21.12.19

ACQUA PANNA


Com a italiana Acqua Panna, você experimenta uma textura única e mais de 450 anos de uma rica história relacionada à gastronomia. Desde 1564 a água mineral já era servida nos banquetes durante o período do Renascimento na região italiana da Toscana. Seu sabor leve, aveludado e insuperável a tornam uma água mineral espetacular e capaz de destacar todas as nuances dos melhores vinhos e alimentos que acompanha. Por isso, Acqua Panna está presente nas mesas da mais alta gastronomia mundial. 

A história 
A tradicional água mineral italiana tem uma longa e rica história. Conta a lenda que seu legado começou no período da Renascença, em belas terras localizadas a 37 quilômetros de Florença, capital toscana. Essas terras eram de propriedade dos Medici, uma das mais importantes e poderosas famílias da região, conhecida por seus banquetes suntuosos e seu amor pelo vinho e comida e, que segundo a tradição, estes gourmets da Renascença tinham que garantir um suprimento constante de água mineral para uso diário na corte e também para seus banquetes memoráveis. E justamente nessas terras, localidade de Panna, próximo de Scarperia, encontrava-se a fonte da água mineral que hoje encanta renomados chefs e sommeliers por sua pureza e leveza. Foi exatamente no dia 15 de julho de 1564 que uma proclamação oficial estabeleceu os limites das terras dos Medici, mais tarde conhecida como Villa Panna, destinadas à reserva particular da família para agricultura e jogos. Ali, a água de degelo dos montes da Toscana chega à superfície após uma viagem de 15 anos através das rochas, resultando em um líquido suave e delicado. Desde então, com exceção das estradas, essas terras permaneceram quase intactas e ainda hoje mantêm-se protegidas sob rígido controle de acesso. Essa é a terra natal da Acqua Panna.


Décadas depois, em 1860, a marquesa de Torrigiani, então proprietária da Villa Panna, foi a primeira a utilizar a nascente para engarrafar a água em garrafões ou fiaschi, frascos de vidro cobertos de palha, de 54 litros. Pouco depois, em 1863, a marquesa começou a utilizar carroças para entregar os galões de água mineral em domicílio para toda a cidade de Florença. Somente no ano de 1910, a marquesa passou a envasar a água em garrafas de vidro de 1 litro, sendo este momento considerado o nascimento da Acqua Panna como marca. Mas, a Acqua Panna só seria engarrafada em escala industrial anos depois do término da Primeira Guerra Mundial, em 1927. No ano de 1938, o Conde Contini Bonaccossi, um comerciante de antiguidades de renome mundial, constituiu a Società Panna, para administrar o negócio de águas minerais. O ano de 1957 foi de suma importância para a marca italiana. Isto porque, primeiro a empresa lançou uma grande inovação: Acqua Panna passou a ser distribuída em forma de spray e embalagem blister para as companhias aéreas, o que ajudaria muito a sedimentar sua reputação em vários países do mundo. E segundo, porque a Acqua Panna foi adquirida pela San Pellegrino S.p.A., o que resultou na união perfeita da rainha da água mineral natural com a rainha da água com gás. A partir deste momento, as duas marcas italianas, ícones no segmento das águas Premium, conquistariam a alta gastronomia, renomados chefs e seriam presença constante nas mesas e bares de grandes restaurantes, hotéis e luxuosos transatlânticos. Além disso, nos anos seguintes Acqua Panna ganharia uma melhor distribuição em vários países ao redor do mundo.


Em 1970 Acqua Panna se tornou a primeira bebida italiana comercializada em garrafas de plástico, o que resultou em um aumento considerável em suas vendas. Em 1994, a Acqua Panna começou a ser mais exportada para os Estados Unidos (hoje em dia é a principal marca importada de água mineral nos sofisticados restaurantes americanos). No ano de 1999 a poderosa Nestlé adquiriu a San Pellegrino S.P.A. e passou a ser proprietária da nobre água toscana. Com isso, Acqua Panna foi introduzida em vários mercados mundiais se beneficiando do enorme e eficiente poder de distribuição da empresa suíça. Pouco depois, no ano de 2003, a prestigiosa Associação Internacional de Sommeliers (Association de la Sommellerie Internationale) escolheu Acqua Panna como sua água oficial. Afinal, um bom vinho deve ser acompanhado por uma excepcional água mineral. E no ano seguinte, juntamente com essa Associação e a marca S.Pellegrino, lançou o Acque In Tavola, o primeiro guia para degustar e servir águas minerais.


Em 2014, quando comemorou 450 anos de sua rica origem, Acqua Panna assinou um acordo oficial com autoridades da Toscana e passou a exibir em suas garrafas o logotipo do selo Tuscany Taste, criado pela região para destacar produtos de excelência 100% local e até então fornecido somente para produtores de vinho. E a partir deste ano, através de grandes investimentos, a marca aumentou a produção e ingressou em novos mercados, além de expandir sua rede de distribuição nos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e Rússia. Este projeto também foi amparado por grandes investimentos em comunicação para promover ainda mais a qualidade, a natureza e a origem única da Acqua Panna em todo o mundo. Afinal, Acqua Panna se tornou um emblema do “Made in Italy” e um veículo internacional para a rica tradição da Toscana. Além disso, mais recentemente, a marca quis avançar além das fronteiras das tradicionais mesas da boa gastronomia e ser consumida em qualquer ocasião. Para isso lançou uma nova garrafa PET de 750 ml com design anatômico e tampa esportiva (flip), sendo a hidratação ideal para pessoas ocupadas.


A fonte de Acqua Panna está localizada na pitoresca cidade de Scarperia, a 37 quilômetros ao norte de Florença, nas belas colinas ensolaradas da Toscana, região de preservação ambiental, com 1.300 hectares de fauna e flora preservados. Sua fonte está localizada a uma altura de aproximadamente 1.000 metros. E justamente a altura e a composição do solo conferem um equilíbrio mineral único à Acqua Panna. Cada gota é naturalmente filtrada e aperfeiçoada pelo tempo em uma viagem subterrânea de aproximadamente 15 anos, enriquecendo-se com sais minerais que compõem seu sabor inconfundível. Uma jornada que presenteia Acqua Panna, um verdadeiro símbolo de gastronomia e qualidade gourmet, com seu equilíbrio mineral especial para resultar na água incrivelmente suave que conquista os paladares mais exigentes do mundo.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Durante décadas a marca utilizou um logotipo que continha o desenho da cabeça de um leão que originalmente fazia parte da fonte de água localizada na propriedade de Villa Panna. Em 2014, para comemorar o 450º aniversário de sua origem, a marca apresentou uma nova identidade visual que mostrava sua herança toscana para o mundo. A tradicional cor laranja foi mantida para manter o reconhecimento e para remeter à típica paisagem da Toscana, onde essa cor pode ser encontrada no solo e nos telhados das casas. O logotipo adotou uma nova tipografia de letra e passou a ostentar na cor azul a icônica flor-de-lis (símbolo emblemático de Florença). Em 2019, a marca remodelou seu logotipo utilizando para isso a campanha “Meet The Smoothest Taste on Earth” (algo como “Conheça o sabor mais suave do mundo”). A nova identidade visual apresentou uma nova tipografia de letra e design para a flor-de-lis florentina, com grande predominância da cor laranja.


Em 2019, juntamente com a nova identidade visual e posicionamento, a marca apresentou um novo design para suas embalagens.


A tradicional garrafa de vidro da marca evoluiu neste período e adquiriu um visual mais sofisticado e sóbrio (como mostra a imagem da esquerda para a direita). O atual visual da garrafa foi adotado em 2019.


Os slogans 
Meet The Smoothest Taste On Earth. (2019) 
From Tuscany for the art of dining. (2015) 
A water that belongs on the wine list. (2007)


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Lançamento: 1910 
● Criador: Marquesa de Torrigiani 
● Sede mundial: Villa Panna, Itália 
● Proprietário da marca: San Pellegrino S.p.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Federico Sarzi Braga 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Bebidas não alcoólicas 
● Principais produtos: Águas minerais sem gás 
● Concorrentes diretos: Evian, Vittel, Badoit, Voss, Volvic, Fiji Water e Perrier 
● Ícones: A cor laranja 
● Slogan: Meet The Smoothest Taste On Earth. 
● Website: www.acquapanna.com 

A marca no mundo 
Hoje em dia a Acqua Panna é comercializada em 120 países, presente em todos os cinco continentes do mundo e vende anualmente mais de 300 milhões de garrafas. As águas minerais da marca, que representam excelência em qualidade em razão de sua origem, e interpretam com perfeição o estilo de vida italiano em todo o mundo como uma síntese de prazer, saúde e bem-estar, estão disponíveis em garrafas de vidro (250 ml, 500 ml, 750 ml e 1 litro) e PET (500 ml, 750 ml e 1 litro). Presença constante nos mais aclamados restaurantes, sempre acompanhada das borbulhas de S.Pellegrino, Acqua Panna é referencia na alta gastronomia mundial. 

Você sabia? 
O nome da marca foi inspirado na antiga propriedade da família Medici, chamada Villa Panna (um palácio italiano), pois a construção tinha sua fachada na cor creme. E creme em italiano é “panna”. 
Por legislação, Acqua Panna é engarrafada na fonte na Itália sem qualquer tratamento para preservar sua pureza natural. Além disso, vários e constantes controles ocorrem durante esta etapa, para garantir a manutenção dos aspectos qualitativos da água. 
Acqua Panna é uma água mineral natural com o nível ideal de pH alcalino (8pH). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 21/12/2019

Nenhum comentário: