21.5.06

PERRIER


Dizem que água é tudo igual. Não até provar uma francesa, acondicionada em uma charmosa garrafa verde de formato inconfundível, de paladar singular e caracterizada pela força de suas borbulhas, que lhe conferem uma personalidade única. Ideal para os amantes de sensações fortes e, sobretudo, naturais. A PERRIER é, a rigor, mera H2O. Mas, entre os consumidores mais aficionados é comparada às melhores safras de vinhos. É um ícone tão forte que chegou ao ponto de ser a única água consumida pela família real britânica no Palácio de Buckingham. 

A história 
A água mineral PERRIER provém da pequena localidade de Vergéze, localizada na região de Provença, aproximadamente 17 km da cidade de Nîmes, onde o exército cartaginês dragou uma fonte em busca de água. De acordo com a lenda, em 218 A.C., Hannibal estava viajando com seus soldados a caminho de Roma, e após cruzar a Espanha, montou acampamento em um local que havia uma fonte de água borbulhante, que os soldados acharam particularmente refrescante e revigorante. Tal fonte ficou tão famosa que é citada em diversos momentos ao longo da história. Esta fonte ficou conhecida como Manancial de Vergéze, e pouco antes da Revolução Francesa, por volta de 1769, passou para as mãos de Alphonse Granier, um perspicaz homem de negócios. A água dessa fonte ficou conhecida como “Bouillens” (do francês Boulliant), pela forma gasosa como jorrava da fonte, isto é, cheia de bolhas. Essas bolhas eram provocadas pelo gás natural de carbono proveniente de uma corrente de origem vulcânica, fazendo com que a água se transforme em uma bebida cujo borbulhar era único.


Em 1863, Granier vislumbrou a possibilidade de um grande negócio e fundou a Société de l’Etablissement Thermal des Eaux Minérale de Vergezé, para onde muitos se dirigiam em busca de suas propriedades medicinais. No ano de 1898, o renomado Dr. Louis Eugene Perrier, um médico de Nîmes, que se dedicava à terapia termal, comprou a fonte e suas instalações. Foi ele, que por suas contínuas descobertas e inovações, elevou a água de Vergezé a outro patamar. Foi o primeiro a utilizar o conceito da água mineral como bebida e para tratamento da saúde, em virtude das possibilidades terapêuticas das águas termais. Louis melhorou as técnicas de engarrafamento da água, que logo se tornou muito popular em toda França. Isto só foi possível porque o doutor dedicou-se ao desenvolvimento de uma garrafa de vidro higiênica e selada para transportar e reter o gás da água.


O primeiro slogan idealizado pelo Dr. Louis para sua água foi “A princesa das águas minerais”. Nos anos seguintes, a água PERRIER se tornou símbolo de requinte e elegância, principalmente apoiada no fato de ser a preferida de Napoleão Bonaparte. Em 1903, um aristocrata inglês chamado Sir St. John Harmsworth comprou a empresa, mudou seu nome para Source Perrier, em homenagem ao Dr. Louis Perrier, e introduziu a água na Inglaterra. O produto não poderia ter tido melhor aceitação quando em 1905 a marca foi declarada fornecedora oficial de água mineral para a monarquia inglesa. Em 1914 elevou sua produção para 10 milhões de garrafas anuais, sendo a água preferida dos oficiais ingleses residentes nas colônias britânicas de Déli na Índia e Cingapura.


Com a morte de Sir Harmsworth, em 1933, a empresa foi vendida ao francês Gustave Leven em 1947. Com a nova injeção de capital, a empresa construiu em 1950 uma nova fábrica, elevando a produção para 131 milhões de garrafas. Em 1976 estabeleceu sede própria (The Perrier Group of America) nos Estados Unidos para importação do produto. No ano seguinte a água já alcançava 6% do mercado americano, com 40 milhões de garrafas importadas, dobrando essa cifra no ano seguinte. Em meados dos anos de 1980, a marca iniciou a diversificação de sua linha de produtos com o lançamento de águas minerais com sabores de frutas. Já em 1988, PERRIER vendia 300 milhões de garrafas somente no mercado americano, valor que correspondia a 80% das águas minerais importadas. Este grande sucesso no mercado americano levou a marca PERRIER ao posto número 1 das águas gaseificadas no mundo.


A década de 1990 começou com uma enorme crise, quando em abril, 72 milhões de garrafas da água foram retiradas do mercado americano em virtude da contaminação de 12 delas com a substância Benzeno. Em decisão surpreendente, a empresa resolveu fazer o mesmo na Alemanha, Japão, Canadá, Holanda e Dinamarca, retirando do mercado cerca de 280 milhões de garrafas. Depois de 10 semanas fora do mercado, a água voltou a ser vendida sustentada por uma enorme campanha de marketing para reconquistar a confiança de seus consumidores. E não decepcionou. Os consumidores de bom gosto adotaram a água como um verdadeiro xodó. Esse lamentável episódio não impediu que em 1992 a empresa fosse comprada pela suíça Nestlé, ingressando pouco depois no mercado do sudeste asiático. O grupo suíço injetou milhões de dólares em ações de marketing, diversificou sua linha de produtos, criou novas embalagens e expandiu sua distribuição no mundo. Uma nova fase de sucesso não demorou a começar. Em 2010, a atriz burlesca americana Dita Von Teese esteve nos rótulos das garrafas da água mineral mais famosa do mundo. A edição limitada, batizada de “Paparazzi”, estampada pelo rosto de Dita, retomou o glamour das pin-ups com seu retrato em preto e cinza, ressaltado pelo forte batom vermelho desenhados em garrafas PET, de vidro, latas e nas embalagens. A edição especial chegou às prateleiras europeias em junho. Em 2013, para comemorar seus 150 anos de vida, a marca lançou uma edição limitada de garrafas cujos rótulos traziam impressos quatro versões exclusivas de obras e frases de Andy Warhol, o ícone da pop art e que em 1983 criou mais de 40 trabalhos inspirados na garrafa francesa de PERRIER.


Para apreciar uma PERRIER em toda sua plenitude é indicado degustá-la a precisos 12°C. Não se deve pôr uma pedra de gelo como acompanhamento – mas, se for impossível evitar a tentação, a solução é fazer gelo com a própria PERRIER. É a certeza de que o borbulhar no céu da boca não perderá seu efeito.


A linha do tempo 
1979 
Introdução, primeiramente nos Estados Unidos, das primeiras variações da água com sabores. 
1985 
Introdução no mercado americano das águas com sabores de limão (Perrier Lemon), lima (Perrier Lime) e laranja (Perrier Orange), que continham com 0% de calorias. 
1996 
O famoso copo de vidro PERRIER é introduzido em restaurantes e bares, inclusive para venda final aos consumidores. 
2001 
Lançamento da PERRIER FLUO, uma linha de águas com sabores de frutas e extratos de plantas, disponível nas versões ginger-cherry, peppermint, orange-litchi, raspberry e ginger-lemon. A linha não correspondeu as expectativas de vendas e foi retirado do mercado alguns anos mais tarde. 
2003 
Lançamento da Eau de Perrier, uma água com menos gás e bolhas menores que a original, acondicionada em uma moderna garrafa azul. 
2007 
Lançamento dos novos sabores Citron Lemon-Lime e Pink Grapefruit. 
2012 
Lançamento da lata de 250 ml (conhecida como slim can) cujo rótulo foi inspirado nas borbulhas da tradicional água mineral.


A garrafa 
O famoso e inconfundível formato das garrafas da água mineral PERRIER foi inspirado nos clubes indianos, que utilizavam a água para tratamentos terapêuticos. Somente em 1973, a empresa começou a produzir o próprio vidro das garrafas verdes. A ideia de ilustrar os rótulos da famosa água com criação de famosos designers surgiu em 1970 quando Jean Davray vestiu PERRIER de smoking. Depois disso, muitos artistas já participaram desta iniciativa, como por exemplo, Brian Grimwood, em 1994, com a Perrier Grande Bretagne, em comemoração aos 90 anos da fonte de PERRIER, localizada no Sul da França, em Vergèze. Além disso, em 2005 e 2006 a grife francesa Paul & Joe, e o estilista espanhol Custo Barcelona, o mesmo estilista que já vestiu musas do cinema como Julia Roberts e Penelope Cruz, em 2007, também desenvolveram rótulos especiais para a marca. Essas parcerias, batizadas em 1994 de “The Art Bottles”, onde edições limitadas das garrafas tinham seus rótulos desenvolvidos e criados por famosos designers e estilistas mundiais, criaram uma relação ainda maior dos consumidores com a marca e aumentaram extremamente as vendas.


Somente no ano de 2001 a marca lançou no mercado a garrafa de plástico com 330 ml para consumo imediato. Por tudo isso, as tradicionais garrafas, desde a pequenina de 220 ml, passando pela conveniente de 330 ml, a sofisticada de 750 ml, até a popular de 1 litro, ajudaram a marca PERRIER a se tornar uma presença imprescindível nos ambientes mais requintados do mundo.


Em 2008, a marca apresentou sua nova garrafa. Apesar de manter o tradicional e inconfundível formato, a nova garrafa apresentou um rótulo mais moderno, limpo e sofisticado.


A ligação com os esportes 
Além das campanhas, comerciais e slogans famosos da marca, outro fator de grande reconhecimento da PERRIER no mercado teve início em 1978 quando a água se tornou patrocinadora oficial do badalado torneio de tênis de Roland Garros. Para a ocasião foram produzidas 20 mil garrafas da tradicional água com pequenas bolinhas de tênis no topo da garrafa imitando as famosas borbulhas de PERRIER. Recentemente, em 2010, a marca francesa renovou seu contrato com o famoso torneio por mais cinco anos. A cada torneio a PERRIER vende ao público 60.000 garrafas, disponibiliza mais de 18 mil litros para os organizadores e jogadores, além de montar um moderno bar onde é possível aprender a misturar a famosa água com vários tipos de bebidas.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por inúmeras modificações ao longo dos tempos. Mas sempre buscou manter a mesma tipografia de letra. Há alguns anos atrás a marca adotou seu logotipo atual, que além de utilizar a tradicional cor verde, com detalhes em amarelo, adicionou a abreviação SP (que significa “Source Perrier”).


Os slogans 
The Ultimate Refreshment. 
Get Fresh with Perrier. (2006) 
Bubbles like no others. (2003) 
Only Perrier is Perrier. (1992) 
Insist on the best water. (1974) 
Perrier’s mad. (1970) 
Perrier, dream-like refreshment. (1968) 
Madly sparkling! (1959) 
Perrier. Champagne of table water. (década de 1930)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1863 
● Fundador: Alphonse Granier 
● Sede mundial: Vergèze, França 
● Proprietário da marca: Nestlé S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Peter Brabeck-Letmathe 
● Presidente: Marco Settembri (Nestlé Waters) 
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Bebidas 
● Principais produtos: Águas minerais 
● Concorrentes diretos: S.Pellegrino, Evian, Badoit, Volvic e Acqua Panna 
● Ícones: As bolhas da água e sua garrafa verde 
● Slogan: The Ultimate Refreshment. 
● Website: www.perrier.com 

A marca no mundo 
A PERRIER, marca de água mineral (com gás) número 1 no mundo, produz mais de 1 bilhão de garrafas por ano, tendo 41% de sua produção exportada para mais de 150 países. Diretamente a fonte onde a água é retirada emprega mais de mil pessoas. 

Você sabia? 
Uma única garrafa de água mineral PERRIER chega a produzir 50 milhões de bolhas. 
A fábrica de engarrafamento da PEERIER é conhecida popularmente como “The Cathedral”. 
Artistas como Jean Effel, Salvador Dali e Andy Warhol ajudaram a construir a lendária PERRIER com trabalhos ousados e criativos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 27/2/2014

3 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a matéria sobre a Agua mineral Perrier..só não encontrei em todo o conteúdo o PH da água.

Anônimo disse...

O pH é 5,5

Neide kob disse...

Realmente a água é muito boa, eu comsumo desta água mas gostaria de saber tb o pH dela