7.6.06

GAROTO


Seus produtos de sucesso atravessam gerações e fazem os amantes do chocolate se deliciarem com verdadeiras delícias como o irresistível Baton, o saboroso Talento e os bombons Serenata de Amor, Mundy e Surreal. Essas delícias foram responsáveis por transformar a GAROTO em um verdadeiro ícone brasileiro quando o assunto é chocolate. 

A história 
A história da marca GAROTO começou exatamente no dia 16 de agosto de 1929 quando o imigrante alemão Henrique Meyerfreund fundou a fábrica de balas H. Meyerfreund & Cia, num modesto galpão localizado na Prainha, cidade de Vila Velha, estado do Espírito Santo. As primeiras balas eram vendidas por meninos, em tabuleiros de madeira, nos pontos de bonde de Vila Velha e assim logo passaram a ser chamadas de balas dos “Garotos”. E assim nasceu a empresa cujo nome foi criado pelos próprios consumidores: a GAROTO. Mas rapidamente as balas passaram a ser distribuídas para pequenos estabelecimentos comerciais, tanto da capital como nas cidades do interior do estado. Eram balas praticamente artesanais, quase todas com recheio de frutas, e não demorou muito para que caíssem no gosto de crianças e adultos. Logo vieram outros tipos de doces como caramelos, drops e pastilhas. Em 1934, Henrique recebeu uma herança de seus pais e comprou máquinas para a produção de chocolates. Foi neste mesmo ano que ocorreu o lançamento da famosa Pastilha Extra Forte de Hortelã (uma mistura prensada à base de açúcar, gelatina e mentol), que se tornaria um dos produtos de maior sucesso da empresa.


Dois anos depois, ele conseguiu financiamento para montar uma fábrica mais moderna no bairro da Glória, local onde, até hoje, está o parque industrial da empresa. Com nova infraestrutura e produtos à base de chocolate, a empresa ingressou em uma fase de grande desenvolvimento, chegando a vender para além dos limites do estado do Espírito Santo. Para as crianças, os chocolates eram embalados em papéis coloridos e tinhas as formas de violões, peixinhos, chupetas, garrafinhas e ratinhos. Já para os adultos, bombons recheados com frutas, tabletes e barras de vários tamanhos e sabores. Em 1938, os negócios foram impulsionados pela entrada na sociedade de Günther Zennig que, além de capitalizar o negócio, permitindo novos investimentos na modernização da estrutura produtiva e comercial, trouxe uma nova visão empresarial à empresa.


O ciclo inicial de prosperidade da empresa só foi interrompido na época da Segunda Guerra Mundial. Por sua origem alemã, Henrique foi detido no presídio de Maruípe e a fábrica passou a ser gerida por interventores federais. Terminado o conflito, a empresa novamente seguiu um ritmo de intenso crescimento. Mês assim, nesse período foi criada a primeira barra recheada, batizada de Guarapari, em homenagem ao balneário mais visitado do Espírito Santo. E foi no final da década de 1940 que foi lançada a primeira versão de BATON, chamada inicialmente “Leite-Mel”, pois cristais de mel faziam parte de sua receita. Pouco tempo depois foi lançado no mercado o bombom SERENATA DE AMOR. Em 1954, de forma pioneira, a GAROTO lançou no período da Páscoa os primeiros ovos de chocolate. No final desta década a empresa lançaria outro de seus clássicos: a caixa amarela de bombons sortidos. Em 1962, a empresa sofreu uma grande perda com o falecimento de Zennig em um acidente aéreo ao retornar de uma viagem de negócios. No mesmo ano, a Meyerfreund transformou-se em uma sociedade anônima de capital fechado e mudou seu nome oficialmente para CHOCOLATES GAROTO S.A.


Ainda na década de 1960, os filhos de Henrique Meyerfreund - Helmut e Ferdinand - passaram a dividir responsabilidades com o pai. Em 1972, a empresa exportou pela primeira vez manteiga e torta de cacau para a América do Sul e Estados Unidos. A partir de 1978, também passou a exportar produtos acabados para vários países do mundo. Em 1979, a empresa possuía mais de 70 itens em sua linha de produtos, entre chocolates, bombons, balas, pastilhas e caramelos, e estava entre as maiores produtoras do setor. Essas iniciativas deram sustentação a um crescimento ainda mais acentuado da GAROTO nas décadas seguintes quando a empresa ampliou e modernizou suas instalações industriais e seus processos produtivos, adotou novas políticas comerciais e marcou presença em todo o mercado nacional e internacional. Investindo continuamente em tecnologia, nesse período foram lançados novos produtos e consolidada a estrutura comercial da GAROTO. Além disso, em 1985 foi criado o Serviço de Atendimento ao Consumidor Garoto, com a missão de estabelecer o diálogo com os consumidores s, esclarecendo dúvidas e fornecendo receitas e instruções sobre a utilização dos produtos.


Em 1989, foi inaugurado um moderno Centro de Distribuição em São Paulo, para atender os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. No mesmo ano, entrou em operação uma nova fábrica de pastilhas - a Fábrica 2. Em 1991 a empresa resolveu deixar de produzir balas. Essa decisão amparava-se na constatação de que a empresa não podia ser competitiva nesse segmento, dominado por pequenos fabricantes. Em 1997, foi concluída a montagem do então mais moderno armazém vertical do país, junto à Fábrica 2 - o Centro de Distribuição do Espírito Santo (CDES). Com uma estrutura de operação automatizada, totalmente fechada, e com dimensões de 120 metros de comprimento, 31.25 metros de largura e 23.85 metros de altura (o equivalente a um prédio de oito andares), o CDES pode armazenar 12.100 paletes (bases de madeira que dão suporte às caixas de papelão sobrepostas) em condições ideais de umidade e temperatura. O CDES proporcionou economia e agilidade indispensáveis para as grandes demandas sazonais, como a Páscoa e o Natal, e sua automação também permitiu a expedição dentro do sistema FIFO (First in, First out), garantindo uma maior integridade dos produtos até o consumidor final.


Em fevereiro de 2002 a GAROTO foi adquirida por R$ 250 milhões pela poderosa Nestlé, ganhando ainda mais força de expansão e distribuição, contando, a partir daquele momento, com toda infraestrutura e experiência de uma das maiores empresas alimentícias do mundo. Nesta época a marca detinha 22% de participação de mercado no segmento. E foi a partir deste momento que linhas clássicas, como por exemplo, Baton, Serenata de Amor, Caixa Amarela e Talento, foram utilizadas como base para a criação de outros tipos de produto, incluindo novas versões.


Nos últimos anos, a GAROTO tem investido no aumento da produção de chocolates, principalmente na linha de bombons, e desenvolvimento de novos produtos para outros segmentos, como por exemplo, uma deliciosa linha de sorvetes, em 2007; e uma linha de biscoitos baseada em seus tradicionais chocolates, introduzida em 2011. Com mais de 80 anos de mercado, a GAROTO comprova seu enorme sucesso e, também, confirma a preferência pelo chocolate mais gostoso do Brasil na opinião de várias gerações de consumidores.


A linha do tempo 
1948 
Lançamento do chocolate Leite-Mel. Apenas em 1976 este produto adotou o nome de Baton, fazendo uma alusão ao seu formato característico de bastão. Baton rapidamente se tornou parte do universo infantil de milhões de brasileiros com seu formato único, sua ludicidade e sua porção em quantidade ideal para as crianças. O chocolate é o mais vendido do Brasil no segmento infantil. A cada segundo são consumidas 28 unidades de Baton. 
1949 
Lançamento do bombom Serenata de Amor, com seu wafer crocante, recheio cremoso de castanha de caju, e duas camadas de chocolate ao leite e meio amargo, e no inovador formato de bola. Um dos produtos de maior sucesso da marca, o nome do bombom foi inspirado nas serenatas com bandolim que Ugo Musso fazia à janela da amada, Úrsula Meyer (cunhada do fundador da empresa). As primeiras alterações na receita e na embalagem do bombom ocorreram em 1960. Ele deixou de ter a avelã no recheio e, na embalagem, foram impressas imagens da lua e das estrelas junto ao nome, em substituição ao antigo violão. Um dos símbolos do bombom são as frases românticas incluídas nas embalagens. Hoje em dia são consumidas 16 unidades do bombom por segundo e produzidas mais de 3.4 milhões de unidades diariamente. 
1954 
Lançamento dos ovos de chocolate de Páscoa com a marca GAROTO. Hoje em dia, o portfólio da marca tem mais de 30 opções diferentes de ovos de Páscoa. 
1959 
Lançamento da tradicional caixa amarela de Bombons Sortidos da marca. Foi a primeira caixa de bombons lançada no mercado brasileiro. Inicialmente eram caixas simples e pardas, amarradas com barbante e contendo um único tipo de bombom. Foi na Caixa Garoto que surgiram clássicos como Alô Doçura (bombom maciço com puro chocolate ao leite), Caribe (bombom de chocolate ao leite com recheio de banana), Crocante (bombom crocante de amendoim e castanha de caju coberto com chocolate ao leite), It Coco (bombom com uma mistura perfeita de coco ralado e chocolate) e Opereta (bombom de chocolate branco com castanha de caju). Ao longo dos anos passou por reformulações, sempre acompanhando o gosto dos consumidores. Atualmente, oferece caixas com 200g e 400g. 
1968 
Lançamento dos chocolates em tabletes de 200g. 
1993 
Lançamento da linha Talento, o primeiro tablete de chocolate ao leite quadrado do mercado brasileiro. Para agradar aos consumidores a linha utilizava uma abundância de ingredientes nobres como avelã, amêndoa, uva-passa e castanha do Pará. Talento foi lançado originalmente em tabletes de 100 g e quatro sabores: ao Leite com Castanhas-do-Pará, ao Leite com Avelãs, ao Leite com Amêndoas e Passas, e chocolate branco com Cereais Crocantes e Passas. Atualmente com sete diferentes sabores, é líder no segmento de tabletes até 100 gramas. 
1994 
Lançamento do bombom Mundy
Lançamento do ovo de Páscoa Baton
1996 
Lançamento da caixa de bombons Personalidades, direcionada para o público infantil. A caixa de bombons vinha com divertidos adesivos dos personagens da Looney Tunes, como Piu Piu, Frajola, Patolino e Pernalonga. 
Lançamento da linha de ovos de Páscoa Talento
1997 
Lançamento do Serenata de Amor Amendoim, cujo recheio tradicional de caju deu lugar ao amendoim. 
Lançamento da linha Talento Cream, nos sabores creme de menta, creme de avelã e chocolate branco com iogurte e crocante; além do ovo de Páscoa Talento Branco
1998 
Lançamento do chocolate Mania (com recheio cremoso de morango e uva), que ficou famoso pelo slogan “Proibido para Adultos”; do tablete Garoto Cookie (chocolate misturado com deliciosos pedaços de biscoito); e da tradicional Pastilha de Hortelã Extra Forte sem açúcar
1999 
Lançamento do bombom Surreal, com recheio cremoso de amendoim, envolvido por uma camada de biscoito waffer e coberto com uma deliciosa cobertura de chocolate. 
Lançamento do Baton na versão com chocolate branco
2000 
Lançamento do chocolate em barra Talento Frutas, nas versões frutas vermelhas, morango e cereja. 
Lançamento do achocolatado em pó Garotada, introduzido no mercado com o slogan “O chocolate de beber da Garoto”
2001 
Lançamento dos tabletes na versão 30g. 
2002 
Lançamento da Caixa Mix (contendo somente bombons tipo bola como Serenata de Amor, Surreal ao leite e Surreal versão chocolate branco). 
2003 
Lançamento da edição limitada Baton no sabor morango. O produto marcou a estreia da nova embalagem da linha, que trazia o divertido personagem JuBaton (representado por um Baton estilizado, que usa boné e exibe um largo sorriso no rosto). 
Lançamento do bombom Serenata de Amor na versão barra
Lançamento da barra de chocolate Brigadeiro
2004 
Lançamento do chocolate granulado GAROTO
Lançamento da pastilha extra forte no sabor cereja
2005 
Lançamento do Baton em formato de tablete (ao leite e branco). Além disso, Baton passou a fazer parte da Caixa Amarela a pedido dos consumidores. 
Lançamento do bombom Serenta do Amor Light, da edição limitada Baton no sabor Uva e do chocolate Talento Diet (sem adição de açúcar e tão saboroso quanto o original). 
Lançamento dos bombons Mundy Mousse e Café
Lançamento das tradicionais pastilhas extra forte no sabor laranja e com vitamina C. 
2006 
Lançamento do bombom Serenta do Amor Branco, onde a versão original ganha uma camada de chocolate branco, além do ovo Serenata de Amor Light
Lançamento da edição limitada do chocolate Talento Cream Avelã
2007 
Lançamento do chocolate Talento Intense, uma edição limitada com alto teor de cacau (55%) e amêndoas que, devido ao seu grande sucesso, acabou sendo incorporada à linha normal. 
Estreia na categoria de sorvetes com o lançamento da linha Sorvetes Garoto. As principais marcas de chocolate - Serenata de Amor, Talento, Opereta e Baton - foram transformadas em dez lançamentos, entre picolés e cones. Pouco depois seria lançada a versão dos sorvetes em potes. 
Lançamento do Serenata Balls (bolinhas crocantes de castanha de caju com dupla cobertura) e da lata de Serenata de Amor para o Dia dos Namorados. 
Lançamento da edição limitada Baton Bastão Doce de Leite, do Tablete Baton Colori (com gomas coloridas) e do Ovo Super Baton (que com sua forma de bastão encantou a criançada e o tornou um item permanente na páscoa GAROTO). 
Lançamento da nova Caixa de bombons Mundy Collection. Quatro países serviram de inspiração para a formulação de cada um dos bombons. A França marca presença no bombom Mundy Mousse Romantic, chocolate meio amargo com recheio de mousse. A Itália é representada pelo Mundy Avelã Passion, chocolate ao leite com recheio de avelã. A Suíça é lembrada com o Mundy Cream Intense, chocolate meio amargo com recheio cremoso à base de leite. Por fim, o Mundy Marfim Vibrant, chocolate branco com recheio cremoso de coco, tem inspiração no Brasil. 
2008 
Lançamento do bombom Serenta do Amor Mousse (com recheio de mousse de chocolate). 
Lançamento do Fondue de Chocolate, que chega em edição limitada para aquecer o inverno. Para o preparo, basta colocá-lo no micro-ondas por aproximadamente dois minutos e está pronto para ir à mesa. 
Lançamento da versão extra cremosa Talento Cream, um delicioso creme preparado com um dos mais requintados ingredientes, a avelã, e o irresistível chocolate Talento, ideal para ser passado no pão. 
2010 
Lançamento da caixa Talento bombons quadrados e do Ovo de Páscoa Talento Quadrado
2011 
Lançamento do Talento Trufas, para agradar que gosta de recheio cremoso. 
Lançamento da linha de biscoitos recheados inspirados em seus famosos chocolates, como por exemplo, Serenata de Amor, Talento, Baton e Garoto. 
2012 
Lançamento do ovo Serenata de Amor no formato de coração
Lançamento da caixa Mundy Descobertas, que traz o tradicional bombom em versões de chocolate com Brownie, Torta de Maçã, Torta de Limão e Papaia e Cassis. 
2014 
Por ser patrocinadora oficial da FIFA, a marca lançou o chocolate oficial da Copa do Mundo no Brasil. A receita foi escolhida através de um concurso com mais de 200 mil fãs, via perfil oficial da marca no Facebook, e chegou ao mercado no sabor castanha de caju e caramelo ao leite, em tabletes de 26 gramas. 
O chocolate infantil mais adorado do Brasil (e o mais vendido também!) traz uma grande novidade: para deixar o produto ainda mais irresistível e saboroso, Baton lança uma nova fórmula, agora com 65% mais leite. A identidade visual da marca também foi repaginada e ficou muito mais moderna, cujo logotipo enfatiza a nova característica do produto. A letra ‘o’ de Baton reforça a forma cilíndrica, que já é um ícone da marca, e indica se a versão é Ao Leite ou chocolate Branco.


A fábrica 
A fábrica da GAROTO, hoje a maior de chocolates de todo o hemisfério sul, instalada no município de Vila Velha desde a sua fundação, muito influenciou na ocupação e no desenvolvimento da cidade e, principalmente, do bairro da Glória. Para grande parte dos capixabas, portanto, a GAROTO foi conquistando lugar como verdadeiro patrimônio da comunidade. Trata-se de um complexo com duas unidades industriais que somam 68 mil metros quadrados construídos, em uma área disponível de 200.000 .


As fábricas têm capacidade para a produção de 140 mil toneladas anuais de chocolate, num regime de trabalho de três turnos de produção. A loja da fábrica, por exemplo, é um dos pontos turísticos mais requisitados de Vila Velha, onde o consumidor pode comprar seu chocolate preferido à granel ou encontrar lembranças exclusivas. Além da lojinha, a empresa possui um Programa de Visitação do processo de fabricação dos bombons e chocolates e um Centro de Documentação e Memória (CDM), ou seja, um museu da GAROTO, com embalagens e máquinas antigas, utilizadas na produção. Durante a visitação, com duração de aproximadamente uma hora, os convidados têm a oportunidade de acompanhar de pertinho a fabricação da tradicional caixa amarela de bombons, aproximar-se para ver como é produzido o delicioso Serenata de Amor e aproveitar para degustar à vontade bombons fresquinhos saídos da linha de produção. O sucesso do Programa de visitação é comprovado por um público superior a 173.000 pessoas, numa média mensal de 2.800 visitantes entre turistas, pesquisadores e estudantes.


O CDM está aberto à visitação pública, com uma exposição permanente que percorre décadas de história brasileira e a evolução da GAROTO, desde a sua fundação. O acervo reúne documentos textuais, documentos publicitários, como displays e cartazes, fotografias, embalagens dos produtos clássicos da marca, além de fitas de vídeo, mockups de produtos e brindes de várias épocas. A inauguração do Centro aconteceu em dezembro de 1999 e, a partir de janeiro de 2000, o CDM começou a funcionar recebendo turistas de várias partes do Brasil, possibilitando uma aproximação maior entre a empresa, a comunidade e os consumidores, reforçando ainda mais a imagem da marca GAROTO junto a públicos de todas as faixas etárias, além é claro de preservar a história dos produtos da maior e mais antiga fábrica de chocolate do Hemisfério Sul.


As animadas mascotes 
A GAROTO tem as crianças como um importante público alvo. E para chamar a atenção da garotada a marca criou mascotes de seus principais produtos. Como por exemplo, em 1996 quando surgiu JUBATON, uma divertida animação do tradicional Baton na cor vermelha com direito a um boné amarelo e até um par de tênis azul. Em 2003, diante dos apelos das crianças que se identificavam com a mascote, o Jubaton foi reformulado e passou a ser estampado na própria embalagem do produto, cujo colorido recebeu um toque ainda mais animado e lúdico. Além disso, foram criadas personagens animadas do bombom Serenata de Amor e das tradicionais pastilhas de hortelã.


Campanhas que fizeram história 
A marca GAROTO sempre teve uma presença marcante na publicidade com campanhas e slogans geniais. Afinal, quem não se recorda da campanha “Compre Baton, Compre Baton, seu filho merece Baton”. A campanha foi criada em 1992 pela agência W/Brasil de Washington Olivetto, onde uma criança ficava com um pêndulo dizendo a frase “Compre Baton” repetidas vezes, tentando hipnotizar os pais a comprarem o chocolate para seus filhos. Apesar de censurado, o comercial definitivamente introduziu o nome do chocolate na cabeça das pessoas.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. A tradicional imagem de um garoto andando, tendo na cabeça um boné e suportando sobre o braço direito e com ambas as mãos um volume de forma retangular (que representava um tabuleiro de bala), sobre o qual se lia a palavra GAROTO, foi criada por Eugen Sebastian Heimbeck, sogro do fundador da empresa. A logomarca do garoto ganharia, na década de 1950, um novo desenho, criado por Günther Zennig, mais adequado aos padrões estéticos da época. Nos anos seguintes o desenho recebeu pequenas alterações. A atual escrita foi adotada na década de 1990 e o garoto eliminado.


Os slogans 
Sempre Garoto. (2009) 
Mais prazer na sua vida. (2007) 
Garoto, 75 anos de puro prazer na sua vida. (2004) 
O puro prazer do chocolate. 
Qualidade em chocolate. (década de 1980) 
Talento. O chocolate nobre recheado de talento. (Chocolate Talento) 
Talento só a Garoto tem. (Chocolate Talento) 
Apaixone-se sem moderação. (Serenata de Amor) 
Serenata de Amor. Paixão a primeira mordida. (Serenata de Amor)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 16 de agosto de 1929 
● Fundador: Henrique Meyerfreund 
● Sede mundial: Vila Velha, Espírito Santo, Brasil 
● Proprietário da marca: Nestlé S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Presidente: Juan Carlos Marroquín (Nestlé)
● Diretor geral: Liberato Mílo  
● Faturamento: R$ 2.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 3.500 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Chocolates, bombons, balas, sorvetes e biscoitos 
● Concorrentes diretos: Lacta, Pan Chocolates, Arcor, Hershey’s e Mars 
● Ícones: O chocolate Baton e a caixa de bombons amarela 
● Slogan: Sempre Garoto. 
● Website: www.garoto.com.br 

A marca no mundo 
A GAROTO, que atualmente pertence à suíça Nestlé, é uma das três maiores fabricantes de chocolates da América Latina e tem seus produtos exportados para mais de 60 países de diferentes continentes, incluindo Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Portugal e Japão. Atualmente o Uruguai, a Bolívia e o Paraguai são maiores mercados importadores em tonelagem. Além disso, seus produtos são comercializados em mais de 500.000 pontos de venda em todo Brasil. A empresa produz mais de 130 itens diferentes, sendo que, mais de 100 deles foram lançados após a aquisição pela Nestlé. 

Você sabia? 
A cada Páscoa a marca vende mais de 20 milhões de ovos de chocolate. 
Em 16 de janeiro de 2013 a empresa fechou patrocínio de R$ 200 milhões com a FIFA e a CBF para ser o chocolate oficial da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame e Veja), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 9/6/2014

14 comentários:

Adriana disse...

estava visitando...e preciso de uma resposta de vcs sobre a marca.Estou desenvolvendo uma campanha publicitária e fiquitíssia sobre o bombom surreal, um dos produtos da garoto,olhando o saite so obitive a informçaõ que ele foi criado em 1999..Por favor sou estudante de publicidade e preciso de uma resposta de vcs desse produto. A história? pq cirar esse se o serenata ja é sucesso de vendas?quem criou?qndo ? a idéia a qnto tempo? tem boa saída? e colocando esse produto na matriz bcg onde ele se posiciona?curiosidades td que vcs puderem me informar...envie por favor urgente para meu e-mail dri_manxinha@hotmail.com
GRTA AGUARDO A RESPOSTA E AJUDA DE VCS....BJOS

Anônimo disse...

Estamos fazendo um trabalho universitário, solicitamos material para de divulgaçao para a GAROTO e qual foi nossa surpresa? Recebemos muito mais do que solicitamos e estamos ansiosos para fazer a apresentaçao.
Nosso muito OBRIGADO pela colaboraçao e pelo exelente atendimento ao nosso grupo de universitários.
Valeu Garoto!!

Luiz Filipe disse...

Boa tarde. Como todos os de cima. Tb sou estudante de publicidade e gostaria de saber mais informações sobre o cholocate Talento da Garoto. Por favor, tudo o que tive de informações sobre esse chocolate, vcs podem me passar? Meu e-mail é: luizfilipe.mkt@gmail.com
Desde já, mto obrigado!

Brenna disse...

Eu também preciso de informações para um trabalho de produto sobre o achocolatado Garotada, aqui foi o único lugar que encontrei quando foi lançado, parabésn, se possível gostaria de maiores informaçoes, como posicionamento e divulgação desse achocolatado, pois não encontro.
Obrigada desde já.
Brenna
(brenninhac@yahoo.com.br)

vanseixas disse...

Ola.. também sou estudante de publicidade e também estou fazendo um tabalho sobre um dos chocolates da garoto (chocolate mania). E gostaria de saber quando ele saiu de linha e o por quê. Ficaria muito agradecida se recebesse respostas..
email: van.seixas@hotmail.com

Anônimo disse...

olá, estava visitando o site, e gostaria de informações de como funcina o processo logístico da fábrica de chocolates Garotos, desde a produção, armazenagem, transporte e etc.. Estou fazendo um trabalho sobre logística e gostaria muito de usar como exemplo essa empresa.

E-mail: ewertoncharm@hotmail.com

Atenciosamente,

leidy disse...

por favor aonde eu encontro o chocolate mania eu amoooooooooooooooooooooooo de mais ele..

Pedro disse...

AI QUE SAUDADE DO ACHOCOLATADO GAROTADA, ELE MARCOU MINHA INFANCIA, É MELHOR QUE NESCAU E TODDY JUNTOS! É O MAIS CARO TBM rsrsrs MAIS É O MELHOR, INFELIZMENTE NÃO O ACHO EM NENHUM MERCADO

SERÁ QUE PARARAM APRODUÇÃO :'-<

Anônimo disse...

Porra, estudantes de publicidade, não é mais fácil ligar na própria Garoto e perguntar sobre o portfólio deles???????

(vergonha alheia)

Anônimo disse...

Bom dia!
Sou estudande da área de Ciências Contábéis, e estou realizando um trabalho, no qual preciso de vocês informações de como funcina o processo da fábrica de chocolates, desde a matéria prima,produção, armazenagem, transporte e etc..
Desde já agradeço.

Michelly carina disse...

que linda fabrica de chocolate garoto

Anônimo disse...

também queria esse material para trabalho estou precisando com urgencia quem pude ajudar agradeço desde de já.cinthia198108@hotmail.com

Anônimo disse...

ola bom dia, estou fazer um trabalho universitário e estou precisando do organograma da empresa garoto.
desde de já agradeço

Anônimo disse...

Boa noite, sou aluna de PP, estou realizando um trabalho sobre o Chocolate Baton, gostaria de saber mais informações sobre o produto, concorrência e mais detalhes. Email criartecomuni@gmail.com . Muito Obrigada Marina Magalhães