20.6.06

JOSÉ CUERVO


Ela possui mais de 250 anos. É paixão, orgulho e a mais pura tradição mexicana. Liberdade, diversão e autenticidade são palavras que traduzem a essência da Tequila JOSÉ CUERVO, reverenciada como a maior, mais famosa e mais antiga produtora de Tequila do mundo. Cada vez que se bebe um gole de tequila JOSÉ CUERVO, se bebe também um pouco da incrível história do México.

A história
A história começou em 1758 quando o fazendeiro Don José Antonio de Cuervo obteve os direitos sobre uma faixa de terra enriquecida pela lava do vulcão de Tequila, na região de Guadalajara, estado de Jalisco, no México, com a concessão do Rei da Espanha Carlos IV. Seu intuito era cultivar a sagrada planta indígena - o Agave Azul - naquelas terras ricas em minerais vulcânicos e criar uma bebida única no mundo. Nestas terras havia uma pequena destilaria para a produção de vinho tipo Mezcal (precursor da tequila). Em 1781, seu descendente, José Prudencia Cuervo, comprou terras de Hacienda de Abajo, aonde viria a ser construída a destilaria para fabricação da tequila JOSÉ CUERVO. No ano de 1795, o Rei da Espanha, Carlos IV, transferiu algumas terras para José María Guadalupe Cuervo, dando-lhe a primeira concessão comercial para produzir tequila. A destilaria foi imediatamente construída e começou a produzir tequila, chamada popularmente de “Vinho da terra” (The wine of the earth). Era primeira a tequila produzida no México. O “CUERVO” (corvo em espanhol), símbolo da família Cuervo, começou a ser gravado em todo barril produzido pela destilaria para que as pessoas que não soubessem ler espanhol pudessem identificar a tequila da marca.


Em 1805, María Magdelena Ignacia, filha de José María Guadalupe, se casou com Vicente Albino Rojas, que renomeou a destilaria para Fabrica La Rojeña. Rojas começou a promover os produtos da destilaria entre outros territórios mexicanos. Em 1859, Jesus Flores, um dos comandantes da destilaria, começou a expandir e ampliar os negócios de olho no mercado americano. Em 1873, os primeiros três barris foram exportados para o estado do Novo México, nos Estados Unidos. Somente em 1880 a tequila passou a ser distribuída em garrafas individuais e não mais em Damajuana (garrafa de 5 litros de vidro e revestida de cortiça e tampa de rolha), passando a ser uma companheira inseparável dos aventureiros que cruzavam o deserto ou as fronteiras com os Estados Unidos.


Em 1893 a tequila começou a conquistar prêmios nos Estados Unidos pela sua alta qualidade, tornando-a conhecida e apreciada pelos consumidores. Uma das mudanças mais importantes na história da empresa aconteceu em 1900, quando a tequila passou a carregar oficialmente o nome JOSÉ CUERVO. Pouco depois, em 1907, a tequila JOSÉ CUERVO conquistou o importante “Gran Premio” na cidade de Madrid. Com a reputação de melhor tequila do mundo a marca começou a se expandir pela Europa e aos poucos conquistando novos apreciadores. Em 1938 a bebida ganhou ainda mais popularidade quando foi criado o coquetel Margaritas (feito de tequila e limão) no México. Foi um impulso e tanto para a marca que assistiu seu produto ganhar versatilidade. E a marca JOSÉ CUERVO aproveitou muito bem o sucesso do coquetel para se tornar a tequila líder do mercado. Em 1985, a marca introduziu no mercado, em comemoração aos seus 190 anos, a tequila JOSÉ CUERVO TRADICIONAL, apresentada em garrafas de 500ml e com o conceito de produção limitada e garrafas numeradas.


Na década de 1990 a empresa introduziu uma grande e ousada novidade: em 1995 lançou sua primeira tequila Premium ao preço de US$ 75 a garrafa. Pouco depois, em 1997, já produzia 37 milhões de litros, exportando aproximadamente 76% de sua produção. Nos últimos anos, a JOSÉ CUERVO começou a introduzir no mercado outras variedades de tequilas (entre elas as tequilas com sabores e drinques prontos para beber), além das edições limitadas, aumentado consideravelmente seu portfólio de produtos e conquistando assim novos consumidores.


A empresa, uma das mais antigas e famosas fábricas de tequila do mundo, comemorou em 2008 seu 250º aniversário. Para comemorar o bi centenário foi lançada uma edição especial e limitada de aniversário da bebida chamada JOSÉ CUERVO 250, um lote de apenas 495 garrafas, que vinha em uma caixa para presente acompanhada de duas taças numeradas. Essa preciosidade, que ficou armazenada por mais de 100 anos e mais 3 anos envelhecida em barris de carvalho antes da sua mistura final, tinha preço de US$ 2.250.


Em 2011, a marca apresentou seu novo posicionamento global de marketing. A campanha batizada de “Cuervo Cold. A Quick Shot of Ice Cold” tinha como principal objetivo promover o consumo de tequila gelada. De alguns anos pra cá, a marca também adotou o lançamento de garrafas de edição limitada para comemorar importantes datas, como por exemplo, o Dia de los Muertos, onde recentemente foram criadas garrafas com as ilustrações de caveiras, seguido de adornos e cores extremamente presentes na cultura mexicana. Passados mais de dois séculos, a empresa continua a ser dirigida por membros da família Cuervo, da 9ª e 10ª gerações.


As tequilas
A marca JOSÉ CUERVO comercializa vários tipos de tequila:
José Cuervo Especial (Gold)
É o resultado da combinação de Tequilas “Jovens”, sem envelhecimento, com Tequilas “Reposado”, envelhecidas por no mínimo 6 meses em barris de carvalho. Possui sabor amadeirado, levemente doce, com notas de Agave e baunilha. É a tequila mais consumida do mundo.
José Cuervo Especial Prata
Colocada na garrafa imediatamente após a destilação, com uma pitada de pimenta picante e agave liso.
José Cuervo Clasico (Silver)
Introduzida no mercado em 2003, de sabor suave, cítrico, refrescante e levemente doce, é uma tequila branca, fruto da mistura de tequilas jovens e tequilas amadurecidas em barris de carvalho. Combina perfeitamente com margaritas, frozen margaritas, variados drinques, misturas com refrigerantes ou sucos com gelo.
Cuervo Flavoured Tequilas
Uma linha de tequilas misturadas com sucos naturais de frutas nos sabores Cítrico (limão e outras frutas cítricas), Oranjo (laranja e outras frutas cítricas) e Tropiña (abacaxi e outras frutas tropicais). A linha foi introduzida no mercado em 2006.
José Cuervo Margarita Mix
É uma linha de tequila (uma espécie de margarita) pronta para beber com sabores Golden (limão, tequila e licor Grand Marnier), Authentic Cuervo Margaritas (tradicional drink mexicano) e Mix Limon (tequila e suco de limão). A linha foi introduzida no mercado em 2000.
José Cuervo Black
Tequila de sabor mais suave e sofisticado, envelhecida por um ano em barris de carvalho. Introduzida em 2006, é uma das mais novas tequilas produzidas pela marca JOSÉ CUERVO.
José Cuervo Tradicional
Inserida no grupo de Tequilas Premium, é 100% destilada do agave azul, e envelhecida por seis meses em barris de carvalho. De cor amarelo-palha, esta tradicional tequila tem sabor quente e picante. A produção é limitada e as garrafas, mais altas e esguias, também são numeradas. O rótulo muda todo ano (já que nele consta a indicação da idade da tequila). Por exemplo, nas garrafas da bebida produzida em 2004 aparece a frase “209 años”.
Cuervo Reserva de La Família
A exclusiva tequila, como o próprio nome indica, faz parte de uma tradição familiar dos Cuervo de trazer os amigos para degustar as tequilas de sua adega particular. Em 1995, para celebrar o aniversário de 200 anos da marca CUERVO, a família decidiu compartilhar com o mercado a Reserva de La Família, uma tequila 100% agave e añejo (envelhecida por até 10 anos em barril de carvalho americano e francês), dando início à produção de edições limitadas. Anualmente, um artista mexicano é escolhido para desenhar a caixa colecionável do produto.
José Cuervo Platino
Uma tequila Ultra Premium, elaborada através de um processo tradicional, sem envelhecimento em barril, e de edição limitada. Eleita a melhor tequila branca do mundo.


A bebida
A Tequila nasceu do encontro do processo de destilação introduzido pelos espanhóis na época colonial, somado a uma planta muito antiga das terras mexicanas: o Agave Azul, uma espécie de babosa (e não um cacto como muita gente acredita). Segundo regulamentação do governo mexicano, a autêntica Tequila deve ter no mínimo 51% de seus açucares provenientes da planta Agave Azul Tequilana Weber (que necessita de 10 a 8 anos para alcançar sua maturidade), da região de Tequila no México, ter 100% de ingredientes naturais e ser duas vezes destilada. Com solo demarcado, ocupando apenas 5 estados mexicanos, sua limitação de produção é comparada a região de Champagne na França. São necessários 7 quilos de Agave Azul para produção de 1 litro de tequila.


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por modificações ao longo dos tempos. Depois de adotar uma nova tipografia de letra, recentemente o logotipo foi simplificado. A marca utiliza como logotipo tanto JOSÉ CUERVO como apenas a palavra CUERVO em sua comunicação.


Os slogans
The Tequila from Tequila.
Vive Cuervo.
Living notoriously with José Cuervo. (2008)
José Cuervo. Don’t let go.


Dados corporativos
● Origem: México
● Fundação: 1795
● Fundador: Don José de Cuervo
● Sede mundial: Tequila, Jalisco, México
● Proprietário da marca: Tequila Cuervo La Rojeña, S.A. de C.V.
● Capital aberto: Não
● Presidente & CEO: Juan-Domingo “Dobel” Beckmann
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 90 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: México, Estados Unidos, Grécia, Canadá e Espanha
● Funcionários: 1.400
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Tequilas
● Concorrentes diretos: Sauza, Hacienda, Olmeca, Pátron, Corazón e Don Júlio
● Ícones: Suas garrafas quadradas
● Slogan: The Tequila from Tequila.
● Website: www.cuervo.com

A marca no mundo
A tequila JOSÉ CUERVO ESPECIAL é a mais vendida (com 19% de participação de mercado) e conhecida do mundo, sendo encontrada em mais de 90 países, comercializando mais de 5 milhões de caixas (de 9 litros) anualmente. Durante anos a JOSÉ CUERVO possuiu um contrato de distribuição mundial com a britânica Diageo, permitindo assim que seus produtos estivessem disponíveis nos maiores mercados consumidores mundiais.

Você sabia?
Atualmente a JOSÉ CUERVO ocupa o 8° lugar entre os destilados mais vendidos no mundo.
A tequila é conhecida por ser consumida em um ritual batizado de shot, acompanhado de sal e limão. Não se sabe ao certo como isso começou. Reza a lenda que o costume surgiu durante uma epidemia mundial de gripe, onde alguns médicos receitaram “shots de tequila” como tratamento. Obviamente não foi nenhuma surpresa que mesmo depois da epidemia, muitos alegavam estar com gripe para continuar com o tratamento.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 23/5/2013

4 comentários:

charada disse...

Alguem conhece sabe o nome da fonte (tipologia) da marca JOSE CUERVO ?
ja procurei no site www.dafonte.com e achei algumas perto, mas nada sequer semelhante, obrigado pela a ajuda.

Anônimo disse...

Pow cara, muito bom viu a matéria. Parabéns pelo blog.


Abraço

Anônimo disse...

Alguem sabe o nome da fonte que eles usam ? Ja procurei em tudo e nao achei....

Anônimo disse...

Oi gente!
Alguém aí tem algum fluxograma de produção da tequila?
vlw"!