14.5.06

RALPH LAUREN


Suas roupas e acessórios combinam o estilo clássico e sofisticado com o despojado e esportivo, em uma moderna interpretação americana da moda. E em sua grande maioria carregam um símbolo de puro status: um jogador de pólo montado em seu cavalo. Das roupas à decoração de interiores, a assinatura de RALPH LAUREN sempre garante, mais do que moda, um estilo de vida sofisticado, que explora a combinação da atitude americana, urbana e confiante, com a clássica elegância britânica. 

A história 
O ano era de 1964, as gravatas eram estreitas e o jovem Ralph Lauren chamava a atenção pelas quais usava que tinham 10 centímetros de largura. Algumas lojas se interessaram pela novidade e ele, que não era um designer, mas tinha ótimas ideias, conseguiu convencer seu empregador a produzir algumas gravatas mais largas. Passo a passo, os pedidos foram aumentando: as gravatas, em seda italiana e feitas à mão, custavam o dobro das outras, mas vendiam sem parar. Porém, quando uma nova administração encarregou-se dos negócios da empresa, a invenção de Ralph foi descartada. Foi então que ele se transferiu para uma empresa maior, a Beau Brumell, também de moda masculina, que decidiu criar uma marca para suas gravatas. Inspirado na sofisticação do jogo de pólo à cavalo, Lauren criou uma coleção de gravatas listradas, a qual nomeou POLO. O nome derivava de um esporte que simbolizava um universo de estilo clássico e elegância discreta, principais virtudes da marca.


A sofisticação, na verdade, sempre fora a sua meta. Desde adolescente ele admirava a elegância natural do duque de Windsor, dos atores Cary Grant e Fred Astaire e da atriz Greta Garbo, pessoas que não precisavam exibir etiquetas para se destacarem. E quando viu que as portas do mundo da moda se abriam para ele, decidiu que suas peças seriam, antes de tudo, sofisticadas. Com ajuda financeira de Norman Hilton, um costureiro de Manhattan, que lhe emprestou US$ 50 mil, Lauren fundou sua grife em 1967 com o nome de POLO FASHIONS, inicialmente produzindo e vendendo apenas gravatas. Não demorou muito ele resolveu começar a produzir sua primeira linha de roupas masculinas, com os ombros naturais no estilo IVY LEAGUE (que define o estilo de se vestir de alunos de um grupo de tradicionais faculdades como Yale, Columbia, Princeton, Brown, Harvard, entre outras), vendidas em pequenas lojas de Nova York. Clássica, mas contemporânea, a coleção foi um verdadeiro sucesso entre os americanos. Em 1969, já com o nome POLO RALPH LAUREN, a marca possuía uma loja (na verdade um espaço de exposição) dentro da luxuosa loja de departamento Bloomingdale’s. Em 1970 ele recebeu seu primeiro prêmio Coty, um dos mais importantes da moda americana por sua coleção masculina. A conquista fez com que seu nome ficasse famoso no mundo da moda dos Estados Unidos.


Em 1971 ele revolucionou a moda ao lançar uma linha de ternos femininos com alfaiataria clássica masculina. Além disso, foi a primeira vez que o logotipo da marca apareceu nas peças de Lauren. Foi também nesse ano que a primeira loja da marca foi inaugurada na sofisticada Beverly Hills, tornando Ralph Lauren o primeiro estilista a abrir uma loja própria. Na loja que vendia roupas masculinas e femininas, tudo era exposto com muito luxo e requinte. A coleção feminina era composta por suéteres Fair Isle, saias pregueadas, camisas sem gola, vestidos de veludo com gola de renda, calças e saias de flanela, inspirado nos trajes ingleses de montaria. Mas, desta vez, a reação não foi boa - tudo era lindo, mas parecia uma versão feminina das peças masculinas. Em 1972 a famosa camisa pólo de dois botões, confeccionada em malha piquê, aparecia pela primeira vez com o símbolo da marca (um jogador de pólo montado em seu cavalo), podendo ser encontrada em 24 cores diferentes. A campanha publicitária “Every team has its color - Polo has 24” (algo como “Todo time tem sua cor - Pólo tem 24”) foi lançada nessa mesma época com extremo sucesso. Rapidamente a camisa pólo se tornou um clássico americano (e da marca) e mania mundial. Afinal, nenhuma outra camisa conseguiu conjugar tão bem qualidade e variedade, sendo presença constante no guarda-roupa do homem sofisticado, de bom gosto e moderno.


A marca se tornou conhecida em todo o mundo pela sofisticação de seus produtos, mas foi em 1974 que Ralph Lauren ganhou maior visibilidade internacional e provou seu estilo atemporal quando vestiu o ator Robert Redford no filme “O Grande Gatsby”. Em 1976, fez história ao se tornar o primeiro estilista a vencer o prêmio Coty feminino e masculino no mesmo ano. Lauren já criava coleções femininas, mas foi apenas em 1977 que consagrou esta linha ao criar o figurino que a atriz Diane Keaton usou no filme “Annie Hall”, de Woody Allen, exibido no Brasil como “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”. Apesar de já terem sido apresentadas inúmeras coleções femininas com saias e vestidos, sua marca registrada são as calças cáqui, camisas sociais brancas e mocassins do tipo penny loafer. Pouco depois, em 1978, a marca surpreendeu a todos e lançou a linha Western, inspirada na mistura entre caubóis e nativos americanos.


Os anos de 1970, de fato, deram início a uma avalanche da grife americana, que passou a existir ao lado da POLO, e com o lançamento de roupas infantis, perfumes, acessórios e, principalmente, sua “home collection”, uma linha de artigos para casa, composta por itens que iam desde móveis antigos a lençóis, de delicados objetos de porcelana a preciosos tapetes orientais - tudo exposto nas lojas de maneira tão elegante e ao mesmo tempo tão casual, que se tinha a impressão de estar em uma casa cujo dono estava bem ali, na sala ou no quarto ao lado. Em 1981, Ralph Lauren se tornou o primeiro estilista americano a abrir loja na Europa, mais especificamente na cidade de Londres, em plena Bond Street. A loja de Londres se tornou um grande sucesso, difundindo a marca pelo continente europeu. A loja de Paris foi inaugurada em 1986, tornado-o o primeiro estilista americano a possuir loja exclusiva na Cidade Luz. Nos anos seguintes, a marca americana diversificou sua linha de produtos ingressando em outros segmentos, lançando uma infinidade de perfumes, trajes esportivos, linha de bagagens, óculos, objetos de couro, roupas íntimas e tapetes, além de criar outras marcas como a POLO SPORT e inaugurar lojas nas principais cidades cosmopolitas do mundo. Com isso, colocou ao alcance da classe média americana produtos com um quê de aristocracia. Em 1994, Tyson Beckford, se tornou um dos primeiros modelos negros a estrelar uma campanha publicitária de uma grande grife americana, a POLO SPORT.


Em 1999, a RALPH LAUREN adquiriu por US$ 80 milhões a canadense CLUB MONACO, marca com linhas de roupa, objetos de decoração, acessórios e cosméticos voltada para pessoas modernas e jovens. Na época a marca tinha 56 lojas no Canadá e 13 nos Estados Unidos. Hoje em dia são 198 lojas espalhadas pelos territórios americano e canadense, e mais 13 países. O tradicional cavalinho que é símbolo da marca inspirou há alguns anos a criação da coleção BIG PONY, com peças de edição limitada com o cavalo em versão maior. A coleção foi um verdadeiro sucesso de vendas que passou a fazer parte da linha regular de produtos da marca.


Em 2003 a marca inaugurou na cidade de Nova York sua primeira loja exclusivamente dedicada ao público infantil. Em continuidade aos seus planos de expansão internacional, a RALPH LAUREN inaugurou luxuosas lojas em Milão (2004), Tóquio (2006), Moscou (2007) e uma sofisticada butique na Avenue Montaigne, em Paris (2008), uma das ruas de maior prestígio para as marcas de luxo no mundo. A loja, voltada exclusivamente para o segmento feminino, reúne apenas as coleções de moda e acessórios, utilizando os elementos mais luxuosos da marca. Na loja são vendidas as bolsas Ricky, desenhadas pela mulher do estilista, Ricky Lauren. A bolsa em couro de crocodilo feita à mão na Itália, cujo preço atinge facilmente US$ 22 mil, é vendida somente sob encomenda, com quatro meses de prazo para a entrega.


Enquanto isso, a divisão de joias e relógios da RALPH LAUREN, criada em parceria com a Compagnie Financière Richemont S.A., apresentou a sua primeira coleção em janeiro no Salão Internacional da Alta Relojoaria, em Genebra. Também nesta época a marca americana inovou de forma criativa com o lançamento do kit “Paint Your Own Polo”, que incluía uma camisa pólo lisa, tintas coloridas, pincéis, carimbos e outros materiais para que a criança pudesse customizar a peça. Outro atrativo era que 100% do valor arrecadado foi destinado à uma instituição que cuida e ampara crianças com câncer. Em 2010 a marca inaugurou o sofisticado restaurante Ralph’s dentro da nova butique em Paris, localizada em Saint Germain, um bairro extremamente chique da cidade. Em 2014, mais uma vez a marca ficou famosa por inovar e criar algo magnífico. Durante a semana de moda de Nova York, a RALPH LAUREN transmitiu seu desfile de moda em 4D, sob as águas do lago do Central Park, um espetáculo que prova que, mesmo com quase meio século de vida, a marca continua sofisticada e elegante.


Ao longo de todos esses anos, com uma imagem atrelada à sofisticação e elegância natural, a RALPH LAUREN se transformou em uma referência para o público masculino e feminino no segmento de luxo. O homem que consome a marca é discreto, mas ao mesmo tempo moderno, vibrante e nobre. A mulher é sofisticada e elegante sem exagerar no luxo. São valores como esses que a marca vende a seus abonados consumidores, através de produtos que levam a assinatura RALPH LAUREN e transitam em diversos mundos, mas todos ligados à moda, como móveis e peças de decoração, linhas de perfumaria, relojoaria, restaurantes, cafés, bares, linhas para homem, para mulheres, para crianças e até para animais de estimação.


A grife americana já possuiu sete lojas no Brasil (4 em São Paulo, 2 no Rio e uma em Belo Horizonte). Mas encerrou suas operações em 2001 alegando, entre outros fatores, a dificuldade em combater as falsificações e a crítica situação financeira dos parceiros locais. A RALPH LAUREN retornou ao país no mês de abril 2015, com operação própria, ao inaugurar uma enorme e luxuosa loja de 850m², com direito a diversos salões e um bar interno – onde é possível relaxar depois das compras degustando coquetéis, cafés, petiscos e doces. Localizada no badalado Shopping Cidade Jardim, que abriga algumas das principais grifes de luxo em São Paulo, a loja, que não vende as tradicional as camisas pólo, conta com a coleção feminina Collection, versão mais sofisticada da RALPH LAUREN, e a linha masculina Purple Label, juntamente com alguns itens para casa, acessórios e artigos de couro, perfumes, calçados e relojoaria. Miniaturas de carros antigos, que remetem à extensa coleção de carros do estilista Ralph Lauren estão dispostos por toda a loja, incluindo algumas para venda.


A linha do tempo 
1972 
Lançamento da linha de acessórios e calçados. 
1978 
Lançamento da coleção de colônias masculinas, entre as quais a colônia pós-barba (POLO for Men After Shave Balm) e o famoso perfume POLO for MEN, além da colônia feminina LAUREN, sendo a primeira vez que um perfume masculino e um feminino foram introduzidos no mercado ao mesmo tempo. O sucesso do perfume masculino foi imediato e, mais de 30 anos após seu lançamento, POLO for MEN (aquele acondicionado em um icônico vidro verde) ainda possui fiéis seguidores, mantendo posto de destaque no mercado masculino de perfumes. 
Introdução do estilo campestre: saias de brim usadas sobre camadas de anáguas de algodão branco; casacos franjados de camurça; cintos de couro; e blusas leves de mangas bufantes. 
Lançamento da coleção de roupas para crianças POLO for BOYS, iniciando a longa tradição da marca neste segmento. Atualmente a linha, batizada RALPH LAUREN CHILDREN’S, oferece roupas e acessórios para meninos, meninas e bebês (incluindo recém-nascidos). 
1980 
Apresentação de capinhas com capuz; blusas de linho com babados; camisas de madras, e saias rodadas, como parte de sua moda inspirada nos pioneiros americanos. 
1982 
Lançamento de uma linha de malas. 
Inauguração do primeiro Outlet (POLO RALPH LAUREN FACTORY STORE) da marca na cidade de Lawrence no estado do Kansas, vendendo produtos com pequenos defeitos e fora de coleção por preços mais em conta. 
1983 
Lançamento da coleção RALPH LAUREN HOME, composta por toalhas de banho e mesa, colchas, lençóis e papel de parede, sendo o primeiro estilista a criar linhas específicas nesse segmento. 
1990 
Lançamento da POLO GOLF, marca especificamente voltada para o tradicional e chique esporte. A versão feminina da marca foi introduzida em 1998. Atualmente a marca faz parte da linha RLX. 
Lançamento do perfume SAFARI na versão feminina. Depois do anúncio que o perfume tinha sido eleito “Perfume do Ano” nos Estados Unidos, as vendas no dia seguinte na loja de departamento Bloomingdale’s alcançaram US$ 11 milhões. A versão masculina seria introduzida dois anos depois. 
1993 
Introdução da marca POLO SPORT, com roupas e acessórios mais esportivos, que inaugurou a primeira loja no endereço 888 da Madison Street em Nova York. A versão feminina foi lançada em 1996. A marca chegou a ser descontinuada em 2005, mas foi relançada dez anos depois (em 2015), incluindo também roupas de alta performance para práticas esportivas. 
Lançamento da RRL (se pronuncia Double RL e cujo RR representa seu nome e de sua mulher, Ralph e Ricky), uma linha de roupas, especialmente jeans e casacos, além de acessórios inspirada no rancho do estilista localizado em Telluride no estado do Colorado. Os produtos evocam o mais clássico estilo americano. 
1994 
Lançamento da marca PURPLE LABEL, uma linha de roupas clássicas no estilo inglês. A linha é composta por ternos, paletós, sobretudos, camisas sociais e calçados. 
1995 
Lançamento da RALPH LAUREN PAINT, uma sofisticada linha de tintas para decoração, inicialmente produzida pela Sherwin Williams. Atualmente a linha oferece 500 opções de cores, e é comercializada nas principais redes de varejo dos Estados Unidos. 
1996 
Lançamento da marca POLO JEANS Co., composta por uma linha casual para consumidores mais jovens. Depois de se chamar POLO DENIM, com produtos vendidos basicamente em lojas de departamento e na Europa, a marca foi descontinuada. 
1998 
Lançamento da linha RLX (abreviação de Ralph Lauren Extreme), uma marca autêntica e especificamente técnica para a prática de esportes ao ar livre como tênis, golfe, esqui na neve, vela e alpinismo. 
1999 
Lançamento da marca RALPH by RALPH LAUREN, composta por uma linha de roupas feminina para jovens entre 16 a 25 anos. 
Inauguração do chique Restaurante RL em uma área adjacente a loja de Chicago, a maior da marca no mundo. Outra unidade foi recentemente inaugurada em Paris com o nome de RALPH’S. 
Lançamento do perfume feminino ROMANCE. A versão masculina seria lançada pouco depois. 
2000 
Lançamento do comércio online, sendo a primeira marca de luxo americana a disponibilizar este tipo de serviço. 
Lançamento do perfume feminino RALPH, que nos anos seguintes ganhou variações como as versões Cool (2004), Hot (2006), Rocks (2006) e Wild (2008). 
Lançamento da coleção PINK PONY, onde cada peça (pólos, suéteres, carteiras e até gravatas) tem estampado o famoso cavalinho da marca na cor rosa. Parte da arrecadação dos produtos desta linha (aproximadamente 25%) é destinada à Pink Pony Foundation, entidade criada pelo estilista que incentiva a pesquisa, o exame e o tratamento do câncer de mama. Além disso, o estilista mantém em plena Madison Avenue, um dos endereços mais cobiçados de Manhattan, o The Ralph Lauren Center for Cancer Care and Prevention. O centro oferece exames, diagnósticos, tratamento para câncer e psicoterapia, hematologia, cirurgia da mama e serviços de gastroenterologia. 
2001 
Lançamento do perfume feminino GLAMOROUS
2002 
Lançamento do perfume masculino POLO RALPH LAUREN BLUE, sinônimo de “sensação azul cristalina” para o jovem urbano. 
2003 
Lançamento do perfume feminino RALPH LAUREN BLUE, uma fragrância fresca e sexy, consolidando a sua assinatura no mercado feminino de perfumes. 
Lançamento dos perfumes masculinos ROMANCE SILVER e PURPLE LABEL
2004 
Lançamento da marca RALPH LAUREN RUGBY, composta por uma ampla linha de roupas voltada para um público universitário e jovem entre 16 e 25 anos. A primeira loja da marca foi inaugurada na cidade de Boston. A marca foi descontinuada em 2013. 
Lançamento do perfume feminino LAUREN STYLE
2005 
Lançamento do perfume RALPH LAUREN BLACK
Lançamento do perfume feminino PURE TURQUOISE
2006 
Lançamento do perfume masculino DOUBLE BLACK
2007 
Lançamento do POLO EXPLORER, um perfume amadeirado para um homem aventureiro que está à procura de ousadia e estímulo. 
Lançamento da LAUREN SPA, uma linha de roupas para cama feitas com materiais 100% orgânicos. 
2008 
A marca, com a esperança de atrair um público jovem, lançou no mercado seu novo perfume chamado POLO MODERN RESERVE
Lançamento do perfume feminino LOVE
2009 
Lançamento de sua primeira coleção de relógios de luxo. O resultado é uma coleção com três peças que traduzem a visão de Ralph Lauren sobre o que é luxo atemporal. Os relógios custavam a partir de US$ 9 mil. 
Lançamento da coleção de perfumes masculinos POLO RED, WHITE e BLUE
2010 
Lançamento da POLO BIG PONY FRAGRANCE COLLECTION, onde pela primeira vez a marca apresentou simultaneamente quatro fragrâncias masculinas fazendo referência aos quatro jogadores que compõem um time de pólo, esporte que sempre inspirou a marca. A linha é comercializada em vidros coloridos e numerados de 1 a 4: Esporte (azul), Sedução (vermelho), Aventura (verde) e Estilo (laranja). A versão feminina da linha foi lançada em 2012. 
2011 
Lançamento da RALPH LAUREN FINE JEWELRY COLLECTION, uma luxuosa linha de alta joalheria com desenhos clássicos. As joias surpreendem pela riqueza de detalhes e pelo exímio trabalho artesanal. 
2014 
Anunciou a POLOTECH, uma camiseta inteligente capaz de monitorar o desempenho do usuário durante a prática de esportes. O produto pode mensurar a respiração, batimentos cardíacos e nível de estresse. Todas as informações coletadas pela camiseta inteligente são reunidas em um aplicativo para smartphone, assim como fazem outros dispositivos com tecnologia chamada de “vestível”. 
2015 
Inauguração, na cidade de Nova York, do THE POLO BAR, um sofisticado restaurante localizado bem próximo à flagship store da marca na Quinta Avenida. O local recebe seus clientes com um ambiente no qual as paredes são feitas de madeira com quadros de temática equestre, além de sofás de couro caramelo com almofadas envolvidas pela padronagem xadrez de fundo verde escuro, que faz parte do universo de tradições fashion da marca. O restaurante serve hambúrgueres, steaks, corned beef, sanduíches, tortas de caranguejo e pode atender até 180 clientes simultaneamente.


Uma tradição 
Um simpático ursinho de pelúcia se tornou um ícone da moda. E você sabe como? Em um dos aniversários de Ralph Lauren sua equipe teve a criativa ideia de presenteá-lo com um ursinho de pelúcia da marca Steiff. Resolveram ainda vesti-lo com um dos looks assinatura de Ralph: calça jeans, jaqueta jeans com detalhes em veludo e camisa xadrez. Ralph Lauren ficou tão encantando com o ursinho bem vestido que acabou virando uma tradição: todo o ano ele ganhava de presente um novo ursinho com roupas diferentes. Teve ursinho golfista, tenista, de smoking, colegial e muito mais. Mas Ralph queria dividir essa mania com seus clientes e resolveu colocar a venda réplicas dos ursinhos. Como as roupas eram feitas à mão, os ursinhos saíam caros demais, e logo pouco acessíveis. Então, ele teve a ideia de lançar um suéter com a estampa do ursinho, em 1991. Foi um verdadeiro sucesso.


O gênio por trás da marca 
Ralph Rueben Lipschitz nasceu no dia 14 de outubro de 1939 na cidade Nova York, filho de uma dona de casa e um artista. O sobrenome, herança familiar de imigrantes russos da cidade de Minsk, foi trocado por Lauren, por ser mais fácil de pronunciar e ser lembrado (Ló-ren, igual ao da atriz italiana Sophia). Décadas depois seu nome passou a ser sinônimo de elegância natural e estilo duradouro. “Minha meta é desenhar de modo a atingir a melhor realidade imaginável”. Com essas palavras, descreve sua busca criativa, mola propulsora de seu império internacional. Lauren é daqueles que começaram do nada. O que o pai, um judeu ortodoxo, ganhava como pintor de paredes e de murais, só permitia ao jovem Ralph vestir-se com roupas de segunda mão, refugos de uniformes militares que ele combinava com velhos paletós de tweed, estilo que fazia muito sucesso na classe média do violento bairro do Bronx em Nova York, onde moravam os Lifshitz - pai, mãe, três filhos e uma filha. Para ajudar nas despesas da casa, ainda enquanto estudava, o futuro estilista trabalhou na área de devolução de peças de uma loja de departamentos. Mais tarde, depois de servir o exército, foi vendedor da Brooks Brothers, tradicional loja de moda masculina, durante uma temporada de Natal. Na época, Lauren fazia um curso de administração de empresas, à noite, e quando terminou seu trabalho na loja onde ele tinha vontade de comprar tudo, passou a vender luvas. Mas não demorou muito para tornar-se o vendedor regional de Nova York para Abe Rivetz, produtor de gravatas de Boston. E foi justamente neste momento que começou a nascer o seu gosto pela criação de moda.


Apesar de viver no mundo da moda, não é dos frequentadores mais entusiasmados de suas festas, nas quais, ele próprio ironiza, a palavra de ordem é “que-ri-di-nha!”. O que importa, Ralph diz, é o seu trabalho, e não suas performances sociais, fracas, segundo ele, que não possuem o que chama de “conversa de coquetel”. O que importa é continuar fazendo sua moda sofisticada, que permite a ele a melhor definição que tem sobre seu trabalho: “Eu não vendo roupas, ou objetos de casa, eu vendo sonhos”. Dono de um império gigantesco no segmento da moda o estilista, que em 1987 retirou de forma bem-sucedida um tumor no cérebro, se dá ao luxo de ter as casas com as quais sempre sonhou, assim como os carros (sua coleção milionária engloba mais de 70 modelos históricos da Ferrari, Bentley, Bugatti, Alfa Romeo, Jaguar, entre outros, avaliada em mais de US$ 200 milhões), uma de suas grandes paixões, e um padrão de vida que combina conforto, privacidade e exclusividade. Sua fortuna pessoal está avaliada em US$ 6.9 bilhões. Conhecido também por suas obras filantrópicas, em 1996 foi agraciado com o prêmio Humanitarian Award, entregue pela princesa Diana. Em uma de suas campanhas, arrecadou mais de US$ 2 milhões para pesquisas contra o câncer de mama e a AIDS. Além desse comprometimento com um trabalho contínuo e sério, o visionário designer americano cria campanhas sazonais, como por exemplo, em 2010 quando, com a terrível tragédia ocorrida no Haiti, fabricou uma camisa pólo com a bandeira do país, sendo que 100% das vendas foram revertidos para ajudar na reconstrução do Haiti. Outro exemplo, em 2012, com o furacão Sandy, ocorrido em Connecticut, estado de New York, quando Ralph Lauren fez uma doação de mais de US$ 2 milhões. Por tudo isso, ele é reconhecido internacionalmente não só por seu estilo, mas também por seu caráter benemérito.


A evolução visual 
O logotipo da marca passou por algumas atualizações ao longo de sua história. Em 2011 a marca oficialmente retirou a palavra POLO de sua identidade visual. Pouco depois, o principal símbolo de reconhecimento mundial da marca - o jogador de pólo montado em seu cavalo - também foi removido, mas hoje aparece em muitos de seus produtos. Além disso, a tipografia de letra ganhou espaços maiores. A partir de então, a marca mãe se tornou apenas RALPH LAUREN.


A empresa utiliza distintas identidades visuais para suas marcas, que seguem a arquitetura da marca mãe.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1967 
● Fundador: Ralph Lauren 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Ralph Lauren Corporation 
● Capital aberto: Sim (1997) 
● Chairman: Ralph Lauren 
● CEO & Presidente: Stefan Larsson 
● Diretor de criação: Ralph Lauren 
● Faturamento: US$ 7.45 bilhões (2014) 
● Lucro: US$ 776 milhões (2014) 
● Valor de mercado: US$ 9.94 bilhões (dezembro/2015) 
● Valor da marca: US$ 4.629 bilhões (2015) 
● Lojas: 480 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 23.000 
● Segmento: Moda de luxo 
● Principais produtos: Roupas, acessórios, perfumes e artigos para decoração 
● Concorrentes diretos: Lacoste, Gant, Paul & Shark, La Martina, Tommy Hilfiger, Calvin Klein e Giorgio Armani 
● Ícones: O cavalo de seu logotipo e as camisas coloridas pólo 
● Website: www.ralphlauren.com 

O valor 
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca RALPH LAUREN está avaliada em US$ 4.629 bilhões, ocupando a posição de número 91 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. 

A marca no mundo 
Hoje em dia a empresa tem 480 lojas próprias (incluindo 144 unidades da Ralph Lauren e 268 da Polo Factory Stores), 81 Ralph Lauren operadas sob licença e mais 576 concessões espalhadas por 60 países, além de ter seus produtos vendidos em grandes lojas de departamentos e multimarcas ao redor do mundo, somando 23.000 pontos de venda e empregando 23 mil funcionários. A loja âncora (Flagship Store) mais famosa da marca está localizada na famosa mansão Rhinelander na luxuosa Madison Avenue em Nova York. A marca ainda possui lojas âncora em Chicago, Greenwich, Londres, Milão, Paris, Moscou e Tóquio. A empresa é proprietária de marcas como Ralph Lauren Purple Label, Ralph Lauren Collection, Double RL, Ralph Lauren Black Label, Polo Ralph Lauren, Polo Sport, Polo Ralph Lauren Children’s, Ralph Lauren Home, Lauren Ralph Lauren, RLX e Denim & Supply Ralph Lauren. Hoje em dia a marca RALPH LAUREN comercializa uma enorme linha de produtos como roupas, calçados, perfumes, malas de bagagens, bolsas, roupas de cama, móveis, óculos, relógios, tapetes e até acessórios para cachorros. A empresa ainda é proprietária das marcas Club Monaco, Chaps e American Living. O estilista Ralph Lauren controla cerca de 90% da empresa. 

Você sabia? 
Sua tradicional e famosa linha de perfumes é produzida sob licença pela L’Oréal. 
A marca tem uma forte relação com os esportes. Em 2005, expandiu sua participação no segmento e se tornou a fornecedora oficial dos trajes do torneio de tênis US Open. Pouco depois, em 2008, a marca se tornou fornecedora de todas as vestimentas dos times olímpicos americanos. 
Vários estilistas e designers, que ainda nem eram famosos, trabalharam para Ralph Lauren, entre eles, John Varvatos, Vera Wang, Todd Snyder, Tory Burch e Michael Bastian. 
Um de seus filhos e possível sucessor, David Lauren, é casado com Lauren Bush, neta do ex-presidente americano George Bush e sobrinha do também ex-presidente George W. Bush. Os outros herdeiros de Ralph são Andrew, diretor de filmes independentes, e Dylan, dona da Dylan’s Candy Bar, uma badalada rede de lojas que vende doces e balas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 9/12/2015

53 comentários:

Anônimo disse...

Por favor, gostaria de saber como encontrar os produtos da marca POLO RALPH LOREN em São Paulo, em lembro que tinha uma loja no shopping Iguatemi, mas fui ao shopping outro dia e não encontrei mais a loja.
Se puderem, ficarei aguardando meu e-mail é: rdoracio@uol.com.br
Muito obrigada.

Anônimo disse...

entao tb gostaria de saber onde achar polo ralph lauren.onde tem lojas que vendem estas roupas?por favor,me ajudem!!!meu e mail e rogerubinior@ig.com.br!!obrigado!!!

Anônimo disse...

Gostaria de saber onde encontro roupas da marca Ralph Lauren em Porto Alegre RS? Meu email é janabreu@hotmail.com. Obrigada!!

Anônimo disse...

Eae talvez no q bazar mas tem q da sorte de axar algo bom.

presença disse...

gostaria de saber onde encontrar as camisas gola polo da polo ralfh lauren,meu emai cosni@oi.com.br obrigado. rj

Anônimo disse...

Por favor, poderiam me enviar um endereço no Rio de Janeiro onde posso comprar camisas da grife Ralph Laurem, pois comprava numa loja no Shoping Rio Sul, mas infelismente fechou...Onde encontro no Rio de Janeiro, qual o Bairro? Preciso para natal
obrigada.
meu e-mail mgpereira33@hotmail.com

Anônimo disse...

Tb gostaria de saber endereço rio de janeiro.
Grata
alessandrabarata@terra.com.br

michelle disse...

Gostaria de saber aonde no Rio de Janeiro posso encontrar camisas Polo Ralph pois não encontro em nenhum shopping .

Anônimo disse...

Gostaria de saber aonde no Rio de Janeiro posso encontrar camisas Polo Ralph pois não encontro em nenhum shopping

Anônimo disse...

Urgente!!!
Gostaria de saber aonde no Rio de Janeiro posso encontrar camisas Polo Ralph pois não encontro em nenhum shopping.

x_house@hotmail.com

renan disse...

Gostaria de saber na onde eu encontro o bone Polo Ursinho? que e um ursinho no bone. entre em contato fazendo o favor!
Jairinho100@gmail.com

Anônimo disse...

Olá, onde eu posso encontrar as roupas da polo ralph lauren em são paulo? Fico aguardando a sua resposta, meu email é cynara_muller@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostaria de saber em qual LOJA aqui em São Paulo consigo encontrar a marca POLO RALPH LOREN .......
Obrigado.

marlon_ramalho@ig.com.brq

Anônimo disse...

Por favor, poderiam me enviar um endereço no Rio de Janeiro onde posso comprar camisas da grife Ralph Laurem
Obrigado.

rodrigoleonardorj@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá!!!!!!! gostaria de saber aonde posso encontrar camisas polo com essa marca nas cidades de Brasília/DF e Goiânia/go.
Grato,
e-mail.: wilmar@lineag.com.br

Anônimo disse...

gostaria muito de saber onde vende roupas de polo no rio de janeiro, procuro e não acho
e-mail deivisonguedes@hotmail.com

Roberta disse...

Quem deseja comprar roupas e acessórios da marca Ralph Lauren em 10X Sem Juros e com Frete Grátis para todo o Brasil, acesse o site www.glamour.com.br. Lá você encontra peças exclusivas e compra com segurança.

Anônimo disse...

comprei uma t-shirt mto legal nesse site mesmo www.glamour.com.br.
A coleção é mais masculina, acho que é um dos poucos sites mesmo que vendem RL pela internet no Brasil. Muito bom de verdade!

Anônimo disse...

Bom dia , gostaria de saber onde posso encontrar uma loja que venda roupas da polo ralph lauren em sao paulo ou no rio de janeiro??? porfavor espero respostas urgente !!!!!
Att, agatha silva meu email é agathakelly@hotmail.com ou agatha kellyn@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Gostaria de saber onde posso encontrar uma loja confiável que venda roupas da nova coleção da polo ralph lauren pela internete porfavor respostas urgente !!!!!
Dayana Araujo dayaraujos@hotmail.com

Anônimo disse...

gostei muito de seu blog ,está de parabens!

marcio disse...

por favor me informar aonde encontro camisas da polo no centro do rio de janeiro

mande email para
valentimas @oi.com.br

Anônimo disse...

Gostaria muito de saber onde vende roupas de polo no rio de janeiro, procuro e não acho.

danielfariasguerra@hotmail.com

Obrigado!

Anônimo disse...

BOA TARTE ...
Por favor, gostaria de saber como encontrar os produtos da marca POLO RALPH LAUREN em São Paulo, Pois não encontro.
por favor envie por email ...

muito grato e no aguardo !!!

Carlos E. Pasini

email: cpasini@gmail.com

Anônimo disse...

Gostaria de saber tambem se possivel onde encontras as polos em São Paulo?? e-mail mmcapelli@hotmail.com

martacaminha disse...

Onde encontro aqui no RJ uma loja que venda produtos Ralph Lauren??
grata
Marta

alesia disse...

Gostaria de saber onde posso encontrar produtos da PRL em São Paulo ,em especial as camisas masculinas????Obrigada,

Anônimo disse...

Gostaria,
de saber onde encotro roupas da marca Ralph Lauren?
fico no aguardo,
desde de já agradeço,
priscila_correa1@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Gostaria de saber o endereço de alguma loja de ralph Lauren em São Paulo-Capital.
Favor responder para estella.tobias@terra.com.br


grata

Filipe disse...

gostaria de abrir uma loja ralph lauren em curitiba parana. Ou revender produtos desta marca.

marciohpc disse...

Por favor, alguem poderia me enviar um endereço no Rio de Janeiro onde posso comprar camisas da Ralph Lauren?
Obrigado pela atenção!
marciohpc@bol.com.br

Anônimo disse...

Olá! Gostaria de saber onde encontro em São Paulo roupas da Polo Ralph Laren URGENTE.

adrianabragantini@hotmail.com

Anônimo disse...

Por favor, gostaria de saber como encontrar os produtos da marca POLO RALPH LOREN em São Paulo.
Se puderem, ficarei aguardando meu e-mail é: adrianociscan@hotmail.com

Anônimo disse...

Tb estou a procura de uma loja no Rio de Janeiro que venda camisas Ralph Lauren, vcs teriam o endereço?
Fico noa gurado da resposta e-mail: rf.campos@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Estou a procura de uma loja no Rio de Janeiro que venda camisas Ralph Lauren, vcs teriam o endereço?

rafaelbrown@uol.com.br

Anônimo disse...

Estou a procura de uma loja no Rio de Janeiro que venda camisas e calças masculinas Ralph Lauren, vcs teriam o endereço?

vanialmjf@hotmail.com

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUMA LOJA QUE REPRESENTE A MARCA NO RIO SE POSSIVEL ME ENVIE O NUMERO TELEFONE
CASO NÂO TENHA GOSTARIA DE SABER SE HA POSSIBILIDADE DE SER REPRESENTANTE DA MARCA NO RIO DE JANEIRO
DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO !

Anônimo disse...

Gostaria de saber onde posso encontrar os produtos da Ralph Lauren em SP??
fe_rangel@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostaria de saber como faço pra comprar e os outros modelos que tem e o preço de cada modelo.
Por favor entre em contato através do e-mail abaixo:
www.pedroplay@hotmail.com
pedro_lmarques@hotmail.com

Betty disse...

Olá , fiquei bastante chateada quando soube que o perfume Ralph Lauren Blue femminino saiu de linha. Gostaria de saber se isso realmente é verdade e onde eu ainda poderei encontrar para vender.

Anônimo disse...

Olá , fiquei bastante chateada quando soube que o perfume Ralph Lauren Blue femminino saiu de linha. Gostaria de saber se isso realmente é verdade e onde eu ainda poderei encontrar para vender.

Anônimo disse...

Olá , fiquei bastante chateada quando soube que o perfume Ralph Lauren Blue femminino saiu de linha. Gostaria de saber se isso realmente é verdade e onde eu ainda poderei encontrar para vender.

Raíssa disse...

Olá gostaria de saber onde encontro loja que venda camisa da ralph lauren no rio de janeiro. meu email, pereira-raissa@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostaria de saber onde posso encontrar os produtos da Ralph Lauren em São Paulo?
pólos especificamente

Obrigado

caiobuccieri@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi, tb gostaria de saber onde posso comprar a camisa de polo da Rauph lauren no rio de janeiro.

Charles J. disse...

Aftershave cologne, more than just a good smell

To shave is not enough, in fact, you need to take some really good care of your skin, and that is precisely what I want you to consider from now on, because I believe that every man has got to look good, right now we are living in a time in which appearances are hugely important, and that is just why you need to look better than your best, and do not worry, it is something really obtainable, you might just need a little bit of guidance into it, and trust me, you will not only look better, you will feel better about yourself and people will let you know.

What I want you to implement, is some aftershave cologne to your everyday shaving routine, this is a great thing to do, since it can only bring great benefits, for example, a good aftershave cologne is very much used because it cleans your skin from impurities, so when you shave and cut your face you are not going to develop an infection and much less will you be developing such awful reactions as skin rashes after because of the shave. Another great feature of the aftershave cologne is that it has substances specifically made so that you can get a much softer and healthier skin, because as you might know, there is nothing but incredible results that you are going to be getting, so use this amazing implement, it can only better your shaving experience, not to mention that an aftershave cologne will always remain in an incredible scent that women also love to smell on their men.

Get with what is fashionable, and do yourself a huge favor, a aftershave cologne is something that you really don’t want to be missing, it is an incredible additament that will let you have a great feeling and that will also make you feel like you are looking great, and trust me, you will. http://www.bestaftershaveformen.com

lala janjulio disse...

gostaria de saber onde encontro loja infantil da ralph lauren em sao paulo ! ! !

Anônimo disse...

gostaria de saber onde encontro loja infantil da ralph lauren em sao paulo ! ! !

Anônimo disse...

Olá....Bom Dia!!
eu gostaria de saber onde encontrar Polo Ralph Lauren em Campinas mas Barato ou pode ser em são paulo pois aqui cada uma ta 250.00....me informa onde eu consigo quero comprar umas 10 camisas grato.....

Leosquim@hotmail.com

Anônimo disse...

gostaria de saber como posso identificar a originalidade de uma camisa polo feminina?meu e mail karinrenatap@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá gostaria de saber onde encontar loja da ralph lauren no rio de janeiro q por gentileza....

Anônimo disse...

Olá, por gentileza gostaria de saber onde posso comprar camisas da Ralph Lauren aqui na Paraíba ou em Natal.
Obrigado

Anônimo disse...

Existe ainda alguma representação legal da marca no Brasil???
envie resposta para zilbarbosa@yahoo.com.br