16.5.06

SNICKERS


Ele é irresistível, extremamente nutritivo e mata a fome de verdade. Uma combinação perfeita entre chocolate, amendoim e caramelo que derrete na boca. O chocolate em barras SNICKERS é uma refeição nutritiva, provendo energia para o corpo e para a mente, e ideal a qualquer hora do dia. E há muitos anos é uma das guloseimas favoritas de milhões de pessoas pelo mundo afora. 

A história 
Tudo começou em 1923 quando Frank Clarence Mars, proprietário da tradicional empresa de alimentos Mars, resolveu introduzir no mercado uma segunda marca de doces. O novo produto era amendoim tostado coberto de caramelo. Exatamente no dia 4 de fevereiro de 1930, a empresa resolveu cobrir este doce, um nougat (de manteiga de amendoim) com pedaços de amendoins e caramelo, com uma deliciosa camada de chocolate ao leite e lançá-lo no mercado americano como uma barra de chocolate, batizada de SNICKERS, e que custava apenas um níquel (5 centavos de dólar). O novo produto teve seu nome baseado em um dos cavalos preferidos de propriedade da família Mars, que infelizmente morreu dois meses antes que o novo produto fosse criado. A nova guloseima foi bem aceita pelos consumidores americanos, em especial pelo delicioso contraste de sabor proporcionado pelo salgado do amendoim torrado e pelo doce do caramelo envolto em chocolate ao leite.


De 1933 a 1935 o produto era vendido em embalagens que continham duas barras chamadas de DOUBLE SNICKERS, voltando a seu formato normal no ano seguinte. O slogan “Have you tried Snickers frozen?” foi lançado em 1939, mesmo ano em que o produto começou a patrocinar um famoso programa de rádio chamado Dr. I.Q. Essas duas ações deram muita visibilidade para marca, que se tornava cada vez mais popular entre os americanos. De 1949 a 1952, SNICKERS também foi patrocinador do The Howdy Doody Show, um popular programa infantil da televisão americana, o que gerou grande reconhecimento entre as crianças.


Em 1968 o produto foi introduzido no mercado inglês com o nome de Marathon, pois a palavra SNICKERS tinha a pronúncia muito similar com “knickers”, usada pelos britânicos para se referir a alguma peça íntima feminina (especialmente a calcinha). No mesmo ano, o SNICKERS FUN SIZE, uma embalagem repleta do tradicional chocolate em miniatura, foi introduzido no mercado durante o Dia das Bruxas (Halloween), tornando-se ao longo do tempo uma tradição para a marca nesta data festiva. Somente para a comemoração do Dias das Bruxas, se demora aproximadamente quatro meses para produzir a quantidade de SNICKERS que será consumida na tradicional celebração americana.


Nas décadas seguintes os consumidores presenciaram mais variedades de SNICKERS sendo introduzidas no mercado. Os chocolates SNICKERS se tornaram particularmente populares entre pessoas que frequentavam cinemas, desbancando alguns de seus mais importantes competidores e até outros tipos de guloseimas. Em 1984, a marca foi um dos patrocinadores oficiais dos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Nesta altura a popularidade da marca SNICKERS era enorme entre os americanos. Em 1990, como estratégia de internacionalização da marca, o produto passou a ser chamado de SNICKERS também na Inglaterra. Foi neste mesmo ano que a marca lançou uma campanha publicitária que tinha como tema a clássica música do Rolling Stone chamada “Satisfaction”. Nos anos seguintes a marca introduziu no mercado novas versões do produto como chocolate com amêndoas, chocolate amargo e até chocolate com proteínas. Além disso, a marca SNICKERS foi ampliada para outras categorias de produtos com o lançamento de uma linha de sorvetes (em barras, potes e casquinhas), que até hoje faz enorme sucesso entre os americanos.


A marca SNICKERS iniciou o novo século como o chocolate em barras mais vendido do mundo e não parou de inovar ao lançar edições especiais e novas versões do produto. Em 2001, SNICKERS foi lançado oficialmente no mercado brasileiro, mas só em 2013, através de uma campanha publicitária estrelada por Betty Faria, com o posicionamento “Você não é você quando está com fome” e o slogan “Mata sua Fome”, o chocolate começou a conquistar o paladar dos brasileiros. Aliás, a marca SNICKERS se tornou famosa por suas memoráveis campanhas publicitárias, como por exemplo, em 2006, quando o popular Mr. T do clássico seriado Esquadrão Classe A foi coadjuvante de uma delas no Reino Unido. Nos anos seguintes a SNICKERS continuou lançando novidades, como por exemplo, versões menores de suas barras (com 100 calorias somente), embalagens diferenciadas como a SNICKERS VARIETY (contendo várias unidades de mini-chocolates em três ou quatro sabores diferentes: original, manteiga de amendoim, amêndoas e a versão crisper), as famosas edições limitadas como Espresso (sabor de café), Fiery (levemente apimentado) e Salty & Sweet (com uma pitada de sal) e até uma versão com chocolate branco.


A linha do tempo 
1970 
Lançamento do SNICKERS CRUNCH, versão crocante do tradicional chocolate. Inicialmente o produto era conhecido como SNICKERS MUNCH. 
1989 
Lançamento do SNICKERS ICE CREAM BAR, sorvetes em barra no sabor do tradicional chocolate. Era a primeira extensão de marca da SNICKERS. Atualmente é um dos sorvetes mais vendidos do mercado americano. 
1996 
Lançamento do SNICKERS ICE CREAM CONE, sorvetes em formato de cone (casquinha) no sabor do chocolate. 
2002 
Lançamento do SNICKERS ALMOND, o tradicional chocolate feito com amêndoas ao invés de amendoins. 
2004 
Lançamento do SNICKERS MARATHON, pequenas barras energéticas. 
2006 
Lançamento do SNICKERS XTREME, chocolate que continha 5 gramas de proteína. 
2007 
Lançamento do SNICKERS DARK, versão feita com chocolate amargo. 
Lançamento do SNICKERS 220V, uma edição limitada contendo guaraná e L-Carnitina lançada na Polônia e Eslováquia. 
2008 
Lançamento do SNICKERS ADVENTURE, edição limitada do famoso chocolate para promover o novo filme de Indiana Jones com o mesmo sabor original e uma pitada de coco e temperos exóticos. A embalagem do produto tinha a imagem do famoso herói e a divulgação do novo filme. 
Lançamento do SNICKERS CHARGED, mistura de chocolate e barra energética com 60 mg de cafeína, taurina e vitamina B. 
2009 
Lançamento do SNICKERS FUDGE, o produto original com recheio extra de chocolate cremoso ao invés de caramelo. 
Lançamento do SNICKERS 2 TO GO, a versão original em uma embalagem com uma barra dupla. 
2010 
Lançamento do SNICKERS MAXIMUS, uma edição limitada contendo apenas recheio de caramelo e amendoim. 
Lançamento do SNICKERS MORE NUTS, uma edição limitada com 10% a mais de amendoim. 
Lançamento do SNICKERS PEANUT BUTTER, o tradicional chocolate recheado com manteiga de amendoim. 
2011 
Lançamento do SNICKERS PEANUT BUTTER SQUARED, o tradicional chocolate com recheio de manteiga de amendoim em formato de pequenos quadrados. 
2013 
Lançamento do SNICKERS BITES, o tradicional chocolate em formato de pequenos quadrados. 
2014 
Lançamento do SNICKERS XTREME 2 TO GO, uma barra do tradicional chocolate com mais amendoim e caramelo. 
2015 
Lançamento do SNICKERS & HAZELNUT, o tradicional chocolate também com pedaços de avelã. 
Lançamento do SNICKERS CRISPER, recheado com arroz e amendoim, coberto com uma camada de caramelo e chocolate ao leite. 
2017 
Lançamento do SNICKERS PEANUT BUTTER CRISPER, o tradicional chocolate com recheio de manteiga de amendoim, amendoins e arroz. 
2018 
Lançamento das edições limitadas SNICKERS CREAMY PEANUT BUTTER, CREAMY ALMOND BUTTER e CREAMY ALMOND MAPLE BUTTER, deliciosos quadradinhos de chocolate ao leite com recheio cremoso de pasta de amendoim, pasta de amêndoa e pasta de amêndoa com Maple. Essas versões não continham os tradicionais amendoins. 
2019 
Lançamento da edição limitada SNICKERS PECAN, o delicioso chocolate com nozes do Texas (em substituição ao amendoim).


Snickers mata a fome 
Em 2010 a marca lançou sua campanha mais famosa e que teve grande impacto mundial. A enorme campanha global tinha como slogan You’re not you when you’re hungry (em português “Você não é você quando está com fome”) e fechava com a frase Snickers satisfies (“Snickers satisfaz”). Repleta de humor e, às vezes, com um tom sarcástico e polêmico, a campanha apresentava uma “verdade” universal: “todos nós nos comportamos de um jeito diferente quando estamos com fome”. A ideia era evidenciar o quanto as pessoas mudam de humor ou comportamento quando estão famintas. O primeiro comercial da campanha foi exibido no intervalo do Super Bowl (evento esportivo mais assistido dos Estados Unidos e com os 30 segundos mais caros da TV mundial) e foi estrelado pela atriz Betty White e o ator Abe Vigoda (clique no vídeo abaixo para assistir). O filme, que ganhou outras versões e hoje está em mais de 80 países, foi um sucesso que pode ser medido pelo engajamento do consumidor e também pelos prêmios recebidos nos últimos anos.

   

A campanha que completou dez anos em 2019, sempre contou com a participação de celebridades e grandes estrelas como os atores Danny Trejo, Joe Pesci, Robin Williams, Eugene Levy e Willem Dafoe, a atriz Joan Collins, as cantoras Liza Minelli e Aretha Franklin, o cantor Elton John, o comediante Richard Lewis, Mr. Bean, o vilão Coringa, Godzilla e até um insuportável Gremlin. Mas essa campanha não se limitou apenas à mídia impressa, televisão e internet. As embalagens do produto também participaram. Isto porque, em muitos países, a SNICKERS substituiu o nome da marca em seu logotipo por sintomas causados pela fome, como por exemplo, mimimi, lesada, irritada, confusa ou perdidona (exemplos no Brasil), e também termos no masculino, como nervosinho, sonolento, indeciso e rabugento. Já na versão brasileira da campanha, que estreou em 2013, atrizes como Betty Faria e Cláudia Raia, e o jogador Ronaldo participaram dos filmes publicitários.


A evolução visual 
O tradicional logotipo da marca passou por inúmeras alterações e modernizações ao longo dos anos. O logotipo original da marca, em marrom e preto, durou por décadas, até que uma nova identidade visual foi adotada, com nova tipografia de letra, na cor azul e uma pequena inclinação. Em 1985, esse logotipo passou por uma pequena modernização. Foi somente em 1990, que a marca adotou o logotipo muito semelhante ao atual.


Em 2000 uma pequena remodelação com o aumento da espessura da borda vermelha e inserção de uma pequena borda preta. O logotipo atual foi adotado em 2005: a borda voltou a ser somente vermelha e as letras ganharam mais corpo e efeitos 3D.


As mudanças também ocorreram nas embalagens do tradicional chocolate (versão original), que em sua última versão se tornou mais limpa e moderna (como mostra a imagem abaixo).


Os slogans  
You’re not you when you’re hungry. Snickers satisfies. (2010) 
Don’t Stop! (2007)
Get some nuts. (2006)  
Make it happen with Snickers. (2004) 
Most nuts ever! (2004) 
Game on. (2003) 
Hungry? Grab a Snickers. (2003) 
Beyond crunchy. (2003) 
Don’t let hunger happen to you. (2002) 
Not Going Anywhere For While? Grab a Snickers. (2000) 
Hungry? Why wait? (1995) 
Packed with peanuts, Snickers really satisfies. (1980) 
Have you tried Snickers frozen? (1939) 
Mata sua fome. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 4 de fevereiro de 1930 
● Criador: Frank C. Mars 
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Mars Wrigley Confectionery 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Andrew Clark 
● Faturamento: US$ 3 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Estados Unidos, Rússia, Reino Unido e Canadá 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Chocolates e sorvetes 
● Concorrentes diretos: Reese’s, Kit Kat, Crunch, PayDay, Butterfinger, Toblerone e Cadbury 
● Slogan: You’re not you when you’re hungry. 
● Website: www.snickers.com 

A marca no mundo 
O SNICKERS é o chocolate em barra mais consumido no mundo, com vendas anuais de US$ 3 bilhões. Seus produtos são comercializados em mais de 80 países, sendo que nos Estados Unidos 45% dos americanos comem SNICKERS todos os meses. Todos os dias são utilizados 100 toneladas de amendoins torrados na fabricação de 15 milhões de barras do SNICKERS. 

Você sabia? 
Ainda hoje o chocolate poder ser encontrado na versão “Five Cents Candy Bar” (que custa apenas 5 centavos de dólar). 
Uma barra média de SNICKERS possui 280 calorias e aproximadamente 16 amendoins torrados. 
Sazonalmente, durante a Páscoa, a marca disponibiliza o SNICKERS EGG, o tradicional chocolate em forma de pequenos ovos. 
Para ampliar ainda mais o reconhecimento de marca, a SNICKERS está sempre presente com campanhas e anúncios em grandes eventos esportivos como o Super Bowl, e patrocínios como na NASCAR e do piloto Kyle Busch. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 27/11/2019

7 comentários:

Anônimo disse...

Experimentei esse produto Snickers, por sinal, é ótimo!! Por isso, eu recomendo a todos, pois tal produto apresenta muita qualidade e um sabor diferente dos demais!! Muito bom mesmo!!!

Iris disse...

Sempre que posso compro e indico também para meus filhos.Você come algo nutritivo e delicioso.

Anônimo disse...

Humm gosto muito desse chocolate,sempre compro uma delicia me da mais disposição.... by: Darianna

Marcelo da Silva disse...

Esse site é incrível, já li sobre várias marcas mas essa do SNICKERS é show, parabéns.

Cissa disse...

Amo o de peanut butter, pena que só se encontra nos EUA...... hmmmm

Anônimo disse...

Adoro amendoim com caramelo ao chocolate é o máximo. Só sugiro que reduzam a quantidade de açúcar no final fica enjoativo de tanto adocicado. Então concetrem o sabor do amendoim torrado ao chocolate meio amargo com o doce do caramelo,acredite vai ficar ótimo.somos Brasileiros e não formigas.

ESTER disse...

Quais são os países em que o snikers atua ? Por favor. ♡♡