8.5.06

FEDEX

Agilidade e rapidez. Foi centrado nessas duas virtudes que a marca FEDEX se transformou na maior empresa de entrega expressa de correspondências, documentos e objetos do mundo. A FEDEX diminui distâncias com uma eficiência espetacular, fazendo com que o planeta vire um simples bairro. Como diz seu slogan: The World on Time (“O mundo em tempo”).
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A história
A empresa foi fundada por Frederick Wallace Smith, em 1º de agosto de 1971 quando comprou a Arkansas Aviation Sales, baseada em Little Rock, capital do estado de Arkansas. A idéia, resgatada de um trabalho feito por ele na Universidade de Yale em 1961, quando ainda era aluno do curso de administração, surgiu ao perceber a enorme dificuldade para enviar pequenas encomendas num prazo de um ou dois dias. Nascia a idéia central para a concepção da Federal Express Corporation. Depois de investir sua herança e recursos captados com investidores, num montante total de US$ 80 milhões, as operações começaram em 17 de abril de 1973, quando 14 aviões, modelo Dassault Falcon 100, decolaram da cidade de Memphis no estado do Tennessee, entregando 186 encomendas para 25 cidades americanas - de Rochester (localizada em Nova York) à Miami, na Flórida. O nome FEDERAL EXPRESS foi escolhido por razões patrióticas e por significar a abrangência de toda a federação de estados do país.
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A cidade de Memphis, no estado do Tennessee, foi escolhida como sede da empresa por sua localização geográfica, excelentes condições meteorológicas na maior parte do ano e por apresentar espaço de sobra para uma futura expansão. Somente em julho de 1975 a empresa apresentou seus primeiros lucros. A desregulamentação do mercado cargueiro dos Estados Unidos ocorrida em 1977 permitiu a rápida expansão da empresa, com a compra de aeronaves maiores como os modelos Boeing 727 e McDonnell-Douglas DC-10. Em 1981 a empresa inaugurou seus primeiros serviços internacionais para o Canadá. Em 1984 aportou na Europa e na Ásia, em 1988, Japão.
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A FEDERAL EXPRESS comprou a Tiger International em fevereiro de 1989 e ao integrar as aeronaves e rotas que pertenciam a Flying Tigers, tornou-se a maior empresa aérea cargueira do mundo. Mais 21 países, vários Boeing 747 e 727 e instalações levaram a empresa a atingir um total de 200 países na África, Ásia, Austrália, Europa e Américas. Foi neste ano que se iniciou os serviços para o Oriente Médio. Em 1993 atingiu faturamento de US$ 1 bilhão. No ano seguinte a empresa adotou o nome de FEDEX, uma contração de Federal Express, usado por muitos anos não oficialmente. Era hora de começar uma expansão internacional mais consistente. Em 1995, iniciou serviços para a China, depois de adquirir, no ano anterior, as rotas aéreas da Evergreen International. Em 1996, anunciou a escolha do Aeroporto Internacional de Miami para a construção de suas novas instalações, avaliadas em U$ 50 milhões. Este centro de distribuição estenderia a presença da empresa para a América Latina e Caribe, reforçando assim um elo estratégico na rede internacional da empresa. Pouco depois, em 1997, iniciou os primeiros serviços de transportes expressos regulares para Mumbai, na Índia.
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A FEDERAL EXPRESS comprou a Kinko’s, empresa de fotocópias (xerox entre outros serviços) fundada em 1970, por US$ 2.4 bilhões em 2004, expandindo seus negócios para as mais de 1.400 lojas Kinko’s (incluindo mais de 400 lojas com operações 24 horas por dia). Não demorou muito para as lojas ganharem nova identidade visual - FedEx Kinko’s Office and Print Centers. Após essa aquisição, foi disponibilizado o serviço de impressão remota, isto é, em vez de efetuar o transporte físico de documentos, estes são enviados eletronicamente para uma loja FedEx Kinko’s indicada pelo cliente, onde são impressos, permitindo assim a redução de custos e tempo de transporte. A empresa ficou conhecida por prestar serviços com muita eficiência. Alguns consumidores procuram agilidade, outros economia e muitos as duas coisas, fazendo com que a FEDEX otimize seus serviços
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A linha do tempo
1973
Primeira empresa a oferecer serviço de entrega para o dia seguinte nos Estados Unidos.
1975
Instalação da primeira caixa de coleta (conhecida como Drop Box).
1979
Lançamento do sistema central de computador COSMOS (abreviação de “Customers, Operations and Services Master Online System”) para administrar e gerenciar pessoas, pacotes, previsão do tempo e veículos em tempo real.
Os entregadores começam a utilizar computadores de mão.
1980
Fundação da empresa Roberts Express (conhecida atualmente como FedEx Custom Critical) para entregas de encomendas delicadas e em curto espaço de tempo.
1981
Introdução dos serviços de entregas para a América Latina e Caribe, além dos serviços de entregas de cartas no período da noite e madrugada (conhecido como Overnight Letter).
1982
Fundação da empresa Arkansas Freightways (conhecida atualmente como FedEx Freight) na cidade de Harrison, estado do Arkansas, provendo uma compreensiva logística e administração de transportes.
Primeira empresa a oferecer garantia de reembolso do frete.
Lançamento no mercado americano da entrega até as 10:30.
1984
Introdução do primeiro sistema de expedição automatizado e informatizado, mais tarde nomeado como FedEx PowerShip®.
1985
Fundação na cidade de Pittsburgh da empresa RPS Inc. (conhecida atualmente como FedEx Ground) para entrega de pequenas encomendas via terrestre.
1986
Introdução do SuperTracker, um sistema de códigos de barra que informava detalhadamente dados sob cada pacote. Tal sistema foi importante, pois seu uso possibilitaria à empresa saber em tempo real qual a situação de seu estoque, quantas unidades vendidas e qual deveria ser o volume de produção no dia seguinte. Hoje em dia, uma mercadoria transportada pela FEDEX, tem seu código de barras lido entre doze e quinze vezes.
1988
Lançamento do serviço WHITE GLOVES, direcionado para cargas delicadas que exigem treinamento extra para manuseio e transporte. Indicado para encomendas que necessitem de manipulação especial, segurança extra ou temperatura controlada durante o transporte.
Início dos serviços de carga diretos e programados para o Japão.
1991
● Lançamento do ExpressFreighter®, serviço de entrega noturna entre os Estados Unidos, a Europa e a Ásia.
1993
Introdução do Software de Rastreio, que permitia aos clientes rastrearem e localizarem suas encomendas e cargas a partir do seu próprio local de trabalho.
1994
Lançamento de sua página na Internet (
http://www.fedex.com/) oferecendo o acompanhamento passo à passo da encomenda ou pacote através da rede mundial de computadores.
1996
Lançamento do serviço FedEx International First, de entrega porta a porta às 8:00 horas da manhã para mais de 5.000 cidades em todo o território norte-americano.
Se tornou a primeira empresa a permitir aos clientes o processamento de expedições online com a introdução do FedEx interNetShip® (agora conhecido como FedEx Ship Manager®).
2000
Surgimento da FedEx Trade Networks, oferecendo alta tecnologia alfandegária para facilitar o comércio de encomendas.
Introdução do FedEx Home Delivery, um revolucionário serviço de entrega especialmente direcionado para consumidores domésticos.
2003
Introdução dos primeiros veículos elétricos ou movidos a diesel em sua frota. Era o início de uma tentativa de diminuir o impacto sobre o meio ambiente.
Anuncia o acréscimo do Afeganistão e do Iraque à sua rede global.
2005
Lançamento de dois vôos de volta do mundo, o vôo oriental e o ocidental, oferecendo assim uma ligação mais rápida e melhor com os principais mercados do mundo.
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O mundo em tempo real
Para transportar encomendas entre os extremos do globo, de um dia para o outro, a FEDEX conta com terminais aéreos centrais que trabalham 24 horas por dia:
MEMPHIS, TENNESSEE
Operando desde 1973, a FEDEX realiza mais de 5.5 mil vôos por mês, cobrindo 220 países. Processa, em média, 1.5 milhões de pacotes por dia (que percorrem 483 quilômetros de esteiras), que nos meses de pico, sobe para 3.3 milhões. Trabalham aqui 15 mil funcionários. A empresa só esteve ausente dos céus de Memphis por 52 horas, em setembro de 2001, quando o espaço aéreo americano foi fechado para pousos e decolagens devido ao ataque às Torres Gêmeas em Nova York.
FORTH WORTH, TEXAS
Operando desde 1997, a FEDEX realiza 650 vôos mensais conectando 6 cidades, processa 100 mil pacotes diariamente e possui uma equipe de 800 funcionários.
NEWARK, NEW JERSEY
Operando desde 1986, a FEDEX realiza cerca de 1.200 vôos por mês, processa 500 mil pacotes diariamente e emprega 2.500 funcionários.
OAKLAND, CALIFÓRNIA
Operando desde 1988, a FEDEX realiza 200 vôos mensais que cobrem a parte oeste dos Estados Unidos e Canadá, processando 250 mil pacotes por dia com uma equipe de 1.5 mil empregados.
INDIANAPOLIS, INDIANA
Operando desde 1988, a FEDEX realiza 650 vôos mensais, processa 50 mil pacotes por dia e possui 4 mil empregados.
ANCHORAGE, ALASCA
Operando desde 1990, a FEDEX realiza 500 vôos mensais, processa 60 mil pacotes diariamente e possui uma equipe de 1.350 funcionários. Pela localização, é usado para entregas em até 24 horas nas principais cidades da América do Norte, Europa e Ásia.
PARIS, FRANÇA
Operando desde 1996, a FEDEX realiza 1.280 vôos todos os meses, processando 1.1 mil toneladas de carga por dia e empregando 1.900 pessoas. É o principal terminal da FEDEX na Europa.
GUANGZHOU, CHINA
Operando desde fevereiro de 2009, viabiliza entregas nas 24 maiores cidades do continente asiático. São 540 vôos por mês e capacidade em processar 24 mil pacotes por hora. A FEDEX conta com uma equipe de 900 funcionários.
CAMPINAS, BRASIL
Operando desde 1989, a FEDEX realiza cinco vôos por semana, transporta, em média, 50.000 toneladas por vôo.
HANGZHOU, CHINA
Operando desde 2007, a FEDEX realiza 48 vôos por mês entre 200 cidades chinesas, processando 9.000 pacotes por hora e empregando 6.000 funcionários.
SUBIC BAY, FILIPINAS
Operando desde 1995, a FEDEX realiza 540 mensalmente, processa 12 mil pacotes por hora e possui 770 empregados
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A eficiência
A informação sobre uma encomenda é tão importante quanto a encomenda em si. Ao permitir que cada pessoa ou consumidor conheça sua localização exata, a FEDEX lhes oferece segurança equivalente à de um depósito fixo, do qual apenas o proprietário tem as chaves. Isso foi possível com a utilização de um terminal central de carga (em inglês “Hub”), combinado a uma sistemática de planejamento e controle. Cada movimento é parametrizado, ensaiado e supervisionado. Os dados coletados são usados para melhorar os serviços e a eficiência operacional. É por isso que, entre o ponto de retirada e o de destino, cada pacote é escaneado em média 15 vezes. Em encomendas internacionais, dependendo do destino, pode chegar a 23. O cronograma de vôos e viagens terrestres é planejado com 140 dias de antecedência. O departamento responsável pelo planejamento e controle é formado por mais de 200 pessoas, a maioria engenheiros. O centro nervoso deste trabalho é a sala de controle localizada no campus da FEDEX em Memphis. Um mapa do mundo é projetado em uma tela de 80 polegadas e mostra o movimento de todos os aviões, segundo por segundo. Na sala ao lado, uma equipe de 15 meteorologistas trabalha para prever fenômenos climáticos que podem afetar o tempo de vôo e as condições de pouso e decolagem, desenvolvendo planos de contingência para evitar atrasos. Todas essas informações são cruzadas e acompanhadas por executivos encarregados de transmitir orientações às torres de controle dos aeroportos e aos pilotos. A disciplina imposta por esse modelo de operação levou a criação de rotas fixas, que conferem uma previsibilidade às entregas.
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No Laboratório de Design e de Embalagens da FEDEX, localizado em sua sede mundial na cidade de Memphis, os engenheiros de embalagens têm a tarefa de garantir que as garrafas de vinhos, biquínis e outros produtos, incluindo perecíveis, enviados por clientes cheguem em boas condições a seus destinos em todo o mundo. Este laboratório emprega uma equipe qualificada de engenheiros de embalagens, que testam e projetam aproximadamente 3 mil soluções de embalagens por ano, ajudando empresas, principalmente as pequenas e médias, a economizarem nos custos de remessa e evitarem danos ou perdas. Todos os anos, a equipe do laboratório cria dezenas de soluções personalizadas, desenvolvendo embalagens revolucionárias para as indústrias de vinhos, flores e computadores, isto para mencionar apenas algumas. As soluções personalizadas são baseadas em estudos meticulosos das remessas. O laboratório possui uma variedade de equipamentos criados especialmente para a FEDEX. Primeiramente, os especialistas submetem as embalagens a testes de vibração, que reproduzem o tipo de movimento freqüente, porém em menor intensidade, que as embalagens sofrem enquanto são transportadas por caminhão ou avião. Depois, as embalagens são submetidas a um exame mais rigoroso por meio de testes de compressão, que avaliam a carga da embalagem em relação à resistência da caixa em que é embalada. Os testes de compressão também analisam a pressão exercida pelas outras embalagens ao redor. Finalmente, uma série de testes de quedas avaliam a susceptibilidade a danos por impacto, sendo que cada embalagem é submetida a 10 quedas diferentes, incluindo quedas planas, de cantos e de extremidade.
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Cargas exóticas
Conhecida pelos envelopes brancos e laranja, a FEDEX transporta itens bem mais curiosos do que documentos e produtos manufaturados. Entre as encomendas estranhas que já transportou estão:
● Os pandas gigantes Lee e Ya Ya, resgatados do terremoto de 2008 na província chinesa de Schiuam, que viajaram 15 horas até o zoológico de Memphis.
● Milhares e milhares de buquês de flores. São 150 mil, em média, só no Dia das Mães.
● Toneladas de costelas de porco assadas (congeladas e acondicionadas em embalagens criadas pela própria FEDEX). O prato típico de Memphis é feito em cozinhas industriais, ao lado do terminal de carga, por dois restaurantes famosos da cidade e segue para vários destinos. Os pedidos são feitos pela Internet.
● Um helicóptero Sikorsky Black Hawk, que pesa 5 toneladas, e foi para o aeroporto de Narita no Japão.
● Mais de meio milhão de exemplares dos livros de Harry Potter em apenas dois sábados.
● Sementes de orquídeas do orquidário Alvim Seidel, em Santa Catarina, que seguem para Hong King, Estados Unidos, Japão, França, Alemanha e Holanda.
● 504 mil garrafas do vinho francês Beaujolais Nouveau entre a França e o Japão, para permitir que os fãs da bebida pudessem provar a safra de 2004 na mesma noite que os franceses.
● Uma estátua de 8 toneladas do herói filipino Dr. José P. Rizal, que em 1896 inspirou uma revolução contra a dominação espanhola nas Filipinas.
● Entre 200 e mil queijos franceses por mês, encomendados por gourmets do mundo inteiro pelo site fromages.com.
● Biquínis da marca brasileira Rosa Chá, embalados individualmente em caixas expositoras.
● Duas lontras marinhas e 19 pingüins arrastados pelo furacão Katrina, que foram levados para o aquário de Nova Orleans, depois de passar nove meses refugiados na Califórnia.
● Diamantes da De Beers, a maior joalheria do mundo, em caixas criadas especialmente para o transporte. Equipadas com células sensíveis à luz, as embalagens têm horário de abertura programado e dispositivos de radiofreqüência que acionam um sistema de segurança especial para recuperar os pacotes que eventualmente forem abertos antes do tempo.
● Peixes frescos retirados dos mares de Trinidad e Tobago ao nascer do sol, que são entregues em restaurantes de alta gastronomia em Nova York, a tempo para serem consumidos no jantar.
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As divisões e a evolução visual
A partir de 2000, a empresa foi dividida em divisões operacionais, cada qual com sua própria identidade visual. Cada uma dessas divisões, apesar de manter o logotipo uniforme, utiliza colorações diferentes nas letras EX.
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Atualmente as principais divisões da empresa são:
FedEx Express (EX laranja): Serviços de transporte expresso aéreo de encomendas com atuação nos Estados Unidos e no mercado internacional. Essa divisão opera uma das maiores frotas de aviões do mundo, composta por 684 aeronaves.
FedEx Ground (EX verde): Serviços de transporte expresso terrestre de pequenas encomendas.
FedEx Home Delivery: Serviços de transporte expresso terrestre especializado em entregas residenciais de terça-feira a sábado. O logotipo desta divisão, que só opera nos Estados Unidos, inclui um pequeno cachorro carregando uma encomenda na boca.
FedEx SmartPost (EX cinza): Serviços direcionados para empresas de venda online e por catálogo, que enviam grandes quantidades de pacotes leves para consumidores finais. O FedEx SmartPost mantém uma rede nacional completamente integrada que coleta, classifica e entrega pacotes diretamente nas agências dos correios do Serviço Postal dos Estados Unidos, que faz a entrega final desses pacotes nos endereços pessoais.
FedEx Custom Critical (EX azul): Serviços de transporte de encomendas urgentes, valiosas ou perigosas via terrestre e aérea.
FedEx Freight (EX vermelho): Serviços de transporte terrestre de cargas grandes ou excessivamente pesadas.
FedEx Trade Networks (EX amarelo): Serviços de liberação alfandegária, agenciamento de cargas para transporte aéreo e marítimo, logística para pedidos globais, transporte terrestre e distribuição, serviços de assessoria comercial e soluções avançadas para o comércio eletrônico e facilitação de negócios.
FedEx SupplyChain (EX azul): Serviços para empresas de logística, armazenagem aduaneira no aeroporto e liberação alfandegária.
FedEx Office (EX azul): Divisão de varejo que oferece serviços como fotocópias, digitalização, impressão, acabamento profissional, acesso a Internet, aluguel de computadores, vídeos conferências, correio direto e envio FEDEX.
FedEx Corporate Services (EX cinza): Fornece marketing e tecnologia de informação para as outras divisões da FEDEX.
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Em 1994 a empresa adotou oficialmente a marca FEDEX, reformulando radicalmente seu logotipo original criado por Richard Runyan em 1973. Um detalhe interessante do logotipo da marca: existe uma seta camuflada entre as letras “E” e “X”. Segundo as palavras do criador do logo, Lindon Leader, a seta cria na composição geral um sentido de precisão e rapidez, adjetivos estes que caracterizam muito bem a missão da empresa.
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Campanhas que fizeram história
A marca tem forte presença na mídia com campanhas publicitárias extremamente criativas e originais, sempre destacando com doses de humor as grandes virtudes da empresa: agilidade, rapidez, pontualidade e segurança. Um dos filmes que mais representa o estilo de comunicação da FEDEX é “Desert Island”, criado em 2003 pela agência BBDO de Nova York. Nele vemos um homem com cabelos e barba enorme, segurando uma encomenda nas mãos e tocando a campainha de uma bela casa. Uma mulher atende e ele diz: “Olá, eu fiquei perdido em uma ilha durante oito anos com este pacote, e jurei que o entregaria a você, por que eu trabalho para a FEDEX”. A mulher agradece, mas o homem pergunta: “A propósito, o que tem na caixa?”. E ela responde: “Ah, nada importante, apenas um telefone celular, um GPS, isca para peixe, um purificador de água e sementes. Somente coisas bobas. Obrigada novamente, continue com o bom trabalho”. Um comercial excelente, especialmente para quem assistiu ao filme “O Náufrago”, onde Chuck Noland (Tom Hanks) sofre em uma ilha deserta durante longos anos: sem comida, sem água, sem ter como pescar e tentando em vão estabelecer contato com alguém. Para assistir ao filme clique no ícone abaixo.
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Outro filme irônico da FEDEX foi criado em 2006 também pela BBDO de Nova York, e fez enorme sucesso no intervalo do Super Bowl. Intitulado “Caveman” (“Homem das cavernas”), o filme mostra de forma inteligente e muito bem humorada as dificuldades vividas naquela época quando se tinha que entregar uma encomenda. Clique no ícone abaixo para assistir.
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Os slogans
WeLiveToDeliver. (2009)
Closer Than You Think. (2006)
Relax, it’s FedEx. (2003)
Don't worry. There's a FedEx for that. (2001)
This is a job for FedEx. (2001)
Be Absolutely Sure. (1998)
It's the way the world works. (1996)
Absolutely, Positively Anytime. (1995)
The world on time. (1994)
Our Most Important Package is Yours. (1991)
It's not just a package, it's your business. (1987)
When it absolutely, positively has to be there overnight. (1982)
Fast Talker. (1982)
When it absolutely, positively has to be there overnight. (1978)
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Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação:
1 de agosto de 1971
● Fundador:
Frederick W. Smith
● Sede mundial:
Memphis, Tennessee
● Proprietário da marca:
Fedex Corporation
● Capital aberto:
Sim (1978)
● Chairman, Presidente & CEO: Frederick W. Smith
● Faturamento:
US$ 34.7 bilhões (2010)
● Lucro:
US$ 1.2 bilhões (2010)
● Valor de mercado:
US$ 29.8 bilhões (fevereiro/2011)
● Lojas: + 1.500 (Fedex Kinko’s)
● Frota: 684 (aviões), 80.000 (automóveis)
● Presença global:
220 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários:
285.000
● Destinos:
375
● Segmento:
Transporte de carga
● Principais produtos: Entrega de pacotes e documentos, serviços e sistemas de logística
● Slogan:
The World On Time.
● Website:
www.fedex.com
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A marca no mundo
A empresa apresenta números gigantes: 650 operações aéreas em mais de 220 países e territórios; 46 centros de tele-atendimento recebendo 500.000 chamadas diariamente; 702 Centros de Serviços Internacionais; 1.803 Escritórios e Centros de Impressão FedEx Kinko’s; 6.835 Centros Autorizados de Envio FedEx e 43.557 Caixas de Coleta (incluindo 4.975 agências de correios nos Estados Unidos). A empresa, que fatura US$ 34.7 bilhões, emprega mais de 285.000 pessoas, incluindo 46.000 couriers (entregadores), que entregam em média mais de 8 milhões de pacotes a cada dia. No dia 14 de dezembro de 2010, os funcionários da FEDEX tiveram o dia de maior movimento da história da empresa, quando os motoristas saíram às ruas para coletar quase 16 milhões de encomendas em todo o mundo. Sua frota de veículos motorizados (vans, motos e caminhões) é de 80.000 e de aviões é de 684, que servem 375 aeroportos no mundo inteiro. Além da sede mundial, localizada em Memphis, a empresa possui sedes em Hong Kong, Toronto, Bruxelas e Miami.
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Você sabia?
Somente os couriers (entregadores) da empresa caminham 2.7 milhões de milhas por dia, ou exatamente 100 voltas ao redor da terra. Num período de 24 horas, seus aviões voam meio milhão de milhas. Esses aviões somados podem transportar mais de 26.5 milhões de libras de carga diariamente.
O primeiro avião da FEDEX foi batizado com o nome de Wendy, em homenagem a filha do fundador da empresa. Hoje em dia cada avião da empresa é batizado com o nome de filhos de funcionários.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Time, Época Negócios e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 10/2/2011

2 comentários:

Caroline M. Andrade disse...

Parabéns ao Blog! Existe nesse site um ótimo trabalho e pesquisa! Me ajudou muito :)

Sara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.