1.6.06

DISCOVERY CHANNEL


Um convite à exploração, ao desconhecido, a história, a ciência, a informação e a educação. Um templo para cientistas, exploradores, biólogos, pesquisadores e até curiosos. DISCOVERY CHANNEL é um bem ao mundo e a todos aqueles que dependem dele. Um rico e vasto arquivo da humanidade, da ciência, da história e da vida natural retratado através das lentes e disponível na tela da televisão. 

A história 
A história teve início quando John Samuel Hendricks, um professor de história no estado do Alabama, teve a ousadia de achar que havia espaço no competitivo mercado americano para um canal de TV dedicado unicamente aos documentários. Isto porque, ele presenciou o surgimento de canais dedicados exclusivamente a música, jornalismo e esportes e avaliou que havia uma oportunidade para os documentários. Sem dinheiro para realizar seu sonho, ele recorreu a sócios, e com investimentos iniciais de US$ 5 milhões, colocou no ar no dia 17 de junho de 1985 o THE DISCOVERY CHANNEL (isso mesmo, no início continha a palavra THE), canal que estreou para 156 mil assinantes com o programa “Iceberg Alley”. Era o primeiro produto de uma televisão a cabo voltada exclusivamente para o lado educacional, apresentando uma programação recheada de documentários sobre ciência, tecnologia, vida animal, história e assuntos gerais. O sucesso foi tamanho que o canal completou seu primeiro ano com 7 milhões de assinantes. Em 1987 um acordo entre o canal e a empresa Mitsubishi Corporation, permitiu que a programação do DISCOVERY CHANNEL fosse distribuída e vista no Japão. Era o início de uma bem-sucedida internacionalização do canal. Nesta época o canal já possuía 50 milhões de assinantes.


No dia 1 de julho de 1988 estreou um dos programas mais populares do canal, SHARK WEEK (uma série de documentários sobre a vida das diversas espécies de tubarões existentes no planeta, que hoje em dia é exibido anualmente, com duração de uma semana, geralmente entre os meses de julho e agosto). Pouco depois, em 1989, o canal lançou um programa matinal com uma hora de duração, desenvolvido para ser assistido dentro das salas de aulas das escolas americanas. Neste mesmo ano o canal foi lançado no Reino Unido e na Escandinávia. Em 1993 diversificou sua linha de produtos ao introduzir para venda seu primeiro CD-ROM com o título “In The Company of Whales” (em português “Em Companhias das Baleias”), baseado em documentário sobre a vida das baleias, produzido e gravado inteiramente pelo DISCOVERY CHANNEL. No ano seguinte o canal ampliou sua presença internacional com a introdução de seu conteúdo na Ásia, Índia e América Latina, sendo lançado oficialmente no Brasil no mês de setembro. Em 1995 a empresa anunciou a compra da rede de lojas Discovery Store, então com 114 unidades, e rebatizou o negócio para DISCOVERY CHANNEL STORE, com o objetivo de vender produtos ligados ao canal de televisão, aumentando assim seu faturamento. As lojas seriam fechadas em 2007, direcionando e focando assim a venda de produtos para o comércio eletrônico do canal.


Ainda em 1995 introduziu o DISCOVERY CHANNEL CATALOG, um catálogo semestral, com 32 páginas coloridas, para vender produtos da marca. Este catálogo chegou a ser distribuído para mais de 9 milhões de consumidores nos Estados Unidos. E também lançou sua página na internet. 101.4 milhões de casas ao redor do mundo contavam com a programação DISCOVERY CHANNEL em 1996. E foi justamente a partir deste ano que o DISCOVERY CHANNEL iniciou a segmentação através do lançamento de canais com assuntos específicos, como por exemplo, o Animal Planet (reino animal e natureza), Discovery Kids (direcionado ao público infantil), Discovery Science (ciências) e Discovery Civilization (dedicado aos grandes momentos e feitos da humanidade). E, em 1998, lançou o primeiro canal dos Estados Unidos a ser transmitido em língua espanhola (DISCOVERY EN ESPAÑOL) e que hoje possui mais de 6.4 milhões de assinantes.


No ano de 2000 o canal atingiu 178 milhões de assinantes em 146 países ao redor do mundo. Pouco depois, em 2001, o DISCOVERY CHANNEL se tornou o canal a cabo mais distribuído pelas operadoras no mundo. Nos anos seguintes o DISCOVERY CHANNEL ingressou em novos mercado no continente europeu, espalhando-se por muitos países do velho continente, além de introduzir vários novos canais, incluindo o primeiro a desenvolver programas especificamente produzidos para o formato HD. E também estreou vários documentários e séries de sucesso, como por exemplo, “Os Caçadores de Mitos”, “Pesca Mortal” e “Trabalho Sujo”, que ainda fazem enorme sucesso entre os fãs.


Além disso, em 2006, lançou o DISCOVERY MOBILE, um pacote de serviços móveis onde os consumidores podiam baixar via telefone celular inúmeros produtos, como por exemplo, wallpapers, ringtones, podcasts, jogos, vídeos e outros itens especiais do canal (como episódios de séries e dos premiados documentários). No dia 25 de junho de 2009 o canal inaugurou o DISCOVERY TIMES SQUARE EXPOSITION, um centro de exposições localizado na antiga gráfica do jornal The New York Times em plena Times Square em Nova York. O espaço (que fechou as portas em 2016) apresentava exposições rotativas como artefatos do Faraó Tutankamon, artefatos e reproduções de peças projetadas por Leonardo Da Vinci em seus diários, e até itens recuperados no naufrágio do Titanic.


Em 2015 o canal lançou o DISCOVERY GO, seu primeiro serviço de streaming de TV para o mercado americano, conectando assim os telespectadores com acesso ao vivo e sob demanda a programas, documentários e séries premiadas de seus canais. Foi primeiro passo importante para fornecer aos telespectadores acesso ao vasto e premiado conteúdo a qualquer momento, em qualquer lugar, em praticamente qualquer dispositivo móvel. Na Europa o serviço foi lançado com o nome de DISCOVERY PLAY. Em 2017 o canal estreou séries inéditas como Aeroporto: Área Restrita (mostra o processo de inteligência de todos os departamentos e os bastidores das estruturas de segurança e combate ao crime no Aeroporto Internacional de São Paulo), O Submundo do Tráfico (revela as entranhas da rede mundial de comercialização ilícita) e As Piores Prisões do Mundo (mostra o dia a dia nas piores, mais rígidas e violentas prisões do planeta). Mais recentemente, em 2019, o canal resolveu aproveitar a força de sua marca para ingressar em um mercado bilionário com a criação do estúdio de jogos DISCOVERY GAMES STUDIOS para desenvolver os próprios títulos baseados em seus mais populares programas para todas as plataformas.


Há 25 anos o DISCOVERY CHANNEL apresenta atrações que desafiam as expectativas e definem a realidade por meio de um ponto de vista único que transporta os telespectadores para um mundo repleto de pessoas, lugares e histórias que inspiram e transformam. É uma marca global dedicada a criar conteúdo de alta qualidade baseado na vida real. Sua missão é informar, entreter e satisfazer a curiosidade de seu público, através de uma programação variada nas áreas de ciência, tecnologia, natureza, história, aventura humana e cultura mundial.


A linha do tempo 
1996 
Lançamento do DISCOVERY KIDS, um canal com conteúdo voltado para o público infantil. Atualmente o canal é assinado por mais de 100 milhões de residências em mais de 35 países da América Latina e Ásia. 
Lançamento do DISCOVERY CIVILIZATION, que apresentava programas e documentários que narravam histórias e grandes momentos da humanidade. 
Lançamento do DISCOVERY SCIENCE, um canal com programação composta por programas e documentários científicos, espaciais e tecnológicos. Em 2011 o canal passou a se chamar SCIENCE CHANNEL somente nos Estados Unidos. O canal atualmente conta com aproximadamente 90 milhões de assinantes somente nos Estados Unidos, chegando a mais de 150 milhões no mundo inteiro. 
Lançamento do DISCOVERY TRAVEL & LIVING, cuja programação era voltada ao estilo de vida e viagens, abordando temas como culinária, decoração e assuntos relacionados à vida doméstica. Antes de ser encerrado, adotou nomes como Discovery Home & Leisure (1998-2004) e Discovery Home (2004-2008). 
1999 
Lançamento do DISCOVERY WINGS, um canal com programação voltada para a aviação e o segmento aeroespacial. Em 2005 o canal adotou o nome de Military Channel, com sua programação voltada para documentários e programas militares; e depois em 2014, passou a ser conhecido como American Heroes Channel. 
Lançamento do canal DISCOVERY HEALTH, baseado no fascínio da população humana pelo assunto saúde e bem-estar. Estreou com uma proposta inovadora e surpreendente, levando o telespectador para dentro do fascinante e informativo mundo da medicina e da saúde. Apesar da proposta de valorizar a saúde e o bem-estar, não havia como fugir de cenas mais fortes, com holofotes sobre mesas de cirurgia e o dia a dia em pronto-socorros. Em 2011 o canal foi renomeado para DISCOVERY FIT & HEALTH e, em 2015, passou a se chamar DISCOVERY LIFE, com uma programação mais voltada ao bem-estar e estilo de vida. 
2000 
Lançamento do DISCOVERY HOME & HEALTH, canal dedicado à beleza, bem estar e a vida em família com programação diversificada, englobando temas como beleza, moda, saúde, programas científicos, entre outros. 
2002 
Lançamento do DISCOVERY HD THEATER, um canal que transmitia programação (de outros canais da Discovery) em alta definição para o mercado americano. O canal foi pioneiro a desenvolver programas especificamente produzidos para o formato HD. 
Estreia do MONSTER GARAGE, um programa onde uma equipe de cinco pessoas com experiência em mecânica, em fábrica ou modificação, liderada por Jesse James, transformava um simples carro em um “verdadeiro monstro”. 
2003 
Estreia do programa MythBusters (Os Caçadores de Mitos), uma série onde Adam Savage e Jamie Hyneman, especialistas em efeitos especiais, desvendam os maiores mitos e lendas urbanas de nossa cultura. 
Estreia do programa AMERICAN CHOPPER, estrelando Paul Teutul e seu filho, fazendo motocicletas customizadas e personalizadas em sua oficina. 
Estreia da série EXTREME ENGINEERING (Megaconstruções no Brasil), apresentado por Danny Forster que proporciona aos telespectadores uma visão abrangente de alguns dos maiores projetos de engenharia do mundo. 
2004 
Lançamento do DISCOVERY EDUCATION, que passou a oferecer a vasta e completa biblioteca de conteúdo do canal às salas de aula americanas, tornando-se rapidamente um recurso multimídia vital para professores e alunos. Hoje em dia é líder global em conteúdo digital baseado em padrões e desenvolvimento profissional. 
2005 
Lançamento do canal DISCOVERY HD, canal internacional do DISCOVERY CHANNEL com programação em alta definição. 
Lançamento do DISCOVERY TURBO, com programação dedicada a máquinas como carros, motos, barcos e aviões. 
Estreia do programa DEADLIEST CATCH (“Pesca Mortal” no Brasil), uma série de documentários sobre barcos pesqueiros de caranguejos (da espécie King Crab) no violento e revolto mar de Bering no Alaska. 
Estreia do programa DIRTY JOBS (conhecido no Brasil como “Trabalho Sujo”), uma série apresentada por Mike Rowe, onde são mostradas as profissões mais perigosas, estranhas e difíceis do mundo. 
2006 
Estreia do programa FUTURE WEAPONS, uma série apresentada por Richard Machowicz, ex-fuzileiro da marinha americana, pertencente à famosa divisão SEAL, onde são mostradas as armas e tecnologias do futuro na área militar. 
Estreia da série MAN vs. WILD (Á Prove de Tudo no Brasil), que retrata viagens pelos destinos selvagens mais populares do planeta, lugares onde os turistas poderiam facilmente se perder ou correr perigo. Apresentado por Bear Grylls, ao chegar em cada um dos locais, ele busca o caminho de volta à civilização, mostrando ao longo de sua aventura importantes técnicas de sobrevivência. 
2007 
Estreia da série SMASH LAB, que apresentava uma equipe de ousados engenheiros testando as tecnologias atuais e as aplicando de formas novas e revolucionárias. 
Lançamento do DISCOVERY FAMILIA, um canal em língua espanhola com programação educacional para toda a família. O novo canal foi resultado da junção dos canais Discovery Kids em espanhol e do Viajar y Vivir. 
2008 
Lançamento do INVESTIGATION DISCOVERY (ID), cuja programação é baseada em documentários e séries de grandes e intrigantes crimes. O canal está presente em 184 milhões de lares no mundo inteiro. 
2009 
Estreia no dia 20 de setembro do THE AMAZING RACE, um reality show produzido pelo DISCOVERY CHANNEL em parceria com a Disney. Na edição da América Latina participaram onze times de duas pessoas, com um relacionamento já existente, numa corrida pela América Latina para ganhar US$ 250 mil. 
Lançamento no Reino Unido do DISCOVERY SHED, um canal cuja programação consiste em programa de atividades ao ar livre, pescaria, trilhas com bicicletas, etc. 
2010 
Lançamento no Reino Unido do DISCOVERY HISTORY, canal com programação voltada aos temas da história, civilização e ciência. 
2012 
 Estreia de QUILOS MORTAIS (em inglês My 600-lb Life), uma série de reality show em que cada episódio acompanha um ano na vida de uma pessoa morbidamente obesa (que começa o episódio pesando cerca de 600 libras ou 270 kg) e suas tentativas de reduzir o seu peso para um nível saudável, geralmente com a ajuda de uma cirurgia bariátrica realizada pelo cirurgião Younan Nowzaradan, de Houston, estado americano do Texas. 
2013 
Estreia do NAKED AND AFRAID (Largados e Pelados), um reality show onde cada episódio apresenta dois sobreviventes - um homem e uma mulher - que se conhecem apenas no primeiro dia e lhes é dada a tarefa de sobreviver por 21 dias pelados em um ambiente hostil de selva. Logo depois de se conhecerem, os sobreviventes seguem para um local designado onde terão que produzir ou encontrar água, alimento e abrigo a partir do que encontrarem na natureza. 
2014 
Lançamento nos Estados Unidos do DISCOVERY FAMILY, cuja programação mescla programas infantis, de ciência e natureza temática, abrangendo desde crianças e adolescentes até adultos. 
2015 
Lançamento do DISCOVERY WORLD (antigo TLC em alguns países), um canal cuja programação é voltada a cultura global, que mistura história, cultura, histórias da vida real, investigação, shows de mistérios, séries e documentários de grandes e importantes acontecimentos.


O estúdio e os famosos documentários 
Em 2007 a empresa criou o DISCOVERY STUDIOS, cujo objetivo principal é criar, desenvolver e produzir conteúdo, séries e documentários de gêneros diversos, como por exemplo, ciência, vida animal, história natural, realidade e estilo de vida. Atualmente é um dos maiores estúdios de documentários do mundo, produzindo por ano mais de 150 horas de programação original e de alta qualidade. Além disso, hoje em dia o DISCOVERY CHANNEL é o maior produtor e comprador de documentários do mundo. São ao todo mais de 175.000 horas de programas e documentários de alta qualidade em seus acervos.


Alguns documentários marcaram a história do canal, quer seja pela alta qualidade das imagens, roteiros e histórias incríveis, como por exemplo, RUSSIA: Live From The Inside (1987), um programa de 66 horas ao vivo mostrando as facetas da Rússia; Ivory Wars (1989), primeira produção original do canal e que lançou luz sobre a gravidade da situação da caça furtiva de elefantes na África; In The Company of Whales (1992), um documentário impecável sobre a vida das baleias, gravado em 15 países e oceanos ao redor do mundo; TITANIC: Anatomy of Disaster (1997), mostrando em detalhes toda a história do maior naufrágio de todos os tempos; Raising the Mammoth e Walking With Dinosaurs (2000), documentários que obtiveram as maiores audiências de uma televisão a cabo no mercado americano na época; Blue Planet: Seas of Life (2002), composto por oito espetaculares episódios que custaram US$ 10 milhões sobre as maravilhas do oceano; Planet Earth (2007), composto por 11 episódios e produzido em parceria com a BBC, exibia imagens do planeta com impecável qualidade técnica, o que atraiu mais de 70 milhões de espectadores, se transformando em um enorme sucesso; e Racing Extinction (2015), sobre a extinção em massa de espécies e os esforços de cientistas, ativistas e jornalistas para documentá-lo.


Um parque desafiador 
Em maio de 2016 o DISCOVERY CHANNEL resolveu estender a força de sua marca para uma experiência única de entretenimento. Em parceria com a empresa APAX Recreation, foi inaugurado o primeiro DISCOVERY ADVENTURES PARK, um parque temático localizado em Moganshan, província chinesa de Zhejiang, que atualmente é um dos maiores resorts de turismo de aventura do mundo. É um destino de estilo de vida ao ar livre com três elementos essenciais - esportes ao ar livre, ecoturismo e educação científica - reunidos em um só lugar. Em um cenário deslumbrante (na lendária montanha Mogan, rodeado por colinas verdejantes e o pitoresco lago Xiazhu), o parque integra perfeitamente a natureza com instalações modernas e de última geração, além de padrões internacionais de segurança e treinamento.


O parque segue os valores do canal DISCOVERY CHANNEL de curiosidade, aventura, exploração e experiência para permitir que os exploradores sintam e aprendam com a natureza de perto através de instalações de aventura ao ar livre, incluindo programas de muro de escalada de 14 pistas, tirolesa, campos de desafio, pista de obstáculos, balão de ar quente, caminhadas e programas de sobrevivência na selva ou no deserto. Os frequentadores podem desafiar-se, ultrapassar seus limites e desfrutar de um ambiente repleto de natureza com amigos e família. No parque há ainda um pequeno café, muito ar fresco, tranquilidade e, o mais importante, oportunidades para um desafio pessoal ou uma competição entre amigos. É por isso que o conceito do Discovery Adventures Park se encaixa bem no objetivo da empresa de estabelecer mais LBEs (Location Based Entertainment) em sua expansão global. Um segundo parque está sendo construído na Costa Rica.


Campanhas que fizeram história 
Em abril de 2008 o canal adotou um novo posicionamento apoiado pela campanha “The world is just awesome” (em tradução livre, “O mundo é mesmo incrível”), composta por um comercial, batizado de “I Love The World”, que mostrava astronautas, monges, bombeiros, exploradores, apresentadores do canal (como Bear Grylls de “A prova de tudo”, Mike Rowe do programa “Dirty Jobs”, a dupla dos “Caçadores de Mitos”, entre outros) e rostos famosos, como o físico Stephen Hawking, cantando o amor pela vida, pelo planeta e pelo universo. Clique no ícone abaixo para assistir ao comercial.

   

A campanha fez tanto sucesso que em novembro de 2009 o canal lançou um novo filme, com a mesma música, mas com novas cenas e personagens cantando o amor pelo planeta e pela vida.

   

A evolução visual 
A marca alterou seu logotipo algumas vezes em sua história. A primeira ocorreu em 1987 quando o logotipo original, uma tela de televisão retratando um mapa do mundo, foi substituído por um semicírculo amarelo (que parecia o sol nascente), além de adotar uma nova fonte de letra mais arredondada. Porém a modificação mais radical ocorreu em 1995 com a introdução de uma nova identidade visual extremamente acentuada, onde o globo terrestre, mais detalhado, passou a ter destaque central, além da adoção de uma nova paleta de cores (violeta e azul). Neste momento a palavra THE foi abolida do nome. Uma nova mudança ocorreu em 2000: a palavra “Channel” foi deslocada para dentro do traço e o globo alterado para se concentrar no Oceano Pacífico. Já as cores foram mudadas para azul e preto.


No mês de abril de 2008, em uma coletiva de impressa na cidade de Chicago, o DISCOVERY CHANNEL divulgou sua nova identidade visual. Desenvolvida pela Viewpoint Creative, o novo logotipo mantinha o globo terrestre, porém agora mais estilizado e com uma nova paleta de cores. A grande mudança ocorreu na tipografia de letra, muito mais leve, contemporânea e incorporada com o símbolo do canal, onde o globo terrestre e a letra “D” se tornaram integrados. Em fevereiro de 2009 o logotipo passou por uma modernização: as letras foram afinadas, a palavra “channel” ganhou mais destaque e o globo terrestre adquiriu detalhes mais nítidos.


Em meados de 2013 o canal começou a utilizar em paralelo com o logotipo de 2009, uma identidade visual mais simplificada: apenas a letra D e o tradicional globo. Para este logotipo foram utilizados seis diferentes designs de globos: Terra, Gelo, Ouro, Fogo, Água e Metal.


Em 2016 o logotipo anterior foi remodelado: a letra D e o globo terrestre (sem efeito 3D) continuaram integrados e o nome da marca (sem a palavra “Channel”) foi posicionado dentro de um círculo preto. Em abril de 2019 o canal estreou uma nova identidade visual, na qual o globo foi reposicionado no meio do D e a fonte de letra foi alterada.


O conglomerado de mídia proprietário do DISCOVERY CHANNEL durante anos teve uma identidade visual igual ao de seu principal canal. O atual logotipo foi adotado em 2018.


Os slogans 
The world is ours. (2019) 
Grab life by the globe. (2013) 
The world is just awesome. (2008) 
Let’s All Discover. (2006) 
Entertain Your Brain. (2003) 
There’s no thrill like discovery. (2000) 
Explore Your World. (1995) 
É Real. É Incrível. É Discovery. (Brasil) 
O mundo é Discovery. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 17 de junho de 1985 
● Fundador: John S. Hendricks 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Discovery Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: David Zaslav 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Assinantes: 370 milhões de lares 
● Presença global: 220 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Comunicação 
● Principais produtos: Canais de televisão, produção de documentários e licenciamento de produtos 
● Concorrentes diretos: National Geographic Channel, History, Smithsonian Channel, BBC e Love Nature 
● Ícones: Os documentários 
● Slogan: The world is ours. 
● Website: www.discoverybrasil.com 

A marca no mundo 
Atualmente o DISCOVERY CHANNEL, maior canal de documentários, séries e programas educativos do mundo, está disponível em mais de 370 milhões de lares (somente nos Estados Unidos e Canadá são aproximadamente 93 milhões de casas) em 220 países ao redor do mundo. Oferecido em diversos idiomas, que incluem inglês, espanhol, português, francês, alemão, russo, italiano, árabe, japonês, coreano, entre outros, é assistido por mais de 1.5 bilhões de pessoas. O DISCOVERY CHANNEL também vende produtos, como documentários e programas, brinquedos, jogos, roupas e acessórios através da internet e licenciamento. O DISCOVERY CHANNEL é o canal mais importante do conglomerado de mídia Discovery Incorporated, proprietário de outros canais a cabo como Food Network, Animal Planet, TLC e Travel Channel

Você sabia? 
O DISCOVERY CHANNEL é o segundo canal a cabo mais distribuído nos Estados Unidos, atrás apenas do TBS. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), Jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 6/6/2020

2 comentários:

Anônimo disse...

O canal que me salvou da ignorância...

Anônimo disse...

Boa noite!
gostaria que me ajudase a me dizer quando foi o ano que foi apresentado o doc.(o poder do pedal). ficarei muito grato por essa ajuda, um abraço.