13.6.06

LIPTON


O chá teve sua origem na China por volta de 2.737 a.C. Na Europa dos séculos 16 e 17, virou uma bebida de luxo, adorada por reis e toda a aristocracia. E apenas no início do século vinte, cerca de cinco milênios depois, passou a ser consumido gelado. Depois da água, é a bebida não alcoólica mais apreciada em todo o mundo. E a popularização do produto não se deve apenas aos elegantes ingleses e seu tradicional chá das cinco, que se transformou em uma das mais sólidas instituições sociais do ocidente, mas a marca LIPTON, criada por um escocês. Hoje em dia a marca vende produtos para quem se preocupa em cuidar da saúde e do corpo sem deixar de curtir a vida ou abrir mão do sabor. 

A história 
Tudo começou quando o escocês Thomas Johnstone Lipton, filho de pais irlandeses, deixou sua terra natal com apenas 17 anos em 1865 para ir trabalhar em plantações de tabaco e arroz no estado da americano da Virginia, e depois em mercearias na cidade de Nova York. Após trabalhar em vários ramos, ele retornou, já com algum dinheiro no bolso (US$ 500), para a cidade de Glasgow na Escócia, em plena primavera de 1869 para trabalhar na pequena mercearia de seus pais, onde implantou novas técnicas de vendas que aprendeu na América. Dois anos depois, com apenas 21 anos de idade, abriu sua própria mercearia no centro da cidade adotando a insígnia THOS. LIPTON. Não demorou muito para que seu novo negócio prosperasse, vendendo produtos de qualidade com preços baixos, aliados a serviços diferenciados, como por exemplo, caminhões de entregas pintados nas cores da loja, além de constantes promoções e publicidade. Aos 26 anos, em 1876, ele já era dono de 20 mercearias espalhadas pela Escócia.
   

Porém, foi somente em 1888, quando era proprietário de mais de 300 estabelecimentos comerciais, que Thomas Lipton começou timidamente a ingressar no mercado de chás, abrindo a primeira loja de degustação da bebida, cujo objetivo era democratizar o consumo de chá, até então acessível apenas às elites, pois era um artigo caro e reservado apenas a quem tivesse poder econômico alto. Pouco depois, em uma de suas viagens ao Ceilão (atual Sri Lanka), ilha famosa pelas plantações de folhas de chá, ele adquiriu terras para o cultivo e reorganizou toda a produção, instalando até um inovador sistema de teleférico para o transporte mais eficiente das folhas do chá. Em 1890, ele tratou de começar a democratizar a bebida no Reino Unido ao importar um carregamento e lançar o produto no mercado com o slogan “From the tea garden to the tea pot” (em tradução livre “Das plantações para o bule”). A partir deste momento ele iniciou uma revolução no mercado de chá, e as folhas que tanto eram cobiçadas finalmente estariam disponíveis a todos em pouco tempo.
    

A marca foi inicialmente batizada de LIPTON’S TEA e apresentada pelas ruas apregoando que, tinha ali o “melhor chá que o dinheiro podia comprar”, era vendida pela metade do preço dos seus concorrentes. Nesta época o chá era vendido de acordo com sua qualidade: 1ª Qualidade (pacote amarelo e vermelho), 2ª Qualidade (pacote verde) e 3ª Qualidade (pacote vermelho). Devido à altíssima qualidade o seu chá ficou conhecido como LIPTON YELLOW LABEL. Ele passou a distribuir chá até mesmo para a concorrência, que rapidamente esgotava seus estoques, e dessa forma sua marca se espalhou por todo território britânico. Em 1893, ele retornou aos Estados Unidos para abrir quatro lojas na cidade de Chicago e fundar a empresa Thomas J. Lipton Company em Hoboken, estado americano de Nova Jersey. Ele começou então a procurar formas de tornar as embalagens e os envios menos caros.
  

Foi ainda em 1893 que a marca LIPTON’S (na época escrita assim) foi registrada oficialmente, aparecendo nas embalagens dos produtos a assinatura “Thomas J. Lipton, Tea Planter, Ceylon” seguida da frase “Non genuine without this signature” (“Não genuíno sem está assinatura”, em português) que atestava a procedência e qualidade dos chás.
   

Em 1895, a marca LIPTON conseguiu a proeza de se tornar fornecedora oficial de chás para a corte da Rainha Victoria, título ostentado com orgulho nas latas dos produtos na época. Depois inaugurou lojas na Suécia, Dinamarca, Alemanha e, em 1905, no Japão. Somente em 1909, a LIPTON começou a produzir e empacotar seus chás diretamente em Nova York. No ano seguinte, Thomas Lipton se tornou o primeiro a vender chá em caixas, uma grande inovação para a época. Afinal, ao invés de ser transportado em caixotes, o chá foi embalado solto em várias opções de peso. Já em 1920, a empresa vendia seus chás em pequenas embalagens, de 25g e 50g, que tinha gravado o tradicional “L” hexagonal. Cinco anos depois a LIPTON foi vendida para os poderosos grupos Van Den Bergh e Meadow Diary.
   

Sir Thomas Lipton morreu no dia 2 de outubro de 1931 e a maior parte de sua fortuna foi destina a sua cidade natal, Glasgow, para a construção de hospitais e ajudar pessoas carentes. Uma curiosidade: somente três anos após sua morte, em 1934, sua fotografia começou a aparecer nas embalagens amarela e vermelha dos chás LIPTON. No retrato Sir Thomas Lipton aparecia com farda e chapéu de marinheiro, em uma clara alusão ao seu gosto por velejar. Foi essa paixão que o fez participar por cinco vezes da regata mais famosa do mundo, a “America’s Cup”, entre os anos de 1899 e 1930. Na década de 1950 a marca LIPTON foi responsável por inúmeras inovações no segmento, como por exemplo, o lançamento em 1952 dos chás nos tradicionais saquinhos de seda para melhor preservação de seu aroma. A marca também foi a primeira a imprimir instruções de preparo nas pequenas etiquetas em cada saquinho de chá. Outras inovações da época foram: a primeira mistura de chás para ser consumida gelada, em 1954; e do chá instantâneo, em 1958.
   

Nos anos seguintes a marca LIPTON concentrou seus esforços para conquistar o mundo, sendo exportada para inúmeros países. Tanto sucesso chamou a atenção da Unilever (conheça essa outra história aqui), que adquiriu a totalidade da LIPTON em 1972, já que desde 1938 a empresa anglo-holandesa era proprietária da marca em alguns mercados mundiais, como Canadá e Europa. E foi ainda em 1972 que a marca lançou um de seus produtos de maior sucesso: LIPTON ICE TEA, um chá gelado e pronto para o consumo, primeiramente acondicionado em lata e posteriormente em garrafas (o que aconteceria somente em 1991). Com o poder de distribuição e inovação da empresa anglo-holandesa, a marca LIPTON conquistou novos mercados e se tornou um enorme sucesso no mundo inteiro, introduzindo nos anos seguintes novos e inovadores produtos. Em 1982, o chá original passou a ser oficialmente chamado de LIPTON YELLOW LABEL, em virtude de suas tradicionais embalagens amarelas.
   

No Brasil, o produto chegou em 1988, inicialmente com o chá no sabor limão e, desde então, tem sido uma marca de sucesso, especialmente após 1995, quando foi introduzida a versão pronta para beber. A marca se tornou ainda mais popular depois que, em 1991, a empresa firmou uma joint-venture com a poderosa PepsiCo. para distribuir seus chá gelados prontos para beber nos Estados Unidos e logo depois em outras regiões do mundo. As vendas, desse momento em diante, explodiram, e LIPTON se tornou uma marca global poderosa e consumida por milhões de pessoas em todos os continentes. No final da década, a LIPTON iniciou um inovador modelo de desenvolvimento sustentável para suas plantações em Kericho no Quênia. Com o aproveitamento de recursos humanos e naturais, a empresa consegue uma redução significativa na utilização de pesticidas, apoia as estruturas de saúde e educação das populações, implanta soluções baseadas em energias renováveis, estimula a biodiversidade e mantém a fertilidade da terra.
   

No novo milênio os produtos da marca LIPTON atingiram uma marca histórica: eram comercializados em mais de 150 países ao redor do mundo, proporcionando a milhões de pessoas uma sensação de frescor, físico e mental. Além disso, a marca desenvolveu produtos revolucionários, como por exemplo, as cápsulas de chá, criando assim uma nova e prática maneira de consumir a bebida (tanto quente como gelada) em máquinas automáticas. Em 2017, a LIPTON resolveu lançar no Brasil os chás quentes (em saquinhos) em 12 sabores divididos entre Infusões, Chás Verdes e Chás Pretos desenvolvidos para atender o paladar dos brasileiros. Vale ressaltar que até então a marca só vendia no mercado brasileiro seus chás pronto para beber.
   

No final de 2021, a Unilever anunciou que fechou um acordo para vender sua divisão global de chás para o grupo CVC Capital Partners, incluindo a marca LIPTON. Mas a empresa anglo-holandesa optou por manter o negócio de chás na Índia e na Indonésia e preservou a parceria dos chás gelados da LIPTON com a PepsiCo.
    

A LIPTON acredita fielmente que o hábito de beber chá se encontra ligado a inúmeras ocasiões do dia-a-dia. Uma xícara de chá tanto pode ser ideal ao acordar, como pode ser a bebida eleita para partilhar um momento com amigos, aquecer em um dia frio ou, ainda, ao fazer uma pausa para recarregar as forças e energias. E graças à qualidade de seus chás e à experiência de seus profissionais no estudo dos processos produtivos e de seus benefícios, LIPTON tornou-se a marca mais conhecida de chás no mundo.
    

A linha do tempo 
1983 
Lançamento dos primeiros chás sem cafeína. 
1984 
Lançamento do LIPTONIC, chá pronto para beber aromatizado no sabor limão verde. 
1988 
Lançamento LIPTON ICE TEA no sabor limão, disponível em embalagem de 1 litro e 20cl. 
1991 
Lançamento do LIPTON ICE TEA no sabor pêssego
1993 
Lançamento em pó dos dois sabores já existentes de LIPTON ICE TEA: limão e pêssego. O novo produto, que estava disponível em saquinhos de 80 gramas, possibilitava uma forma de preparo extremamente conveniente, bastando para isso adicionar água. 
1995 
Lançamento do LIPTON ICE TEA em dois novos sabores: maçã e frutas tropicais. 
1997 
Lançamento das garrafas de vidro retornáveis e não retornáveis. 
2001 
Lançamento do LIPTON ICE TEA LIGHT, a versão do tradicional chá com calorias reduzidas. Em alguns mercados a linha adotou o nome de LIPTON ICE TEA ZERO. 
2004 
Lançamento do LIPTON PYRAMID, um linha de chás que possuía os tradicionais saquinhos em um formato revolucionário: de pirâmide. O novo formato permitia a inclusão de pedaços maiores das folhas de chás e frutas, o que proporcionava um sabor mais intenso durante a preparação da bebida. 
2005 
Lançamento do LIPTON TO GO STICKS, pequenos e convenientes saches compridos de chás em pó para serem misturados com água. 
2007 
Lançamento do LIPTON PURELEAF, chás (preto, branco e verde) pronto para beber vendidos em garrafas com sabores de frutas e adoçados naturalmente. 
Lançamento do LIPTON LÍNEA, uma linha de chás verde com menos de uma caloria, marcando o ingresso da marca no segmento de chás funcionais.
2009 
Lançamento do LIPTON SPARKLING GREEN TEA, primeiro chá gelado gaseificado da marca. O novo produto misturava chá verde, frutas e água gaseificada, transformando a bebida em uma espécie de refrigerante. 
2010 
Lançamento do LIPTON GREEN TEA SUPERFRUITS, uma linha de chás naturais com sabores únicos de frutas como açaí, romã, red goji e mangostão. 
2011 
Lançamento no mercado brasileiro do LIPTON MATE, um verdadeiro chá mate sem conservantes e sem corantes artificiais, cuja assinatura era “Redescubra o puro sabor do mate”
2012 
Lançamento do LIPTON T FUSIONS, uma nova linha pronta para beber com 95% de chá verde e três variedades de sabores: pêssego e pera, framboesa e romã e mel. 
Lançamento de uma edição sazonal do LIPTON ICE TEA com sabores de famosos drinques tropicais: Daiquiri (chá, morango e pitaya), Mojito (chá verde, limão e menta), Pina Colada (chá, abacaxi e coco) e Bloody Mandy (chá, laranja vermelha e mandarim). 
2013 
Lançamento no mercado brasileiro do LIPTON ICE TEA CONCENTRADO, cujas embalagens continham 0,5 litros e permitiam obter 4,5 litros de chá gelado, bastando adicionar água fresca. 
Lançamento do LIPTON K-CUP, criando assim uma nova e prática maneira de consumir chá em máquinas automáticas da marca Keuring através de cápsulas. A linha foi concebida também para preparar a bebida gelada. 
2017 
Lançamento no mercado brasileiro do LIPTON ICE TEA CHÁ VERDE sabor pêssego e pera. O produto ampliava o portfólio da marca, que já contava com chá preto nos sabores pêssego e limão, na versão regular e zero açúcar.
  

Chás para todos os gostos 
LIPTON traz a combinação perfeita das folhas do chá com o refrescante sabor das frutas, além de ajudar a manter a saúde em dia e estimular o corpo e a mente de uma forma gostosa. Sua linha de produtos conta com diversos sabores (dependendo do mercado), que vão desde o Chá Verde Clássico e seus mix com Frutas Vermelhas, Laranja e Maracujá e Hortelã, passando pelo Chá Preto English Breakfast, Amazingly Earl Grey e Floral Lemon Grey, até as Infusões de Camomila, Camomila e Mel, Limão e Gengibre, Hortelã e Frutas Vermelhas.
   

A marca comercializa uma grande e variada linha de chás ao redor do mundo e as principais são: LIPTON YELLOW LABEL: o mais tradicional da marca, originário de uma receita elaborada com uma mistura de chás, colhidos a mão, provenientes de diversos países e que, quando reunidos, garantem um sabor agradável. 
LIPTON FLAVORED BLACK TEA: linha de chá preto nos sabores de frutas como laranja, limão com mel, blackberry, amora, além de baunilha e menta. 
LIPTON ICE TEA: linha de chás, prontos para serem consumidos gelados, composta por sabores como pêssego, limão, manga, chá branco, chá verde (com menta e mel), entre outros. A linha é comercializada em mais de 120 países através de uma joint-venture com a PepsiCo., e os produtos são vendidos em garrafas ou latas. 
LIPTON ICED TEA TO GO: linha de chá instantâneo para ser misturado com água gelada nos sabores chá verde, limão, pêssego, limão com mel, mandarim e manga, cereja, maçã com cranberry, entre outras combinações. 
LIPTON HERBAL INFUSIONS: linha de chás nos sabores camomila, erva cidreira, tília, maçã com canela, hortelã, entre outros. 
LIPTON GREEN: linha cítrica de chás sem calorias, sem conservantes e fonte natural de antioxidantes, que combatem os radicais livres. A linha oferece chás em vários sabores, como por exemplo, tradicional (verde), descafeinado, com menta, com mel, com limão, com ginseng e cítrico. 
LIPTON PureLeaf: linha de chás, preto, verde e branco, prontos para beber vendidos em garrafas, utilizando açúcar, mel e frutas naturais como tangerina, limão, pêssego e laranja. 
LIPTON LÍNEA: linha de chás verde com menos de uma caloria, que segundo a empresa, ajuda a emagrecer ou manter o peso.
  

Lipton e os populares Muppets 
No início de 2014 a marca LIPTON resolveu lançar sua primeira campanha global que abrangia toda sua linha de produtos, dos chás quentes a sua linha de chás gelados. A nova campanha estreou durante a cerimônia do Oscar, transmitido pela rede ABC (saiba mais sobre essa marca aqui), no dia 2 de março. O filme, estrelado pelos simpáticos personagens dos Muppets (uma turma divertida criada em 1955 por Jim Henson), apresentava o novo slogan da marca “Be More Tea”, algo como “curta a vida mais tranquilo” ou “não se estresse”.
   

E foi justamente o sapo Kermit (popularmente conhecido no Brasil como Caco), por ser mais lúdico e pensativo que o resto da turma, o escolhido para ser o protagonista e porta-voz de apresentação do novo conceito e posicionamento da marca e incentivar os consumidores a encarar as situações do dia a dia de forma mais leve e relaxada. No filme, Kermit enfrenta a correria e o caos das ruas de Nova York para encontrar Miss Piggy, enquanto se depara pelo caminho com várias versões estressadas do Animal. No filme Kermit também tenta convencer as pessoas a serem mais pacientes e generosas com os outros.
  

A evolução visual 
O tradicional logotipo da marca sofreu algumas remodelações ao longo dos anos. Inicialmente com a marca escrita LIPTON’S, foi somente na década de 1940 que o nome foi abreviado para LIPTON e apresentado um novo logotipo com tipografia de letra mais robusta e com o pingo da letra “i” estilizado. Mas foi somente no ano de 1972 que a nova identidade visual adotou a popular “etiqueta vermelha” e apresentou a combinação com a cor amarela (mesmo que timidamente), que se tornaria um dos ícones da marca. Depois de passar por uma modernização duas décadas depois, foi em 2002 que ocorreu a inserção de um círculo amarelo como plano de fundo e a adoção de uma nova tipografia de letra. Em 2014, como parte do novo posicionamento global da marca, a LIPTON apresentou sua atual identidade visual. Apesar de manter as mesmas estruturas, o novo logotipo adotou uma nova tipografia de letra e mudou o posicionamento de sua tradicional etiqueta vermelha (agora centralizada no círculo amarelo).
  

A identidade visual de sua linha mais famosa, LIPTON ICE TEA, também sofreu modificações ao longo dos tempos para acompanhar a marca mãe.
  

Os slogans 
Stop Chuggin’ Start Sippin. (2021, ICE TEA) 
Take a Sip on the Sunny Side. (2020) 
Live Alive. (2018) 
Let’s Go! (2017, ICE TEA) 
Be More Tea. (2014) 
Never lose your cool! (2013, ICE TEA) 
Drink Positive. (2012) 
The sign of good taste. (2010) 
Turn over a new leaf. (2009) 
Tea can do that. (2006) 
Don’t knock it ’til you’ve tried it! (2004) 
When you’re sipping Lipton you’re sipping something special. (1990) 
Here’s to good taste! (1984) 
Great taste never took so little time. (1983) 
Direct from the tea gardens to the teapot. (1890) 
Lipton’s gets into more hot water than anything. 
100% Natural and 100% Real Tea. 
Refresque suas Pausas. (2017, Brasil) 
Dá Um Refresh. (2015, Brasil) 
Beba melhor, viva melhor. (Brasil)
  

Dados corporativos 
● Origem: Escócia 
● Fundação: 1890 
● Fundador: Thomas Lipton 
● Sede mundial: Londres, Inglaterra 
● Proprietário da marca: Unilever plc 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Alan Jope 
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Bebidas não alcoólicas 
● Principais produtos: Chás e derivados 
● Concorrentes diretos: Nestea, Snapple, Honest Tea, Tetley, Celestial Seasonings, Tazo, Twinings, Dr. Oetker e Matte Leão 
● Ícones: Os saquinhos amarelos de seus chás 
● Slogan: Live Alive. 

A marca no mundo 
Atualmente a LIPTON, pioneira no mercado de bebidas saudáveis e líder mundial em chás (tanto nas versões em sachê quanto na pronto para beber), comercializa seus produtos em mais de 150 países nos cinco continentes, detendo mais de 15% do mercado mundial e faturando anualmente estimados US$ 2 bilhões. São mais de 1.650 xícaras de chá LIPTON consumidas a cada segundo no mundo. A marca possui forte presença nos mercados americanos, francês, japonês, australiano e sueco. Seus famosos chás são provenientes de plantações localizadas em países como Índia, Sri Lanka, China e Quênia (onde a empresa possui plantações próprias em Kericho). Seus chás são cultivados usando apenas a chuva natural, o vento e o sol para obter o requintado sabor e aroma LIPTON. 

Você sabia? 
Toda linha LIPTON é livre de conservantes e de corantes artificiais, preservando, assim, o sabor autêntico do chá. 
Em 1909, a marca LIPTON organizou e patrocinou na cidade de Turim na Itália, o campeonato mundial de futebol profissional (antecessor da Copa do Mundo) disputado por quatro equipes, que tinha o nome de Sir Thomas Lipton Trophy
A expressão Tea teria sido cunhada pelos portugueses para interpretar a pronúncia (“teá”) do nome que os chineses davam à planta utilizada nas infusões. E teria sido adotada pelos ingleses quando a princesa Catarina de Bragança, de Portugal, a levou para a Inglaterra, em 1662, quando se casou com o rei Carlos II. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Época Negócios, Veja, Embalagem Marca e Exame), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 21/6/2022 

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Um comentário:

Anônimo disse...

boa tarde...
morei 5 anos no japao e fiquei espantado com os costumes o consumo
de chás gostaria de saber se estes chás sao iguais os que tomei no japao
se for gostaria de saber como faço p/obter uma franquia.
adoraria abrir uma casa de chás em minha cidade ,sou de ribeirao preto,
disponho de capital,agradeço desde já pela atençaoquedne