14.6.06

ESTRELA


Sempre em busca de novidades para proporcionar muita alegria e diversão, a ESTRELA se tornou uma marca ícone na infância de milhões de brasileiros, fazendo parte do imaginário de gerações e gerações de crianças. Afinal quem não se lembra das divertidas corridas de Autorama, do viciante Genius, do carro de controle remoto Colossus, do boneco Falcon, das divertidas bonecas Susi, Gui Gui, Bate-Palminha e Mãezinha ou do jogo Banco Imobiliário, produtos que fizeram, e muitos deles ainda fazem, enorme sucesso entre a garotada, despertando as mais deliciosas lembranças em muitos marmanjos.

A história
A mais tradicional e conhecida empresa de brinquedos do mercado brasileiro surgiu no dia 25 de junho de 1937 quando o alemão Siegfried Adler viu em uma pequena fábrica falida de bonecas de pano e carrinhos de madeira, localizada no bairro do Belém em São Paulo, uma oportunidade de negócio e decidiu comprá-la. A primeira boneca lançada pela nova empresa media 38 cm, tinha corpo de tecido e rosto de massa. Já na década de 40, a empresa apresentou o cachorro Mimoso: o primeiro brinquedo de fabricação brasileira feito em madeira que se movimentava e produzia som. Em seguida, foi lançado o divertido Banco Imobiliário, versão brasileira do Monopoly, jogo de tabuleiro mais vendido do mundo, que de tanto sucesso ainda hoje é diversão certa para adultos e crianças. As bonecas, que até o final dos anos 40 eram feitas em uma massa inquebrável, passaram a ser de plástico a partir da Pupi, uma boneca articulada de 35 cm, que “dormia e chorava”, lançada no início da década de 50.


Em seguida vieram os bichinhos e bonecos de vinil, mais flexíveis, indicados para crianças pequenas e bebês. Como uma empresa familiar, com a morte do seu fundador, em 1958, a esposa de Siegfried assumiu a presidência, pois o filho do casal, Mário, encontrava-se nos Estados Unidos. Foi ela a responsável pelo lançamento de brinquedos elétricos, dentre os quais o AUTOROMA com pistas de corrida e carrinhos para desafiar a habilidade dos garotos. O nome Autorama passou, em razão do enorme sucesso do produto, a ser sinônimo de brinquedos ligados à velocidade com direito, inclusive, à citação no Dicionário Aurélio. A ESTRELA introduziu, nesse período, outro conceito de grande sucesso, a boneca fashion (fashion doll), com o lançamento da SUSI, que foi extremamente popular por diversas gerações de meninas brasileiras até 1985, quando deixou de ser fabricada, tendo vendido mais de 20 milhões de unidades. Quando terminou os seus estudos nos Estados Unidos, Mário Adler voltou para o Brasil e, em 1964, com aproximadamente 19 anos, tornou-se presidente da ESTRELA. Tendo nas mãos uma empresa consolidada no mercado, ele procurou manter o seu desenvolvimento buscando modernizá-la com a ajuda do marketing. Assim, enfatizou o reconhecimento da sua marca através de ampla divulgação em eventos, feiras nacionais, internacionais e programas de TV. Nesta década a linha de produtos foi ampliada com lançamentos inovadores, como a primeira boneca mecânica (Gui Gui), que sorria quando abria e fechava seus braços; e a boneca Beijoca, que “mandava beijinhos”.


Em 1970, a empresa lançou, entre outros tantos brinquedos, as bonecas Emília, do Sítio do Pica-Pau Amarelo, Feijãozinho e o boneco que viria a se tornar o grande namorado da Susi, o Beto. A ESTRELA passou a trabalhar o conceito de figuras de ação nessa década. Essa categoria teve seu marco com o lançamento do FALCON, o primeiro boneco para meninos. O grande sucesso dessa coleção foi Falcon Olhos de Águia, que movimentava os olhos, quando apertado um botão localizado em sua nuca. Outro grande sucesso dessa época foi a boneca Amiguinha, que ficou famosa por seu tamanho - 90 centímetros, e que hoje está de volta ao mercado em versão atualizada. Em seguida surgiram os carros rádio controlados, que teve o STRATUS como primeiro modelo.


Em 1980, mais um marco do pioneirismo da ESTRELA: o GENIUS, conhecido na época como “o computador que fala”, primeiro brinquedo eletrônico do país. A eletrônica também foi incorporada às bonecas, que passaram a ser mais interativas, em modelos como a Amore, introduzida em 1986. Outras inovações surgiram nessa linha, como a Sapequinha, primeira a utilizar fibra óptica e foto sensor para “perceber” a aproximação da criança, e a Bate-Palminha, que “cantava” quando suas mãos juntavam-se. Ainda ao longo desta década, com o sucesso das séries de TV entre os garotos, novas figuras de ação foram lançadas, dentre elas os famosos Comandos em Ação, Batman, Superman e a linha completa de Star Wars.


Mesmo com todo o sucesso conquistado por seus produtos ao longo das décadas anteriores, a ESTRELA enfrentou momentos de crise a partir do início dos anos 90. A empresa sofreu um forte abalo com o processo de abertura do mercado brasileiro, que atingiu não somente a ela, mas toda a indústria de brinquedos do país. Além disso, a chegada dos produtos chineses e a enorme quantidade de produtos falsificados e contrabandeados nesse setor contribuíram para reforçar ainda mais os péssimos resultados alcançados pela empresa. Outro ponto que favoreceu essa crise foi o rompimento com a Mattel que, após uma batalha judicial, retirou o direito da empresa de produzir a Barbie, ícone do segmento de bonecas. Mas a ESTRELA não se deixou abater e é isso que a configura até hoje como uma empresa de sucesso. Em 1992, apostando na qualidade, a ESTRELA foi a primeira empresa do segmento de brinquedos a receber a certificação ISO 9002 na produção de seus brinquedos, nas suas instalações e nos serviços prestados. Carlos Tilkian, que assumiu a presidência da empresa em 1996, encontrou formas de enfrentar e sair da crise, contando com a ajuda da força que a marca ESTRELA representa no mercado nacional. Em 1997, as bonecas SUSI, que não eram fabricadas há mais de 10 anos por causa da chegada da Barbie, voltaram ao mercado. Além disso, alguns clássicos como Banco Imobiliário, Detetive, Jogo da Vida e Combate tiveram a sua categoria reforçada com a chegada dos jogos inspirados em populares programas de TV como o Show do Milhão, o Big Brother Brasil e No Limite. Em meio às todas essas dificuldades a empresa aprendeu a usar tecnologia e componentes chineses para renovar produtos antigos e competir ainda com a Internet e os jogos eletrônicos.


Com essas medidas, nos anos seguintes a empresa obteve um crescimento gradativo, superando aos poucos a grave crise, que contou com a modernização de sua linha de produtos, o relançamento de grandes clássicos e principalmente a constante inovação, traduzida pelos inúmeros lançamentos que a ESTRELA faz todos os anos. Carro movido a energia solar, helicóptero controlado pelo iPhone, carrinho de controle remoto com sensor e boneca Susi com realidade aumentada estão entre as novidades recentes da ESTRELA para continuar conquistando uma nova geração de consumidores. Além disso, a empresa aposta na migração de alguns de seus jogos clássicos, como Detetive e Cara a Cara, para aqueles que podem ser jogados em novas mídias, como o iPad e o Twitter. Entre os relançamentos, ferramenta de marketing adotada pela empresa para resgatar fãs saudosistas, estão jogos que fizeram sucesso nas décadas de 80 e 90 como o Boca Rica, Morcegos Equilibristas e Guerra das Aranhas.


Depois de sobreviver ao ataque dos brinquedos chineses e à concorrência dos videogames, a ESTRELA utiliza a força das redes sociais (que cumprem o papel de ajudar a resgatar os admiradores de seus brinquedos clássicos) para reinventar seu negócio e retornar à trajetória de crescimento. Nos últimos anos, em vez de jogar a toalha, a empresa vem reconquistando pouco a pouco o terreno perdido. O mais curioso dessa história é que a recuperação se deu graças à China, de onde passou a importar produtos de maior valor agregado, e ao mundo virtual com seus milhares de fãs saudosistas. Uma das linhas que a empresa mais investe atualmente é a PIM PAM PUM, para a primeira infância, da qual faz parte o cachorro Xereta (que com suas patinhas ágeis sai farejando tudo, estimulando assim a coordenação motora e o raciocínio lógico da criança) e Brincando de Motorista (pequeno painel de carro com volante). Outra linha de enorme sucesso é a SUPER MASSA, composta por inúmeros kits de massas de modelar.


A linha do tempo
1944
Lançamento no mercado brasileiro do jogo de tabuleiro BANCO IMOBILIÁRIO.
1961
Lançamento do PEGA VARETAS, um brinquedo simples cuja dinâmica consistia em remover as varetas de acordo com as cores sem derrubar ou mexer as que estavam próximas.
1962
Lançamento da boneca SUSI, que se tornou a principal rival da Barbie no mercado. No início da década de 1970, o formato da boneca foi se transformando e seus materiais, sendo aprimorados. Foi nesta época em que ela adquiriu olhos plásticos e cintura que se movia. A SUSI foi relançada em 1997, após doze anos fora do mercado. Desde seu lançamento a boneca já possuiu mais de 1.000 versões diferentes que traduziram ou ainda traduzem o sonho e o perfil de milhões de meninas brasileiras.
1963
Lançamento do AUTORAMA, as famosas pistas de corridas que divertiram gerações de garotos. Ao longo dos anos o brinquedo foi endossado e assinado por grandes corredores brasileiros como Emerson Fittipaldi, José Carlos Pacce, Nelson Piquet, Ayrton Senna e Rubens Barrichello, o que lhe rendeu enorme apelo e vendas extremamente altas. Recentemente o clássico brinquedo ganhou novas versões, como por exemplo, a que vem equipada com sons de aceleração e derrapagem, além de um contador de voltas para saber quem ganhou. Há ainda a modalidade Stock Car.
1973
Lançamento do FERRORAMA, uma ferrovia que vinha com locomotiva a vapor ou locomotiva elétrica (ou ambas dependendo do kit), e vários vagões acoplados, como por exemplo, de carvão, carga, combustível e passageiros. As locomotivas eram movidas com duas pilhas de tamanho médio de 1,5 volts cada. A ESTRELA relançou um de seus brinquedos mais famosos em agosto de 2010, após insistentes pedidos de fãs saudosistas.
1974
Lançamento do jogo de tabuleiro COMBATE (inicialmente conhecido como FRONT), cujo objetivo era capturar a bandeira adversária, que atualmente foi substituída por um prisioneiro.
Lançamento do DETETIVE, jogo desenvolvido sobre um tabuleiro que simula uma mansão, com vários cômodos e objetos, cujo objetivo é descobrir qual dentre seis suspeitos, dentre seis armas e dentre nove aposentos estão envolvidos em um crime de assassinato.
1975
Lançamento do jogo FOGO CRUZADO, que consistia em um campo de madeira com um gol de cada lado e um revólver que disparava bolinhas de ferro, e cujo objetivo era empurrar a bolinha maior até o gol do adversário.
1976
Lançamento do jogo CAI NÃO CAI, onde os participantes testavam seu senso de equilíbrio e sua agilidade tirando as varetas sem deixar as bolinhas caírem.
1977
Lançamento do FALCON, uma das primeiras figuras de ação produzidas no Brasil. O boneco tinha cerca de 30 cm, cabelo de verdade, articulações no pescoço, braços, cintura e pernas, além de contar com uniformes para vários tipos de missões, veículos e uma infinidade de acessórios. Apesar do aspecto militar FALCON era um aventureiro e essa vocação se firmaria ao longo dos anos. Em 1978 surgiria o FALCON loiro, já com roupas não militares. No ano seguinte foi lançada a versão “Olhos de Águia”. A partir de então todos os bonecos viriam com uma alavanca na nuca, que acionada, mexia os olhos. Nesse mesmo ano apareceria a versão ruiva.
1978
Lançamento do AQUAPLAY, um brinquedo divertido que consistia em um pequeno recipiente de plástico transparente vedado e cheio de água, no qual através de botões era acionado um mecanismo a fim de realizar as tarefas do jogo. As tarefas variavam de acordo com o modelo. Por exemplo, um golfinho que deveria encaixar todas as argolas em um espeto; ou ainda, uma bola de basquete que deveria passar dentro da cesta.
Lançamento do PULA PIRATA, um jogo cujo objetivo principal era espetar espadas em um barril onde havia um pirata dentro e torcer para ele não pular.
Lançamento da boneca PEPA, a companheira da personagem Carminha (Pepita Rodrigues) na novela Dancin Days.
1979
Lançamento do STRATUS, primeiro carro de controle remoto fabricado pela empresa. O automóvel era uma réplica do Lancia Stratos, em uma versão preparada para Rali, que tinha faróis de milha na frente e até ronco no motor. Deixou de ser produzido em 1983.
Lançamento da boneca BATE-PALMINHA, que cantava “parabéns a você” e batia palmas.
1980
Lançamento do GENIUS, primeiro brinquedo eletrônico do mercado brasileiro. O brinquedo tinha o formato de um disco colorido. A cada jogada o aparelho emitia um som e acendia uma das quatro cores e o objetivo era fazer com que o jogador acertasse a sequência apresentada. Em pouco mais de um ano o brinquedo vendeu mais de 500 mil unidades. O GENIUS foi relançado em 2012.
1982
Lançamento do AR-TUR, um robô de controle remoto que se tornou um enorme sucesso de vendas.
Lançamento da coleção MEU QUERIDO PÔNEI, onde cada um tinha um símbolo e um nome diferente: Algodão Doce, Caramelo, Torrãozinho, Graminha, entre outros. Além dos pôneis havia vários acessórios como casa, cercados e escova para pentear a crina e o rabo.
1983
Lançamento da AMBULÂNCIA DO DOUTOR SARA TUDO, um furgão em miniatura que ao se retirar a tampa lateral havia um consultório médico completo, com maca, seringas, tesouras, aparelho de raio-x, gesso e até um paciente, para ser hospitalizado. O brinquedo foi o primeiro a fazer com que as crianças tivessem contato com a atividade médica, ainda que de maneira simplificada.
Lançamento da MORANGUINHO, uma bonequinha que tinha aroma de morango. Pouco depois foram lançadas outras bonequinhas com cheirinho de várias frutas, como por exemplo, uvinha, pesseguinho, goiabinha, cajuzinho, maçãzinha, bananinha e laranjinha.
1984
Lançamento dos COMANDOS EM AÇÃO (conhecidos nos Estados Unidos como G.I.Joe), bonecos mais articulados que qualquer outra figura de ação da época, a primeira vista lembravam o Falcon, só que bem menores (aproximadamente 9 cm). Os bonecos vinham com acessórios como armas, capacetes, rádio- transmissores e viseiras. Veículos eram vendidos separadamente. Em seu primeiro ano foram disponibilizados apenas um jipe, uma moto, lança-mísseis e seis bonecos. Somente em 1985 os bonecos ganharam movimentos (articulações) nas cabeças e braços.
Lançamento do BOCA RICA, um divertido brinquedo que iria se tornar um clássico. Recentemente o brinquedo voltou às lojas em versão tecnológica. Os jogadores recebem fichas que vão sendo inseridas no cofre e fazem sons divertidos. O jogador cuja ficha abrir a porta do cofrinho vence a partida.
Lançamento do COLOSSUS, segundo veículo de controle remoto produzido pela empresa. O carro era uma réplica da segunda geração da picape Chevy, que fez sucesso nos Estados Unidos devido ao seriado The Fall Guy (no Brasil, Duro na Queda). O veículo era cheio de detalhes, como por exemplo, quebra-mato na frente do radiador e faróis de milha no teto. Tinha duas opções de tração: 4x2 (de maior velocidade - para pisos lisos) e 4x4 (mais lenta - usada em rampas bem íngremes e pisos irregulares), que eram selecionadas por um botão na parte inferior do carro, perto do compartimento de pilhas. O brinquedo saiu de linha em agosto de 1990.
1985
Lançamento do jogo de tabuleiro CILADA, onde o objetivo é escolher um dos quebra-cabeças e tentar encaixar as peças sem cair em uma grande cilada.
1986
Lançamento do JOGO DA VIDA, que já vendeu mais de 5 milhões de exemplares em todas as suas versões. Em 2011, para comemorar 25 anos, o jogo ganhou novos atrativos. Passar no vestibular, seguir em uma carreira, casar, ter filhos e chegar ao fim com muitas riquezas acumuladas continuam fazendo parte do percurso do tradicional tabuleiro, mas agora ele tem uma roleta eletrônica que também serve de máquina de cartão de crédito e débito para realizar as transações financeiras do jogo.
Lançamento do MAXIMUS, um carro de controle remoto com a aparência de um buggy fora de estrada, com as rodas traseiras mais grossas do que as dianteiras. Após ter saído de linha em 1991, foi relançado em 2005 devido aos insistentes pedidos dos fãs.
Lançamento do CARA A CARA, um jogo de tabuleiro baseado no Guess Who?. No jogo havia um conjunto com 24 retratos diferentes, que eram sorteados para cada participante e, que por meio de perguntas, deveriam adivinhar a “carinha” do adversário.
Lançamento do jogo de tabuleiro BLEFE DE MESTRE.
1987
Lançamento do POGOBOL, uma bola resistente com uma haste fixa em torno cujo objetivo era prensá-la entre os pés e pular até cansar. Em pouco mais de três anos o brinquedo vendeu mais de 800.000 unidades.
1988
Lançamento da MENINA-FLOR, uma boneca feita de pano (parecia com um fantoche) que ao ser virada do avesso se transformava em um jarro de flores.
1989
Lançamento do jogo TAPA CERTO, onde era preciso acertar um alvo.
1992
Lançamento do PULA MACACO, um jogo onde com a ajuda de um trampolim o participante deveria pendurar macaquinhos em uma árvore no centro de uma mesa. Ganhava a partida quem posicionava primeiro todos os seus macacos na árvore.
2001
Lançamento do jogo SHOW DO MILHÃO, inspirado pelo grande sucesso do programa transmitido pelo SBT, que vendeu mais de 1 milhão de unidades em suas três versões.
2010
Lançamento do SUPER BANCO IMOBILIÁRIO, que ao invés de cédulas (como na versão original), utiliza uma maquininha semelhante à usada para processar operações de débito e crédito.


Um museu divertido
Inaugurada em janeiro de 2001, durante quase seis anos, a Casa dos Sonhos Estrela proporcionou a seu público uma divertida viagem pelos quase 70 anos de história e sucesso da empresa, mostrando os brinquedos que fazem e fizeram parte do sonho de milhões de pessoas no Brasil. Localizada em um belo casarão próximo ao Parque Ibirapuera em São Paulo, o museu possuía ambientes decorados e temáticos com produtos que fizeram enorme sucesso, como o Espaço Susi, que trazia uma réplica da tradicional boneca de 1.80m de altura e outras vestidas por celebridades e estilistas. Durante o período em que esteve aberta foi um dos pontos mais visitados por turistas em São Paulo, tendo recebido mais de 250 mil pessoas. Era uma opção de entretenimento para crianças e adultos, que ali podiam voltar à infância e ter boas recordações. Infelizmente foi desativada em julho de 2006.


Campanhas que fizeram história
“Toda criança tem uma Estrela dentro do coração”. Essa frase, que fez parte do jingle criado em 1987 por Luiz Orchestra, para uma campanha de Natal da empresa desperta muitas recordações àqueles que eram crianças na década de 80 e revela a importância da empresa no setor de brinquedos. A letra do famoso e inesquecível jingle pode ser lida abaixo:

A estrela é nossa companheira
Nossa brincadeira, nossa diversão
A estrela entende a gente
E trás sempre pra gente uma nova invenção

Todo segredo de um brinquedo,
Vive na nossa emoção
Toda criança tem uma estrela,
Dentro do coração

Meu Querido Poney
Sapeca e Bambina
Moranguinho e sua coleção
Ponte Car Kork
Comandos em Ação
Jogo da Operação

Pimenta e Lig
Escolinha da Moda
Chuquinha Trombada e Dragão
E os Super Powers protegem a Barbie
A estrela da constelação

Todo segredo de um brinquedo,
Vive na nossa emoção
Toda criança tem uma estrela,
Dentro do coração

A Estrela estrelando
Brincando com a gente
E a gente brincando feliz
A vida é um sonho
E o sonho é da gente
Criança estrelando feliz

Todo segredo de um brinquedo,
Vive na nossa emoção
Toda criança tem uma estrela,
Dentro do coração
Toda criança tem uma estrela,
Dentro do coração

Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 25 de junho de 1937
● Fundador: Siegfried Adler
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Manufatura de Brinquedos Estrela S.A.
● Capital aberto: Sim (1951)
● Presidente: Carlos Antônio Tilkian
● Faturamento: R$ 159.3 milhões (2011)
● Lucro: R$ 3.7 milhões (2011)
● Valor de mercado: R$ 70 milhões (agosto/2012)
● Fábricas: 3
● Presença global: 6 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 900
● Segmento: Brinquedos
● Principais produtos: Bonecas, jogos, carrinhos e brinquedos eletrônicos
● Concorrentes diretos: Grow, Gulliver, Mattel e Hasbro
● Ícones: A estrela de quatro pontas de seu logotipo
● Website: www.estrela.com.br

A marca no mundo
A ESTRELA, maior produtora de brinquedos do mercado brasileiro, possui uma linha com mais de 400 produtos entre itens tecnológicos, jogos de tabuleiro, bonecas, brinquedos pré-escolares, figuras de ação e veículos rádio controlados, encontrados em mais de 5.500 pontos de venda no país. A ESTRELA também exporta, principalmente para América Latina, mas em quantidades muito baixas. Atualmente, entre 70% e 75% do faturamento da empresa vêm das suas três fábricas localizadas em Itapira (interior de SP), Três Pontas (interior de MG) e Ribeirópolis (Sergipe). O restante é de importação da China, onde parte dos brinquedos da empresa é produzida em companhias terceirizadas. Desde a primeira boneca, a ESTRELA já produziu mais de 25 mil brinquedos diferentes, num total de 1.3 bilhões de unidades vendidas em todo o país.

Você sabia?
Um dos sucessos mais clássicos da ESTRELA foram as FOFOLETES (que na década de 70 foram lançadas pela falida TROL). Eram pequenas bonecas que vinham dentro de uma caixinha, semelhante às de fósforos.
Apesar de no ano de 1924 o presidente Arthur Bernardes ter oficializado o “Dia das Crianças”, a comemoração não obteve repercussão e nem apelo comercial. Foi somente em meados dos anos 50 que a ESTRELA ajudou a fixar o dia 12 de outubro no calendário brasileiro como sendo o “Dia das Crianças”. Isto porque a empresa lançou pela primeira vez a “Semana do Bebê Robusto”, uma campanha para aumentar as vendas de seus famosos bebezinhos rechonchudos de plástico, então seu carro-chefe.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame e Veja), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 8/8/2012

7 comentários:

higor disse...

estou vendo que a estrela e grande e tanbem tem muito dinhneiro...faço parte de um grupo de dança e de teatro chamado paraunarte.E queria saber se voces poderiam nos ajudar com patrocinio em dinheiro.Obrigado!!!!!

Anônimo disse...

Olá pessoal da Estrela, gostaria de saber como conseguir a correinha e o copinho da boneca Bolinha de sabão, e tambem a mamadeira da Buchechinha.
Adoro voces, sou vidrada nas suas bonecas,Beijos

Anônimo disse...

tenho uma filha e gostaria de fazer uma boneca dela ... pois ela tem 4 meses se chama sarah .cabelos bem pretos no ombro e lisos parece ate a cinderela rsrssr
;; me imforme atraves do meu emil.; vanideusefiel@yahoo.com.br

Fernanda Sanino disse...

Ola! Meu nome eh Fernanda e fui uma monitora da Casa dos Sonhos da Estrela! Infelizmente participei do fechamento da casa...embalei o museu e vi o autorama ser desmontado! Amo a Estrela e sei que ela vai conseguir abrir uma outra Casa dos sonhos! Assim espero...

Anônimo disse...

Fiquei muito triste com o fechamento da Casa dos Sonhos, as crianças iriam adorar se ela voltasse a funcionar! Era uma ótima opção de passeio, minha filha adorava!

Nádia disse...

Gostaria de saber como faço para obter um boneco que foi criado pela estrela em mais ou menos 1963. Eu era apaixonada por esse boneco, e queria muito ter um outro igual. esse boneco tinha mais ou menos 40cm, de borracha e seus cabelos eram desenhado e seus olhos azuis(não eram pintados.Se vcs sabem de que boneco estou falando por favor entrem em contato comigo. Meu e-mail é: nadiaboal@gmail.com, e ficarei eternamente grata.

Fabio Ricardo Galles disse...

Olá!! Sou fã dos brinquedos da estrela. Possuo O dragão da estrela, porém não me lembro o ano de seu lançamento.

Alguém ai possui a informação e ou algum artigo sobre isso??

Muito obrigado...