25.7.06

MELISSA


Há mais de quatro décadas MELISSA surgiu para transformar o plástico em clássico. E o clássico em extraordinário. A marca associa o conforto e bem-estar ao universo feminino, disponibilizando calçados que se adaptam a diferentes personalidades e ocasiões. Apesar disso, MELISSA se tornou um objeto de design que ultrapassa forma e conteúdo chegando à verdadeira mensagem que deseja transmitir: a do plástico como opção. MELISSA é o que cada um acha dela. É feminina, sexy, pop, original, refinada, curiosa, inusitada, lúdica, otimista, bem-humorada, sedutora, indecente e inocente. E está nos pés de milhões de mulheres ao redor do mundo. 

A história 
A sandália MELISSA nasceu em 1979 introduzida no mercado brasileiro pela empresa gaúcha Grendene (conheça essa história aqui), fundada em 1971 na cidade de Farroupilha, que inicialmente fabricava telas plásticas para garrafões de vinho. Os irmãos Alexandre e Pedro Grendene resolveram investir em calçados femininos feitos de plásticos, e depois de algumas frustradas tentativas de lançamentos, introduziram a sandália MELISSA, que teve seu primeiro modelo batizado de Aranha, e foi inspirado nas sandálias Fisherman usadas pelos pescadores da Riviera Francesa, que se revelaram uma ótima inspiração para criar calçados cheios de estilos, que feitos de plástico, tinham como principal objetivo ser uma alternativa ao comum. O sucesso foi imediato, chegando a vender nos primeiros 60 dias aproximadamente 200 mil pares, atingindo vendas de 5 milhões de unidades em um único ano e tornando-se símbolo de várias gerações. Em 1980, a empresa lançou a primeira MELISSA de numeração entre adulta e infantil. Foi uma verdadeira loucura para um calçado no mercado brasileiro. Nos primeiros dez meses, a MELISSA nessa numeração vendeu mais de cinco milhões de pares.
   

Em 1982, a releitura do modelo Aranha, na versão Rock, que ao invés da fivela trazia um cordão para amarrar no tornozelo, fez um enorme sucesso entre as mulheres brasileiras. A marca tanto tirou proveito quanto foi uma das grandes responsáveis pelo fato do plástico ter se tornado, com o tempo, um item de maior valor agregado na transformação da moda - e principalmente, nos acessórios que a compõem. O lançamento da marca adotou como base à criação de calçados diferenciados, inspirados nas tendências de moda de grandes centros como Paris e Nova York. Além disso, a MELISSA foi pioneira em fazer merchandising na televisão brasileira. Isto ocorreu na novela Dancing Days a partir dos pés de Júlia, personagem interpretada pela atriz Sônia Braga.
   

Outro grande investimento ocorreu no ano de 1983 quando a marca iniciou o lançamento de modelos assinados por grandes estilistas internacionais - como Jean Paul Gaultier, Thierry Mugler, Jacqueline Jacobson e Elisabeth Seneville. Nesta época, as sandálias MELISSA já ultrapassavam as fronteiras tupiniquins, indo parar nas vitrines das mais famosas lojas de departamento em importantes cidades do mundo. Em outubro deste ano, esses estilistas desfilaram suas coleções de primavera-verão em São Paulo. Nos pés, as modelos calçavam a MELISSA criada por cada um deles. A partir daí, a Grendene começou a reforçar seus próprios modelos de MELISSA, atuando no lançamento de coleções a cada estação para firmar cada vez mais o produto em um mercado tão competitivo.
  

O sucesso foi tanto que a sandália ganhou em 1984 uma versão infantil, a MELISSINHA, modelo que vinha sempre acompanhado de um acessório especial, como por exemplo, relógios, pequenas bolsas, colares e pochetes. O modelo infantil foi introduzido no mercado com a célebre campanha das meninas ruivas e o slogan “A Melissinha que vem com a pochetezinha”. O modelo da XUXA vendeu 13 milhões de pares em 1986, tornando-se um verdadeiro sucesso entre as meninas brasileiras. Desde então, a linha kids da marca não parou mais de crescer. A aposta foi abusar dos licenciamentos de personagens fortes e marcantes, como Barbie, Hot Wheels e Disney (conheça essa história aqui), utilizando em boa parte o apelo emocional e lúdico dos calçados com acessórios, que expressassem o universo infantil. Obviamente os bebês não poderiam ficar de fora. Com seus mini pezinhos, que despertam sentimentos de fofura, a marca lançou linhas de MELISSA para bebês. Mas esse sucesso no segmento infantil teve um preço.
   

MELISSA ficou muita associada ao universo infantil e adolescente. Entretanto, em 1994, a MELISSA iniciou um reposicionamento de marca com o objetivo de ampliar o seu público e fazer com que a sandália fosse um produto também desejado para mulheres adultas. Assim, a marca focou no lançamento de novos estilos do modelo original com vários tipos de cores e glitter com o objetivo de perpetuar o consumo. Deste ano até 1998, quando a empresa criou uma divisão para cuidar especificamente da MELISSA, a marca buscou comunicar seu novo posicionamento no mercado, utilizando até a famosa modelo Claudia Schiffer para uma campanha publicitária em revistas e televisão.
   

O resultado de todo esse investimento em seu novo posicionamento mostrou resultado e, no início dos anos de 2000, a marca voltou a crescer, o que lhe rendeu também as passarelas da moda em cidades como Tóquio, Paris, Milão e Nova York e a conquista do cobiçado mundo fashion. O investimento da marca nesse segmento pode ser comprovado em julho de 2002, quando a Grendene patrocinou pela primeira vez o maior evento de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week. Em pleno prédio da Bienal, a marca montou um Hospitality Center para apresentar a nova coleção MELISSA do Brasil, com modelos criados pelo artista plástico Romero Britto.
   

Nos anos seguintes, a MELISSA, que havia redescoberto sua vocação fashion, passou a investir cada vez em parcerias com profissionais de várias áreas, como o estilista Alexandre Herchcovitch (um dos brasileiros mais renomados dentro e fora do país), os designers Fernando e Humberto Campana e o badalado estilista inglês Judy Blame, famoso por seus editoriais para a revista ID e pelo visual de famosos como Boy George e Björk. Com isso, a marca conquistou cada vez mais espaços expressivos em editoriais de importantes publicações internacionais. Por exemplo, em 2007, a marca mereceu destaque no jornal The Washington Post (conheça essa história aqui), que apelidou a MELISSA de “Brazilian Jelly Giant”. Em 2008 foi a vez do renomado International Herald Tribune, na coluna da poderosa editora Suzy Menkes, dedicar meia página à MELISSA e dizer que os calçados de plástico ditam estilo. Foi neste mesmo que a marca lançou sua primeira campanha internacional com anúncios em revistas e um site exclusivo para esse mercado.
  

No início do mês de dezembro de 2009, como forma de comemorar seus 30 anos de sucesso, a marca lançou um perfume batizado com o nome das sandálias que ganharam o mundo. O novo produto da marca já prometia encantar pela embalagem: um frasco delicado com a tampa em forma de laço. E a fragrância lembrava o tradicional cheirinho de MELISSA, um dos principais símbolos de reconhecimento da marca, com toques modernos. Criado pela casa Givaudan, responsável por perfumes de sucesso mundial, como Angel, Armani Code for Him, entre outros, o perfume MELISSA foi a primeira fragrância lançada pela marca.
  

A partir de setembro de 2012, a marca resolveu investir pesado no varejo. Depois de anos vendendo somente via atacado ou e-commerce, e nas Galerias conceito em São Paulo e Nova York, MELISSA firmou acordo com a rede de lojas Jelly, que a partir de então receberam o novo nome (CLUBE MELISSA), renovaram as fachadas e layout interno, passaram a vender somente itens da marca e ganharam conceito totalmente reformulado na relação com as clientes. Com arquitetura que misturava modernidade e conforto de maneira singular, criando um ambiente atrativo e contemporâneo, as lojas permitiam estreitar o relacionamento com as clientes, ofereciam uma experiência de compra personalizada e facilitavam a interação com outras “Melisseiras” (como são chamadas as fãs da marca). As lojas também passaram a oferecer intervenções de arte, moda e cultura, bem como promover ações especiais durante os lançamentos de modelos e parcerias especiais.
   

Nos anos seguintes, através do sistema de franquia, inúmeras unidades do CLUBE MELISSA foram inauguradas pelo país e, mais recentemente, em 2020, no exterior com uma unidade na cidade de Los Angeles. Com o sucesso da linha Infantil (batizada de MINI MELISSA), em 2017 foi inaugurada a primeira loja para o público infantil, batizada de CLUBE MINI MELISSA. Com uma decoração criada para agradar os mini fãs da marca, hoje são aproximadamente 20 lojas nesse conceito.
   

Entre as recentes novidades da marca está MELISSA SUN, uma linha com diferentes modelos de chinelos, sandálias, papetes e acessórios (bolsas) em cores alegres para todas as horas: do shopping a praia, ou do trabalho para a mala de viagem. A nova linha foi lançada em 2021 com uma enorme campanha publicitária estrelada por Sasha Meneghel. Este ano também foi marcado pelo lançamento da MELISSA FREE, uma linha de chinelos confortáveis feitos a partir do EVA BioBased, produzido a partir da cana-de-açúcar e que emite 65% menos CO2.
  

Uma das marcas mais desejadas entre as brasileiras, quer seja por suas bolsas, acessórios ou calçados, produto principal e o mais vendido, a MELISSA desperta em suas consumidoras valores que vão muito além de sua concepção (é do universo das artes plásticas, arquitetura, música, fotografia e de tantos outros que a marca absorve influências para se recriar em novas versões de si mesma). Pois para a MELISSA seu consumidor vivencia experiências desde as sensoriais, com o inconfundível “cheirinho Melissa” (aquele inconfundível aroma de chiclete de tutti-frutti), que por sinal é a única empresa de calçados no mundo que possui cheiro em seus produtos (recentemente até lançou uma vela aromática com o clássico cheirinho da marca), até as emocionais, ligadas à autoestima, atitudes e memória afetiva. Foi assim que a marca MELISSA se tornou a celebração e a democratização do design, sendo reconhecida em todo o mundo pelo seu trabalho inovador com o plástico, sempre buscando, lançando e recriando tendência, deixando qualquer mulher mais sedutora, inusitada, inocente, delicada refinada, original, despojada ou lúdica.
   

A linha do tempo 
1987 
Lançamento da MELISSA YES BRASIL, calçado que misturava um pouco do formato de sapatilha, mas traz uma tira larga na parte de trás. 
1997 
Lançamento da MELISSA POSSESSION, sandália de PVC transparente e repleta de tiras e um dos modelos de maior sucesso na história da marca. O modelo foi lançado no mercado com a campanha intitulada “Sempre Igual, Sempre Diferente”, exaltando o estilo individual e a personalidade na hora de se vestir. 
2001 
Lançamento da MELISSA LOVE SYSTEM, um tênis totalmente injetado que tinha o humor como principal matéria-prima. O produto fazia parte da coleção I Love Melissa, uma verdadeira injeção de autoestima no cenário da moda pós-atentados terroristas de 11 de setembro.
2003 
Lançamento de uma linha assinada pelo estilista Alexandre Herchcovitch. 
Lançamento do comércio online da marca. 
2004 
Lançamento da coleção MELISSA TOUR, que propunha uma visão divertida das várias etnias do mundo. 
Durante a SPFW de junho é lançada a coleção MELISSA CELEBRATION, uma doce comemoração dos 25 anos da marca. Foi neste momento que se iniciou a parceria com os irmãos Fernando e Humberto Campana, designers brasileiros consagrados internacionalmente. 
Lançamento da coleção MELISSA ZIG-ZAG, que consistia no clássico modelo Aranha e uma sandália de salto alto. 
2005 
Lançamento da coleção MELISSA LOVE ROBOTS na SPFW de janeiro como forma de abordar a questão da tecnologia humanizada. 
2006 
Lançamento da MELISSA CAMPANA ZIG ZAG, uma sapatilha prática, moderna, usual e eclética, capaz de transitar em várias ocasiões com a desenvoltura característica da marca. Inspirada no conceito Zig Zag, sob a forma de linhas entrelaçadas, este modelo se transformou em arte urbana.
2007 
Lançamento do modelo MELISSA PAPEETE RAINBOW GLIMPSY que mudava de cor de acordo com a luz. Na sombra uma cor e no sol outra completamente diferente. Não era magia. O efeito era conseguido com o uso de um pigmento sensível à luz ultravioleta, presente nos raios do sol. 
Lançamento da sapatilha MELISSA NIGHT, concebida pelo estilista Lorenzo Merlino e que tinha bico arredondado e detalhes que pareciam pespontos. 
2009 
Lançamento da MELISSA BUBBLES, que introduziu uma nova tecnologia chamada Skin Touch, capaz de proporcionar ao material a sensação do toque da pele. 
2011 
Lançamento da linha MINI MELISSA ARANHA, tendo como tema o livro "O Pequeno Príncipe”. 
Lançamento da MELISSA + GAETANO PESCE, um calçado de plástico coberto com pequenas bolas totalmente customizável. Á primeira vista, parecia uma “ankle boot”, formada por círculos vazados. De tesoura na mão, a criativa consumidora desta MELISSA podia transformá-la no calçado que desejasse: de rasteirinha a sandália.
2012 
Lançamento da coleção MELISSA RAINBOW, uma celebração do que tornava a vida mais feliz, colorida e divertida. Por isso, os calçados eram extremamente leves, do jeito que a estação pedia. Dentre eles, Melissa Prism (peep toe bicolor de salto anabela), Melissa Solar (de tira bem fina e delicada), Melissa Color (tira em formato triangular e com aplicações) e Melissa Optical (super moderna). Mas o carro chefe da coleção é mesmo a Melissa Dance Hits (acima), uma releitura da sapatilha bailarina. 
Lançamento de uma coleção de bolsas, cujos modelos eram vazados com forro interno removível. 
2014 
Lançamento do projeto CREATIVES, colocando no mercado um calçado com uma flatform com solado tratorado. 
Lançamento do projeto One by One, composto por nove opções de estampas - combinações duplas de preto com bege, listrado e poás. Cada pé era vendido separadamente e o resultado eram 81 possibilidades de combinações diferentes para compor um par de MELISSA, com apenas nove modelos. 
Lançamento da MELISSA WEDDING, uma linha para noivas que oferecia modelos brancos repletos de pérolas e cristais Swarovski (conheça a história dessa marca aqui) em formato de fogos de artifício. 
2015 
Lançamento da MELISSA BEACH SLIDE, uma linha de chinelos de praias com cores ousadas, acabamento brilhante ou fosco e estampas alegres.
2018 
Lançamento da MELISSA PAPETE, modelos que misturam o estilo papete do chinelo Rider (conheça essa história aqui) com as cores e formatos da sandália MELISSA. 
2019 
Lançamento da MELISSA STREET, uma linha de sneakers que se tornou um verdadeiro sucesso entre as brasileiras.
Lançamento da coleção Alma e Origem, composta por uma por uma sapatilha e uma bolsa inspiradas no plástico que revestia garrafões de vinho fabricados pelos irmãos Grendene no início da empresa. 
2020 
Lançamento da MELISSA POP, cuja coleção trouxe os sete modelos mais clássicos da marca em novas cores, com seis deles em opções até o tamanho 43/44.


Na imagem abaixo é mostrado um pouco da evolução de design e reinterpretações do modelo MELISSA ARANHA ao longo dos anos.
  

Colaborações de sucesso 
Um dos elementos importantes para a construção da MELISSA como uma marca desejada e fashion, muitas vezes associada ao design e a arte, foram colaborações com estilistas, arquitetos, designers e grifes de renome mundial. MELISSA foi uma das primeiras marcas no mundo a criar coleções colaborativas. E isso aconteceu em 1983 quando a marca assinou a primeira “collab” ao lado do ícone Jean-Paul Gaultier (saiba essa história aqui), conhecido por uma moda excêntrica e de vanguarda. Com isso, a MELISSA começou a proporcionar a suas consumidoras o acesso a produtos co-criados e assinados por grandes ícones da moda, da arte e do design.
  

Nos anos seguintes, a marca acelerou as coleções co-colaborativas com grandes nomes como os estilistas Thierry Mugler (1983), Alexandre Herchcovitch (1996), Marcelo Sommer (2002), Glória Coelho, Vivienne Westwood (2008), J.Maskrey (2008), Viktor & Rolf (2010), Jason Wu (2011), Gareth Pugh (2011), Karl Lagerfeld (2013) e Isabela Capeto (2021); os artistas plásticos Romero Brito (2002) e irmãos Campana (2004); a arquiteta iraquiana Zaha Hadid (2009) e os designers Patrick Cox (1996), Karim Rashid (2008), Jeremy Scott (2015) e Helen Kirkum (2019). Atualmente, para muito além da moda, MELISSA também se conecta com as infinitas possibilidades do design e da arte, indo além dos limites da sua categoria. Reafirmando seu lugar de não-sapato.
  

Uma marca Cool 
Dentro e fora do país, MELISSA entregou-se ao talento de estilistas e designers de renomes. Seus desejados calçados apareceram em inúmeros filmes e séries; vestiram com criatividade e ousadia os pés de inúmeras personalidades e modelos, como por exemplo, Claudia Schiffer, Ana Paula Arósio, Malu Mader, Betty Lago, Bruna Lombardi, Patrícia de Sabrit, Lídia Brondi, Maitê Proença, Claudia Liz, Tônia Carreiro e a atriz americana Victoria Principal; desfilaram em passarelas nos principais centros de moda e fincaram presença nas mais badaladas butiques e lojas de departamento internacionais. Além disso, um dos acessórios de moda mais desejados do país também passeou pelo mundo nas páginas da Vogue (conheça essa história aqui), Elle, da japonesa Pen, da alemã Zoo Magazine, entre muitas outras publicações internacionais de moda e também de decoração. Por tudo isso, milhões de meninas e jovens mulheres cresceram tendo a MELISSA como parte de suas vidas.
   

Em 2005, após tantas experiências, a empresa decidiu contar a história da marca MELISSA com o mesmo teor emocional de sua trajetória e com total liberdade artística em Plastic.o.rama Made in Brazil, uma exposição multimídia que aconteceu no mês de março no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; e através de um livro em que 100 profissionais de diferentes áreas, entre fotógrafos, estilistas, designers e publicitários, foram convidados a interpretar um modelo básico da sandália, original de 1979, criando obras e customizações únicas. Foi um enorme sucesso. A ideia fez tamanho sucesso que acabou virando sete modelos, distribuídos ao público visitante do SPFW em sua 19ª edição. Agora, de olho no futuro, a marca segue renovando seu estilo, agregando novos conteúdos através de parcerias e reforçando a corrente antimediocridade contra a mesmice e a falta de alternativas. Marca global, não vê fronteiras na moda e no mundo. Pelo menos, não se o plástico for a linguagem.
   

As galerias da criatividade 
Outro marco na trajetória de enorme sucesso da marca foi a inauguração da GALERIA MELISSA na badalada Rua Oscar Freire, em pleno circuito fashion paulistano, no mês de agosto de 2005. O espaço, de vocação multidisciplinar, se transformou em um ponto de encontro entre o universo da MELISSA, coleções criadas por parceiros da marca com total exclusividade, lançamentos de produtos especiais e exposições ligadas a temas como design, fotografia, moda, beleza e tecnologia. Numa breve retrospectiva, a galeria já sediou exposições do designer egípcio Karim Rashid, dos renomados irmãos Fernando e Humberto Campana, da vocalista da banda “Cansei de Ser Sexy”, LoveFoxxx, do estilista Alexandre Herchcovitch, da ilustradora Carla Barth, do artista plástico e ilustrador chileno Andrés Sandoval, da designer de toy art Leila Voodoo, além de trabalhos dos designers Daniela Ktenas e Domenico Salas, da artista plástica Mana Bernardes, da estilista inglesa Vivienne Westwood e da arquiteta iraquiana Zaha Hadid.
   

A GALERIA MELISSA, projetada por Muti Randolph, revolucionou o conceito de “flagship store”, levando, além de produtos, conteúdo e cultura para suas instalações. A galeria foi idealizada como um canal de comunicação e reúne diferentes colaboradores, paixões, inspirações e desejos. Imponente graças à sua fachada super colorida e constantemente renovada, a galeria tem o jeito da MELISSA: dinâmica, moderna e sempre buscando novidades para assim, em plástico, construir sua história. A cada temporada a MELISSA convida um artista para assinar a fachada da galeria.
  

Todo esse sucesso em São Paulo fez a marca expandir o conceito de “Galeria” para outras duas cidades do mundo: em Nova York (inaugurada em 2012) e em Londres (aberta em 2014). Essas ações deram mais um enorme passo para consolidar globalmente a marca MELISSA. Por exemplo, na inauguração da unidade de Nova York, no descolado bairro do SoHo, deu para sentir o poder que a marca havia conquistado no exterior: Vanessa Hudgen, Alessandra Ambrósio, a atriz Dita von Teese e os estilistas Marc Jacobs e Jason Wu, foram apenas alguns nomes famosos que marcaram presença por lá. A loja contava com um espaço bem amplo, cheio de sapatos expostos ao longo de corredores e mostruários que hipnotizavam as fãs e blogueiras da marca, batizadas carinhosamente como “Melisseiras”.
  

A sustentabilidade 
MELISSA é arte, moda e design. Mas também é sustentabilidade. A marca entende que futuro extraordinário só acontece com muita responsabilidade e atitude. Por isso seus produtos são 100% recicláveis, veganos (não utilizam nada de origem animal) e com aproximadamente 15% de material de origem renovável na composição. E mais: as embalagens em papel são certificadas pelo Forestry Stewardship Council (FSC), que garante sua origem responsável. A marca ainda apóia o combate global ao uso descontrolado de plástico, com foco no plástico de uso único, aquele que usamos uma vez e logo jogamos fora, como canudinhos, sacolas e garrafinhas de plástico. Porém, esse não é o caso da MELISSA. O plástico de seus calçados é de uso contínuo, aquele que tem longa duração e também é empregado em utensílios domésticos, computadores, brinquedos, na medicina, entre outros.
  

Como uma marca de moda, MELISSA está colaborando desde 2020 com o índice de Transparência Fashion Revolution (um movimento global que conecta designers, líderes, makers, acadêmicos e fashion lovers que estão sempre ligados em questões ambientais). Por exemplo, em 15 de outubro de 2019, dia do Consumo Consciente, a marca fez uma pausa em suas vendas, esvaziou as mais de 320 unidades do Clube Melissa e passou o dia dialogando sobre acolhimento de pares, fortalecendo a logística reversa de sua matéria-prima. A partir deste dia, toda a rede de lojas da marca passou a contar com coletores de MELISSA sem condições de uso para que a marca possa dar o descarte correto. Além disso, a marca lançou a MELISSA FLOX 100% RECICLADA, feita a partir de calçados da marca que não tinham mais condições de uso.
   

E graças ao Melflex®, material composto por PVC e que utiliza em sua composição sais minerais à base de cálcio-zinco, que não agridem a saúde, proporciona flexibilidade, conforto e resistência a cada par de MELISSA. Esse material é o melhor termomoldável flexível que existe, pois além de resistente, oferece muito mais conforto e suavidade ao toque. Além disso, é facilmente reciclável contando com pouco gasto de energia na fabricação e de vida útil maior, mostrando o lado sustentável da marca.
  

Campanhas que fizeram história 
O cheirinho, feito para reativar uma memória afetiva dos melhores momentos da vida, uma mistura de chiclete, jujuba e pirulito (cuja fórmula a Grendene não revela de jeito nenhum), é o mesmo desde que ela surgiu, mas as campanhas publicitárias da marca MELISSA foram muitas ao longo dessas mais de quatro décadas. Em 2003 a marca adotou o slogan “Melissa, o plástico na sua forma mais sedutora” em uma campanha na qual bonecas de plástico passaram a ser seus novos modelos publicitários. No ano seguinte foi a vez da campanha “Melissa Tour”, onde as bonecas MELISSA, que já estrelaram as campanhas anteriores, davam a volta ao mundo apresentando os novos modelos da coleção.
  

Em 2007, a marca MELISSA lançou a famosa e marcante campanha publicitária “Melissa Create Yourself”, que seguia a tendência do consumidor que interagia e criava conteúdo para a marca, antecipando assim uma tendência que se tornaria normal anos mais tarde.
   

Mais recentemente, em meados de 2020, a marca lançou a campanha global “BeExtra&Ordinary”, concebida a partir de uma reflexão sobre o atual cenário mundial. Conteúdos mais reais se tornaram populares, o que se intensificou durante o isolamento social. Se antes só o “extra” tinha espaço, hoje o “ordinário” também ocupa os holofotes e a campanha é sobre saber abraçar os dois. O conceito da campanha usa justamente a estética das redes sociais para brincar com a aparente contradição entre esses momentos, mostrando que os calçados da MELISSA podem ser usados por todas as pessoas, seja em momentos super extra ou super ordinários. Assista ao filme da campanha aqui.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca MELISSA passou por alterações ao longo de sua história. Em 2014, o logotipo ganhou uma tipografia de letra mais fina e delicada. A mais recentemente remodelação ocorreu em 2017, quando o logotipo adotou uma tipografia de letra mais impactante e arredondada.
  

Os slogans 
Be Extra & Ordinary. (2020)
Melissa há 30 anos criando sonhos de plástico. (2009) 
Melissa, o plástico na sua forma mais sedutora. (2003) 
Sempre Igual. Sempre Diferente. (1997) 
Plastic Dreams. (Internacional) 
New order all the way! (Internacional)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1979 
● Criador: Pedro e Alexandre Grendene 
● Sede mundial: Sobral, Ceará, Brasil 
● Proprietário da marca: Grendene S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Rudimar Dall’Onder 
● Gerente geral: Raquel Scherer 
● Faturamento: R$ 800 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 340 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Moda 
● Principais produtos: Sandálias, chinelos, sapatos, tênis e acessórios 
● Concorrentes diretos: Moleca, Zaxy, Alme, Havaianas, Crocs e Birkenstock 
● Ícones: O modelo Aranha e o cheiro de seus sapatos 
● Slogan: Be Extra & Ordinary. 
● Website: www.melissa.com.br 

A marca no mundo 
A marca MELISSA comercializa sua linha de calçados (sapatilhas, chinelos, sandálias rasteiras, anabelas, sapatos fechados, tênis, entre outros modelos) e acessórios (como bolsas, pochetes, necessaires, porta moedas, chaveiros e até guarda-chuvas) em mais de 4.500 pontos de venda e 340 lojas CLUB MELISSA em todo território brasileiro. Além disso, exporta seus produtos para mais de 80 países, com forte presença na França, Inglaterra, Japão e Estados Unidos, onde está presente dentro das mais badaladas lojas de departamento e lojas multimarcas. Com faturamento anual estimado em R$ 800 milhões, desde seu lançamento MELISSA já criou mais de 600 modelos diferentes de calçados e já superou os mais de 220 milhões de pares produzidos. 

Você sabia? 
A famosa MELISSA Aranha leva 26 segundos para ficar pronta. Isso sem contar o tempo de projeto e confecção das ferramentas para sua produção. 
Tanto os calçados adultos como os infantis são feitos de plástico vegano, leve, flexível, macio e atóxico. Tudo isso é muito importante para garantir que os bebês e as crianças possam se sentir mais à vontade e, claro, seguros para andar, correr, pular, brincar e desbravar todos os caminhos do mundo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Elle, Vogue e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Folha, Estadão e Meio Mensagem), sites de moda (PureTrends), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 11/9/2021 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

30 comentários:

Anônimo disse...

Gosto de dizer que sou da geração "melissinha". Me sinto como voltando no tempo toda vez que uso uma melissa! Adoro!

Maya disse...

Eu também! Tem um monte de imitação por aí, mas nenhuma chega perto da qualidade e do conforto das melissinhas da nossa infância/adolescência! Vcs lembram da abelhinha?

Anônimo disse...

*******Eu sou apaixonada pelas sandálias Mellisa,são todas lindas********

Me sinto meio menina,usando essas sandalinhas....

Anônimo disse...

Sim, c as melissinhas sentíamo-nos mei-meninas-meio-bonecas. Contudo, as meninas de hoje (2007), aos vestirem Melissa, sentem-se meio-bonecas-meio-mulheres.Em comum, o look fantasia fashion.

Anônimo disse...

Queria o telefone para reclamações...

Anônimo disse...

Só q hj existem certos modelos d melissas q nos fazem sentir mulheres e não só meninas. Amo melissas.

Anônimo disse...

eu amoo melissa adoro as novidades,so q na minha cidade nao chega todos os modelos!

Anônimo disse...

graziele comprei uma melissa a 6meses so descolou quero saber se posso trocar?onde

Anônimo disse...

Melissa e tudOo de bom, porem, é muitoO caraaa!!
Por ser plasticos deveria ter preço mais popular...Mas amoO mesmo assim e sempre q to desapertada comprO uma...Rsrsrs...Ávista de preferencia para ganhar um descontO.
Sílvia Rachel

Anônimo disse...

Eu AmoOo Sandálias Melissa!!!

Ela nos deixa com um ar fashion ...
Diferente !

Mas o preço que é meio amarguinho.. faço um esforção para ter uma ..
=/

só q essa última que eu comprei começou a descascar..=/ Ai num dah nhe!
Mas eu não vou deixar de comprar Melissa, apenas espero que as outras não acabem descascando tbm !
XD

Anônimo disse...

sou apaixonada por sandalia bonita uso tanto melissas quanto as de boas marcas q sao desse mesmo estilo e custam menos ..nao sou futil e nao vou alimentar uma fabrica q vende uma sandalia de "plastico por preço tao alto" ,logico q ela sobrevive por pessoas como vcs ...tenho pes no chao ...

Anônimo disse...

Eu não sou apaixonada pelas sandalias melissa, sim uma louca por melissa, eu sou das quelas tietes, que fica navegando no site da melissa só para ver se chegou alguma novidade da melissa.

enfim as Melissas são lindas!!
louca por melissa....

Beijos

Anônimo disse...

adoroooooooooo as melissas tenho todas uuuuuuuuuuuu

Unknown disse...

sou apaixonda por melissa sempre pesso pra minha mâe comprar uma numa ocasiao que der
tenho 25 melissas so tenho apenas 13 anos mas desde os 10 anos uso MELISSA tenho de todos os tipos baixas altas simples extravagante
é sou mesmo apaixonda por MELISSAS por ano chego a compra 3 ou 4 melissas e ainda acho pouco...
no meu orkut metade das minjas comunidadaes sao sobre MELISSAS Ñ VIVO SEM UMA SANDÁLIA PRA MIBN: SÓ MELISSA ñ me interesso por outrasa sandálias minha mâe fala que um dia vou acabar enlouquecendo com essas sandalia mas essa sandalias ñ são apenas sandálias sao MELISSA minha vida!1
olha lavo minhas sandalias sempre e as trato como se fossem minhas filhas mesmo
quando estou clçando alf=guma das minhas 25 me sinto nas nuvens mesmo que elas estejam fazendo CALOS e machucando meus pés mas tudo isso vale apena ñ é~??
CLARO que sim !XD
melissas sao lindas e tudo mais mas nos consumitas ñ achamos justo os preços altíssimos das melissa eu uebho uam que custou R$:220,00 reais isso é um roubo e só usei 3 vezes por quase perdi meu pé fez muitos calos e tudo mais
xauy e espero k tenham gostado do meu comentário DX
SOU PATRINCINHA E CONSUMISTA DE MELISSAS

Anônimo disse...

Tenho 33 anos e uma filha de 16, amamos Melissa e tenho conhecimento suficiente para dizer aqui que, nem todas as sandálias são confortáveis, já comprei várias que não são, por isso, vai aí um recado para os desenhistas e fabricantes: É preciso melhorar sempre, em conforto e qualidade, façam o possível e o impossível para agradar as suas consumidoras, pois a fila anda!

Unknown disse...

essa semana comprei minha primeira melissa é td + tive q parcelara pra comprar q quando agente rala pra ganhar o dinheiro gastar quase 100 numa sandalia é triste hj naum so usam melissa as patricinhas + tb pessoas como eu q q ralam o mes td pra ganhar pouco + q 1 salario minimo ne pow sao lindas + poderia ser melhor se fossem + baratas
a uns 2 anos atras sempre q juntava dinheiro pra comprar uma melissa ela ja tinha saido de linha rsrsrsrsrs
agora resolvi o problema compro no cartao e parcelo em mil vezes
EU TRABALHO E MEREÇO

Anônimo disse...

adoro as melissas, mas eu acho o preço muito salgado,tenho certeza que muitas meninas tem um sonho de ter uma,mas com a miseria que ganhamos não tem como.E as lojas que conheço que vende as melissinhas so parcelam em 2 vezes. gostaria de saber os endereços que seja a loja da propria melissa. E por favor não precisa vender as sandalias tão caras assim.

Anônimo disse...

EU USO MELISSA DESDE O ANO DE 2005,AMO,ACHO LINDAS,FASHION,ME SINTO QUANDO ESTOU COM UMA DELAS NOS PÉS...PORÉM QUANDO FOREM CRIAR A COLEÇÃO,QUE LEMBREM DE ENCAIXAR O CONFORTO EM PRIMEIRO LUGAR NÉ?PARA QUE NÃO FIQUE MARCAS NOS NOSSOS PEZINHOS...E QUANTO AO PREÇO,QUE É DE VALOR EXORBITANTE...NEM VOU RECLAMAR MUITO,AFINAL SÓ COMPRA QUEM QUER NÉ?

Anônimo disse...

CARA PELO AMOR DE DEUS...BAIXEM OS PREÇOS DA MELISSA...SOU CONSUMIDORA FIEL E QUERO VÊ-LAS SEMPRE NOS MEUS PEZINHOS LINDOS,QUE ALIÁS JÁ ESTÃO MARCADOS DE TANTO USÁ-LAS,ACHO QUE VOU QUERER PÉS NOVOS,MAIS NUNCA,NUNCA DEIXAR DE USAR!!!

Unknown disse...

Deixem as melissas no preço que estao, por favor!! não aguento ver aquelas relaxadas usando as mesmas sandalias que eu!!fala sério!! Sou uma louca por melissa, quando não vejo nada de novo no site entro no blog para saber logo o que tem para nova coleção!! sou tão fissurada q sempre sei todos nomes preços!!rs ..Melissa é o sonho de consumo de todas(crianças , adolescentes e mulheres) para dizer até um amigo meu, usa ! não com frequencia mais ele tem umas 2! Obs:ele é heterosexual !!

:)

Anônimo disse...

Q graça dizer que é um sonho, mas o preço tem que continuar alto para q só vc tenha... qta futilidade ...
Saiba que dou de presente para quem não pode bancar e sou recompensada com muito carinho e amizade sincera e acima de tudo não espero nada de ninguém. Legal né?
Melissa é tudo de bom!!!!

Anônimo disse...

melissa pra mim é tudo com elas mim sito nas alturas são lindãs e encatadoras em 2 em 2 meses compro um pá aaff minha paixão aré minha mãe usa melissa ,naum idade para usalas melissa e entenamente espirito jovem ki enbeleza a menina mulher nas ocasioes des de um casamento ou a umafestinha com asamigas lindãs ela se sei meus amoressssss adoro a minha campana zig zag v dorada super cofotavel e brilhate todo mundo cometa e elogia !kkkkk ah nuca vcs pode abaixa o preço ta por favor pq é com o preço ki a jente sabem o quenato elas valém ah tbem melissa é pra kei podi naum pra kei quer patyyyy usa melissa fubá usa imita~çã´a naum dá ne as fubá usado os mesmus luxos e mi8mos ki nos!!!

Anônimo disse...

ai gente eu amo melissa tenho varias fico louca pra comprar mais sao lindas e fashion sao tudo de bom !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Milady disse...

Amo andar com minhas melissas com certeza foi de muito bom gosto,quando estou na rua e vejo alguem usando uma igual a minha ou uma melissa e eu não penso:Por que não calcei uma hoje??
Nossa adooooooooooooro demais mesmo sou completamente viciada admito!
Olha ter inventado melissa foi de muito bom gosto!Meus Parabéns mesmo Alexandre e Pedro Grendene

Anônimo disse...

eu tenho orgulho em dizer sou melisseira.
Melissa é alem de linda consciente não troco a Melissa por nada ela já faz parte de mim.

Unknown disse...

esse site tem várias melissas antigas e é super confiável! https://www.propemix.com.br/index.php/

Anônimo disse...

eu tenho uma melissa aranha quadrada só que ela é fechada atrás e vazada gostaria de saber porque pesquiso no google e não encontro uma foto dela,eu gostaria de saber de que ano ela é

Unknown disse...

Pq nao fazem melissa de silicone,adoro os modelos mas o plastico da alergia nos meus pes que chegam a sair sangue.

Anônimo disse...

Melissa sempre vai se superar diante das outras,

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber o que as meninas acham de homens que usam melissa? Acham que fica legal ou que não?