escatologias exibido pela televisão americana NBC, um verdadeiro sucesso nos Estados Unidos, onde seis pessoas, previamente selecionadas pelo elenco da atração dentro os visitantes participam de uma competição, realizada em um teatro coberto, que consiste em três desafios. Os participantes durante a competição serão colocados em contato com animais como aranhas, baratas, escorpiões, além de comer insetos e minhocas, entre outros desafios.
-
-
Jaws (inaugurado em 1990): Clássica atração do parque, baseada no filme “Tubarão” de Steven Spielberg, onde os visitantes são convidados a subirem a bordo de um barco (chamado Captain Jake's Amity Boat) que irá conduzi-los a um passeio pelas águas aonde se esconde o personagem principal da atração. Durante os cinco minutos deste passeio os visitantes irão levar vários sustos, nunca sabendo de onde o grande tubarão branco poderá aparecer. Os efeitos especiais utilizados são sensacionais, inúmeras explosões, tiros e principalmente muito suspense. O desempenho dos funcionários que conduzem os barcos também precisa ser enaltecido, passando para o público ainda mais emoção.
Beetlejuice’s Rock ‘n’ Roll Groveyard (inaugurado em 1992): Espetáculo ao vivo - realizado em um enorme anfiteatro ao ar livre - encenado por atores que interpretam personagens como Dracula, Frankenstein, Wolfman (Lobisomem), dentre outros populares protagonistas de filmes de terror. O musical é repleto de dança, música, belas coreografias, efeitos especiais e pirotécnicos.
World Expo
Esta área foi desenhada pelos projetistas do UNIVERSAL para assemelhar-se a uma exposição internacional, mesclando ares futurísticos com retro. Aqui o visitante vai encontrar o Instituto de tecnologia do futuro do Doc Brown, além da Feira Mundial de 1964 “The Universe and You”, que pode não ser o que parece. A área abriga o restaurante International Food and Film Festival (serve pratos variados da cozinha americana, italiana e asiática, além de sobremesas e bebidas), e a loja MIB Gear (acessórios e lembranças do filme MEN IN BLACK), além das sensacionais atrações:
Men in BlacK Allien Attack (inaugurado em 2000): Nesta atração os visitantes são convidados a fazerem parte de uma aventura interativa na qual deverão exterminar alienígenas. Baseada no filme de mesmo nome, o Agent J (Will Smith) irá convidar o visitante a recrutar-se no MIB (Men in Black), e depois conduzido por um veículo altamente sofisticado equipado com pistolas lasers, que deverão ser utilizadas para acertar terroristas alienígenas que pretendem dominar a cidade de Nova Iorque.
The Simpsons Ride (inaugurado em 15 de maio de 2008): Simulador que substituiu a clássica atração Back To The Future (De Volta Para o Futuro), cujo tema - como o próprio nome já diz - é o famoso desenho animado Os Simpsons. A história da atração baseia-se numa visita dos Simpsons ao parque Krustyland. Logo durante o pré-show da atração - nota-se tratar-se de um parque muito mal elaborado de propriedade do famoso Krusty - o palhaço. O veículo/simulador, com capacidade para até 8 pessoas, irá conduzir o visitante ao longo das mais variadas e emocionantes situações. No trajeto do novo brinquedo, as pessoas vêem os criadores da série, personagens de Os Simpsons e alguns cenários por onde a família amarela se aventura, como o bar do Moe. Ao todo, 24 personagens de Springfield, rapidamente reconhecidos pelas vozes feitas pelos atores originais, estão na atração incluindo: Homer, Marge, Bart, Lisa and Maggie Simpson, Krusty the Clown, Grampa Abe Simpson, Patty and Selma Bouvier, Itchy, Sideshow Bob, Squeaky Voiced Teen, Groundskeeper Willie, Hans Moleman, Barney Gumble, Ralph Wiggum, Chief Wiggum, Apu Nahasapeemapetilon, Professor Frink, Lou, Moe Szyslak, Cletus, Snake e Kodos. Kwik-e-mart, a loja de conveniência de Springfield, de propriedade de Apu Nahasapeemapetilon, também foi levada para o parque e funciona ao lado da saída da atração. O visitante também poderá se deliciar com os Squishees originais da série, nos sabores: Blue Raspberry Confusion, Red Cherry Explosion e Coca-Cola.
-
-
Em 14 de julho, dois meses depois de ter sido inaugurado, o parque divulgou que mais de um milhão de pessoas já passaram pelo novo brinquedo. Com isto, a atração foi a mais rápida a atingir tal número e marca um recorde histórico no parque.
-
-
Woody Woodpeckers KidZone
Nesta área, totalmente voltada para o público infantil, crianças com idade inferior a 12 anos encontram diversas atrações ideais para passar horas divertidas, sempre ao comando do personagem Pica-Pau, mascote do UNIVERSAL STUDIOS e muitos outros personagens. A área oferece poucas opções de alimentação como a Kidzone Pizza Company (pizzas, frango frito e outras deliciosas guloseimas), e lojas como The Barney Store (inúmeros itens relacionados ao personagem Barney), E.T.'s Toy Closet (itens colecionáveis e brinquedos do filme E.T.) e Cartoon Store (bichos de pelúcia, brinquedos e acessórios). As atrações contidas nesta área são:
A Day in the park with Barney (inaugurado em 1995): Atração infantil composta por um show interativo onde as crianças poderão ver o famoso dinossauro Barney ao vivo, cantando suas melodias de maior sucesso.
Animal Actors On Location! (inaugurado em 20066): Atração onde os visitantes assistem a um espetáculo, realizado em um teatro ao ar livre, onde os atores são animais adestrados que irão executar (ao vivo) inúmeros truques utilizados nos filmes de Hollywood, interagindo ainda com a platéia.
Curious George Goes to Town (inaugurado em 1998): Playground infantil com os canhões d'água, fontes, e muito mais, onde as crianças sairão encharcadas.
-
-
E.T. Adventure (inaugurado em 1990): Atração baseada no famoso filme de Steven Spielberg do inesquecível personagem E.T. Em um corredor que dá acesso a atração, o visitante irá informar seu nome a um funcionário, e depois será conduzido a parte interna, onde passará por um cenário do filme - uma floresta ricamente decorada. Depois o visitante sobe em um carrinho, que recria uma bicicleta (incluindo o E.T. na cestinha frontal), que irá conduzi-lo pelo interior da atração, passando por inúmeras cenas do filme - os cenários são muito bem produzidos e contam com bonecos animatrônicos. A surpresa fica por conta do final: quando o visitante já estiver próximo da área de desembarque ouvirá E.T. despedindo-se pronunciando o seu nome (fato que justifica o motivo pelo qual o visitante deve informar seu nome no início da atração). Apesar de não ser uma atração nova, é talvez uma das atrações mais requisitadas do parque, um verdadeiro clássico.
Fievel’s Playland (inaugurado em 1991): Playground infantil com brinquedos baseados nos desenhos do famoso ratinho “Fievel”.
Woody Woodpeckers Nuthouse Coaster (inaugurado em 1999): Pequena montanha-russa infantil, cujo percurso dura apenas 90 segundos, tendo como tema o famoso personagem de desenhos animados PICA-PAU.
StarToons: 80’s Rewind (inaugurado em 2000): Show ao vivo com os clássicos personagens dos desenhos animados do UNIVERSAL da década de 80. Esta é a terceira versão do show que estréia no parque.
-
-
ISLANDS of ADVENTURE
O parque, que soube dosar na medida certa a utilização da moderna tecnologia aliada a arte de contar histórias, foi inaugurado no dia 28 de maio de 1999, construído numa área de 110 acres e divide-se em 6 ilhas temáticas, ao custo de US$ 2.6 bilhões. Os visitantes começam a sua viagem ao parque no Port of Entry, situado ao redor de uma grande lagoa, onde estão localizados vários restaurantes como o Confisco Grille (onde o visitante pode tomar um café da manhã na companhia dos personagens como Spider-Man e The Cat in the Hat; além de oferecer saladas, hambúrgueres, sanduíches, bem como um cardápio especial “low-carb”, com poucos carboidratos), o Croissant Moon Bakery (doces, sobremesas, sanduíches e café) e o Cinnabon (famosa rede que oferece doces e bebidas), além de inúmeras lojas como Islands of Adventure Trading Company (roupas das várias atrações do parque, acessórios, brinquedos e presentes em geral), Ocean Trader Market (loja muito bem decorada que comercializa mercadorias de vários lugares do mundo), De Foto's Expedition Photography (pequena loja que oferece filmes fotográficos, câmeras e acessórios), Port of Entry Christmas Shoppe (loja que comercializa objetos de decoração de Natal), Port Provisions (camisetas do parque, bonés e souvenires) e Market and Export Candy Shoppe (guloseimas como doces, chocolates e balas). Uma nova “ilha” temática foi anunciada em maio de 2007, com o tema dos populares filmes e livros do Harry Potter. A sua abretura está prevista para 2010. Somente em 2009 o parque recebeu 4.627.000 de visitantes.
-
-
Marvel Super Hero Island
Área temática, totalmente inspirada e dedicada aos famosos super-heróis dos quadrinhos da MARVEL como Homem-Aranha, Hulk, Capitão América, Volverine e muitos outros. O visitante ingressa em uma reluzente cidade do mundo dos quadrinhos onde os maiores super heróis do mundo se atracam com os super vilões mais diabólicos do mundo na batalha final entre o bem e o mal. Esta área oferece algumas opções de alimentação como o Cafe 4 (pizzas, massas, lasanha, sanduíches, saladas, sobremesas, refrigerantes, vinhos e café) e o Captain America's Diner (hambúrgueres, cheeseburgueres, sanduíches e Milkshakes), além das lojas Spider-Man Shop (enorme variedade de produtos relacionados ao personagem), Marvel Alterniverse Store (roupas, acessórios, chaveiros, souvenires e muito mais), Comic Book Shop (Artigos colecionáveis, livros e revistas de bolso da MARVEL), Oakley (óculos escuros e acessórios), e Kingpin’s Arcade (diversões eletrônicas). A área aloja algumas das mais radicais e fantásticas atrações do parque como:
Doctor Doom’s Fearfall (inaugurado em 1999): Uma enorme torre, construída pelo vilão “Doctor Doom”, na qual o visitante irá despencar de uma altura de 60 metros com os braços e pernas livres.
Storm Force Accelatron (inaugurado em 2000): Aventura relacionada aos super-heróis de desenhos animados, onde Storm (Tempestade) deve derrotar seu arqui-rival Magneto, que está influenciando o movimento das xícaras giratórias de alta velocidade.
The Amazing Adventures of Spider-Man (inaugurado em 1999): Simulador de última geração que conduz o visitante para dentro de uma aventura cujo personagem é o próprio Homem-Aranha. Graças aos efeitos 3D da atração o visitante terá a nítida impressão que os vilões saltam da tela em sua direção. O carrinho utilizado no simulador é bastante sofisticado e sacode bastante transferindo para os visitantes a sensação de que estão interagindo com os personagens. A missão é auxiliar “Peter Parker” ("Homem-Aranha") a conter os vilões que tentam roubar a Estátua da Liberdade.
-
-
The Incredible Hulk Coaster (inaugurado em 1999): Diferente das montanhas russas tradicionais, a montanha russa do Incrível Hulk começa em alta velocidade. O carrinho está dentro de um túnel, que é um canhão de raios gama (aqueles que contaminaram o Dr. Bruc e Banner e o fizeram se transformar no Hulk). Após uma leve parada o visitante é lançado com a força de um avião de caça: de 0 a 65Km/h em 2 segundos. Isso é apenas o começo, a montanha russa dura mais de 2 minutos (o dobro da média) e o visitante vira de ponta cabeça, entre loopings e parafusos, 7 vezes (a montanha russa que tem mais inversões no mundo possui 8). Sua enorme estrutura verde pode ser vista de qualquer ponto do parque.
Marvel Character Patrol: Durante o dia, vários personagens de destaque da Marvel Comics como os X-Men, Dr. Doom e o Homem-Aranha, aparecem para uma sessão de fotos e autógrafos.
-

Toon Lagoon
A área, preferida pelas crianças em virtude dos inúmeros personagens de desenhos animado (aproximadamente 150 personagens diferentes, como Popeye, Hagar e Recruta Zero), é dividida em 3 regiões distintas: Comic Strip Lane (grande variedade de restaurantes e lojas), onde estão localizados os restaurantes Comic Strip Cafe (comida mexicana, chinesa, americana e italiana), Blondie’s (deliciosos sanduíches, especialmente o famoso Dagwood, saladas, sobremesas e bebidas), Wimpy's (aberto apenas sazonalmente, serve hambúrgueres, cheesebúrgueres, cachorros-quentes, saladas, sobremesas e bebida) e Cathy’s Ice Cream (sorvetes Ben and Jerry’s), além das lojas Gasoline Alley (enorme variedade de jogos), Betty Boop Store (lojas com enorme variedade de produtos relacionados a personagem) e Toon Extra (roupas, acessórios, presentes e souvenires); Sweet Haven (réplica de uma cidade portuária que serve de lar para o marinheiro Popeye e seus amigos); e Wacky World of Jay Ward. As atrações localizadas nesta área são:
Dudley Do-Right’s Ripsaw Falls: Atração inspirada nos desenhos de “Rocky and Bullwinkle” (“Alceu e Dentinho”) e “Dudley Do-Right” (o policial canadense, Dudley Certinho, dos desenhos da “Polícia Desmontada”) onde o visitante faz um passeio a bordo de um barquinho, passando por vários cenários dos desenhos animados, que termina em uma grande queda na água com 22 metros de altura e uma inclinação entre 45 e 50 graus.
King’s Row and Comic Strip Lane: Rua principal de Toon Lagoon onde é realizado um show ao vivo com os personagens mais famosos dos desenhos animados unindo muita música, dança e diversão. Paralelo à apresentação, acontece o Toon Troley, onde os personagens que participam do espetáculo posam para fotos e distribuem autógrafos.
Me Ship, The Olive: Playground interativo com três andares, onde crianças se divertem em uma réplica do barco do marinheiro Popeye. Nesta área também estão localizados canhões de água que permitem molhar os visitantes que passam nos botes da atração “Popeye & Bluto's Bilge-Rat Barges”.
Popeye & Bluto's Bilge Rat Barges: Uma fantástica atração onde os visitantes embarcam em uma imensa bóia com capacidade para 12 pessoas que segue por algumas corredeiras com trechos turbulentos e outros sinuosos, com a missão de auxiliar Popeye a salvar sua amada Olívia das garras de Brutus. Ao longo da atração estão distribuídos inúmeros canhões d'água que servem para que os visitantes que estão em terra acertem aqueles que estão nos barcos.
-
-
Jurassic Park
Área temática onde todas as atrações são voltadas ao famoso filme Parque dos Dinossauros do diretor Steven Spielberg, proporcionando ao visitante uma viagem fantástica ao passado primitivo da Terra, onde os dinossauros foram assustadoramente recriados. Nesta área existem vários restaurantes como o The Burgers Digs (hambúrgueres, sanduíches de frango, bebidas e cervejas), Thunder Falls Terrace (restaurante com serviço de Buffett incluindo pratos como costela, wraps, frango e salada), Pizza Predattoria (pizzas, sanduíches e saladas) e The Watering Hole (drinques variados, incluindo bebidas alcoólicas como vinhos e cervejas), além das lojas Dinostore (diversos tipos brinquedos, bichos de pelúcia, jogos, dentre outros produtos relacionados a dinossauros) e Jurassic Outfitters (produtos relacionados a atração Jurassic Park River Adventure). Nesta área estão localizadas as atrações:
Camp Jurassic: Enorme playground onde as crianças poderão brincar em uma verdadeira floresta pré-histórica com vulcões, cascatas, cavernas, pontes e até ver e estudar ninhos de dinossauros.
Jurassic Park Discovery Center: Atração interativa que mistura ficção com a realidade, baseada no filme “Jurassic Park”, apresentando aos visitantes um pouco mais sobre os dinossauros através de vídeos, jogos e outros elementos. Para quem assistiu ao filme, é impossível não reconhecer este prédio, onde se passava o centro de visitantes. No térreo, há diversas atrações interativas. Em uma delas, os visitantes observam o mundo dos dinossauros pelos olhos de um T-Rex. Em outra, o visitante escolhe um ovo aleatoriamente entre vários, e colocando-o no computador, terá a descrição exata do dinossauro que tem dentro. E a mais procurada é um jogo, estilo trívia, chamado You Bet Jurassic, que pode ser disputado por três pessoas, divididas em quatro etapas, com duração de cinco minutos e cinco versões diferentes. No andar superior, estão várias réplicas de diversos esqueletos de dinossauros, um restaurante e uma loja
Pteranodon Flyers: Atração, uma espécie de teleférico (cadeirinha suportada por trilhos suspensos que comporta até duas pessoas), que leva os visitantes por um passeio pela área de Jurassic Park, proporcionando uma espetacular visão também do parque. Apenas crianças menores de 12 anos podem participar da atração.
Jurassic Park River Adventure (inaugurado em 1999): Esta atração é o ponto alto desta área temática do parque, uma vez que leva os visitantes para um passeio de barco por uma selva cheia de dinossauros (bonecos animatrônicos), onde existem vários locais que lembram cenas dos filmes da série. John Hammond convida todos os visitantes das para conhecerem o Jurassic Park. Logo na entrada da atração, abre-se o portão principal onde se inicia o passeio. Inicialmente o visitante se depara com alguns braquiossauros, um dos maiores animais já existentes na Terra. Seguindo o passeio, agora o visitante tem contato com os Triceratops e os Estegossauros, terminando o passeio dos herbívoros com alguns Hadrossauros, e outros dinossauros menores. Na parte seguinte do passeio, observa-se que algo está errado. Ouvem-se no fundo sons de curto circuito e os gritos dos velociraptores. Entrando no Environmental Control Center, nota-se que os raptores estão destruindo a instalação, e alguns deles preparam o bote ao barco. Além disso, um dilofossauro está próximo de cuspir veneno nos visitantes. Porém, todos eles desistem ao ouvir os gritos do T-Rex, que pretende atacar o barco. Quando ele dá o golpe, o barco cai na queda d'água de 26 metros, com inclinação de 61 graus, feita em cerca de 2 segundos.
Triceratops Encounter (inaugurado em 1999): Nesta atração, acontece algo que poucos esperavam vivenciar. É onde funciona a clínica veterinária do Jurassic Park, que tem em Cera, Chris e Topper, os Triceratops, seus únicos pacientes. Eles estão doentes, e os veterinários precisam da ajuda dos visitantes para dar injeção, e coisas do tipo. Os bonecos animatrônicos são espetaculares e realistas.
No momento esta atração se encontra fechada e sem data para reabertura.
-
-
Lost Continent
Área que recria um mundo mágico, onde as atrações exploram mitos e lendas referentes a Atlântida, Simbad e Merlin. A arquitetura da ilha é algo fenomenal, com toques gregos clássicos, romanos e arquitetura renascentista. Desde um castelo protegido por dragões guerreiros até uma batalha submarina de titãs, o visitante é inserido em uma aventura de tirar o fôlego. O marco da área é uma estátua de Poseidon gigante, espalhada em pedaços. Se fossem reunidas, essas partes formariam uma estátua de 90 metros. Todas as lojas e restaurantes, os mais destacados do parque, colaboram com o clima místico existente. Nesta área estão localizados os restaurantes The Mythos Restaurant (saladas, frutos do mar, carnes grelhadas, pizzas, massas e bebidas), The Frozen Desert (sundaes, sorvetes, refrigerantes e aperitivos) e Fire Eater's Grill (disponibilizando várias opções como saladas, grelhados, frango frito, hot-dogs, dentre outros), além das lojas Treasures of Poseidon (roupas, brinquedos e souvenires em geral relativos a atração Poseidon's Fury! Escape from the Lost City), The Coin Mint (moedas de metal para coleção), Historic Families - Heraldry (loja onde o visitante poderá explorar as origens da sua família), Chimera Glass (itens produzidos em vidro), The Pearl Factory (jóias) e Star Souls - Psychic Reading (tatuagens de henna e leitura psíquica). Nesta estão localizadas as atrações: -
Poseidon's Fury! Escape from the Lost City: Trata-se de uma peça teatral, repleta de efeitos especiais, que inclui detalhes de produção cinematográfica e holografias. A história começa quando uma expedição de resgate procura o Professor Baxter no templo de Poseidon (deus grego dos mares), porém presencia uma batalha histórica entre ele e Lord Darkennon, seu inimigo mortal. Porém, a melhor parte da atração é o túnel feito de água, que o visitante percorre a pé, logo no início.
The Eighth Voyage of Sindbad: Apresentação ao vivo em um teatro de 1.700 lugares, onde atores encenam a aventura de Sindbad (O Marujo) para salvar a bela princesa das forças do mal. O show é repleto de ação, com muitas lutas, acrobacias e efeitos especiais.
The Mystic Fountain: Fonte mágica localizada nas imediações da atração “The Eigth Voyage of Sindbad”, em Sinbad's Village. Um ator comanda a fonte, conversa com os visitantes, conta piadas, jorra água e brinca com as crianças.
-
-
Seuss Landing
Área temática dedicada aos livros do Dr. Seuss (Theodor Seuss Geisel) famoso escritor e ilustrador americano de livros infantis, cuja marca registrada era a capacidade de criar criaturas estranhas e textos rimados. Nesta área estão localizados os restaurantes Green Eggs and Ham Cafe (hambúrgueres, frango, sanduíches e bebidas), Circus McGurkus Cafe Stoo-pendous (pizzas, frango frito, massas, sobremesas e bebidas), Hop on Pop Ice Cream Shop (sorvetes e sundaes) e Moose Juice Goose Juice (sucos, sorvetes, aperitivos, biscoitos e refrigerantes), além das lojas Cats, Hats and Things (roupas, brinquedos e presentes em geral relacionados ao mundo do personagem Cat in the Hat), All the Books You Can Read (loja especializada em livros infantis), Snookers & Snookers Sweet Candy Cookers (doceria) e Mulberry Street Store (brinquedos e livros).
-
-
As atrações contidas nessa área são:
Caro-Seuss-El: Enorme carrossel com vários dos coloridos personagens das estórias de Dr. Seuss ao invés dos tradicionais cavalinhos. Além do tradicional clima que envolve este tipo de atração, o visitante pode movimentar a cabeça dos animais, tocar o sino das vaquinhas e fazer piscar os olhos dos peixes.
If I Ran the Zoo: Playground interativo para crianças que conta a história de Gerald McGrew e sua tentativa de se criar um zoológico de estranhos animais. Essa atração conta com 19 diferentes elementos interativos, que com certeza prenderão a atenção da criançada.
One Fish, Two Fish, Red Fish, Blue Fish: Espécie de carrossel onde os visitantes devem controlar o seu carrinho no formato de peixe para cima e para baixo por um percurso com fontes que esguicham água de forma sincronizada com a música da atração.
The Cat in the Hat: Atração baseada em uma das mais famosas histórias de Dr. Seuss, The Cat in the Hat. Esta atração se passa dentro de uma casa maluca, repleta de personagens animatronics de tecnologia avançada e gráficos gerados por computador. Os visitantes, devidamente acomodados em um sofá, passam por 18 cenários que contam a história do livro.
The High in the Sky Seuss Trolley Train Ride!: Dois bondinhos suspensos que conduzem os visitantes a passeio pela área temática “Seuss Landing”, propiciando uma visão muito boa do parque, além de cenários interessantes, bonecos animatrônicos, túneis e outras surpresas. Durante o passeio o visitante ouve as estórias dos livros infantis de Dr. Seuss que variam conforme o bondinho que embarcou.
-
-
The Wizarding World of Harry Potter
Inaugurada no dia 18 de junho de 2010, mais nova terra do parque com três novas atrações, lojas e restaurantes inspirados no bruxinho mais famoso do mundo, criado pela escritora britânica J. K. Rowling:
Harry Potter and the Forbidden Journey: nova aventura que combina um roteiro fantástico com avançada tecnologia que promete envolver completamente os visitantes. O exterior da atração é o próprio Castelo de Hogwarts. Tão logo o visitante atravessa os portões do castelo poderá explorar a magia do lugar ambientado totalmente em cenas tiradas dos famosos filmes, como o Escritório de Dumbledore, onde os visitantes serão cumprimentados pelo próprio diretor da escola, que lhes dará as boas-vindas a Hogwarts; a sala de aula onde é lecionada “Defesa Contra as Artes das Trevas” e onde encontrarão Harry, Ron e Hermione; a Sala Comunal de Grifinória, onde três outros personagens irão se juntar para a divertida jornada; e a Sala Precisa (“Room of Requirement”), onde é possível centenas de velas flutuando. Além disso, os visitantes irão ainda atravessar o calabouço, corredores do castelo, tendo a chance de ver centenas de quadros baseados nos filmes, incluindo quadros mágicos falantes criados especificamente para a atração, bem como os dos quatro fundadores de Hogwarts. O espetáculo começa quando o visitante se encontra com Harry e seus amigos Ron e Hermione para realizar um vôo interno no castelo, onde escapará do ataque de um dragão, encontrará com o salgueiro lutador, ingressará em uma partida de Quadribol, dentre outras surpresas.
-
-
A estória narrada na atração busca demonstrar a emoção (e também confusão) sempre presente na vida do carismático bruxinho. Alguns outros detalhes da atração: a duração da experiência completa, incluindo a fila, é de aproximadamente uma hora; a atração possui um total de 12 cenas; os personagens Harry Potter, Ron Weasley, Hermione Granger, Albus Dumbledore, Rubeus Hagrid e Draco Malfoy participam da aventura. The Wizarding World Of Harry Potter é muito mais do que uma atração, pois oferece aos visitantes uma experiência totalmente inovadora, que combina imagens em 360º, com avançada tecnologia robótica e inovador sistema de filmagem, desenvolvido especialmente para a nova aventura. Curiosidade: O premiado compositor John Williams supervisionou a criação da trilha sonora.
-
-
Flight of the Hippogriff: é a antiga atração Flying Unicorn ambientada ao mundo do bruxinho Harry Potter. Na Atração, uma montanha russa infantil que agrada aos pequenos visitantes, é possível seguir as orientações de Hagrid e aprender a forma correta para se aproximar do Hipogrifo (uma mistura de uma águia com corpo de cavalo).
Dragon Challenge: é a antiga atração Dueling Dragons ambientada ao mundo do bruxinho Harry Potter, reporduzindo o torneio tribruxo – “Triwizard Tournament” (criado há aproximadamente 700 anos, e disputado entre as três maiores escolas européias de bruxaria, Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang). Atração é composta por duas montanhas russas que vão se cruzando no persurso, como se estivessem duelando. O visitante pode escolher dois tipos de emoção: agressiva (carrinho “Chinese Fireball” ou feroz (carrinho “Hungarian Horntail”).
-
A área conta ainda com a loja Ollivander’s Wand Shop, cujos shows, onde as varinhas mágicas “escolhem” seus donos, comportam apenas vinte pessoas por vez. Outros destaques são o restaurante Three Broomsticks, que serve a tal cerveja amanteigada dos filmes; e a loja Dervish and Banges, que comercializa artigos de magia.
-
- -
UNIVERSAL CITY WALK
Inaugurado em 1999, é um enorme centro (93.000 m2) de entretenimento localizado na área anexa aos parques UNIVERSAL STUDIOS e ISLAND of ADVENTURE.
-
-
A enorme área é formada por lojas, restaurantes e várias opções de diversão como cinemas.
AMC Universal Cineplex: Enorme complexo de cinemas que conta com 20 salas equipadas com o que há de mais moderno em matéria de sistema de projeção e de som. No grande lobby que une as 20 salas, existe uma grande praça de alimentação, onde é possível encontrar, sanduíches, aperitivos, doces e bebidas, tornando a sessão ainda mais prazerosa.
Hard Rock Live: é uma novidade em termos de entretenimento. Construído como um coliseu romano, apresenta shows de estrelas da música americana e mundial. O resultado deste grande projeto é uma fantástica casa de shows (capacidade para acomodar mais de 3.000 pessoas), com conforto tanto para quem canta como para quem assiste. O primeiro andar é semelhante a um cabaré, com filas de assentos e pista de dança. No segundo andar está localizado o palco, com capacidade para 2.000 pessoas sentadas, e ótimos sistemas de luz e som. Seguindo o estilo do Hard Rock Cafe, estão expostas diversas peças relacionadas a música como equipamentos da turnê dos Rolling Stones e diversos matérias da banda de Orlando, os Backstreet Boys. Dentre os músicos que já se apresentaram no local estão nomes como Elton John, Faith Hill e Nelly.
Blue Man Group Sharp Aquos Theatre: Mundialmente conhecido, o Blue Man Group exibe uma extraordinária apresentação ao vivo com seu estilo inconfundível em um teatro com capacidade para mil pessoas. O grupo, que já foi visto por mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo, realiza um show multimídia combinando música, percussão e comédia para criar o ambiente festivo, que pessoas de todas as idades concordam ser uma experiência totalmente estarrecedora. O espetáculo é uma aparente resposta ao La Nouba, do Cirque du Soleil, em Downtown Disney. Os ingressos para o Blue Man podem ser comprados individualmente ou combinados com os ingressos dos parques temáticos.
-
-
The Groove: Moderna danceteria, equipada com o que há de mais avançado em matéria de equipamento de som e efeitos especiais, que apresenta sucessos musicais dos anos 70 e 80, além de rock alternativo. O local oferece uma pista de dança animada, além de salas e ambientes onde os convidados podem conversar e desfrutar de um bom drinque. Apenas maiores de 21 anos podem freqüentar este estabelecimento.
CityWalk’s Rising Star: Um karaokê onde os clientes/cantores são apresentados ao público por um M.C. (abreviação de “Master of ceremony” ou “mestre de cerimônias”) ao ingressar no palco onde será acompanhado por uma banda, ao vivo, inclusive com vocal de apoio (“backing vocals”). A lista de músicas que pode ser selecionada vai do rock 'n roll, passando pelo country, hip-hop e pop.
Bob Marley - A Tribute to Freedom: Bar onde é possível apreciar muito reggae, com apresentações ao vivo e pratos da culinária jamaicana e caribenha. O bar conta ainda com muitos artefatos, fotografias e vídeoclipes de Bob Marley, que morreu de câncer aos 36 anos de idade, em 1981, além de incluir a remontagem perfeita de sua casa, em Kingston, capital da Jamaica, que foi supervisionada por sua família.
Hard Rock Cafe: O local dispensa apresentações. Neste, que é a maior unidade da rede no mundo, estão localizadas mais de 1000 peças de artistas consagrados, como os óculos de John Lennon, a Harley Davidson de Bob Dylan, fantasias do KISS, o ônibus da turnê Magical Mistery dos Beatles, as portas do Abbey Road Studios e muitos discos de ouro autografados, guitarras, fotos, letras de músicas e muito mais. Localizado perto da lagoa do Citywalk, contém o básico: fast food, muito rock e a loja com os produtos da grife.
Bubba Gump Shrimp Company: Inaugurado em 29 de julho de 2006, o restaurante, que possui como tema o filme Forrest Gump, tem como especialidade os frutos do mar, mas o cardápio inclui também muitas opções de saladas, sanduíches, drinques e sobremesas.
Emeril's Restaurant Orlando: Emeril Legasse é um dos mais renomados chefes de cozinha dos Estados Unidos. Comanda um dos mais populares programas culinários da televisão e é autor de diversos livros do tema, vários deles premiados. E depois de abrir restaurantes bem sucedidos em New Orleans e Las Vegas, surge esse de Orlando. No cardápio pratos refinados como é de se esperar. Os clientes podem assistir enquanto os chefs preparam os mais deliciosos pratos da cozinha “Creole”, incluindo criações da culinária da Louisiana e outras maravilhas. O local conta ainda com um bar completo que oferece mais de 12.000 garrafas de vinhos, além de uma grande e variada seleção de charutos.
Jimmy Buffett's Margaritaville: De acordo com Jimmy Buffet, Margaritaville é considerada um estado da mente, uma atitude da condição humana. Esse restaurante é dividido em três ambientes, um palco central com projeções de cenas em vídeo, sistema de som moderno e imitação de dois vulcões em erupção. No cardápio estão hambúrgueres, camarões, massas e peixes. O local oferece drinques exóticos e pratos que combinam a culinária de Key West, Caribe, pratos típicos da Flórida (“Floribbean Cuisine”), passando até mesmo pelos indígenas. São Três bares existentes dentro do restaurante: Volcano Bar, Land Shark Bar, e 12 Volt Bar. Na loja em anexo lembranças do restaurante, roupas, livros, CDs e muito mais.
Latin Quarter: Casa de shows que agrada muito ao público latino. Apresenta a cultura, a cozinha, a dança e a arte dos 21 países latinos, espalhadas entre as Américas Central e do Sul, Caribe e México. O restaurante contém pratos típicos destes países, salão de danças com salsa, tango e samba, galeria de arte latina e loja com matérias relacionadas à cultura, como livros, discos e mais. Geralmente há shows com artistas desses países. A sua arquitetura e decoração apresenta influência Asteca, Inca e Maia.
Nascar Sports Grille: Mais um restaurante na linha dos temáticos. Este se baseia nas corridas de Nascar (categoria mais popular do automobilismo norte-americano), apresentando carros de corrida, jogos eletrônicos e multimídia, simuladores de direção, museu das corridas, artefatos raros e coleções da categoria automobilística como ss troféus das corridas, réplicas de alguns carros, inclusive do Pontiac vencedor da Daytona 500 de 198, entre outros itens. A loja em anexo oferece material relativo a marca. Dentro do cardápio destacam-se as carnes defumadas.
NBA City: Depois da NBA Store no coração de Nova York, surge esse restaurante temático em Orlando. Com capacidade para 300 pessoas, tem um clube de vídeo com cenas clássicas de ídolos do esporte, NBA e WNBA (versão feminina da Liga), antigas e atuais. São programadas também tardes de autógrafos com os astros do basquete. O cardápio do restaurante é o tradicional americano com carnes grelhadas, saladas, sanduíches, hambúrgueres e pizzas. Local apropriado para adquirir produtos legítimos da NBA (Liga Profissional de Basquete Americano). O restaurante é fruto de uma parceria de sucesso entre a NBA e o Hard Rock Café.
Pastamoré Ristoranté & Market: Restaurante italiano bastante colorido em clima perfeito para se curtir com a família. A construção mediterrânea com cores vibrantes (azul, verde, amarelo e vermelho) esconde uma cozinha de alto nível, com pizzas, macarronadas e outros pratos clássicos da cozinha italiana, além de outras iguarias finas, sorvetes e cafés. Seus preços são razoáveis, e estão disponíveis a la carte. A decoração inclui também artefatos italianos, como estátuas e pinturas.
Pat O’Brien’s: cópia exata do restaurante de mesmo nome localizado em New Orleans, tradicional bar de 65 anos no estado da Louisiana. A construção original existe há cerca de 200 anos, e a construção de Orlando seguiu os mínimos detalhes do original, com arquitetura espanhola. Os destaques ficam para um duelo de pianos e diversos shows. Com capacidade para 200 pessoas, o cardápio é típico da cidade de New Orleans, com drinques como o famoso “Hurricane” e aperitivos da culinária “Cajun” (criada pelos descendentes dos franceses que migraram do Canadá vindo a se estabelecer na Louisiana) como jambalaya, camarão criolo, além de autênticas cervejas irlandesas e inglesas.
Red Coconut Club (anteriormente conhecido como Motown Café): Clube de dois andares que oferece drinques exclusivos, martinis e misturas tropicais exóticas. Oferece ainda música ao vivo e pista de dança.
Starbucks: Famosa rede especializada em café, chá e outras bebidas como chocolate quente
TCBY: Famosa rede americana especializada em iogurtes livre de gordura, com baixa quantidade de carboidratos, sem adição de açúcar.
Cinnabon: Tradicional rede americana de doces e biscoitos.
-
-
Cartooniversal: Loja que vende fantasias e souvenires.
Cigarz at CityWalk: Excelente tabacaria.
CityWalk Arcade: Loja com uma grande variedade de jogos eletrônicos.
Fossil: Loja de roupas, relógios e óculos de sol.
Fresh Produce: Comercializa roupas para todas as idades em cores vibrantes.
Katie's Candy Company: Fantástica doceria com bolos, cookies, balas e chocolates, incluindo 21 cores dos famosos confeitos M&M's .
Island Clothing Store: Loja que comercializa grifes como Tommy Bahama, Lacoste, Lilly Pulitzer, além de calçados, artigos de joalheria e acessórios.
Quiet Flight Surf Shop: Loja de roupas e acessórios no estilo praia.
The Endangered Species Store: Oferece produtos relacionados as espécies de animais em extinção.
Universal Studios Store: Enorme loja da UNIVERSAL STUDIOS que comercializa centenas de produtos da marca.
Hart & Huntington Tattoo Company: Famosa loja de tatuagem que comercializa também uma moderna linha de roupas e acessórios.
-
-
SHOWS E PARADAS
Foi inaugurado em julho de 2006 um show noturno denominado Universal 360 - A Cinesphere Spectacular, onde inúmeros clipes de filmes famosos do estúdio são exibidos em um enorme globo localizado na lagoa central (The Lagoon) do parque UNIVERSAL STUDIOS. Além da projeção o espetáculo conta ainda com uma maravilhosa trilha sonora, lasers e efeitos pirotécnicos.
EVENTOS ESPECIAIS
Ao longo do ano os parques do complexo realizam vários eventos especiais, sempre em comemoração a uma determinada data ou época:
Halloween Horror Nights (UNIVERSAL STUDIOS)
Festa de celebração do tradicional Halloween (Dia das Bruxas) que oferece "fortes" experiências, incluindo os personagens mais famosos dos filmes de terror americanos. Não bastasse isso, algumas atrações permanecem em funcionamento durante a sua celebração, que ocorre no mês de outubro.
Holidays at Universal Orlando Resort
Nesta época do ano todo o complexo fica ricamente decorado para os festejos de final de ano. Dentre as celebrações destacam-se:
Macy's Holiday Parade - uma linda parada pelas ruas do parque UNIVERSAL STUDIOS com muitos balões iguais aos utilizados na tradicional parada da Macy's realizada na cidade de Nova Iorque. A parada acontece durante todo mês de dezembro.
KidZone Holiday Show - um espetáculo ao vivo com os personagens favoritos da criançada dançando ao som de músicas natalinas.
Barney's Christmas Show - é uma festa especial com o famoso dinossauro Barney e seus amigos, realizada em A Day In The Park With Barney.
Blues Brothers Christmas Show - é um show natalino ao som dos famosos Blues Brothers, que cantam músicas como “Santa Claus is Coming To Town” e “Blue Christmas”. Ao final de cada apresentação, a neve cai sobre Delancey Street, proporcionando um espetáculo muito bonito.
Grinchmas - um fantástico show ao vivo – denominado How The Grinch Stole Christmas – realizado na área temática denominada Seuss Landing no parque Islands of Adventure, cuja trilha sonora foi gravada por Mannheim Steamroller.
Mardi Gras (UNIVERSAL STUDIOS)
Celebração da festa de Mardi Gras (carnaval americano) ao melhor estilo de Nova Orleans com grandes apresentações de músicos de blues, jazz, zydeco e muito mais. É realizado entre os meses de fevereiro e abril.
Rock the Universe (UNIVERSAL STUDIOS)
Realizado em setembro, o evento é composto por dois dias de grandiosos concertos de rock'n roll com as mais conceituadas bandas de rock cristão.
-
-
OS HOTÉIS
O complexo possui três espetaculares hotéis:
PORTOFINO BAY
Reproduzindo a pitoresca vila européia á beira-mar, foi inaugurado no mês de setembro de 1999. Neste hotel os hóspedes ficam imersos num elegante ambiente com inspiração italiana presente desde a sua entrada, onde as pinturas a óleo estão presentes no teto. O encantamento continua através de todo o hotel com árvores naturais da Itália, ruas de pedras, cafés nas calçadas, carros e motos italianos estacionados numa praça. A área do hotel está também repleta de fontes. O hotel, que conta com 750 quartos, foi premiado e reconhecido como dentre os melhores 100 hotéis e mais luxuosas propriedades na Flórida, pelas revistas Travel & Leisure e Conde Nast Traveler. Os quartos luxuosos incluem Suítes Presidencial e Governamental assim como as Villas Portofino, Villa e Hospitality, e ainda 18 suítes infantis modeladas de acordo com as casas de vilas. Os restaurantes estão espalhados ao longo do calçadão, exatamente como em uma vila italiana original. Os hóspedes podem se deliciar no que diz respeito à alimentação, frente a grande variedade de restaurantes e opções na área do hotel, como o restaurante, conhecido internacionalmente, Bice Ristorante, ou a Trattoria del Porto, Mama Dela’s Ristorante, Sal’s Market Deli, Splendido Pizzeria e ainda uma autêntica sorveteria italiana. Os hóspedes podem também relaxar no Mandara Spa, três piscinas - incluindo a piscina da praia com toboáguas – a Villa Pool e a Hillside Pool. Há ainda espaço para uma partida de bocha.
-
-
ROYAL PACIFIC RESORT
O hotel foi inaugurado em junho de 2002 reproduzindo ambientes e paisagens do Pacífico Sul. Ao se aproximar do resort, o hóspede atravessa uma floresta de bambu e uma autêntica torre Kul-Kul (uma estrutura utilizada para celebrar ocasiões especiais em Bali). Após atravessar a ponte de bambu chega-se à recepção, que está envolvida por um jardim de orquídeas a céu aberto – área preenchida por centenas de orquídeas brilhantes e coloridas, palmeiras exóticas, estátuas de pedra e painéis pintados à mão, todos originários de aldeias em ilhas distantes. O hotel oferece mil quartos de luxo e suítes, incluindo os andares Club Floor and Club Lounge e Executivo, além de Suítes Presidenciais e Governamentais. Os hóspedes dispõem de diversas opções de restaurantes: Emeril’s Tchoup Chop, onde podem experimentar a fina culinária do Pacífico Sul coordenado pelo famoso cozinheiro Emeril Lagasse; The Islands Dining Room, Jake’s American Bar, Bula Bar & Grille e o Orchid Court Loundge. O Resort dispõe de uma enorme piscina em forma de lago, formada por sua própria ilha. A área da piscina ocupa 360 metros quadrados e a área de recreação dispõe de uma área de mais de 1.000 metros quadrados. Para completar, o resort tem aproximadamente 25.000 metros quadrados de área construída e cerca de 7.500 metros quadrados de área descoberta, ideal para eventos.
-
-
HARD ROCK HOTEL
O hotel da famosa rede HARD ROCK, que dispõe de mais de 4.500 metros quadrados de área construída, foi inaugurado em janeiro de 2001, sendo o segundo hotel do complexo. O coração do rock pulsa forte em todos os 650 apartamentos deste aclamado hotel. Desde sua chegada, os hóspedes são envolvidos pelo espírito da música: auto-falantes e telas espalhadas tocam músicas famosas e por todo o hotel são encontrados centenas de objetos, parte de uma coleção rara, incluindo uma jaqueta do rei do rock Elvis Presley, sapatos de Elton John, e ainda objetos e acessórios pertencentes à Madonna. Os hóspedes podem optar por vários tipos de quartos incluindo o King, Graceland Suítes, Hospitality Parlor e o Kids Suítes. Os quartos possuem três peças de arte em preto em branco, pertencentes à coleção do hotel, incluindo mensagens de hóspedes como N’sync e Dee Snider. As opções de alimentação no hotel estão muito longe de serem uma simples experiência: Palm Restaurant (casa de carnes de Nova Iorque, conhecida por seu famoso corte de carne e lagosta), The Kitchen (onde hóspedes podem provar os pratos prediletos de estrelas famosas do rock), e Velvet Bar (bar em estilo urbano e chique, localizado na entrada principal do hotel). As emoções e o estilo desse hotel tipicamente californiano continuam na moderna piscina ao ar livre. Os hóspedes podem tomar sol nas areias brancas e provar maravilhosos coquetéis à sombra das palmeiras que estão à volta da piscina de águas azuis brilhantes. Há também um toboágua de 80 metros de altura. Tudo isso, envolvido pelo som das músicas de rock nos auto-falantes, que estão também embaixo da água, para que ninguém perca nada.
-
-
*O complexo ainda oferece algumas comodidades como o EXPRESS, uma entrada especial existente nas principais atrações dos parques que permitem aos portadores do ticket Universal Express Plus não terem que pegar filas para ingressar nas atrações. O Universal Express Plus está disponível a qualquer visitante que esteja disposto a pagar uma taxa adicional, cujo preço varia conforme a época do ano. Já o Universal Express é oferecido aos hóspedes dos hotéis do complexo, sem qualquer custo adicional, permitindo que também se utilizem da entrada exclusiva Express.
-
-
UNIVERSAL STUDIOS JAPAN
O parque japonês, localizado na cidade de Osaka, foi inaugurado em 31 de março de 2001, sendo muito parecido com o UNIVERSAL STUDIOS ORLANDO, contendo muitas atrações similares como The Amazing Adventures of Spider-Man, Terminator 2:3-D, Shrek's 4-D Adventure, E.T. Adventure, Jurassic Park - The Ride,
e Jaws, além de áreas temáticas com os personagens Snoopy e Alice no País das Maravilhas. Em seu primeiro ano de funcionamento cerca de 11 milhões de turistas visitaram o parque. Em 2009 o parque recebeu 8 milhões de visitantes.
-
-
Recentemente a empresa anunciou a construção de mais três parques UNIVERSAL STUDIOS, localizados em Cingapura, Dubai e Coréia do Sul. Os parques deverão ser inaugurados nos próximos cincos anos.
-
Os slogans
Where Blockbusters come to life. (UNIVERSAL STUDIOS ORLANDO)
The Entertainment Capital of LA. (UNIVERSAL STUDIOS ORLANDO HOLLYWOOD)
Live the Adventure of a Lifetime. (ISLANDS of ADVENTURE)
The best movie theme park Hollywood has ever produced. (UNIVERSAL STUDIOS JAPAN)
-
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação:
8 de junho de 1912
● Fundador:
Carl Laemmle
● Sede mundial: Universal City, Los Angeles, California
● Proprietário da marca:
NBC Universal
● CEO: Jeff Zucker (NBC Universal)
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Presidente: Ronald Meyer (Universal Studios)
● Presidente: Thomas Williams (Universal Parks & Resorts)
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Parques temáticos: 4
● Visitantes: 23.7 milhões (2009)
● Presença global:
200 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 100.000 (NBC Universal)
● Segmento: Entretenimento
● Principais produtos:
Filmes, programas de televisão e parques temáticos
● Ícones:
Os famosos tours pelos bastidores do estúdio
● Slogan: Where Blockbusters come to life.
● Website:
www.universalstudios.com
-
A marca no mundo
O UNIVERSAL STUDIOS pertence a NBC Universal, uma das maiores empresas do mundo no desenvolvimento, produção, e marketing do entretenimento, além de disponibilizar notícias e informações a uma audiência global através das redes de televisão NBC, Telemundo, Universal Channel, Sci-Fi Channel, Bravo, Trio, CNBC e MSNBC (em parceria com a Microsoft). O UNIVERSAL STUDIOS vende e distribuí seus títulos em VHS e DVD, programação televisiva e filmes para cinema em mais de 200 países, além de possuir parques temáticos, incluindo o Wet'n Wild, que recebem anualmente mais de 23 milhões de visitantes.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 19/9/2010

Nenhum comentário: