14.6.06

WALGREENS


Brinquedos, alimentos, revelação digital, artigos de papelaria e informática, eletrodoméstico, roupas, cosméticos e até, por incrível que pareça, remédios e aplicação de vacinas. Esse é o mix de produtos vendidos nas lojas da WALGREENS, a maior rede de drogarias do mercado americano, presente há mais de cem anos na vida de milhões de pessoas. Afinal, nos dias de hoje, o consumidor não tem tempo a perder, quer praticidade, soluções e conveniência. E isso o WALGREENS oferece com sobras e muitas opções.

A história
A famosa rede de farmácia americana foi fundada em 1901 por Charles Rudolph Walgreen na cidade de Chicago, estado de Illinois. Charles, que havia acumulado muito conhecimento na área de farmácia, comprou o estabelecimento onde trabalhava, localizado na esquina de duas movimentadas avenidas da parte sul da cidade. A farmácia estava velha e mal administrada, dando a oportunidade para Charles colocar em prática todas suas ideias de marketing, vendas, atendimento e preço. A iluminação foi trocada, cada cliente era atendido pessoalmente por Charles ou seu colega Arthur Thorsen, o preço era justo para cada produto, entre outras novidades. Com essas mudanças a WALGREENS se tornou uma farmácia diferente para a época. Em 1909 a empresa já possuía duas lojas, e quase uma década mais tarde contava já com 20 farmácias em funcionamento. Em 1922 a rede de farmácia ganhou enorme popularidade depois de inventar e cunhar o termo malted milkshake (um milkshake mais cremoso feito com leite em pó). Ao final desta década a empresa tinha 525 farmácias, inclusive na cidade de Nova York, no estado da Flórida e outros mercados maiores e mais importantes. Alguns fatores que levaram a rede a ter um crescimento tão rápido foram: profissionais competentes e qualificados, merchandising moderno, visual inovador do ponto de venda, preços competitivos, serviços externos ao consumidor (espécie de delivery), excelente atendimento e grandes inovações como a venda de alimentos e guloseimas.


Na década de 1930, durante a Grande Depressão que assolou os Estados Unidos, a empresa se tornou uma das maiores anunciantes do país, chegando a gastar US$ 75 mil em uma gigantesca campanha promocional, sendo a primeira rede de farmácias a anunciar no rádio. A diversificação de produtos, passou a comercializar desde talco a bolas de golfe, e a criação de marcas próprias, foram fatores determinantes para fazer com que suas vendas aumentassem num período muito difícil para a economia do país. Em 1939, com a morte de Charles Walgreen, seu filho assumiu o controle da empresa, dando continuidade a visão moderna que seu pai sempre teve. Depois da Segunda Guerra Mundial, a rede implantou o sistema de autoatendimento em todas as suas lojas. Em 1975, com 633 lojas e mais de 1.500 farmacêuticos, a rede prescreveu mais de 30 milhões de receitas, além de atingir pela primeira vez mais de 1 US$ 1 bilhão em faturamento. Nesta época o sucesso já estava garantido. Faltava apenas consolidá-lo, e isto aconteceu em 1984 quando a rede WALGREENS atingiu a marca de 1.000 lojas abertas com a inauguração de uma unidade na cidade de Chicago, onde tudo começou. Foi nesta década que os produtos alimentícios ganharam grande importância dentro de suas lojas e alavancaram ainda mais as vendas. Nos anos seguintes a rede introduziu várias novidades dentro de suas lojas, como por exemplo, centros clínicos; e uma seção de “saúde e bem estar sexual”, que vendia remédios, testes de gravidez e preservativos.


Na última década a rede vem expandindo constantemente os serviços de primeiros socorros a pacientes, indo além das atividades farmacêuticas tradicionais, por meio da WALGREENS HEALTH SERVICES, divisão de serviços de atendimento gerenciado, e da TAKE CARE HEALTH SYSTEMS, uma subsidiária integral que responde pela gestão de clínicas de conveniência e drogarias. A Walgreens Health Services assiste os consumidores de produtos farmacêuticos, assim como planos de assistência a medicamentos vendidos sob prescrição médica, e planos de assistência médica através do Walgreens Health Initiatives (realiza gestão de benefícios farmacêuticos), Walgreens Mail Service, Walgreens Home Care (um serviço de monitoramento de home care para pacientes em estado crônico que fornece terapia e nutrição) e Walgreens Specialty Pharmacy (programa efetivo de apoio e soluções que inclui planejamento de medicações, aplicações de remédios injetáveis e até mesmo terapias).


Em 2009 a rede já estava estabelecida em todos os 50 estados americanos. No ano seguinte a empresa pagou mais de US$ 1 bilhão para comprar a tradicional rede de farmácias nova-iorquina Duane Reade. Com mais de 250 lojas espalhadas pela região metropolitana de Nova York e vendas de US$ 1.8 bilhões, a Duane Reade é a rede líder e faz parte do dia a dia dos habitantes da maior cidade dos Estados Unidos, desde que foi criada em 1960. A rede também é dona do maior valor de venda por metro quadrado do varejo farmacêutico em todo o país. Por isso, representou uma aquisição estratégica que deu imediatamente à WALGREENS a liderança no maior mercado de drogarias do país. E a agressividade da empresa não parou por aí. Em 2011 a WALGREENS adquiriu por US$ 409 milhões a drugstore.com, acrescentando assim uma forte presença no comércio online, ajudando-a a alcançar um melhor posicionamento no mercado; e no ano seguinte anunciou uma transação estratégica com a britânica Alliance Boots, maior grupo internacional de saúde e beleza em farmácias, projetada para reunir a força e a experiência das duas empresas e criar a primeira empresa global de saúde e bem-estar voltada para farmácias.


Nos últimos três anos a maior rede de drogarias do mercado americano tem sistematicamente se reinventado, trazendo aos consumidores uma inovadora experiência de compra, além de oferecer um renovado portfólio de marcas próprias. Atualmente calcula-se que 40% da população americana viva em um lugar onde existe uma loja WALGREENS à pelo menos três quilômetros de distância, o que faz da empresa uma das presenças mais marcantes no cotidiano da vida do norte-americano.


A linha do tempo
1943
Inaugurou uma loja dentro do Pentágono. Esta unidade funcionou até meados da década de 1980.
1960
A primeira loja fora do território americano é inaugurada em Porto Rico.
1982
Introdução do sistema de revelação de fotos em 24 horas dentro de todas as lojas da rede.
1991
Introdução sistema de scanner nos caixas das lojas fazendo com que o tempo das filas fosse reduzido drasticamente.
1992
Inauguração da primeira farmácia com sistema Drive-Thru para receitas médicas na cidade de Indianápolis. Hoje em dia aproximadamente 80% das lojas da rede oferece essa conveniência.
1999
Lançamento do sistema de venda on-line em sua página na Internet.
2002
Primeira rede de farmácias a introduzir rótulos de medicamentos prescritos em vários idiomas. Atualmente os rótulos estão escritos em 14 idiomas como o chinês, árabe, alemão, italiano, francês, português, coreano, entre outros.
2004
Primeira rede de drogaria a introduzir instruções de remédios de prescrição com letras enormes, beneficiando assim mais de 16 milhões de americanos que possuem algum tipo de problema de visão.
2005
Lançamento da linha de produtos voltada exclusivamente às mulheres negras, chamada “Dr. Jan Adams Women of Color Total Skin Care System”, que se baseia em produtos criados pelo Dr. Jan Adams, um renomado cirurgião plástico de Beverly Hills.
2007
Introdução em algumas farmácias da rede do Walgreens Take Care Health Clinics, mini-clínicas médicas com enfermeiras ou farmacêuticos formados para diagnósticos e tratamentos de doenças simples, prescrição de remédios comuns e serviços de vacinação. Atualmente estas clínicas, mais de 700, estão disponíveis em lojas de cidades como Chicago, Miami, Orlando, Atlanta, Kansas City, Nashville, Las Vegas, e St. Louis.
2009
Inauguração da primeira loja da rede no Alasca, marcando assim presença em todos os 50 estados americanos.
2010
Inauguração em Chicago da primeira WALGREENS WELL EXPERIENCE, um novo conceito de loja capaz de proporcionar uma experiência de compra diferente neste segmento. Neste formato, além da decoração moderna, que propicia maior interação entre os consumidores e farmacêuticos, oferece uma gama de serviços especializados como vacinação, testes de saúde, avaliação física e tratamento de doenças mais simples. Além disso, a loja oferece um aconchegante café, cujo cardápio inclui sucos naturais e até sushi; e uma seção de beleza com produtos das mais sofisticadas marcas de cosméticos do mundo. Nos anos seguintes novas lojas foram inauguradas nesse formato em grandes cidades americanas. Atualmente já são mais de 350 unidades nesse conceito.
2012
Lançamento do BALANCE REWARDS, o programa de fidelidade da rede.
2013
Lançamento da WELL BEGINNINGS, uma nova linha própria de produtos para bebês, que inclui fraldas, óleos, lenços umedecidos e sabonete líquido.


As lojas
Uma típica loja da rede WALGREENS oferece mais de 22 mil itens ao consumidor em um ambiente aconchegante, moderno e amplo. Entre 25 a 30 funcionários gerenciam e atendem ao público em uma loja normal da rede com vendas anuais, em média, de US$ 9.4 milhões por estabelecimento. Boa parte das mais de seis oito lojas da rede oferece serviços como revelação de fotos em uma hora, recarga de cartuchos de impressoras e amplo estacionamento. Em algumas unidades da rede existe uma pequena loja de venda de bebidas alcoólicas (WALGREENS LIQUOR STORE) geralmente localizadas em áreas anexas as farmácias. Mais de 3.000 lojas da rede oferecem o serviço de refil para cartuchos de impressoras. A maioria de suas lojas está localizada em vias e centros de enorme movimento.


A evolução visual
O logotipo da marca WALGREENS passou por algumas modificações ao longo dos anos. A primeira alteração ocorreu em 1951 quando o logotipo ganhou as cores vermelha e azul, uma nova tipografia de letra, um ícone (uma espécie de recipiente para preparar medicamentos) e a frase “The Pharmacy America Trusts”. Em 1983 a identidade visual passou a ser totalmente vermelha e o tradicional slogan foi retirado. O logotipo atual da marca foi introduzido em 2006 com uma tipologia de letra mais afinada.


Além disso, o tradicional ícone que identifica o WALGREENS adquiriu uma imagem mais moderna e atraente, assumindo definitivamente a cor vermelha e a letra W.


Os slogans
At the corner of HAPPY & HEALTHY. (2012)
There’s a way. (2009)
As far as you want to go.
The Pharmacy America Trusts. (1951)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1901
● Fundador: Charles R. Walgreen
● Sede mundial: Deerfield, Illinois
● Proprietário da marca: Walgreen Co.
● Capital aberto: Sim (1927)
● Chairman: James Skinner
● Presidente & CEO: Greg Wasson
● Faturamento: US$ 71.6 bilhões (2012)
● Lucro: US$ 2.12 bilhões (2012)
● Valor de mercado: US$ 48 bilhões (junho/2013)
● Lojas: 8.096
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos)
● Funcionários: 171.000
● Segmento: Varejo (farmácia e drogaria)
● Principais produtos: Medicamentos, alimentos e cosméticos
● Concorrentes diretos: CVS/Pharmacy, Rite Aid e Walmart
● Slogan: At the corner of HAPPY & HEALTHY.
● Website: www.walgreens.com

A marca nos Estados Unidos
Atualmente a rede WALGREENS conta com aproximadamente 8.100 lojas em 50 estados americanos e Porto Rico, além de 96 centros de distribuição. Quase 60% do faturamento (superior a US$ 71 bilhões/anuais) é gerado pela prescrição de medicamentos, o resto provém da venda de cosméticos, alimentos e bebidas. Do total de lojas, mais de 1.800 funcionam 24 horas por dia e quase 90% possuem o tradicional sistema de revelação de fotos em uma hora (One-Hour Photo). Diariamente mais de 6 milhões de clientes circulam pelas lojas da rede WALGREENS nos Estados Unidos. Os estados que mais possuem lojas da rede são Flórida, Texas, Califórnia, Illinois e Nova York. Dos 171.000 funcionários da empresa, 26.000 são farmacêuticos e mais de 5.000 trabalham na enorme sede corporativa localizada em Deerfield, um subúrbio da cidade de Chicago.

Você sabia?
Mais de 780 milhões de remédios com prescrição médica são vendidos pela rede anualmente, mais de 17% do total aviado por todo varejo farmacêutico americano.
Para facilitar a comunicação com o cliente/turista, aproximadamente 20% dos atendentes e dos farmacêuticos da rede são bilíngues. O espanhol é a língua mais falada depois do inglês, mas há profissionais que atendem em italiano, árabe, chinês, francês, vietnamita, japonês, russo e português.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 15/6/2013

Um comentário:

Anônimo disse...

Esta rede esta comprando mais de 80 farmacias no rio de janeiro atraves da Farma Vita