9.5.06

THE WEATHER CHANNEL


Não há nada mais desconfortável do que sair de casa e ser surpreendido por um frio inesperado ou por uma chuva torrencial, bem no dia em que não se estava preparado para isso. Justamente por esse motivo, o canal de televisão THE WEATHER CHANNEL se transformou em um dos maiores fenômenos de mídia do último século. Fez com que o hábito da previsão do tempo se transformasse em uma verdadeira epidemia, principalmente entre os americanos. Tanto que a marca também oferece previsões através de dispositivos móveis. Chova, neve ou faça sol saiba primeiro no THE WEATHER CHANNEL. 

A história 
O canal de televisão a cabo THE WEATHER CHANNEL, sediado na cidade de Atlanta, estado da Geórgia, foi ao ar pela primeira vez no dia 2 de maio de 1982, idealizado por Frank Batten, proprietário da empresa Landmark Communications, dona de jornais, canais de televisão e estações de rádio, para transmitir a previsão do tempo e cobertura 24 horas por dia de fenômenos climáticos, como por exemplo, tempestades, nevascas e furacões. Frank, que adorava velejar e dependia da previsão do tempo para tal, comprou a ideia de John Coleman, famoso homem do tempo do tradicional programa da emissora ABC, Good Morning America. O canal foi o primeiro, a surgir na mídia, especializado em previsão do tempo, furacões, tempestades e outros fenômenos climáticos. Frank definia seu canal especializado como “Weather forecast that will never end” (algo como “Previsão de tempo que nunca terminará”). A transmissão de estreia do novo canal contou com os meteorologistas Bruce Edwards e André Bernier.


Não demorou muito para o canal conquistar a reputação de mídia mais confiável quando a questão era previsão do tempo, tornando este hábito uma verdadeira epidemia entre os americanos, especialmente em regiões onde furacões e nevascas eram frequentes. Inicialmente o canal era abastecido pelas previsões meteorológicas do NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration - Administração Oceânica e Atmosférica Nacional), confiável órgão do governo americano para assuntos sobre meteorologia, oceanos, atmosfera e clima. Em 1986 o canal contratou novos talentos, adotou o sistema de âncora (um único apresentador) em seus noticiários e acrescentou mais imagens de vídeos em sua programação, tornando-se assim mais atrativo aos olhos dos telespectadores. Pouco depois, em 1988, o canal cobriu com notícias ao vivo o furacão Gilbert, tornando-se assim um meio confiável para enfrentar desastre natural de tal magnitude. A nova década tem início com uma grande novidade: a inclusão na programação de boletins de condições de neve com duração de cinco minutos a cada hora. No dia 3 de julho de 1991, a empresa lançou o WEATHER CHANNEL CONNECTION, um serviço telefônico gratuito que fornecia informações sobre o clima. No final deste ano, a empresa registrou como marca as iniciais TWC, uma abreviação popular do nome da emissora que às vezes era vista em transmissões do canal.


Em 1993, o THE WEATHER CHANNEL já estava disponível para 90% das residências americanas através do serviço de televisão a cabo. Pouco depois, no mês de fevereiro de 1995, a empresa lançou uma extensão do canal, com a estreia de seu site na internet (www.weather.com). Não demorou muito para o site se tornar um enorme sucesso, sendo um dos mais acessados da rede mundial de computadores. Este ano também foi marcado por novos programas, incluindo um especial sobre como o clima afetou o ataque de 1941 a Pearl Harbor e a estreia de Sky on Fire, um documentário sobre relâmpagos. Devido a todo esse sucesso e alcance, o weather.com começou a oferecer sites específicos para determinadas regiões do planeta e em diferentes idiomas: Reino Unido, Alemanha, França, América Latina (estreou em 1997 no idioma espanhol), Brasil (estreou em 1998), Itália e, mais recentemente, Índia. Pouco depois, em 1998, estreou o WEATHER CENTER, um programa que compreendia essencialmente a programação diária do canal na forma de três programas separados: Weather Center AM (um matutino focado principalmente na previsão do clima para viagens de negócios, turistas e lazer), Weather Center PM (programa noturno com foco nas previsões para o dia seguinte) e uma transmissão da tarde que se concentrava nas condições climáticas atuais. Ainda este ano, lançou o THE WEATHER CHANNEL MOBILE (conteúdo para dispositivo móvel) se tornando o primeiro canal a fornecer disponibilidade onipresente de conteúdo climático em todas as telas - televisão, celular e internet.


Em 1999 lançou um novo produto: o WEATHERSCAN LOCAL, um canal disponível em algumas operadoras de TV a cabo que transmitia informações e previsões meteorológicas locais 24 horas por dia. Além disso, passou a fornecer previsões para mais de 250 estações de rádio e informações meteorológicas para 52 jornais. Com a chegada do novo milênio, o THE WEATHER CHANNEL começou a desenvolver e produzir seus principais programas e documentários, lançando, em agosto de 2000, o “Atmospheres”, um programa no estilo de uma revista de notícias focado na previsão do tempo; e, em 2003, estreando uma nova série chamada “Storm Stories”, na qual cada episódio recriava histórias e dramas reais de sobreviventes e equipes de resgate em grandes furacões, tormentas, tufões e severas tempestades ao redor do mundo. Além disso, introduziu o THE WEATHER CHANNEL DESKTOP, um aplicativo que permitia visualizar rapidamente a previsão do tempo em qualquer horário na área de trabalho do computador. O aplicativo trazia informações em tempo real sobre o clima em qualquer lugar do mundo, com previsão da temperatura (que pode ser exibida em graus Celsius ou Fahrenheit) nos próximos dias e dados completos sobre pressão atmosférica e umidade do ar. Em 2005, novos programas foram introduzidos em sua programação, incluindo o The Climate Code, focado no clima, com a Dra. Heidi Cullen (mais tarde renomeado para Forecast Earth). Ainda esse ano, o TWC estabeleceu novo recorde de audiência durante a cobertura do furacão Katrina.


No dia 26 de setembro de 2007, o THE WEATHER CHANNEL estreou seu canal que transmitia somente programação em alta definição (HD). Pouco depois, em 2008, o grupo NBC Universal e os fundos de investimentos Bain Capital e Blackstone Group compraram o canal, incluindo o site da internet, por US$ 3.5 bilhões. A partir do dia 30 de outubro de 2009 o canal passou a transmitir todas as sextas-feiras á noite, grandes filmes relacionados a tempestades e desastres naturais, com a exibição de The Perfect Storm, inserindo assim em sua programação mais entretenimento aos telespectadores. Em 2010, o THE WEATHER CHANNEL atingiu a marca de 100 milhões de residências, tornando-o um dos canais de TV a cabo mais amplamente distribuído nos Estados Unidos. E quem disse que apenas os furacões e tempestades tropicais podem ter o privilégio de serem nomeados? Para o THE WEATHER CHANNEL, essa segmentação acabou em 2013 quando o canal passou a nomear cada uma das tempestades de inverno. Segundo o canal, dar um nome a um evento natural desse tipo é mais eficiente, pois ajuda a conscientizar sobre a sua chegada, é mais fácil de lembrar e de pesquisar, além de ter mais relevância nas mídias sociais, facilitando assim a referência para a comunicação por meios digitais.


Em 2015, o canal estreou apresentações interativas ao vivo em tempo real de realidade aumentada. No final deste ano a poderosa IBM adquiriu a maior parte dos ativos operacionais da The Weather Company, incluindo o site de informações meteorológicas Weather.com, outras plataformas digitais (aplicativos) e análise de dados climáticos. O canal de televisão THE WEATHER CHANNEL não foi incluído no negócio, mas passou a licenciar dados de previsão meteorológica e análises fornecidos pela IBM em um contrato de longo prazo. Já a IBM licencia a marca THE WEATHER CHANNEL para ser utilizada no site e aplicativo. No ano de 2016, o canal lançou o Local Now, um serviço localizado de previsão do tempo, tráfego e notícias, semelhante em formato ao Weatherscan, destinado à distribuição para serviços de streaming de alto nível. Outra novidade foi o lançamento do We Love Weather, uma comunidade online criada pelo canal e destinada àqueles que compartilham paixão e fascínio pelo clima. No mês de março de 2018, a Entertainment Studios comprou por US$ 300 milhões o THE WEATHER CHANNEL da NBC Universal.


Atualmente o canal THE WEATHER CHANNEL transmite mais de 90 horas de programação ao vivo por semana, além de séries originais e documentários durante todo o ano, que envolvem, informam e entretêm milhões de consumidores. Apoiado por 24 especialistas em clima, incluindo meteorologistas diante das câmeras, o canal confere à ciência e ao clima uma abordagem e personalidade única na televisão. Afinal, saber interpretar e transmitir a complexa ciência climática para que milhões de leigos possam entender o que está acontecendo é essencial para a marca.


A evolução visual 
Ao longo de sua história o THE WEATHER CHANNEL modificou seu logotipo algumas vezes. Foram três modificações com a clara intenção de apenas modernizá-lo. A primeira ocorreu em 1996 quando o logotipo ganhou um tom de azul mais claro e uniforme, além de um formato mais retangular, ainda com os cantos arredondados. Em 2005, mais precisamente no dia 15 de agosto, ocorreu a mudança mais radical, com o logotipo assumindo um formato quadrado e adotando uma nova tipografia de letra. O logotipo também deixou de conter o nome da marca em letras maiúsculas.


Os slogans 
Trust In Us To Be There. (2017) 
Where You Get Your Weather Matters. (2015) 
Weather All The Time. (2013) 
It’s Amazing Out There. (2013) 
The Weather Has Never Looked Better. (2008) 
Celebrating 25 Years of Great Weather. (2007) 
Bringing Weather to Life. (2005) 
Live By It. (2001) 
Keeping You Ahead Of The Storm. (2000) 
Weather Fans You’re Not Alone. (1997) 
No Place on Earth Has Better Weather. (1996) 
Weather You Can Always Turn To. (1991) 
You Need Us For Everything You Do. (1986) 
Weatherproofing America. (1984) 
We Take The Weather Seriously, But Not Ourselves. (1982)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 2 de maio de 1982 
● Criador: Frank Batten e John Coleman 
● Sede mundial: Atlanta, Geórgia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Weather Group LLC 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Entertainment Studios Inc.) 
● CEO: Byron Allen 
● Presidente: Tom O’Brien 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Assinantes: 130 milhões 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 700 
● Segmento: Meteorologia 
● Principais produtos: Canal de TV com previsão do tempo, produção de programas e documentários 
● Concorrentes diretos: AccuWeather, The Weather Network, WeatherNation TV e Climatempo (Brasil) 
● Slogan: Trust In Us To Be There. 
● Website: weathergroup.com 

A marca no mundo 
Subsidiária da Entertainment Studios, atualmente o THE WEATHER CHANNEL (também conhecido pelas iniciais TWC), maior canal de meteorologia dos Estados Unidos, transmite a previsão do tempo de 98.000 localidades do mundo, sendo assistido por mais de 80 milhões de lares somente nos Estados Unidos. A empresa mantém uma equipe com mais de 100 meteorologistas especializados em condições climáticas diversas. A marca THE WEATHER CHANNEL, licenciada para a The Weather Company (de propriedade da IBM) está presente em mais de 100 países através das mídias digitais (site e aplicativos). A página na internet disponibiliza previsões diárias do tempo para mais de 98.000 locais do mundo, recebendo mais de 40 milhões de visitas mensalmente, estando entre os mais populares da rede mundial de computadores. 

Você sabia? 
O site THE WEATHER CHANNEL, um dos mais acessados do mundo com mais de 40 milhões de visitantes individuais por mês, atingiu seu recorde de visitas no dia 18 de setembro de 2003, durante o furacão Isabel, quando recebeu mais de 7 milhões de visitas. Mas esses números seriam superados durante a cobertura do furacão Earl (1 de setembro de 2010), quando atingiu 42 milhões de visitantes. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), Jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 3/12/2019

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