14.6.06

MATTEL


Milhares de meninas, de várias gerações, já brincaram com a boneca Barbie. Outros milhares de meninos se deliciaram com os carrinhos de ferro, quer seja da marca Hot Wheels ou Matchbox. Crianças no mundo inteiro se desenvolvem com os brinquedos Fisher Price. Há quase 70 anos a MATTEL tem trabalhado para construir o futuro do brincar proporcionando momentos que ficam para a vida toda. Faz isso por meio de suas marcas fortes e representativas, que fazem parte da brincadeira e do dia a dia de milhões de crianças pelo mundo afora. 

A história 
A história começou em 1945 quando o casal Ruth e Elliot Handler se juntou a Harold “Matt” Matson para fundar a MATTEL em uma pequena garagem no sul do estado da Califórnia. O nome MATTEL foi derivado da junção de Matt, apelido de Harold, e as iniciais de Elliot, primeiro nome do marido de Ruth. Inicialmente a modesta empresa vendia porta-retratos de madeira. Porém, para reaproveitar as sobras de madeira, eles começaram a produzir móveis para casa de bonecas. Pouco depois, Matt saiu da sociedade e com o sucesso dos móveis para casa de bonecas o casal passou a dar ênfase à produção de brinquedos, lançando em 1947 a linha de brinquedos musicais composta por um violão de madeira, batizado de Uke-A-Doodle. No ano seguinte, com o sucesso e crescimento da empresa, o casal instalou o escritório central da MATTEL na cidade de Hawthome, estado da Califórnia. Em 1955, a MATTEL começou anunciar seus brinquedos no famoso programa de televisão “Mickey Mouse Club”, gerando enorme visibilidade para a marca e seus produtos e iniciando uma nova era no marketing neste segmento.


A história da MATTEL começou a mudar quando o produto de maior sucesso da empresa, e talvez da indústria de brinquedos, foi lançado no mercado em 1959: era a boneca BARBIE, que, agregando acessórios, como por exemplo, roupas e objetos, criava espaço para as meninas desenvolverem sua imaginação. Criada por Ruth Handler, o novo produto, inspirado na fascinação de sua filha por bonecas de papel e por achar a fisionomia das demais bonecas da época infantis demais, era uma boneca em três dimensões com um ar mais adulto, capaz de proporcionar as meninas todos os sonhos possíveis. O nome BARBIE era o apelido de sua filha Barbara. A previsão, no entanto (e ironicamente), não era das melhores: a boneca fracassaria por fugir dos parâmetros habituais da época. Mas Ruth não se abateu e acreditou em seu projeto. Ela queria que as crianças tivessem a oportunidade de sonhar com metas de vida, do início ao fim da brincadeira. E Barbie daria asas à imaginação: com ela, a menina poderia ser o que quisesse. Parece que a estratégia deu certo: só no primeiro ano de existência, foram vendidas aproximadamente 351 mil bonecas. O sucesso da boneca nos anos seguintes fez com que a empresa abrisse seu capital na Bolsa de Valores, e, em 1965, as vendas atingissem US$ 100 milhões, colocando a MATTEL na lista das 500 maiores empresas americanas segundo a tradicional revista Fortune. A partir deste momento a empresa começou a diversificar fortemente sua linha de produtos com a introdução de brinquedos educacionais e carrinhos de metais em escala sob a marca HOT WHEELS.


No final da década a MATTEL começou a adquirir pequenas empresas produtoras de brinquedos, crescendo ainda mais no mercado. Entre essas empresas, estava a Turco, tradicional fabricante de brinquedos para playground. No início dos anos de 1970 a empresa passou por uma enorme reestruturação, que culminou, em 1975, com a saída do casal Handler do comando. Nesta época, a MATTEL começou a estudar a possibilidade de produzir um sistema de videogame próprio. Afinal este mercado estava em fase crescimento e a empresa desejava ingressar nele também. Ao invés de começar tudo do zero, preferiu aliar-se à General Instruments, que já possuía um projeto de videogame. O projeto foi aperfeiçoado pela MATTEL, e em 1977, o Intellivision foi lançado para testes de mercado no estado da Califórnia. Neste teste foram distribuídos os jogos Poker & Blackjack, Math Fun, Armor Battle e Backgammon. Em 1980 o produto começou a ser fabricado em larga escala, sendo vendido ao preço de US$ 299.95, comercializando 175.000 unidades neste ano. Porém as vendas não se sustentaram e no início da década a empresa registrava enormes prejuízos com a divisão de produtos eletrônicos, forçando sua saída deste segmento.


Em 1988, a MATTEL reviveu uma antiga parceria com a Walt Disney Company para a produção e licenciamento de inúmeros brinquedos, como por exemplo, bonecos, jogos e quebra-cabeças com os famosos personagens Mickey Mouse, ursinho Pooh, Barney, entre outros. O resultado foi um enorme aumento nas vendas e a certeza de que o licenciamento de personagens era extremamente rentável. Ainda esse ano adquiriu a COROLLE, uma tradicional fabricante francesa de bonecas colecionáveis. Na próxima década a MATTEL acelerou o processo de aquisições de outras fabricantes, como a International Games (que incluía o famoso jogo de cartas UNO, desenvolvido em 1971 por Merle Robbins), em 1992, a tradicional FISHER-PRICE, principal fabricante mundial de brinquedos infantis, pré-escolares e educacionais, em 1993; a J.W. Spear and Sons, proprietário do SCRABBLE (conhecido no Brasil como Palavra Cruzada), um dos jogos de tabuleiro mais populares do mundo e comercializado em 121 países, em 1994; a inglesa TYCO TOYS, proprietária dos carrinhos em miniatura MATCHBOX e da licença dos personagens da Vila Sésamo (cujo boneco Elmo quando apertado, ria, e se, apertado três vezes sucessivamente, começava a tremer e rir histericamente), em 1997; e a Bluebird Toys, fabricante da boneca POLLY POCKET, lançada em 1992, e que se tornou um dos produtos de maior sucesso da empresa americana, em 1998.


Com a chegada do novo milênio a MATTEL investiu no licenciamento de personagens famosos do cinema e da televisão, lançando uma diversificada linha de produtos que trouxeram milhões de dólares para os cofres da empresa. No começo de agosto de 2007, a MATTEL enfrentou uma das piores crises de sua história ao anunciar um recall (retirada de produto do mercado) de quase um milhão de brinquedos que continham tinta tóxica e chumbo. Todos esses brinquedos eram fabricados na China. Logo depois, em 14 de agosto anunciou um novo recall de 18.6 milhões de brinquedos do mercado mundial, que incluía aproximadamente 850 mil unidades comercializadas no Brasil, devido aos problemas com pequenos imãs contidos em produtos que podiam ser ingeridos ou inalados por crianças. A empresa foi multada em US$ 2.3 milhões pelos órgãos reguladores americanos e amargou um enorme prejuízo, não somente financeiro, como também em sua imagem. Esses episódios fizeram com que a empresa aumentasse ainda mais o rigor na produção de seus brinquedos.


Hoje em dia, a MATTEL entende a importância do brincar. Afinal, mais do que brinquedos, a empresa cria formas de desenvolver as crianças e proporcionar a pais e filhos momentos que ficam para a vida toda. A empresa desenvolve brinquedos adequados para cada fase da infância, mas sabe que é na imaginação que as crianças ganham força e se tornam mágicas. Por isso, a empresa estimula, através do brincar, a criatividade, a socialização, a imaginação, a alegria e a diversão. E, assim, contribui para o desenvolvimento de uma infância mais saudável e uma sociedade mais feliz.


A linha do tempo 
1955 
Lançamento do BURP GUN, uma revolucionária arma automática de brinquedo baseada em um mecanismo patenteado. 
1961 
Lançamento do boneco Ken, namorado da boneca Barbie. 
1965 
Lançamento da linha de produtos educacionais See N Say
1968 
Lançamento dos carrinhos de metal HOT WHEELS. Inicialmente foram colocados no mercado 16 modelos diferentes. Atualmente, já foram desenvolvidos mais de 10 milhões de modelos diferentes e vendidos mais de dois bilhões de unidades. 
1978 
Criação da MATTEL FOUNDATION, uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de desenvolver projetos educacionais. 
1982 
Lançamento dos bonecos articulados dos personagens The Masters of the Universe, incluindo He-Man e o maléfico Esqueleto. O sucesso foi imediato: US$ 400 milhões de faturamento em três anos. 
1996 
Assinatura de acordo de licenciamento com o Nickelodeon para comercialização de brinquedos com os principais personagens do canal de televisão. 
1998 
Aquisição da tradicional marca AMERICAN GIRL, produtora de bonecas, livros e revistas para meninas até 12 anos. Os produtos da marca, que estrearam no mercado em 1986, são vendidos por catálogo, pela Internet e pelas 15 lojas American Girl Place localizadas nos Estados Unidos. Os livros são também encontrados em grandes redes de livrarias. 
1999 
Lançamento da linha MAX STEEL, composta por bonecos de ação, cujo protagonista é um agente especial da fictícia organização N-Tek, que tem como principal missão deter os mais variados vilões com suas armas e equipamentos. 
2000 
Licenciamento dos personagens do filme Harry Potter para serem utilizados em bonecos articulados, jogos, quebra-cabeças, entre outros itens. 
2001 
Lançamento de uma linha de brinquedos do personagem Barney, o dinossauro cor-de-rosa que encanta milhões de crianças no mundo inteiro. 
2002 
Lançamento dos brinquedos de montar ELLO. A linha foi encerrada em 2004. 
Lançamento da linha de bonecas MY SCENE, para concorrer com a Bratz. Diferente da Barbie, as bonecas tinham pés maiores e cabeças exageradas com enormes olhos e lábios carnudos. O sucesso alcançado com as vendas da linha superaram as expectativas da empresa. Das quatro personagens originais a linha rapidamente atingiu dez personagens diferentes. 
Lançamento da linha IMAGINEXT SYSTEMS, composta por bonecos e acessórios com dois diferentes temas: medieval (castelo, cavaleiros, dragões e cavalos) e cidade. Atualmente a linha conta com uma ampla variedade de temas como dinossauros e piratas. 
2010 
Lançamento da linha MONSTER HIGH, composta por bonecas inspiradas em temas de terror e ficção científica. Diversos personagens como Frankenstein, Conde Drácula e outros, serviram de inspiração para compor as roupas e estilo das bonecas. Essa linha se tornou um verdadeiro sucesso, faturando milhões de dólares pelo mundo afora.


Um laboratório divertido 
A MATTEL apoia totalmente o desenvolvimento de cada etapa da vida da criança, através do pioneirismo, qualidade e segurança de seus brinquedos, proporcionando momentos de aprendizado e alegria para toda a família. Por isso, em 1961, a empresa criou nos Estados Unidos o primeiro laboratório de brinquedos do mundo, batizado de PLAY LAB. Ao longo de décadas, esse laboratório vem ajudando no desenvolvimento e na atualização da linha de brinquedos infantis e pré-escolares da empresa. Em um ambiente agradável e descontraído, centenas de crianças tem a chance de brincar com os produtos de uma forma divertida e irreverente, enquanto são avaliadas por diversos profissionais, como por exemplo, psicólogos, pedagogos e designers. Assim, o laboratório presta serviços essenciais e recursos valiosos para a marca, contribuindo para o desenvolvimento de cada produto.


Em mais de 50 anos de pesquisas, mais de 200 mil crianças já testaram cerca de 60 mil brinquedos. O laboratório também realiza pesquisas em casas de famílias, que recebem os produtos e são observadas por pesquisadores da empresa, que depois fazem uma avaliação sobre esta experiência. Essas informações são utilizadas pelas equipes de design e desenvolvimento de produtos. Tudo para que a brincadeira de milhões de crianças seja as mais alegres e saudáveis possíveis.


A evolução visual 
Durante toda sua história a MATTEL modificou seu logotipo somente uma vez. Isto aconteceu em 1969 quando o logotipo original, além de perder o símbolo (uma letra M com uma criança com uma coroa na cabeça), adotou a cor vermelha, mas manteve seu formato original.


Recentemente, em 2012, a MATTEL GAMES, divisão da empresa para jogos de tabuleiro, apresentou uma nova identidade visual, muito mais moderna.


Os slogans 
Creating the future of play. 
The World's Premier Toy Brands, Today and Tomorrow. 
A gente cria, seu filho imagina. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1945 
● Fundador: Ruth e Elliot Handler e Harold “Matt” Matson 
● Sede mundial: El Segundo, Califórnia 
● Proprietário da marca: Mattel Inc. 
● Capital aberto: Sim (1960) 
● Chairman & CEO: Bryan Stockton 
● Faturamento: US$ 6.42 bilhões (2012) 
● Lucro: US$ 768.7 milhões (2012) 
● Valor de mercado: US$ 14.5 bilhões (agosto/2013) 
● Fábricas: 9 
● Presença global: + 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 28.000 
● Segmento: Brinquedos 
● Principais produtos: Jogos de tabuleiro, bonecas, bonecos, carrinhos em miniatura e brinquedos educativos 
● Principais marcas: Barbie, Polly, Fisher-Price, Hot Wheels e Monster High 
● Concorrentes diretos: Hasbro, Lego, Playmobil, Grow e Estrela 
● Slogan: Creating the future of play. 
● Website: www.mattelbrasil.com.br 

A marca no mundo 
A empresa, maior produtora de brinquedos do planeta e com sede na cidade californiana de El Segundo, tem 28 mil funcionários, 9 fábricas próprias (e mais 36 de parceiros) e vende seus produtos em mais de 150 países ao redor do mundo. Um dos produtos mais importantes da MATTEL é a boneca BARBIE, que contribuiu com aproximadamente US$ 1.1 bilhões dos US$ 6.4 bilhões que a empresa faturou em 2012. Porém, sua marca que mais cresce é a HOT WHEELS, cujo faturamento ultrapassou ao da tradicional boneca. Outra fonte importante de receita é o licenciamento de suas marcas e personagens. Presente no Brasil (segunda mais importante operação global da marca, atrás apenas dos Estados Unidos) há mais de 20 anos, seus produtos são encontrados em mais de 100 mil pontos-de-venda, totalizando 200 milhões de unidades vendidas por ano. 

Você sabia? 
A MATTEL fechou sua última fábrica em território americano no ano de 2002. Hoje em dia, grande parte de seus brinquedos são produzidos em fábricas na Ásia, especialmente na China. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 20/8/2013

8 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Gostei da postagem sobre a Mattel e do blog inteiro. Estou fazendo umt rabalho acadêmico sobre a Fisher Price (da Mattel) e não acho nenhum histórico da empresa, só em inglês...Se você puder me ajudar com algo, eua gradeço! Meu e-mail é: suelendl@yahoo.com.br.

Ah propósito, blog add aos favoritos!
Prazer. ;)

Mari disse...

Muito boa a postagem! Me ajudou muito. obrigada (:

Unknown disse...

olá,gostei muito das informações.Porém, vou precisar de dados administrativos da empresa para um trabalhoque estou realizando, por acaso teria alguma coisa para me enviar? meu e-mail tyctaf@bol.com.br
Obrigado!!

MarceloSouzaF disse...

Muito boa postagem!
Me ajudou bastante num trabalho de escola.

Sued-maria😍 disse...

O nome dos 150 países da presença global da empresa mattel eu quero saber isso so que não estou achando

Max disse...

Valeria a pena uma reportagem específica sobre o jogo (físico, de tabuleiro) SCRABBLE da Mattel no idioma em português (original, na caixa verde). Antigamente era encontrado em qualquer loja de brinquedos no Brasil e por um preço bem acessível. Hoje não se encontra mais, apenas "raridades" de alguns poucos vendedores do MERCADO LIVRE que cobram preços exorbitantes, ACIMA DE 300 REAIS, quando, no máximo, R$ 60 seria um preço compatível. Alguns dizem que a empresa já não tem mais, ou vendeu, ou perdeu seus direitos autorais para a empresa HASBRO. O fato é que jogos educativos e acessíveis no BRASIL passou a não ter mercado. É também uma questão CULTURAL, infelizmente.

Unknown disse...

oii, gostei muito dessa noticia, você sabe me dizer em quais países estão a mattel??

Max disse...

Desculpe-me porém não sei dizer os países, no entanto você encontrará esta informação facilmente no próprio site oficial da Mattel. A notícia nada animadora é que entrei em contato com a HASBRO DO BRASIL que tem uma política de não aceitar sugestões (!) para seus produtos. Resumo da ópera, ficaremos sem o Scrabble em português no Brasil.