29.5.06

SONHO DE VALSA


Ele se tornou símbolo dos apaixonados. Um verdadeiro ícone do romantismo. Presentear a pessoa amada com seus bombons tem um significado especial: amor e carinho. Isso sem contar o delicioso, e para muitos, sabor irresistível; a embalagem inconfundível e o ritual de desembrulhar o produto, que por si só, durante décadas, foi um símbolo sensorial da marca e dava água na boca. Foi assim que o bombom SONHO DE VALSA transformou-se em um dos produtos brasileiros de maior sucesso não apenas em seu segmento, mas em toda a categoria de chocolates. 

A história 
Tudo começou no ano de 1938, quando a tradicional fábrica de chocolate Lacta (conheça essa outra história aqui) lançou no mercado brasileiro o famoso bombom SONHO DE VALSA, um wafer recheado com massa e pedacinhos de castanha de caju, coberto com duas camadas de chocolate, embrulhado em papel estanho de cor vermelha e recoberto por celofane transparente. Como rótulo, um selo preto central continha o nome do produto e o desenho de um violão. Durante quatro anos, o bombom foi consumido majoritariamente por mulheres, vendido somente por quilo em sofisticadas bombonières. Em 1942, como forma de agregar o público masculino, a marca aumentou o tamanho do bombom e começou vendê-lo por unidades em bares, armazéns e outros estabelecimentos mais populares.
   

Como o celofane colorido passou a ser fabricado no Brasil, o SONHO DE VALSA ganhou nova embalagem: o violão do antigo rótulo ganhou a companhia da imagem de um casal em traje de gala dançando e a escala musical de uma valsa de Johann Strauss Jr., compositor de Danúbio Azul, foi colocada nas laterais, além de substituir o celofane transparente por um de cor maravilha. Também ganhou uma campanha publicitária com o slogan “Saboreie um bombom com a sua namorada”, transformando-se em ícone dos casais apaixonados. O sucesso foi imediato, principalmente entre os mocinhos apaixonados que davam os deliciosos bombons SONHO DE VALSA de presente para suas amadas.
   

Em 1996, a Lacta foi adquirida pela gigante americana Kraft Foods (atual Mondelēz International). A empresa americana rapidamente percebeu que, mais do que um bombom de sucesso, o SONHO DE VALSA era, para muitos brasileiros, um símbolo do amor romântico, da leveza e da graça de viver. Foi então que as mudanças começaram. No mês de dezembro de 2000, atendendo às solicitações dos consumidores do bombom, foi apresentada ao público a Lata para Presente, especial para ocasiões como aniversário, dia das mães, dos pais, dos namorados ou Natal. Já a primeira variação do produto foi lançada no mercado em 2002: SONHO DE VALSA BRANCO, o tradicional bombom na versão com cobertura de chocolate branco.
   

Até 2004, a marca era representada por apenas um produto: os tradicionais bombons. Mas foi a partir desse momento que a marca resolveu dar início a uma grande diversificação em sua linha de produtos, explorando a grande força que SONHO DE VALSA conquistou entre milhões de consumidores. Com isso surgiu o SONHO DE VALSA MAIS, opção do produto no formato de barra composta por três bombons, e os primeiros ovos de Páscoa da marca. Além disso, a marca introduziu novas maneiras de presentear a pessoa amada com embalagens ainda mais inovadoras como latas em formato de coração.
   

Nos anos seguintes, os tradicionais bombons ganharam novas versões, como por exemplo, com recheio amargo, com recheio de morango e até uma deliciosa versão trufada. A marca também foi estendida para outras categorias com o lançamento de sorvetes e picolés. Tudo para fidelizar quem já gostava da marca e conquistar novos adeptos, fazendo com que SONHO DE VALSA estivesse ainda mais presente no dia a dia e nos corações dos consumidores brasileiros. Mesmo com a evolução do SONHO DE VALSA, o bombom mais famoso do Brasil nunca perdeu a alma romântica, vendendo mais de 22 bilhões de unidades até hoje.
   

Além disso, estrategicamente a empresa começou a investir nas regiões norte e nordeste para aumentar suas vendas. Desde 2005, com a implantação de uma unidade de negócios em Recife a marca apostou em uma comunicação diferenciada para estabelecer vínculos com o consumidor destas regiões. Por exemplo, em 2008, a marca patrocinou uma das festas mais populares do nordeste brasileiro - o São João - criando na cidade de Recife um ambiente da marca chamado “Parque do Sonho”, que lembrava um mini-parque de diversões, e reuniu um público estimado em 80 mil pessoas. Já em Caruaru (Pernambuco), um ambiente foi desenhado exclusivamente para a festa: o Arraiá do Sonho, remontando a uma pracinha do interior, em que foram distribuídos aproximadamente 40 mil unidades de SONHO DE VALSA.
  

Em 2017, a marca apostou em uma parceria de Co-Branding com a rede McDonald’s (conheça essa outra história aqui), que resultou no McFlurry Sonho de Valsa (sobremesa composta por mix de baunilha, cobertura de chocolate, pedaços do tradicional bombom e farofa doce crocante) e McShake Sonho de Valsa (preparado com leite, mix de baunilha, cobertura de chocolate, cobertura sabor SONHO DE VALSA e farofa doce crocante). Pouco depois, em 2019, a marca apresentou uma nova identidade visual e uma nova embalagem para seus bombons (para mantê-los crocantes por mais tempo), o que para muitos pode ter sido uma heresia.
   

A linha do tempo 
2001 
Lançamento da caixa com seis unidades do bombom. 
2005 
Lançamento do bombom SONHO DE VALSA com recheio de morango
2006 
Lançamento do ovo de Páscoa SONHO DE VALSA no formato de coração. 
Lançamento, por meio de uma parceria com a Kibon (conheça essa história aqui), do picolé SONHO DE VALSA
2007
Lançamento do bombom SONHO DE VALSA com recheio de trufa. O produto mantinha as características do bombom tradicional, mas inovava na cremosidade da opção trufa. 
2008 
Lançamento, através de uma parceria com a Kibon, do sorvete com sabor SONHO DE VALSA. 
2009 
Lançamento do MINI SONHO DE VALSA, mini bombons acondicionados em uma bandeja, decorados um a um e sem o papel celofane rosa, característico da marca. Uma película metalizada fecha a embalagem. As embalagens tinham formatos diferenciados (coração e quadrado) e diferentes designs decoravam as caixas como xadrez com cor de rosa, xadrez com preto e com notas musicais. As embalagens também apresentavam acabamento fosco e possuíam espaço para dedicatória do lado de fora. 
Lançamento do SONHO DE VALSA AVELÃ COM CREME BRANCO, primeiro bombom com dois recheios do mercado nacional. 
2010 
Lançamento do novo formato do ovo SONHO DE VALSA, embrulhado como um bombom gigante de 400 g. Além do formato inovador, os consumidores podiam provar um delicioso ovo de dupla casca, feito com uma camada do chocolate ao leite Lacta e outra camada interna, de recheio do famoso bombom. 
Lançamento em edição especial do SONHO DE VALSA TRUFA BRANCA E PRETA, bombom com recheio de chocolate trufado, meio trufa branca, meio trufa preta, waffer e uma camada externa de chocolate ao leite. 
2014 
Lançamento em edição especial do SONHO DE VALSA CHOCO, o bombom com recheio de chocolate, combinado com a cobertura de chocolate e sua casquinha tradicional. 
2019 
Lançamento do biscoito recheado com sabor SONHO DE VALSA. 
2020 
Lançamento do recheio cremoso de SONHO DE VALSA dedicado à confeitaria. O objetivo é que o produto seja inserido na rotina do confeiteiro, de forma a otimizar tarefas e processos na cozinha e auxiliar na venda de doces. O recheio pode ser usado puro ou em preparos com outros ingredientes, além de ser estável a temperatura ambiente e não requerer refrigeração depois de aberto.
  

O ícone 
Durante mais de 75 a embalagem do tradicional bombom foi um símbolo de reconhecimento da marca, tanto visual como sensorial. Quem não se lembra do barulho da embalagem sendo aberta? A embalagem original se resumia a um papel estanho vermelho que envolvia o bombom, recoberto com celofane transparente. Como rótulo, a embalagem apresentava um selo preto central com o nome do produto e o desenho de um violão. A primeira mudança ocorreu em 1942, quando a embalagem recebeu alguns retoques e passou a utilizar o papel celofane com a cor maravilha (forte e vibrante, cujo nome foi extraído de uma flor), que durante décadas seria um símbolo de identificação da marca.
   

Uma nova remodelação ocorreu em 2001, quando detalhes foram alterados: saiu a figura do violão, as letras ganharam mais movimento e o casal mudou de posição. Uma década mais tarde, em abril de 2011, a embalagem do bombom apresentou sua maior mudança até então. Após dois anos de desenvolvimento, a marca lançou uma embalagem com um lacre, em adição às tradicionais laterais enroladas. O objetivo da nova embalagem era manter o chocolate crocante por mais tempo, principalmente em regiões de clima mais quente, e utilizava uma tecnologia semelhante às embalagens dos ovos de Páscoa. A imagem abaixo mostra a evolução da tradicional embalagem do bombom.
  

Porém, em 2019, a marca resolveu modificar radicalmente a tradicional embalagem “torcida” do bombom. A nova embalagem em formato flow pack, é mais moderna, fácil de abrir e mantém a crocância do bombom por muito mais tempo. Além de ser mais segura (especialmente quanto à abertura). Para comunicar a novidade, com o mote “Mudei porque te quero”, a marca lançou uma campanha com peças repletas de bom-humor e romantismo, que enfatizavam os benefícios da nova embalagem e mostravam que a marca ouviu os seus consumidores para fazer tal alteração radical em um dos principais símbolos de SONHO DE VALSA. O rótulo também foi remodelado e ganhou uma nova tipografia de letra e um novo design para o casal. Vale lembrar que essa nova embalagem havia sido introduzida no ano anterior, apenas para a caixa de Variedades Lacta.
  

A imagem do amor 
O bombom é vendido como um símbolo do romance ou do amor idealizado, de forma que faça sucesso entre casais de namorados e apaixonados. Tal característica vem sendo continuamente ressaltada nas campanhas publicitárias do produto desde o seu lançamento. Sua identidade visual fortemente presente (caracterizada pela cor maravilha e pela venda da imagem de tradição e dos vários rituais associados ao produto - como o de abrir a embalagem com aquele barulhinho e comer o bombom), tornaram o SONHO DE VALSA um ícone no mercado brasileiro.
  

Em 2013, a marca que mais entende de amor deu uma ajuda para os esquecidos que deixaram os mimos e presentes do Dia dos Namorados para última hora. Na primeira ação real time marketing do Brasil (interagir em tempo real com os fãs) a marca lançou em sua fan page no Facebook o PLANTÃO DO AMOR, durante todo o dia 12 de junho, com uma equipe para responder em tempo real os consumidores que mandassem perguntas ou pedissem dicas para comemorar a data. Para surpreender a pessoa amada, a equipe sugeria restaurantes, frases românticas, presentes, receitas, entre outras dicas. O resultado: nove mil interações durante um dia de trabalho cheio de amor. O sucesso da ação foi tamanho que a marca realizou também nos dois anos seguintes (chegou a impactar mais de 10 milhões de pessoas).
  

Em 2015, como parte da campanha “Pense menos, ame mais”, que incentivava as pessoas a aproveitarem plenamente os momentos simples da vida a dois sem racionalização, a marca convidava casais apaixonados por futebol para também mostrarem seu amor entre si por meio de um beijo. A ação batizada de “Câmera do Beijo” percorreu as arquibancadas em 19 jogos do Campeonato Brasileiro, duas partidas da Copa do Brasil, além da eliminatória da Copa do Mundo, para localizar casais antes do início dos jogos e durante o intervalo. Nesses momentos, a torcida era para que eles se beijassem ao aparecerem no telão. Os beijos eram capturados e podiam ser compartilhados nas redes sociais de SONHO DE VALSA.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modificações e modernizações ao longo dos anos. Ganhou novas tipografias de letra e perdeu o tradicional símbolo do violão. O atual logotipo foi lançado em 2019 e apresentou uma tipografia de letra mais impactante e um maior destaque para a letra S.
  

O atual logotipo também pode ser aplicado sob um fundo de cor maravilha (que em 2019 ganhou uma nova tonalidade), tão característica e associada à marca.
  

Os slogans 
Mudei porque te quero. (2019) 
Pense menos. Ame mais. (2015) 
O amor é uma mistura de sensações. (2009) 
O amor tem mais este sabor. (2007, Sonho de Valsa Trufa) 
Sonho de Valsa. O amor tem esse sabor. (1996) 
Sonho de Valsa. Ai que vontade que dá! (1986) 
Saboreie um bombom com a sua namorada. (1942)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1938 
● Criador: Lacta 
● Sede local: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Mondelēz International Inc. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente (Brasil): Liel Miranda 
● Faturamento: R$ 600 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 10 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Chocolates 
● Principais produtos: Bombons e ovos de Páscoa 
● Concorrentes diretos: Baci, Ferrero Rocher, Kisses, Alpino, Serenata de Amor, Bon o Bom e Amor Carioca 
● Ícones: A embalagem cor maravilha 
● Slogan: Pense menos. Ame mais. 

A marca no mundo 
O tradicional SONHO DE VALSA é responsável por mais de 40% do mercado brasileiro de bombons avulsos (a cada 10 bombons vendidos no Brasil, quatro são SONHO DE VALSA) com presença em quase todos os pontos-de-venda do país, atingindo públicos de todas as camadas sociais. Anualmente são vendidos mais de 330 milhões de unidades do bombom. SONHO DE VALSA é uma das marcas líderes no segmento de Páscoa, onde a cada dez ovos vendidos, um é da tradicional marca. A SONHO DE VALSA comercializa, além de seus tradicionais bombons, barras de chocolate, sorvetes e bolachas. Apesar de ser uma marca local, SONHO DE VALSA é exportado em pequenas quantidades para países como Estados Unidos, Uruguai, Paraguai e Venezuela. 

Você sabia? 
O produto é vendido em unidades individuais, pacote de 1 kg (aproximadamente 45 unidades), além das embalagens em lata (algumas delas vendidas em data comemorativas como Dia dos Namorados e Páscoa). O bombom também está presente nas caixas Variedades Lacta. 
Praticamente todos os brasileiros já experimentaram SONHO DE VALSA ao menos uma vez na vida. 
Aproximadamente 40 minutos se passam desde o momento em que a farinha chega à fábrica até a ida do bombom SONHO DE VALSA para o centro de distribuição. Apesar da modernização da produção, o bombom passou por poucas mudanças desde que foi criado, em 1938. O recheio, por exemplo, é o mesmo há mais de 80 anos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 14/11/2021

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

12 comentários:

Anônimo disse...

Eles deveriam vender a massa, em separado tipo aqueles dadinhos, iria ser o maior sucesso tb

gabriel mota disse...

Sou universitária e estou fazendo um trabalho de canais de distribuioção.Foquei os meus estudos no bombom sonho de valsa,porque para mim é o referencial no brasil de canais de distribuição com maior sucesso.Preciso de vossa ajuda para maior informação a este respeito.Onde posso encontrar?Antecipadamente agradeço.lilianemariamota@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá, boa tarde!
Estou fazendo um trabalho de marketing sobre o bombom sonho de valsa e precisaria de algumas informações, você teria mais dados sobre este produto, num geral, ou ainda poderia me indicar locais que eu possa encontrar informações como estudos de mercado, faturamento, representatividade, market share.
Obrigada.
roberta_vk@hotmail.com

dell disse...

Bom, sou universitário e estou encarregado de fazer um trabalho sobre a parte fianceiro so sonho de valsa. Qeum poder me ajundar por gentileza mandem um email pra de quem solber de algum site ou coisa parecida. Desde já agradeço.

Anônimo disse...

ola boa tarde! Sou universitaria e faço Recursos Humanos no ICEC Cuiabá-MT, e preciso saber se pode dar alguns dados sobre a empresa, pois quero relatar sobre a "Sonho de Valsa" no projeto semestral chamado PIM,daqui da faculdade.
Espero contar com voces, pois minha pesquisa ira deescrever muito bem da Sonho de Valsa.
Desde já agradeco.
Estou aguardando sua resposta.

Unknown disse...

Moro no norte da California e comprava Sonhos de Valsa nas poucas lojas de artigos brasileiros em San Francisco e em Marin County. Ai desapareceram totalmente. So vejo bombons da Garoto e os Sonhos de Amor? O que ha? nao importam mais? Agradeco a informacao

Unknown disse...

Sonho de valsa branco, o melhor chocolate que já comi na minha vida!!!!!
#SonhoDeValsaBranco
#VoltaPorFavor!!!!!

Unknown disse...

Não gosto de chocolate.. mas para a minha surpresa quando experimentei o sonho de valsa BRANCO foi a melhor coisa que já comi.. combinação perfeita de ingredientes, tento juntar a casca do ouro branco com o recheio do sonho de valsa tradicional .. mas não é a mesma coisa!
Por favor.. voltem a vender esse pedacinho do céu 🙏

Unknown disse...

Exatamente.. melhor chocolate que ja comi! Volta🍬

Unknown disse...

Volte sonho de valsa do branco por favor!

Unknown disse...

Pf voltem o sonho de valsa branco muito bom

Unknown disse...

Sonho de Valsa é lembrar a infancia ! Não deveria tira o simbolo que é o violão .Amo de mais 😍