11.5.06

PRINGLES


Uma lata exclusiva, que faz com que as batatas se encaixem com perfeição dentro da embalagem, um formato diferente e um personagem simpático e carismático. Estes são os principais fatores do sucesso mundial da marca PRINGLES. Uma batata única, com uma embalagem exclusiva. Todas as batatas têm o mesmo tamanho, cabem direitinho na boca e são crocantes como nunca se viu. Comer PRINGLES é muito mais divertido que comer qualquer outra batata! Portanto, abra uma lata e aproveite.

A história
Nos anos 60, a empresa Procter & Gamble percebeu uma grande insatisfação dos consumidores americanos em relação á batatas fritas industrializadas. Eram muitas as críticas: elas vinham quebradas e sem uniformidade nos saquinhos. Surgiu, então, a idéia de se fabricar um salgadinho de batata (potato chips) a partir de uma massa temperada, com fatias uniformes, que chegariam intactas ao consumidor por meio de uma embalagem rígida. Foi então que Alexander Liepa, funcionário da Procter & Gamble e morador de um subúrbio da cidade de Cincinnati, havia patenteado o processo de fabricação de uma massa de batata para o exército americano. Era o casamento perfeito para o surgimento do novo produto. Depois de quase dez anos de intensas pesquisas, a famosa batata PRINGLES foi introduzida no mercado americano em outubro de 1968.


O nome do novo produto surgiu quando foi feita uma pesquisa de alguns nomes encontrados na lista telefônica da cidade de Cincinnati que tinham como inicial a letra “P”. O nome Pringle Avenue em Finneytown, um subúrbio da cidade, estava disponível para ser registrado como marca e soava apelativamente para representar o produto. O formato do novo produto era único do tipo parabolóide hiperbólico. Traduzindo: uma batata irregular e côncava, sem nenhuma linha reta em sua superfície. Porém, esse design inovador causava um grande problema: como embalar o produto sem que ele se quebrasse inteiro durante o transporte? Foi então, que Frederic J. Baur, químico orgânico da Universidade de Ohio, que trabalhava como técnico em armazenamento de alimentos da Procter & Gamble, inspirado nas latinhas de alumínio dos refrigerantes, criou um tubo de alumínio revestido com uma folha de papelão na cor vermelha. Nessa embalagem as batatas ficariam bem conservadas e seguras para serem empilhadas durante o armazenamento. Além disso, a revolucionária embalagem mantinha as batatas inteiras, fresquinhas e crocantes, mesmo depois de aberta. Era algo totalmente inédito nas prateleiras dos supermercados, tanto que, no início, a lata de PRINGLES não fez muito sucesso. As pessoas achavam esquisito que todas as batatas fossem iguais, com tamanho único, além de serem embaladas em uma lata que mais parecia uma embalagem para acondicionar bolinhas de tênis.


A batata era ridicularizada pelos concorrentes em anúncios comerciais e o The Potato Chip Institute International (Instituto Internacional de Batatas Fritas), representante dos produtores tradicionais, quis proibir a comercialização do salgadinho como Potato Chips. Com tanta resistência, o produto originalmente batizado de “Pringle’s Newfangled Potato Chips”, teve seu nome alterado quando a marca foi introduzida nacionalmente no mercado americano em 1975, tornando-se um ícone cultural tão forte quanto a tradicional garrafa da Coca-Cola. Nos anos seguintes PRINGLES foi aos poucos conquistando os consumidores americanos, não somente por sua qualidade, mas também pela praticidade de consumo do produto.


Muitos sabores e variedades do produto foram introduzidos nas décadas de 70 e 80. Porém, um dos lançamentos de maior impacto para a marca PRINGLES aconteceu em 1996, quando a empresa introduziu no mercado a Fat Free Pringles (uma batata sem gordura) nos sabores Original, Sour Cream and Onion (creme de cebola) e Barbecue (churrasco). Ainda nesta década o produto foi introduzido em muitos países da Europa como Suécia (1990), Reino Unido (1991), Alemanha (1996), Áustria (1996), Portugal (1998), Grécia (1998), Noruega (1998), França (1999), Espanha (1999), Itália (1999), Dinamarca (1999), Finlândia (1999), Holanda (2000) e Suíça (2000). Nesta época a marca já estava presente em quase 80 países ao redor do mundo. Apesar dos produtos da marca estar no mercado brasileiro desde o início da década de 90, foi somente em 2002 que as batatas começaram a serem distribuídas oficialmente no país.


Em 2007, a marca inovou ao introduzir no mercado a PRINGLES STIX, palitos cozidos de trigo em quatros deliciosos sabores: Crunchy Wheat, Vanilla, Honey Butter e Pizza. O novo produto foi lançado nacionalmente, e até em outros países, no ano seguinte. Em 2010, sempre seguindo sua história de inovação, a marca lançou no mercado mais uma grande novidade: PRINGLES MULTI GRAINS, uma linha que além da massa da batata leva em sua formulação vários tipos de grãos, como por exemplo, o trigo. Nesta época um dado provou a popularidade da marca: PRINGLES era um dos itens mais comuns nos pacotes que as famílias americanas dos soldados servindo no Iraque costumam mandar para que eles pudessem matar a saudade dos Estados Unidos.


Após uma longa negociação frustrada com a empresa Diamonds Foods, que está sendo investigada pelo Governo Americano por fraudes contábeis, a Procter & Gamble anunciou no início de 2012 a venda da PRINGLES para a tradicional Kellogg Company, que pagou aproximadamente US$ 2.7 bilhões. Apesar da marca PRINGLES ser uma geradora de receita para a P&G, a divisão era o único negócio de alimentos do grupo e não mais se enquadrava no foco da empresa em produtos de beleza e cuidados pessoais. Com isso, a PRINGLES se tornou a segunda maior marca da Kellogg Company depois da Special K.


Variedades e embalagens
As batatas PRINGLES podem ser encontradas em diferentes tamanhos de embalagens, como por exemplo, latas com 230g, 200g, 190g, 170g, 163g, 80g, 70g, 50g, 40g e 23g nas versões:
PRINGLES REGULAR (normal)
PRINGLES REDUCED-FAT (com gordura reduzida)
PRINGLES LIGHT ou DELIGHT (versão com 25% menos gorduras que a versão tradicional)
PRINGLES PRINTS (versão igual a original, mas com questões e brincadeiras impressas nas batatas com tinta comestível, lançada em 2004)
PRINGLES SELECT GOURMET (uma linha introduzida em 2006 com cinco sabores diferenciados vendida em saquinhos e produzida com batata, arroz, milho e batata doce, disponível em sabores como parmesão com alho, tomate desidratado e canela)
PRINGLES MINIS (uma linha com batatas menores, vendidas em pequenos saquinhos e composta por 4 sabores com 14% menos calorias e 20% menos gordura que a versão regular)
PRINGLES DIPPERS & DIPS (uma linha com batatas curvadas para serem mergulhadas em potinhos de molhos de diferentes sabores)
PRINGLES Xtreme (uma nova linha de batatas mais apimentadas, lançada em 2009, que possui diferentes graus de ardência, disponível em sabores como Exploding Cheese & Chilli, Fiery Wasabi, Smokin’ Ribs e Flamin’ Chilli Sauce).
PRINGLES RICE INFUSIONS (uma nova linha com 9 sabores lançada em 2009, que ao invés de utilizar massa de batata usa grãos de arroz em sua formulação, se tornando assim mais saudável e com menos gordura)
PRINGLES CHEEZ UMMMS (uma linha produzida com queijo, disponível nos sabores Cheddar & Sour Cream, Mild Jalapeño e Quatro Queijos)


As batatas da linha regular podem ser encontradas em mais de 80 variedades de sabores, alguns deles disponíveis somente em determinados mercados (países), tendo como principais:
Original (lata vermelha) – sabor original
Loaded Baked Potato (lata marrom) – sabor queijo com bacon
Sour Cream & Onion (lata verde) – sabor creme e cebola
Jalapeño (lata verde-escura) – sabor pimenta verde suave
Chili Cheese (lata marrom-clara) – sabor queijo com chili
Pizza (lata branca) – sabor pizza, originalmente chamada Pizza-Licious
Barbecue (lata roxa) – sabor churrasco
Bacon Ranch (lata marrom-escura) – sabor bacon
Ranch (lata verde clara) – sabor queijo com cebola
Spicy Cajun (lata preta) – versão apimentada
Cheddar Cheese (lata laranja) – sabor queijo cheddar, originalmente chamada Cheezums
Salt & Vinegar (lata azul-clara) – sabor vinagre e sal
Hot & Spicy (lata preta) – versão apimentada com páprica, cebola e tomate
Honey Mustard (lata amarela-escura) – sabor de mostarda com um toque de mel
Papikra (lata laranja) – sabor páprica


* Além disso, em alguns países as batatas estão disponíveis em sabores prá lá de esquisitos. Recentemente na China, a marca lançou a linha frutos do mar, composta por três sabores nada convencionais: camarão, caranguejo e alga marinha. No Brasil as versões mais comuns são: original, light, páprica, creme e cebola, queijo e cebola, bacon, churrasco, Spicy Guacamole, além da edição especial especificamente desenvolvida para o país: Queijo Especial com Tempero Gourmet.


A evolução visual
Ao longo dos anos o logotipo da marca sofreu pequenas alterações, especialmente em relação à simpática mascote da marca. A primeira delas ocorreu em 1986 quando a palavra PRINGLES perdeu a apóstrofe e ganhou uma nova tipologia de letra. Quase uma década mais tarde uma nova mudança: o personagem perde definitivamente a boca, até então visível. Em 2002, o popular Mr. PRINGLES, que até então era conhecido como Julius Pringles, ganhou um visual novo, mais moderno e atual. Repare que o rejuvenescimento da marca foi bastante acentuado, o personagem perdeu as sobrancelhas e ganhou uma gravata borboleta vermelha. Mais recentemente, em 2009, ocorreu uma nova modernização quando o personagem perdeu o fundo vermelho e ganhou ainda mais destaque. Além da mudança discreta na tipologia da letra, duas pequenas mudanças são quase imperceptíveis aos mais desatentos: um novo penteado de cabelo e o pingo da letra “i”, que ganhou o formato da tradicional batata.


Em relação às embalagens as mudanças foram gradativas e sutis, em alguns casos passando despercebidas, até o final dos anos 90.


A embalagem atual, introduzida em 2009, possui um ar mais moderno e visual limpo, mas sem perder a vivacidade, mantido no decorrer de todas as mudanças. Conforme informação contida na embalagem padrão, uma porção contém aproximadamente 28 gramas, o que corresponde a 14 unidades. Como a embalagem tem 200 gramas, chegamos a um número aproximado de 100 batatas por lata.


O criador da embalagem da batata frita PRINGLES, o engenheiro americano Fredric Baur, morreu dia 4 de maio de 2008, aos 89 anos de idade, vítima do mal de Alzheimer. Ele inventou a famosa embalagem quando trabalhava no centro de pesquisa da empresa, em 1966, dando entrada com o pedido de patente para a técnica de empilhar as batatas fritas numa embalagem em forma de tubo, feita de papel cartão e folhas de alumínio. Ele tinha tanto orgulho de sua invenção que, manifestou o desejo de, ao morrer, ser sepultado dentro de um dos tubos que consagraram a marca. Foi cremado e suas cinzas colocadas numa embalagem de PRINGLES, versão original, que foi enterrada no cemitério da cidade de Cincinnati, estado de Ohio.


Os slogans
Everything Pops with Pringles. (1968)
Once you pop, the fun don’t stop.
Once you pop, you can’t stop.
Curta o efeito Pringles. (Brasil)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1968
● Criador: Alexander Liepa
● Sede mundial: Battle Creek, Michigan
● Proprietário da marca: Kellog Company
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: John Bryant
● Faturamento: US$ 1.8 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 140 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Estados Unidos e Reino Unido
● Segmento: Alimentos (snacks)
● Principais produtos: Batatas fritas e salgadinhos
● Principais concorrentes: Ruffles e Frito-Lay Stax
● Ícones: A embalagem de lata
● Mascote: Mr. Pringles
● Slogan: Everything Pops with Pringles.
● Website: www.pringles.com

A marca no mundo
Presente em aproximadamente 140 países, PRINGLES é a segunda marca de batata-frita mais vendida nos Estados Unidos, com um faturamento próximo a US$ 1.8 bilhões ao ano. O produto se destaca por várias características exclusivas tais como: formato uniforme, textura crocante, sabor inigualável e a moderna e asséptica embalagem.

Você sabia?
Na América do Norte as batatas não são comercializadas como Potato Chips, mas sim como Potato Crisps. Isso ocorre porque o produto é feito de massa de batata e não de batatas frescas cortadas.
O galã Brad Pitt apareceu em um anúncio de PRINGLES em 1982.
O primeiro fã-clube PRINGLES foi fundado em 1985 nos Estados Unidos.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 8/7/2012

7 comentários:

Anônimo disse...

eu acho que pringles ta muito caro!!!

Caróu Penna; disse...

Eu concordo.
apesar da OTIMA QUALIDADE, esta um pouco acima do nosso orçamento salarial.

Cláudio K. Freitas disse...

Excelente artigo, parabéns!
Sou fã de Pringles e estarei apresentando im breve histórico da marca em uma apresentação em minha turma do MBA, onde realizei um blind test com Pringles, Stax e Ruffles. Dei uma "sugada" parcial do teu blog. mas fica tranquilo que o devido crédito será dado.
Estou no mercadologia100.blogspot.com

[]s, CK Freitas

O Mundo d'Anita disse...

Excelente blog! Em termos de história, imagens e cronologia é bem melhor que a wikipédia!
Parabéns, vou continuar a acompanhar.

Paulo disse...

Por favorr, gostaria muito de saber onde acho a Pringles Vinagre e Sal

Natally Cristina disse...

Acho uma delícia! Minha preferida é a reduced fat cebola e salsa...mas o preço é que não está me agradando muito. Fala sério está muito caro!

Sérgio Godoy Bueno disse...

Sal e vinagre eu não gostei.
Acho deliciosas as com infusão de arroz. No mercado nacional minha preferida é a queijo