13.6.06

VITTEL

A marca de água mineral francesa VITTEL tem sido uma constante fonte de vitalidade há mais de 150 anos. Pequenas garrafinhas do líquido incolor oferecem um essencial balanço de minerais com a mais pura refrescância dos Alpes franceses, regenerando naturalmente a vitalidade de milhões de consumidores.
-
A história
A história da famosa e sofisticada água mineral francesa VITTEL começou quando o advogado Louis Bouloumié comprou em 1854 a propriedade de Gérémoy Spring na região ao pé das montanhas de Vosges, em Lorraine, na parte oriental da França, inaugurando, dois anos depois, o Spa Vittel. O novo empreendimento cresceu rapidamente, oferecendo uma grande variedade de tratamentos a base da mais pura água mineral. Foi então que, em 1857, o Dr. Bouloumié teve a brilhante idéia de engarrafar a água mineral em delicadas garrafas de porcelana para que os pacientes pudessem continuar o tratamento em suas próprias residências. Afinal, a água mineral VITTEL era muito rica em cálcio, sendo ideal para os consumidores e pacientes que desejavam preservar sua vitalidade e força. Finalmente no ano de 1882 foi fundada a “Société Génperale des Eaux Minérales de Vittel”, empresa responsável por engarrafar e distribuir a água mineral no mercado francês. A partir de 1870, aos poucos, as garrafas de porcelana foram substituída por garrafas de vidro verde para facilitar a comercialização.
-
-
Em 1898 a empresa celebrou seu primeiro milhão de garrafas vendidas, provando o grande sucesso que a marca tinha atingido no decorrer dos anos. Pouco depois da virada do século, em 1903, a Academia Nacional Francesa de Medicina declarou que as águas da região tinham propriedades medicinais e revigorantes, com um perfeito equilíbrio de minerais com cálcio e magnésio. O anúncio impulsionou as vendas da marca VITTEL, que comercializou mais de 3 milhões de garrafas no mercado francês e em alguns outros países da Europa. No mês de janeiro de 1951, a produção atingia a incrível marca de 100 milhões de garrafas. Nesta época a VITTEL era vendida em vários outros países do mundo.
-
-
A marca VITTEL revolucionou o mercado de águas minerais ao introduzir no mercado em maio de 1968 a primeira garrafa PET de PVC com 1.5 litros. No ano seguinte, percebendo o grande sucesso da marca, a empresa Nestlé adquiriu 30% da empresa. Nesta época a empresa ocupava a posição de terceira maior companhia de água mineral da França. A popularidade e o sucesso da VITTEL cresceram ainda mais a partir da década de 70 quando a marca iniciou, com grande sucesso, sua associação com o conceito de vitalidade, firmando forte posicionamento no mercado. Em outubro de 1990 a empresa atingiu a marca de 1 bilhão de garrafas vendidas.
-
-
Pouco depois, em 1992, a Nestlé se tornou proprietária única da empresa (incluindo o SPA e a fábrica de engarrafamento), comprando o restante das ações. A partir deste momento, a marca não parou mais de crescer, utilizando toda a estrutura da empresa suíça espalhada pelo mundo. Uma das grandes novidades da década foi o lançamento da nova garrafa VITTEL SPORT, em tamanho reduzido (750 ml) e com uma biqueira especial para o consumo enquanto se pratica esporte. No início do novo milênio, em 200, a marca ingressou em uma nova categoria ao introduzir no mercado a linha VITTEL FRUITS, um casamento perfeito da mais pura e refrescante água mineral com suco de fruta, sem adição de açúcar.
-
-
Em 2006, a VITTEL lançou no mercado uma nova garrafa totalmente nova, facilmente reconhecível por sua forma e relevo. Atualmente a água mineral VITTEL é comercializada em garrafas PET (nas versões 2 litros, 1.5 litros, 1 litro, 750 ml, 500 ml e 330 ml) e vidro (nas versões 1 litro, 500 ml e 250 ml).
-
-
Os slogans
It must be the water. (2009)
Vittel. A New Life Everyday. (2007)
ReVittelise your Day. (2006)
A natural source of essential minerals. (1996)
-
-
Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1854
● Fundador: Louis Bouloumié
● Sede mundial: Vevey, Suíça
● Proprietário da marca:
Nestlé S.A.
● Capital aberto: Não
● Chairman:
Peter Brabeck-Letmathe
● CEO: John J. Harris (Nestlé Waters)
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 80 países
● Presença no Brasil: Não
● Maiores mercados: França, Alemanha, Bélgica e Reino Unido
● Segmento:
Águas
● Principais produtos:
Águas minerais
● Slogan:
It must be the water.
● Website:
www.vittel.com
-
A marca no mundo
Atualmente a água mineral francesa VITTEL, que está entre as 10 mais vendidas no mundo, pode ser encontrada em mais de 80 países. As vendas da marca estão concentradas em sua maior parte na Europa, que responde por mais de 85% das vendas, tendo como maiores mercados a França, Alemanha, Bélgica e Reino Unido. Anualmente a marca VITTEL vende aproximadamente 800 milhões de garrafas de água mineral no mundo.
-
Você sabia?
Há dez anos consecutivos a água VITTEL é patrocinadora da Maratona de Londres, uma das mais tradicionais do mundo.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 9/3/2010

Nenhum comentário: