24.5.06

XBOX


Seus videogames possuem a melhor e mais avançada tecnologia, proporcionando a seus usuários uma nova forma de entretenimento, onde o virtual parece extremamente real. Seus jogos são verdadeiros “Blockbuster”, vendendo e arrecadando mais que filmes de grande sucesso do cinema. O design futurista é sem igual no mercado. Seus usuários são tão fanáticos e fieis que fizeram do Xbox um dos videogames mais adorados do mundo. 

A história 
O mercado de consoles de videogames mundial movimenta bilhões de dólares por ano. E foi justamente neste mercado, e atrás desses bilhões de dólares, que o gigante da informática, a Microsoft, queria ingressar. Desde 1999, havia rumores na indústria de games que a empresa de Bill Gates entraria no mercado de consoles domésticos. Envolvida com jogos para PC há muitos anos, a empresa começou a ingressar no ramo de consoles fornecendo o sistema operacional do Dreamcast (Sega). Isso deve ter sido o grande motivo que incentivou Bill Gates a investir em um console próprio. Em março de 2000 o segredo da Microsoft veio à tona. Gates, em seu discurso de abertura na Game Developers Expo finalmente anunciou o lançamento de seu primeiro console, cujo protótipo foi desenvolvido por uma equipe de quatro pessoas: Kevin Bacchus, Seamus Blackley, Ted Hase e Otto Berkes. O nome inicialmente escolhido foi DirectX Box, para destacar o extensivo uso da tecnologia DirectX, ferramentas que auxiliavam na criação e desenvolvimento de jogos para o Windows, mas rapidamente foi abreviado para Xbox pela equipe de marketing da empresa. Uma curiosidade: a Microsoft teve que enfrentar um processo movido pela empresa Xbox Technologies, com sede na Flórida, pelo uso do nome no console.


Finalmente o Xbox foi lançando em 15 de novembro de 2001 no mercado americano, com preço estimado de US$ 299.99. O lançamento foi apontado por muitos como o melhor da história no segmento. Era um videogame com tecnologia de ponta, que oferecia uma experiência de jogo excepcional. Com um desempenho gráfico três vezes superior aos dos outros videogames (graças ao processador Intel Pentium III de 733 MHz, a placa de vídeo Nvidea NV2 de 250 MHz e 64 MB de memória unificada), leitura de DVD de máxima qualidade, suporte para internet banda larga e som surround Dolby 5.1 para jogos e filmes, além de um disco rígido de 8 GB, que possibilitava toda uma nova forma de jogar, o novo produto chamou a atenção dos consumidores americanos. A característica cor verde do Xbox foi escolhida acidentalmente. O designer da Microsoft Horace Luke, que projetou o design do Xbox, diz que não escolheu o verde para ser a cor oficial do console. O que aconteceu foi que o único marcador fluorescente que estava com ele era o de cor verde. Então depois de criar os rascunhos com o verde, o design do console ficou bom (com detalhes verdes) e a cor se tornou oficial.


Somente nos primeiros meses nos Estados Unidos o console vendeu mais de 1.5 milhões de unidades, estabelecendo-se como um dos mais populares videogames do mundo. Um componente importante para o sucesso do console foi a popularidade do jogo Halo, que ofereceu a vantagem de ser exclusivo para o Xbox e um dos títulos mais atraentes e inovadores do gênero de tiro em primeira pessoa a chegar às lojas em anos. As vendas de Halo quebraram todos os recordes anteriores, com mais de 1 milhão de cópias vendidas nos primeiros meses de seu lançamento. O console foi lançado sem muito sucesso no Japão no dia 22 de fevereiro de 2002, chegando ao continente europeu e Austrália no dia 14 de março deste mesmo ano. Com as vendas fracas, especialmente na Europa, seis semanas após o lançamento, o console sofreu um corte de 40% no seu preço e aqueles que já haviam comprado receberam um “presente de agradecimento” da Microsoft, composto por dois jogos e um controle. Era uma maneira de popularizar o novo produto e combater a feroz concorrência do Nintendo e PlayStation.


Ainda em 2002, mais cinco exclusivos jogos foram lançados: NBA Inside Drive 2002, RalliSport Challenge, Wreckless The Yakuza Missions, WWF Raw e JSRF (Jet Set Radio Future). Em 2004 o Microsoft Game Studios anunciou que o jogo Halo 2, feito exclusivamente para o Xbox, e lançado no dia 9 de novembro na América do Norte, estabeleceu um recorde na história das vendas de produtos de entretenimento em apenas um dia: 2.4 milhões de unidades comercializadas nos Estados Unidos e Canadá, o que representou cerca de US$ 125 milhões, arrecadando mais dinheiro que muitos filmes campeões de bilheteria de Hollywood. O jogo era uma continuação do aclamado “Halo: Combat Evolved”, criado pelo Bungie Studios, que vendeu mais de 5 milhões de unidades no mundo e deu origem a uma legião de devotos que frequentemente participam de competições e torneios. Devido á seu alto preço de produção e seguidas reduções de preço para poder concorrer com a Sony (produtora do PlayStation) e a Nintendo, a Microsoft teve grandes perdas com o Xbox, estimadas em US$ 4 bilhões até 2005.


Foi então que a empresa começou a virar o jogo, especialmente, ao se antecipar aos seus concorrentes, e lançar o novo e revolucionário Xbox 360, apresentado ao público no dia 12 de maio na MTV, fazendo sua estreia no mercado americano em 22 de novembro de 2005. A nova geração do console chegou ao mercado acompanhada inicialmente por 14 jogos, entre os quais Call of Duty 2 (que vendeu mais de 1 milhão de cópias, somente no primeiro ano), Ghost Recon Advanced Warfighter, The Elder Scrolls IV: Oblivion, Dead or Alive 4, Saints Row, e Gears of War. Mas na pressa para colocar o Xbox 360 no mercado, alguns problemas sérios com o sistema ocorreram. Essas falhas nos modelos iniciais forçaram a Microsoft a reparar e substituir inúmeros sistemas e, eventualmente, oferecer uma extensão da garantia do console para responder por todos os problemas. Mesmo com todos esses problemas para os primeiros usuários do sistema, o Xbox 360 vendeu incrivelmente bem.


Com o enorme sucesso da segunda geração do Xbox, a primeira versão do videogame teve sua produção encerrada em 13 de novembro de 2006 com vendas de 24.2 milhões de unidades. Nos anos seguintes, enfrentando altos e baixos, o Xbox conseguiu manter-se na briga com seus principais concorrentes, conquistando aproximadamente 18% de participação de mercado. Isso se deveu a uma boa linha de jogos, contando com diversos títulos exclusivos (o HALO 3 já vendeu mais de 9 milhões de unidades) e a excelente performance do Xbox 360.


Nos anos seguintes o Xbox conseguiu, em muitos momentos, desbancar seus dois principais rivais, Nintendo e PlayStation, assumindo a posição de liderança e inovação no mercado. Isto aconteceu porque o Xbox soube aproveitar de forma brilhante os problemas enfrentados pela Sony durante a transição para o PlayStation 3; estabeleceu parcerias com as produtoras Electronic Arts e Activision, aumentando ainda mais seu portfólio de jogos; lançou produtos inovadores como o Kinect e todas as possibilidades que o captador de movimentos proporciona aos jogadores; e um novo volante sem fios, muito mais leve, intuitivo e sensível. O resultado: 14.9 milhões de consoles Xbox vendidos em 2011, contra 14.1 milhões do PS3 e 10.3 milhões do Nintendo Wii. Foi a primeira vez que o Xbox chegou ao topo do mercado mundial de consoles.


A partir de então, para competir com seus dois principais rivais, a Xbox começou a investir ainda mais para se tornar relevante em um mercado extremamente competitivo. Para isso lançou em 2013 um novo console, o Xbox One (com ênfase em recursos baseados na internet, incluindo a capacidade de gravar e transmitir jogos e a capacidade de integração com um decodificador para assistir TV a cabo ou via satélite através do console com uma interface de guia aprimorada e controle de voz baseado em Kinect), vários acessórios (como o Kinect 2.0, uma versão mais evoluída que melhorou a detecção dos movimentos, permitindo identificar até mesmo gestos mais sutis), versões mais potentes do console, novos jogos (muitos dos quais franquias de títulos famosos) e novos serviços online.


Em dezembro de 2019 a marca apresentou oficialmente seu novo console: Xbox Series X. Com lançamento programado para o final de 2020, o console prioriza o desempenho de hardware, incluindo suporte para resoluções de tela (até 8K) e taxas de quadros mais altas, ray tracing em tempo real e uso de SSD de alta velocidade para reduzir o tempo de carregamento. O console também terá vantagens do serviço de assinatura de jogos Xbox Game Pass, bem como jogos remotos na nuvem em dispositivos móveis por meio de sua plataforma de streaming xCloud. Além é claro do design modernizado do Controle Sem Fio, com superfícies esculpidas e geometria refinada para melhorar o conforto durante os jogos.


A linha do tempo 
2003 
Lançamento do Xbox com console translúcido verde. Devido ao grande sucesso, no ano seguinte foi introduzida uma série especial na cor cristal, que rapidamente caiu no gosto dos consumidores. 
2005 
Lançamento no dia 22 de novembro do Xbox 360, um console de 7ª geração, considerado o mais avançado do mercado. Sua festa de lançamento ocorreu em um enorme hangar no deserto americano de Mojave. O sucesso do produto foi tão grande, que além das enormes filas em frente às lojas, outro problema encontrado foi a falta do produto nas prateleiras. Atualmente o console é vendido em três versões: S, PREMIUM e ELITE (lançada em 2007), cada uma tendo sua própria configuração e acessórios. Esta versão já vendeu mais de 86 milhões de unidades no mundo inteiro. 
2007 
Lançamento do controle com teclado, permitindo assim que os jogadores do console possam conversar com amigos que utilizam PCs. 
2010 
Lançamento do KINECT, um sistema de reconhecimento de movimentos que faz do corpo humano o próprio controle remoto, habilitando assim o usuário a controlar e interagir com o Xbox 360 sem a necessidade de um comando por um joystick. Ao invés disso, são usados gestos, sinais de voz e/ou objetos e imagens. Duas câmeras são responsáveis por levar o jogador literalmente para dentro do game. Com as imagens que elas capturam, o KINECT consegue fazer um mapeamento tridimensional do usuário e representar sua imagem na figura de personagem do jogo na tela. O sistema conta ainda com reconhecimento de voz, por meio de quatro microfones, dois deles localizados nas laterais do aparelho. Em relação aos jogos, inicialmente a novidade contava com quatro games compatíveis: Kinectimals, Kinect Sports, Kinect Joy Ride e Dance Central. Nos primeiro 60 dias o KINECT vendeu mais de 8 milhões de unidades. 
2012 
Lançamento do Xbox SmartGlass, aplicativo que se conecta ao Xbox 360 e oferece entretenimento mais interativo, permitindo que dispositivos móveis sirvam potencialmente como uma segunda tela e controle remoto. 
2013 
Lançamento do Xbox One, um console de oitava geração que apresenta jogos com gráficos de alta definição superiores aos vistos no seu antecessor. Seu lançamento oficial ocorreu em novembro ao preço de US$ 499. 
2016 
Lançamento do Elite, controle com várias peças intercambiáveis para melhor se ajustar as necessidades dos jogadores. 
Lançamento do Xbox One S, uma versão mais compacta do Xbox One. Na cor branca, com suporte para reprodução de vídeo em 4K (incluindo streaming e Ultra HD Blu-ray) e 40% menor que o design original, esta versão pode ser colocada na vertical em sua versão de 2TB. 
Lançamento do Xbox Play Anywhere, um programa que permite comprar um game digital e jogá-lo no Xbox One ou em computadores Windows 10 sem custo adicional. Também oferece a capacidade de sincronizar dados salvos, conquistas e conteúdo para download entre as versões de Windows 10 e Xbox One de um jogo. 
2017 
Lançamento do Xbox One X, considerado na época o console mais potente disponível no mercado. A versão garante a melhor qualidade gráfica e resolução 4K nativa em uma seleção de jogos. O visual do aparelho é bem sóbrio, uma caixa com linhas retas seguindo a mesma tendência dos outros modelos da marca.


Total interação 
Sem dúvida, o evento mais importante na evolução do Xbox e de seu crescimento na competitiva indústria de games ocorreu com o lançamento no dia 15 de novembro de 2002 do Xbox LIVE, um serviço revolucionário de games online. Os primeiros usuários foram tratados com uma experiência de jogo multiplayer que era totalmente nova para a indústria de console, colocando jogadores contra concorrentes de todo o mundo em um ambiente comunitário. Além de poder se conectar com amigos (e estranhos), o Xbox LIVE também tornou possível baixar novos conteúdos e levar a interação multijogador a um novo nível de entretenimento. Entre os inúmeros serviços, possibilitava aos jogadores se enfrentarem e conversarem em tempo real. Em apenas dois meses o novo serviço já possuía mais de 250 mil assinantes. Atualmente o Xbox LIVE hospeda mais de 90 milhões de usuários em mais de 40 países, que tem acesso a mais de 300 jogos diferentes.


Outro serviço popular do Xbox LIVE é a possibilidade de comprar downloads de jogos, conteúdo promocional, trailers de filmes e jogos, através do Xbox Games Store (anteriormente conhecido como Xbox Live Marketplace). Além disso, com o Xbox LIVE é possível transformar a TV em uma incrível experiência de entretenimento, jogar com os amigos, onde quer que eles estejam, ou assistir instantaneamente a séries e filmes em HD. Outro serviço popular oferecido é o Xbox Game Pass, que atualmente tem mais de 10 milhões de assinantes. Lançado no dia 1 de junho de 2017, é um serviço de assinatura de jogos do Xbox, que oferece acesso a mais de 200 games para baixar e jogar por uma taxa mensal.


Comunicação polêmica 
A marca Xbox a cada ano causa polêmica com sua comunicação agressiva, emblemática, muitas vezes quebrando paradigmas. E a polêmica começou no lançamento do produto em 2001 quando estreou o filme “Mosquito”, criado pela agência londrina da BBH. Este primeiro comercial foi marcante e começou nos dizendo de uma forma fantástica porque devemos nos divertir mais. O filme é apresentado como um pseudodocumentário da natureza que tem início dentro de uma selva. A câmera mostra um mosquito que voa sem destino enquanto ouvimos o som da batida de suas asas. Outros mosquitos se juntam ao primeiro, criando um enxame que parece soar como uma música. Todos os outros animais também desfrutam do som. Então o narrador explica: “No começo a natureza nos deu um dom fantástico: a música. Nós tocávamos e tocávamos. A vida era uma melodia”. Neste momento, é possível ver milhares de mosquitos zumbindo e criando uma verdadeira sinfonia na selva. O locutor continua: “Mas um dia, uma voz nos falou: arrume um trabalho! Assim nós sugamos, sugamos e sugamos. Pais, mães, crianças, todos sugavam. E perdemos nosso dom, nos tornamos músicos ruins. Tão ruins!”. É então que vemos mosquitos trabalhando em seu novo emprego, e de músicos geniais passaram a ser uma forma de vida miserável. Eles sugam o sangue humano e toda vez que tentam tocar sua música, as pessoas respondem com tapas. No final, podemos ver vários mosquitos mortos no chão enquanto uma criança brinca com seu carrinho. O narrador adverte: “Humanos, possuem um dom natural para brincar. Não o perca”. Entra então a assinatura do Xbox e a voz conclui: “Trabalhe menos, jogue mais”. O conceito do comercial foi o elemento chave de toda a campanha do console. O comercial destaca-se pelo seu visual, uma bela direção de arte aliada a efeitos visuais realísticos. Vale ressaltar que nenhum mosquito real foi utilizado na produção do filme, toda a selva e muitos dos animais foram criados digitalmente pela renomada Framestore CFC. Para assistir ao filme clique no ícone abaixo.


Este outro comercial, o segundo da campanha para a divulgação do console, tem proposta e conceito chocantes e polêmicos. Intitulado de “Champagne”, o filme com 50 segundos de duração, fez um sucesso tremendo e ao mesmo tempo causou muita polêmica, tendo sua veiculação suspensa em alguns países, como por exemplo, na Inglaterra. A justiça inglesa entendeu que a propaganda feria o público por ser de certa forma violenta. Na época, mais de 136 pessoas expressaram sua indignação com relação ao comercial. O anúncio mostra uma mulher na hora do parto, onde a criança é literalmente “expelida” em velocidade supersônica pela janela do hospital. Rotacionando ao redor da terra, a cena mostra o bebê crescendo rapidamente até virar criança, depois jovem, adulto, idoso, e até finalmente cair direto dentro de um túmulo. E no final o título: “Life is short. Play more” (A vida é curta. Jogue mais). É uma espécie de microépico, onde vemos passar toda a vida de um homem resumida em segundos com um conceito forte e chocante. Mesmo com toda a polêmica em torno, o filme acabou ganhando fama mundial e conquistando muitos prêmios. Para assistir ao filme clique no ícone abaixo.


A evolução visual 
O logotipo da marca Xbox passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A primeira grande alteração ocorreu quando foi lançada a segunda geração do console, chamada Xbox 360, em 2005. A nova identidade visual ganhou uma tipografia de letra mais fina e o tradicional X da marca passou a estar dentro de uma esfera em 3D. Em 2010 esse logotipo foi modernizado, adotando uma coloração cinza mais clara para a esfera. Em 2012, além de perder o efeito 3D na esfera, o logotipo passou a ser totalmente em verde. Mas pouco depois, em 2013, foi novamente modificado: a esfera voltou a apresentar efeito 3D e adotou a cor branca com o X aplicado no tradicional verde da marca.


No final de 2019 a marca resolveu apresentar um logotipo secundário, que mudou a cor para preto e realçou ligeiramente o símbolo da esfera. A atualização foi acompanhada pela apresentação oficial do Xbox Series X.


Os slogans 
Power Your Dreams. (2020) 
The World’s Most Powerful Console. (2017) 
Jump Ahead. (2015) 
Jump in. (2006) 
Amplify Yourself! (2005) 
For every choice. A consequence. (2004) 
Nothing is out of bounds. (2003) 
It’s good to play together. (2003) 
Life is short. Play more. (2001) 
Hands on the Xbox. 
Menage a Billions. (Xbox LIVE)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 15 de novembro de 2001 
● Criador: Microsoft 
● Sede mundial: Redmond, Washington, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Microsoft Corporation 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Satya Nadella 
● Presidente (divisão de games): Phil Spencer 
● Faturamento: US$ 11.4 bilhões (2019) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Brinquedos eletrônicos 
● Principais produtos: Consoles, jogos, acessórios e serviços online 
● Concorrentes diretos: Nintendo, PlayStation, Sega, Atari, Gamestick, Zynga, Rovio e Blizzard 
● Ícones: O design do console e os jogos da série Halo 
● Slogan: Power Your Dreams. 
● Website: www.xbox.com/pt-BR 

A marca no mundo 
A Microsoft comercializa o Xbox em mais de 120 países ao redor do mundo, vendendo em aproximadamente 20 anos mais de 160 milhões de unidades do console. Já o serviço Xbox LIVE tem mais de 90 milhões de usuários ativos por mês. As vendas do console, somadas a todos os produtos relacionados (jogos, acessórios, assinaturas, licenciamento, entre outros) fazem com que a marca Xbox tenha um faturamento anual em torno de US$ 11.5 bilhões. 

Você sabia? 
O Xbox Game Studios é responsável por produzir e distribuir games para o console e atualmente disponibiliza mais de 450 jogos, entre os quais destacam-se: Halo, Killer Instinct, Age of Empires, Gears of War, Minecraft, Forza Motorsport e Rise of the Tomb Raider. 
Em 2007 ocorreu o lançamento do Xbox 360 com design amarelo em homenagem ao filme dos Simpsons. Esta edição especial teve poucas unidades produzidas e se tornou peça de colecionador. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 11/8/2020

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