5.5.06

STELLA ARTOIS


Se existe no mundo uma marca cultuada e idolatrada por seus seguidores, ou melhor, fiéis consumidores, essa marca é a cerveja belga STELLA ARTOIS. A transformação do produto em objeto de desejo é extremamente incisiva. A cerveja vira um prazer incomensurável, um líquido sagrado que você não vende, não dá para ninguém e faz o impossível para conseguir somente um golinho. Quem bebe STELLA ARTOIS se orgulha disso e acha o máximo que sua cerveja seja pretensiosamente um objeto de desejo. Como dizia seu tradicional slogan “Reassuringly Expensive”.

A história
A premiada e cobiçada cerveja belga tem suas origens em uma tradicional cervejaria belga, chamada Den Hoorn, que data do longínquo ano de 1366, uma das mais antigas do mundo. A qualidade da cerveja produzida na pequena cervejaria, localizada na cidade de Leuven no interior da Bélgica, ganhou fama e se espalhou pelo país. A cidade cresceu em importância quando, em 1425, recebeu uma universidade, tornado-se ponto de encontro de célebres e estudantes, que acabou patrocinando a cervejaria. Logo os estudantes passaram a trabalhar em pesquisas para aprimorar a produção da tal cerveja. Até hoje os laboratórios da Universidade de Leuven são utilizados para garantir a qualidade de muitas cervejas belgas.


A cervejaria Den Hoorn, porém, só passou a se chamar Cervejaria Artois no início do século XVIII, após ser comprada pelo mestre cervejeiro Sebastian Artois em 1717. A marca STELLA ARTOIS surgiu somente no ano de 1926, quando para celebrar o natal, a cervejaria decidiu lançar uma edição limitada e especial da cerveja Artois, mais clara que as demais, ao qual foi dado o nome de Stella (estrela em latim), um dos símbolos natalinos. Rapidamente a marca se tornou conhecida, e de edição limitada passou a ser produzida regularmente. O seu sabor marcante conquistou os paladares mais requintados e STELLA ARTOIS tornou-se a cerveja símbolo da Bélgica.


Na década de 30 começou a ser exportada para outros países europeus. Em 1960, 100 milhões de litros de STELLA ARTOIS estava sendo produzido anualmente, comprovando o enorme sucesso da cerveja. Ao longo do tempo usou o marketing para se expandir pelo mundo, como por exemplo, em 1981 quando foi criado pela agência Lowe de Londres o famoso e surreal slogan “Reassuringly expensive” (algo como “Felizmente Cara”) demonstrando que para se beber a cerveja não havia valor a ser pago. Na década de 90, a produção da STELLA ARTOIS estourou, crescendo em uma velocidade incrível, fazendo com que a cerveja atingisse o posto de terceira mais vendida da Inglaterra, um tradicional mercado consumidor.


Em 2005, a cultuada cerveja finalmente desembarcou no Brasil com o slogan “Stella Artois, um valor inestimável”, salientando, como em outros países, que o preço mais elevado se justifica pela qualidade do produto. A cerveja, que passou a integrar o portfólio da Ambev após a fusão com a belga Interbrew, foi lançada primeiramente na versão chope em bares e restaurantes de São Paulo, e depois na versão de garrafa long neck. Para viabilizar a produção da cerveja no Brasil, um mestre-cervejeiro passou cerca de seis meses entre São Paulo e Leuven, na Bélgica, estudando sua receita, seu processo especial de fabricação, além de todo o ritual que envolve o prazer de degustar uma autêntica STELLA ARTOIS.


Mais recentemente, em 2008, a tradicional marca, que para muitos cometeu uma heresia ao modificar sua fórmula, lançou no mercado uma nova versão mais fraca (apenas 4% de graduação alcoólica) chamada STELLA ARTOIS LÉGÈRE no Canadá e STELLA ARTOIS 4% na Inglaterra, onde a nova cerveja foi introduzida inicialmente. Em 2010, a marca apresentou como edição especial a STELLA ARTOIS BLACK, uma cerveja mais escura que a tradicional, que leva o lúpulo tcheco Saaz em sua composição. Seu teor alcoólico é de 4,9% e seu tempo de maturação é maior que o da STELLA ARTOIS tradicional. Ainda este ano, a marca lançou um aplicativo para iPhone denominado Le Bar Guide, um guia que permite aos usuários procurarem, pelo CEP ou país, o bar mais próximo que venda a cobiçada cerveja belga. Entre as funções oferecidas no aplicativo está o “Le Taxi”, que oferece telefones de pontos ou empresas de táxi. Além disso, o aplicativo permite que o usuário avalie o estabelecimento com notas. Outra função é a ferramenta de realidade aumentada que levará o usuário ao bar mais próximo. Em 2011 a STELLA ARTOIS estendeu sua marca para outra categoria de produto ao introduzir no Reino Unido a STELLA ARTOIS CIDRE, uma cidra forte de sabor refrescante.


As embalagens
A cerveja STELLA ARTOIS poder ser encontrada em garrafas de 250ml, 275ml (a tradicional long neck), 284ml, 330ml (feita em alumínio), 660ml, 750ml (edição especial de final de ano em formato de garrafa de champanhe e fechada com rolha) e 975ml (lançada em 2008 no Brasil); em latas de 568ml (conhecida como “La Grande Biere”), 440ml, 269ml e 50ml; em barril de 5 litros; além da versão chope.


O cálice sagrado
O tradicional cálice (200 ml) é a “embalagem” ideal e um dos símbolos da marca belga. Faz parte de todo o ritual da STELLA ARTOIS. É importado da Bélgica para garantir todos os seus atributos de sofisticação. A base em estilo Luis XV tem em alto relevo uma rosa e uma adaga, símbolos que remetem às origens da cervejaria na época medieval. Na borda, o dourado dá o toque final de requinte no vidro. Seu formato permite melhor apreciação da espuma, da cor e do sabor da STELLA ARTOIS.


O ritual
Servir um chope STELLA ARTOIS exige muito mais que apenas habilidade. Exige seguir rigorosamente regras de um ritual sagrado:
O Cálice: foi criado para garantir a qualidade de STELLA ARTOIS em todos os detalhes: sabor, cor, aroma e espuma. Representa o requinte e a tradição da marca em todo o mundo.
A Purificação: Limpe-o com detergente neutro e enxágue bem, deixando-o secar naturalmente antes de servir. O cálice deve estar livre de qualquer resíduo, inclusive de marca de dedos. Antes de receber o líquido, o cálice deve ser colocado em água gelada, para ficar na mesma temperatura do chope.
O Sacrifício: O primeiro jato da chopeira não deve ser servido para garantir que STELLA ARTOIS esteja fresca para o consumidor desde a primeira gota.
A Alquimia: Coloque STELLA ARTOIS dentro do cálice, segurando-o em um ângulo de 45°. Quando o chope atinge o cálice e começa a circular é criada a proporção ideal entre a espuma e líquido.
A Coroação: Um chope de qualidade de STELLA ARTOIS merece muito mais que um colarinho. Merece uma coroa, que é formada com o retorno do cálice para a posição vertical, quando este estiver com a metade do seu volume preenchido. A coroa evita que o líquido entre em contato com o ar, preservando seu sabor, aroma e temperatura.
A Reverência: O chopeiro deve fechar rapidamente a torneira e retirar o cálice, sem deixar que cair respingos. O líquido e o cálice jamais devem tocar a torneira. Isso garante o frescor da STELLA ARTOIS.
A Guilhotina: Nesta etapa, o chopeiro deve retirar o excesso de espuma. Para isto, deve usar espátula especial, inclinada num ângulo á 45°, passando-a sobre o cálice bem apoiado no balcão para retirar as bolhas maiores. Isso garante que a espuma dure mais tempo. Depois a espátula deve ser colocada nem outro copo, com água limpa.
A Regra Inviolável: É fundamental para garantir o sabor e o aroma STELLA ARTOIS. Além disto, ajuda a manter a sua temperatura. A altura ideal é de dois dedos: mais ou menos 3cm.
A Premiação: Vire a marca do cálice para o cliente, segurando pela base e com a logomarca voltada para o consumidor. Enquanto ele se delicia com a obra prima, deseje Saúde!


O campeonato
Outra ação inovadora da STELLA ARTOIS é o World Draught Masters, um tradicional campeonato de tirador de chope promovido pela marca em diversos países realizado desde 1997, e que já conta inclusive com uma edição no Brasil. A competição conta com um júri de seis especialistas de diferentes países. O objetivo é escolher o tirador de chope que segue todas as etapas do ritual de maneira perfeita. O campeão da disputa ganha uma viagem para o destino que escolher, em qualquer lugar do mundo, além de se tornar embaixador da marca por um ano. Para os segundo e terceiro lugares, o prêmio é uma viagem para qualquer lugar da Europa. A final do campeonato, que já aconteceu em cidades como Leuven e Nova York, em 2011 foi realizada em Buenos Aires, tendo como vencedora a indiana Nanda Nkumar Sethy.


Comunicação cultuada
A valorização e o culto pela marca são os princípios das campanhas publicitárias da cerveja STELLA ARTOIS. É só dar uma olhada nos últimos comerciais da marca para perceber como eles trabalham de maneira primorosa com esse conceito. Os comerciais criados e produzidos para a STELLA ARTOIS são típicos: sempre épicos, de 120 segundos e tratando a cerveja como um líquido sagrado, do qual não se pode desperdiçar nada. A agência de publicidade britânica Lowe criou inúmeros comerciais fantásticos utilizando sempre o mesmo conceito: ao consumi-la, o prazer não é somente em degustar a cerveja, mas em poder beber a marca STELLA ARTOIS. É a valorização e o culto de uma marca. São detalhes assim e uma comunicação fiel por vários anos que fazem dessa cerveja uma das mais cultuadas do mundo. A valorização da marca chega a tal ponto, que nem sequer o logotipo da cerveja é inserido em alguns anúncios. Essa pretensão é a grande mágica da coisa. É uma marca construída de forma tão integrada ao longo dos anos, que hoje eles podem ser pretensiosos e ainda sim permanecerem simpáticos com seu público alvo. Clique nos ícones abaixo para assistir à alguns comerciais da marca ou acesse nosso canal no Youtube para ver muitos outros clássicos da STELLA ARTOIS.


A evolução visual
Ao longo dos anos o logotipo da cerveja STELLA ARTOIS passou por grandes modificações, assumindo seu visual atual somente em 1988. Este logotipo é cheio de simbolismos: o número 1366 representa o ano de inauguração da cerveja; a estrela representa o símbolo de natal, época em que a cerveja foi lançada; as medalhas atestam a qualidade da cerveja e os prêmios conquistados pelo mundo afora; e a tuba é uma referência à antiga cervejaria Den Hoorn.


Recentemente a marca modificou seu logotipo e retirou as medalhas, além de passar a frase “Anno 1336” para dentro. Com isso, sua identidade visual ficou mais limpa.


Os slogans
A marca se transformou em puro objeto de desejo dos grandes publicitários mundiais em virtude da sua reconhecida criatividade na publicidade. Além disso, ao longo dos anos a marca criou slogans fortes e memoráveis como:
She is a thing of Beauty. (2010)
Reassuringly expensive. (1981)
Perfection has its price.
Ela é perfeita. (Brasil)
Stella Artois, um valor Inestimável. (Brasil)


Dados corporativos
● Origem: Bélgica
● Lançamento: 1926
● Criador: Cervejaria Artois
● Sede mundial: Leuven, Bélgica
● Proprietário da marca: AB InBev N.V.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Peter Harf
● CEO: Carlos Britto
● Faturamento: US$ 1.2 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 85 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Cervejarias
● Principais produtos: Cervejas
● Concorrentes diretos: Heineken, Tuborg, Grolsch e Amstel
● Ícones: O cálice e suas campanhas publicitárias
● Slogan: She is a thing of Beauty.
● Website: www.stella-artois.com

A marca no mundo
A STELLA ARTOIS, cerveja belga mais vendida e reconhecida no mundo, está presente em mais de 80 países, como Estados Unidos, Brasil, Canadá, Rússia, Japão, França, Itália, Espanha, Bélgica, Portugal, Luxemburgo, Holanda, Nova Zelândia e Austrália, vendendo mais de 8.600.000.000 de litros por ano. A cerveja é fabricada na Bélgica (nas plantas de Leuven e Jupille) e Reino Unido, bem como outros países, incluindo Austrália, Brasil e Ucrânia. Estima-se que o faturamento anual da marca seja acima de US$ 1.2 bilhões.

Você sabia?
Para cada litro de STELLA ARTOIS são utilizados 8 litros de água cuidadosamente tratados. A cevada é importada e considerada a melhor do mundo. O lúpulo do tipo Saazner vem da República Tcheca, sendo o mais caro do mercado. Da Bélgica vem a levedura exclusiva de STELLA ARTOIS.
A STELLA ARTOIS é conhecida atualmente como “A Cerveja da terra da cerveja”.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 11/5/2012


25 comentários:

Anônimo disse...

Espetacular esta apresentação !
Parabéns !Pena que não consigo adquirir o "cálice sagrado" , ou o copo ou barril .
Nota 10 para a pesquisa .
Cyro Gomides .

Cleiton disse...

nunca tomei longneck.
só de litro da argentina (Isso mtem de bom lá) sem palavras...

Olá Otamar! disse...

Sou um consumidor contumaz de Stella Artois, assim, eu influenciei alguns de meus amigos que acabaram provando-a, todos deram suas notas, e todas as notas foram acima da média.
Otamar Leal, São Luís, Maranhão.

Olá Otamar! disse...

Ontem eu conheci um cara belga, que é da Cidade de Leuven, onde está situada a fábrica da Stella Artois, isso foi o suficiente para o início de um bom papo, pois conversar sobre esta cerveja maravilhosa foi tão bom quanto estar degustando-a, mesmo que, no lugar onde estávamos não haver uma garrafa por perto.
Otamar Leal, São Luís, Maranhão.

Anônimo disse...

Eu trabalho na AmBev, e de todas as cervejas, realmente a Stella é a minha preferida. Tenho a maravilhosa taça, que é dificilima de se achar...e esculpida com a rosa e a adaga...que á a mais rára.. Grande orgulho. Abraço a todos

Rafael/MG disse...

consegue uma taça pra mim....
como seguidor nato dessa cerveja maravilhosa o que mais queria é uma taça original da stella artois....

obrigado...

Morgana disse...

Estou sorvendo uma agora....como sempre maravilhosa....
Hoje vi latinhas no mercado.

Angela disse...

... não tomo cerveja, tomo STELLA ARTOIS... com sabor indescritível e um dourado que encanta mais que ouro.
Stella Artois é tudo de bom!
Angela Augimeri

André disse...

Sem dúvida a melhor cerveja!
Parabéns ao blog bela bela apresentação.

wwww.projetodenada.blogspot.com

demichei disse...

Provei este final de semana, mto gostosa! Gostaria de saber onde consigo o "cálice sagrado" em Porto Alegre?
O comercial do trem ficou mto legal, parabéns!!!
At.
Ronaldo

carlos disse...

Maravilha essa stella artois,será que alguém pode me informar como consigo esse calice sagrado,ou algo que eu possa presentear um amigo que também é fã.??? manda sugestão p/ meu email:carlosdoisleoes@hotmail.com

Thalita disse...

Olá!
Parabéns pelo post!! Muito interessante e completo!!
Gostaria muito de comprar essas taças. Você sabe como posso consegui-las??
Obrigada!
thalitagaldeano@uol.com.br

Marcos disse...

Estive em Bruge (Bélgica) e tomei algumas taças dessa magnífica cerveja, sem saber que ela era tão boa. Elogiei tanto que o garçom deixou-me trazer uma taça de lembrança. Vou guardá-la para sempre.....

Jheison disse...

Parabéns pelo post, muito bom mesmo. Conheci a Stella a um tempo,e influencie e continuo influenciando muito de meus amigos a adquirirem o gosto por essa maravilhosa cerveja, e todos eles me agradecem a cada gole que bebem. Eu preciso muito saber aonde comprar o cálice sagrado, e aonde comprar o barril.

Abraço

Angela disse...

Essa semana tomei na casa de um amigo a Stella de litro, nem sabia que existia. Maravilhosa como sempre.
Náo sei se tem no Brasil essa garrafa, se alguém souber onde vende por favor me passem o endereço.
Obrigada
Beijo a todos
Angela

Anônimo disse...

visitei o paraguai alguns dias atras, ciudad del leste..
la tem um bar que serve diversos tipos de cerveja, onde a principal eh a Stella!
o bar possui alguns itens de decoracao da stella, conversei com o gerente (que eh gaucho de poa) e ele me vendeu 2 tacas, 1 balde dourado e 1 cerveja de litro por R$70,00.
beeelos itens de colecionador..fica a dica para quem for visitar a cidade!

Angela disse...

Obrigada pela dica.Tenho amigos que moram em Santa Helena e sempre que vou visitá-los dou uma esticadinha no Paraguai.
Meu bar só estará completo quando conseguir o balde e as taças da Stella Artois.
Abraços

Marco Fincatti disse...

É a melhor cerveja que já provei. Ganhei 3 long necks, experimentei e gostei tanto que resolvi pesquisar na internet para saber mais. Pelo que vi não estava enganado.

Ricardinho 171 disse...

eu ja tomei Stella artois agora tenho algo pra dizer aos meus netos hehehehehehehe

Mada disse...

Fui apresentada a uma cerveja Stella na casa de minha irmã, ela e uma outra irmã gostam muito, mas não dia não sei bem porque, acho q estava frio e eu preferia beber um vinho não liguei muito. Hoje comprei uma garrafa, estava quente e assim que cheguei em casa, estressada por um defeito no carro, abri a garrafinha e me deliciei com ela. Não abro mão mais desta delícia... rsrs

Alexandre Oliveira disse...

Tinha dois cálices de Stella..que ganhei, logo no lançamento da cerveja no Brasil...mas por azar..conseguiram quebra-lãs em casa...então..fui para Londres..e procurei por todos os lados o belo cálice..ate que num desespero..entrei em um pub e falei para o atendente..quero comprar 2 cálices de stella que vc tem Ai..o cara nao acreditou..me perguntou 3x "what?" depois de muito falar ele foi falar com o gerente que me vendeu essas jóias no tamanho de 1pint...te digo..trouxe esses cálices no colo no aviao...hoje..tenho um prazer em casa que nao tem preço! Ao tomar minha stella nesses copos..fica a dica..abs

Marco A. Taurisano disse...

Sras e Srs, este cálice está sendo vendido na página do Facebook da Stella Artois em perceria com a adega da loja Submarino. Já adquiri as minhas. Boa Sorte!!!!!

Anônimo disse...

sem duvida a melhor cerveja que tomei, o foda é que passei a beber bem mais, de quinta a domingo, mais vale a pena \o/

Ana Cristina disse...

Moro no Rio de Janeiro e não conheço a cerveja Stella.Mas terei o prazer de degustar

Sovaco da Cobra disse...

Cara é boa mesmo, gostei muito.