27.7.06

MATTE LEÃO


Mais de um século de dedicação exclusiva ao universo dos chás, trazendo o que há de melhor na natureza para produtos que proporcionam uma experiência única de sabor, envolta em momentos de magia, expressão de afeto e prazer. A LEÃO apresenta uma enorme variedade de produtos, que incluem diversos tipos de chás secos e prontos para consumo, disponíveis em embalagens práticas para atender todos os perfis de consumidores, suas preferências e necessidades, saciando assim todos os tipos de sede. Permitindo ao consumidor fazer inúmeras combinações, misturando frutas, leite ou até especiarias, somente a LEÃO “Casa com Tudo”, além é claro de ser extremamente saudável. Afinal, é a marca que mais entende de chás no Brasil. 

A história 
Os índios guaranis foram os primeiros a usar folhas e talos da planta Ilex paraguariensis, conhecida popularmente como erva-mate, nativa da região subtropical da América do Sul. Depois do século XVII, essa erva começou a ser comercializada em escala industrial. No dia 8 de maio de 1901, na cidade de Ponta Grossa, no estado do Paraná, junto aos ervais naturais, Agostinho Ermelino de Leão Júnior (imagem abaixo) fundou a Fábrica Santo Agostinho, iniciando um novo capítulo na história do beneficiamento do mate no Brasil. No início, a nova empresa industrializava e exportava em barricas de pinho a erva-mate em forma de chimarrão para destinos como Argentina, Uruguai e Chile. Quando Leão Junior faleceu em 1907, sua mulher, Maria Clara, assumiu o comando dos negócios. Porém um incêndio destruiu a fábrica em 1912 e a empresa foi obrigada a se mudar para a cidade de Curitiba no Paraná. Depois de um período de recuperação, as exportações da empresa chegaram a 5 mil toneladas por ano no começo da década de 1920.
   

Os caminhos para a liderança de mercado começaram a serem traçados em 1926, quando a LEÃO concluía a construção de instalações com um ramal ferroviário próprio para escoar a produção até o Porto de Paranaguá, que exportava para Montevidéu e Buenos Aires. Em 1929, a empresa inaugurou em Curitiba a “Casa do Mate”, uma charmosa casa de chás bem localizada e elegante, aproveitando com isso para difundir seu produto e conquistar o mercado interno. Porém, outro incêndio, em julho de 1930, queimou a nova fábrica, que tinha geração própria de energia elétrica, terminal ferroviário exclusivo e uma vila de casas para operários. Mas a empresa não se abateu e alugou um engenho para que a produção não fosse interrompida. Inovadora também no tratamento da imagem, na década de 1930 a Leão Junior & Cia. preparou o primeiro filme comercial para divulgar seus produtos, avançando no mercado nacional. Durante essas primeiras três décadas, a empresa diversificou suas atividades atuando também nos setores de madeira, café, moagem de trigo, pecuária, mineração, navegação fluvial e até seguros.
   

No final desta década, em 1938, a empresa percebendo o hábito das pessoas de acrescentarem uma brasa quente ao mate, para consumi-lo tostado, lançou no mercado brasileiro o chá MATTE LEÃO TOSTADO. O novo mate era moderno e prático, pois já vinha queimado. E seu lançamento foi tão inovador quanto o produto: à noite, um barco iluminado percorria as praias de Botafogo no Rio de Janeiro anunciando o produto com o slogan “Já vem queimado, use e abuse”. A notícia se espalhou entre os grandes centros do país e MATTE LEÃO, uma bebida saborosa e incomparável, foi se transformando na genuína bebida do Brasil e fazendo parte do dia-a-dia de milhões de consumidores. A partir deste momento a empresa percebeu sua verdadeira vocação, concentrando seus negócios somente na erva-mate.
   

Essa popularização cresceu ainda mais nos anos de 1940, quando devido à dificuldade de abastecimento do chá preto provocada pela Segunda Guerra Mundial, muitos brasileiros adotaram a erva-mate tostada, fazendo com que MATTE LEÃO caísse no gosto da elite da região sul do país. Em 1950, no escaldante calor do Rio de Janeiro, a bebida mais popular era o chá mate gelado, preparado caseiramente e comercializado por ambulantes em tambores nas praias. Constatando essa tendência, a marca lançou no mercado o MATTE LEÃO GELADO, o primeiro mate pronto para beber. Foi a primeira incursão da empresa para reduzir a sazonalidade do produto, com a difusão da bebida gelada - hábito que havia se tornado um verdadeiro ícone das praias cariocas.
   

Foi a partir de 1969, que a empresa adotou a rotina de lançamento de produtos inovadores, como por exemplo, o MATTE LEÃO concentrado em garrafa; seguido em 1973 pela criação do chá mate em saquinho, inicialmente nos sabores natural e limão; e o chá mate tostado solúvel para ser preparado instantaneamente, adicionando-se água quente ou gelada. No ano de 1983, mais uma vez antecipando-se as tendências de consumo de produtos naturais lançou os chás de ervas, iniciando com os sabores camomila (uma das mais populares ervas originárias da flora europeia e do Ocidente Asiático), capim-cidreira, erva doce (produzido a partir da seleção dos frutos da planta, garantindo o sabor anisado e particularmente adocicado do chá), boldo e hortelã. Mas foi no verão de 1987, com o lançamento do chá mate pronto para beber nos copinhos selados de 300 ml, focado inicialmente em vendas nas praias cariocas, que a marca viu suas vendas dispararem.
   

A década de 1990 foi repleta de novidades. Primeiro, a marca conseguiu revolucionar o mercado de mates e chás “ready to drink” em 1992 quando desenvolveu uma tecnologia para que pudesse transportar o produto sem caminhões refrigerados, o que barateou os custos. Naquele ano, a empresa assistiu triplicar o consumo de seus produtos. Segundo, em 1995, o lançamento da embalagem PET de 1.5 litros de MATTE LEÃO, para consumo familiar, auxiliou ainda mais no incremento das vendas da empresa. Já em 1996, o lançamento de um produto que, até aquele momento, era exclusivo do MATTE LEÃO, o diet, nos sabores natural e limão, ajudou a popularizar ainda mais a marca.
   

A produção de diferentes embalagens para o chá líquido - 330 ml, 500 ml, 1,5 litros, além dos copos de 300 ml - se deu em 2002, com a inauguração da fábrica do Rio de Janeiro. Em 2004, a empresa investiu em chás funcionais e lançou sua linha de chás mistos, combinações de sabores e propriedades de diversas ervas sob medida para situações e consumidores com necessidades específicas, como por exemplo, a versão Boa Noite (aroma e sabor suaves, sendo companhia ideal para as ocasiões de relaxamento), Silvestre (resultado da combinação de aromas de morango, framboesa e groselha preta, frutas típicas das florestas europeias), Pomar (mistura suave de aromas de pêssego, maçã, cereja e laranja) e o Tropical (delicada combinação dos sabores marcantes do maracujá, manga, abacaxi, maçã e banana). A expansão da linha trouxe inovações, como as muitas opções de sabores: mate sabor limão, pêssego e até mate com guaraná (este último lançado em 2005).
   

Em 2006, a empresa tornou a inovar e lançou no mercado o Green Tea, chá verde pronto para beber, cujo principal apelo era não ter calorias. Na linha seca foram criados chás verdes com sabores, chá preto com canela e a linha sabores de inverno com o chá MATTE LEÃO sabor chocolate com caramelo. Tanto sucesso chamou a atenção da poderosa The Coca-Cola Company, que comprou a empresa no início de 2007. Neste mesmo ano a marca introduziu o Green Tea Spree, primeiro chá verde com limão de baixa caloria pronto para beber levemente gaseificado. Pouco depois, em 2009, foi introduzido o MATTE LEÃO CONCENTRADO com sabor caseiro e marcante do mate, sendo extremamente rentável para quem possuía o hábito de tomá-lo em todas as ocasiões. Ainda neste ano a marca lançou outra novidade: o chá mate pronto para beber em latinhas de 335 ml nos sabores natural e limão. Mais uma opção para o consumidor que buscava uma bebida saudável e que já estava habituado a saborear o MATTE LEÃO nos copinhos de 300 ml e nas garrafas PET de 330 ml, 500 ml ou 1.5 litros.
   

A partir de 2010, a empresa começou a transformar a marca centenária em um produto nacional. Isto porque, até então Rio de Janeiro e Curitiba concentravam 80% das vendas do MATTE LEÃO. O objetivo era levar a marca para estados em que a marca ainda era desconhecida. A marca também lançou uma nova e reformulada linha de chás prontos para beber, que chegou ao mercado nos sabores chá vermelho com frutas vermelhas, chá branco com pêssego, chá verde com limão, maracujá ou abacaxi com hortelã. Além disso, a marca também introduziu o LEÃO ICE TEA, que equilibrava os sabores do chá preto e das frutas, nos sabores limão e pêssego e nas versões regular e zero açúcar (substituindo o MATTE LEÃO DIET no portfólio da marca); e o MATTE LEÃO ORGÂNICO (feito a partir de erva-mate orgânica sem uso de defensivos agrícolas ou adubos químicos).
   

Em 2014, a marca lançou no mercado LEÃO FUZE, uma nova linha de chás (desde o mate, passando pelos chás preto, verde e branco, até chás mistos de frutas e flores, entre outras ervas), disponíveis em versões prontas para beber e para preparar da forma como preferir. Eram mais de 30 sabores de chás com fruta e suco de verdade, sem adição de conservantes. Pouco depois, em 2015, a marca lançou o mate com limão a granel, uma bebida típica das praias cariocas desde a década de 1950. Já em 2017, a marca lançou a linha super premium de chás LEÃO FUZE SENSES, que trazia misturas como amora, mirtilo e baunilha; mate, cereja e hibisco; e maracujá, laranja e gengibre; cuja intenção era revelar sabores mais ricos, textura mais aveludada e cores intensas.
  

A partir de 2018, a empresa colocou em marcha um planejamento estratégico no qual lança uma nova plataforma de produtos por ano. Começou com as cápsulas de chá compatíveis com as máquinas Nespresso (conheça essa outra história aqui) em 2018; seguiu em 2019 com chás em sachê para infusão em água gelada (para reduzir a sazonalidade do consumo no país), nos sabores Chá Verde com Gengibre e Limão, Chá Preto com Frutas Vermelhas e Chá Mate com Groselha Negra, proporcionando uma experiência única para apreciar uma bebida refrescante, 100% natural e em qualquer ocasião; novos chás funcionais em 2020; uma linha dedicada às crianças entre 6 e 12 anos (batizada de LEÃOZINHO), com sabores (Morango e Maracujá, Amora e Framboesa, e Laranja Cor de Rosa) e embalagens especiais em 2021, além de um linha de chás gelado com gás em lata; e em 2022, com um linha de chás em sachês com adição de vitaminas para infusão em água quente.
   

Com todas essas novidades, mesmo mantendo a erva-mate como pilar, a empresa fez uma limpeza em diversas linhas de produtos e lançou muitas outras. Hoje, após 25 lançamentos desde 2018, são mais de 70 variedades de produtos em seu portfólio. Com isso, a empresa também conseguiu expandir o número de pontos de venda em que está presente pelo país, fazendo o total alcançar 150 mil estabelecimentos - de supermercados, passando por farmácias e incluindo restaurantes, onde a oferta pode ser do produto pronto para beber até o chá de infusão, como alternativa ao café. Por exemplo, o lançamento da linha funcional permitiu que a empresa alcançasse o mercado de farmácias de uma forma mais efetiva.
   

Em mais de 120 anos, estamos diante de uma LEÃO que assumiu o propósito de ampliar o consumo de chás no Brasil, democratizar o acesso e construir novos hábitos para que as pessoas possam beber seus chás em qualquer lugar e época do ano e do dia, consolidando e criando novos hábitos de consumo, levando o melhor para seus consumidores por muitos séculos à frente.
   

A qualidade 
Todos os produtos da LEÃO são preparados com o mais puro e natural extrato da erva-mate, proveniente da infusão de folhas cuidadosamente selecionadas que revelam o autêntico sabor em uma bebida natural e inigualável. Líder da indústria de erva mate e chás no mercado brasileiro, ao longo dos mais de cem anos de existência, a empresa sempre primou pelo respeito ao consumidor imprimindo em sua marca a excelência em qualidade. A empresa investe constantemente em qualidade e tecnologia para fazer de seus produtos os melhores do país. Nas fábricas, equipamentos automatizados e laboratórios para constante monitoramento da produção garantem que diversos processos funcionem totalmente sem contato manual. Laboratórios especializados em diversas áreas, tal como o setor de análise sensorial que atua com um grupo de degustação e o núcleo de pesquisa para desenvolvimento de novos produtos garantem o padrão de qualidade dos produtos da marca. A busca pela excelência e esse respeito ao consumidor traduziram-se na conquista de todo o mercado nacional.
  

A evolução visual 
Ao longo dos anos a identidade visual da marca passou por algumas acentuadas mudanças. Uma das mais radicais modificações ocorreu em 2008 quando a empresa promoveu mudanças acentuadas no visual da marca. A antiga identidade visual foi substituída pelo nome leão (escrito em letras minúsculas e nova topografia de letra) nas linhas de chás secos e também líquidos. No entanto, a marca MATTE LEÃO, foi mantida nos produtos que levam a erva-mate. Tratava-se da primeira grande alteração na marca desde que a The Coca-Cola Company adquiriu a empresa em 2007. A mudança ocorreu porque o nome MATTE LEÃO funcionava muito bem para o chá-mate. Mas para as outras linhas, principalmente de chás secos, havia a necessidade de dar mais força para o tradicional leão, que foi totalmente remodelado. Em 2013, a marca adotou um novo logotipo com nova tipografia de letra (mais robusta e impactante) e a inserção de um saquinho de chá com a tradicional cara do leão. O atual logotipo da marca LEÃO foi simplificado em 2018 e apresentou um novo design para seu leão e uma nova tipografia de letra, tudo na cor laranja (apesar de também poder ser aplicado em preto). Essa remodelação também eliminou o saquinho de chá.
  

O leão, principal símbolo da marca, também ganhou um novo design com a adoção de uma nova identidade visual em 2018. Além de adotar a cor vermelho-escuro (quando o fundo é laranja), os traços do desenho ficaram mais naturais e impactantes.
   

Já a identidade visual de seu principal produto, o MATTE LEÃO, também evoluiu ao longo dos anos, como mostra a imagem abaixo. Em uma dessas remodelações, ocorridas em 2008, a identidade visual apresentou uma tipografia de letra e uma grande novidade: o rosto do leão dentro um selo, que lembrava a etiquetas dos sachês de chá. Outra modificação ocorreu em 2013, quando o logotipo adotou uma nova tipografia de letra (mais robusta), mas manteve os símbolos do anterior, o rosto do leão dentro do selo, agora com novo design e posicionamento. A identidade visual atual foi adotada em 2018 e apresentou uma nova tipografia de letra e um novo design para a cara do leão (também trocou o preto pelo vermelho-escuro), agora com enorme destaque no logotipo.
    

Ao longo dos tempos as embalagens do tradicional MATTE LEÃO (tanto em caixa como em copo) também acompanharam a evolução visual da marca. Depois de serem acrescentados elementos como imagens de folhas de erva-mate, como forma de reforçar a naturalidade e sabor do produto, em 2018 o design das novas embalagens foi simplificado e ganhou ainda mais predominância da tradicional cor laranja.
  

Os slogans 
Leão é seu passaporte de boa. (2021) 
Seu momento de boa. (2021) 
Fica de Boa. (2018) 
O sabor do verão o ano inteiro. (2017) 
Você é o que você vive. Você é o que você bebe. (2014) 
Pura harmonia. (2009) 
Faz bem. É natural. (2006) 
Olha o mate, Matte Leão. (1996) 
O sabor da natureza, pronto pra beber. (década de 1990) 
Já vem queimado, use e abuse. (1938)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 8 de maio de 1901 
● Fundador: Agostinho Ermelino de Leão Júnior 
● Sede mundial: Curitiba, Paraná, Brasil 
● Proprietário da marca: Leão Alimentos e Bebidas Ltda. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Coca-Cola Brasil) 
● CEO: Marcelo Correa 
● Faturamento: R$ 600 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 12 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 700 
● Segmento: Bebidas não alcoólicas 
● Principais produtos: Chás e mates 
● Concorrentes diretos: Nestea, Lipton, Dr. Oetker, Twinings, Maratá, Feel Good, Barão de Cotegipe e Mate Real 
● Ícones: O leão e a tradicional cor laranja 
● Slogan: Fica de Boa. 
● Website: www.chaleao.com.br 

A marca no mundo 
A LEÃO, líder no mercado brasileiro de chás secos (em saquinhos ou a granel) e também em chá mate pronto para beber, e que possui mais de 70 produtos em seu portfólio, sendo o carro-chefe o próprio MATTE LEÃO, comercializa seus produtos em todo o território nacional. A empresa tem duas unidades de produção localizadas nas cidades de Fazenda Rio Grande e Fernandes Pinheiro, ambas no Paraná, além de três grandes fazendas de cultivo de mate nos municípios de São Mateus do Sul (uma) e Teixeira Soares (duas). Se inicialmente a empresa exportava para países da América do Sul, hoje, seus chás prontos para consumo, em saches, o tradicional chimarrão ou a erva-mate granel verde e torrada, também chegam a mercados como Estados Unidos, Japão e Alemanha. A marca tem atualmente aproximadamente 70% de participação no segmento de chás prontos para beber no mercado nacional. Além disso, detém 50% de participação no segmento de chás secos comercializados no Brasil. 

Você sabia? 
A empresa Leão Alimentos e Bebidas, que adotou esse nome em 2012, é a responsável pela produção da linha de chás para infusão e dissolução do portfólio da Coca-Cola (conheça essa outra história aqui) no Brasil. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem, O Globo e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 22/6/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

25 comentários:

Anônimo disse...

mate leão é muito bom!!!

Anônimo disse...

Sim concordo com vc primeiro anônimo, e muito bom.E ainda temos á escolha de tomar quente,frio ou gelado.Hummmmm......

Anônimo disse...

Ao abrir um copo de matte leao meu filho encontrou algo como uma geleia e com um fedor insuportavel. Nao tinhamos nem como guardar pra levar as autoridades de saude tamanho o mau cheiro. Na minha casa nao entra matte leao NUNCA mais e estou passando essa informacao sempre que possivel. CUIDADO!!!

Anônimo disse...

A geleia encontrada, é resultado do processo de separação de alguns ingredientes provalvelmente o caramelo usado na fabricação, isso acontece quando o produto está fora do prazo de validade, ou foi armazenado de forma incorreta,
isso tmb acontece com os refrigerantes, não entendo de chá, mais o processo de fabricação deve ser parecido...

Anônimo disse...

Comprei uma caixa de chá de capim-cidreira e encontrei um dos pacotinhos vazios....

Anônimo disse...

Comprei uma caixa de chá, e veio dois saquinhos vazio, oque faço

sandrasarah disse...

Adoro o chá bebo há mais de 40 anos.Tomo a qualquer hora é uma delicia.Gostaria de conhecer a fabrica qualquer dia desses. Mando forte abraço á todos da fábrica e da administração.Da sua consumidora nata......
Sandra Maria

Anônimo disse...

Bom dia o meu comentario e o seguinte queria saber para que serve o cha de matte leao porque comprei no supermercado uma guarrafa de cha matte leao e qual a contra indicaçao?Agradeço desde de já.

Anônimo disse...

A todos que possuem alguém problema com os produtos da Leão, podem estar entrando em contato com o SAC da empresa. Os novos produtos estão chegando ao mercado, apreciem todos .

RanXerox disse...

Mate-Leão é 100% erva-mate? Diz a lenda que essa erva causa impotência masculina, é verdade? Acho meio estranho, visto que uma das composições dessa erva é justamento o estimulante. Alguém pode esclarecer a dúvida.

Belfort disse...

Entrei para a casa dos sessenta e tomo o chá Mate-Leão desde criança, então gostaria de ter algumas informações do produto sobre benefícios e contra indicações. Obrigado. BELFORT

Indesign disse...

Oi pessoal do Blog Mundo das Marcas,

Queria dizer que o leão das embalagens mostradas nestas imagens foram desenhados aqui na Indesign - empresa de design de embalagens que existe desde 1969.
Os chá de ervas que são mencionados no post também foram criados na Indesign. Se for interessante, podemos enviar algumas imagens dessas embalagens originais!

Entrem em contato pelo site http://indesignsp.com.br/ ou pelo blog http://indesignsp.blogspot.com/

Abraço,
Marina - Indesign

Anônimo disse...

Eu já gostava desse chá, agora então gosto mais ainda, tem um site que acessei, nada a ver com a marca,fizeram uma pesquisa e relataram que é dificil encontrar uma planta em qualquer lugar do mundo que se iguale ao valor nutricional do mate,o chá contem vitaminas...proteinas....glicidios...lipidios....adorei...quem quiser saber mais acesse o site end é www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=619...tomem chá pessoal.... Vilminha-Itu/SP

Rafael disse...

PARABENS, esse e um site incrivel, muito boas as analises que voce faz.
Repassei o link para minha sala de Desenho industrial que estamos a projetar nossa identidade visual e logomarca pessoal. E está ajudando muito e muitas outras coisas.

PArabens

CATIA disse...

AMEI DEMAIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!

A NOVA IMBALAGEM DE DENTRO DE MATTE LEÃO CHÁ, PLÁSTICA, NÃO SUJA E É MAIS FÁCIL DE SE RETIRADO.

FAÇO EM CASA TODOS OS DIAS,
GELADO E QUENTE DEPOIS DA PRAIA
ANTES DE DORMI.
É O M Á X I M O!!!!
PARABÉNS
MUITO ORGULHOSA...
CÁTIA.
MUITO FELIZ MUITO MESMO!

erivan disse...

acabei de degustar um cha incrivel-CÍTRICO (laranja,limao e cidreira)
SE VOCE GOSTA DE CHÁ NAO PERCA TEMPO , VÁ CORRENDO COMPRAR....

ana disse...

pena que acabaram com o mate diet, era uma delicia. o novo mate zero tem um sabor muito diferente do convencional.

gostaria de saber se a coca cola company alterou a formula do cha convencional (tanto natural quanto o limao)

MegaMAN disse...

Todas essas informações foram tão boas quanto pintar com Lukscolor!

Anônimo disse...

Não encontro mais o guarana power de 1,5. Saiu de linha. Curitiba

Anônimo disse...

Desde criança, na minha casa sempre teve chá matte leão. Antigamente ( até os anos 60) só existia a granel e em caixinhas de MADEIRA!- Será que alguém ainda tem uma dessas caixinhas? Peça de museu!!!

Anônimo disse...

Eu simplesmente amo o chá matte, curto todas as versões e sabores.
Tomar o chá me trás muitas lembranças Boas da infância.
Amo demais!

Unknown disse...

Porfavor alguém pode me dicer aonde posso comprar matte leão aqui em buenos aires (argentina ) talvez tem outro nome .amo matte leão obrigado

Unknown disse...

Isto é lenda!
Totalmente infundada.
Sempre tomamos Chá Matte Leão a vida inteira em nossa casa e nem eu (64) nem meu pai (91) tivemos nenhum problema de impotência.
Aliás, do jeito que se consome Matte Leão aqui no Rio, se isto fosse verdade a população já estaria extinta! Kkkkkkkk

Unknown disse...

Muito Obrigado

Anônimo disse...

Tomo o cha mate leão ha mais de 60 anos. De uns tempos para cá, notei que está fraco (necessita mais sachê para a mesma quantidade de água) e sem o sabor característico do mate.
De inicio, achei que era alguma coisa temporária mas continua uma água de batata! Quando você toma com açúcar o sabor fica mascarado e não se percebe tanto!