25.8.06

ARCOR


Dar sabor ao mundo. O slogan utilizado durante anos pela ARCOR realmente reflete o compromisso da empresa em fazer o melhor para que o consumidor se delicie com balas, chicletes, chocolates e biscoitos. Sua qualidade está presente em cada detalhe, em todas as etapas de produção, desde a escolha da matéria-prima até a fabricação das embalagens. Em cada país que atua, a ARCOR absorve a cultura e gostos de seus consumidores, tornando-se especialista em desenvolver produtos e sabores específicos para cada um deles. 

A história 
A empresa foi fundada no dia 5 de julho de 1951, em Arroyito, um pequeno povoado de quatro mil habitantes na província de Córdoba, na Argentina, sob a liderança de Fulvio Salvador Pagani, filho de um padeiro e descendente de italianos, com o apoio de um grupo de empreendedores composto pelos irmãos Modesto, Pablo e Vicente Maranzana, além de Mario Seveso e Enrique Brizio. O nome ARCOR é a junção das iniciais de Arroyito (o nome do povoado) e Córdoba (a província). O objetivo inicial era instalar uma fábrica com capacidade de produção de 10 toneladas diárias de caramelos, oferecendo aos consumidores produtos de excelente qualidade a preços justos. Esta cifra, aparentemente ambiciosa, foi rapidamente superada devido ao enorme sucesso de suas balas, aprovadas pelos pais de crianças que buscavam qualidade, segurança e confiança em produtos deste segmento. O processo de expansão foi lento, porém constante, começando primeiro pela região interior da Argentina e bem mais tarde chegando à capital Buenos Aires.


Em 1958, a ARCOR, que havia modernizado sua linha de produção com equipamentos europeus para atender a crescente demanda, já produzia mais de 60 toneladas diárias de balas e de outras deliciosas guloseimas açucaradas como gomas de mascar, doces, pastilhas e os tradicionais alfajores, revelando desde cedo sua vocação para expansão e diversificação em sua linha de produtos. No ano de 1964 a empresa realizou suas primeiras vendas de matérias-primas para o exterior, participando também de feiras internacionais em seu segmento. O resultado desse investimento pode ser visto em 1968, quando suas guloseimas começaram a ser exportadas para o exigente mercado americano. Pouco depois, em 1970, a ARCOR iniciou a produção de chocolates em barras, expandindo depois para a fabricação de bombons, e mais tarde, ovos de páscoa e até panetones. A partir desta década, já com várias fábricas instaladas na Argentina, começou a expandir-se timidamente na América do Sul, fixando-se no Paraguai (1976) e Uruguai (1979).


Em 1981, desembarcou no Brasil, adquirindo a Nechar Alimentos, uma pequena fábrica de balas em Rio das Pedras, no interior paulista, que vem sendo modernizada e hoje abriga suas unidades de produção de balas e chicletes no país. Esta época também foi marcada pelo lançamento de um dos produtos de maior sucesso da empresa: os bombons Bon o Bon, comercializados a preços acessíveis a todos, vendidos individualmente e que iriam agradar desde adultos até crianças. Em 1989 a empresa ingressou no mercado chileno. A década de 1990 começou de forma trágica com a morte do fundador da empresa em um acidente no dia 29 de dezembro. Seu filho mais velho, Luis Alejandro Pagani, assumiu o comando da empresa e deu início a transformação da ARCOR em uma empresa global com o lançamento de novas marcas como os chocolates Cofler e a primeira linha de chocolates finos, o ingresso no mercado europeu, além de realizar importantes e estratégicas aquisições, dentre as quais a da Aguila Saint, uma das mais tradicionais produtoras de chocolates da Argentina; Noel, outra tradicional marca argentina de doces e guloseimas com mais de um século de vida; LIA, reconhecida produtora de bolachas; e Dos en Uno, empresa chilena líder na produção de guloseimas e chocolates.


Acreditando no potencial brasileiro, a empresa ergueu a mais moderna fábrica de chocolates do grupo, inaugurada em 1999, mesmo ano em que abriu escritórios comerciais no Canadá. A empresa também cresceu no mercado brasileiro através de aquisições de marcas tradicionais como as balas 7 Belo e Kids, e da tradicional paçoca Amor, criada em 1959 e que se tornou um ícone em seu segmento. Em abril de 2004, a empresa anunciou uma joint-venture com o Grupo Danone no ramo de biscoitos na Argentina, Brasil e Chile. Essa aliança deu origem à maior empresa de biscoitos da América do Sul, comercializando marcas tradicionais como Aymoré (popular marca mineira de bolachas que surgiu no mercado em 1958), Triunfo (no mercado desde 1974, sempre trazendo para o consumidor biscoitos diferenciados e uma grande variedade de sabores), Danix (linha biscoitos infantis, que além de gostosos são enriquecidos com Vitacálcio, um mix de vitaminas e cálcio) e Break’ Up (linha de biscoitos que fala a língua dos adolescentes).


Outras grandes novidades foram o ingresso da empresa no segmento de gelados, estendendo as marcas tradicionais de suas guloseimas para sorvetes e picolés; e a aquisição da empresa argentina Benvenuto S.A.C.I., líder na produção de doce de leite, marmelada, pescados em latas, molhos de tomate, com marcas consagradas como La Campagnola, Nereida, Salsati e Poncho Negro. Mais recentemente a empresa ingressou no mercado de varejo com a inauguração na Argentina de algumas unidades ARCOR CENTER, lojas temáticas que trabalham diferenciais como o design, para oferecer simultaneamente diversas propostas sensoriais. O objetivo é promover uma experiência de compra memorável e gerar sinergia na comunicação das marcas da empresa. Os consumidores que visitam as lojas vivem uma experiência única, que não está limitada à oferta de produtos (balas, chocolates, bolachas, alfajores, cereais, entre outros). Eles fazem parte do espaço e podem interagir com as marcas mais diretamente. Com uma constante busca por inovação em todos os segmentos que atua, em 2014 a ARCOR lançou duas novas versões de seus chocolate em barra: Amargo 70% Cacau e Chocolate Mesclado (Branco com Meio Amargo).


Com um constante crescimento e forte vocação internacional, a empresa consolidou-se nos dias de hoje como um grupo industrial líder entre os quatro segmentos em que é especializada: guloseimas, biscoitos, chocolates e alimentos. Maior produtor mundial de caramelos, a ARCOR possui um compromisso constante com a qualidade e a inovação, refletidas no lançamento de mais de 200 novos produtos por ano no mundo inteiro.


Um mundo cheio de delícias 
Hoje em dia a empresa é responsável pela produção de mais de 1.500 itens de marcas consagradas em diversos segmentos do mercado: 
Chicletes e gomas de mascar 
BIG BIG (uma goma macia com variedade de sabores e cores vibrantes) 
BOLIN BOLA (super divertidos, coloridos, com sabores variados e formato de bola) 
BIG BOLÃO (grande em formato de bola, casquinha crocante por fora e super macio por dentro) 
POOSH! (único que tem casquinha crocante, tamanho grande, muito recheio líquido e temas modernos ligados ao público jovem) 
BEN 10 (mistura de chiclete de bola com recheio em pó que proporciona sensações radicais) 
HUEVITOS (único chiclete de bola do Brasil em formato de ovinhos coloridos com pintinhas, em sabores sortidos e embalados em uma mini cartelinha de ovos) 
TOP LINE (sem açúcar, com uma exclusiva listra refrescante no topo e sabores sem iguais) 
FLICS (chiclete em pastilha com embalagens super práticas que podem ser levadas em qualquer lugar) 
PLUTONITA (chicletes com as mais engraçadas maluquices, brincadeiras e diversão) 
Caramelos 
BUTTER TOFFEES (deliciosos caramelos com recheios cremosos que agradam aos mais exigentes paladares, incluindo café, chocolate ao leite, torta de limão, coco, cereja, iogurte, maracujá, trufa, creme de avelã, banana flambada e chocolate com menta. É uma marca global que está presente em mais de 65 países. Só na Argentina, detém 65% de participação de mercado e, no Brasil, tem 81%) 
Balas duras 
KIDS (tradicional linha de balas para toda a família nos sabores deliciosos de leite, hortelã e amendoim) Balas mastigáveis 
7 BELO (tradicional linha de balas mastigáveis com textura e aroma incomparáveis nos sabores framboesa, iogurte, maçã-verde, morango e uva) 
Pirulitos 
7 BELO, BIG BIG, POOSH!, BEN 10 e MISTER POP’S, este último a marca mais vendida na Argentina 
Chocolates infantis 
TORTUGUITA (deliciosas tartarugas de chocolate, com recheios de dar água na boca como brigadeiro, baunilha, chocolate branco e morango) 
DIDON (em uma embalagem lúdica com formato de dedo de chocolate ao leite com flocos crocantes)
Chocolates 
TWISTER (tablete de chocolate com sabores e combinações surpreendentes como chocolate e brigadeiro, chocolate e crocante, chocolate e cookies) 
ARCOR OURO (100 gramas de puro chocolate ARCOR, produzidas a partir de uma fórmula especial, com ingredientes importados e selecionados para garantir a mais alta qualidade) 
Bombons 
SAMBA (qualidade e sabor do chocolate ARCOR com recheios de beijinho e brigadeiro) 
CHOCOSNACK (feito com o puro chocolate ao leite ARCOR, recheados com flocos crocantes e amendoim) 
BON O BON (bombons de chocolates extremamente populares na Argentina) 
Confeitos 
ROCKLETS (feitos de chocolate são gostosos, coloridos, divertidos e muito saborosos) 
CHOCOVINHOS (ovinhos de chocolate confeitados da linha Tortuguita) 
Paçoca 
AMOR SING’S (em forma de cubo achatado, com textura e sabor únicos que causam a deliciosa sensação do amendoim esfarelando na boca) 
Torrone 
TURRÓN Y MANI (deliciosa combinação de wafer e amendoim).


A marca própria ARCOR também é estendida à produtos como balas recheadas (incluindo sabores como mel e menta), tabletes de chocolates (versões normal, light, aerado, entre outras), bombons (incluindo a caixa sortida), sorvetes, panetones (tradicional, com amêndoas, gotas de chocolate, gotas de goiaba, chocolate com morango, chocolate com doce de leite e a versão sem frutas) e ovos de páscoa (oferecendo mais de 25 tipos diferentes e deliciosos). Já a divisão de biscoitos oferece produtos como cereais, snacks, crackers, biscoitos de cereais, biscoitos sortidos, recheados e biscoitos doces secos, produtos para o Natal (como panetones), wafers, alfajores e barras de cereal. Nessa divisão se destacam marcas como Bagley, Maná, Saladix, Rumba, Formis, Aymoré, Triunfo, breakUP, Selz, Opera, Chocolinas, Cereal Mix, Tentações, Danix, Criollitas e Sonrisas, entre outras marcas líderes na Argentina, Brasil e Chile.


A divisão de alimentos do GRUPO ARCOR participa em mais de 12 categorias de produtos, entre quais se encontram doces de frutas, doces sólidos, molhos, tomates, conservas de vegetais e de frutas, sobremesas, conservas de peixe, bebidas, pré-misturas, polentas, condimentos, doce de leite e óleos comestíveis, liderando a maioria dos segmentos nos quais tem participação.


A linha do tempo 
1970 
Lançamento de seus primeiros pirulitos no mercado. 
1975 
Início da produção de bolachas e biscoitos. 
1984 
Lançamento dos bombons BON O BON
1991 
Lançamento da linha de chocolates finos. 
1993 
Lançamento da marca de confeitos ROCKLETS
1994 
Lançamento da marca de chicletes YAHOO
1996 
Lançamento dos chocolates infantis TORTUGUITAS
1998 
Aquisição da marca de bolachas chilena DOS EN UNO, que foram introduzidas no mercado em 1994. 
1999 
Aquisição da marca de bolachas e salgadinhos fritos SALADIX, introduzidas no mercado em 1993. 
2000 
Lançamento da marca de pirulitos MISTER POP’S
2001 
Aquisição de marcas tradicionais da Nestlé no segmento de guloseimas no Brasil como KIDS, AMOR, POOSH e 7 BELO
Lançamento da marca de bolachas doces infantis FORMIS
2003 
Lançamento do pirulito recheado com chiclete batizado de MISTER POP’S EVOLUTION
2005 
Lançamento de uma linha de sorvetes na Argentina, ingressando em mais um segmento de mercado através da divisão ARCOR HELADOS. A marca é líder no mercado de compra de sorvetes por impulso na Argentina. Atualmente seus sorvetes (potes, cones, picolés e bombons gelados) são exportados para o Paraguai, Uruguai e Bolívia. 
2011 
Lançamento dos sucos em pó com a marca ARCOR. 
2012 
Lançamento dos primeiros cereais com a marca ARCOR. 
2014 
Lançamento dos alfajores de arroz. 
Ingressa no segmento de snacks fritos com a marca SALADIX. 
2015 
Lançamento lançados de novos sabores da BUTTER TOFFEES, como Romeu e Julieta e da linha BUTTER TOFFEES TEMPTATIONS, que apresenta dois sabores, chocolate amargo com o chocolate branco e frutas vermelhas além do sabor café em parceria com a marca 3 Corações.


A evolução visual 
Os primeiros dois logotipos da marca ARCOR eram bem diferentes e simples em relação ao atual, mas sempre na cor azul. Há anos atrás, em 1999, a ARCOR resolveu reformular completamente seu logotipo, que ganhou um visual mais moderno e atual, firmando definitivamente a posição de uma marca global.


Em 2009, a empresa cria “Arcorito”, um personagem corporativo que acompanha o logotipo institucional da ARCOR. O simpático personagem foi criado para estabelecer um vínculo mais próximo e mais emocional com os consumidores. Essa versão não é aplicada nas embalagens dos produtos.


Os slogans 
Alimentando Momentos Mágicos. (2013) 
Nourishing Magical Moments. (inglês) 
Momentos mágicos. (2009) 
Le damos sabor al mundo. (1999) 
Calidad que conviene. 
Damos mais sabor ao mundo. (antigo, Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Argentina 
● Fundação: 5 de julho de 1951 
● Fundador: Fulvio Salvador Pagani 
● Sede mundial: Buenos Aires, Argentina 
● Proprietário da marca: Arcor S.A.I.C. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman & CEO: Luis Alejandro Pagani 
● Faturamento: US$ 3.2 bilhões (2014) 
● Lucro: Não divulgado 
● Fábricas: 39 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 21.000 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Balas, confeitos, biscoitos, chocolates e sorvetes 
● Concorrentes diretos: Mondelēz International, LactaHershey’s, Mars, Ferrero, Fini, Nestlé e Garoto 
● Ícones: As balas de caramelo 
● Slogan: Alimentando momentos mágicos. 
● Website: www.arcor.com.br 

A marca no Brasil 
O ano de 1981 marcou o início oficial da história da ARCOR no Brasil, com a aquisição da Nechar Alimentos Ltda., uma pequena fábrica de balas do interior paulista. Com apenas 60 funcionários e três linhas de produção, a ARCOR fincou seus alicerces no mercado de guloseimas e continuou crescendo, oferecendo produtos de qualidade sempre a um preço justo. Os chocolates foram lançados em 1995 com a linha Tortuguita. Novas marcas, linhas e produtos vieram e a chegada das balas Butter Toffees em 1996 consolidou sua posição no mercado nacional. Em 1999, começou a produção nacional de chocolates, com a inauguração da fábrica de Bragança Paulista, uma das mais modernas e modelo em seu segmento. O mercado nacional merecia ainda mais. Em 2001, aumentou seu portfólio de produtos e seus negócios com a aquisição de marcas de guloseimas já conhecidas pelo consumidor brasileiro como Kids, Poosh, Amor, Pirapito e 7 Belo. O que já era bom ficou ainda melhor: em 2004, a ARCOR e a Danone se uniram nas divisões de biscoitos da Argentina, Brasil e Chile. O resultado? A subsidiária brasileira se tornou uma das mais importantes no país, integrando duas novas fábricas em Campinas (SP) e Contagem (MG), dois mil novos colaboradores e incorporando um amplo portfólio de marcas tradicionais como Aymoré, Break’UP, Danix e Triunfo.


Nos últimos anos, a empresa investiu mais de US$ 40 milhões na construção de uma nova fábrica em Recife (PE), na ampliação da capacidade de suas linhas, em novas tecnologias de produção, em normas e programas de qualidade, pesquisa e desenvolvimento de produtos, inovação, marketing e em seus colaboradores. Para oferecer produtos de qualidade a preço justo a seus consumidores, a subsidiária brasileira possui uma estrutura que conta com 4 mil colaboradores, 5 plantas industriais, 4 centros de distribuição, 6 escritórios regionais de vendas e mais de 130 distribuidores.


A marca no mundo 
Atualmente a ARCOR comercializa mais de 3 milhões de quilos diários de produtos e chega com suas marcas a mais de 120 países dos cinco continentes, atingindo faturamento anual de US$ 3.2 bilhões (dados de 2014). Hoje a empresa fabrica mais de 1.500 itens nas cinco categorias em que atua: alimentos, guloseimas, biscoitos, chocolates e sorvetes. O investimento permanente em desenvolvimento tecnológico e comercial coloca a ARCOR em posição de vanguarda no mercado latino americano. Seus maiores mercados são Argentina (70%), Brasil (12%) e região andina (10%), que engloba Chile, Equador, Peru, Colômbia e Venezuela. A empresa conta com 39 plantas industriais: 29 na Argentina, cinco no Brasil, três no Chile, uma no Peru e outra no México. Somente no Brasil a empresa fabrica mais de 250 itens, sendo líder no segmento de produção de balas, tendo expressiva presença no mercado de chicletes e sendo a maior exportadora de guloseimas do país, vendendo para mais de 100 mercados, entre os quais China, Estados Unidos, países da América Latina, do Leste Europeu e da África. 

Você sabia? 
A ARCOR é o primeiro produtor mundial de caramelos, primeiro exportador de guloseimas do Brasil, Argentina, Chile e Peru; e e, através da Bagley Latinoamérica S.A., uma parceria com o Grupo Danone para os negócios de biscoitos, alfajores e cereais na América Latina, é uma das empresas líderes da região. 
Na argentina a ARCOR conta com 7 propriedades industriais de gado leiteiro e 2.900 vacas que produzem 90 mil litros de leite diariamente. 
Para garantir a melhor qualidade da sua oferta, a ARCOR se auto-abastece dos principais insumos estratégicos, entre os quais se encontra a embalagem dos seus produtos. Através da Cartocor e Converflex, a empresa elabora embalagens de papelão ondulado e flexível. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, EmbalaemMarca, Época Negócios e Exame), jornais (Meio Mensagem, Valor Econômico e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 15/4/2016

6 comentários:

None disse...

Antes de mais nada, parabéns pelo site. Trabalho com MKT Promocional e seu blog é minha primeira referência para conhecer os meus clientes de cada ação.
Gostaria de saber mais sobre a join venture entre Danone e Arcor no segmento de biscoitos.
Obrigada.

Maristela disse...

Me criei consumindo os produtos da Arcor. Volto a ser criança quando me delicio com as tortuguitas. Para mim, o melhor chocolate em barras, amo!! :)

Rafael Horacio disse...

OI! e muito bom ter em um unico local a quantidade de informações como aqui estão. e bem prescisas. parabens pela iniciativa. faço pate do grupo ha dois anos, queria chamar atenção apenas para uma correçao importante. em nosso portifolio, nao de diz (chicletes) pois chicletes e nome do produto da ADMS. nossas gomas de mascar são referidas como CHICLES. essa correção e muito importante para os consumidores e para compania obrigado . e novamente parabens.

Anônimo disse...

Moro na argentina, aqui temos outras linhas de produtos arcor, alem de doces, ate molho de tomate encontramos

Anônimo disse...

Adorava as balas de goma com suco de frutas. As melhores, pena que não comercializam mais.

oque é tela? disse...

adoro seu blog, muito bem embasado. Alguém sabe o que aconteceu com as tortuguitas com recheio de caramelo?