25.7.06

O BOTICÁRIO

Cosméticos e maquiagens voltados especialmente para adolescentes. Produtos específicos para bebês e crianças. Xampus e cremes para cada tipo de cabelo e pele. Linhas completas de cuidados e higiene para homens e mulheres que atendem as necessidades individuais de cada biótipo. Acreditar no poder da beleza como agente transformador e contagiar todos ao redor. Essa é a essência da marca O BOTICÁRIO, cuja história se confunde com o desenvolvimento da indústria da beleza no Brasil.
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A história
Antiga denominação de “farmacêutico”, foi o nome adotado por Miguel Gellert Krigsner, um químico boliviano recém-formado, para a sua farmácia de manipulação, que de início se chamava “Botica”: um projeto conjunto com a colega de faculdade Eliane Nadalin e dois médicos dermatologistas, Wilhelm Baumeier e José Schweidson Filho, que teve início no dia 22 de março de 1977 no centro histórico da cidade de Curitiba, localizada no estado do Paraná, com capital de US$ 3 mil emprestados de um tio. A idéia surgiu após um curso em Porto Alegre, onde a manipulação artesanal de medicamentos começava a ser redescoberta, dando ao paciente uma opção de tratamento personalizada, principalmente dentro da dermatologia. Mais do que uma simples farmácia, o pequeno estabelecimento deveria ser um local aprazível, onde as pessoas se sentissem bem. Em vez dos balcões repletos de remédios, a loja teria uma sala alcatifada, sofá, revistas e café para aqueles que quisessem aguardar pela preparação das receitas.
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Em substituição aos assistentes, estariam atrás do balcão os próprios farmacêuticos e proprietários, transmitindo, assim, uma imagem de seriedade, segurança e credibilidade. Foi neste contexto que Miguel partiu, depois do aviamento de receitas, para a produção de produtos com a marca O Boticário. Com as vendas limitadas pelo próprio mercado onde atuava, o negócio foi ampliado entrando na área cosmética, com uma linha natural própria, de xampu e creme hidratante que servia a todos os tipos de pele, ambos à base de algas marinhas, oferecida aos clientes que visitavam a farmácia. Em pouco tempo, principalmente devido à propaganda boca a boca, as pessoas passaram a se deslocar até a farmácia em busca de produtos, que já eram sinônimos de qualidade. A sua primeira deo-colônia, Aqua Fresca, lançada em 1978, foi um marco da perfumaria brasileira, que ainda hoje é vendida em todas as lojas da rede. Os frascos deste perfume, aproximadamente 70.000 unidades, foram adquiridos junto ao empresário Silvio Santos, que imaginara lançar um perfume e depois desistira.
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Em setembro de 1979, com o sucesso de uma primeira loja aberta no aeroporto Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba, a marca foi levada Brasil afora pelas mãos de viajantes e turistas, que passaram a ter contato com produtos de qualidade, acondicionados em embalagens originais e que representavam assim uma excelente opção de presente. Nessa época, a fabricação já englobava mais produtos. Foi então que o empresário vislumbrou a oportunidade de franquear a marca. Embora, na época, nem a conceituação de modelo fosse muito conhecida, O Boticário inaugurou sua primeira loja franqueada em Brasília no ano de 1980 e conseguiu formatar a rede e dar um enorme salto que, em 1982, exigiria a inauguração de uma fábrica de grande porte em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, onde 27 funcionários trabalhavam para produzir cerca de 400 mil unidades de produtos por ano. Hoje, a fábrica emprega 1.500 funcionários e tem área construída de 39.000 m².
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O segundo grande momento de expansão da marca O Boticário aconteceu em 1986, quando, já contando com mais de 500 lojas espalhadas pelo país, inaugurou sua primeira unidade fora do Brasil, no shopping das Amoreiras, em Lisboa, dando início às cerca de 70 franquias que se espalham por Portugal atualmente. Neste momento, o mercado estrangeiro representava um grande desafio, pois o Brasil não era tradicionalmente reconhecido como um país de destaque no domínio de tecnologia nesta área. No início foi difícil balancear a estratégia de crescimento com o dia-a-dia da empresa. Foi necessário, em alguns momentos, reestruturar a empresa com o intuito de enfrentar os desafios para um sólido crescimento.
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No final desta década, em 10 de outubro de 1989, antes mesmo da aprovação do Código de Defesa do Consumidor, a empresa criou sua área de relacionamento com o cliente. A iniciativa visava manter um canal direto e permanente de comunicação, onde toda dúvida, observação ou reclamação de seus clientes, pudessem receber total atenção. Nessa época, os produtos de O Boticário vendiam-se por si. O surgimento da primeira edição do Manual de Operações, com a consolidação dos temas de treinamento, operações, promoções e eventos, deu-se em 1992. Nesse manual, encontram-se as orientações necessárias para a abertura do estabelecimento, o layout das lojas, a disposição dos produtos, entre outras. Foi nesse mesmo ano que começaram as exigências quanto à padronização visual para a rede de lojas, principalmente quanto à exclusividade para os pontos de venda. Os uniformes das vendedoras também foram padronizados. Nos anos seguintes O Boticário cresceu rapidamente, com aberturas de novas lojas e aumentou consideravelmente sua linha de produtos.
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Em 2002, a empresa já possuía 2.100 lojas abertas. Foi neste mesmo ano que a marca lançou sua loja virtual na Internet. A expansão continuou no ano seguinte com a inauguração de uma loja no Uruguai, seguida de uma unidade nos Estados Unidos, localizada em Nova Jersey. A partir daí, a evolução da rede O Boticário, as estratégias de expansão internacional e a criação de novos produtos não pararam mais. Um exemplo disso foi a criação, em 2004, do Malbec, primeiro perfume produzido com álcool vínico no mundo, que utilizava um processo de fabricação semelhante ao do vinho. No segundo semestre de 2005, a marca ousou mais uma vez ao inaugurar sua primeira loja em Riad, na Arábia Saudita, e um showroom no maior shopping da cidade do Cairo, capital do Egito, berço mundial da perfumaria.
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Em janeiro de 2006, O Boticário recebeu, em Nova Iorque, o prêmio de Varejista Internacional do Ano (The International Retailer of The Year), concedido pela Federação Nacional de Varejo dos Estados Unidos. Neste mesmo ano a marca lançou o Lily Essence, primeiro eau de parfum da empresa, desenvolvido a partir dos óleos essenciais do lírio, em um processo centenário conhecido como enfleurage. Outra grande notícia do ano foi que O BOTICÁRIO se tornou a primeira empresa do Brasil a desenvolver produtos cosméticos com nanotecnologia aplicada. Em 2007 – ano em que a empresa completou 30 anos - foi bastante positivo: implantou um novo padrão de loja, lançou produtos com a participação do consumidor, colocou no mercado seu segundo Eau de Parfum e iniciou um relacionamento mais próximo com o público masculino. No ano seguinte a empresa inaugurou o Laboratório de Biologia Molecular, um dos mais avançados do mundo para estudos dos fenômenos bioquímicos envolvidos no envelhecimento da pele e de ingredientes naturais da biodiversidade brasileira.
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Em 2010 foi inaugurada a loja de número 3.000 no bairro de Buritis, em Belo Horizonte (MG). Outra conquista alcançada pela marca O Boticário no ano foi a implantação do Programa Bioconsciência em mais de 90% da rede de lojas. O programa estimula o consumidor a devolver as embalagens após o uso. As lojas contam com urnas para depósito dos frascos vazios. A empresa encerrou o ano com um saldo de 402 lançamentos, entre eles, Cherry Collection (edição limitada), uma linha de 25 itens (hidratantes, óleos, sabonetes, fragrâncias, estojos e acessórios) inspirada na combinação pimenta e cereja, tendo como carro-chefe o casal de fragrâncias Egeo Cherry (feminina) e Egeo Hot Pepper (masculina). Além disso, no início de dezembro, inaugurou em sua sede a Universidade Corporativa para formar os colaboradores em temas diretamente relacionados ao negócio e às metas estratégicas da empresa.
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A linha de produtos
Atualmente a linha de produtos da marca possui mais de 600 itens divididos em cuidados para o corpo, cuidados faciais, protetores solares, bronzeadores, maquiagem, deo-colônias, desodorantes, sabonetes, xampus e condicionadores, que oferecem soluções completas de beleza e encantam milhões de consumidores no mundo todo. As mais conhecidas e vendidas linhas de produto da marca são:
Perfumaria Feminina
Acqua Fresca (1978), um dos perfumes mais vendidos do mundo e primeiro a possuir fragrância com notas frescas do Brasil, que contribuiu para tornar a ânfora um ícone da empresa.
Thaty (1985), uma fragrância fresca e versátil, onde a agradável predominância das notas de lavanda, combinadas a toques de eucalipto, gerânio e musk, fazem dela perfeita para ser usada em todas as ocasiões.
Carpe Diem (2000), uma fragrância jovial, vibrante e marcante.
Tarsila (2002), fragrância inspirada na vida e obra de uma das maiores artistas plásticas brasileiras, Tarsila do Amaral, que se tornou símbolo do modernismo no Brasil.
Lily Essence (2006), primeiro eau de parfum da marca, que une o sofisticado mundo da perfumaria à extração artesanal de óleos essenciais.
Myriad (2007), perfume da linha Premium para mulheres cientes da sua importância no mundo atual e futuro.
Royalty (2007), uma verdadeira alquimia de sensações.
Linked, fragrância irresistível e contagiante, inspirada no mundo da música.
Innamorata, cujas flores brancas em sua composição expressam a beleza e a sedução de uma paixão.
Insensatez, cuja principal marca é a ousadia.
Coffee Woman (2009), uma fragrância exclusiva que contém em sua composição o cheiro da flor do café e a infusão dos próprios grãos, tornando o perfume irresistível e marcante.
Free, um desodorante Colônia Free que inspira uma sensação de liberdade e frescor.
Egeo, fragrância para mulheres que se envolvem na arte da sedução.
Anni (2010), é uma fragrância feminina, fresca, clássica e irreverente, cuja formulação possui a delicadeza das flores brancas que dá o tom irreverente por meio da adição de toques frutais vibrantes.
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Perfumaria Masculina
Styletto (1985), primeira deo colônia masculina da marca, que transmite elegância e altivez com esportividade.
Xtreme (2004), primeiro perfume do mercado brasileiro desenvolvido exclusivamente para meninos de 8 a 13 anos.
Malbec (2004), fragrância rica em contrastes, inspirada no refinado mundo dos vinhos, que revela a modernidade do homem atual.
Zaad (2007), primeiro eau de parfum masculino da marca.
Conexion Woods (2007), inspirado no equilíbrio entre a natureza e contemporaneidade, na busca pela essência sem perder a modernidade.
Carpe Diem (2000), uma fragrância jovial, vibrante e marcante.
Dimitri, clássico perfume da marca, que que revela um homem audacioso e com espírito inovador.
Quasar, um dos perfumes mais importantes da marca que há mais de 20 anos é um dos preferidos do público masculino.
Barolo (2009), perfume foi inspirado na uva Nebbiolo, com seu aroma intenso e marcante.
Coffee Man (2009), uma fragrância exclusiva que contém em sua composição o cheiro da flor do café e a infusão dos próprios grãos.
Acqua Brasilis, fragrância refrescante que transmite a sensação de conforto e descontração.
Uomini, fragrância sensual, expressiva e elegante que ressalta toda a sensualidade do homem.
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Corpo
Nativa SPA (2006), é uma linha composta por 31 produtos como xampus, condicionadores, sabonetes e cremes para o corpo.
Fun (2008), uma linha criada para representar os produtos que trazem apelo lúdico e divertido para banho e corpo, sempre em edições limitadas.
Fun Milk (2009), é uma linha charmosa feita à base de extratos de leite, cujas embalagens com manchas pretas e brancas são inspiradas na vaquinha Mary Múuu, e as caixinhas dos produtos possuem o formato de uma caixa de leite.
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Rosto
VitActive (2006), primeira linha de cosméticos do Brasil com nanotecnologia aplicada.
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Infantil
Ma Chérie (1998), primeira linha cosmética destinada ao público pré-adolescente do país, composta por perfumaria, maquiagem, higiene e cuidados que traduz o mundo e as situações vivenciadas pelas meninas com suas curiosidades e anseios.
Sophie (2007), linha desenvolvida para garotas com idade entre 6 e 12 anos, composta por maquiagens e produtos para o corpo e cabelo.
● Baby Boti, linha de produtos de higiene e cuidados com o bebê que respeita a natureza delicada de crianças até 3 anos de idade, ajudando a estimular o seu desenvolvimento por meio de cores, formas e toques.
X-Boy (2009), uma linha composta por produtos para meninos que têm a diversão correndo nas veias e sabem aproveitar cada minuto do seu dia.
Spulókis (2010), linha desenvolvida especialmente para deixar a hora do banho da criançada muito mais animada.
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Adolescente
Capricho, linha completa inspirada nas principais características das garotas Capricho, que é jovem, alegre, dinâmica, diferente, com personalidade e que ama muito a sua alegria de viver, composta por perfumes, desodorante, maquiagens e produtos para a pele, corpo e cabelo.
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Homem
Boticário Men (2007), a mais completa linha desenvolvida com tecnologia de ponta para atender às necessidades diárias do ritual de beleza masculina, composta por produtos para o rosto, corpo, barba e cabelos.
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Gestante
Mammie Bella (2009), uma linha desenvolvida para o uso no período de gestação e no primeiro ano após o nascimento do bebê, que inclui Creme Intensivo e Óleo Vegetal para prevenção de estrias, Gel Relaxante para pernas e pés e desodorante colônia.
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Além destas linhas, O Boticário possui uma completa linha de maquiagem (especialmente a linha CORES, lançada em 2001, voltada para adolescentes; e a recém-lançada, em 2010, Make B., linha de maquiagem premium com 136 itens, que traz em alguns deles a tecnologia de Alta Definição, que embeleza e trata a pele, e cujas embalagens possuem um cristal Swarowski aplicado), banho (que inclui sabonetes em barra e líquidos), proteção solar (linha Golden Plus, que possui a exclusiva Tripla Proteção dos Filtros Fotoestáveis, Imunoproteção e Proteção do DNA, uma combinação que permite a relação saudável com o sol) e tratamento facial (que combate os processos de envelhecimento da pele e reage de forma proativa às mudanças climáticas). Aproximadamente 400 itens, entre produtos de linha e edições limitadas, são lançados pela marca todos os anos.
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Lojas interativas
Tudo começou em 1998, quando a empresa levantou dados sobre o comportamento de seus consumidores, culminando com a decisão de adotar as chamadas lojas interativas. Baseado na revelação de que os clientes gostavam de manusear os produtos antes de comprar e se sentiam intimidados, diante de um balcão da loja, O Boticário promoveu uma reforma geral em seus estabelecimentos comercias, com a assinatura do escritório americano de arquitetura FRCH Design Worldwide, de Nova York. Sumiram os balcões, apareceram expositores em ilhas; os produtos ganharam maior destaque em meio a móveis claros e decoração em tons de azul e verde; os ambientes ficaram mais descontraídos; e as vendedoras passaram a receber treinamento para prestar consultoria aos clientes. Um ano após a adoção do conceito das lojas interativas, as vendas por estabelecimento tiveram um incremento de 25%.
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Em 2002, as lojas interativas, um modelo baseado no auto-atendimento assistido, que permitia a exposição de todos os seus produtos, ganharam melhorias na decoração, como fotografias coloridas e iluminação mais aconchegante. As consultoras - nome dado às vendedoras de lojas - receberam novos uniformes, equipados com um cinto próprio para guardar e divulgar lançamentos, como produtos de maquiagem (base, batom, lápis, blush, rímel).
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Atualmente, cada loja da rede proporciona uma agradável experiência de compra aos seus consumidores. Ela foi pensada para que eles percorram o ambiente e experimentem os produtos, uma jornada sensorial e de transformação. Esta jornada na loja é dividida em três estações:
CUIDAR
Nesta área da loja estão sabonetes, xampus, condicionadores, talcos, óleos e desodorantes, produtos ligados ao banho e associados ao tato. A área foi planejada para dar a sensação de um banho relaxante e de aconchego.
PREPARAR
A segunda etapa desta jornada apresenta os produtos de alta tecnologia em suas formulações. Além da linha solar, há os cremes hidratantes, nutritivos e produtos do sistema anti-sinais, feitos com base no que existe de mais revolucionário em tecnologia cosmética. O desenho moderno e a boa iluminação reforçam a assepsia associada a esses produtos e os pontos fortes de suas formulações. Nesta área também estão os tradicionais cremes e loções da marca.
TRANSFORMAR
Esta é a etapa mais sensorial. Depois de conhecer tudo para limpar e preparar a pele, o consumidor se entrega a uma verdadeira transformação. A área foi projetada para estimular e experimentação de todos os itens. Os perfumes são expostos com destaque. O formato das tradicionais ânforas, símbolo da marca, e dos frascos contemporâneos, criados por designers famosos, são evidenciados. Sentir um bom perfume finaliza esta experiência especial. A exposição da maquiagem estimula o olhar. Tons de cores fortes e espelhos colocados incentivam o uso dos produtos. As cores escolhidas, berinjela e prata, reforçam a imagem das principais linhas de maquiagem do O Boticário.
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O relacionamento com os clientes
Iniciativa pioneira na área, os clubes de relacionamento projetaram O Boticário para um patamar além da concorrência e se tornaram uma prova cabal de que é possível estabelecer um vínculo emocional entre empresa e clientes. A idéia da criação do clube Garota Thaty - nome da deo-colônia voltada a adolescentes que é um dos carros-chefes da marca - nasceu em dezembro de 1993, ano em que um anúncio publicado na revista ”Capricho”, da Editora Abril, trazia um cupom que dava direito ao envio gratuito do livreto “Truques de Beleza”. O retorno previsto, com cálculo baseado em médias estatísticas, era de 12 mil cartas, mas O Boticário foi surpreendido com mais de 70 mil cupons-resposta, surgindo à necessidade de administrar a comunicação com esse público, com faixa etária de 13 a 25 anos. Para atingir outros públicos, foram criados outros dois clubes de relacionamento: Amiga Ma Chérie, em 1998, para meninas de oito a 12 anos; e Amigos do Boti, em 2000, para crianças de três a sete anos. Os três clubes somam mais de 250 mil clientes cadastrados, aos quais são enviados três vezes ao ano materiais elaborados especialmente de acordo com o perfil de cada clube.
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Para os demais públicos, o Programa Fidelidade recompensa os consumidores pelas compras realizadas desde 1999. Os pontos acumulados podem ser trocados por brindes ou descontos de até 20% em novas compras nas lojas da rede O Boticário. O programa, que ainda oferece descontos em redes parceiras, tem possibilitado a empresa identificar os hábitos de consumo de seus clientes, permitindo avaliar a lealdade à marca e desenvolver ações de segmentação de mercado. Fruto desse convite ao relacionamento, as cartas que chegam espontaneamente à central de relacionamento da empresa são verdadeiras declarações de amor de consumidores pela marca. Em 2005, em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor (15 de março), o departamento promoveu a ação “Amigos para Sempre”, na qual O Boticário enviou cópias das cartas que estavam guardadas na empresa desde 1996 para seus próprios remetentes. Além de prestar homenagem ao consumidor, o gesto foi uma forma de demonstrar como a empresa preza cada um de seus clientes e agradecer-lhes pelo prestígio. O Programa Fidelidade já conta com mais de 10.7 milhões de clientes cadastrados.
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A fundação
A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão promover e realizar ações de conservação da natureza. Foi criada no dia 25 de setembro de 1990, como forma de efetivamente contribuir para o equilíbrio ecológico do planeta e manutenção das condições de vida desta e das futuras gerações. Por meio da Fundação, a empresa protege as mais belas paisagens brasileiras, suas espécies nativas e contribui para a preservação do maior patrimônio da humanidade: a natureza. O Boticário possui reconhecido comprometimento com a responsabilidade sócio-ambiental, levando em conta em todas as ações que permeiam o negócio da empresa.
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Além disso, destina aproximadamente 1% da sua receita líquida ao investimento social privado, focando suas ações na preservação do meio ambiente e disseminação da cultura e da educação. A Fundação dirige suas ações e recursos a três programas: Incentivo à Conservação da Natureza, Áreas Naturais Protegidas (Mata Atlântica e Cerrado) e Educação e Mobilização. Até hoje, mais de 1.200 projetos já foram apoiados, somando um total superior a U$ 9.2 milhões em investimentos. Com a criação do Grupo Boticário, em 2010, passou a se chamar Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, assumindo, também, nova logomarca e identidade visual.
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A evolução visual
Em 2007, O Boticário reformulou totalmente, não somente seu logotipo, como toda sua identificação visual, incluindo suas lojas, sacolas, embalagens, pôsteres, etc.
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No dia 23 de março de 2011, um dia após comemorar seu 34º ano, o Boticário apresentou ao mercado sua nova logomarca. A novidade retrata a evolução da marca e é resultado das pesquisas constantes realizadas com os consumidores da marca, somadas a um levantamento feito por meio de estudos qualitativos com o público feminino. Um monograma com caligrafia especial remete à feminilidade e à beleza, e florais conferem elegância e leveza à marca. A modernidade e a flexibilidade ganham espaço com a possibilidade de múltiplas combinações de cores. Alguns exemplos das dezenas de cores e combinações possíveis pode ser vista abaixo. A primeira loja a ter o novo logotipo na fachada foi a do Shopping Morumbi, em São Paulo. A transformação da comunicação visual nos pontos de venda e nos produtos ocorrerá de forma gradual.
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Os slogans
A vida é bonita, mas pode ser linda. (2011)
Acredite na beleza. (2008)
Você pode ser o que quiser. (2005)
Natural do Brasil.
A natureza em frascos.
Joy of Life.
(internacional)
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Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 22 de março de 1977
● Fundador: Miguel Krigsner, Eliane Nadalin, Wilhelm Baumeier e José Schweidson Filho
● Sede mundial:
São José dos Pinhais, Paraná, Brasil
● Proprietário da marca: Grupo Boticário

● Capital aberto: Não
● Presidente do conselho:
Miguel Krigsner
● Presidente:
Artur Noemio Grynbaum
● Faturamento: R$ 1.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas:
+ 3.000
● Programa de fidelidade:
10.7 milhões de membros
● Presença global:
10 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 2.500

● Segmento: Cosméticos
● Principais produtos: Perfumes, cremes e maquiagens
● Slogan: A vida é bonita, mas pode ser linda.
● Website:
www.boticario.com.br
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A marca no mundo
O Boticário, maior rede de franquias de cosméticos e perfumaria do mundo, possui atualmente mais de 3.000 lojas no Brasil (estando presente em 1.570 municípios). No exterior está presente em mais de 10 países (Japão, Estados Unidos, Arábia Saudita, Portugal, Peru, Venezuela, Colômbia, Paraguai, África do Sul e Angola), com 77 lojas prórias e 600 pontos de venda. A empresa emprega aproximadamente 2.500 colaboradores, sem contar com outros 16 mil empregos gerados pela rede de lojas. Em 2010 a empresa atingiu a marca histórica de R$ 1.5 bilhões em faturamento, mas, se somado o faturamento de todas as lojas provenientes de uma rede formada por mais de mil franqueados o valor sobe para R$ 4.5 bilhões. A rede vende mais de 100 milhões de itens anualmente. Hoje em dia, a empresa testa o modelo de venda direta com a marca O Boticário desde setembro de 2010, em duas cidades das regiões Nordeste e do Sudeste. As consultoras, hoje são cerca de 110 nas duas cidades, são vinculadas à rede de franquias da marca.
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Você sabia?
A empresa O Boticário é genuinamente brasileira e o seu capital é constituído com 100% de recursos próprios.
Em 2010, os investimentos em marketing somaram R$ 173 milhões.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Veja, Época Negócios, Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding e Wikipedia (informações devidamente checadas).
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Última atualização em 26/3/2011

13 comentários:

sonia disse...

OLA,
ME CHAMO SONIA.
ESTOU VIVENDO EM MADRID ESPAÑA.
ESTOU ENTERESADA EM MONTAR UM NEGOCIO,
QUERO INFORMAÇOES DE COMO DEVO FASER PARA COMPRAR A FRANQUIA DO BOTICÁRIO.

GRACIAS...

Ana Lucia disse...

Meu nome é Ana Lucia, gostaria de saber se vocês tem uma franquia ou representante nos Estados Unidos, em Los Angeles, pois estou passando um tempo por aqui e gostaria de comprar a Colonia Boti para meu filho.

Anônimo disse...

Olá meu nome é Amanda Coutinho
sou de Marialva e gostaria de abrir um negócio, e gostaria de comprar uma franquia mas não sei como me comunicar com vocês, por isso estou deixando um recado aqui.
Pesso uma resposta por e-mail ou pelo telefone vou deixa a disposição de vocês.Obrigada...
e-mail:amanda_n_coutinho@hotmail.com
telefone:(44)3232-6373 ou 99226255

ALCY disse...

Quero maiores informações como abrir uma Franquia de O Boticário na cidade de BREJINHO-RN,pois faz mais de 10 anos que trabalho com vendas externa e tenho uma TOTAL admiração pela marca,pois ja tenho bastante conhecimento sobre os produtos,e uma clientela selecionada, por isso necessito ter uma FRANQUIA,com toda segurança para o sucesso, deixo meu e-mail para facilitar contato alcilenearaujo@bol.com.br,desde ja agradeço a atenção, obrigado.

Israel disse...

Gostaria de saber qual é o contato e como eu faço para saber como montar ou participar do processo para adquirir uma franquia do O'Boticário e outras informações tipo onde montar se existe uma consultoria para auxiliar a montagem a escolha do lugar e o gerenciamento. Sou de Jundiaí-SP
ferraz.israel@yahoo.com.br

Anônimo disse...

me chamo Laura Cassini, gostaria de saber qual a quantidade necessaria de pessoas para que se possa abrir uma franquia o boticario?? e como faço pra comsegui-lá??
lauracassine@hotmail.com.
obrigada pela atenção!!

Anônimo disse...

Meu nome é junior e gostaria de saber como faço para conseguir uma franquia da loja boticario, qual o custo e os procedimentos. Na minha cidade tem 25 mil habitantes e ja tem uma loja aqui e ja fiz uma pesquisa e tenho certeza que cabe mais uma aqui. Meu e-mail é antoniodepaduasilvajunior@yahoo.com.br
Desde já muito obrigado

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Jacqueline, eu queria saber como faço pra conseguir uma franquia do boticario no meu municipio...por favor aguardo respostas...
email: jaknegri5@hotmail.com

oscarbatera disse...

Olá! Me chamo Oscar Santos, gostaria de ser informado quais tópicos primordiais para ser Franquiado do boticario no meu município,cep:48.470 000?
Aguardo !
Contatos:
e-mail: oscarbatera@hotmail.com
tels: 75-3436 2267
75-9912 4198
75-9951 7961

Gabriele disse...

Oii... eu tambem gostaria de saber como adquirir uma franquia do O Boticario, quais os procedimentos e custos.

Aguardo retorno.

Atenciosamente,

Gabriele Saude viana
Nanuque - MG
(33)9197-2158
gabrielesaude@gmail.com

Magah disse...

Oii... eu tambem gostaria de saber como adquirir uma franquia do O Boticario, quais os procedimentos e custos.

Aguardo retorno.

Atenciosamente,

Rayssa Aires de Miranda
rayssa_aires@hotmail.com

José Francisnei disse...

Como consigo uma franquia O BOTICARIO, ja fiz cadastro, liguei na matriz e não obtive repostas. Gostaria muito que me dessem uma resposta sobre a franquia. nvfrancisnei@hotmail.com Grato!!!

OSVALDO disse...

Por gentileza solicito informações do processo de franquia de uma loja do boticário no estrangeiro.
Aguardo resposta, Grato

osvaldogarcia37@hotmail.com