4.5.06

PLAYSTATION


O convencional seria enxergar o videogame como um brinquedo, logo voltado para crianças e adolescentes. Porém a marca PlayStation representa muito mais do que um videogame com tecnologia avançada, é “puro entretenimento interativo”, sendo um dos principais responsáveis por mudar o futuro de como as pessoas, independente da idade, se divertem. 

A história 
A história do console PlayStation é a própria história, muito conturbada, da afirmação do CD-ROM no entretenimento doméstico. No começo a desconfiança era grande, pouca gente tinha e os preços eram extremamente altos. Tudo começou há tempo atrás, nos anos de ouro do Super Nintendo. Em 1988 a Sony firmou um contrato com a Nintendo para criar um leitor de CDs para o novo videogame de 16 bits. Chamado na época de Super Disc, o console rodaria cartuchos de Super Nintendo e CDs de multimídia da Sony, além dos jogos criados pela Nintendo em CD. Mas o futuro reservava surpresa para as duas empresas japonesas. A Sony conseguiu o direito de ser a única distribuidora mundial oficial da plataforma, criada pelo engenheiro Ken Kutaragi, além de ter todos os direitos sobre os kits de desenvolvimento. A Nintendo, famosa por querer controlar toda a produção, não gostou da notícia. Um dia depois do anúncio da Sony sobre o PlayStation (o novo nome do Super Disc), a Nintendo veio à público para fazer seu próprio anúncio. Só que ao invés de confirmar o acordo com a Sony, comunicou que estava criando um leitor de CD para o seu videogame em parceria com a holandesa Philips.


Chegara vez da Sony se enfurecer. Como o projeto já se encontrava em avançado estágio de desenvolvimento, não foi difícil para o seu engenheiro chefe, Ken Kutaragi, convencer a empresa a encerrá-lo e lançá-lo no mercado como um videogame independente. Então, após uma história tumultuada com a Nintendo, a empresa esperou até 1993 para anunciar o seu PlayStation -X (o que explica a sigla PSX), uma versão atualizada do videogame de CD, agora com capacidades gráficas 3D e nenhuma ligação com a Nintendo. O design do videogame era simples, porém extremamente poderoso e elegante. Mas como a Atari e a 3DO provaram, hardware não salva uma plataforma, e a Sony precisava de softwares de qualidade, entenda-se jogos, para o PSX. E começou a corrida para seduzir os produtores e desenvolvedores de jogos. Após comprar a Psygnosis, uma empresa inglesa de software, e o suporte de mais de 250 empresas japonesas, a Sony se preparava para produzir em larga escala o aparelho. Uma parceria com a Namco resultou no Ridge Racer, um jogo de fliperama baseado na placa do PSX que seria posteriormente utilizado como game-propaganda para o lançamento do console.


Finalmente no dia 3 de dezembro de 1994, o PlayStation foi lançado no Japão, custando 37 mil ienes, aproximadamente R$ 700 reais na época. O aparelho desaparecia rapidamente das lojas, sendo considerado um dos produtos mais importantes da Sony desde o lançamento do Walkman. Em 1995 o PlayStation foi apresentado na badalada feira E3 (Electronics Entertainment Expo) e roubou a cena, seduzindo a imprensa e o público americano com suas promessas inovadoras. E com uma centena de produtores ocidentais, tudo parecia perfeito para o lançamento em solo americano. E assim, no dia 9 de setembro a Sony levou às lojas seu novo console ao preço de US$ 299. O primeiro PlayStation possuía um estilo típico para sua época, uma “caixa” cinza composta de uma unidade leitora de CD-ROM, ranhuras para memory cards (cartões de memória que armazenam informações dos jogos, permitindo salvar dados dos jogos e continuá-lo no mesmo ponto em que se parou) e entradas para controles joysticks. O PlayStation mudou a indústria com seu design elegante e leitor de CD que permitia a criação de jogos ainda maiores, com capacidades 3D e som superior. Depois disso a história de sucesso da marca estava traçada.


Mesmo com a chegada de concorrentes mais poderosos como o N64, lançado em 1996 e o Dreamcast, lançado em 1998, o PlayStation continuava sendo o mais vendido, com uma extensa biblioteca de jogos e um mercado já estabelecido com grande sucesso. O console original seria o primeiro do segmento a vender mais de 100 milhões de unidades, em menos de uma década. Nos anos seguintes, os sucessores do primeiro PlayStation provariam ser tão ou mais poderosos quanto o original, tornando-se o videogame de maior sucesso da história com milhões de unidades comercializadas e outros milhões de fãs arrebatados nos quatro cantos do mundo. E começaria com o lançamento no dia 4 de março de 2000 do PlayStation 2, também conhecido pela sigla PS2, que chegou com a promessa de revolucionar o ambiente doméstico, pois possuía a capacidade de reproduzir filmes em DVD e competir com os modernos jogos de computador 3D. Até hoje foram disponibilizados mais de 4 mil jogos para essa versão. O modelo vendeu mais de 155 milhões de consoles desde seu lançamento, se transformando no videogame de maior sucesso na indústria.


Em 2006 apresentou o PlayStation 3, console de videogame da sétima geração da Sony, que com um leitor de Blu-ray integrado, disco rígido interno e funcionalidades online versáteis levaram uma série de serviços de entretenimento à casa dos jogadores. O novo videogame estreou no dia 11 de novembro no Japão e no dia 17 nos Estados Unidos, Canadá, Hong Kong e Taiwan. Estava disponível em duas configurações iniciais, o modelo Basic de 20 GB e o Premium de 60 GB. Juntamente com a nova geração do console, foram lançados inicialmente 14 jogos. No dia 7 de janeiro de 2007 a Sony confirmou que atingiu seu objetivo de vender mais de 1 milhão de unidades na América do Norte. Somente quase dez dias mais tarde, em 16 de janeiro, confirmou a venda de mais 1 milhão de unidades no Japão, elevando o total de vendas mundiais para 2.5 milhões. Até hoje mais de 3.500 jogos foram disponibilizados para o PS3, incluindo 108 títulos em 3D estereoscópico. O resultado dessa farta biblioteca foi mais de 400 milhões de jogos vendidos.


No dia 13 de novembro de 2013 a empresa lançou primeiramente no mercado americano seu novo console: o PlayStation 4, que apresentava um grafismo deslumbrante, funcionalidades de streaming e de redes sociais integradas. Afastando-se da arquitetura Cell de seu antecessor, esse console foi o primeiro a apresentar arquitetura x86, mais especificamente com a Unidade de Processamento Acelerado (UPA) AMD x86-64, uma plataforma amplamente usada e comum em muitos dos microcomputadores modernos. A ideia era fazer com que o desenvolvimento de jogos eletrônicos fosse mais fácil, atraindo uma ampla gama de grandes e pequenos produtores. Outros recursos de hardware incluíam 8GB GDDR5 de memória e um leitor Blu-ray mais rápido. O PS4 foi muito bem recebido pelos críticos e consumidores, especialmente pelo novo controle DualShock 4 e o poderoso hardware. Um sucesso comercial, PS 4 vendeu mais de um milhão de unidades apenas nas primeiras 24 horas.


Além disso, os fatores para o enorme sucesso da marca PlayStation foi o ingresso no segmento de console portáteis, os serviços online (inúmeras funções extras proporcionadas aos usuários), edições limitadas dos consoles, tecnologias que proporcionam maior dinamismo e realismo aos jogadores e o lançamento de acessórios com tecnologia de ponta, como por exemplo, controles especiais, fones de ouvido e óculos de realidade virtual.


Em junho de 2020 a empresa apresentou o novo console PlayStation 5. Com design moderno e cheio de curvas, em preto e branco, o PS5 tem gráficos em 4K a 120 fps, suporte a Ray Tracing (técnicas de iluminação e sombreamento para garantir efeitos ainda mais realistas aos games) e um SSD integrado muito mais rápido, para permitir que os jogos sejam lidos e iniciados com maior velocidade. O novo console apresenta duas versões: a tradicional (com drive óptico) e uma Digital Edition, que dispensa o leitor. Juntamente com o PS5 foi apresentada uma série de acessórios, como o novo headset Pulse 3D (com suporte ao áudio 3D e dois microfones para a tecnologia de cancelamento de ruído ativo), o controle remoto de mídia e a câmera HD (com duas lentes capazes de transmitir em Full HD), todos com o mesmo design bicolor do console. A data de lançamento foi marcada para o final de 2020.


A linha do tempo 
1995 
Lançamento do cabo PlayStation Link, que antes da internet se tornar onipresente, permitia que os jogadores ligassem dois consoles através de duas TVs para jogarem alguns games no modo multijogador. 
1997 
Lançamento de um novo controle joystick que viria a se tornar padrão: o DualShock, que introduziu duas pequenas alavancas analógicas além de um sistema onde o controle vibrava de acordo com as ações que ocorriam na tela do jogo. Até 2008 o controle vendeu mais de 28 milhões de unidades no mundo inteiro. 
1998 
Lançamento do PocketStation, um cartão de memória com tela LCD integrado e controles básicos para minijogos. 
2000 
Lançamento no dia 7 de julho do PSOne, uma reestilização do console original, menor e com linhas arredondadas. O console vendeu mais de 28 milhões de unidades. 
2003 
Lançamento exclusivamente no Japão do PSX, um console de videogame DVR e PlayStation 2 totalmente integrado. Foi o primeiro produto a utilizar o XrossMediaBar (interface gráfica que apresenta ícones que estão espalhados horizontalmente pela tela) e podia ser vinculado a um PSP para transferir vídeos e músicas via USB. Também possuía software para edição de vídeos, fotos e áudios. 
2004 
Lançamento do PlayStation 2 Slim, segunda versão do PlayStation 2, que passou por uma reestilização radical ficando 60% menor. 
Lançamento no dia 12 de dezembro do PlayStation Portable, também conhecido pela sigla PSP, a versão portátil do videogame voltada ao público adulto, podendo reproduzir filmes, visualizar imagens de câmeras digitais, tocar músicas no formato MP3, acessar a internet, além, é claro, rodar jogos de alta qualidade em qualquer lugar com ajuda de uma bateria recarregável. Outro atrativo era sua tela widescreen com alta definição e luminosidade. O console já vendeu mais de 82 milhões de unidades em todas as versões. 
2009 
Lançamento da versão PlayStation 3 Slim, sendo 33% menor, 36% mais leve e consumindo 34% menos energia que o modelo anterior. 
Lançamento do PSP Go, nova versão do PlayStation Portable, que incluía características como Bluetooth, conectividade sem fio, além de ser 15% mais leve e 43% menor do que o original. Mas a grande diferença desta versão estava no formato, que possuía uma tela deslizante para esconder os botões quando fechada. 
2010 
Lançamento de duas novas versões do PlayStation 3: 160 GB e 350 GB. 
Lançamento do PlayStation Move, um novo controle, similar ao sistema utilizado pelo Nintendo Wii, que permite a captura de movimentos dos usuários durante os jogos. O PlayStation Move era um controle sensível ao movimento que possibilitava aos jogadores interagir de forma mais dinâmica em títulos específicos a serem lançados para o console. Porém, diferente do sistema utilizado pelo Wii, neste controle os movimentos dos jogadores eram captados pela PlayStation Eye Camera. Um giroscópio situado na ponta do controle permitia ao jogador realizar qualquer tipo de movimento: gestos lentos, rápidos, longos e curtos podiam, assim, ser diferenciados apenas com a intensidade de movimento do braço do usuário. 
Inauguração da PlayStation Lounge, uma moderna loja conceito especialmente dedicada ao mundo PlayStation. Em plena Madison Avenue, uma das principais avenidas de Nova York, a loja localizada do prédio da Sony era parada obrigatória a todos os maníacos por PlayStation. Com decoração inspirada no universo do famoso videogame, todos os detalhes, desde a iluminação do local até a decoração da parede, transpiravam a marca. A loja possuía vários ambientes temáticos de suas principais franquias de jogos. Lá era possível testar tudo o que havia de mais recente no universo da marca, desde jogos a acessórios, em modernas televisões de alta definição, da Sony é claro. 
2011 
Lançamento em dezembro do PlayStation Vita, novo console portátil da marca, sucessor do PSP. O novo produto foi criado para mudar a forma como os jogadores viam os consoles portáteis, pois contava com gráficos de primeira qualidade, todas as funcionalidades dos controles e muito mais, como por exemplo, a mistura de botões com tela sensível ao toque. O PS Vita contava com dois controles analógicos, sensores de movimento, câmeras traseira e dianteira e a conectividade como um de seus principais destaques, ao permitir que o usuário interagisse com jogos em PS3 e baixasse aplicativos de redes sociais. Em pouco tempo o novo console vendeu mais de 2 milhões de unidades. 
Lançamento do PlayStation App, aplicativo que permitia aos usuários visualizem seus troféus, quais amigos da PSN estavam online, além de poder ler informações atualizadas sobre o PlayStation. O aplicativo não possuía nenhuma funcionalidade de jogo. 
2013 
Lançamento do novo controle DualShock 4, equipado com uma barra de luz para identificar os jogadores e um pequeno touchpad. O controle ainda tinha um botão “Share” para compartilhar entre os amigos vídeos e fotos na rede. 
Lançamento do PlayStation TV, micro console e uma variante não portátil do PS Vita, no qual o usuário era capaz de jogar muitos games e aplicativos do PlayStation Vita através de cartuchos físicos ou baixados na PlayStation Store. 
2016 
Lançamento do PlayStation 4 Slim, versão 40% menor e que possuía o corpo arredondado com um acabamento fosco na parte superior do console. 
Lançamento do PlayStation 4 Pro, versão atualizada do PS4 com hardware aprimorado, incluindo uma GPU com 4.2 teraflops de poder de processamento. Essa versão foi projetada principalmente para permitir rodar games com resolução 4K, possibilitando experiências de jogo e de entretenimento com um nível de detalhe impressionante. 
Lançamento do PlayStation VR, um dispositivo de realidade virtual com tela OLED de 5,7 polegadas capaz de entregar imagens a até 1920×1080 de resolução, além de rastrear os movimentos do usuário em 360°, com campo de visão de aproximadamente 100° e tempo de resposta inferior a 18 ms. 
2018 
Lançamento do PlayStation Classic, versão em miniatura do console original de 1994, pré-carregado com 20 dos melhores jogos do PlayStation, além de contar com dois controladores com design original.


Jogos incríveis 
Outro fator de sucesso do PlayStation é o enorme número de jogos criados e desenvolvidos ao longo desses anos. O PlayStation foi responsável por dezenas de excelentes jogos na indústria de videogames, lançando várias franquias que ainda hoje fazem muito sucesso e conquistam milhões de jogadores em todo o mundo. Até hoje aproximadamente 9.000 jogos foram lançados para os consoles PlayStation desde seu surgimento, com mais de 2 bilhões de jogos vendidos. Um total superior a 115 jogos do PlayStation venderam um milhão de unidades ou mais. Números bastante impressionantes e que não deixam dúvida nenhuma sobre o sucesso do PS.


Mas afinal quais são os jogos mais populares e vendidos do PlayStation? São muitos, mas certamente alguns se destacam (em cópias vendidas): 
Gran Turismo (1997): 10.95 milhões 
Final Fantasy VII (1997): 9.7 milhões 
Gran Turismo 2 (1999): 9.5 milhões 
Final Fantasy VIII (1999): 7.86 milhões 
Crash Bandicoot 2 (1997): 7.6 milhões 
Tekken 3 (1998): 7.3 milhões 
Crash Bandicoot 3 (1998): 7.1 milhões 
Crash Bandicoot (1996): 6.8 milhões 
Driver (1999): 6.2 milhões
Tomb Raider (1996): 6.1 milhões 
Metal Gear Solid (1998): 6.1 milhões


Fenômeno online 
Exatamente no dia 11 de novembro de 2006 foi lançada a PlayStation Network, geralmente conhecida pela sigla PSN, um serviço exclusivo online para proprietários dos consoles PlayStation, onde é possível, além de baixar jogos, ter acesso a vídeos, músicas, suplementos e manuais de instrução, além de disputar partidas em tempo real com outros jogadores. O registro pode ser feito através do próprio console. Além disso, esse serviço oferece acesso a uma completa loja virtual (PlayStation Store) onde é possível comprar downloads de jogos, assistir filmes, entre outros produtos. A loja ainda oferece o PlayStation Video, onde é possível curtir os mais novos sucessos e alugar filmes campeões de bilheteria. Já foram vendidos mais de 900 milhões de downloads de jogos na plataforma. O serviço possui mais de 103 milhões de usuários cadastrados e está disponível em mais de 70 países.


Já o PlayStation Plus é um serviço pago lançado oficialmente no dia 29 de junho de 2010, que oferece serviços adicionais que incluem downloads gratuitos de jogos; serviço de armazenamento em nuvem, que permite ao usuário fazer backup online do progresso dos jogos; atualizações; conteúdos exclusivos; expansões; descontos regulares; demos e betas especiais não disponíveis para o público geral. Além disso, oferece o Instant Game Collection™, que permite acessar o modo multijogador online de última geração e descobrir um universo de jogadores para jogar e desafiar. Oferecendo mais de mil jogos aos usuários, o primeiro game oferecido pelo PS Plus, em 2010, foi o WipeOutHD. Hoje o serviço possui 41.5 milhões de assinantes.


Desde 2016 milhões de fãs da marca espalhados pelo mundo aguardam ansiosamente pelo Days of Play, uma ação anual, geralmente com duração de duas semanas, repleta de descontos e promoções incríveis, que incluem jogos, assinaturas online, edições limitadas dos consoles, acessórios (como controles e fones de ouvido) e muito mais.


Os símbolos 
O controle do PlayStation é caracterizado pelos tradicionais símbolos (círculo, quadrado, triângulo e X) que acabaram se transformando em um grande ícone da marca. A ideia de criar esses símbolos foi do engenheiro Teiyu Goto, que trabalhava no design do PlayStation e de seus controles e acessórios. A combinação desses símbolos acabou se tornando uma representação tanto do PlayStation quanto da diversão dos videogames, sendo amplamente utilizados em suas campanhas publicitárias e fazendo parte da comunicação e personalidade da marca. Esses símbolos representam e significam: 
Triângulo (cor verde): significa o ponto de visão. Representa uma linha ou direção. 
Quadrado (cor rosa): significa um pedaço de papel. Representa os menus e documentos. 
Círculo e o X (cor vermelha e azul respectivamente): significam as decisões. Representam sim ou não. Uma curiosidade: nos países do ocidente o significado desses símbolos costuma ser justamente o contrário, por isso nos controles desenvolvidos no Japão os jogadores confirmam uma ação apertando no “círculo”, enquanto nos Estados Unidos a confirmação se dá ao pressionar o “X”.


Campanhas que fizeram história 
Talvez, nenhuma outra marca se comunique tão bem com seus consumidores alvos como a PlayStation. A linha de comunicação de suas campanhas é marcada pela atitude e forte personalidade, sempre com algo esteticamente e conceitualmente diferente do que o mercado pratica. Esse conceito de “Disruption” é o responsável por tornar a marca o que ela é hoje, fazendo com que os consumidores potenciais do produto criem uma identificação quase surreal com PlayStation. O público alvo é atingido em cheio através de mensagens ardilosas. Suas campanhas não são para ser óbvia, afinal, a mensagem não está explícita. E esse é o grande mérito das campanhas: desafiar quem é atingido por ela.


O conceito utilizado nas peças impressas foi utilizado para a gravação do comercial intitulado “Mountain” em 2003. A TBWA de Londres mostrou mais uma vez que seu conceito de “Disruption” funciona, e muito. É um daqueles comerciais que despertam as mentes sonolentas dos espectadores. No filme vemos, que para representar a paixão pelo game dos usuários do PlayStation 2, uma multidão se aglomera, formando uma montanha maior do que qualquer edifício da cidade, com cada pessoa lutando para estar no lugar mais alto, para ser o vencedor. Uma variedade enorme de pessoas desfruta um momento de diversão até que alguém tome seu lugar e aproveite o mesmo momento. Então entra o título: “Fun anyone?”. O conceito do filme faz uma analogia com a tradicional brincadeira infantil “O Rei da Montanha”, mostrando ao mesmo tempo, que qualquer um pode se divertir e chegar ao topo mesmo que seja pelo menos por pouco tempo. A música do filme, “Get on Board Little Children” de Shirley Temple, se encaixa perfeitamente na mensagem, dizendo que qualquer um pode estar lá, sejam ricos ou pobres, todos podem estar a bordo. O filme chama a atenção do espectador mesmo que ele não esteja interessado no produto. O diretor Frank Budgen contou com uma equipe de 300 pessoas e aproximadamente 1.500 figurantes para a gravação do comercial, feita aqui no Brasil e pós-produzido pela renomada Gorgeous Enterprises, com seus maravilhosos efeitos especiais, custando cerca de £300 mil. Além do Grand Prix em Cannes, o comercial ainda ganhou Ouro em diversos importantes festivais publicitários.


Uma das campanhas mais polêmicas da marca, denominada “Life on the PlayStation”, foi criada também pela agência TBWA de Londres e conquistou o Leão de Ouro no Festival de Cannes de 2005. Por falar em Festival de Cannes, vale ressaltar que a marca PlayStation já conquistou mais de 26 estatuetas desde 1994, tornando-se uma das maiores vencedoras no festival. A campanha, composta por quatro comerciais de televisão, tinha como principal objetivo passar a mensagem de como a vida poderia ser diferente se o PlayStation fizesse parte da vida real. Os anúncios ilustravam de forma surreal a vida sob a perspectiva de um jogador do PlayStation, como golfistas atravessando um rio e sendo atacados por estrelas pornôs, inseridas como predadoras em uma clara alusão aos documentários da vida selvagem onde só os fortes e espertos sobrevivem. A mensagem implícita: “Sobreviver em um PlayStation é um momento a ser saboreado”. Os comerciais foram gravados em uma reserva natural próxima a cidade de Johanesburgo na África do Sul e finalizados pela competente Framestore CFC. Clique no link abaixo para assistir á um filme da campanha. Acesse nosso canal no Youtube (clique aqui) e confira dezenas de comerciais fantásticos da marca.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou apenas por uma modernização. Isto ocorreu no ano de 2009 quando foi adotada uma nova tipografia de letra. O logotipo também pode ser aplicado na cor preta.


Apesar do logotipo da marca PlayStation ser caracterizado pelo tradicional P colorido, cada versão do console lançada ao longo dos anos ganhou uma identidade visual própria e marcante.


O design dos consoles PlayStation também evoluíram ao longo dos anos como pode ser visto na imagem abaixo.


Os slogans 
It’s Time To Play. (2020)
Play Has No Limits. (2020 - PS5) 
Where the Greatest Play. (2014 - PS4) 
For the Players. (2013 - PS4) 
Push the boundaries of Play. (2013 - PS4) 
PLAY B3YOND. (2012 - PS3) 
Long Live Play. (2011 - PS3) 
Never Stop Playing. (2011 - PS Vita) 
Step Your Game Up. (2010 - PSP) 
It Only Does Everything. (2009 - PS3) 
This is Living. (2006 - PS3) 
WELCOME CHANG3. (2005) 
Fun Anyone? (2003 - PS2) 
Live In Your World. Play In Ours. (2001 - PS2) 
Welcome To The Third Place. (2001 - PS2) 
Wherever, Whenever, Forever. (2000 - PSOne) 
Do Not Underestimate The Power Of The PlayStation. (PlayStation) 
U r not e. (1994 - PlayStation)


Dados corporativos 
● Origem: Japão 
● Lançamento: 3 de dezembro de 1994 
● Desenvolvedor: Sony Computer Entertainment 
● Sede mundial: San Mateo, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Sony Interactive Entertainment LLC 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Sony Corporation
● CEO: Jim Ryan 
● Faturamento: US$ 18.7 bilhões (2019) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 140 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Estados Unidos e Japão 
● Segmento: Brinquedos eletrônicos 
● Principais produtos: Consoles, jogos, acessórios e serviços online 
● Concorrentes diretos: Nintendo, Xbox, Sega, Atari, Gamestick, Gamevice, Zynga, Rovio e Blizzard 
● Ícones: Os botões do controle 
● Slogan: It’s Time To Play. 

A marca no mundo 
Os consoles, jogos e serviços online do PlayStation são comercializados em mais de 140 países nos cinco continentes, sendo líder de mercado em parte deles, com forte presença no Japão, Estados Unidos e Europa. Em 2019 a marca PlayStation gerou vendas superiores a US$ 18.7 bilhões, com 15 milhões de videogames vendidos. Boa parte deste faturamento vem do serviço PlayStation Network (aproximadamente US$ 12 bilhões). Desde seu lançamento a marca já vendeu mais de 550 milhões de videogames (em todas as versões): PS (102 milhões), PS2 (155 milhões) PS3 (87.4 milhões), PS4 (110.4 milhões), PSP (82 milhões) e PS VITA (16 milhões). 

Você sabia? 
A Sony Interactive Entertainment também supervisiona a Worldwide Studios, responsável pelo desenvolvimento de jogos exclusivos e de alta qualidade para o PlayStation. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 17/7/2020

2 comentários:

THIMI ALLEGRO disse...

ADOREI O CONTEÚDO SERÁ MUITO ÚTIL EM MEU TCC DE PUBLICIDADE.
ESTAVA PRECISANDO DE UM DADO IMPORTANTE QUE NÃO ENCONTREI EM LUGAR ALGUM.
ALGUEM SABERIA QUANTO É VERBA ARRECADADA PARA PUBLICIDADE
QUEM TIVER ESSA RESPOSTA ME ADD NO MSN C FOR O CASO
THIAGO_MICHEL@HOTMAIL.COM

Anônimo disse...

Ótimo conteúdo, neste site!
Coloquem da Continental Eletrodomésticos.