27.7.06

MATTE LEÃO


Mais de um século de dedicação exclusiva ao universo dos chás, trazendo o que há de melhor na natureza para produtos que proporcionam uma experiência única de sabor, envolta em momentos de magia, expressão de afeto e prazer. A MATTE LEÃO apresenta uma enorme variedade de produtos, que incluem 100 tipos de chás secos e prontos para consumo, disponíveis em embalagens práticas para atender todos os perfis de consumidores, suas preferências e necessidades, saciando assim todos os tipos de sede. Permitindo ao consumidor fazer inúmeras combinações, misturando frutas, leite ou até especiarias, somente MATTE LEÃO “Casa com Tudo”, além é claro de ser extremamente saudável. Afinal, é a marca que mais entende de chás no Brasil. 

A história 
Os índios guaranis foram os primeiros a usar folhas e talos da planta Ilex Paraguariensis, conhecida popularmente como erva-mate, nativa do sul do Brasil. Depois do século XVII, essa erva começou a ser comercializada em escala industrial. No dia 8 de maio de 1901, no estado do Paraná, junto aos ervais naturais, Agostinho Ermelino de Leão Júnior fundou a Fábrica Santo Agostinho, iniciando um novo capítulo na história do beneficiamento do mate no Brasil. No início, ele exportou mate na forma de chimarrão para os países vizinhos como Argentina, Uruguai e Chile. Quando Leão Junior faleceu em 1908, sua mulher, Maria Clara, assumiu o comando dos negócios. Um incêndio destruiu a fábrica em 1912 e a empresa mudou-se para a cidade de Curitiba no Paraná. Depois de um período de recuperação, as exportações da empresa chegaram a 5 mil toneladas por ano no começo da década de 1920.


Os caminhos para a liderança de mercado começaram a serem traçados em 1926, quando a LEÃO concluía a construção de instalações com um ramal ferroviário próprio para escoar a produção até o Porto de Paranaguá, que exportava para Montevidéu e Buenos Aires. Em 1929, inaugurou em Curitiba a “Casa do Mate”, uma casa de chás bem localizada e elegante, aproveitando com isso para difundir seu produto e conquistar o mercado interno. Porém, outro incêndio, em julho de 1930, queimou a nova fábrica, que tinha geração própria de energia elétrica, terminal ferroviário exclusivo e uma vila de casas para operários. Mas a empresa não se abateu e alugou um engenho para que a produção não fosse interrompida. Inovadora também no tratamento da imagem, na década de 1930 a Leão Junior & Cia preparou o primeiro filme para divulgar seus produtos, avançando no mercado nacional. Durante essas primeiras três décadas, a empresa diversificou suas atividades atuando também nos setores de madeira, café, moagem de trigo, pecuária, mineração, navegação fluvial e até seguros.


No final desta década, em 1938, a empresa percebendo o hábito das pessoas de acrescentarem uma brasa quente ao mate, para consumi-lo tostado, lançou no mercado brasileiro o chá MATTE LEÃO TOSTADO. Seu lançamento foi tão inovador quanto o produto: à noite, um barco iluminado percorria as praias de Botafogo no Rio de Janeiro anunciando o produto com o slogan “Já vem queimado, use e abuse”. A notícia se espalhou entre os grandes centros do país e MATTE LEÃO, uma bebida saborosa e incomparável, foi se transformando na genuína bebida do Brasil e fazendo parte do dia-a-dia de milhões de consumidores. A partir deste momento a empresa percebeu sua verdadeira vocação, concentrando seus negócios somente na erva-mate. Em 1950, no escaldante calor do Rio de janeiro, a bebida mais popular era o chá mate gelado, preparado caseiramente e comercializado por ambulantes em tambores nas praias. Constatando essa tendência, a marca lançou no mercado o MATTE LEÃO GELADO, o primeiro mate pronto para beber em práticos copos selados.


A partir de 1969, a empresa detona a rotina de lançamento de produtos com o MATTE LEÃO concentrado em garrafa; seguido em 1973 pela criação do mate em saquinho, inicialmente nos sabores natural e limão; e o chá mate tostado solúvel para ser preparado instantaneamente, adicionando-se água quente ou gelada. No ano de 1983, mais uma vez antecipando-se as tendências de consumo de produtos naturais lançou os chás de ervas, iniciando com os sabores camomila (uma das mais populares ervas originárias da flora europeia e do Ocidente Asiático), capim-cidreira, erva doce (produzido a partir da seleção dos frutos da planta, garantindo o sabor anisado e particularmente adocicado do chá), boldo e hortelã. Mas foi no verão de 1987, com o lançamento do chá mate pronto para beber nos copinhos de 300 ml, focado inicialmente em vendas nas praias cariocas, que a marca viu suas vendas dispararem.


A produção de diferentes embalagens para o chá líquido – 330 ml, 500 ml, 1,5 litros, além dos copos de 300 ml – se deu em 2002, com a inauguração da fábrica do Rio de Janeiro. Em 2004, a empresa investiu em chás funcionais e lançou sua linha de chás mistos, combinações de sabores e propriedades de diversas ervas sob medida para situações e consumidores com necessidades específicas, como por exemplo, a versão Boa Noite (aroma e sabor suaves, sendo companhia ideal para as ocasiões de relaxamento), Silvestre (resultado da combinação de aromas de morango, framboesa e groselha preta, frutas típicas das florestas europeias), Pomar (mistura suave de aromas de pêssego, maçã, cereja e laranja) e o Tropical (delicada combinação dos sabores marcantes do maracujá, manga, abacaxi, maçã e banana). A expansão da linha trouxe inovações, como as muitas opções de sabores: mate sabor limão, pêssego, mate com guaraná e o iced tea (deliciosa bebida que combina a tradição do chá preto com o toque sutil dos sabores pêssego e limão).


Em 2006, a empresa tornou a inovar e lançou no mercado o Green Tea, chá verde pronto para beber, cujo principal apelo era não ter calorias. Na linha seca foram criados chás verdes com sabores, chá preto com canela e a linha sabores de inverno com o chá MATTE LEÃO sabor chocolate com caramelo. Tanto sucesso chamou a atenção da poderosa The Coca-Cola Company, que comprou a empresa no início de 2007. Neste mesmo ano introduziu o Green Tea Spree, primeiro chá verde com limão de baixa caloria pronto para beber levemente gaseificado. Pouco depois, em 2009, foi introduzido o MATTE LEÃO CONCENTRADO com sabor caseiro e marcante do mate, sendo extremamente rentável para quem tem o hábito de tomá-lo em todas as ocasiões. Ainda neste ano a marca lançou outra novidade: o chá mate pronto para beber em latinhas de 335 ml nos sabores natural e limão. Mais uma opção para o consumidor que busca uma bebida saudável e que já estava habituado a saborear o MATTE LEÃO nos copinhos de 300 ml e nas garrafas PET de 330 ml, 500 ml ou 1.5 litros.


A partir de 2010, a empresa começou a transformar a marca centenária em um produto nacional. Isto porque, até então Rio de Janeiro e Curitiba concentravam 80% das vendas de MATTE LEÃO. O objetivo era levar a marca para estados em que a marca ainda era desconhecida. A marca também lançou uma nova e reformulada linha de chás prontos para beber, que chegou ao mercado nos sabores chá vermelho com frutas vermelhas, chá branco com pêssego, chá verde com limão, maracujá ou abacaxi com hortelã. Além disso, a marca também introduziu o LEÃO ICE TEA, que equilibra os sabores do chá preto e das frutas, nos sabores limão e pêssego e nas versões regular e zero açúcar (substituindo o MATTE LEÃO DIET no portfólio da marca); e o MATTE LEÃO ORGÂNICO (feito a partir de erva-mate orgânica sem uso de defensivos agrícolas ou adubos químicos).


Mais recentemente a marca lançou no mercado LEÃO FUZE, uma nova linha de chás (desde o mate, passando pelos chás preto, verde e branco, até chás mistos de frutas e flores, entre outras ervas), disponíveis em versões prontas para beber e para preparar da forma como preferir. São mais de 30 sabores de chás com fruta e suco de verdade, sem adição de conservantes. Durante mais de um século a Leão Júnior investiu em expansão e qualidade de infraestrutura, recursos humanos e produção, para consolidar sua liderança e tornar-se o maior complexo industrial de erva-mate e chás do Brasil. E conseguiu. Hoje, a empresa responde por 70% do mercado brasileiro de chá-mate.


A qualidade 
Todos os produtos da MATTE LEÃO são preparados com o mais puro e natural extrato da erva-mate, proveniente da infusão de folhas cuidadosamente selecionadas que revelam o autêntico sabor em uma bebida natural e inigualável. Líder da indústria de erva mate e chás no mercado brasileiro, ao longo dos mais de cem anos de existência, a empresa sempre primou pelo respeito ao consumidor imprimindo em sua marca a excelência em qualidade. A empresa investe constantemente em qualidade e tecnologia para fazer de seus produtos os melhores do país. Nas fábricas, equipamentos automatizados e laboratórios para constante monitoramento da produção garantem que diversos processos funcionem totalmente sem contato manual. Laboratórios especializados em diversas áreas, tal como o setor de análise sensorial que atua com um grupo de degustação e o núcleo de pesquisa para desenvolvimento de novos produtos garantem o padrão de qualidade dos produtos da marca. A busca pela excelência e esse respeito ao consumidor traduziram-se na conquista de todo o mercado nacional.


A evolução visual 
Ao longo dos anos a identidade visual da marca passou por algumas mudanças. Uma das mais acentuadas modificações ocorreu em 2008 quando a empresa promoveu mudanças acentuadas no visual da marca MATTE LEÃO. A antiga identidade visual foi substituída pelo nome leão (escrito em letras minúsculas e nova topografia de letra) nas linhas de chás secos e também líquidos. No entanto, a marca MATTE LEÃO, foi mantida nos produtos que levam a erva-mate. Tratava-se da primeira grande alteração na marca desde que a The Coca-Cola Company comprou a empresa em 2007. O projeto incluiu também a reformulação das embalagens, onde a figura do leão ganhou novo contorno. A mudança ocorreu porque o nome MATTE LEÃO funcionava muito bem para o chá-mate. Mas para as outras linhas, principalmente de chás secos, havia a necessidade de dar mais força para o tradicional leão, que foi totalmente remodelado. Em 2013, ocorreu uma nova mudança: apesar de adotar uma nova tipografia de letra, símbolos tradicionais foram preservados, como o rosto do leão, um selo na versão em sachê e a cor laranja.


Ao longo dos tempos as embalagens também acompanharam a evolução visual da marca. Às novas embalagens, no entanto, foram acrescentados elementos como imagens de folhas de erva mate e de frutas. O objetivo é reforçar a naturalidade e sabor do produto.


Os slogans 
Você é o que você vive. Você é o que você bebe. (2014) 
Pura harmonia. (2009) 
Faz bem. É natural. (2006) 
Olha o Matte. Use e abuse.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 8 de maio de 1901 
● Fundador: Agostinho Ermelino de Leão Júnior 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Leão Alimentos e Bebidas Ltda. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da The Coca-Cola Company) 
● Presidente: Axel de Meeus 
● Faturamento: R$ 400 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Fábricas:
● Presença global: + 12 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 2.700 
● Segmento: Bebidas não alcoólicas 
● Principais produtos: Chás e mates 
● Concorrentes diretos: Nestea, Lipton, Dr. Oetker, Feel Good e Mate Real 
● Ícones: O leão e a tradicional cor laranja 
● Slogan: Você é o que você vive. Você é o que você bebe. 
● Website: www.matteleao.com.br 

A marca no mundo 
A MATTE LEÃO, líder no mercado brasileiro de chás secos (em saquinhos ou a granel) e também em chá mate pronto para beber, e que possui mais de 100 produtos em seu portfólio, sendo o carro-chefe o próprio MATTE LEÃO, comercializa seus produtos em todo o território nacional. A empresa tem três unidades de produção localizadas nas cidades de Fazenda Rio Grande e Fernandes Pinheiro, no Paraná, e no Rio de Janeiro, além de três grandes fazendas de cultivo de mate nos municípios de São Mateus do Sul (uma) e Teixeira Soares (duas). Se inicialmente a empresa exportava para países da América do Sul, hoje, seus chás prontos para consumo, em saches, o tradicional chimarrão ou a erva-mate granel verde e torrada, também chegam a mercados como Estados Unidos, Japão e Alemanha. A marca tem atualmente aproximadamente 70% de participação no segmento de chás prontos para beber no mercado nacional. Além disso, detém 65% de participação no segmento de chás secos comercializados no Brasil. 

Você sabia? 
A empresa é responsável pela gestão de toda a linha de sucos, néctares, achocolatados, isotônicos, energéticos e chás do portfólio da The Coca-Cola Company no Brasil. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e EmbalagemMarca), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 24/9/2014

19 comentários:

Anônimo disse...

mate leão é muito bom!!!

Adriana disse...

Sim concordo com vc primeiro anônimo, e muito bom.E ainda temos á escolha de tomar quente,frio ou gelado.Hummmmm......

Anônimo disse...

Ao abrir um copo de matte leao meu filho encontrou algo como uma geleia e com um fedor insuportavel. Nao tinhamos nem como guardar pra levar as autoridades de saude tamanho o mau cheiro. Na minha casa nao entra matte leao NUNCA mais e estou passando essa informacao sempre que possivel. CUIDADO!!!

Anônimo disse...

A geleia encontrada, é resultado do processo de separação de alguns ingredientes provalvelmente o caramelo usado na fabricação, isso acontece quando o produto está fora do prazo de validade, ou foi armazenado de forma incorreta,
isso tmb acontece com os refrigerantes, não entendo de chá, mais o processo de fabricação deve ser parecido...

Anônimo disse...

Comprei uma caixa de chá de capim-cidreira e encontrei um dos pacotinhos vazios....

Anônimo disse...

Comprei uma caixa de chá, e veio dois saquinhos vazio, oque faço

sandrasarah disse...

Adoro o chá bebo há mais de 40 anos.Tomo a qualquer hora é uma delicia.Gostaria de conhecer a fabrica qualquer dia desses. Mando forte abraço á todos da fábrica e da administração.Da sua consumidora nata......
Sandra Maria

Anônimo disse...

Bom dia o meu comentario e o seguinte queria saber para que serve o cha de matte leao porque comprei no supermercado uma guarrafa de cha matte leao e qual a contra indicaçao?Agradeço desde de já.

Anônimo disse...

A todos que possuem alguém problema com os produtos da Leão, podem estar entrando em contato com o SAC da empresa. Os novos produtos estão chegando ao mercado, apreciem todos .

Marco Antonio disse...

Mate-Leão é 100% erva-mate? Diz a lenda que essa erva causa impotência masculina, é verdade? Acho meio estranho, visto que uma das composições dessa erva é justamento o estimulante. Alguém pode esclarecer a dúvida.

Belfort disse...

Entrei para a casa dos sessenta e tomo o chá Mate-Leão desde criança, então gostaria de ter algumas informações do produto sobre benefícios e contra indicações. Obrigado. BELFORT

Indesign disse...

Oi pessoal do Blog Mundo das Marcas,

Queria dizer que o leão das embalagens mostradas nestas imagens foram desenhados aqui na Indesign - empresa de design de embalagens que existe desde 1969.
Os chá de ervas que são mencionados no post também foram criados na Indesign. Se for interessante, podemos enviar algumas imagens dessas embalagens originais!

Entrem em contato pelo site http://indesignsp.com.br/ ou pelo blog http://indesignsp.blogspot.com/

Abraço,
Marina - Indesign

Anônimo disse...

Eu já gostava desse chá, agora então gosto mais ainda, tem um site que acessei, nada a ver com a marca,fizeram uma pesquisa e relataram que é dificil encontrar uma planta em qualquer lugar do mundo que se iguale ao valor nutricional do mate,o chá contem vitaminas...proteinas....glicidios...lipidios....adorei...quem quiser saber mais acesse o site end é www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=619...tomem chá pessoal.... Vilminha-Itu/SP

Rafael disse...

PARABENS, esse e um site incrivel, muito boas as analises que voce faz.
Repassei o link para minha sala de Desenho industrial que estamos a projetar nossa identidade visual e logomarca pessoal. E está ajudando muito e muitas outras coisas.

PArabens

CATIA disse...

AMEI DEMAIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!

A NOVA IMBALAGEM DE DENTRO DE MATTE LEÃO CHÁ, PLÁSTICA, NÃO SUJA E É MAIS FÁCIL DE SE RETIRADO.

FAÇO EM CASA TODOS OS DIAS,
GELADO E QUENTE DEPOIS DA PRAIA
ANTES DE DORMI.
É O M Á X I M O!!!!
PARABÉNS
MUITO ORGULHOSA...
CÁTIA.
MUITO FELIZ MUITO MESMO!

erivan disse...

acabei de degustar um cha incrivel-CÍTRICO (laranja,limao e cidreira)
SE VOCE GOSTA DE CHÁ NAO PERCA TEMPO , VÁ CORRENDO COMPRAR....

ana disse...

pena que acabaram com o mate diet, era uma delicia. o novo mate zero tem um sabor muito diferente do convencional.

gostaria de saber se a coca cola company alterou a formula do cha convencional (tanto natural quanto o limao)

MegaMAN disse...

Todas essas informações foram tão boas quanto pintar com Lukscolor!

Anônimo disse...

Não encontro mais o guarana power de 1,5. Saiu de linha. Curitiba